Home Comparativos Comparativo: Fiat Idea Essence 1.6 contra Nissan Livina S 1.6

idea-livina

No segmento de minivans, Fiat Idea e Nissan Livina são duas das opções mais vendidas no segmento de monovolumes. A italiana vendeu 1.986 unidades em Janeiro contra 816 da japonesa. Como a Fenabrave não faz distinção da Livina com Grand Livina, provavelmente o número abrange os dois modelos.

Independente de ser ou não as mais vendidas, ambas oferecem qualidades que poderão satisfazer muitos clientes. Para um melhor comparativo, pegamos as versões Essence 1.6 da Idea e S 1.6 da Livina. A primeira sai por R$ 46.050, enquanto a outra custa R$ 45.490.

idea-livina-1

Em comum, ambas possuem motores 1.6 Flex, sendo que a Fiat Idea Essence dispõe de 115/117 cv com 16,2/16,8 kgfm de torque, respectivamente com gasolina e etanol. Já a Nissan Livina S entrega 104/108 cv e 14,9/15,3 kgfm, na mesma ordem. Ambas possuem transmissão manual.

Na Idea, há a opção de câmbio automatizado Dualogic Plus, que acrescenta mais R$ 2.135. A Livina S 1.6 não dispõe de opção automática, reservada apenas às versões 1.8. Nesse caso, os preços começam em R$ 48.490. O acréscimo é de R$ 3.000, mas o cliente leva também motor mais potente.

idea-livina-2

A Fiat Idea Essence 1.6 tem 3,95 m de comprimento, 1,69 de largura e 1,70 de altura. O entre eixos é de 2,51 m. No porta-malas cabem 380 litros. A Nissan Livina S 1.6 tem 4,18 x 1,69 x 1,60 x 2,60 m. O porta-malas tem 449 litros. Na minivan da Fiat, o destaque é a boa altura interna, garantindo amplo acesso mesmo para pessoas altas. No monovolume da Nissan, o espaço interno atrás é melhor, assim como espaço amplo. Há bons porta-trecos nos dois modelos, assim como boa ergonomia para o condutor.

idea-livina-3

A Fiat Idea Essence 1.6 oferece um bom pacote de equipamentos, que inclui ABS, airbag duplo, ar condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, lanternas em LED, luzes de leitura, vidros dianteiros/travas elétricas, entre outros. Como opcional, o pode ter câmbio Dualogic, faróis de neblina, apoio de braço central, rodas de liga leve aro 15, acabamento personalizado, volante e bancos (parcialmente) em couro, retrovisores elétricos, CD/MP3/USB/Bluetooth, sensores de chuva/faróis/estacionamento, retrovisor eletrocrômico, teto solar Sky Dome, subwoofer, airbags laterais e vidros traseiros elétricos. Completa, ela chega à incríveis R$ 60.842.

idea-livina-4

A Nissan Livina S 1.6 não tem grandes pretensões em termos de equipamentos, mesmo porque a marca japonesa não disponibiliza opcionais, apenas versões com conteúdo fechado. De série, a versão citada tem rodas de liga leve aro 15, CD/MP3/iPod, ar condicionado, airbag duplo, direção elétrica, luzes de leitura, trio elétrico, entre outros. Para ter ABS, apoio de braço para o condutor, câmbio automático de 4 marchas, ar condicionado automático, chave presencial I-Key, bancos em couro, repetidores de direção nos retrovisores e faróis de neblina, além de motor 1.8 Flex com 125/126 cv, a Livina tem que ser a SL 1.8, que custa R$ 52.490.

idea-livina-5

A diferença de preço é considerável, mas também da mesma forma é a quantidade de itens oferecidos nos dois modelos, sendo vantagem para a Fiat Idea Essence 1.6, que, no entanto, fica custando o mesmo que um sedã médio ou praticamente o mesmo que a Nissan Grand Livina SL, que custa R$ 59.390 e tem sete lugares. Enfim, diante de tudo isso, qual delas seria sua opção, caso estivesse disposto a pagar R$ 45.000/R$46.000 por uma minivan?

idea-livina-6



  • Leandro1978

    Acho que faltaram a Spin, que parte dos R$ 45.190 e a C3 Picasso, R$ 1.100 mais cara. Não gosto da Livina, já andei em uma X-Gear e a achei muito dura (banco e suspensão) e barulhenta (isolamento motor/ barulho suspensão). Meu ex-chefe teve uma e não gostou. Ficou um tempo com ela e a trocou num i30. Não quer mais saber. Em relação à Idea, não conheço, só entrei nas concessionárias e nunca fiz test drive, assim não tenho como falar muito dela. Acho que acabaria optando pela Spin.

    • Geanmatheus

      Tenho uma Idea, esse painel de Palio não é compatível com o carro, que custa caro.
      Mas no geral eu gosto do carro.
      Ainda bem que comprei a minha bem "barato", em relação à uma 0km(na época não exisita Spin, e as Concessionárias Nissan são longe).

    • bandaxadibar

      Spin é feia de doer!!!!!

      • MM_

        Nao acho mais feia que a Livina.

        • DarlonSC

          Infelizmente, consegue ser mais feia que Livina.

          • Mr. Potato

            A Spin é bem mais feia, beira o absurdo aquele desenho. Olhem a lateral e traseira. A Livina é sem graça, mas a Spin é risível, parece que foi desenhada por uma criança (nada se encaixa).

      • Leandro1978

        Novamente a conversa se resume ao design do modelo. E o custo benefício, desempenho acabamentos, etc? Não estou falando que a Spin seja melhor que estas, mas a conversa sobre a Spin se resume ao design exterior. Cadê a comparação com as concorrentes, qual as vantagens e desvantagens? Não estou falando que o design não seja importante, certamente contribui para o sucesso ou fracasso dos modelos, mas resumirmos a conversa a somete isso, é lamentável.

  • Salazar1966

    Na minha opinião, mesmo menos potente, as dimensões e o que oferece de essencial, mais o preço menor, escolha racional, Nissan.

  • Felix_S

    Não vejo graça em nenhum deles, mas tenho de admitir que existem poucos carros tão práticos para pais transportarem seu filhos no dia-a-dia como o IDEA: pequeno e estreito pra ganhar agilidade na cidade, mas teto alto pra não judiar das costas quando ajeita-se o bebê na cadeira ; PISO PLANO para facilitar que crianças maiores passem de um lado ao outro do carro (quem é pai sabe que isso é ótimo!) e sempre entrar e sair do lado mais seguro da rua, que é o da calçada.

  • jatcj

    Fiz essa pesquisa em 2012 e peguei uma C3 Picasso 11/12 (3 anos de garantia) com 10.000km rodados por 40k. Até o momento estamos bastante satisfeitos inclusive com o consumo 10km/l na cidade. Muito silenciosa, confortável, acabamento agradável e com um bom espaço interno.
    O interessante é que com esses mesmo 40k dava para ter pego uma Idea 0km 1.6 mas após andarmos no carro e avaliarmos diversos pontos ficamos com a C3 Picasso mesmo.

  • PabloRJ

    Mesma merda…

  • bedotRJ

    A Spin LT poderia ter entrado nessa comparação.

    Entre essas duas, Livina, sem dúvida. A Idea já tá bem cansada, suas dimensões só são melhores para cima e ela apresenta uma falha de ergonomia grave, que são as saídas de ar herdadas do Palio antigo, muito baixas, dificultando a refrigeração da cabine. Além disso, a garantia é de 1 ano contra 3 da Livina.

    Mas eu não levaria nenhuma dessas duas. Ficaria com a Livina 1.6 básica, economizando a diferença. A Idea mais barata tem o raquítico motor 1.4 da Fiat e só se justificaria se tivesse preços abaixo de R$ 40mil.

    • MM_

      Sem ABS? o.0

    • Vinicius

      Nossa e vc acha que a saída do ar baixa é algo grave? Eu não concordo, sendo bem fácil arrumar isso, sabe como? Basta direcionar a saída do ar pra cima e pronto problema resolvido e acho o contrário, ela é bem resolvida e o rádio fica no lugar ideal que é na parte de cima do painel. Pra mim a Idea é a minivan ideal para a cidade e gosto muito dela.

      Abraços.

  • dudupruvinelli

    Fiat? JA-MAIS.

    • MM_

      Eu compraria uns 50 Fiats, uns 10 carros chineses qualquer e até algum russo antes de comprar (outro) Nissan.

    • duhehe

      2 ! Nem de graça !

      • Mr. Potato

        Compradores de marcas. Puro preconceito. Avaliem o carro em si, não o logotipo.

  • hugogyn94

    Me desculpem Fiat Ideia é minivan ? te juro achava era hatch.

    • Geanmatheus

      Pelo Design é uma mini-van.

  • Landrutt

    Eu fui de Idea e estou muitíssimo satisfeito com o carro. Até me interessei pela Livina SL e pela X-Gear, mas mesmo nas versões top de linha a Nissan não trazia ajuste de altura dos cintos de segurança e o sistema de som não vem com uma mísera entrada USB. O C3 Picasso não me convenceu, a Citroën espertinha tirou o motor 1.6 16v do GL e GLX (trocou por um 1.5, o mesmo 1.4 antigo mas recauchutado) e continuou com os mesmos preços. Me pediram 52 mil no GLX 1.5 manual, sem negociação, preço próximo do que eu paguei pelo Idea Adventure 1.8 manual com os opcionais de pintura cinza tellurium(nada mais que um marrom metálico), som Connect e vidros elétricos traseiros.

  • bandaxadibar

    Ambas devem ser reestilizadas, pois estão cansadas!!!!!! a Spin já nasceu cansada e com design terrível!!!!

  • Felipe_Henrique

    Como gosto é subjetivo e pessoal! Uma vez, saindo de um shopping no RJ, me deparei com uma Spin parada próxima a um ponto de taxi e uma garota que seguia atrás de mim, ao ver o carro exclamou: "Nossa, que carro lindooo!"
    Olhei 360º esperando ver algo incrível, quando ví ela apontando a Spin pra amiga dela.
    Voltando à matéria, o interior do Livina é bem mais bonito, em contrapartida, o exterior do Idea me agrada mais.

    • DarlonSC

      "o interior do Livina é bem mais bonito, em contrapartida, o exterior do Idea me agrada mais. " Exatamente a minha opinião.

    • 3ic

      A Idea é a minivan mais bem acertada no exterior dessa categoria na minha opinião

      • Edson Roberto

        Pena que o exterior dela, não se resolva os problemas internos do modelo :(

  • oliveirajc

    Para dirigir, muito melhor a Livina, pois não tem os inconvenientes da ruim posição de guiar, volante, e comando de câmbio, comuns nas minivans. A Livina está mais para uma perua de teto alto do que uma minivan…. ainda bem!

  • MecanicoDigital

    A Idea é pequena, tem uma posição de dirigir horrível, os pedais são tortos (herança do Palio, afinal não passa de um Palio minivan) e o acabamento é pobre, sem falar naquelas saídas de ar baixas no centro do painel (mais uma evidência da dinastia Palio). A Livina seria uma boa opção, se estivéssemos vivendo há dez anos atrás.

    Entre escolher uma dessas duas, fico com a Spin.

  • fabritch

    O acabamento da Livina é mto bom. A Idea ganha pontos por conta do desenho mais esportivo.

  • MuriloSoares

    Pessoal Falando da Spin, ela nem está no comparativo, talvez por dar medo, assim como todos os Chevrolet da atualidade fabricado no Brasil… o Cruze se salva.

  • moacir

    não da pra comparar a idea com a livina pois a idea é minivan e a livina perua, a livina briga com spacefox e palio weekend. a idea brigaria com a meriva portanto agora é com a spin ,já a spin briga com a grand livina 7 lugares, enfim a briga é grande e resumindo compre o carro que o seu dinheiro alance e seja feliz

  • reinaldo

    Entre os carros apresentados, a Livina é uma Renault com motor 1.6 16V que é melhor que o que equipa o Sandero 1.6 8V. O motor Etorq é lento nas arrancadas, sem dúvida ( tenho um Punto Etorq) e não é lá estas coisas de econômico. Consumo normal, entre 9km no transito urbano com alguns pontos congestionados.Quanto a design acho a Idea mais interessante. Se fosse comprar hoje, não ficaria com nenhuma das duas, esperaria a Etorq multiair que terá melhor desempenho em baixas rotações e melhor aproveitamento energético no tocante a consumo (+/- 10%) Quanto as firulas boiolas são colocáveis posteriormente em qualquer um peladão, mesmo com custo maior pode se fazer aos poucos, o essencial é vir com ABS,DH,AC,Air Bag e alguns itens . Som,botãozinho, porta coisas etc são práticos mas em geral só fontes de ruido.A Livina tem isolamento acústico mais deficiente, bagageiro maior, mas acho meio sem graça. Spin não, acho terrívelmente "enjanbrada" no design.E os motores da são motores velhos "garibados" para parecerem modernos. Entre as três o motor FPT tecnologia BMW é o mais atual., embora com deficiências ainda.

  • recruta zero

    Testei hoje uma idea 2014 1.4. Pareceu boa, confortável e silenciosa, mas não sei o consumo de combustível aproximado em circuito urbano com muitas paradas em semáforos nem em estrado só o "oficial" A garantia de 1 ano é ultrapassada e não atrai, disse ao vendedor que desistiria em função disto. Garantia hoje minimamente aceitável é de 3 anos.O gerente da concessionária me informou que daria a garantia estendida que já tive mas não cobre todos os defeitos. Neste ponto a FIAT está ultrapassada e de muito.Ou vão retirar o carro de linha breve antes de 3 anos e aí não garantem mais nada….

  • https://www.facebook.com/gabriel.moreiraaraujo Gabriel Moreira Araújo

    “A Livina é ideal para quem quer associar família e espaço!´´

  • Ana Paula

    Tenho um Idea 2012 novo e é perfeito! Gostaria que ele tivesse a opção de 7 lugares…meu sonho!