_Destaque Crossovers Mercado SUVs

Com HR-V líder, Kicks, 2008 e Trailblazer são destaques em agosto

Nissan Kicks 2017

UPDATE: Os números foram atualizados, mas nem todos puderam ser apurados, assim apenas nove foram relacionados nessa prévia. Os valores foram divulgados pela agência Auto Informe, já que a Fenabrave bloqueou o acesso aos mais vendidos e os do Renavam não incluíam o dia 31. O mês de agosto manteve o HR-V na liderança, tendo o Renegade como vice. O EcoSport decidiu dar uma arrancada para se distanciar do rival Duster e se precaver contra o Kicks, mas nem precisou se preocupar com isso.

peugeot 2008 thp

UPDATE: Os números foram atualizados. Os valores foram divulgados pela agência Auto Informe, já que a Fenabrave bloqueou o acesso aos mais vendidos e os do Renavam não incluíam o dia 31. O Duster conseguiu ficar à frente do “primo” Kicks, que chegou a supera-lo nas parciais do mês que se encerrou. Faltaram as demais versões e preços, mas ainda assim o crossover da Nissan teve um bom desempenho. Destaque para o 2008, que superou a meta de vendas estabelecida pela Peugeot desde o lançamento.

chevrolet-trailblazer-2017-externas-NA (14)

Já o velho Tucson parece que sentiu o peso dos anos e também da concorrência, caindo para nono. O Tracker também não vendeu bem, ficando em décimo. No segundo grupo, chama atenção a Trailblazer, que ficou entre os 20 mais vendidos no mês. Em julho vendeu apenas 43 unidades.

Os 9 utilitários esportivos ais vendidos em agosto de 2016:

1) HR-V – 4.909 unidades
2) Renegade – 4.290
3) EcoSport – 3.071
4) Duster – 2.130
5) Kicks – 1.969
6) Ix35 – 1.291
7) 2008 – 1.073
8) SW4 – 1.020
9) Tucson – 863

[Fonte: Agência Auto Informe]





  • Eduardo Alves

    SW4-890
    TRAILBLAZER-157.

    ????????

    • Tadeu GF

      SW4 vendendo quase 1000 unidades/mês? Oi????

      • Marcus

        São vários os fatores que colaboraram: tava com demanda reprimida à espera do modelo novo (é uma das novidades no segmento dos SUVs “de verdade”), queiram ou não é uma senhora carreta, e ainda por cima é destinada a uma faixa de clientes menos impactada pela crise. A Toyota sabe muito bem vender o que o cliente dela valoriza. Essa é a receita do sucesso. Mas creio que passado o efeito novidade os números vão dar uma estabilizada num patamar um pouco mais abaixo.

        • Gustavo Cruz

          Fato. E não é de se negar que ficou linda. Chama atenção por onde passa.

        • Danilo

          Falou tudo! Agora sobre a “senhora carreta” eu tenho que discordar e explico porque: Meu tio (muito próximo da família) tinha uma SW4 2007, trocou numa Discovery 4 2011 e agora voltou pra SW4 2016. Ele esteve aqui em casa essa semana e fomos dar uma volta com o novo carro e vou te falar, não chega nunca aos pés de uma Land Rover de 5 anos mais velha. A Land Rover é muiiiitoo mais macia (essa nova SW4 saiu meio dura), tem muito mais tecnologia, e tecnologia que eu digo não é câmera de ré e central multimídia (porque isso a versão 2011 nem tem) mas é suspensão pneumática, terrain response, motor V6 Turbo Diesel, e um monte de firulas no painel, sem contar a segurança ativa e passiva que passa bem longe de apenas alguns airbags que a SW4 tem.
          Enfim, pra resumir o comentário que já ficou bem longo, meu tio vai ficar 2 anos com a SW4 aguardando o lançamento da nova Discovery 4 e voltar pra Land Rover num modelo com 1 ano de uso.

          Ele fez questão de me frisar (com um tom de arrependimento) o que o vendedor da Land Rover disse pra ele: “Depois de comprar essa Discovery 4 você nunca mais vai querer sair da marca.”

      • Emanuel Martins

        Tem muita gente vendendo o modelo antigo para comprar a nova. Acredito que seja até uma boa oportunidade pesquisar uma sw4 semi nova, pois está com bastante oferta.

    • celso

      Sportage 252 ??????

    • Martini Stripes

      Pajero 164
      ??????

    • Martini Stripes

      SW4 nova ficou bonita.

  • Brasileiro

    Acredito que com a Nacionalização e versões de entrada o KIcks brigará pelo pódio.

    • CARnivoro

      Eu acho que não. Ele deve ficar no segundo pelotão brigando com Eco e Duster!

      Para brigar lá em cima a Nissan teria que equipar melhor as versões topo e trazer versões mais baratas porém bem equipadas. Do jeito que está acho que a tendência dele é cair nas vendas depois que o efeito novidade acabar e as verbas de mkt diminuirem.

      • Gustavo73

        Equipar melhor a versão top. Concordo que existem falhas como o piloto automático e o apoio de braço. Mas HRV é menos equipado e caro, o Renegade similar também custa mais.

        • CARnivoro

          sim. Mas a Nissan não tem a mesma fama do que a Honda não. Os carros da Honda são TODOS caros e mal equipados mas segundo o pessoal não quebram! Como a Nissan está querendo espaço por aqui, se não oferecer mais por menos não vai vender igual nunca. Não estou dizendo que o Kicks é mal equipado mas precisa oferecer mais itens pra se diferenciar de HRV e Renegade que já cairam no gosto do consumidor.

          Agora essa do Kicks não ter apoio de braço, piloto automático, vidros one touch e uma simples lâmpada no porta luvas foi vacilo da Nissan!

          • Marcus

            Concordo em gênero, número e grau. A Nissan precisava de argumentos mais racionais e arrebatadores pra tirar vendas dos que já estão estabilizados no mercado, até pra tentar mudar a cabeça de quem compra Honda, já que a Nissan ainda não desfruta da mesma reputação daquela aqui no Brasil. Ele é bem equipado, até, mas esses pequenos deslizes que você citou tiram parte do seu brilho. E a versão top PRECISAVA do motor 2.0 que a Nissan já tem em casa, pelo menos como uma opção! Eu, por ex, que pego muita estrada, jamais pegaria um SUV 1.6. Motor também é segurança nessa situação.

          • Gustavo73

            Não sabia essa do porta-luvas. Concordo que são pequenos vacilos que contam principalmente por não ter a mesma fama das outras. O HRV também tem falhas pelo preço, farois monoparabola, e outras coisas que são perdoadas pelo mercado. Acho que a Nissan poderia ter pedido pouco menos, e colocado os detalhes que não são nada de outro mundo em relação a custo. Uns 82/85 pelos valores da categoria não seria ruim. Mas está vendendo bem levando em conta só ter uma versão de 90mil. Então o que devem fazer futuramente é lançar as versões mais simples mais baratas(pensando em valores de hoje).

            • Diego Ávila Monteiro

              Até lançar já vai custar 90 mil.

          • Rodrigo

            Não repita esses bordões da internet, pois soa leviano. Honda e Toyota vendem mais por dois motivos: confiabilidade e qualidade de atendimento.
            Quantas Concessionárias a Nissan tem Brasil afora? E Honda? E Toyota?
            Há quanto tempo a Nissan está no Brasil? E Toyota? E Honda?
            Muita gente, antes de começar as olimpíadas, nem sabia o que era Nissan. Não é nem subestimar a marca, entendo sim que tem produtos de qualidade que podem competir em pé de igualdade com seus rivais conterrâneos, o problema é que ainda não é vista pelo mercado como uma opção, simples assim.
            “Ah mas a Jeep também não era e hoje o Renegade é o segundo”. Mas além da FCA estar abrindo revendas Jeep de forma metastática, tem propaganda a exaustão (e isso a Fiat sabe fazer MUITO bem).

      • Brasileiro

        Discordo de sua opiniao, o motor do Kicks é mais eficiente que do HRV e Renegade (sao os lideres),quadro de instrumentos com monitor digital de 7 polegadas, câmera 360 graus,controle de tração e estabilidade dinâmico em Curvas, que regula o movimento da carroceria, estabilizador ativo de carroceria com sensores de aceleração , responsáveis por detectar o movimento do carro ,para estabilizar a oscilação em vias onduladas ou esburacadas, ou seja um carro com mais segurança, comando de valvulas duplo no cabeçote, leds diurno. farois dupla parabola, diâmetro de giro menor e etc
        Ele tem ate mais equipamentos do que a maioria de seus concorrentes

        • Freaky Boss

          eu também prefiro o kicks. acho que é uma compra melhor do que a do HRV.

          • Marcos

            Quem está vendo nas ruas, as poucas unidades está gostando.
            E muitas dessas pessoas nem entra aqui ou ali para ler ou pesquisar.

            Eu acho o contrário, com a divulgação nas ruas, as pessoas podem procurar as CS para conhecer.

            Daí pode vir o crescimento.

            Falando com “meu” vendedor, segundo ele a aceitação está muito boa (ele estava com sorriso na orelha…..rs).

    • Freaky Boss

      Acho que o que falta para ele brigar no topo é a marca nissan ser mais bem conhecida e conceituada. Honda ainda é mais e vai continuar sendo por muito tempo aqui.

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    Kicks só com modelo Top de linha vai chegar em 3 já já, com a nacionalização o preço não vai cair mas vai ter outras versões mais baratas que vai ajudar ele a brigar com HR-V

    • Baralho

      Se a versão de entrada começar por menos de 70k, a concorrência irá tremer!!!! rsrsrs

      • Diego Ávila Monteiro

        Sonha né! Se a versão top ta vendendo bem, duvido que tragam uma básica, e se trouxerem ou nacionalizarem, vão fazer igual a VW fez com o Golf, tirar alguns itens e aumentar o preço.

        • Baralho

          Sonhar não “custa” nada!!!!!!kkkkkkk

          • Diego Ávila Monteiro

            Kkkkkkkkkkkkk, verdade, tbm ando sonhando muito!

        • Ernesto

          O Kicks será fabricado no Rio. Não faz sentido fabricarem somente a versão top e assim não ter escala de produção, você não acha?

          • Diego

            Olha Ernesto, do jeito que tá esse mercado, eu não acho mais nada, ta bem complicado. Só digo uma coisa:
            Quem quer um Kicks, compre agora, pq até nacionalizarem, essa versão top já vai estar custando 110 mil.

  • Tadeu GF

    Está longe do Kicks conseguir chegar perto do HR-V e do Renegade ein… A meta de vendas que a Nissan pretendia cumprir por mês, pelo jeito não será alcançada.

    • Martini Stripes

      Nao esqueça que só tem a versao TOP na jogada por enquanto.

    • Lyn

      A nissan falou em meta pro kicks?. So lembro deles falando que conseguiriam vender no maximo 3.000 carros/mes

    • Marcus Fenix

      Só tem a versão top no mercado… Está vendendo é bem!!!

  • Leonel

    Não é à toa que a Honda quebrou a barreira dos R$100 mil com o HR-V…
    O Kicks, quando vir as versões “de entrada”, tem tudo para incomodar bastante Renegade e HR-V, até porque o mesmo é bem equipado. No mais, cenário interessante.

    Esse 2008 precisa de uma boa reestilização e aplicar logo um câmbio AT6 em todas as versões.

    • CARnivoro

      Pois é… o HRV subiu e muito o seu preço desde o lançamento… mas continua líder! Acho que a tendência é a Honda fazer mais uns 2 aumentos do preço dele até o final deste ano!

    • Thiago

      2008 acabou de lançar, acredito em reestilização só no ano que vem, na Europa acabou de mudar. Mas se bem que prefiro o design do Peugeot 2008 que HRV e Renegade, é questão de gosto, acho que enjoaria menos vê-lo todo dia na minha garagem, e considero um carro bastante completo.

      • Leonel

        Verdade Thiago. Estou torcendo para vir o 2008 com o 1.2 Puratech THP e um belo AT6. Vai para minha lista de desejo ou possível compra daí (desde que o preço seja condizente, claro).

  • CARnivoro

    Bacana o NA fazer este ranking porque esse é o segmento da vez no nosso mercado! Seria mto interessante se fizerem isso todos os meses!

    Eu vou pegar um credito de um cs que entrou em uma negociação pra mim.. Sou fã de hacth médio (tenho um atualmente) mas já estou colocando alguns destes utilitários na lista! legal ver o 2008 vendendo bem. Ele seria minha primeira opção se tivesse um at6 com este motor THP e se a marca reabrir as cs de BH que fecharam..

    • Thiago

      A Peugeot, já está começando a reabrir as portas em alguns lugares, eles fecharam algumas parcerias, para melhorar o Pós-venda, tanto que moro em São Caetano do Sul, e fecharam a daqui que era grupo Alpes, e agora fecharam a Alpes de São Bernardo, imaginei que iria ficar sem css no ABC, e o rapaz da css do Ipiranga me falou que a Peugeot havia acertado com o Grupo Savol e ia abrir em Santo André já nesse Mês. Então eles estão aos poucos mudando seus parceiros, para melhorar o padrão de atendimento e atender a todos decentemente, que era o tendão de aquiles da Peugeot.

      • CARnivoro

        Bacana saber disto! Hoje a PSA tem carros interessantes e com preços competitivos aqui no Brasil. Está faltando mesmo só dar mais agilidade nesta reestruturação. E ao invés de abrirem cs diferentes pra cada marca deveriam abrir lojas PSA que possam atender e vender produtos das 3 marcas ( Citroem, peugeot e ds). Ai fica ficaria bem melhor..

  • CARnivoro

    Um concorrente que deve embolar a disputa lá no topo é o IX25 da Hyundai. Se ela tiver capacidade de produção para atender a demanda, certamente vai fazer sucesso!

    Curiosidade: E os chinas? Jac, chery e lifan… Não estão vendendo nem pra entrar na lista não?

  • truco

    so ler esssa noticia.. daqui a pouco sai no NA.. ” HR-V aumenta de preco ”

    ps. qnd que vai ser renovado o INOVAR auto?nao e por agora?
    So quero ver o que esse governo vai apresentar.

    • Gustavo73

      Desde o ano passado foi dito que não haveria renovação no InovarAuto.

      • truco

        vao, simplesmente, voltar que nem antes?

        • Gustavo73

          O InovarAuto fazia exigências como redução de consumo e poluição. Se não fossem alcançados haveria aumento de tributação se sim a redução,mas que na prática ficava a mesma coisa. Fora isso tinha a questão de exigência de um índice mínimo de peças feitas na região. Mas com a queda nas vendas de cara aliviaram alguns desses pontos. Ao que parece vai ficar só nisso. Deveriam ter feito exigências nos quesitos de segurança.

    • nbj

      Em outro site já foi divulgado o aumento de preço do HR-V: Vai de 79,9k a 101,4k.

  • Vanderley Almeida

    Assim que as versões com o novo câmbio automático do 2008 estiverem disponíveis a coisa vai mudar um pouco anti a concorrência.

    • Jurandir Filho

      Acredito que não vá mudar muita coisa, brasileiro tem muito preconceito burro com a marca. Eu pessoalmente, cogito pegar um 2008, se vier com cambio AT6 e 1.2thp

  • Resendemaster

    Galera reclamando que Peugeot 2008 tem AT de 4 marchas, mas por anos Corolla teve AT marcha e povo não reclamava.Corolla mudou para AT 6 marchas não faz muito tempo….

    • Jackson A

      Não fala besteira, o pessoal reclamava sim, sempre reclamaram, corolla é o carro que mais tem reclamação em forum.

      • Resendemaster

        Reclamava nada. A venda não diminuiu por causa disso e continuou vendendo igual água. Só porque 2008 Peugeot o pessoal ficam fazendo mimi e tentando diminuir um excelente produto que 2008 é….

        • 2008 é muito ruim, sério. Pior carro que minha família já teve.

          • Resendemaster

            Ruim em que? Será que vários avaliadores que elegeram ele um bom produto são otários? Será que você tem o carro mesmo ou a vontade de digerir a imagem de 2008 mesmo?

          • Atley jackson

            Porque ruim? Compramos um p minha esposa a quase 4 meses e não temos o que reclamar, muito macio e bom para rodar no dia a dia.

          • Rodrigo

            Qual é o problema do 2008?
            Pergunto porque é uma opção que eu estava a considerar, mas ouvir de proprietário é melhor!
            Teve algum problema sério?

            • Tenho um THP faz 6 meses, e foi a primeira pessoa que vi reclamar.

              O carro é muito bom.

            • Thiago

              Olha cara minha mãe tem um 208 Griffe que é a mesma motorização para o 2008 e mesmo acabamento interno, muda algumas perfumarias e carcterísticas para um SUV e a parte externa muda completamente. E sempre uso o carro dela para viajar e o carro é surpreendente no conforto e dirigibilidade, confesso que é um pocuo gastão, mas não sei se melhoraram essa questão no 2008 que acredito que sim. Estou aguardando sair uma carta de crédito e pego um 2008 de olhos fechados.
              OBS: Semana passada fui para Franca e peguei um obstáculo a note na pista que não sei o que era, pelo tranco que deu no carro, achei que tinha arrebentado a suspensão, levei na concessionária e não aconteceu nada co m o carro, só trincou o para barro, que é uma peça de plástico, e saiu por 262,00.

            • KVF

              Tenho um 2008 THP há mais de um ano, e posso afirmar que o carro é muito bom, ótimo custo benefício, potente e econômico. Pode comprar sem medo.

          • Thiago

            Discordo, foi o carro mais premiado no ano passado e inclusive na Europa, acredito ser uma questão de gosto mesmo

        • Vitor C

          Igualmente o Etios.

          • Resendemaster

            Isso mesmo Vitor. Etios tem AT 4 marchas e não vimos pessoal reclamando que não iam comprar. Só porque é Toyota? A ideologia de alguns brasileiros é assustador…

    • Arthur Medeiros

      Corolla é o queridinho. Merece, mas não tanto.

    • Cristiano_RJ

      O Corolla não tem AT6, tem CVT.

      • Resendemaster

        CVT simula 7 marchas virtuais…

        • Cristiano_RJ

          Continua sendo um CVT. Não é um A/T-6.

    • oscar.fr

      Vale lembrar que mesmo com 4 marchas, o 2008 ainda tem desempenho superior e é mais econômico que o Renegade com suas 6 marchas. Sem contar que o 2008 é mais espaçoso.

    • Ernesto

      Corolla não tem AT 6 e sim tem CVT que simula 7 marchas. E isso mudou em 2014, quando foi lançado o novo Corolla.

  • Kaian Reis

    Terça-feira vi um kicks SL parado no estacionamento do mercado e achei o carro bem bonito

  • André

    A Nissan precisa aumentar com urgência o minúsculo tanque de combustível (41 litros), o que limita muito a autonomia.

    • Gomes

      Cuidado, eles vão ler só o “precisa aumentar com urgência” e já vão reposicionar o preço…rsrs

  • Ricardo

    Eu acho que o cara que realmente gosta de carro e de ter o prazer de dirigir, não compra essas merdas de SUVs. E pensar que com o preço de algumas dessas porcarias compra-se um Audi A4!

    • Artur

      Eu já acho que quem tem dinheiro para comprar SUV ou A4 tem o direito de escolher o que quiser e não se importar com a opinião alheia…

    • saosao

      Legal cara, me fala qual é a sua opinião que eu vou fazer igual então.

    • Gomes

      Você está corretíssimo, conhece bem o mercado….Essa merda HRV vendeu quase 5000, vc tem o número de vendas do A4?? Deve ter sido uns 7.000, não?🤓🤓

      • Ricardo

        Esse 5.000 não sabem o que é prazer em dirigir!

        • Ernesto

          Existem N fatores para alguém escolher um carro. E prazer de dirigir é um deles, mas para alguns, não é o principal.

  • Vattt

    Realmente esse mês vi algumas unidade a mais do 2008 pelas ruas, que até então era mosca branca. Mas será que a Peugeot vai conseguir manter esse desempenho durante muito tempo???? Porque o ritmo minimo de 1000 unidades por mês, está certo para se manter conhecida no mercado, ou vai sumir como o 3008.

    • Gomes

      Lembrando que quando anunciaram 1.000 carros por mês, o mercado era outro. O Renegade era para fazer 7.000/mês

  • pedro rt

    tomara q o tucson despenque cada vez mais pra CAOA deixar de ser burra e trazer logo o new tucson

    • oscar.fr

      É bem possível que a nova Tucson venha, mas virá para ocupar outro segmento. Não me surpreenderia se a Hyundai tentar emplacar ela entre IX35 e Santa Fé.

  • Diego Ávila Monteiro

    Chuuuuuuuuupa Nissan !!

  • Bruce Wayne

    Como sera que andam as vendas do XV e da Forester ?!

  • Jurandir Filho

    2008 vendeu mais que o irmão 208, a vez é dos SUVs mesmo, se a peugeot trouxer o 1.2thp automático é um sério candidato a próximo carro