Home Marcas Chevrolet Comparativo: Chevrolet Onix vs Hyundai HB20


comparativo hyundai hb20 chevrolet onix 1 620x309 Comparativo: Chevrolet Onix vs Hyundai HB20




Eis aqui dois modelos que vão mudar o cenário dos compactos. Design moderno e bom acabamento? Tem. Itens modernos e plataforma nova? Tem. Air bag duplo? Tem. Espaço de compacto premium? Tem. Tem certeza que estamos falando de populares? Sim. Nunca o segmento foi tão disputado.

Etios, Novo Palio, HB20, Onix, March, Gol representam hoje a maior fatia de vendas do mercado. O comparativo de hoje é entre os novatos Onix e HB20, ambos apostam no design e acabamento para se destacarem. A análise vai ser feita de modo diferente, em tópicos.

comparativo hyundai hb20 chevrolet onix 2 620x364 Comparativo: Chevrolet Onix vs Hyundai HB20

Design: A Hyundai não mediu esforços ao fazer um compacto ousado. Seja qual for o ângulo, o HB20 é mais clara representação da filosofia de design da coreana, “escultura fluída” ou “fluidic sculpture” como ela chama em seus pomposos comerciais. Linhas musculosas, vincos marcantes, sem dúvida, o HB20 é um dos populares mais bonitos do mercado. O GM Onix representa uma mudança de visão da marca, pois seus recentes lançamentos de populares (Agile, Cobalt e Spin) não atraem pelo design. O compacto é bonito, traz linhas e vincos que fazem do carro parecer maior do que realmente é. A frente, traz a tradicional grade bipartida com a gravatinha dourada no meio, e os faróis são mais baixos que o normal. Já a traseira, lembra tanto o Vectra GT quando um pouco o seu maior rival, o Gol. Mesmo assim, passa a impressão de ser um carro premium ou médio, nunca lembra um popular. Tanto o Hyundai quanto Chevrolet estão acima da média da categoria, chamam a atenção pelo design bem resolvido.

comparativo hyundai hb20 chevrolet onix 3 620x317 Comparativo: Chevrolet Onix vs Hyundai HB20

Acabamento: Esse é outro ponto que chama atenção nessa dupla. Plástico rígido é regra, mas oferecem design atraente, bons encaixes e tato agradável. Na porta, ambos trazem tecido, embora sejam de melhor qualidade no Chevrolet. Já a Hyundai contra-ataca com um belo painel de instrumentos, remetendo ao sedã médio Elantra, ao ponto que o Onix aposta no modelo digital tipo “moto”, de gosto duvidoso. O que chama atenção no modelo da Chevrolet, é a bela tela central de multimídia de touth-screen, moderna e prática, sem dúvida é o maior diferencial do carro. O som do HB20 tem um bom design, mas não nunca se comparado ao Onix.

comparativo hyundai hb20 chevrolet onix 4 620x362 Comparativo: Chevrolet Onix vs Hyundai HB20

Espaço interno: Apesar de conter um bom entre-eixos, o HB20 perde pontos nesse quesito. Faltou engenharia nesse aspecto, o Palio que possui entre-eixos menor (2,42m contra 2,50 do Hyundai) é mais confortável. Vindo de uma família de grandalhões, o Onix agrada bastante nesse aspecto, seu entre-eixos só perde para o Sandero na categoria, mas tem um aproveitamento interno digno de carros grandes. New Fiesta, Punto e Polo que são carros de categoria superior não oferecem tanto conforto assim. A Chevrolet fez a lição de casa, a sua experiência com o Cobalt, fez bem para seu novo popular.

comparativo hyundai hb20 chevrolet onix 5 620x218 Comparativo: Chevrolet Onix vs Hyundai HB20

Desempenho: A Chevrolet reformulou cerca de 80% do motor 1.0, que agora conta com mais cavalos e um pouco mais de torque. Mas ainda é pouco perto do moderno tricilíndrico 1.0 Kappa da Hyundai, o mesmo utilizado pelo Picanto, só que com sistema flex. Na hora de andar, senti o HB20 mais esperto nas saídas, e o motor sempre responde quando é preciso. O Onix também não decepciona para um 1.0, mas não chega a andar como o coreano.

Câmbio: Cada macaco no seu galho. Assim é com os câmbios, cada um é ideal para seu motor. Na parte dos engates, achei o HB20 meio seco, o Onix tem um engate mais macio. Mas o escalonamento de cada um foi adequado para formar um bom conjunto com seu motor mil.

comparativo hyundai hb20 chevrolet onix 6 620x365 Comparativo: Chevrolet Onix vs Hyundai HB20

Ergonomia: A vantagem agora é do Hyundai. Os controles do ar-condicionado ficam mais ao alcance das mãos, ao contrário da GM insiste em colocar lá em baixo. Para acessar, principalmente quando o o câmbio está em alguma marcha ímpar, é bem complicado. No acesso ao som ou central multimídia, ambos modelos agradam.

comparativo hyundai hb20 chevrolet onix 7 620x218 Comparativo: Chevrolet Onix vs Hyundai HB20

Porta-malas: segundo as fabricantes, o Onix e HB20, respectivamente possuem 280l e 300l. Um pouco maior que a média da categoria.

Suspensão: Nesse quesito, são bem parecidos. Podemos dizer que estão mais perto do Gol, do que da Palio. O Onix é mais complacente nos buracos, e nas curvas não assusta, pois é mais largo. Já o HB20 uma estabilidade levemente melhor, devido ao acerto mais justo.

comparativo hyundai hb20 chevrolet onix 8 620x365 Comparativo: Chevrolet Onix vs Hyundai HB20

Itens de série: Trazem uma lista bem recheada, em comum contam com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, air bag duplo e regulagem de altura do volante. O Onix leva vantagem, pois traz uma central multimídia, contra o sistema de som normal do HB20. O grande pecado do Hyundai no entanto, e não oferecer ABS nem como opcional, sendo que no rival é um item de série desde da versão mais em conta, a LS. Amenizando um pouco, o HB20 conta com computador de bordo e painel fine-vision.

Preço: o preço é exatamente o mesmo, R$ 34.990, mas o Chevrolet vem mais equipado. No pós-venda, vale destacar os 5 anos de garantia oferecido pela Hyundai, contra 3 anos da rival. E o HB20 ainda conta com um plano de revisões mais barato e seguro com preço fixo, de R$1.300 reais. A favor do Onix, a maior rede de concessionárias.

comparativo hyundai hb20 chevrolet onix 9 620x350 Comparativo: Chevrolet Onix vs Hyundai HB20

Resumo: O HB20 traz um motor mais moderno, é mais esperto, além do design muito bem resolvido. O Onix aposta no espaço, nos itens de série e na grande rede Chevrolet para conquistar os consumidores. Houve um empate, cabe ao consumidor analisar o compacto que melhor atende as suas necessidades. Agora, se tem uma coisa que é necessário falar, é a seguinte: Tremei Volkswagen.

chevrolet onix hyundai hb 20 notas Comparativo: Chevrolet Onix vs Hyundai HB20

chevrolet onix hyundai hb 20 medidas Comparativo: Chevrolet Onix vs Hyundai HB20

 

Por Bruno Manoel


Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.