Home Etc Como cuidar do radiador e de todo sistema de arrefecimento do meu...

radiador carro sistema arrefecimento Como cuidar do radiador e de todo sistema de arrefecimento do meu carro




O motor de qualquer carro precisa se manter em uma boa temperatura de trabalho. Para isso, ele é equipado com um sistema de arrefecimento, que é composto de vários componentes, o principal deles sendo o radiador. O que devemos fazer para cuidar bem desta parte tão importante de nosso carro?

Várias câmaras de passagem de água existem ao redor das partes principais do motor, como a câmara de combustão. A água fria vai até lá, pega parte do calor do motor e volta para o radiador. No radiador, ela é resfriada, pela passagem do ar ali, auxiliada pelo ventilador que fica encostado no mesmo.

Em outros tipos de motores, não existem essas câmaras de ar, e os motores são refriados apenas pelo ar, como é o caso dos motores de Fusca. Como a grande maioria dos carros tem sistema resfriado com água, a manutenção é importante.

O motor tem que trabalhar em uma temperatura adequada, que varia de motor para motor, mas geralmente fica perto dos 90 graus. Uma importante arma para se conseguir isso é o líquido de arrefecimento. Não se deve encher o radiador com água.

Este líquido é uma mistura de água com etilenoglicol, que evita que a água ferva aos 100 graus e evita que ela se congele a zero grau. Até os 128 graus, o líquido de arrefecimento não ferve, fazendo com que a água ao redor do motor continue tirando o seu calor.

Sabia que o líquido do radiador tem que ser retirado a cada 30.000 quilômetros? E na mesma ocasião, é bom fazer uma limpeza completa do sistema, com uma lavagem completa. Jogamos um produto específico na água do radiador, para que a sujeira se solte.

Então, com o carro frio, desligado, soltamos as mangueiras e ligamos o carro. Coloca-se água limpa no reservatório, por cima, e então ela vai empurrando a água suja aos poucos, e com mais força quando o motor esquentar.

Para evitar superaquecimento, também é bom checar rotineiramente os sistemas elétricos envolvidos no resfriamento do motor, como o ventilador e sua fiação e sensores.



Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.