C4 Lounge: fizemos uma viagem de 2.800 km com ele

Um membro da equipe NA tinha uma viagem de férias marcada para novembro. Sabendo disso, a Citroen ofereceu para nós um C4 Lounge para ser usado para esta viagem, o que foi aceito sem hesitação, afinal o modelo oferecido era o Exclusive THP, topo de linha, um sedã que ofereceria conforto e bom desempenho para todos os momentos do percurso.

Aproveitamos para fazer uma análise do comportamento dele na viagem, que foi de São Paulo a Porto Alegre, passando por cidades como Curitiba, Balneário Camboriú, Florianópolis e Gramado, e seu resumo está logo abaixo, para que nossos leitores possam conhecer um pouco mais do C4 Lounge.

O carro cedido é esse branco das fotos. Ele é 2013/2014, ainda com motor movido apenas a gasolina, e no começo da viagem estava com pouco mais de 7.000 km rodados. O C4 Lounge, apesar de ter (no início do mês de novembro) preços a partir de pouco mais de R$ 62.000, tem preço mais salgado na versão Exclusive THP, que é a mais completa: partindo de R$ 82.090. O carro tinha teto solar e também pintura branca perolizada, o que eleva o preço para R$ 86.080.

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Lembrando que um ano e alguns meses atrás o modelo chegou ao mercado custando R$ 59.990. A versão topo Exclusive THP custava R$ 77.990 e R$ 82.290 se equipado com xenon e teto solar.

O Citroen C4 Lounge Exclusive THP tem como itens de série câmbio automático de seis marchas, seis airbags, ESP, retrovisores com rebatimento elétrico, acabamento interno em couro, entrada/partida sem chave, multimídia com tela de 7 polegadas e navegador GPS, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, alerta de pontos-cegos, rodas de liga leve aro 17 exclusivas, painel personalizável com displays de LCD e soleiras cromadas.

Confira a avaliação do C4 Lounge que Hairton Ponciano Voz fez para o NA.

Desempenho

Como já acontece em outros modelos equipados com este motor 1.6 turbo de 165 cavalos, como Citroen DS3 e Peugeot 308, no C3 Lounge a tocada é sempre do jeito que você quer. Pode rodar suave mas quando pisar fundo, as respostas serão bem rápidas. O interessante é ver como este motor entrega uma abundância de torque em rotações médias, e isso torna a condução bem prazerosa. Mesmo com o sedã pesando mais de 1.500 quilos, o motor não reclama e o motorista nem percebe todo este peso, mais o peso dos ocupantes e da carga no porta-malas. Tivemos a oportunidade de avaliar o modelo em várias situações rodoviárias, e em todas o desempenho foi satisfatório. Mas é claro que existem pontos negativos. Dentro da cidade é quase impossível acelerar de maneira suave ao sair da imobilidade ou depois de passar por um cruzamento ou uma lombada. Ao menor toque no acelerador o carro dá um pulo para a frente, causando certo desconforto aos ocupantes. E no geral, tanto em cidade quanto estrada o desempenho do C4 Lounge poderia ser melhor se o câmbio colaborasse mais, o que é assunto para a próxima seção.

Câmbio

Aqui temos uma bela melhora em comparação com o câmbio de quatro marchas do C4 Pallas, mas este novo câmbio de seis marchas poderia melhorar em alguns aspectos. Às vezes ele dá trancos nas trocas, e as rotações em sexta marcha poderiam ser menores. Temos em torno de 2.700 giros andando a 120 km/h, o que não é o ideal para um consumo mais baixo.

Consumo

Em certos trechos mais planos conseguimos 13 km/l andando a 120 km/h e pouco mais de 14 km/l com 110 km/h, sempre com o ar-condicionado ligado. No total geral da viagem, que incluiu rodar um pouco dentro de cada cidade, o consumo ficou em 11,7 km/l. Como o motor que temos aqui é 1.6, o consumo poderia ser menor se tivessemos rotações mais baixas em velocidade de cruzeiro, exigindo menos do turbo e gastando menos gasolina. Como a viagem foi feita logo depois do aumento de preço da gasolina no começo de novembro, pagamos valores entre R$ 2,89 (preço de São Paulo e da região de Curitiba) a R$ 3,14 (preço na estrada no RS perto de Gramado).

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Suspensão

O C4 Lounge THP, apesar de ter motor turbo e um perfil um pouco mais esportivo, mantém uma suspensão macia, principalmente se quem o está guiando é alguém acostumado com suspensões mais firmes de modelos alemães, por exemplo. Passar por lombadas, valetas e depressões nas ruas não chega a incomodar os ocupantes, a suspensão é macia e confortável para percursos longos pelas estradas. Agora, se você quer andar forte mesmo em estradas com curvas bem fechadas, como as existentes na Regis Bittencourt, da capital paulista até Curitiba, ou perto de Gramado, escolha outro sedã. Ou ande um pouco mais devagar. Este francês não gosta de estradas com ondulações em curvas. Nestes momentos a suspensão mais macia não dá muita confiança a quem quer se arriscar, e a rolagem lateral é considerável.

Conforto

Os bancos do modelo são macios, mas não exageradamente macios. Não incomodam por serem duros mas também não tiram o apoio do corpo. Para viagens longas são ideais. Ou melhor, perto disso. Nos lembramos dos bancos do DS3, que são parecidos só que superiores, mais confortáveis. O que parece é que os bancos do C4 Lounge são um pouco mais simples, em virtude dos custos. Se a Citroen tivesse colocado os bancos dianteiros do DS3, poderíamos dar nota 10 sem dúvidas. Um ponto que atrapalhou no conforto do motorista foi o reflexo super forte que a cobertura plástica da coluna de direção causa no quadro de instrumentos quando o carro está sendo usado em momentos de sol alto, como entre 11 da manhã e 2 da tarde. Fica impossível enxergar o que o painel está mostrando, não dá para saber por exemplo a que velocidade você está naquele exato momento.

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Nível de ruído

O carro cedido pela Citroen já foi bem usado, é claro. Carros usados por jornalistas automotivos não são cuidados com muito carinho, e geralmente passam por provas mais severas. Mas mesmo assim, se trata de um carro com apenas um ano de uso e somente 7.000 km. Não é um carro com 50.000 km rodados. Por isso, acreditamos que o ruído aerodinâmico vindo do vidro da porta do motorista é uma falha aparente. Durante a viagem toda ouvimos aquele zunido de alta frequência que entrega que em algum ponto do fechamento do vidro elétrico um pouco de ar fica passando. E esse tipo de ruído incomoda. Ele esteve presente o tempo todo em velocidades a partir de 70 km/h. Quanto maior a velocidade, mais agudo o ruído. Fora isso, também temos a reclamar do sistema de ventilação, que não apresentou um ruído uniforme, e sim um ruído que estava em constante mudança, denotando alguma coisa solta dentro da tubulação de ar. Mas fora isso é um carro agradável para viagens, onde o ruído do motor fica escondido e só aparece quando você acelera pra valer.

Espaço interno

O espaço é bom e as portas são grandes, apresentando um ótimo ângulo de abertura. Mas faltam porta-objetos, e o espaço para as pernas do motorista poderia ser melhor. A parte central do painel poderia ser mais estreita, dando mais espaço para as pernas de quem vai na frente. Na traseira não avaliamos o espaço pois a viagem foi feita com apenas duas pessoas.

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Porta-malas

O porta-malas tem 450 litros e levou todas as bagagens tranquilamente. A única reclamação fica para os pescoços de ganso que roubam um espaço enorme, e que poderiam ser trocados por um sistema pantográfico.

Aviso momentâneo de problema no ESP

Na cidade de Gramado, após usar o carro por alguns minutos em percurso urbano debaixo de forte chuva, o painel do C4 Lounge começou a apitar e mostrar um aviso de problema no ESP. Logo depois o aviso continuou mas o problema indicado era nos freios ABS. Chegamos a entrar em contato com a Citroen, que indicou que o carro fosse levado até a concessionária de Gramado para averiguação. Mas não foi preciso, pois no dia seguinte ao ligar o carro ele já não indicava qualquer problema. Nos pareceu ser algum curto ocasionado pela chuva forte.

Galeria de fotos do Citroen C4 Lounge

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.