China EUA FCA Finanças Mercado Montadoras/Fábricas

Chinesa GAC pode comprar o controle da FCA

gac-gs5-1

De acordo com o jornal italiano il Giornale, a chinesa GAC (Guangzhou Auto) estaria negociando com a FCA algo bem mais além de que uma parceria para ajudá-la a entrar no mercado norte-americano.

De acordo com o jornal, a GAC estaria negociando a aquisição do controle acionário da FCA. Isso significaria que o grupo Fiat-Chrysler acabaria caindo nas mãos da grande montadora de Guangzhou, China. Como já se sabe, Sérgio Marchionne quer uma fusão com um grande fabricante, mas até o momento não teria encontrado interessados. A família Agnelli é a maior acionista com 44%.

gac-gs5-2

Na China, FCA e GAC possui uma joint-venture e a chinesa quer exportar o quanto antes o crossover GS5, que já fez aparição no filme Transforers: A Era da Extinção, gravada em parte naquele país. A ida do GS5 para os EUA reforça a ideia da exportação chinesa para os states, que tem ainda o S60 da Volvo e o Buick Envision da GM.

Especula-se que a dupla Chrysler 200 e Dodge Dart poderá ser feita na China, mesmo sem o controle acionário da GAC. A exportação para os EUA poderia poupar a planta mexicana, que assim seria utilizada para outros fins, ao invés de fabricar sedãs para um mercado dominado pelos crossovers, SUVs e picapes.

[Fonte: il Giornale]





  • Marcos Andrew

    Mostra o poder aquisitivo dessas montadoras chinesas. Acredito que a parceria deverá render bons frutos, não posso dizer o mesmo de uma eventual compra..

    • Bruno Silva

      A Geely comprou a Volvo, e a sueca só melhorou. A Tata comprou Land Rover e Jaguar e as duas só melhoraram. Tudo vai depender da forma que será administrada.

      • Marcos Andrew

        Bem lembrado , porém no caso dessas empresas faltava capital de investimento, não vejo a mesma situação do grupo FCA.

        • Doccar

          O Grupo FCA composto principalmente por Fiat e Jeep nao eh bem visto no exterior, Fiat se ve mt somente no Brasil, por isso a ideia de uma empresa lucrativa, mas q na realidade eh bem diferente.
          Esse Grupo configura como o oitavo ou nono maior do mundo.

          • Murilo Soares de O. Filho

            Não é bem isso…mas, a propósito é Sétimo.

          • th!nk.t4nk

            Não é bem assim. Moro na Alemanha e aqui se vê Fiat por toda parte. Carros como Panda, 500, Renegade e outros são bem comuns. É mito essa história de que a Fiat só vende bem no Brasil. Eles têm presença considerável em dezenas de países, onde vendem até mais inclusive. Até mesmo o novo Tipo já vi vários, o carrinho parece que tá se saindo bem.

          • Marcos Andrew

            Tem Ferrari né, tá valendo.

      • fschulz84

        Eu diria que, no caso das que você citou, a receita do sucesso pode ter sido as respectivas majoritárias deixarem a autonomia dos projetos com as próprias marcas e não querer intervir… Só de fazerem isso já dá margem para o crescimento delas!

    • Murilo Soares de O. Filho

      O estado chinês financiando empresas Chinesas…pelo menos o Brasil em vez de roubar, fizesse o mesmo.

      • Antoniokings1

        Problema maior talvez seja a mentalidade dos empresários brasileiros. Um dos grandes erros do Governo foi querer criar ‘campeãs nacionais’, como Oi, JBS, Odebrecht e etc. Deu nisso. Oi está falida. Odebrecht sempre foi um poço de corrupção. A JBS, talvez o único exemplo de sucesso, está mudando sua sede para a Irlanda. Não têm compromisso com a Nação. Sempre foi assim. Como falei, empresário brasileiro …….

        • Murilo Soares de O. Filho

          Pode ser mesmo…

        • Pacheco

          O problema é a Politica que leva o Empresario a ser corrupto para ter lucro e faturar.

          Infelizmente eu vivi esse mundo. Fali por não entrar no meio da corrupção. Poderia ser um comercio de grande porte hoje, mas escolhi não fazer parte dessa sujeira e acabei quebrando. Pelo menos minha cabeça deita tranquila no travesseiro.

          • Antoniokings1

            Você pode até ter razão, mas não podemos esquecer que a política é reflexo da sociedade. E certamente, a maioria dos políticos, desde os tempos de Cabral, representa a sociedade de sua época. Os políticos influentes que ditam as regras no País hoje em dia são, quase todos, ricos e corruptos.

            • Pacheco

              Pois é amigo… mas vc ve como o buraco é mais embaixo:

              O dia que o povo colocou na presidencia um Metalurgico que lutava pelos direitos do povo e vinha de uma classe social pobre, ele se tornou o maior ladrão que esse pais ja viu em sua história.

              O problema do ser humano é sua concepção. Pra mim, só começando o mundo do zero novamente.

              • Antoniokings1

                Não se engane. Lula só foi até onde deixaram. Agora se vc sabe que ele é maior ladrão da história, diga o que sabe à PF e ao MP, porque até hoje só achara dois pedalinhos e um bote de lata em um sítio de segunda categoria no subúrbio de SP.

        • fbl

          A culpa é sempre do empresário ne… os funcionários públicos da petrobras por exemplo envolvidos e os políticos sao piores do que o pessoal da odebrecht. Sem a vontade deles nada teria acontecido. Primeira oferta era só excluir dos processos e pedir prisão. Mas nao…. Aceitam ou eles mesmo criam e promovem os esquemas, pagam de santinhos e fica tudo bem. Que sejam presos todos, incluindo dona dilma presidanta do conselho e seu lula nove dedos.

          • Antoniokings1

            Quem sabe Temer resolva, né? A corrupção acabou, pois não se ouve mais nada na imprensa.

            • fbl

              Nao vai sozinho resolver ne, afinal a destruição promovida pelo PT é muito grande e o rombo esta sendo revisado pra cima a cada momento. Alem do mais, o PMDB (eleito democraticamente ne, junto com dilma rsrsrs) é co-responsavel por por essa zorra toda mas pelo menos os primeiros ratos ja sairam e pode ser que fique menos pior ate as proximas eleições. Ja aparecem pessoas mais capacitadas para gerir as finanças do país (nao gastando de qualquer maneira com populismo barato e eleitoreiro). Extirpar esses ideiais comunistas também é um bem que se faz a esse país. Vamos aguardar… Quem nao ta pendurado no governo com certeza vai estar melhor do que com a turminha do PT.

              • Antoniokings1

                Que mané comunista! Viajou!

    • Franco da Silva

      Correto. À longo prazo, não sabemos como esses gigantes chineses se comportarão. No momento, tudo lá parece como no Brasil ou na Rússia, muita pose quando o dinheiro entra fácil e pouca solidez. Quando as torneias fecham, não sobra nada. Seria uma pena se uma crise na China acabasse com uma empresa como a FCA e suas marcas parassem nas mãos de especuladores como a SAAB…

      • Marcos Andrew

        Realmente, ainda é um caminho desconhecido , bem lembrado.

  • Tosca16

    E depois duvidam dos chineses…

    • automotivo

      QQ ainda duvidam…

  • zekinha71

    Como seria o nome dessa empresa: GACFCA S.A.

    • Tosca16

      GFCA ( Guangzhou – Fiat- Chrysler- Automobiles)

      • Redpeak77

        GFCAC: Guangzhou – Fiat – Chrysler – Automobile – Co.

  • invalid_pilot

    Ironia a Fiat virar chinesa, aqui no Brasil ela ja fabrica carro com a filosofia deles, mas preço bem acima.

    • saosao

      O Palio já virá com o Badoo de série, ou seja, todo bugado.

      • Rbs

        kkkkkkkkkkkkkkk essa foi boa!!

      • Giuliano Luchetti

        pior…pode vir com HAO123…ai azeda tudo mesmo…

      • Edinaldo_Tapica

        Acho que você quis dizer Baidu… O badoo ainda serve para conseguir algumas flopadas…

        • saosao

          hahaha confundi!

      • Bruno Wendel Marcolino

        Po, Baidu ta desenvolvendo até carro elétrico.

        Saiu matéria por aqui tempo atrás.

        Mas é um inferno de tirar mesmo…

        • saosao

          É que a zuera never ends!! =D

    • zekinha71

      O Palio já tem cara de chinês mesmo.

      • invalid_pilot

        Sim, sempre achei isso, fora a qualidade de montagem e de plásticos dignos das primeiras gerações de chineses que chegaram aqui

        • Murilo Soares de O. Filho

          Há um certo exagero nisso, tenho um Palio desses novos na Empresa, e não é isso que você está falando, realmente acho que a Fiat pecou nele, houve alguns avanços em espaço, construção e mesmo acabamento, apesar de alguns plásticos duvidosos, algo que o próprio Uno e mesmo o Mobi apresentam aspecto melhor e até tato melhor. Outra Coisa a concorrência veio forte. Acho que a nova mecânica que chega ao Uno e um novo acabamento interno poderiam dar um sobrevida no modelo, afinal o modelo novo está apenas quatro anos no mercado.

          • invalid_pilot

            Então, essa minha opinião foi de quando estava para trocar de carro, ao visitar css da Fiat e ver o Palio, era evidente a montagem mau executada e plásticos inferiores se comparados a veículos de outras marcas e na mesma faixa de preço.

            Agora com a reformulação iminente da linha Fiat, o Palio virou um zumbi – ate a chegada de nova geração.

            • Murilo Soares de O. Filho

              O Problema é que quando a Fiat lançou o Palio, não imaginava que a concorrência tinha feito o dever de casa melhor…

              • Pacheco

                Concordo… o Palio envelheceu e Matou o Gol naquela geração de 2004. Foi um dos Palio mais lindo do mercado. Foi quando o Siena conquistou a liderança e se isolou no mercado, a Strada aumentou a vantagem, a Weekend vendeu horrores e o Hatch tirou a liderança do Gol em varios meses.

                A geração 4 foi lançado antes do Gol V que realmente veio com a lição de casa feita e corrigida. A partir dali, a Fiat se perdeu e ate hoje não se achou.

                Eu só gosto do Palio Branco, na versão Sporting e com teto solar. Sò.

                • Edson Fernandes

                  Ele vermelho modena e Amarelo indianapolis tbm é bonito.

                  • Pacheco

                    Sim, fica bonito tbm. Mas já tive carro em cor chamativa assim e vc vira ponto de referencia.

                    • Edson Fernandes

                      Aí depende do que se procura. Eu não teria hoje um carro de tais cores ainda que achasse lindo, mas veja que coisa: Teria um azul maserati da Fiat.

                      Mas hoje, até por uma questão de sujeira, eu iria em carros brancos ou cinzas (não gosto do prata e hoje tenho um carro preto)

                    • Pacheco

                      Eu prefiro carro prata ou preto por causa da descrição. Eu tive um Jeep Preto e ele era o unico da Zona leste de São Paulo. Não podia ir na padaria que todo mundo sabia que estava la.
                      Carro vermelho é a mesma coisa… minha esposa teve um e o predio sabia quando era ela chegando.

                      Vira ponto de referencia, infelizmente isso prejudica a cor e atrapalha a revenda.

                    • Bruno Wendel Marcolino

                      Eu gosto do Onix na cor Laranja!!! kkkkk

                      Só ficou um ano disponível se não me engano e seminovo é mais barato que todas as demais versões.
                      Vi um LTZ 1.4 por 35k com apenas 30.000 km rodados, acho que era 2012 ou 2013, não me lembro.

                    • Pacheco

                      O Onix realmente é lindo nessa cor, mas ruim de revenda.

                      Eu gosto do Fit e Civic Azul… a Honda tbm tirou de linha. Gostava do Vectra GT-X Azul. Porem também é mico de revenda.

                      E eu entendo hoje por que. Já tive carro exclusivo e vc não pode ir na padaria que toda a vizinhança fica sabendo. É até perigoso.

        • Edinaldo_Tapica

          Rapaz, o acabamento em geral do Novo Palio é um dos melhores entre os populares viu? Não sei de onde você ta tirando esse julgamento kkkkk acho que nunca andou num Gol atual, ou num Logan…

          • Pacheco

            Eu andei no Palio Sporting e achei o acabamento bem fraco. Minima coisa melhor no Grand Siena, mas nada proximo de um HB20.

            • Edinaldo_Tapica

              Mas não acho digno Pachecao comparar unicamente com um modelo. Amigo meu tem um Gol do mesmo ano do meu Palio, 2013. O acabamento do VW é praticamente inexistente se comparado ao Fiat. Meu pai tem um Logan dos novos, chega a dar vergonha em relação ao Palio também. Outro amigo tem um Onix, já acho bem equivalente ao Fiat..Andei no Novo Ka, prefiro o acabamento do meu carro também… Ou seja, sob minha humilde análise visual e sensorial, o Novo Palio tá acima da média em acabamento atualmente na categoria.

              • Pacheco

                É que eu não acho o Palio concorrente de nenhum carro que vc colocou. Acredito que o Palio é mais concorrente do Fiesta 1.5 e do Fox.
                Mas esses também tem um acabamento bem porco. O da Renault mesmo é triste… minha irmã teve um Sandero e acho as saidas de ar pessimas. Por mais que goste do carro no geral.

      • Franco da Silva

        E o Mobi então…!

        • Christian Sant Ana Santos

          Aspecto bem superior ao meu Up!, sem dúvida.

        • Murilo Soares de O. Filho

          Por incrível que pareça, o acabamento do Mobi é bom.

    • Pacheco

      O Mobi mesmo tem cara daquele carro com pata de panda na traseira. KKKKK

    • Christian Sant Ana Santos

      O hater não falta quando o assunto é FIAT. Não é essa a realidade que conheço, com os mais de trinta que já possuí e o que possuo.

      • invalid_pilot

        Ja tivemos varios Fiats na família, dos recentes nenhum.
        Cresci dentro de 3 diferentes Prêmios que meu pai teve, pra época,a qualidade era muito maior se comparado aos Fiats de hoje.

        Se ser hater é ter opinião contrária de quem gosta da Fiat, então o sou.

        Sou obrigado a gostar da marca porque voce curte?

  • V12 for life

    Agora a separação da Ferrari faz sentido.

    • Murilo Soares de O. Filho

      Eles nunca esconderam que a ideia era proteger a Ferrari e abrir a FCA para fundir com outros grupos, a Exor (Família Agnelli), desmembrou Várias empresas do Grupo para diversificar os investimentos, eles acreditam que cria mais valor aos acionistas e facilita todo e qualquer eventual tipo de operação. A Exor hoje controla a CNH Industrial, FCA, Ferrari, PartneRE, Juventus FC, Economist Group, e mais alguma coisa.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Uma parceria, acho até possível, mas acho pouco provável uma aquisição por parte da GAC, não condiz com os esforços feitos até agora pelos acionistas Exor (Agnelli), talvez a parceria até se estenda para uma participação acionária, mas não majoritária, como já acontece com montadoras que possuem capital chinês, já li vários artigos sobre a FCA, e o principal motivo de não ocorrer nenhum acordo até agora, é porque a FCA e seus dirigentes, querem permanecer no comando para levar o plano adiante, todos sabem que a o FRACo da FCA está na Ásia, então talvez o parceiro seja um chinês mesmo…ou então eles vão partir para uma fusão total mesmo.

  • Mumm Rá

    Espero que caso haja essa aquisição algumas marcas não muito utilizadas ( como Lancia ) sejam ” revendidas ” para outras chinesas ( embora concorrentes as marcas chinesas costumam ” ajudar as outras ” muitas vezes com compartihamento de plataformas por ” ordens do governo ” )

  • Tosoobservando

    Eu vi uma lista da Fortune de empresas americanas que os chineses estao comprando, e é de cair o queixo, gastaram bilhões.

    • automotivo

      A China já empresta dinheiro a economia americana a um bom tempo.

  • pedro rt

    mais uma a copiar design da jac e hyundai

    • Tosca16

      Copiar a JAC ? JAC ? JAC ?

  • CanalhaRS

    Com o poder econômico da China e sua voracidade por comprar tudo, ela passa a ser cortejada por EUA e Russia (essa já é da família e até almoça lá) para seus eternos planos de dominação.
    O mundo está mudando rapidamente e não é para melhor.

  • Diogo Oliveira

    Só espero que os FCA’s não comecem a zerar os Crash Tests e a ter designs medonhos…

  • fbl

    curiosamente, quantos fabricantes de automóveis de origem chinesa existem?

    • Bruno Wendel Marcolino

      Pelo menos uns 10 que eu conheço, se tem mais não sei.

    • Guilherme Batista

      A ultima vez que pesquisei eram 12, mas ja tem uns anos e contei só as que fabricam carros

    • Vou por os grupos, lembrando que a maioria deles tem pelo menos duas marcas ou mais:

      Especificamente de carros de passeio e utilitários:

      – BAIC (Baic, Baw, Foton, Seinova, Weiwang)
      – Brillance (Brillance, Huasong, Jinbei e Zinoro)
      – BYD (Byd e Denza)
      – Changan (Changan, Changhe e Hafei – extinta: Chana)
      – Chenggong (Victory)
      – Chery (Chery, Karry, Qoros e Cowin – já teve a Rely e a Riich)
      – CHTC
      – DongFeng (DFM, Ciimo, Fengshen, Luxgen e Venucia)
      – FAW (Faw, Besturn, Hongqi, Haima, Ranz e Shengshi)
      – Foday (ex Fudi)
      – Fujian (Qiteng)
      – GAC (GAC, Changfeng, Denway, Everus, Gonow – Trumpchi foi mesclada com a GAC)
      – Geely (Geely, Volvo, Kandi e Manganeze – já teve a Emgrand, Englon, Gleagle e SMA)
      – Great Wall (GW, Haval e Voleex)
      – Green Wheel
      – Hawtai (ex Huatai)
      – Heibao
      – JAC
      – JMC (JMC e Landwind – com Changan)
      – Jonway (Jonway e Zap)
      – Joylong
      – Kawei
      – King Long (Higer)
      – Lifan
      – SAIC (Datong, Maxus, MG, Nanjing e Roewe)
      – SG (Huanghuai)
      – Sichuan (Yema)
      – Shuanghuan
      – Weichai (Enranger)
      – Wuling (Wuling e Baojun)
      – Youngman
      – Zotye (Zotye e Jiangnan)
      – ZX Auto

      Se somarmos as de caminhões, motos e ônibus, a conta aumenta consideravelmente, sendo que alguns grupos citados acima, também fabricam tais veículos.

      Aí acima estão 33 empresas automotivas e 71 marcas ainda em operação. Fica meio claro que elas terão que se unir e vale lembrar que em 2009, a China tinha ultrapassado 150 marcas de carro, logo, todos os grupos estão se profissionalizando e reduzindo marcas, focando em mais qualidade.

      • fbl

        Valeu pela informação. Impressionante a quantidade.

  • Bruno Wendel Marcolino

    Acho que vai fazer bem pra Fiat.

    • Murilo Soares de O. Filho

      Vejo que o maior problema da FCA são os altos investimentos que ainda precisa fazer, ela tem renovado suas marcas, mas ainda há um longo caminho pela frente, e isso vai muito dinheiro, após a fusão com a Chrysler, as coisas melhoraram, porém a própria Chrysler que hoje é dá mais lucro, ainda tem uma linha muito antiquada, devido a anos de negligência da aliança, Daimler-Chrysler e depois Cerberus.