Como regular o farol do carro? (passo a passo)

Como regular o farol do carro?
Como regular o farol do carro?

Mesmo sendo um dos itens mais importantes de um carro, o farol acaba sendo motivo de preocupação por parte dos motoristas apenas quando deixa de funcionar.

Porém, é preciso verificar a regulagem do farol para que ele ilumine de maneira eficiente, sem ofuscar a visão dos outros condutores e também proporcionando luz de modo a iluminar a via adequadamente.

No caso do ofuscamento da visão, uma pessoa leva cerca de quatro segundos para que sua visão volte à normalidade após ser surpreendida por um carro com farol alto ou faróis desregulados. Neste intervalo, se o carro estiver a 100 km/h, o motorista percorreu entre 80 e 120 metros, distância suficiente para provocar uma colisão grave.

É importante ressaltar ainda que trafegar com os faróis desregulados é considerado uma infração grave, conforme o artigo 223 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso pode render uma multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação, além do risco de retenção do veículo para regularização.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), nos oito primeiros meses de 2018 foram aplicadas quase 2.300 multas no território brasileiro por trafegar com os faróis desregulados ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro motorista.

TOP10: Carros mais baratos com xenon de fábrica no Brasil

Como saber se os faróis estão regulados?

1. Faça o teste de noite, em um lugar plano, com uma parede à frente e com o farol baixo acionado.

2. Do lado esquerdo devemos ter um facho quase reto e do lado direito uma linha mais inclinada pra cima, de dentro pra fora.

3. Tanto o farol do lado esquerdo como o farol do lado direito iluminam da mesma forma, ou seja, com inclinação para cima do lado direito da pista, onde ficam o acostamento e as placas.

4. As duas linhas horizontais devem estar alinhadas entre si. Se uma for mais alta que a outra estamos vendo faróis desalinhados. O correto é que as duas linhas estejam projetadas levemente para baixo.

Como regular os faróis do meu carro?

1. Com o carro parado em um local plano e com os pneus calibrados, faça uma marca na parede com as medidas dos centros dos faróis, esquerdo e direito, com a distância exata até o solo.

2. A distância entre o carro e a parede deve ser de no mínimo três metros, mas o ideal é cinco metros.

3. Uma outra marca deve ser feita, descendo um centímetro da marca original para cada metro recuado.

4. Em duas folhas de papel sulfite, faça uma linha horizontal do centro para a esquerda e inclinada 15 graus para cima do centro para a direita.

5. Cole o papel de maneira que o vértice da linha desenhada fique sobre a segunda marca deslocada para baixo. Estas são as referências exatas para a regulagem do farol.

6. Acenda o facho baixo e localize os parafusos de regulagem.

7. Em cada farol existem sempre dois parafusos: um para a regulagem vertical e outro para a regulagem horizontal. Gire-os até que as linhas de projeção coincidam com as marcas.

[Fonte: G1]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.