Jetta 2.0 Flex VS Jetta 1.4 TSI DSG: veja qual é o melhor

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O Volkswagen Jetta é a atual opção de sedã médio da marca alemã no mercado mundial, mas possui duas variantes bem diferentes: Uma feita para o continente americano e chinês e outra para o europeu.

Ele também chama atenção por usar dois tipos de suspensão traseira, algo nada inédito, visto que outros modelos do Grupo VW também o fazem.

No caso dessas duas versões comparadas do Jetta Comfortline, o eixo traseiro é o de torção, enquanto versões mais caras e potentes possuem multibraços no conjunto posterior, garantindo maior conforto e estabilidade.

Mas fora diferentes de acabamento e técnicas como essas, visualmente os dois se equivalem.

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Escolhemos o Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic e o Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG do mercado germânico, onde um VW é popular apenas no sentido de volume e não exatamente de preço.

O brasileiro pode se assustar com a grade de preços praticados por lá, bem como a infinidade de opcionais, que mais lembram aqueles kits de personalização com milhões de possibilidades.

Se aqui é caro, acredite, lá é bem mais. Só que devemos colocar na balança as diferenças econômicas entre Brasil e Alemanha.

Aí nesse caso, os valores teutônicos não serão assim tão altos se comparados aos brasileiros. Bom, mas vamos lá. Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic e Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG foram comparados preços quase similares.

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Aqui, pegamos os pacotes da VW e deixamos o mexicano “completo” por R$ 82.251.

No supermercado da VW alemã, só conseguimos pegar um item opcional, que agregado a outro (obrigatório), fechou o preço em € 28.050 ou R$ 82.467. A diferença pode ser gasta com etanol…

O Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic vem bem recheado quando completo e conta com ar condicionado automático, volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, sistema de áudio RNS 315 com navegador e tela sensível ao toque, rodas de liga leve aro 17 com pneus 225/45 R17, bancos em couro Vienna, entrada/partida sem chave, teto solar elétrico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, airbags laterais, airbag duplo, ABS, entre outros.

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No caso do outro mexicano, já que é também exportado para a Europa, o Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG não tem o mesmo “recheio” da versão brasileira e tem que ser degustado “a seco” mesmo.

Ele vem de série com rodas de liga leve aro 16 com pneus 205/55 R16, LEDs diurnos, volante em couro, bancos em tecido, seis airbags, ESP, Isofix, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em aclive, direção eletro-hidráulica e pacote Business Premium (navegador, sensores chuva/crepuscular, rádio RNS 315, retrovisor eletrocrômico, Media-In com USB no porta-luvas, bancos dianteiros aquecidos, lavador de faróis com aquecimento).

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Com 4,64 m de comprimento, 1,77 de largura, 1,48 de altura e 2,65 de entre eixos.

O porta-malas tem 510 litros e o tanque com 55 litros. O Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic tem motor EA 113 2.0 8V Flex com 116/120 cv e 17,7/18,4 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. A transmissão automática Tiptronic tem seis marchas.

Como não está na tabela Inmetro, decidimos colocar os resultados de nosso teste no mundo real: 6,5/8,6 km/litro na cidade (etanol/gasolina) e 9,2/13,2 km/litro na estrada.

A emissão de CO2 não foi medida. De forma oficial, o sedã tem máxima de 191/198 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 12/11,1 segundos, respectivamente gasolina e etanol.

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Já o VW Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG tem motor EA211 1.4 16V com turbocompressor, intercooler e injeção direta de combustível, entregando 122 cv e 20,3 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm.

A transmissão automatizada DSG de dupla embreagem tem sete marchas.

O consumo urbano é de 12,9 km/litro e 20 km/litro na estrada. A emissão de 138 g/km de CO2. Classificação “C”. A velocidade máxima de 202 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos.

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Enfim, iguais no visual, mas bem diferentes no conteúdo, mecânica e eficiência energética.

Os preços são igualmente altos, mas do ponto de vista econômico de cada país, o custo-benefício pode ser aceitável.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X