_Destaque Citroen Hatches Lançamentos zslider

Citroën C3 1.2 PureTech estreia com preço inicial de R$ 46.490

citroen c3 puretech 2017 2

A Citroën está apresentando à imprensa nesta segunda-feira, 20, o novo C3 1.2 PureTech. O modelo passa a ser equipado com o mesmo conjunto mecânico já disponível no “primo” Peugeot 208, sendo um dos carros mais econômicos à venda no mercado nacional testados pelo Inmetro. A novidade já está disponível nas concessionárias, nas versões Origine, Attraction e Tendance, com preços a partir de R$ 46.490, e substitui o antigo propulsor 1.5 litro flex.

O novo motor do Citroën C3 é dotado de três cilindros, 12 válvulas (quatro por cilindro), sistema de partida a frio com aquecimento de combustível no injetor, duplo comando de válvulas variável, correia banhada a óleo, bomba de óleo variável, sistema de arrefecimento dividido entre bloco e cabeçote e coletor de escapamento integrado ao cabeçote.

citroen c3 puretech 2017 7

Além disso, após mais de 400 mil quilômetros rodados, o propulsor passou por uma série de alterações em relação a unidade europeia, com direito a pistões reforçados para o uso do etanol; adoção de anéis de 1,2 mm de espessura para favorecer a redução de atrito e o menor consumo de combustível; bloco com mancais reforçados e com sistema de arrefecimento de pistões; bronzinas reforçadas; e cabeçotes com sedes de válvulas reforçadas para utilização com etanol e válvulas de admissão reforçadas.

Há ainda nova eletroválvula de canister adaptada para uso com etanol, chicote de motor específico para o motor Flex, adaptado para o sistema de partida a frio; presença de coxins hidráulicos de motor e caixa de câmbio, minimizando vibrações e ruídos; alterações na admissão de ar do motor, para um menor ruído e maior desempenho; nova linha de escapamento; calibragem de software motor e cartografia de pedal de acelerador específicas; e acerto específico do conjunto de embreagem.

citroen c3 puretech 2017 11

Este bloco consegue gerar 84 cavalos de potência com gasolina e 90 cv com etanol, e torque de 12,2 kgfm e 12,9 kgfm, respectivamente, abaixo de 3.000 rpm. O câmbio manual de cinco marchas também passou por mudanças, com redução de 9% no diferencial em comparação com o C3 europeu.

O C3 PureTech entrega consumo de 10,6 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada com etanol e 14,8 km/l e 16,6 km/l, respectivamente, com gasolina. De acordo com a marca, o carro apresenta uma economia de combustível e diminuição de emissões de até 32% em trânsito urbano quando comparado ao C3 1.5 anterior.

citroen c3 puretech 2017 14

A versão Origine do carro custa R$ 46.490 e dispõe de airbags frontais, freios ABS, direção elétrica, ar-condicionado, vidros, retrovisores e travas elétricas, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, entre outros.

Já a intermediária Attraction, por R$ 49.990, acrescenta sistema de áudio com rádio AM/FM, Bluetooth com entrada USB, rodas de liga leve, faróis de neblina, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas e luzes diurnas em LED. Como opcional, há central multimídia com tela sensível ao toque e sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto, pelo valor de R$ 1.850, incluindo também ar-condicionado digital.

Por fim, o C3 Tendance, oferecido por R$ 52.690, inclui para-brisa Zenith, alarme e sensor de estacionamento traseiro. O sistema multimídia também é ofertado como opcional, assim como o ar-condicionado digital, ambos por R$ 1.850.

O Citroën C3 PureTech possui 3 anos de garantia contratual e 6 anos de garantia anticorrosão perfurativa e conta também com o Plano de Revisão a R$ 1 Por Dia, com revisões de 10.000, 20.000 e 30.000 km a preços fixos de R$ 365.

Traremos em breve as impressões ao dirigir do modelo.

Galeria de fotos do Citroën C3 PureTech





  • Mr Andrey

    Se ele não fosse feio até que eu poderia comprar , o 208 e bem mais interessante..

    • what_the_hell??

      E a Citroen vende com descontos pra PJ! Um amigo comprou um e o desconto fica quase em mais de 10% do valor do carro!

      • Mr Andrey

        Pra PF tbm, só que o desconto é menor, meu pai tirou um c4l thp por 78k tabelado em 82k

      • Eduardo Gregório

        No 208 o desconto é de 8% para PJ – pelo menos era em outubro de 2015.

  • Eu só compraria esse carro por conta do Zenith. Se o 208 tivesse esse recurso ao invés do teto de vidro, seria matador (pra mim, claro). O C3 não tem nada que justifique sua compra quando comparado ao 208, a não ser o para-brisa, que já tive chance de usar e bate o teto panorâmico.

    • Ericson Lorenzetti Düsmann

      Depende o ponto de vista, com certeza eu acho o 208 mais bonito, e com o interior, também mais elaborado ( visualmente falando )
      Porém, o 208 tem um puxador interno de porta que faz eu desistir dele. Tenho 1,86 de altura, e meu joelho fica batendo nesse puxador, é impossível comprar esse carro pra mim. Por um erro ridículo de projeto, não sei qual o tamanho da pessoa que sentava ali nos testes, que não ficava com o joelho batendo naquele puxador da porta… afff….
      Poderiam ter usado a porta do C3, já que compartilham tanta coisa.

      • Jean Lehn

        Eu tenho 1.87 de altura e nunca encostei nesse tal puxador será que estamos falando do mesmo carro? o meu e um Allure com teto 1,5 2014

        • Guilherme Batista

          1.86 aqui e também nunca tive problemas com esse puxador.

      • Rodrigo Souza

        Verdade. Esse mesmo problema tem no Peugeot 2008. Desiste da versãoTHP por causa disso.

      • É por isso mesmo que disse que nada me faria optar pelo C3, a não ser o Zenith. Mas no conjunto, o 208 leva de lavada. E pra mim, que já o dirigi e tenho 1,75m, é perfeito em relação ao espaço para o motorista. E olhe que tenho um Fiat 500 e entendo de limitações no espaço interno.
        Um adendo: vale a pena ler a avaliação da AutoEsporte. Mesmo usando o 1.2 do Pug, o consumo do C3 foi decepcionante.

    • Vitor C

      O c3 e o 208 são carros muito próximos, mas cada um na minha visão tem a sua proposta.
      O 208 tem um visual mais esportivo e um interior mais bonito, o c3 tem mais espaço e mais conforto me parece, um teto mais alto e uma visão melhor, ele é mais ergonômico também.

      • Luccas Villela

        O espaço do C3 é realmente bem melhor. Tenho um amigo que tem o 208 e um C3 e é clara a diferença, entretanto, acho o 208 mais belo.

  • edgar__rj

    Ótimo custo X benefício…. Se comparado aos carros de seu segmento.
    Hoje seria minha escolha, caso eu fosse trocar de carro.

    • Diogo Oliveira

      Pega um 208, por 7 Mil a mais você leva um carro muito melhor.

  • Roger Bersch

    Acho que nunca vi fotos de divulgação de tão baixa qualidade.

    • Christian Balzano

      Concordo, me parece que não são as fotos em si. Mas fizeram um péssimo retoque, contrataram alguma agência sem experiência. Péssimo tratamento.

  • Roberto

    Entre 208 e C3, há vantagens e desvantagens: a motorização é a mesma; a mídia do C3 tem GPS, a do 208 não tem; o 208 tem piloto automático (Allure), o C3 não tem, o que para mim é essencial em viagens longas; na minha opinião o acabamento do C3 é melhor, e para mim é muito importante a alça de segurança que nem o 208 e nem o C3 tem, (agora inventaram essa de colocar alça de segurança na porta, o que é uma droga, tô fora de carro assim, virou artigo de luxo ter alça de segurança no teto, nem o Fiesta tem, não compro carro sem isso); agora não sei se o C3 tem Isofix, o 208 sei que não tem. A questão de Concessionária e pós-venda a PSA é péssima. A real é que só um carros top de linha vai atender todas as opcionais. Vejo em alguns relatos que pequenos detalhes fazem uma grande diferença, por isso, estou inclinado mais ao 208 só pelo piloto automático, o GPS dá pra relevar com o pareamento.

    • THE GUNSLINGER

      208 tem GPS, sim… Qual o modelo que você viu?

      • Mr. On The Road 77

        Agora só Griffe e o THP vêm com GPS. Os demais, vem com o multimídia sem GPS na nova linha.

    • Mr. On The Road 77

      O banco traseiro do 208 europeu é totalmente diferente do nosso. O de lá tem isofix e o nosso, mais baratinho, não tem. O mesmo vale para o 2008.

    • Guily

      Quanto ao GPS, o pareamento substitui, quem hoje em dia que compra esse carro e não tem smartphone? Não tem necessidade. E quanto às referidas alças, vc deve prezar se for andar a maior parte do tempo de passageiro, e olha lá. Minha opinião.

    • Guilherme Batista

      Essa questão da alça realmente é um saco, varios carros estão vindo sem. Outra coisa que estão tirando é mostrador de temperatura e o acionamento dos vidros ao trancar o veiculos.
      Colocam algumas coisas boas, mas tiram essas coisas comuns… vai entender

      • Felipe S. Rangel

        banco traseiro bipartido também é outra coisa que vem deixando de existir… infelizmente

        • Guilherme Batista

          Bem lembrado!

  • Leonel

    Praticamente 15 km/l de gasolina na cidade, excelente marca hein ! Está aí um carro delicioso de dirigir, equilibrado, com bom acabamento interno e estiloso (meu gosto). Prefiro ele a um New Fiesta, por exemplo.

    Eu colocaria dois defeitos, sendo um mais relacionado a necessidade:
    1 – Espaço interno e porta-malas pequenos. Está longe de ser carro para família;
    2 – Ainda insistem no câmbio AT4, assim como seu primo 208.

    No mais, é uma compra equilibrada, em minha opinião.

    • what_the_hell??

      A matéria não fala no AT! Será que deixaram de oferecer?? Se for, seria um bom indício de q estão pensando em colocar um caixa melhor!

      • Leonel

        Não, continuam oferecendo, é simplemente porque a matéria focou no motor 1.2 Puratech. As versão com o 1.6 não sofreram alterações.

    • Rzonta

      Logo no lançamento desse carro tivemos um tendance 1.5 que depois foi trocado por um Fiesta se 2016. Em motor e dinamica o fiesta ESPANCA o c3. Não tem nem como comparar. Equipamentos de serie os dois são parecidos ( com vantagem de o fiesta ter tc/esp).
      Agora, considerando acabamento interno, o do c3 é muito superior. Hoje já me acostumei com o interior do fiesta mas no começo estranhava bastante.

  • Christian Balzano

    O preço me parece justo dentro do que está sendo praticado hoje. Não é um carro que eu teria, mas 42 mil com um acabamento melhor, motor novo e tecnológico, ar condicionado e direção elétrica. Por esse valor está valendo o Palio, Gol e o restante dos carros de entrada. Me parece mais racional este C3.

  • tiago

    Muito bom, parece uma excelente compra, dá pra pegar a versão intermediária + CMM, por 52.000,00, e já vem com ar-digital, roda de liga leve e mais o básico da categoria.

  • Lucas086

    Carro muito bom, o Origine 1.5 está sendo vendido por 39,900, uma amiga acabou de pegar. O acabamento é só um pouquinho pior que o 208, mas achei mais espaçoso. E agora com as revisões tabeladas, tem tudo para vender um pouco mais.

    • T1000

      nossa, bom negócio o 1.5 por esse preço.

      • Lucas086

        Verdade, tem um tempinho nesse preço.

  • Hugo Borges

    Ótimo carro, espero ter condições para pegar um Tendance 1.2 seminovo, ano que vem. Esse motor aliado ao ótimo carro que é o C3, o torna uma excelente escolha.

  • Diego

    O problema deste carro é a absurda desvalorização. Nem mesmo a própria marca valoriza seus produtos numa futura troca por um 0km, eu honestamente não recomendo Citroen a não ser que o comprador definitivamente não se importe com a extrema desvalorização.

    • Alexandre Maciel

      A Ford adota a mesma prática. Peugeot, idem. Acho que uma ou outra fabricante também. Não é exclusividade da Citroen.

  • Mr. Car

    Gosto bastante do C3 e do 208. Por motivos estéticos (exterior e interior) gosto mais do 208. Aquele painel por exemplo, é de arrasar quarteirão. Muito bacana mesmo.

  • zekinha71

    Duas coisas que deveriam melhorar em relação ao primeiro C3, e que nunca dizerem que mudaram.
    O curso longo da alavanca de câmbio, as marchas impares vão parar lá no motor e as pares no porta malas, quando se pega transito incomoda bastante.
    E o delay do acelerador, numa rampa vc pisa no acelerador e nada de resposta, daí o carro começa a descer e depois acelera e sai cantando pneu, ou engasga.

    • THE GUNSLINGER

      E a direção timão. Parece que o cara está conduzindo uma caravela, principalmente depois de dirigir um 208 ou 2008.

  • Vi Vendo

    Viajei com um C3 1.6,da minha sobrinha,este fim de semana. Achei o carro muito confortável,bom nível de ruído,rodar silencioso e seguro na rodovia. Compraria sem medo este carro. O único porem que eu considero lamentável,que aconteceu comigo,é que recentemente estive numa CSS Citroen,para ver possibilidade da compra de um Air Cross versão básica,aquela de R$ 50,900,e os caras nem me deram bola. Por não terem o modelo disponível naquele momento,queriam que eu comprasse uma versão do carro,que eu não tenho dinheiro pra comprar,coisa que obviamente, me forçou desistir de comprar um Citroen. Apesar de ser um modelo completamente diferente ao Air Cross,acabei comprando um Ford Ka+,modelo 2017,que por sinal,estou muito surpreso e satisfeito com o carro.

  • Raphael Pereira

    Sou suspeito pra falar pois prefiro o 208, mas esse preço ai ta muito tentador, sem falar no fator marca e sim no fator produto, é bem melhor que onix, gol etc.

  • animefriendsSP

    prefiro Etios

  • Wagner Lopes

    Se o painel do 208 é espetacular esse do c3 pra mim ficou horrível…

  • Diogo Oliveira

    Prefiro o 208, esse C3 é Muito pelado, tipo, vei, um carro de 45 Mil que não tem controles no volantes?? Até o Mobi tem…

  • CanalhaRS

    E continua o painel tupiniquim…horripilante de feio.
    O conjunto é bom, mas só vale a pena se sair um desconto gorducho.

    • Sam86

      Esse painel é cagad0!

  • Alexandre

    Esse volante ai ta complicado… E a central parece que foi comprada na 25.

  • Guilherme Batista

    Geralmente quando coloca central multimidia, o painel do carro fica mais bonito, menos nesse Citroen.
    Conseguiram deixar pior.. o volante então..

  • Sam86

    Sou fã da Citroen, mas os carros atuais dela estão muito feios!

    O C3 nunca foi bonito, beleza, mas aquele C4 Lounge foi um downgrade absurdo em relação ao C4 Palas.

  • Luccas Villela

    Gostei do preço da multimidia com ar digital, bem razoável.