Comparativo aventureiro: EcoSport, Tracker e Pajero TR4

Vamos falar um pouco sobre as opções que o consumidor têm no Brasil para comprar um veículo aventureiro, mas que não custe uma fortuna. Este comparativo foi feito pela Agência Auto Informe, com os seguintes modelos: Ford EcoSport, Mitsubishi Pajero TR4 e Chevrolet Tracker. Os três modelos comparados tinham tração 4×4.

O Ford EcoSport é um crossover mais usado pelas pessoas como um carro alto pra andar dentro da cidade, especialmente por mulheres, que gostam da posição de dirigir, que dá uma visão mais ampla das ruas.

Só que a versão 4×4 acaba ficando deixada de lado, pois a necessidade dessas pessoas não é de andar em estradas de terra e fazer um off-road.

A Ford diz que a EcoSport 4WD representa apenas 4% das vendas do modelo. É claro que em modelos que vendem tão pouco, o lucro é bem maior, ou seja, pra Ford esses 4% devem representar uns 15% dos lucros, mas mesmo assim é pouco.

A participação da EcoSport 4WD é de cerca de 150 unidades por mês, contra mais de 3.000 das EcoSport 4×2. O preço da EcoSport com tração integral é de 66.120 reais. Chega a ser mais caro que o Chevrolet Tracker, mas é mais barato que o Pajero TR4.

A Ford EcoSport 4WD não tem 4×4 reduzida. A única opção é apertar um botão no painel para acionar a tração integral, onde o sistema transfere 50% da força dianteira para o eixo traseiro. Não é o ideal para um off-road.

Outra coisa: o EcoSport é montado sobre monobloco, o que dificulta a passagem por trilhas, tem pneu 205/65 R15 misto, 60 por 40, ou seja, 60% de uso urbano e 40% de uso em terrenos arenosos.

Mas por outro lado o EcoSport 4WD é o único modelo do comparativo que traz airbags para motorista e passageiro, além de estribos laterais.

O motor do modelo é o Duratec do Focus, 2.0 com 143 cavalos de potência. Já o Chevrolet Tracker é o único importado.

O modelo vem da Argentina. Seu desenho é antigo, de 1997. Ele é feito sobre chassi, e tem tração 4×4 com acionamento através de alavanca de câmbio com reduzida, que o torna mais robusto para trilhas.

O motor do Chevrolet Tracker é o mais fraco dos três, um 2.0 com 128 cavalos. Seus pneus são 235/60 R16 uso misto, 50% para uso urbano e o mesmo para uso em piso escorregadio, tanque de combustível de 66 litros e rodas de liga leve.

A versão do Chevrolet Tracker (veja aqui Tracker – defeitos e problemas) é única, sai por 59.990 reais, o menor valor deste comparativo, e já vêm com teto solar, ar-condicionado e dois anos de garantia.

Já o Pajero TR4 é feito em Goiás e é o mais moderno. Tem inclusive motor Flex, 2.0 16v com 133 cavalos.

O Pajero TR4 também é o único que tem transmissão automática com tração 4×4 e reduzida, barra estabilizadora traseira , freios ABS com controle eletrônico de distribuição da força de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro.

O modelo é o menor da comparação.

Seu preço é de 71.690 reais na versão manual e 76.590 reais na versão automática.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.