
A Fundação Dom Cabral pesquisou o trânsito de grandes cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. O resultado? Todas as cidades estão em um nível alarmante de congestionamentos, que poderão fazer as mesmas simplesmente travarem daqui alguns anos.
São Paulo, por exemplo, poderá parar em apenas 4 anos! O Rio de Janeiro, daqui hà 5 anos. Já as outras duas capitais, o prazo para pararem com seus congestionamentos é de 12 anos. Um ano atrás, São Paulo tinha previsão de 5 anos, o Rio de 6 e as outras duas, 15 anos cada uma. Ou seja, em 1 ano os níveis subiram muito!
Em São paulo, os congestionamentos estarão cada vez maiores daqui para a frente, sendo que eles começarão a se interligar, parando a cidade. Num estudo feito hà 4 anos, São Paulo formava filas de veículos com 100 metros em 1 minuto. Hoje, a fila é de 150 metros, um aumento de 50%.
Com cada vez mais carros nas ruas, principalmente com apenas um ocupante, as filas continuarão crescendo de forma assustadora. Hoje, cada quilometro de engarrafamento comporta 750 veículos, então quando saem aqueles boletins no rádio ou TV, com a distância dos engarrafamentos, agora temos um noção de quanto carro está parado, em média.
A Dom Cabral calculou que os prejuízos anuais com o trânsito parado nas grandes cidades brasileiras, acarreta uma perda de R$4 bilhões! É muito dinheiro perdido nas ruas!
Fonte: Interpress Motor.
Notícias Automotivas Ainda vai acontecer, e você já leu aqui


kyan
15/05/2009 as 22:07
:drinkk:O meu medo é mais rodízio,mais taxas….
Bisinski
15/05/2009 as 23:36
Rodizio funciona ate certo ponto, há muitas pessoas com grana que compram mais carros pra burlar o sistema.
O que funcionaria é a melhoria do sistema de transporte publico. Mas duvido que aconteça algo, fazer as coisas do modo certo não é típico do nosso governo.
Emerson SS
15/05/2009 as 22:16
Se viesse o Nano, pararia em 2 anos! :teeth2:
Lu_LAndau
15/05/2009 as 22:31
Se for para fazer comentário idiota nem precisa comentar… :censor: :censor: :censor:
Rafael Paiva
15/05/2009 as 22:47
Mas ele tem razão….. :clown:
RodolfoKunze
15/05/2009 as 22:53
Tem mesmo… Venderiam como moto, qualquer um compra… Ai já viu… :bate:
Ricardo
16/05/2009 as 11:40
Não necessariamente… O problema maior não é o volume de carros, é a falta de planejamento urbano. Veja o exemplo da Europa, com muito mais carros por habitante, e trânsito não tão diferente. Só que lá o transporte público é de qualidade, parte da região central é fechada (ou pedagiada) e há menor necessidade de deslocamentos. Não adianta ficarmos contra a indústria automotiva, temos é de cobrar ações do governo. Só que tratando-se de Brasil… :cavera:
Anonymous
16/05/2009 as 03:32
hahahahha :teeth2: :teeth2: :teeth2:
lucas
15/05/2009 as 23:11
SE VIESSE O NANO PARARIA EM 30 minutos
DHSAIUhdsuidhsa
pobre adora carro barato, imagina eles podendo trocar suas biz por nanos HDSUAIHdsuia
RodolfoKunze
15/05/2009 as 23:21
Ia ser uma tristeza, ia ser um querendo colocar roda maior que o do vizinho, rebaixar, colocar uns aerofolios! kkkk
ThiagoLana
17/05/2009 as 20:08
POBRE “ADORA” CARRO BARATO?
esse foi o pior comentário que eu ja li!
voçê deve ser um ricão sem estudo ne?!
babaca!!
Vai andar de ônibus ao invez de ir de ferrari passear!…
:nanao: :nanao: :down: :down: :down: :nanao: :nanao: :nanao: :nanao: :nanao:
ThiagoLana
17/05/2009 as 20:10
Você*
maediná
15/05/2009 as 23:30
deveriam fazer mais rodizio pra carro e incentivar andar de moto, pq é a unica que consegue fazer isso em SP! :banana:
Corsário Viajante
16/05/2009 as 15:34
Aí a população ia acabar em quatro anos…
Marcelo Vieira
15/05/2009 as 23:32
Bom, essa ladainha que SP vai parar ja ouço a 20 anos. Nesse meio tempo fizeram avenidas, implementou-se rodizio, corredores de onibus… e ainda não parou. Agora estão ampliando metro, vão colocar pedagio no centro expandido, trens… assim como toda grande capital mundial. E não vai parar.
Quanto ao texto dessa noticia sensacionalista, poderia ao menos ter sido bem escrito. No minimo matematica basica (soma – subtração) poderia ter sido aplicada:
“São Paulo, por exemplo, poderá parar em apenas 4 anos! O Rio de Janeiro, daqui à 5 anos. Já as outras duas capitais, o prazo para pararem com seus congestionamentos é de 12 anos.
À 1 ano atrás, São Paulo tinha previsão de 5 anos, o Rio de 6 e as outras duas, 15 anos cada uma. Ou seja, em 1 ano os níveis subiram muito!”
Se a 1 ano atras a previsão era que SP pararia em 5 anos, e 1 ano depois a previsão passou para 4 anos, não teve aumento nenhum, a previsão se mantem a mesma.
leobozo
16/05/2009 as 00:24
Incrível como ainda tem gente que não quer aceitar a realidade… ela bate à porta todos os dias mas tem gente que não quer enxergar. Quando é que vão acordar para a inviabilidade de se manter a prioridade do uso do carro em cidades?
Outros vem pra falr que a solução é Moto! :teeth2:
Ao invés de lutarmos pelo fim dos carros, devemos pensar em seu uso sim, só que mais racional. Carros são úteis e para algumas pessoas (não tantas assim, na verdade poucas precisam exclusivamente dele) este transporte é a única opção.
O problema surge quando nós passamos a utilizá-los para ir comprar pão na padaria da esquina. Outro problema é quando não conseguimos nos organizar para evitar tanto desperdício (de dinheiro, de energia, de espaço etc.) e passamos a circular SOLITÁRIOS em nossos automóveis (o que, diga-se de passagem, é muito, muito comum).
O maior problema, eu diria, é quando o carro passa a significar algo bem diverso do sentido para o qual foi criado. Além de ser meio de transporte, é sinônimo de STATUS, é instrumento de “pertencimento”, uma forma de inclusão, é item obrigatório, sendo indiscutível a necessidade de se ter um na garagem. Aí o uso do carro já está bem longe de ser racional.
Carros são, hoje, os donos das ruas. O pedestre e o ciclista é que têm que ficar espertos quando estiverem transitando por seu “território”. A lei nas ruas é contrária ao Código de Trânsito Brasileiro, que diz que pedestres e veículos não motorizados têm preferência sobre todos os demais.
Todos vem varios exemplos onde um onibus (64 pesssoas) tem que esperar um tempão por uma fila enorme de CARROS passar (30 pessoas?)
Porque não se discute o seu uso racional. Ao contrário, abrem-se cada vez mais avenidas, transforma-se tudo em asfalto para que eles possam circular, para se tentar contornar um grande problema que os carros QUE NUNCA VAO DESAPARECER os temidos engarrafamentos.
Irracional, então, é propor: vamos deixar os carros em casa e utilizar mais o transporte público ou a bicicleta; vamos tirar espaços de estacionamento nas ruas e criar ciclofaixas; por que não diminuir a velocidade máxima nas vias, em nome da segurança?; por que não reduzir o fluxo de veículos?
===========================================================================
Não se trata de combater o automóvel como um mal. Sua exagerada concentração nas cidades é que leva à negação de sua função. É claro que o urbanismo não deve ignorar o automóvel, mas menos ainda aceitá-lo como tema central. Deve trabalhar para o seu enfraquecimento. Em todo caso, pode-se prever sua proibição dentro de certos conjuntos novos assim como em algumas cidades antigas.
Guy Debord, dezembro de 1959
helmygalindo
16/05/2009 as 03:20
Excelente comentário!
evenezer
16/05/2009 as 12:24
Falar é facil! Transp. Público brasileiro é LIXO. Quem tem que fazer algo (aumentar rua, avenida, criar novas vias, melhorar a marginal) não faz porcaria nenhuma. E pedágio é absurdo.
naskah
17/05/2009 as 13:14
O dia em que o transporte publico ficar atrativo, seguro e conveniente. aí as coisas podem pensar em mudar.
cara onibus no brasil eh um lixo, lotado, demorado, atrasado, o usuario nunca tem rasao, motorista e cobrador sao mal educados(mal pagos), sem contar que é desconfortavel e inseguro(assaltos,depredações)
por isso que eu aqui em porto alegre uso o carro pra ir pra faculdade, cansei de me atrasar, e ficar descnfortavel em dias de chuvas.
Rudilei
16/05/2009 as 00:22
Esse problema no transito infelizmente requer medidas fortes e que ajudem a curto prazo. Há algum tempo venho pensando no que seria mais viável dentre as opções possíveis.
Metro não é uma solução para agora… leva-se tempo e muito dinheiro…
Dentre as opções que vejo hoje seriam:
1- Aumentar os Onibus e incentivar as pessoas a largarem seus carros…. Isso seria muito dificil e não tenho uma ideia de como faze-la mas se as pessoas começarem a andar mais de onibus o transito poderia melhorar mas pouco.
2 – Definir dois horários de entrada e saída para os trabalhos e escolas. Poderia ser algo assim… 07:00 hrs é o horario de entrada no serviço de um grupo por regiões, e as 09:00 é o horario de entrada de um outro grupo por exemplo. Com isso teriamos 2 horas de diferença para tentar amenizar ao maximo o fluxo de transito. Os que entraram as 07:00 sairiam as 16:00 para ir pra casa e o outro grupo das 09:00 as 18:00. Com algo assim seria possivel melhorar o transito nesses lugares mais problematicos de transito. Mas para isso ocorrer teriamos que ver a aceitação do pessoal, verificar outras ideias, e claro análizar como implementa-la pois não seria de facil implementação.
Desculpem se eu viajei demais mas é que o transito me preocupa muito hoje em dia. Por exemplo de onde moro hoje para ir para a Avenida Paulista em São Paulo- SP demoro no horário das 07:30 1 hora e meia no mínimo para andar 15 kilometros.
Sendo que para ir ao meu antigo trabalho em Cajamar-SP que fica a 50 kilometros de casa gasto 30 minutos.
Boa noite
Henrique
16/05/2009 as 12:10
1- Acho que nem precisaria incentivar as pessoas a deixarem de usar seus carros. Se o transporte público fosse realmente eficiente, vc iria preferir o que? ficar de carro no transito ou chegar rapido no trabalho de onibus?
number431
16/05/2009 as 00:38
Onibus não serve no caso, precisamos de mais metrô e trens de superfície interligando as várias partes da cidade com uma frequência razoável (trem de 1 em 1 hora não serve).
Além disso ciclovias de verdade, vestiários nos predios comerciais e pedágio no centro.
Só que pra fazer isso vai muita grana e desgaste político que o kassab não está disposto a ter.
evenezer
16/05/2009 as 12:25
PEDÁGIO não adianta. CARRO é melhor.
Mark
16/05/2009 as 00:38
Opa, ja vou começar a dar um trato na minha bicicleta, pq quando o nano e essas porcarias baratas chegarem, aí que ninguem vai andar MESMO! :drinkk:
rafael
16/05/2009 as 00:52
para ir da minha casa até a rod. dos bandeirantes , tem dia q demoro 2 horas (moro na vila mariana)
da bandeirantes apra minha casa no interior, demoro 40 minutos. acho que vou morar lá..hehehe :assob:
helmygalindo
16/05/2009 as 03:40
Como vc’s imaginam que funcionam internamente a maioria dos Detrans e departamentos de transitos pelo Brasil a fora?
1) vc’s imaginam varias pessoas serias e comprometidas sentadas, monitorando telões, câmeras, semáforos e guardas de transito pelas ruas das capitais
2) vc’s os veem como um bando de letárgicos conversando com seus amigos pelo MSN, contando piadas de baixo escalão, tomando café e digitando multas no computador? Produtividade 0!
Se vc pensou na opção 2 vc está completamente certo!!!
Em capitais menores como Natal, é possível perceber como as coisas são resolvidas…. se engarrafar hoje, eles retiram um sinal aqui, botam umas faixas novas ali… e pronto. Daqui 1 mês tá engarrafando de novo! Construíram uma ponte imensa e milionária pra dividir a cidade em 2 zonas só com 4 vias, duas para cada mão e com acesso complicado e confuso.
Os engarrafamentos são crescentes, e soluções são possíveis, mas com um planejamento serio e amplo… coisa raríssima no Brasil! Até pq A MAIORIA DOS DIRETORES DOS DETRANS DO BRASIL SÃO ESCOLHIDOS POR INDICAÇÃO POLÍTICA E NÃO POR CONCURSO PÚBLICO!
Se vc quer ser guardinha de transito faz concurso, e se quiser ser o cara que manda no guarda, basta puxar o saco de algum politico conhecido!
Júlio César
17/05/2009 as 14:56
Aqui em Natal não tem o que ser feito, simplesmente isso, a não ser que proibam as pessoas de sair de casa nos carros. Mesmo que construam viadutos e pontes cobrindo a cidade inteira, em pouco tempo vai estar tudo engarrafado de novo. A malha viária da cidade não comporta mais o número de carros, que cresce de forma incrível todos os meses. Mas qual será a causa disso??? Políticas públicas erradas. Aqui todo mundo que pode compra um carro, afinal o sistema de transporte público é horrível. Eu ando sozinho no meu carro, vou pra faculdade e pro estágio, não posso me dar ao desfrute de perder todos os dias horas e horas andando de onibus simplesmente pelo bem da nação (de carro e com o transito “bom” levo 15 minutos de casa até a faculdade, já de onibus, desconsiderando o tempo que passaria esperando ele no ponto, levo 1 hora ou +). As vezes aparece algum político ou pseudo intelectual na televisão local falando que em cidade X as pessoas deixam o carro em casa e andam de onibus, em cidade Y as pessoas preferem o metrô, e que o povo de Natal deveria seguir o exemplo, deixar o carro em casa e depender do transporte público. Mas essas mesmas pessoas que falam isso na televisão não deixam de sair de casa em seus Toyota Prado e em suas Range Rover. Aqui impera isso, os “normais” devem andar espremidos em latas de sardinha lotadas, esperar 1 hora no ponto todos os dias, estarem sujeitos a assaltos dentro dos onibus e pagar uma tarifa absurda que ninguem vê pra onde vai o dinheiro, tudo isso pelo bem da cidade e pela melhoria da qualidade de vida, deles, é claro, afinal quanto menos carros nas ruas melhor o trânsito, melhor fica para eles andarem em seus SUVs. E ainda dizem que a população deveria procurar meios alternativos de transporte, como a bicicleta, por exemplo. Qualquer um que more aqui sabe que atravessar a cidade de bike em pleno rush é suicídio. Aqui a única ciclovia que temos é na Via Costeira, inviável para 95% da população, uma avenida que só tem hotéis e que serve quase que exclusivamente para os turistas. Quanto a “Ponte de Todos”, que liga o nada a lugar nenhum, só serve de cartão postal e pra dar fama à cidade. A maior parte da população da Zona Norte que necessita se deslocar diariamente para o centro e para a Zona Sul não usa a ponte porque simplesmente ela não serve. Conta-se nos dedos de uma só mão as linhas de onibus que passam por lá. Enquanto isso, na ponte antiga que liga as duas metades da cidade, se uma bicicleta furar um pneu entre 17:30 e 19:00 se forma um engarrafamento absurdo. Nas avenidas da badalada Zona Sul, é impossível andar a mais que 20km/h nesse mesmo horário, vide o transito nas avenidas Prudente de Morais, Jaguarari e Roberto Freire, só pra citar algumas…
Bom, aqui, como em quase todas as capitais, é assim.
maediná
16/05/2009 as 05:13
nao sei se voces perceberam na imagem da noticia, mas só as motos estao conseguindo trafegar, pelo meio dos carros, imaginem se aquela lei fosse aprovada, e os motoqueiros nao pudessem mais fazer isso. credo! e quem disse que o transito vai parar daqui a 4 anos, ja parou faz tempo…
maediná
16/05/2009 as 05:13
nao sei se voces perceberam na imagem da noticia, mas só as motos estao conseguindo trafegar, pelo meio dos carros, imaginem se aquela lei fosse aprovada, e os motoqueiros nao pudessem mais fazer isso. credo! e quem disse que o transito vai parar daqui a 4 anos, ja parou faz tempo… isso so pros carros e caminhoes….
Eduardo
16/05/2009 as 07:38
Pois é, quem mora na cidade de são paulo sabe que a notícia não é tão sensacionalista. Apesar de tentarem resolver o problema com pontes e viadutos que custam milhões, não adianta nada, a via está congestionada em 1 mês. É congestionamento das 6 da manhã até 11 da noite, sem exageros. Até no domingo de noite dá para ficar preso no trânsito. É muito carro e não vai ser uma avenida nova que vai resolver o problema. Aliás, não há mais lugar para avenidas na cidade e mesmo assim estão todas congestionadas.
O governo até tenta, mas é pouco para fazer alguma diferença significativa. Um linha de metrô nova é pouco se a cidade precisa de 3 com urgência, sendo que mais 7 seriam o ideal. O metrô hoje é duro de usar nos horários de pico, é muita gente. Só falta ter gente no teto na linha vermelha. Ônibus nem se fala, em algumas linhas, só anda quem não tem escolha mesmo.
Fora que não há um planejamento racional dos horários. Todo mundo sai e volta do trabalho no mesmo horário. Claro que não vai dar certo, a cidade precisaria de avenidas gigantescas para escoar todo esse volume de carros de uma vez só.
Não dá mais para ficar incentivando o uso do carro. Os investimentos vão por água abaixo se as pessoas continuam a encher as ruas de carros. Talvez eliminar uma faixa para os carros e reservar às bicicletas seria uma solução para deslocamentos até 15km. Aumenta a saúde das pessoas, diminuindo as doenças do coração e inclusive a depressão; diminui-se ainda a poluição. Inclusive cada um que migrasse do carro para a bicicleta teria uma bela compensação financeira. Quando é que se paga em imposto+gasolina+seguro+manutenção+estacionamento+desvalorização do carro por ano? Acho que dá uma bela grana. Com a bicicleta, praticamente não se gasta nada e ainda dá para economizar na academia.
evenezer
16/05/2009 as 12:27
Aumenta em dia de Sol. Em inverno e chuva, haja gripe!
evenezer
16/05/2009 as 12:28
Saúde só Aumenta em dia de Sol. Em inverno e chuva, haja gripe!
evenezer
16/05/2009 as 12:29
BAIXA POLUIÇÃO não melhora transito. Ô discurso best.a!
Limelight
16/05/2009 as 08:51
E o mercado automotivo no Brasil está melhor em maio.
A quem interessar…
Primeira quinzena de maio:
1- Gol (10.799)
2- Palio (7.612)
3- Uno (6.886)
4- Fox+CrossFox (5.842)
5- Siena (4.742)
6- Celta (4.655)
7- Corsa Sedan+Classic (3.907)
8- Strada (3.798)
9- Voyage (3.383)
10- Ka (2.923)
:eyess:
rivo
16/05/2009 as 09:12
A pessoas apenas comentam sobre o atraso dos onibus, mas e o desconforto, não conta?
Sem falar no risco de encontrar um malandro lá dentro tentando lhe roubar…
Outra coisa é que aparenta que o Brasil como um todo se resume a São Paulo. Uma empresa vem pro Brasil e já pensa em ter sede em São Paulo ou Rio de JAneiro, ai mais empregos são gerados, mais pessoas abandonam outras cidades de São Paulo ou vem de outros estados, ai termos mais pessoas, mais carros.Isto claro levando em conta como o governo investe em ruas, estradas, vcs sabem né…
São Paulo já bastante grande, existem cidade maiores pelo mundo, sim, mas vai ver estas cidades foram planejadas ou tem transporte publico de qualidade. Acho que deveria haver incentivo a empresas que venham para cá ou que estão em São Paulo a irem para outras cidades, pensando claro em como não prejudicar quem trabalha em São Paulo.
:rayban:
Vinicius
16/05/2009 as 11:18
O Paulo Maluf já dizia isso,elejam ele e o cara resolve!!! Essa é a única solução!
Anderson Amato
16/05/2009 as 12:31
O ônibus é a solução, é preciso reorganizar as linhas. Acredito que fazendo com que haja linhas únicas nos principais corredores aumentaria a eficiencia de todo o sistema. É fazer os corredores funcionarem de forma parecida com as linhas do metrô. Com o bilhete único não se precisa mais que um único ônibus leve o cidadão do centro até o seu bairro. Por exemplo, uma única linha de ônibus serviria a todos que quisessem descer a Rebouças, aí em Pinheiros haveria um terminal onde teriam linhas, para cada um dos destinos que se poderia tomar alí, Campo Limpo, Berrini, Lapa, etc.
Não sei se deu para entender essa idéia, mas dessa forma os passageiros não ficariam muito tempo nos pontos, todo mundo sairia super rápido das regiões centrais, com linhas únicas poderia haver um ônibus atrás do outro, garantindo rapidez e conforto nas locomoções. Enfim acredito que tornaria o transporte por ônibus muito mais eficiente.
Mas como não há interesse político, continua desse jeito… enfim…
evenezer
16/05/2009 as 12:33
E colocar + onibus para não ter esse negócio de passageiro em pé só atrapalha e dá acidente.
Med
16/05/2009 as 13:14
Concordo com o comentário sobre criação de mais empresas em São Paulo. Já não tem mais lugar pra crescer, daqui a pouco começa a crescer pra cima, e vira Gotham City… :teeth2:
Nem podemos usar outras metrópoles como exemplo porque são todas piores que São Paulo… nada funcionou. Se você viu alguma reportagem sobre capitais lá fora que adotaram medidas como taxar carros de alto consumo, pedágio urbano e que agora todos conseguem trafegar, esqueça !!! É propaganda eleitoral… vá pra Tokio, Londres ou Paris na hora do rush e você vai ver que andar em São Paulo ainda está fácil…
Eu que moro no ABC e trabalhava em Osasco sofri durante meses… sem contar em dia de chuva forte. Até que um dia saí às 16:50 e cheguei em casa às 22:30, “colei o platinado”, vendi o carro e comprei uma moto. Parece até aquelas propagandas de produtos milagrosos, mas não é. Eu sei que é perigoso, já me meti em confusões com motoboys xaropes, já fui prensado em um ônibus por uma madame falando no celular enquanto dirigia… mas quer saber ? VALEU A PENA… não me arrependo um só dia, mesmo quando chove… consigo chegar em qualquer lugar em questão de minutos, não gasto absolutamente NADA com manutenção e ainda faço 25 Km/l com gasolina Podium…
Se você acha que o trânsito em São Paulo ainda não parou, é porque você não faz trajetos complicados nem vive no trânsito. E provavelmente não deveria estar usando carro… Ja dirigi no Rio e em Curitiba e está a mesma porcaria…
E se esse Pikachú com rodas do Tata Nano começar a ser vendido aqui, preparem-se para o verdadeiro caos. Vai ser como proibir as motos nos corredores… :down:
maediná
16/05/2009 as 14:58
MOTO É A SOLUÇÃO !!!! :clapp: ANDAR DE MOTO COMBATE O STRESS! INCLUSIVE!
Marc
16/05/2009 as 14:22
Não vai parar. Nem se não fizerem nada. As pessoas não vão sair da garagem se na frente do portão estiver tudo parado.
Peter
16/05/2009 as 15:27
Tenho carro e moto. Durante a semana, uso a moto numa boa. Não chego atrasado, economizo no combustível, ando equipado e nunca sofri um arranhão. Se chove, tiro minha capa da mochila e sigo viagem. É bacana ver a cara dos motoristas parados no engarrafamento, putos, enquanto eu passo numa boa :D . Tudo isso fazendo ~30Km/L.
Durante o fds, uso o carro. É um saco. Já estou tão acostumado a não perder tempo em engarrafamentos durante a semana, de moto, que 3 minutos num sinal atrás de um volante já me fazem perder a paciência.
Hoje agilidade é tudo. Com economia então, nem se fala. Mas aqui no Brasil a mente da população ainda está no século passado. Automóvel é sinônimo de status, não apenas um meio de locomoção.
- Pegar ônibus p quê? Se eu tenho meu fusion na garagem!
Assim pensa a maioria. E a consequência será essa – cidades estagnadas, poluição etc. Isso, infelizmente, nunca vai mudar.
maediná
16/05/2009 as 17:10
tenho moto e carro tambem, e nao tenho mais paciencia dentro de um carro em congestionamento, me da claustrofobia ficar parado que nem uma estatua no meio da rua , ou na melhor das hipoteses andar feito tartaruga!!!!!!!!1 :asner:
aos que pensam que so de moto é perigoso, carrro tbm mata e deixa aleijado uma porrada de gente!
evenezer
17/05/2009 as 13:33
FALAR É FACIL. Vai pegar ônibus metro e trem no brasil pra ver como é a m.erda desse país!
Corsário Viajante
16/05/2009 as 15:44
Tem um motivo que ninguém falou até agora:
OS PÉSSIMOS MOTORISTAS!
A formação do condutor no Brasil é ultrajante, e isso faz tempo. O resultado: muitos acidentes, lentidão, despreparo, descumprimento de regras de estacionamento e preferência, etc…
Uma medida simples que ajudaria a melhorar o trânsito seria ter farol amarelo nos dois lados, assim o pessoal já se preparava… Atualmente o farol abre e leva uns cinco segundos para os dorminhocos engatarem a marcha e começarem a andar…
Outra: tirar lombadas, valetas e outros acessórios medievais que só servem para retardar o fluxo.
Mais uma: botar os “engenheiros” de trânsito para trabalhar de verdade.
Além disso as obras não podem parar, infelizmente vemos discursinho que dizem que obra para trânsito é para beneficiar a elite, então elas não são feitas e a cidade inteira sofre. E quando fazem obras fazem malfeitas, vejam os túneis da Rebouças e da Cidade Jardim em SP, só pioraram tudo.
Mas… É muito mais fácil botar a culpa no “excesso de veículos” ou na chuva, embora chova no mundo todo e outros países tenham muito mais carros por habitante que aqui.
Med
17/05/2009 as 11:50
Eu nem sei porque diabos chamam de “Engenharia de Tráfego”… se tivessem engenheiros trabalhando nisso já tava resolvido faz tempo…
Ou será que tem, os relatórios foram feitos, emitidos e algum burocrata safado colocou dentro da gaveta ?
Renan Negreiros
16/05/2009 as 19:22
pra ter decentemente transporte coletivo teria que garantir segurança nos mesmos…., pra resolver a segurança publica tem q investir em educação, ah, isso nunca vai mudar……o negocio é as cidades crescerem na horizital, nao na vertical……
Diogo
16/05/2009 as 22:36
ciclovias em SP acho perda de tempo…
eu já pensei em ir de bicicleta pra facul, mas tem muita subida e descida!! ok faz bem pra saude mas eu não to querendo vira superesportista no caminho pra faculdade… e depois de todo esforço vo ta pingando de suor! cidade que tem ciclovia tem que ser plana!!!
A unica solução que eu vejo seria investir pesado no transporte publico!!! fazer corredores de onibus com faixa dupla!!
São Paulo já é a cidade quem tem mais Onibus no mundo… da pra colocar MAIS só que temos q diversificar e tbm construir mais metro!!!
O pedagio na parte central da cidade tbm acho válido, principalmente se a arrecadação for destinada a melhoria do transporte publico.
evenezer
17/05/2009 as 13:29
besteira. Isso vai para o bolso dos políticos canastrões.
Luquinha
17/05/2009 as 00:35
Pra que serve um motor acima de 2.0 num trânsito desse?
evenezer
17/05/2009 as 13:43
Transp. Público – Muito ruim, conforto zero, sai todo dolorido – só pra quem não pode ter moto, carro ou coisa do tipo. Sem contar os pivetes e o preço alto para um serviço porco. Vou de carro trabalhar, e se não tivesse carro, iria a pé, de bicicleta ou moto. Nas 2 primeiras não MANUTENÇÃO e CONSUMO zero, e mais conforto.
Tem é que aumentar e criar ruas avenidas como o Maluf – Só gosto dele só por causa disso. E poluição é besteira. Isso tem que contornar com catalisador e principalmente impor a “certas montadoras” que coloquem motores eficientes, e não motores recauchutados dos anos 80. Se querem extinguir a poluição, vamos mandar todo mundo para fora da TERRA.
CARRO É O MELHOR. Tendo DH(ou direção leve com pneus bem calibrados), sabendo dirigir direito e ter boa postura, é ótimo.
madnando
18/05/2009 as 10:25
Realmente, eu tenho carro e moto, e depois que comprei a moto, porque saí do trabalho 23:30 e só cheguei na minha casa as 04:00 AM por falta de transporte público, comprei uma moto.
Tenho carro, zero, mas optava por andar de onibus para economizar, e a faixa de onibus anda mais que a de carro. Mas poxa, depender somente do transporte público é uma lástima.
Quando aconteceu isso, 8 da manhã eu estava em pé na frente de uma concessionária de motos esperando abrir pra comprar uma.
Foi a melhor coisa que fiz. Comprei e qualquer lugar da cidade que eu queira ir, não importa o transito, não gasto mais de 35 minutos. Antes 02:30 de carro e 01:40 de onibus/metro. Tem seus riscos, mas sabendo conduzir, não corre perigo. Existem mal motoristas e mal motociclistas. O mal motorista bate carro, atropela gente, mata pessoas. O mal motociclista se acidenta e morre. Mas isso não vem ao caso. Cada um sabe da sua responsabilidade e parcela de culpa na sociedade.
Voltando ao assunto. Encontrei a solução. Pelo menos pra mim. Carro só fim de semana.
5000 reais compra uma moto, anda 35 km/l ou 30km/l dependendo da tocada, e qualquer lugar chega-se em 30 minutos no máximo. Ficar engarrafado? NUNCA!!!
Claudiopoa
18/05/2009 as 13:29
Única solução: investir em transporte público de massa = METRO, por exemplo.
É um investimento alto? Claro que é, mas imagina quanto os governos arrecadam de impostos sobre os carros e combustíveis (icms, ipi, cide, ipva) na cidade de São Paulo. E é assim em todo o Brasil, quanto mais carros, maior é o problema de circulação urbana, maior a necessidade de investimentos públicos, mas também é maior a arrecadação de tributos. Deveria ser obrigatório o governo investir parte disso (no mínimo 50%) em metrôs, trens metropolitanos e interurbanos, bondes e trollebus.