Home Marcas Chevrolet Comparativo: Strada Working x Saveiro CS x Montana LS

strada-x-saveiro-x-montana

As principais picapes leves do mercado – Strada, Saveiro e Montana – agora estão mais solitárias, pois as rivais Ford Courier e Peugeot Hoggar já disseram adeus. Assim, as três passaram a dominar o segmento, ainda com boas vendas no Brasil.

A Strada não é só líder entre as picapes leves, mas também do segmento de comerciais leves. De janeiro a outubro, o modelo da Fiat vendeu 104.600 unidades, enquanto o da Volkswagen ficou com 60.369 e o da Chevrolet emplacou 39.072.

Em termos de preços, a mais em conta é a Chevrolet Montana LS, que custa a partir de R$ 32.590, seguida da Fiat Strada Working, que sai por R$ 33.750. Por fim, a Saveiro CS começa em R$ 34.940. Estes comparativo vai levar em consideração apenas as versões de entrada destas picapes.

strada-x-saveiro-x-montana-1

Estilo

Derivadas de automóveis de passeio, Strada, Saveiro e Montana herdam os estilos dos modelos com os quais compartilham a plataforma, embora a picape da Fiat tenha adotado um visual mais individual recentemente, distanciando-se da família Palio da geração anterior.

Além disso, os modelos apostam em carrocerias com maior espaço interno, geralmente oferecendo versões de cabine estendida (exceto Montana, que já possui visual estendido), cabine dupla e até com três portas (somente Strada), funcionando tanto para trabalho quanto para lazer.

A Fiat Strada Working manteve os faróis anteriores, mas com acabamento interno modificado. O modelo também ganhou um novo conjunto grade/para-choque com malha e pequenos frisos cromados, além de formato mais robusto e pintado de preto. O modelo oferece também protetores plásticos em cor preta nos para-lamas e laterais.

Na parte traseira, a tampa da caçamba ficou mais limpa, enquanto o para-choque apresenta duas soleiras e as lanternas diminuíram de tamanho, mas ganhando visual mais dinâmico. No interior, novo volante e painel com modificações no estilo. Destacando-se o painel bastante funcional.

strada-x-saveiro-x-montana-1

A Volkswagen Saveiro CS adota o mesmo estilo frontal do Novo Gol, destacando-se os faróis com máscara negra retangulares, bem como grade horizontal pintada de preto, a mesma cor do para-choque, que incorpora também um spoiler em seu desenho. Na lateral, há uma prática soleira para auxílio durante amarração de cargas altas na caçamba.

Por fim, lanternas verticais e compactas com tampa de carga lisa e para-choque preto reforçado, mas sem soleira, fecham o visual traseiro. O painel tem aspecto simples, mas bastante funcional. Destaque para os difusores de ar circulares e painel de instrumentos.

strada-x-saveiro-x-montana-3

Já a Chevrolet Montana LS continua com o estilo herdado do Agile anterior, destacando-se grade e faróis grandes, além de para-choque com laterais mais robustas. O modelo apresenta acabamento na cor da carroceria para todas as partes, além de faróis com máscara negra. Possui vigias laterais e soleiras nos lados da caçamba.

As lanternas traseiras são bastante verticais e a caçamba incorporada uma área específica para a placa, já que nos rivais a identificação do veículo está atrelada ao para-choque. Há uma soleira sobre o protetor. O interior também é igual ao do Agile, destacando-se instrumentação, volante de fundo chato e display de climatização.

strada-x-saveiro-x-montana-4

Conteúdo

A Fiat Strada Working vem de série com airbag duplo, ABS, rodas de aço aro 14 com calotas, computador de bordo, entre outros. Como opcional, ar condicionado com para-brisa degradê, direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura, capota marítima, janela traseira corrediça, vidros dianteiros e travas elétricas, alarme, coluna de direção regulável, rádio USB/MP3, entre outros. Completa, esta versão alcança R$ 39.889.

strada-x-saveiro-x-montana-5

No caso da Volkswagen Saveiro CS, o pacote de equipamentos de série rodas de aço aro 14 sem calotas, vidros dianteiros elétricos, limpadores do para-brisa flat blade, airbag duplo, ABS, entre outros. Entre os opcionais, destaque para rodas de liga leve aro 15, faróis e lanterna de neblina, chave canivete, direção hidráulica, ar condicionado, travas e retrovisores elétricos e sensor de estacionamento. O preço pode chegar a R$ 44.981.

strada-x-saveiro-x-montana-6

Entre os itens de série da Chevrolet Montana LS, ficam em evidência freios ABS, airbag duplo, rodas de aço aro 14 com calotas e banco do motorista com regulagem de altura. O pacote de opcionais inclui rodas de aço aro 15 com calotas, rádio/MP3/USB, bluetooth, vidros e travas elétricos, ar condicionado, direção hidráulica, entre outros. O preço total atinge R$ 40.090.

Motorização e carga

A Fiat Strada Working tem motor 1.4 8V Flex de 85/86 cv a 5.750 rpm e 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Com 4,43 m de comprimento e 2,71 m de entre-eixos, o modelo transporta 705 kg em 1.220 litros da caçamba de carga. Vai de 0 a 100 km/h em 12,5/12,7 segundos e atinge máxima de 163/164 km/h, também com gasolina e etanol.

Mais potente entre as três, a Volkswagen Saveiro CS conta com motor 1.6 8V Flex com 101/104 cv a 5.250 rpm e 15,4/15,6 kgfm a 2.500 rpm, oferecendo caçamba com 914 litros e capacidade para 715 kg de carga. O modelo tem 4,49 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. Vai de 0 a 100 km/h em 10,8/10,5 segundos e tem máximas de 174/176 km/h, respectivamente com gasolina e etanol em todos os dados.

strada-x-saveiro-x-montana-7

Finalmente, a Chevrolet Montana LS utiliza o bloco 1.4 8V Econo.Flex com 97/102 cv a 6.000 rpm e 13,2/13,5 kgfm a 3.200 rpm (gasolina/etanol). A picape da GM mede 4,51 m de comprimento e tem 2,67 m de distância entre eixos. A capacidade de carga é de 768 kg (sem ar condicionado e direção hidráulica) e o volume da caçamba atinge 1.100 litros. Tem velocidades máximas de 168/170 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 12,3/12,1 segundos com gasolina e etanol, respectivamente.

strada-x-saveiro-x-montana-8

No Inmetro, o consumo registrado pela Fiat Strada Working 1.4 na cidade é de 7,4/10,8 km/litro e na estrada fica em 8,4/12,2 km/litro, respectivamente com etanol e gasolina. A Volkswagen Saveiro CS 1.6 faz 7,3/10,7 km/litro no ciclo urbano e 8,5/12,3 km/litro no rodoviário. A GM não participa do programa, mas divulga consumos para a Chevrolet Montana LS 1.4 de 8,6/12,2 km/litro e 11,5/16,0 km/litro, respectivamente cidade e estrada com etanol e gasolina.

strada-x-saveiro-x-montana-9

Enfim, Fiat Strada Working 1.4, Volkswagen Saveiro CS 1.6 e Chevrolet Montana LS 1.4 oferecem poucos itens de série, muitos opcionais e preço completo em torno de R$ 40.000. Para trabalho, elas são as opções mais indicadas. Agora, se a opção for também o lazer, melhor as versões Adventure 3 portas, Tropper e Sport.

[Imagens ilustrativas]



  • Leandro

    Para o trabalho, Strada não tem concorrentes.

    • https://www.facebook.com/raul.fontana.9 Raul Fontana

      para trabalho a courier nao tem concorrentes, mesmo anos desatualizada, tinha um motor como mesmo tamanhos do da saveiro com 109cv, simples como uma pedra, nao é cheia de frescura como a montana, e voce nao sofria com dor nas costas como é trabalhar o dia todo com uma strada. Uma coisa que aprendi desde pequeno, PICK UP é FORD!!!

      • bandaxadibar

        e porque a Courier saiu de linha? se fosse boa, venderia mais que as concorrentes….infelizmente em nosso pais, o modismo prevalece

        • CharlesAle

          A Courier era fabricada em SBC,fabrica que agora recebe o NF,e a prioridade era o novo Fiesta,além do que,apesar de excelente picape,a courier estava defasada,e não tinha peças em comum com o NF, sua capacidade de produção não era mais que 900 picapes por mês!!.Mas ainda sim uma boa picape,preferida principalmente por entregadores de gás,um serviço que é dos piores para picapes,mas é a única que aguenta bem….

        • DCald

          "Se fosse boa, venderia mais que as concorrentes…"
          Estamos no Brasil, e essa teoria por aqui é furada, vide lista dos mais vendidos, mais ouvidos, mais comprados, mais votados, etc…

        • Joninho3000

          Courier era boa pra trabalhar mas era feiosa e ja tinha visual velho.

          Maioria compra essas picapinhas pra passear entao visual pesa muito, veja o sucesso da strada adventure

          Se fosse pra trabalho, cabine estendida ou dupla nessas picapinhas seria um fracasso, ja q acabam com a caçamba mas pelo contrario faz sucesso

          • thinkt4nk

            A Courier não era isso tudo não. Tinha problemas crônicos na suspensão, nunca foi indicada pra carregar muita carga por isso. Tem ainda a questão do motor beberrão e do projeto antigo demais. Foi tarde, eu diria.

      • JPaulo10

        A courier tinha muitos problemas, também: péssima ergonomia, suspensão que arriava, revisões semestrais, o famoso pós-venda da ford, motor muito ruim em retomadas (embora honesto).
        Seria bom a ford fazer uma nova picape compacta para disputar o segmento. Mas duvido que a faça, diante da superioridade da Fiat/VW no mercado. Simplesmente não dá para competir.

        E faz tempo (f1000 …) que não vale mais esse slogan "PICK UP É FORD".

        • Leandro

          Manutenção da courier era bem mais alta, quando ainda estava em linha…. e dor nas costas na strada? Invente outra.

          • JPaulo10

            Ergonomia ruim era courier: por ex., volante batendo na perna.

        • https://www.facebook.com/raul.fontana.9 Raul Fontana

          revisao semestral nao é um incomodo pra mim, na verdade eu vejo como uma forma de acompanhamento mais cuidadosa.

          • JPaulo10

            Você se submete às facadas das ccs de seis em seis meses? Seria interessante que pesquisasse com proprietários sobre os incômodos de pagar uma revisão por uma simples troca de óleo e filtros.
            São proprietários que reclamam disso.

        • https://www.facebook.com/tmpiccinatto Tiago Piccinatto

          Para este segmento, Ford é Pampa!!!

      • Fabio D.

        Raul, era um excelente carro, aguentava a pancadaria mesmo, mas saiu de linha. Não dá para coloca-la na concorrência mais, certo?

        • DCald

          Se for incluir os fora de linha… pra mim, a montana original (derivada do Corsa C) é a melhor de todas disparada! (ainda mais com o motor 1.8! – mas o 1.4 ia bem tbm…)

      • W_Costa

        Nada a ver, robustez (no ambito de durabilidade) e o que se procura numa picapinha dessas, e desculpem os colgas haters, mas a da Fiat nisso e imbativel, eu mesmo vi uma em uma oficina e sua suspensao (bracos balancas, buchas, amortecedores e inclusive o diametro do freio a disco) sao muito mais robustos que no Palio (antigo – o qual ela se originou), creio eu que Saveiro, Montana e a sua idolatrada Curier, nao tenham nehuma diferenca em relacao aos seus predecessores (Gol, Agile, Fiesta, respectivamente).

        • https://www.facebook.com/dp.som.page Dp Som

          Ai que tu te engana, eu tive strada e courier, a courier aguenta mais q a strada, e a saveiro não chega na strada em durabilidade e muito menos na courier, soh q a courier tem manutenção cara como a strada, mas aguenta, bom, e o ROCAM acho q em questão de durabilidade não preciso falar nada neh…

          • felipe

            Não sei se foi um caso isolado mas um amigo teve e tem muito problemas com o ROCAM na courier, ele tem uma loja de material de construção. Concordo o carro é muito bom de suspensão e etc, provavelmente o dele é um caso isolado, mas ele chegou a fazer motor com 40 mil km. Fiquei horrorizado e foi caro.

            Sempre tive carros q chegaram aos 200 mil km e não fazia nada, a maioria FIAT. Ford nunca tive, mas tenho vontade.

      • wellboy

        vc é funcionario da ford, deixa de ser saudosista….aqui esta falndo em veiculos que são produzidos e nao museu.

      • florestaljlgm

        Falou e disse Raul. A Fiat é mais marketing que outra coisa. Tem mais opções na Strada que na concorrência toda, o que faz o consumidor optar por ela. Queria ver a Ford lançar uma picape forte e com estilo pra voltar a reinar.

      • Gomes

        Sem dúvidas nenhuma , Pick-up de verdade é a Ford Courier

        As outras são bonitas e tals . Mas não aguentam o tranco como a Courier

        Não adianta . Pensou em pick-up no mundo inteiro … As da Ford são insuperáveis

    • CharlesAle

      A courier sim era uma excelente picape,e falo com propriedade pois trabalhei dando manutenção em várias delas,seu motor-zetec rocam,é muito resistente,e quando sempre usado o óleo certo(5w30)vai fácil aos 300 mil rodados.Unica reclamação que de vez em quando tinha era bobina e cabos,mas eu já sabia que era as velas com GAP(distância dos eletrodos)muito alterado,velas gastas,era trocar e resolvia o problema..Na ponta do lápis a Courier dava menos custos que a strada na empresa,pois troca de correia dentada, e seus amortecedores arriavam primeiro que as courier,e o zetec não tinha correia dentada.Falando em zetec,seu problema de válvula termostática não era a válvula,mas sim o fluido,muito fraco e que enferrujava o sistema precocemente,era trocar o fluido original por outro de qualidade(e nem era de qualidade o que usava,mas dava pro gasto,que era o radiex azul)e nunca deram problema de ferver…..

      • luta4ever

        Radiex é água com corante.

        • L(ツ)L

          Agua, corante e monoetilenoglicol :p

    • Y07

      Para o trabalho a MONTANA ANTIGA (Corsa G2) não tinha concorrentes. Motor 1.8 resistente, com bastante torque em baixa rotação.

      Aí vieram com motores 1.4, que não dispõe de muito torque o desempenho é próximo de carros 1.0.

  • PauloNJR

    Faltou dizer que a única que possui fecho de molas é a Strada, consequentemente aguentando um volume maior de carga sem forçar muito os demais componentes da suspensão. Para mim a mais indicada para o trabalho é sem dúvidas a Strada, para o lazer eu já acho a Volkswagen Saveiro bem mais resolvida estéticamente, a versão Cross é um absurdo de cara, mais fica bem legal visualmente… Já a Montana acho bonita da porta pra trás, mais não deixa de ser um Agile Pick-Up.. Enfim para o trabalho do dia a dia vou de Strada Working, para o lazer nos finais de semana vou de Saveiro Cross.

    • Maycon102

      Concordo, metade do mercado consumidor dessas pick-ups já sabem e por isso ela é a campeã.

    • Zé colméia

      Isto se voce precisar carregar cargas de grande massa.

      Se voce carrega coisas volumosas, porém não-pesadas, a Strada não é a melhor.

      Depende do tipo de trabalho.

      ps. Eu nao compraria nenhuma das 3 pela defasagem tecnologica delas.

      • JPaulo10

        Um detalhe não mencionado na Strada foi o aumento de profundidade da caçamba.
        O problema é que ela não veio acompanhada do step-side, praticamente obrigando o comprador a adquirir o estribo opconal. Sem ele, fica difícil trabalhar na caçamba.
        Esse problema também é peculiar à ranger.

      • LTD1976

        Compraria qual, já que são as três que existem no mercado? o.0

        • Pedro_Rocha

          Hoggar, a horrível.

          • LTD1976

            Tão defasada quanto as outras três. E sua produção foi paralisada ano passado e não sei se já voltou ou mesmo se voltará a ser produzida.

            • Pedro_Rocha

              Ainda consta no site da Peugeot. Se não é mais produzida ao menos deve haver estoque:
              http://carros.peugeot.com.br/showroom/hoggar/body…!

              Há ainda a opção de médio prazo que é aguardar a chegada da picape Duster (prevista para 2015), que é o que estou fazendo, e ver o impacto (particularmente, acho que vai ser grande) que ela vai causar ao mercado de picapes compactas.

      • PauloNJR

        E desde quando para carregar Gás, Máquina de lavar, caixotes de verduras precisa de tecnologia?

    • DCald

      Cara, esse papo de feixe de molas é pra boi dormir! Até carreta está abandonando essa solução…

      feixe de molas é pra acabar com a coluna do peão!

      E, tanto isso é lenda, que, das 3, a Strada é a que menos carrega peso!

      • PauloNJR

        Menos carrega peso? A Strada vende tanto porque é honesta para o que faz, um carro voltado para o serviço diário e para levar peso dentro do que ela suporta, e o fecho de mola além de sobrecarregar menos todo o sistema de amortecimento tem a manutenção bem mais barata, porque nesse tipo de serviço a manutenção com menor valor leva muito em conta também..

        • DCald

          Sim…
          Capacidade de carga Strada – 705 Kg (isso da Working, das outras é menos ainda!)
          Capacidade de carga Saveiro – 715 Kg
          Capacidade de carga Montana – 768 Kg…

          É o mesmo papo de "gol é inquebravel e manutenção barata"… ou seja, pura lenda urbana.
          Quem entende um pouco de carro/engenharia e não vive de lendas urbanas, sabe muito bem que a strada é a piorzinha das 3…

          • PauloNJR

            É pior porque carrega menos carga? Isso é coisa sem fundamento e desde quando a nova geração da Montana é melhor que a Strada?

            • LS7

              Bom, a Montana é mais espaçosa (na cabine e na caçamba), mais confortável, anda mais e gasta menos, além de ter maior capacidade de carga.
              O motor Fire é o pior motor que conheço, pois anda pouco e gasta muito.

              E outra, a Fiat só consegue boas vendas no Brasil, pois é um país de povo altamente influenciável pela propaganda (enganosa, diga-se de passagem). A Fiat é a que mais investe em propaganda, e a que menos investe em carros. Todos os seus modelos são muito defasados.

              Essa história de que a Strada é a melhor para trabalho é papo de quem foi totalmente influenciado pela propaganda enganosa.

              A Montana não é tão recente, mas usa uma plataforma dos anos 2000, enquando a Strada usa a velha plataforma de 1996.

              • PauloNJR

                Desde quando Plataforma de Corsa Wind é de 2000? Pesquisa um pouco mais ai amigo que você está desinformado, a plataforma da Montana atual é mais defasada que a plataforma da Strada que é de 1998.. Fiat Strada tem três opções de carroceria, opções de motores e a Monstrana tem isso? Ja dirigiu uma Strada com motor Fire 1.4 para afirma que gasta muito? Ficar lendo relatos na internet e nem ao menos testar o carro no dia a dia não vale, tem que se basear em dados reais e não em dados fictícios.

                • felipe

                  Ele fala pelos Brasileiros sendo influenciados pelas propagandas da Fiat e ele sendo influenciado pela noticia. Então todos sendo influenciados pela mídia, inclusive ele!!

              • https://www.facebook.com/fabiano.vilasboas.73 Fabiano Vilas Boas

                Engano 1. A VW é a que mais investe em propaganda… Em alguns anos (passados), chegou a superar as Casas Bahia… e o "Governo Federal"
                Engano 2. A plataforma da Montana é de 1994.
                Dúvida: Se o motor da GM é melhor, porquê ocorrem TANTOS "recalls"? E porquê a GM "manda" trocar óleo de 15.000 Km a cada 5.000 Km? E porquê faz um barulho horroroso depois de 30.000 Km rodados?
                Em minha opinião, nenhuma presta mesmo. A mais bonitinha é a Saveiro…

          • Sérgio

            DCald ,

            Sou de BH, tenho um comércio e mexo com peças de transmissão para caminhões, normalmente com pesos entre 100KG a 300KG .Estou na minha terceira pickup Strada, antes tive uma courier , muito boa, e depois da Courier fiz a bobagem de comprar uma Saveiro.POis bem, exprimente colocar 300KG de carga em uma saveiro e passar em um quebra-molas, depois me avise, não aguentava, uma vez a cada 2 meses visitava a mecânica para problemas de suspensão.Pois bem, experimentei a primeira Strada, o feixe de molas realmente pode não ser o suprasumo , mas é simples, com manutenção tranquila *nenhuma das 3 Stradas arriou " e sei que pula mesmo, mas como você disse: para que eu quero o motorista com conforto extremo? Lenda urbana é dizer que o feixe de molas não é uma boa proposta barata para transporte de cargas.Agora: se você quiser passear pela cidade, tudo bem, escolhe uma bonitinha qualquer .Me explique porque outros empresários , bem maiores do que eu, preferem a strada, é pelo marketing? Lógico que não, na balança das contas ao final de uma ano , voce gasta menos! Att Sérgio

        • https://www.facebook.com/vicktorio.lopez Victorio Lopes

          okay, mas a strada é sim a que aguenta menos carga, oque adianta ter uma caçamba grande, mas não carregar nada? prefiro a strada, pois carrega mais carga, é mais bem acabada/equipada e mais bonita (porem, as versões cabina dupla da strada são sim vantagens em alguns casos)

        • Sidney

          Verdade viu PauloNJR, aqui em casa temos uma Strada e sério mesmo,ô pick up que aguenta o tranco. Recomendo por demais ela viu,e já estamos com planos de trocá-la por outra! ;)

  • junoba

    que pena que ainda não temos nenhuma picape chinesinha para concorrer com elas.

    • fabioalisson

      Xing-ling? To fora!

  • Eduardo

    Para quem usa para o serviço pesado, o feixe de molas da Strada é muito mais vantajoso. Saveiro peca por não ousar e e a Montana é muito feia.

  • FelipeLange

    Entre a Monstrana, Strada e Saveiro, eu escolheria o Volkswagen.

  • PedroTelles

    Design: Saveiro(pra mim de longe)
    Robustez no trabalho: Strada
    Motor: Saveiro
    Interior: Montana( Aquele volante de base reta é muito bonito na minha opinião)
    Preço :Strada

    Enfim, se eu tivesse uma pequena empresa, iria de Strada, mas se quisesse somente ir a praia com as minhas pranchas e quebrar galhos de vez em quando, iria de Saveiro.

    • Arthiola

      E a Montana fica para assustar os amigos no Halloween :D

  • L(ツ)L

    Tenho uma Saveiro G5 e gosto muito, acho ela a mais bonita, veloz e econômica, rodando com etanol ela é bem mais econômica que a Montana 1.4 que eu tinha, tanto na cidade quanto na estrada.
    E falando em Montana, quando vi a nova que se parece com o Agile mudei para Saveiro e acho que não mudo mais, isto é, só mudarei quando puder pegar uma Amarok é claro. :)

    • JPaulo10

      Belo upgrade (passar de Saveiro para Amarok) …
      Mas, como você teve as duas. qual tinha manutenção mais barata; Saveiro ou Montana?

      • L(ツ)L

        Nas duas só realizei manutenção preventiva (óleo, filtros etc) e nunca deram problemas mas o óleo de motor recomendado para a Saveiro: 5W40 100% sintético é bem mais caro que o da Montana que é 5W30, fora isso as duas tem custos de manutenção semelhantes com ligeira vantagem para a Montana em alguns itens.
        O maior gasto que tive com as duas sempre foi o custo do seguro que é bem mais caro que nos carros de que derivam.

        • JPaulo10

          Grato.

    • raél!!!!!!

      e o seguro amigo? qual é o mais barato entre saveiro e montana?

  • AntonioBorba

    Podia ter o preço do seguro!!!

  • Antonio JS

    So acho injusto o teste com 2 com motor 1.4 e a saveiro 1.6 para avaliação, mas como a VW não dispõe na linha este motor para o veículo como as pessoas mencionam a Strada ganha, mas seu visual deve ser bem estudado na próxima renovação.

  • Leomt SP

    Putz, eu não consigo ficar olhando o interior desse monstrana q é igual do ágile. É feio demais!

    • Diggo

      Mas sinceramente é o melhor das três. A Saveiro com esse volante só como opcional e nas versões mais caras. Esse acabamento de entrada é muito ruim, na frota da empresa tinha Voyage 1.6 com esse acabamento, tudo seco e cheio de grilos.

  • Halon

    Saveiro é a G2 Ap!

    • Carlsson

      Saveiro "bola" é uma porcaria. As "quadradas" hoje estão todas podres. As GIII que eram boas, mas também já foram usadas demais. Até G4 inteira tá difícil de achar… Missão (quase) impossível. Tem uma ou outra Surf ou Sportline que era de passeio, mas as de serivço são moídas.

  • fabioalisson

    Se for para o trabalho a Strada é a melhor escolha.

  • Joninho3000

    Pq picape custa mais caro q seu equivalente de passeio? Tipo GOL X Saveiro ou Strada X Palio

    Menos area envidraçada
    Menos um banco
    Menos 2 portas
    Menos forro
    Menos peças de acabamento
    Menos lataria
    Menos cinto de segurança

    Tem menos tudo e custa mais?

    • LTD1976

      Certamente por causa de mercado. O mesmo acontece com Hatches x sedans. Os sedans são mais baratos de produzir que os primeiros, mas são mais valorizados no mercado e são vendidos mais caros.
      Já teve época que picape era mais barata que os carros que os originavam.

  • Diggo

    No visual a Saveiro é de longe a mais bonita, mas acho que pro trabalho a Strada é a melhor, pois oferece suspensão voltada ao trabalho e a nova caçamba, que a deixou mais feia, com muito mais capacidade.

    • Fabio D.

      Certamente… A Strada, dentre as concorrentes atuais, aparece como a mais indicada. O problema é a traseira…. cag@aram tudo ali, pelo amor de Deus! Lanterna horrível… A Montana eu nem falo nada, as pessoas detestam a dianteira dela, eu curto (sem violência! rs), mas a traseira é intragável também…

  • luta4ever

    Montana é muito mais negócio, a Sport com desconto pra CNPJ e sai por 38 mil. Nenhuma tem esse preço e oferece o mesmo.

  • Adriano_Silva

    A linha Strada é imbatível.

    • Diego

      Tão Imbatível que este só vendeu 300 carros a mais que a Saveiro…fanboy de marca é algo lastimável.

      • Adriano_Silva

        No Brasil, o melhor carro não é o que vende mais, estou me referindo as opções da linha e não sou fan da marca não.

  • M.A.N.

    Já tive 3 Fiat Strada, 2 saveiros e cai na asneira de "experimentar" uma MONSTRANA. Pior k-h-d@ que já fiz na vida. Além do visual horroroso, mas que combina com a proposta do carro, diferentemente com a do carro, tinha seguro mais caro que a Fiat e VW, peças e manutenções mais caras e uma suspensão que arria à toa. Sem falar na bateção digna de escola de samba que fica no interior, depois de uns 3 meses de uso. E como não bastasse, é a mais beberrona das 3. Voltei prá minha Strada, de onde nunca deveria ter saído. Nesse segmento, a GM que me desculpe, mas ela sempre vai ser uma mera coadjuvante. Nada mais que isso.

  • jeremias

    Saveiro, fácil fácil.

  • Bruno Alves

    NA, a Hoggar não saiu de linha. Ela ainda é vendida na versão X-Line.

  • Bruno Alves

    Aqui a lista de todas as picapes leves do mercado, seria legal um comparativo de todas:

    – Fiat Strada
    – Volkswagen Saveiro
    – Chevrolet Montana
    – Peugeot Hoggar
    – Changan Mini Star
    – Changan Star
    – Shineray T20
    – Shineray T22
    – Hafei Towner Pickup
    – Hafei Towner Junior
    – Effa Start Picape
    – Effa Picape
    – Rely Pick-Up

    • Pedro_Rocha

      Embora tenham a mesma proposta, as chinesas não utilizam a solução brasileira de "carros cortados" para carga, mas chassi tubular e tração traseira.

      • Bruno Alves

        Não utilizam a mesma solução, mas são picapes level do mesmo jeito, portanto, devem ser consideradas.

    • Carlsson

      Na boa, citou um monte de porcaria, das quais só se salvam justamente as 3 do comparativo. E quem sabe a Peugeot. mas é gato morto no mercado.

      • Bruno Alves

        Eu não citei um monte de porcaria, citei todas as que estão no disponíveis no mercado.
        Agora, se são porcarias ou não, eu não posso te afirmar.

  • Fernando

    Todo mundo fala da Strada e Courier, com certeza são ótimas para trabalho, mas me surpreendi com a Saveiro, temos uma empresa de Distribuição Alimentícia e em 2010 compramos uma G5 0Km, olha, aguenta o tranco e nunca nos deixou na mão, olhe que fazemos umas 7 viagens cada uma com aproximadamente 750Kg de carga todos os dias, inclusive compramos mais uma devido a felicidade que tivemos com o carro, outro detalhe, quando ela esta com 750Kg, ela não fica grudada no chão como as outras ficam. Agora resumindo, brasileiro continua a mesma coisa, carro tem que ser Gol, picape, Strada, sem se quer experimentar os outros e verem que são bons produtos também!!!

  • MuriloSoares

    Não adianta Brigar, o mercado nem sempre é justo…A Saveiro é mais moderna, a Strada virou o Gol das Pick-up pequenas, não importa se a concorrência avança, ela continua dominando, pois já tem fama e possui variadas versões, a agora a Montana, sem comentários, a Gm acabou com ela.

  • Carlsson

    CERTAMENTE que a Saveiro é a mais refinada pra quem senta atrás do volante.
    Só os engates de câmbio da Montana e da Strada já dão vontade de chorar… Porém, eu gosto do acelerador da Strada, torto (punta-tacco) e de resposta rápida. O da Saveiro é o contrário… Lento (extenso delay) e longe do freio.

  • adrisev

    Respeito todos os gostos e opiniões… MAS A CAMPEÃ DA FEIURA É A MONTANA… E ISSO NÃO SE DISCUTE….
    Por fim, vale lembrar da sempre esquecida picape Peugeot Hoggar…

  • https://www.facebook.com/gabriel.mariano.9847 Gabriel Mafers

    a pegeot hoggar é muito fei com aquelas lanternas horrorosas muitas pessoa nao gosta dela por isso e a ford courier nunca muda mesmo sendo a melhor pra trabalhar ela é orrorosa,as melhorsinhas na minha opiniao é a montana muitas pessoas falam que o motor da chevrolet quando passa do 30,000 km comessa a fazer muito barulho meu pai tem um classic 2009 e nao estragou nada ate hoje os motores da chevroet nao é o que marca por exemplo o classic nao é 1.0 ele na vd é1.3 o 1.8 do cruze é o equivalente ao 2.2 de outras marcas

  • Tiago V.

    Pessoal, li todos os comentários e acredito que todos são validos dentro da experiencia de cada um, pois na verdade, cada um tem seu motivo para usar sua picape, seja ele para trabalho ou laser, as opções estão ai, basta analisar as qualidades e defeitos de cada uma como já estão debatendo e não esquecer das ofertas de formas de pagamentos, que até onde conheço a Chevrolet da até 17% de desconto na montana para produtor rural com 60% entrada e 24x sem jur. A Fiat da 11% para a working c.sim. e entrada de 20% e saldo em 12x sem jur. A Volkswagen da 6,5% de desconto na saveiro e 50% de entrada e saldo em 12x também. Pessoalmente ficaria com a strada, pela robustes, ninguem merece ta toda hora na oficina.
    Abraço a todos…

  • verde cenario

    Tenho uma Courier 2005 e é um carro excelente! manutenção zero !forte para carga,excelente resposta na estrada e rodo em média 2.000 a 3.000 km por mês,estou avaliando as atuais opções de mercado entre strada e montana pois a saveiro é cara e seguro idem.Entre Montana e Strada ainda não decidi ..A Montana completa é mais barata que a Strada qse completa .em resumo:estou prevendo que trocarei uma excelente pic up por outra que não terá o mesmo desempenho…não falo em Desing pq todas poderiam ser melhores e para quem trabalha e usa muito, o veiculo é uma ferramenta ,que obvio poderia ser bonita mas neste caso não é o item + importante …

  • MisterGomes

    A Ford Courier, eu digo, por mais que seja projeto parado, pra quem quer picape para trabalho mesmo, só a courier, Meu pai tem uma 2010, comprou de uma engenharia no final de 2012, a picape sempre teve a manutenção preventiva, e não da problema, único gasto que temos com ela, é IPVA, Pedágio, Combustível. Não foi feito motor, nada, ela simplesmente aguenta peso, como sua sucessora, Pampa, que tivemos e vendemos ano passado por não necessitarmos de 2 utilitários. E digo, a Pampa, começou a dar gastos por ser 1995, não ter tantas peças, e estava meio judiada pelo antigo dono, e ficamos com ela, por cerca de 3 a 4 anos. A Courier, de conforto, sim é ruim, eu as vezes dirijo para simples manobras, pois já que não possuo CNH, eu tenho 1,80 E preciso que o banco fique bem para traz, para que a perna não fique pegando no volante, e o interior dela, é simples, porem apertado, mais como é para trabalho, é ótima, e se a Ford dar a louca como a série F, e repensar em continuar com a mesma fama de trabalho que a Courier tem, mudando de motor 1.6 para 1.8, seria muito bom também, não que o 1.6 não seja bom, mas para que quando estiver carregada, ao realizar ultrapassagens, seja mais seguro. E a tão sonhada cara nova, que seja do mesmo tamanha da Courier antiga, que querendo ou não, o tão pouca carenagem que tem, facilita para manobras, a Montana, é cheia de carenagem, e querendo ou não, a Courier, era mais apertada, por ter uma caçamba longa, na minha opinião, ela não é museu, ela foi uma das últimas picapes leves a honrar o legado de trabalho, por ser simples, e forte, e falam que o legado da ford, Picape é Ford, não cola mais, fiquem sabendo, que a série F, da de 10 a 0 na S10, HILUX, FRONTIER, por um simples motivo, a série F, é equipada com motorização cummins, e esse motor é excelente para trabalho, a série F inclusive, eu acho mais espaçosa, e mais bonita, e ainda pela caçamba grande, diferenciando da concorrência, quem gosta de picape para trabalho pesado, a série F ta voltando, é só aguardar…..

  • claudio

    A strada sempre vai vender mais,são três motores,três cabines,ou seja três versões.A saveiro um motor,duas versões.E por fim a montana uma só versão.A strada vendeu mais de 100 mil unidades em 2013,a saveiro pouco mais de 60.000 unidades e a montana pouco mais de 46.000 unidades.Quem vende mais proporcionalmente?

  • rael!!!!

    Qual seguro é mais barato ?, e falando de espaço interno? saveiro ou montana! me ajuda ai galera!

  • Jonny

    Nenhuma outra picape desta categoria aguenta mais que a Strada (principalmente a antiga 1.5 e a 1.8 gm). Eu quero ver qual delas tem a suspensão preparada p/ o Brasil feito a strada, sem contar com o câmbio curto e forte que é muito útil p/ carregar peso. Sei do que estou falando, eu e meu pai trabalhamos com construção civil e aqui em casa já teve duas Stradas (1.5 ano 2001 e 1.4 2007), e hje temos uma Montana 1.4 (frouxa e molenga) e posso dizer q sua vantagem é só no conforto, pq pra "trampo" mesmo ñ aguenta.

  • izequiel

    pessoal se puderem me ajudar, estou querendo saber das 3 qual tem um custo beneficio melhor?(consumo, força, manutenção, durabilidade etc). No meu caso não vou usar exclusivamente para trabalho, vai ser mais para passeio e quando eu precisar carrego algum peso, obrigado.

  • bruno

    ai galera estou em duvida entre saveiro e strada cujas cabine simples,qual e melhor em mecanica,conforto etc?

  • Isaac Bonato

    Já tive pampa, courier, fiorino, strada(4) e por último hoggar. Atualmente hoje a melhor escolha é a strada, a hoggar é para levar prancha de surf no máximo, e na courier o que matava era a manutenção.

  • Dionisio Djow

    me indicam a montana 1.4 para passei pois nunca tive carro com caçamba

  • Overlangue

    A pick up ideal seria:
    Caçamba da Courier, motor daSaveiro, cabine da Montana e suspensao da Fiat