Home Marcas Chevrolet Chevrolet Trailblazer 2013: Impressões dentro e fora da estrada (55 fotos)

chevrolet trailblazer impressoes 37 620x412 Chevrolet Trailblazer 2013: Impressões dentro e fora da estrada (55 fotos)




No segundo dia do evento de lançamento da Chevrolet Trailblazer 2013, tivemos a oportunidade de rodar em torno de 200 km por avenidas congestionadas, estradas boas e caminhos tortuosos.

Provamos a Chevrolet Trailblazer 2013 com motor V6 3.6, que está sendo oferecida por R$ 145.450. Não foi possível andar na versão 2.8 CDTI diesel (R$ 174.450), pois não houve troca de veículos no local. Então, ela ficará para uma Avaliação NA, que servirá como comparativo com a rival Toyota SW4 3.0, já divulgada no blog.

A Chevrolet Trailblazer 2013 se mostrou muito ágil no meio urbano e rodoviário, transmitindo força e suavidade no funcionamento, além de muito conforto e segurança. No fora-de-estrada o SUV da GM não decepcionou e revelou muitas qualidades. O estilo moderno e atraente do modelo chama a atenção por onde passa. A aerodinâmica bem resolvida também se traduz em menor turbulência em velocidades altas.

chevrolet trailblazer impressoes 2 620x412 Chevrolet Trailblazer 2013: Impressões dentro e fora da estrada (55 fotos)

Espaço interno

Com amplo espaço interno, os ocupantes das duas primeiras fileiras dispõem de conforto e comodidade, graças à boa ergonomia e aos muitos porta-trecos. Na terceira fileira, o espaço é pequeno, cabendo também adultos. O condutor senta de forma bastante confortável, tendo seu assento com ajustes elétricos, assim como ajustes manuais da coluna da direção e cintos. Há alça para entrada, além de útil estribo próximo à soleira.

A alavanca de transmissão e os demais comandos estão à mão, sem necessidade de malabarismos ou grandes esforços para alcançar os dispositivos. Os bancos encaixam razoavelmente bem o corpo, além de transmitir muito conforto. Na segunda fileira, a Chevrolet Trailblazer 2013 oferece a possibilidade de reclinação do encosto, ampliando o conforto.

O espaço para as pernas é bom. No teto, o comando de ventilação do ar condicionado traseiro, cujos difusores estão instalados no teto e atendem às duas fileiras traseiras. Os bancos dessa fileira podem ser rebatidos e dobrados para que a plataforma possa levar carga ou dar acesso facilitado à terceira fileira. Para acessá-la, há inclusive maçaneta embutida na coluna C para apoiar a entrada.

chevrolet trailblazer impressoes 48 620x412 Chevrolet Trailblazer 2013: Impressões dentro e fora da estrada (55 fotos)

Os dois últimos bancos possuem o mesmo grau de inclinação normal do encosto da segunda fileira, incluindo ainda dois apoios de cabeça reguláveis. O espaço para as pernas é bem apertado, mas um adulto de 1,90 m pode rodar por curto período de tempo no local.

Como na Spin, há porta-trecos, porta-copos, cintos de segurança, difusores de ar condicionado e airbag de cortina. O conforto poderia ser ampliado se os encostos reclinassem um pouco mais, já que a cabeça encosta no teto. Com a posição normal destes dois assentos, a Chevrolet Trailblazer 2013 ainda garante a acomodação de duas malas de viagem de tamanho médio no porta-malas.

Neste espaço, ainda há um compartimento embutido no assoalho onde fica alojada a capa para cobrir bagagem quando os assentos da terceira fileira estão abaixados.

chevrolet trailblazer impressoes 8 620x412 Chevrolet Trailblazer 2013: Impressões dentro e fora da estrada (55 fotos)

Impressões do interior

O acabamento geral está no mesmo nível da Nova S10, sendo que o painel é uma cópia, distinguindo-se apenas a central multimídia instalada na Chevrolet Trailblazer 2013 de test drive. A GM substituiu itens opcionais por acessórios, que podem ser instalados nas concessionárias. A modelo do test drive também contava com sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.

A qualidade dos materiais é boa para a categoria, contando com plásticos duros e tons mesclados, enquanto volante, alavanca e bancos com couro. A central multimídia é bastante útil, já que agrega também navegador e pode reproduzir DVD, CD, USB, câmera de ré, entre outros. Só resta saber o preço deste acessório. Os sensores de estacionamento também são muito úteis, já que a Chevrolet Trailblazer 2013 é grande e alguns pontos ficam ocultos.

chevrolet trailblazer impressoes 620x412 Chevrolet Trailblazer 2013: Impressões dentro e fora da estrada (55 fotos)

Dirigindo no asfalto…

O motor V6 3.6 da Chevrolet Trailblazer 2013 mostrou muita força e suavidade. No trânsito congestionado de São Paulo, com o tradicional anda e para, o modelo garantiu muito conforto graças à transmissão automática de seis marchas. Exigindo quase nada do motor, o silêncio a bordo reduziu o estresse das buzinas do lado de fora. Nos momentos em que se precisou de mais força, o pequeno V6 3.6 da Chevrolet Trailblazer 2013 garantiu saídas rápidas e seguras.

Na estrada, o leitor pode conferir a baixa rotação do V6. Em velocidade de 120 km/h, o ponteiro nem queria passar dos 2.000 rpm. Assim, o ruído interno foi bastante minimizado. Pouco se ouve também os pneus e o vento no exterior apenas quando se exige maiores velocidades. O ronco do V6 é bastante agradável, sendo ouvido quando se pisa mais forte ou se opta pelas mudanças manuais, onde é possível extrair ainda mais do potente motor. As retomadas são facilitadas pelos 239 cv a 6.600 rpm e torque de 33,5 kgfm a 3.200 rpm.

chevrolet trailblazer impressoes 1 620x412 Chevrolet Trailblazer 2013: Impressões dentro e fora da estrada (55 fotos)

A transmissão automática de seis marchas não mata o desempenho do motor, garantindo boas acelerações e retomadas em “Drive” e garantindo conforto em velocidades de cruzeiro. Ele também ajudou no consumo da Chevrolet Trailblazer 2013, que chegou a medir entre 12 e 13,5 km/litro na estrada. No meio urbano e no fora-de-estrada, no entanto, o consumo foi naturalmente alto. Afinal, um SUV de porte grande, com tração 4×4 e câmbio automático, não poderia ser diferente. O consumo mais otimista foi de 4,9 km/litro.

A direção hidráulica é bastante macia e progressiva em altas velocidades, transmitindo confiança. Os freios com ABS e discos nas quatro rodas garantiram boas reduções de velocidades sem tendências fora do comum. A suspensão é macia e gera muito conforto no interior. Pisos irregulares e pequenos buracos são bem filtrados. Não há uma tendência exagerada de inclinação da carroceria, o que garante mais prazer ao dirigir.

chevrolet trailblazer impressoes 47 620x412 Chevrolet Trailblazer 2013: Impressões dentro e fora da estrada (55 fotos)

…e fora dele.

No fora-de-estrada, a Chevrolet Trailblazer 2013 se mostrou muito adaptada. O veículo rodou em estrada de terra batida de forma prazerosa, sem tendências de perda de controle, saídas de traseira ou frenagens com travamentos perigosos. Tudo, claro, feito com a tração 4×4 ligada, o que é necessário e útil nesses casos.

Por pior que fossem os buracos, lombadas, depressões e outras deformações naturais em estradas de terra, a Chevrolet Trailblazer 2013 filtrou boa parte dos impactos e manteve a boa estabilidade.

Já no circuito off-road montado em uma fazenda na cidade paulista de Mairinque, a Chevrolet Trailblazer 2013 não decepcionou. Mesmo não tendo o poderoso torque de 47,9 kgfm a 2.000 rpm da versão 2.89 CDTI (diesel), o modelo mostrou garra para entrar e sair de trechos onde SUVs de porte médio ficariam presos.

chevrolet trailblazer impressoes 35 620x412 Chevrolet Trailblazer 2013: Impressões dentro e fora da estrada (55 fotos)

Com tração 4×4 com reduzida engatada, ela subiu e desceu os piores caminhos do circuito, onde grama, mato, lama, barro e outros empecilhos, tentavam tornar a condução mais difícil. No entanto, a Chevrolet Trailblazer 2013 está pronta para enfrentar terrenos bem difíceis.

No mercado, no entanto, a Chevrolet Trailblazer 2013 promete caminhos mais fáceis de percorrer. Apesar da grande presença de Mitsubishi e Toyota neste segmento, o SUV da GM tem condições de assumir uma excelente posição diante das japonesas. Vamos ficar de olho na evolução da “Nova Blazer”, que chegou para resgatar o legado do primeiro SUV feito no país.

Galeria de fotos da Chevrolet Trailblazer 2013

:

Viagem a convite da General Motors.





Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.