Querosene no tanque é bom? O que acontece se usar

abastecer economizar

Devo colocar querosene no tanque do carro durante o abastecimento?

Muitos se perguntam isso, devido ao fato de que alguns proprietários de veículos a gasolina ou diesel adicionam um percentual de querosene no tanque ao abastecer.

Há relato de 10% ou 20%, mas isso deve variar por aí. O motivo da adição do produto é a busca por maior limpeza do motor e lubrificação dos componentes do propulsor.

É correto colocar querosene no tanque?

Será que isso é mesmo válido e seguro? A resposta vai depender do tipo de motor que seu carro ou outro tipo de veículo tem. No caso do motor diesel, a baixa octanagem do querosene (entre 15 e 25) não afeta muito o propulsor.

Na verdade, ele queima tão bem quanto o diesel, já que o poder calorifico de ambos é muito semelhante. Ainda assim, apenas em inverno rigoroso – como na Europa, Argentina e países mais frios que o Brasil – o querosene ajudaria a dar fluidez ao diesel.

Assim, talvez apenas em regiões mais frias do sul isso venha a ser necessário, mas no restante do país não. O propulsor não terá sua limpeza alterada pela falta de querosene na mistura, pois se fosse realmente necessário, isso seria recomendado pelo fabricante no manual do proprietário.

Já no caso da gasolina, a prática com certeza vai gerar um problema sério mais adiante. Como já dito acima, a baixa octanagem do querosene vai afetar o motor de ciclo Otto, que é o tipo de motor que existe em nossos carros de passeio, pois a gasolina tem em torno de 95 octanas.

Mesmo sem a batida de pino (detonação) por conta da injeção eletrônica, o motor perderá potência e o consumo aumentará. Então, nada de querosene ao abastecer, coloque apenas gasolina comum ou aditivada que seu motor vai agradecer mais adiante.

Veja também: Conheça as diferenças entre gasolina comum, aditivada, premium e podium

Veja também: Usar gasolina comum ou aditivada?

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X