_Destaque Mercado

Cinco modelos se destacam na primeira quinzena de setembro

hyundai-hb20-ocean-hb20s-ocean (14)

Na primeira quinzena de setembro, o Onix continuou na liderança e com certa folga para o HB20, o vice-líder também em 2016. O Prisma conseguiu vender mais que o Corolla, que ficou em quinto. O HR-V permanece como o utilitário esportivo mais vendido.

Destaque para o HB20S, que finalmente conseguiu entrar no grupo dos 10 mais vendidos, ficando em nono. Outro que chama atenção na primeira metade do mês é o Mobi, que subiu para 11º.

O Etios Sedan surpreendeu por vender mais que o Etios e entre eles, o EcoSport volta a se aproximar dos líderes do segmento de utilitários esportivos. Por fim, o Civic aparece no grupo dos 20 mais emplacados em 17º. Já Gol, Fox e up! caíram de posição, provavelmente conta da paralisação da produção.

Confira abaixo os 20 automóveis mais vendidos da primeira quinzena de setembro de 2016:

1) Onix – 5.698 unidades
2) HB20 – 4.266
3) Ka – 2.989
4) Prisma – 2.556
5) Corolla – 2.373
6) Sandero – 2.104
7) Palio – 1.860
8) HR-V – 1.749
9) HB20S – 1.655
10) Renegade – 1.554
11) Mobi – 1.511
12) Etios Sedan – 1.431
13) EcoSport – 1.418
14) Etios – 1.349
15) Gol – 1.274
16) Fox – 1.149
17) Civic – 1.025
18) up! – 955
19) Ka Sedan – 907
20) Cobalt – 901

[Fonte: Fenabrave]





  • Cardoso

    Os concessionários da VW devem estar de cabelo em pé… Parece que a produção está parada, e pode-se ver o reflexo nas vendas tímidas.
    Obs.: eu acho curioso o fato de venderem 3 carros na mesma categoria: Up! (40 mil); Gol 1.0 (40 mil); e Fox 1.0 (42 mil). É a mesma prática da Fiat, que trabalha com Mobi, Uno e Palio correndo juntos.
    Por outro lado, Chevrolet, Ford e Hyundai trabalham com apenas 1 modelo (Onix, Ka e HB20, respectivamente).

    E o Civic, como todo mundo já sabia, vai consolidar a segunda posição.

    Ah, e o Ecosport parece que deu uma reagida. O que uma boa promoção não faz? Consultei o site da Ford e os preços de 65/69 mil à vista estão atrativos, sendo ambos com taxa de 0.4% a.m., que a Ford maliciosamente chama pela alcunha de “taxa zero”.

    • Lofin

      O line-up da VW ficaria tão melhor com up!, Fox e Polo..

      • th!nk.t4nk

        Exatamente… O Fox era o sucessor do Gol, e o Polo nunca deveria ter sido abandonado no mercado.

        • Lofin

          Concordo em gênero, número e grau.

        • Raphael Pereira

          Sucessor do Gol era o Polo que ficou caro de mais, tentaram fazer o Fox mas a o estilo altinho alem de ter ficado ligeiramente caro podia nao agradar dai ficou os 3 ate o Polo sair do mercado. Gol sempre foi o nosso Polo, so ver a semelhança desde as primeiras geraçoes ”quadradas” de ambos, e na proxima geraçao ficara mais evidente o parentesco.

      • invalid_pilot

        Ou seja , venderem os mesmos modelos que vendem na Europa rsrs

        • Artur

          Fox não vende na Europa. Deveria ser Up!, Polo e Golf mesmo.

          • invalid_pilot

            Fox nao vende mas é praticamente o Polo simplificado… Por mim o Gol morria e no lugar dele poderia entrar um Fox no estilo de CrossOver , Polo como Hatch compacto e Up! de entrada

      • Cardoso

        Não sei ao certo quanto custaria um Polo hoje, mas é provável que uma versão 1.6 16v MSI custasse o preço de um CrossFox. (e nesse caso o Fox e CrossFox seriam rebaixados)

        Ah, o CrossFox 1.6 16v MSI custa 69.000.

        E com certeza uma versão 1.0 TSI DSG completa atingiria um número estratosférico, afugentando os consumidores para sedãs médios. Se um Fiesta 1.0 Ecoboost custa 72.000, a VW não colocaria seu produto a um preço menor, pois sempre fez uso do marketing de cobrar mais para dar a ideia do produto ser superior à concorrência.
        Seria algo na casa dos 78.000 (preço de um Golf 1.6 16v manual hoje), podendo chegar a 90.000 se equipado com Discover Media e outros opcionais.

      • Artur

        Preferiria Up!, Polo e Golf mesmo. O Polo que deveria vir no lugar do Gol e o Fox nem deveria existir.

        • Raphael Pereira

          Infelizmente o Polo vira sim, mas simplificado com nome de…Gol.

      • Duh

        Mas não tem sentido em manter o fox, o certo seria Up ( arrumando aquela frente tenebrosa e o int.) e Polo.

      • Mario

        Enquanto a VW e Fiat ficam brigando com esse monte de carros, as outras vão comendo pelas beiradas. Claro, que no total, as duas ainda conseguem vender mais, mas imaginem a logística para montar tantos modelos diferentes! Neste caso, menos é mais! Menos modelos, mais vendas, pois atinge o psicológico das pessoas que veem o ‘carro mais vendido’ nas ruas em maior quantidade, exemplo atual, o Onix. O que estou imaginando, com o lançamento do Uno 2017, é que o novo carro (palio ou punto) será um carro maior e muito mais caro.

      • pedro rt

        seria melhor se fosse como e na europa, up! e polo entre os compactos

    • Fernando Oliveira

      Pois é. Nem no TOP 10 apareceu algum VW… Está em queda livre literalmente, fruto de decisões equivocadas para o mercado brasileiro. Sem contar a “queda de braço” com os fornecedores… Este biênio (15/16) está sendo bem complicado, pois ainda há o dieselgate para resolverem.

    • Rômulo M.

      Cardoso, acho que a reagida do EcoSport aconteceu na venda direta. A Ford desceu no salto e aumentou bastante o desconto pra PJ, prova disso é que no mês de agosto praticamente 2/3 das vendas do EcoSport foram pra PJ, segmento onde o HR-V não atua.

      • Gran RS 78

        Exatamente. O Renegade tbm está atendendo esse público, e está conseguindo aumentar as suas vendas. A Honda poderia criar uma versão do HRV que atendesse esse tipo de consumidores, que iria vender mais ainda.

    • carroair30

      To adorando ETIOS vendendo mais que GOL e SANDERO vendendo mais que PALIO ta ficando bom o negocio ai……..!!!!

      • YellowFace

        eu gosto do Etios automatico

    • alexandre

      Acho que é mais do que curioso esse fato da VW atuar na mesma categoria com 3 opções de carros. Acho que é estratégia mesmo. Se somarmos as vendas de Gol, Up e Fox, ela está em 3º no ranking. Sendo que Gol e Fox já estão pra lá de amortizados.

      • Cardoso

        Sem dúvida, é certo que eles não jogam para perder.
        O Gol deve ter custo mínimo de produção…
        Fico imaginando aquelas versões completas, cujos acessórios eletrônicos também não são muito caros (Acendedor automático de farol, retrovisor tilt down, volante multifuncional compartilhado com toda a linha, central multimídia idem), devem lucrar um absurdo.

  • Diego Guaragna

    O carro mais vendido da VW é apenas o 15º;

    • Ernesto

      A fábrica estava parada, comprometendo esses números. Ontem mesmo, aqui no NA, teve uma matéria.

      • Rodrigo

        Mas o estoque não acabou de vez, e a produção já voltou.
        É mercado caindo mesmo.

  • durango

    Dá para rebatizar o Up! de Oops!

    • Robinho

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • fschulz84

      Upalele!

    • Gran RS 78

      Cuidado que os defensores desse modelo irão se revoltar com vc, rsrs.

  • RyanSX

    Esses remendos da Volks no Gol g5 não fez bem mesmo kkk

  • HugoCT

    É o Mobi ta fazendo o Up comer poeira. Acho que as vendas de sub compactos ja esta definida e não deve passar da 10° posição. Tem preço melhor e em época de crise, a estrategia da fiat deu certo. E ainda tem gente que fala que o modelo não emplacou. Em outubro parece que o Up será reestilizado, mas agora tem o Uno 2017 para complicar ainda mais a sua vida, que querendo ou não, por 41 mil vem mais completo que o Up.

    • UP reestilizado só ano que vem. Vai ser mostrado no salão de SP em novembro.
      MOBI tá vendendo bem pq abaixaram tbm os preços.

    • Fanjos

      Hoje fiquei seguindo um Mobi na rua vendo ele pela parte traseira, achei que era estranho, mas até que nem tanto, foi então que reparei que não era o Mobi , era um Geely

      • Maycon Farias

        kkkkkkkkkkkkk Morto!!

      • T1000

        minha esposa já confundiu um Geely com um UP tsi srrr

    • Gran RS 78

      O Mobi não emplacou mesmo, pois a Fiat apostava em disputar a liderança com o modelo, e ele nem consegue ficar no top 10.

  • João Cagnoni

    Essas 1000 unidades do Civic se referem ao novo? Não posso acreditar…

    • Creio que não né? deve ser desova do modelo antigo com descontos

      • João Cagnoni

        Que suas palavras sejam ouvidas!

      • Gran RS 78

        Acho que são do modelo novo, pois a Honda anunciou que já tinha quase dois mil pedidos pelo carro, sem mesmo as pessoas conhecerem o modelo ao vivo.

      • Gran RS 78

        Acho que são do modelo novo, pois a Honda anunciou que já tinha quase dois mil pedidos pelo carro, sem mesmo as pessoas conhecerem o modelo ao vivo.

    • Fábio Henrique

      Eu acho q sim hein, pq mes passado inteiro foram menos de 400 unidades, e eles venderam 2 mil na pre venda

    • Rodrigo

      Talvez nem todas, mas a grande maioria, já que a versão anterior deixou de ser produzida em Maio desse ano (para abrir espaço para a nova geração) e as unidades em estoque devem ter acabado rapidamente, pois a Honda estava concedendo bons descontos nessas unidades.
      E acredito sim que esses números sejam da nova geração, já que de duas semanas pra cá já vi umas 5 rodando por São Paulo (e não eram carros de test-drive).

      • João Cagnoni

        Tem louco pra tudo.

        • Rodrigo

          Tem até louco pra pagar mais de R$100 mil em Corolla e Focus, porque não teria para Civic, né non?

          • João Cagnoni

            Mas no Civic é muito pior, a primeira versão com banco de couro custa 110 mil. O Corolla Altis que custa mais de 100k ninguém quer.

            • Rodrigo

              Equívoco seu. A versão EX tem bancos em couro e não custa isso. A EXL possui quase os mesmos equipamentos da Touring e custa quase R$106 mil.
              E pra quem não faz questão do couro, ainda tem a Sport: R$90 mil manual e R$95 mil CVT.
              Todas elas com pacote completo de segurança 6 airbags, abs, esp, tcs, aha,…) coisa que o Corolla não tem em nenhuma versão.

              • João Cagnoni

                Tem razão, a EX já tem bancos de couro, mas custa quase 98,4k. Quem tiver 97k não pode andar em um Civic com banco de couro. A EXL está longe da Touring, que também não é tudo isso. A EXL só acrescenta a central multimídia em relação à EX, fica devendo sensor dianteiro, keyless, banco elétrico, sensor de chuva, teto solar, faróis de LED e outras coisas. Definitivamente não existe sequer uma versão do Civic que seja no mínimo racional. Pra comprar esse carro, só com carteirinha do clube da Honda.

                • Rodrigo

                  Isso, carteirinha do clube da Honda além de dinheiro na conta bancária…
                  Quem não tiver nem um nem outro, opções no mercado não faltam, inclusive Toyota basicão sem ESP, mas com bancos EM couro.

                  • João Cagnoni

                    Desisti de tentar convencer fanboy, então não vou entrar em uma discussão desse nível com você. O dinheiro é seu, se você tem (ou quando tiver) eu apoio totalmente a sua compra. Mas no lugar de pagar 125k no Civic, eu iria de Evoque seminova ou Fusion/Altima/Passat 0km.

                    • Rodrigo

                      A menos que vc trabalhe pra Toyota ou tenha uma mágoa muito grande da Honda, não tem obrigação nenhuma de convencer ninguém a não comprar o Civic. E outra, cada um é maduro o suficiente pra saber o que faz com seu dinheiro. Não não tenho um Civic X (o teria / terei caso tenha dinheiro pra isso), porém não acho certo chamar alguém de louco simplesmente porque não pensa como você ou não tem o mesmo comportamento que você teria com seu dinheiro.
                      Já temos muito fiscal do fiofó alheio para outros assuntos, vamos ter pra carros também?

                    • João Cagnoni

                      Sendo assim, por que você se preocupa tanto em fiscalizar a minha vida só porque fiscalizo a dos outros? Quem quiser comprar que compre, mas quem quer opinar também é livre.

                    • Rodrigo

                      Opinião é diferente de ofensa. Você pode achar o novo Civic caro, ruim, péssimo custo x benefício, feio, …, enfim, o que quiser.
                      Agora chamar de louco, trouxa, ou qualquer adjetivo perjorativo pra quem o prefira, daí é sim ser fiscal do cool alheio. Soa até um tanto quanto despeitado… Já vi vários comentários seus nesse sentido, não nessa notícia mais em outras relacionadas ao Civic.
                      É só um toque, mas se quiser continuar agindo assim o único a transmitir essa imagem é você. Melhore!

                    • João Cagnoni

                      Cara, o que me preocupa não é a minha e nem a sua opinião, é como o povo brasileiro virou mulher de bandido com as montadoras. Aqui o sujeito é Fiat, Toyota, Honda ou up, parece que ficam cegos por estes carros/marcas. Se você me viu agindo da mesma forma em outros tópicos, é sinal de que estou sendo coerente. Tenho literalmente milhares de comentários aqui no NA, acho que nunca defendi 1 carro, pois nenhum carro merece o meu respeito em nosso mercado. Mas o Civic foi longe demais, tive insônia no dia do seu lançamento (juro que é verdade). Não acredito que chegamos nesse ponto e não sei aonde vamos parar. O engraçado de comentar aqui é que sempre perguntam ou descobrem qual é o seu carro, se for melhor dizem que você só fala isso porque tem carro de categoria superior, se for pior falam que você tem inveja… É complicado conviver com esse tipo de argumento. Esses dias discuti no YouTube sobre o Novo Civic com um cara que tinha uma CRV, ele disse que não tava nem aí porque tinha uma coleção de aviões de controle remoto que valiam mais quea CRV… Bom, a internet é isso aí… Não me espere baixar o tom, eu só tento manter o respeito pois já fui banido uma vez rsrs… Ainda vou enviar alguns artigos para o NA citando fontes confiáveis para confirmar as minhas idéias, aguarde…

                    • Rodrigo

                      Eu entendo sua indignação com os preços, assim como eu também fico indignado, afinal todo mundo que dá o mínimo de valor ao seu dinheiro sabe o quão difícil é para ganhá-lo. Não entenda minhas críticas como algo destinado exclusivamente a você.
                      Porém, o problema não é só o Civic, todos estão muito mais caros. Uno a R$55 mil, Spacefox a R$90 mil, New Fiesta a mais de R$70 mil,… Porque só o Civic virou o Judas da vez? E são justamente as versões top de tais modelos que costumam ter os preços mais pornográficos, mas aí devolvo sua pergunta: quem as compra? Acho que se chegar a 20% do total de vendas deve ser muito.
                      Outra coisa: muitos (eu inclusive) reclamam dos preços dos automóveis, do monopólio / cartel das montadoras, etc. Mas parecem que ignoram também o tanto de impostos que pagamos. Só pra você ter uma idéia, em Mar/15 eu comprei um Civic LXR 15/16. Paguei (estou pagando na verdade) R$76,5 mil. Desse total, quase R$40 mil foram de impostos (federais, estaduais e municipais). Ou seja, a grosso modo, de um carro comprado outro vai para o Governo. Ah, mas você poderia ter comprado com benefício de CNPJ ou para PCD (já que minha mãe teve derrame e tem dificuldades de locomoção), mas esse é o preço que se paga por ser honesto – parece que isso não é valorizado. Enfim, meu camarada, apenas entenda que o problema desse país não é apenas preço de carro, a sanha das montadoras pode ser grande, mas a do Estado é maior.
                      Paz e bem!

                    • João Cagnoni

                      Concordo com tudo o que disse. Só considero as montadoras no mesmo nível do governo, pois elas são o governo. O nosso governo é sustentado pela iniciativa privada, e coitado daquele que acreditou no comunismo do PT (eu não sou comunista). A lava jato mostrou só o dedo do pé do nosso país, pois aquilo acontece em todos os ramos de atividade, não só na construção civil. Quando começarem a puxar o fiozinho, vai cair Ambev, Fiat, Caoa e outros milhares de pilares do governo. Falando de PT, infelizmente isso cabe a todos os partidos, pois além dos partidos já contaminou o setor público (fiscais, auditores, juízes, etc). Infelizmente um Civic nunca será acessível aqui, assim como é em vários países.

                • Rodrigo

                  Esqueceu (na EXL): multimídia de 7 polegadas com Carplay + Android Auto, ar digital bizona, o belíssimo painel em TFT, navegador com GPS e informações de trânsito (SP, MG, RJ) e sistema de áudio com 8 falantes.

                  • João Cagnoni

                    Belíssimo painel em TFT? Você por acaso sabe o que é TFT? A sua babação de ovo foi grande desta vez.

              • Gran RS 78

                O Civic sport manual custa apartir de 87.900,00 e com cvt vai para 93 mil reais. Realmente preços “interessantes” pelo pacote completo de equipamentos de segurança. Mas acima dos 100 mil, eu iria de Cruze, que tem mais motor e itens de série que nenhum sedan médio do mercado tem.

                • Rodrigo

                  Exato.

                • Rafael Pereira da Silva

                  as vendas do cruze está bem abaixo do que eu esperava, alguém sabe qual era a expectativa da GMB?? pq para mim ficaria na casa dos 2500/3000, e o vejo na casa dos 1200/1800

          • Rafael Pereira da Silva

            o que me estranha são as baixas vendas do Cruze… será que é o feito de ter a produção na argentina? ou sera que a GMB resolveu importar poucas unidades??

            • Rodrigo

              Acho que ainda está muito cedo pra tirar qualquer conclusão. Independentemente da origem o novo Cruze como produto tem todas as chances de ficar pelo menos em terceiro lugar. Pesa a favor o preço e os equipamentos, mas pesa contra a má fama do pós-venda da marca Chevrolet (não que eu pense assim, pelo contrário). Quem saiu da marca para uma Honda ou Toyota da vida, dificilmente volta. Pelo menos a Chevrolet tem se esforçado em melhorar esse ponto. O futuro vai dizer, mas ainda acho que o Corolla liderará o segmento de sedãs médios por um bom tempo.

    • Gran RS 78

      Eu tbm não posso acreditar, pois o Cruze custa menos e entrega mais que o Civic, especialmente no quesito motorização. É por essas e outras que os consumidores brasileiros merecem os carros e preços que tem, infelizmente quem gosta e quer novos motores e modelos, ficamos reféns da maioria dos consumidores que sempre compram o que a maioria compra.

      • João Cagnoni

        Exatamente. Mas se não servir o Cruze, existem diversas outras opções. Mas comprador de Civic e Corolla não devem nem cogitar um test drive em outras marcas, são igual crente.

  • mauricio

    corolla nem precisa de reestilizaçao ano que vem com esse numero de vendas, é imbativel msm

    • YellowFace

      sera?

  • EJ

    Sério que a Fenabrave chama o Ka+ de “Ka Sedan”?

  • XandeeM

    É, parece que o novo Cruze não está fazendo esse sucesso todo.

    • Robinho

      ainda não via na rua nem o Cruze nem o Civic novo…

      • Fanjos

        Vi ambos, alguem da minha academia tem um Cruze LT e outro apareceu com o Civic turbo ontem lá…sim….alguém pagou 125 mil Hueais naquele carro com sensor de estacionamento de 25 reais do Mercado Livre

        • Rodrigo

          Era branco sólido? Se não, pagou mais de R$126 mil (não considerando o ágio, obviamente).
          Eu vi um modelo turbo também, mas era preto.

          • Fanjos

            Era branco sim, não reparei se era solido…acertou em cheio o__O
            A Honda tem branco perola?

            • Rodrigo

              Presumi que era branco sólido pois é a única cor sólida do catálogo. Tem um branco perolizado também que, se não me engano, custa R$1600 mais.

      • Rodrigo

        Hoje dei passagem para um novo Cruze no trânsito (LTZ) e antes dele já tinha visto outros 3.
        Mas Civic novo eu já vi uns 5 de duas semanas para cá. Um deles era a versão Turbo.

        • pedro rt

          ate agora nao vi nenhum novo cruze nem novo civic nas ruas

    • Maycon Farias

      Outro dia falei que ele não estava vendendo nada, e quase atearam fogo em mim dizendo que era por causa da produção e outras desculpas. Eu fico só observando. :(

      • Tosoobservando

        :_) faço nada so observo…

  • Vinicius Batista

    Era uma vez a VW!

  • Igor

    Pelo visto, o novo Civic não decolou. Será que o preço está segurando as vendas? Espero que seja isso para Honda reavaliar os preços.

  • Hugosw

    E o Kicks sumiu….

    • kleber peters

      Teve reportagem no Auto Esporte… agora vai…

  • YellowFace

    12-Etios sedan



Send this to friend