Gadgets Governamental/Legal Segurança

Chip para rastreamento em carros novos é suspenso pelo governo

caixa-preta-eua-620x348

O governo suspendeu a decisão de instalar um chip em automóveis novos com o objetivo de servir de rastreador e bloqueador em caso de roubo. A ideia era coibir o crime e assim reduzir também o seguro automotivo, beneficiando o consumidor.

No entanto, a preocupação com invasão de privacidade, já que o dispositivo não assegura que será ativado sem o consentimento do proprietário, acabou com o projeto, cujo prazo para entrar em vigor era maio de 2016. Ele já havia sido barrado pela justiça, mas agora o governo federal o abandonou por completo.

Sem o chip de rastreamento, os veículos nacionais agora esperam a chegada de um segundo dispositivo, o de monitoramento e identificação da frota em circulação no país. O SINIAV não teve o prazo alterado com o anúncio do fim do chip de rastreamento.

Assim, por enquanto, o chip do SINIAV entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2016. Sem uso de GPS, como no rastreador, o dispositivo vai identificar os veículos novos e usados através de antenas repetidoras espalhadas pelo país. Assim, espera-se uma redução em furtos, roubos e outros crimes. Além disso, o seguro deve ser reduzido com a garantia de monitoramento.

Adiado várias vezes, o SINIAV servirá também para fiscalização de tributos atrasados e pagamento de pedágio eletrônico. Em Roraima, o sistema foi inicialmente implementado, mas foi abortado por pressão política. Cada chip custava R$ 95,67.





  • V12 for life

    Se a Ideia de José Serra em aplicar multas por velocidade média for abandonado eu apoio esses dispositivos, caso contrário é errado tirar das pessoas o direito de errar, mesmo que também seja errado andar acima dos limites legais.

    • Gustavo73

      No Brasil os políticos adoram olhar o que é oferecido no primeiro mundo se isso significa mais arrecadação. Mas usar o que tem no primeiro mundo para facilitar a vida do cidadão aí é muita burocracia e no final fica na mesma.

    • CorsarioViajante

      Bem, o dispositivo não vai “tirar o seu direito” de errar, você poderá andar acima do limite legal, a única diferença é que ficará mais difícil burlar a fiscalização.

    • Pacheco

      Essa ideia de radar por velocidade media é otimo, iria acabar com inumeros acidentes e até problemas de transito.

      Sou contra esses rastreadores e chips… pra mim Roubo se resolve com Policia na rua e Fiscalização dos Desmanches.

      • Edson Fernandes

        Quem é imprudente vai continuar andando acima da velocidade ou fazer besteira “na velocidade” viu…

    • ObservadorCWB

      Se vier da DiLLma e sua trupe…é méérddaa…… e ponto final.

  • Zé Mundico

    Identificar com objetivos de fiscalização e controle de roubos é uma coisa, rastrear e controlar percurso e velocidade é outra completamente diferente. Até entendo que esse chip possa servir para identificar emplacamento atrasado ou carro roubado, mas não vejo para que o governo quer saber onde estou andando nem o que faço durante o dia. E quem quiser rastrear seu próprio carro tem todo o direito de comprar um rastreador e colocar por conta própria. Fica da opção de cada um.

    • Holandês Louco

      Pra que saber por onde você anda? para apreender seu carro com impostos atrasados. Esta divisão da polícia seria altamente eficiente, pois saberia exatamente qual sua rotina.
      Também serviria para ajudar a encontrar pessoas procuradas por crimes, se elas dirigissem um carro em nome delas ou de parentes.

      • Sabe qual é a questão?
        Sabia que as câmeras do rodízio conseguem ler sua placa e enviar para base de dados em tempo real? E sabia também que existe um sistema da Polícia que informa quando um solicitação de roubo é registrada? Agora adivinha o que acontece quando seu carro é roubado e uma câmera do rodízio o flagra? A multa é enviada para você e você tem que mostrar o B.O. para provar que seu carro tinha sido roubado. Ao integrar os sistemas você não só teria a informação do carro roubado mas onde ele está em tempo real. Eles não tem interesse em fazer essa integração, bem mais simples que criar um sistema e mudar a linha de dezenas de fabricantes para incluir um dispositivo nos carros. E você acredita que eles querem mesmo dar segurança em caso de roubos?

        • Holandês Louco

          Não acredito… Tanto que eu não defendi o sistema, apenas enumerei razões para o governo fazê-lo.

      • Zé Mundico

        Se a gente for pensar que todo mundo é criminoso e bandido, todo mundo vai querer ser criminoso e bandido.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Milton Quadros

    O lobby das seguradoras segue ganhando.

  • DougSampaNA

    Mais uma tentativa de controle governamental maquiada de “tudo para sua proteção”!
    Já vai tarde!

  • Mr. Car

    É ÓBVIO que esta IMBECILIDADE tinha que ser abandonada! Isto seria o equivalente a obrigar cidadãos de bem andarem com uma destas tornozeleiras eletrônicas para condenados, fora todos os riscos de pessoas mal intencionadas saberem exatamente onde uma possível vítima para seus crimes poderia ser encontrada.

  • Rodrigo

    Das duas uma: ou o fornecedor oficial do dispositivo rastreador não pagou o pixuleko ou o deputado dono dessa empresa resolveu vendê-la.

  • Gustavo73

    Nossa como o Governo é tão bonzinho. No Rio ainda no tempo do Panamericano colocaram câmeras que serviriam da mesma forma. Identificando carros roubados e tal. No final só servia para peguar o pessoal com alguma dívida com o Estado. Um conjunto ficava em frente ao Maracanã e oitro no final da Linha Amarela. As Blitz ocorriam regiamente durante o dia causando engarrafamentos. A única vez que “pegaram” um carro “roubado” era o dono que tinha pego no depósito. E ainda teve armas apontadas para a cara dele. No final a “Lei Seca” tomou o lugar usando os reboques e depósitos da Locanty. Vai acontecer o mesmo com esse chip nada de carro roubado. Mas multas e impostos cada vez mais caros.

  • Eduardo T. Küll

    SOU COMPLETAMENTE CONTRA TAL DISPOSITIVO, POIS É, SIM, INVASÃO DE PRIVACIDADE, POIS SEMPRE VAI FICAR A DÚVIDA SOBRE SE O MESMO PODE OU NÃO SER ATIVADO SEM NOSSO CONSENTIMENTO. De mais a mais, se hoje já é difícil provar a não culpabilidade por determinadas infrações, que muitas e muitas vezes são apenas caça moedas da indústria da multa de muitas cidades, ficará ainda fácil por quem controla tal sistema de a forja de multas.

  • Marcos Silva

    Totalmente a favor do SINIAV, um carro roubado em fuga pode ser facilmente rastreado.

    • Então beleza, existem rastreadores que você pode colocar no seu carro para se livrar disso. Agora obrigar as outras pessoas a usarem porque você concorda não acha demais?

      • Marcelo Ceno Dutra

        Exatamente @lelagoeiro:disqus se a pessoa simpatiza tanto com tal dispositivo simples: instala o rastreador.

        • Bem, para não ser injusto fui procurar no Google o nome de uma certa figura da política brasileira filiado ao partido da situação atual. Alguém se lembra do caseiro Francenildo? Ele teve informações sigilosas pesquisadas para que o governo o chantageasse com elas, para não revelar um esquema de propina. O que o Google diz sobre o responsável:

          “..Palocci teve papel de destaque na eleição para presidência da República de Dilma Rousseff, como membro da coordenação nacional da campanha. Ele foi citado como um dos principais ministros no próximo governo. Seu papel de destaque na tríplice liderança da equipe de transição confirmou esta tese..”

          Essa é Wikipedia. Não é muito confiável? Vamos lá:

          “..A Polícia Federal determinou a abertura de inquérito para apurar as suspeitas de que o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci teria usado R$ 2 milhões de dinheiro desviado da Petrobras na campanha presidencial de 2010. Palocci foi tesoureiro da primeira campanha de Dilma Roussef à presidência…”

          Essa é do Globo.

          “Ah, mas você é leitor da Veja, da Globo”. Então vamos de Carta Capital:

          “Lava Jato: acusação contra Palocci liga campanha de Dilma a investigações”

          E mais recente olha só o que temos:

          “..A Polícia Federal encontrou na casa de Roberto Marques, o Bob, braço-direito do ex-ministro José Dirceu, uma agenda com suas anotações pessoais, incluindo os nomes “Palocci”, “Duque”, “Lula” e “Dilma” – grafados sob a sigla “JC”. Bob foi preso no dia 3 de agosto. No último dia 12, a Justiça Federal soltou o ex-assessor de Dirceu…”

          Ou seja, não é questão de fazer ilações ou não. Não existe a questão do “O governo pode usar informações privilegiadas para te chantagear”. Estou mostrando que ele JÁ FEZ ISSO E AINDA FAZ, já que o digníssimo ex-ministro coordenou a campanha da atual candidata e é cotado para ser ministro do próximo. “Ah, mas quem não deve não pode temer nada”. Aí lembro Benjamin Franklin:

          “..Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança…”

          • FocusMan

            Rapaz, você é bom com dossiê! É advogado?

            • Que nada! Pesquiso para embasar meus comentários para ser coerente… Detesto expressões como “É fato” (Acho que a pessoa nem sabe o que significado da palavra. Ela acha que colocar fato no final da frase torna ela verdade inquestionável) e “todo mundo sabe” (Todo mundo quem cara-palida?). E você não imagina quantas vezes fui responder para alguém pensando “que besteira o cara disse”, fui pesquisar antes para rebater com propriedade e descobri que o cara estava certo!

    • Guilherme Batista

      Os bandidos já usam bloqueadores para não localizarem cargas e veiculos roubados, esse chip iria ser mais um pra ser bloqueado, além disso, o maior problema é a policia ir atras.
      Muito dificil disso acontecer

  • David

    Que eu saiba(li por ai) o SINIAV foi revogado… Enfim agora é torcer para aquele projeto ridiculo do farol baixo não ser aprovado por que não tem o MENOR sentido ligar o farol num país cuja incidência de luz natural é alta.

    • CorsarioViajante

      Já já aparece um “especialista em mobilidade” vomitando que na Noruega, Finlândia e no círculo ártico diminuiu o número de acidentes… rs

    • Pacheco

      Eu sou a favor de todos os carros terem Acendimento Automatico dos Farois.

      • Linkera

        E eu sou a favor de todos os carros terem Controle de Tração, Controle de Estabilidade, Auxilio de Frenagem de Urgência e 6 AirBags.

        Acho que não vai rolar né?

        • Pedro Guatura

          Vai rolar. Ainda vou ver esse dia.

          • Linkera

            Aí depende… quantos anos você tem? Hahahaha

      • David

        Sou a favor de ter DRL em LED ou Luz halógena em circuito de 6v.

    • gustavo

      So vai servir para sobrecarregar o trabalho da bateria etc !! isso ai e uma palhaçada de algum lunatico.

    • Pedro Guatura

      Eu sou contra todas as medidas que são óbvios caça-níqueis:
      – Extintores
      – Kit primeiros socorros
      – Chip rastreamento

      Isso só serve para alavancar uma correria para instalação e uma neurose de multas temporária, mas o ganho não é visível porque não somos bombeiros/paramédicos e o rastreamento só ser usado pra saber onde estão os carros para cobrar IPVA atrasado. E o mercado paralelo para burlar esse sistema iria bombar, com eficácia.

      Agora, sobre o farol, eu sempre uso ele aceso e sou a favor que todos usem também. Não tem taxa de instalação, empresa ganhando por fora, etc. Está lá, é só usar. É uma medida de segurança, especialmente num lugar onde o trânsito não sabe usar uma seta.

      Mas acho bom que seja obrigatório, igual cinto de segurança e andar com o braço pra dentro da janela. Faz parte das boas práticas no trânsito.

      • David

        Existe uma coisa chamada DRL Daytime Running Light ou luz de condução diurna que substitui o farol baixo durante o dia. Isso eu sou a favor de ser obrigatório agora impor o uso do farol baixo é caça níquel total.

  • Mr. Bola de FOGO!

    Deveriam chipar as contas dos políticos e todas vez que entrasse um valor não coerente com os ganhos deles aconteceria o débito automático, e tudo seria devolvido para os cofres públicos automaticamente….

    • CorsarioViajante

      Pois é, é engraçado! Se você comete um errinho que seja na sua declaração de IR, malha fina! Tem que ir lá na receita se explicar contra a parede sendo tratado como um criminoso.
      Mas curiosamente os milhões de propina, os imóveis, os carros, tudo isso passa batido pela Receita… Daí não tem cruzamento de dados, análise de consistência, de histórico, nada…

      • zekinha71

        Mas esse festival de investigações, surgiu justamente através da RF, mas por causa de sigilo fiscal ela não pode falar, aliás saiu uma matéria que a RF aplicou 90 bi em multas até agora, a maioria é ref. sobra a operação lava jato, mas não podem falar.
        Por isso que está rolando esse monte de delação, não é pra fugir da cadeia e sim levar uma multa menor da RF, imagina todo esse dinheiro desviado leva uma autuação que começa com 50% e pode chegar a 225%, mais juros.
        O cara rouba 10 milhões, mas depois tem que pagar 25 milhões pra RF.

  • Louis

    O problema na Banânia é que, sempre quem perde privacidade é o cidadão de bem. Bandido burla tudo.
    Ao invés de ficar inventando leis inúteis, por que não implantar a pena de morte de uma vez, e trabalho forçado para presos? Ah mas é impossível, temos uma terrorista assaltante de bancos no comando do país…

  • Ezequiel Favero Pires

    Para identificar veículos com documentação/impostos atrasados EXISTEM OS AGENTES DE TRÂNSITO! POLICIAIS MILITARES E RODOVIÁRIOS que já levam uma bolada de salário todo mês só pra ficar fazendo blitz e com radar nas estradas e ruas. Essa história de chip é pra controlar a vida das pessoas. Quem não quiser colocar, não vai poder rodar com seu carro? E vai fazer o que com ele? Deixar apodrecer na garagem? Vender? Já tinha lido sobre isso no Fakebook, mmas achei que estava longe ainda.

    AGORA ENTENDI PORQUE FINALMENTE TORNARAM O EXTINTOR FACULTATIVO, PORQUE JÁ TINHAM PENSADO EM UM SUBSTITUTO!

    TEMOS MAIS É QUE FAZER GREVE GERAL, RESISTÊNCIA PACÍFICA, TOMAR AS RUAS E BRASÍLIA E EXPULSAR A CLASSE POLÍTICA TODA!!!

  • CorsarioViajante

    Como as coisas são… Além do SINIAV ainda tinha outro projeto praticamente idêntico de colocar chip para rastrear. Uma bagunça total. Felizmente abandonaram esta idéia infeliz.
    Já o SINIAV é mais uma destas idéias que justificam o ditado “de boas intenções o inferno está cheio”. Lembro quando começaram a espalhar radares e câmeras pela cidade com exatamente as mesmas justificativas. Ajudou? Lógico que não.
    COm o SINIAV vai ser igual, o sistema vai detectar carros cheios de irregularidades mas não vai ter efetivo ou vontade de realmente ir atrás. No fim só vai servir mesmo para multar e arrecadar pedágio.

  • FocusMan

    As seguradoras já nos tem forçado a instalar esse tipo de coisa nos nossos carros, de maneira fora do padrão original.

    Dos 4 carros de nossa casa, em 3 a seguradora obrigou a instalação do rastreador para aceitar a apólice e ainda assim o preço do seguro nem desceu muito.

    São carros que eles sabem que não usam para desmanche, mas usam muito como carro de fuga e que recuperados, poderão evitar um prejuízo maior.

    • Para de comprar Renault Space F1, homem Focus!

      • FocusMan

        Porque eu compraria uma Van com motor de F1? kkk

        • Pensei no melhor carro de fuga possível! Um van para caber mais meliantes e um motor bom para auxiliar a fuga. Mansell aprova!

          • FocusMan

            Mas ela é muito baixa, ficaria presa no primeiro quebra-molas kkk.

            O Corolla é perfeito! Tem 500 cavalos, faz 50 km/l e pode carregar 5 ladrões que ninguém vai olhar mesmo para ele ! kkk

            • CorsarioViajante

              E mesmo se a polícia metralhar e jogar uma bomba NÃO VAI QUEBRAR!!!

    • Holandês Louco

      Na garagem:
      – Ford Focus 2.0
      – Ferrari La Ferrari (*)
      – McLaren P1 (*)
      – Porsche 918 Spyder (*)
      (*) com rastreador instalado.

      Lembro de um corretor alegando uma certa vez que o seguro de um Golf 1.6 (lá em 2000 e poucos) era caro porque Golf era considerado carro esportivo e de fuga…

      • FocusMan

        Focus 1.6 (*)
        Sentra 2.0 (*)
        Corolla 2.0 (*)
        C3

        kkkkk Sua garagem está mais bonita.

      • FocusMan

        Mas quem considera não a gente, é o ladrão.

        Já viram como o seguro do Corolla ficou caro? Virou carro de fuga preferido de muito ladrão.

        • Cara, já pensou se o carro quebra no meio da fuga? Ladrão quer conforto…
          O problema é se o tapete enroscar no acelerador ou na batida o air-bag matar os ocupantes…
          E é mais fácil de vender no mercado e outros estereótipos a respeito do Corolla que eu esqueci…

  • FocusMan

    Mais uma vez, o estado tentou transferir para a sociedade uma responsabilidade que é dada a ele.

    A segurança pública é direito de todo cidadão e já é paga pelos impostos atuais.

    Onerar os consumidores com mais um dispositivo no carro, as fabricas com mais custos de manufatura e criar mais um cabide de emprego público para controlar todo esse sistema, é uma ofensa para nós, cidadãos.

    • Guilherme Batista

      Falou tudo

  • RyanSX

    Cara, mas não era somente colocar um código, senha ou algo do tipo? Como se fosse um código igual a placa do veiculo? Isso ajudaria muito, mas agora ja era.

  • CanalhaRS

    Óbvio que a primeira ação do bandido ao levar o carro será desativar esse chip.
    No fim é só mais uma despesa para enganar o consumidor e encher os bolsos de lobistas e apadrinhados.

  • Pedro Cunha

    Facilitando o trabalho do reinado de recolher os tributos. Tão somente isso.

  • Rafael

    Esse rastreador de fábrica ia encher o bolso de muita gente e esvaziar o nosso. Ainda bem que barraram.

  • Guilherme Batista

    Mais uma vez o governo transferindo o problema dele para a população e contra a vontade dela inclusive.

    Trabalho com segurança eletrônica e o que não faltam é ferramentas melhores para encontrar bandidos, mas é claro que o gasto seria somente do governo e não teria como arrecadar mais impostos pra encher os bolsos né.

    No final tanto faz, to cansado de ver gente com rastreador no carro, entregar a posição pra policia e a policia inventar uma desculpa pra não ir atras.