Home Etc Como entender os códigos escritos na lateral dos pneus

Muitos ficam confusos quando olham para a lateral de um pneu, com aquele tanto de coisa escrita, um monte de códigos, etc. Por exemplo, o que sinifica que um pneu é 205/55 R16? Neste texto você entenderá o que esses números significam.




Todos os carros tem pneus certos para eles. Você pode encontrar essa informação no manual do proprietário. Se seu carro não tem mais o manual, você pode obter a informação por procurar na internet ou ir até uma loja de pneus. Eles tem uma lista com as medidas certas de pneus de todos os carros.

Você pode mudar o tamanho do pneu, mas tem que mudar também o da roda, para que o diâmetro total do conjunto pneu/roda não mude. Se isso acontecer, a velocidade apontada no velocímetro mudaria, não seria mais real.

Podemos também mudar um pouco a largura dos pneus, mas não muito, pois senão o pneu pode raspar em algum ponto da carroceria em diferentes situações. Sobre os números que citamos acima, veja a explicação:

O primeiro número, 205, significa a largura do pneu em milímetros, ou seja, 205 milímetros, o que dá 20,5 centímetros. O próximo número é 55, a porcentagem da largura. A altura então é 55% da altura. Nesse caso é 112 milímetros de altura, ou 11,2 centímetros.

Fora isso cada pneu também tem um índice de velocidade máxima, pode ser 180 km/h, 200 km/h, 240 km/h, e assim por diante.


  • alyalysson

    faltou informação aííí…
    o indice de velocidade maxima é informado por uma letra depois de 205/55 R16

    arrumar: "A altura então é 55% da altura"

    sugestão de fazer um post explicando a diferença de farol de milha e farol de neblina e quando usa-los.

  • Jeremy_Jam

    Certo… Mas ficou confuso no final. E eu acho muito boa a sugestão do Alysson. Por exemplo: pode usar farol de neblina, mesmo no transito urbano e sem ter neblina nenhuma?