Computador de bordo: saiba pra que serve (e como usar)

VW Virtus Highline 13 1

O computador de bordo já virou um equipamento tradicional entre os automóveis comercializados no mercado brasileiro. Diferentemente do passado, onde o equipamento era uma exclusividade de carros mais caros e de categoria superior, hoje ele se tornou comum.

Modelos mais em conta, como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Mobi já oferecem o computador de bordo dependendo da versão de acabamento. Em alguns carros de entrada, tal recurso é oferecido como item de série.

No dia a dia, o computador de bordo pode ser um excelente aliado do motorista, informando dados de consumo, autonomia com aquele tanque de combustível ou até mesmo se o carro está apresentando alguma anomalia.

Confira abaixo os principais recursos do computador de bordo:

Veja também: Carros mais baratos com computador de bordo

Computador de bordo – para que serve?

O computador de bordo serve para dar informações precisas ao motorista, a respeito da velocidade do carro, do consumo de combustível, tempo de viagem, ou autonomia do tanque de combustível, ou seja, quantos km ainda é possível rodar com o combustível que está no tanque.

Computador de bordo – como funciona?

O computador de bordo é um belo aliado do motorista.

Ele exibe uma série de informações no painel de instrumentos, como velocidade média, consumo médio e instantâneo, autonomia, tempo de viagem, temperatura do motor, cronômetro, entre outros.

Este recurso é bastante inteligente e faz tudo de forma automática e rápida.

Para calcular o consumo médio, por exemplo, o sistema faz uma conta média da distância percorrida pelo veículo dividida pela quantidade de combustível consumido durante o percurso. O computador de bordo é capaz de realizar essa conta a cada segundo.

As informações de distância e combustível são enviadas ao computador de bordo por meio de sensores do módulo eletrônico do motor.

Geralmente o computador de bordo tem dois botões, localizados no console, no painel e/ou no volante. Um deles é usado para se passar de uma função para a outra, e o outro é usado para zerar o cálculo de uma função.

Computador de bordo – Consumo instantâneo

Este é o consumo que o carro está fazendo naquele exato momento. Através deste número vemos a eficiência energética do carro. O indicador muda uma vez por segundo, às vezes até mais rapidamente que isso.

É um bom parâmetro para ser usado quando queremos conduzir o carro de maneira econômica. Ficando atento às informações mostradas por essa função, acabamos pisando no acelerador de maneira mais suave.

Mas tem momentos em que não tem jeito. Ao entrar em uma subida bem inclinada, seu carro vai fazer 2 a 3 km/l instantâneos, e isso é normal.

Computador de bordo – Consumo médio

Esta função dá o consumo médio do carro desde um certo momento. É interessante zerar esta função ao abastecer o carro para saber a média daquele tanque ou zerar ao sair de casa para saber o consumo do carro naquele trajeto específico que você vai fazer.

Assim podemos ver qual foi o consumo médio do mesmo naquele tanque. As informações de consumo apresentadas são bem próximas da realidade.

Computador de bordo – Velocidade média

Ao começar uma viagem, por exemplo, você pode zerar essa função. Ao chegar a seu destino, olhe a velocidade média registrada, e então você vai ver quantos quilômetros percorreu em média, por hora, na viagem.

Pensamos que andamos na estrada a 100 km/h em média, ou pouca coisa abaixo disso, talvez 90 km/h, e geralmente nos surpreendemos ao ver que na verdade nossa velocidade média é de 70 ou 80 km/h.

Isso ocorre devido a paradas para ir ao banheiro e também para pagar o pedágio, além de congestionamentos e outros problemas.

chevrolet onix prisma 2017 impressões NA 21

Computador de bordo – Tempo de viagem e cronômetro

Trata-se de um recurso bastante simples, mas de utilidade para oferecer referências ao motorista. O “tempo de viagem” ou “cronômetro”, dependendo do computador de bordo, indica ao motorista o tempo em que ele está utilizando o automóvel.

Isso é útil para estimar o tempo gasto numa viagem. Vamos supor que você vai viajar de São Paulo para o Rio de Janeiro e quer saber mais ou menos quanto tempo irá gastar na volta.

Portanto, caso o percurso seja o mesmo, basta ativar a função na ida para que o computador de bordo te indique exatamente o tempo de viagem.

Essa função é semelhante a de relógios e celulares. A diferença é que ela está no campo de visão do motorista, proporcionando mais praticidade e segurança.

Computador de bordo – Autonomia

Esta função do computador de bordo mostra quantos quilômetros podemos rodar com a gasolina, álcool ou diesel que temos no tanque. É bem útil para saber quando abastecer, principalmente em viagens para regiões mais remotas.

Ali no visor do computador de bordo você vê quantos quilômetros ainda poderá rodar, e avalia se deve abastecer agora ou se conseguirá chegar até a próxima cidade.

Esse número varia de acordo com o combustível que você está usando e também com as condições da via (se há muitas subidas, por exemplo) e ao modo de condução do motorista (se você tiver o pé pesado, a autonomia irá diminuir mais rapidamente).

Existem trechos de estrada no Brasil onde se viaja por mais de 100 quilômetros sem achar um posto de gasolina sequer, então em nossas estradas essa função do computador de bordo é bem útil.

Computador de bordo – Temperatura externa

Esse sensor mostra a temperatura fora do carro através de um sensor que geralmente fica na parte inferior da dianteira do veículo. Por causa dos efeitos de calor de um motor muito quente, pode ser que esta temperatura não seja exatamente a externa.

Use esta temperatura apenas como uma estimativa média.

Computador de bordo – Alerta de velocidade

Em determinados computadores de bordo, há também a função “alerta de velocidade”. Como o próprio nome indica, trata-se de um recurso capaz de emitir um alarme sonoro sempre que o veículo ultrapassar a velocidade máxima escolhida pelo condutor.

Por exemplo: se você está trafegando numa via cuja velocidade máxima para automóveis é de 110 km/h, você pode programar o computador de bordo para te alertar caso você ultrapasse essa faixa. Isso te ajudará a evitar multas e dirigir com segurança.

Computador de bordo – Recursos multimídia

Os carros mais modernos também contam com recursos multimídia no computador de bordo.

Em alguns deles, o computador de bordo exibe um pequeno mapa como reprodução do navegador GPS da central multimídia, além da música que está tocando no rádio, o número que está ligando no celular pareado via Bluetooth, entre outros.

Vale citar também que os veículos com monitoramento da pressão dos pneus costumam indicar qual pneu está com pressão abaixo do recomendado através da tela do computador de bordo.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.