Concessionário afirma que Audi A3 Sportback não está sendo mais importado

29/03/2016

novo-audi-a3-sportback-fotos-avaliacao (14)

De acordo com um concessionário, o Audi A3 Sportback não está sendo mais importado. O hatch médio de quatro portas chegou em 2013, um ano antes do A3 Sedan, que acabou ganhando espaço e virando um modelo nacional.

novo-audi-a3-sportback-fotos-avaliacao (5)

Um leitor – que manteremos no anonimato – questionou o vendedor de uma revenda Audi, pois tinha interesse no hatch. A resposta foi que novos lotes não estão chegando e o que tem no estoque é modelo mais antigo, alguns 14/15.

novo-audi-a3-sportback-fotos-avaliacao (15)

Entramos em contato com a Audi, mas não obtivemos resposta sobre o assunto. O vendedor explicou que as vendas dos esportivos S3 e RS3 continuam normalmente, já que são de nicho muito pequeno.









  • Rodrigo

    Mas se há unidades ainda em estoque, por que a montadora importaria novos lotes?

    • Newton Freitas

      Acho que para ter veículos mais novos a disposição do cliente.

      Afinal é complicado vender em 2016 um carro 2014 0km

      • Rodrigo

        Mas se não vendeu o 14/15 (e presumo que também não o 15/15 e o 15/16) por que venderia o 16/16?
        Vai trazer novo lote, com dólar mais caro, pra ficar encalhado? Não faz o menor sentido isso…

        • Yuri Ravitz

          Exatamente. Por isso não trazem mais

        • Yuri Lima

          Exato!
          Tem que desafogar o estoque para depois trazer mais.

        • Newton Freitas

          Não se sabe o estoque da Audi sobre o A3 hatch.

          Provavelmente as versões antigas são modelos top de linha que como foram compradas com o dólar baixo, vão ter lucro maiores (ou não). Provavelmente não exista a versão 16/16 no Brasil.
          Creio que a maioria das unidades em estoque sejam 15/16. Unidades antigas devem ser a minoria da minoria. A marca pode ter importado outros lotes com o objetivo de complementa-lo e por falta de unidades antigas para comprar/importar levaram as unidades novas.

          • Rodrigo

            Concordo, não se sabe a qtd de A3 Sportback em estoque, a única pista que a notícia dá é que existem unidades 14/15 do modelo à venda, então inferi que exista também 15/15 e 15/16.
            Isso ocorre também com alguns modelos importados de outras montadoras (Suzuki, Subaru e Kia, basta fazer uma pesquisa rápida).
            Por isso não creio que vão deixar de importar, apenas estão aguardando esgotarem o estoque para pedirem novos lotes. Até pq o carro continua sendo fabricado em seus países de origem.

            • Newton Freitas

              Exatamente, lembro um tempo atrás que a VW tinha veículos bem datados em seu estoque (eram nacionais).
              Pergunta: esses carros devem ter bons descontos pois ficaram expostos ao tempo? Deve ter uma garantia especial?

              • Rodrigo

                Com relação a descontos, acredito que seja política de cada revenda, afinal os carros pertencem a eles até a venda. Logicamente cada cliente deve exercer seu direito de barganha e tentar descontos.
                Quanto à garantia, em todas as marcas que comprei carro zero (Fiat, Chevrolet e Honda) a garantia passa a valer a partir da data de venda da NF se estão há um dia ou a 1 ano em estoque, isso não vai influenciar em nada no cálculo da mesma.

    • Luiz camurça neto

      Se o veiculo estiver em linha de importação ou ainda fizer parte “da cota anual” ele virá independente de alguns CSS ter ou não os modelos 14/15. Isso é um sinal sim de saída do modelo” Afinal nunca foi um bom carro” O seu irmão Golf é bem mais interessante e bonito. Infelizmente, piorou agora com a fabricação Brasileira, mas continua melhor que o A3 em design interno e externo. Aquelas saídas de ar estilo “Gol/Voyage G5” é insuportavel

      • Rodrigo

        Eu até concordo que o Golf seria mais negócio em termos de preço x produto (em comparação com o A3), só acho que esse não é o motivo principal. Pra mim quem rouba vendas do A3 Sportback aqui no Brasil é seu irmão sedã, ainda mais agora que é montado aqui. Isso dentro do grupo, porque se for pegar os concorrentes, sem chance. Vejo muito mais classe A e série 1 que A3.

  • Murilo Rodrigues

    Brasileiro Gosta de Sedã mesmo não tem jeito, até os hatchs médios ”comuns” estão mal nas vendas!

    • Luca Muzzy

      Eu acho esse hatch lindo lindo! Uma obra de arte. O sedan também é bonito mas o Hatch brilha nos meus olhos.

    • Yuri Lima

      Acredito que os SUV’s “compactos” também estejam tomando clientes dos Hatches médios.
      Os SUV’s são carros tipo “erva daninha”, onde eles chegam, matam algum filão de mercado.
      Foi assim com os primeiros modelos que “mataram” as peruas aqui, agora com os SUV’s “compactos”, como HR-V, Renegade, Eco, que vão tomando clientes dos Hatches médios.
      Talvez, se o filão der certo, as picapes/Suv como Toro e Oroch, se ganharem mais concorrentes, também possam abocanhar alguns clientes de sedans médios.

      • Murilo Rodrigues

        Concordo, muitos acham que andar um pouco mais alto que a maioria no trânsito é status……eu não troco um médio por SUV compacto nenhum!

  • Marcus Vinicius

    Ou quem sabe a Audi comece a fabricação do A3 sportaback no Paraná só importando a versões mais caras as de nicho de mercado !

  • Bruno Silva

    Era melhor não ter trazido ou nacionalizar logo. Um carro com menos de 2 anos de mercado sair de linha causa uma desvalorização imensa.

  • Zé von Mises Silva

    É um carro bonito externamente, mas muito mal posicionado.
    Bancos em tecido, motor 1.4 de 122cv, preços acima do Golf, que é praticamente o mesmo carro.. Só vende para entusiastas da marca/modelo.
    Até porque um desses aí decentemente equipado e com motor 1.8 vai a 140 mil ou mais, preço de Golf GTI completo, preço de Q3, preço de 320i…

    • fbl

      Realmente deveria ter sido mais barato. O A3 é muito proximo do golf em qualidade e equipamentos. E talvez pra muitos o golf nao perde em nada para o a3, nem em design.

      • Zé von Mises Silva

        Verdade. Eu acho o A3 muito bonito, tanto internamente quanto externamente.
        Só peca nos bancos de pano. No mais, me parece uma obra de arte em design.
        Só que a maioria acha o design cansativo e muito parecido com o da versão anterior…
        E como a maioria das pessoas compra carro levando MUITO em consideração a imagem, há vááários modelos com mais “presença” (ou status) nessa faixa dos A3…
        Logo, não me assusta que saia de linha e seja importado apenas a conta-gotas nas versões S, RS

        • fbl

          Pra muitos clientes com potencial para as marcas premium alemãs a audi tem muita cara de VW. A audi a meu ver sempre sofre desse mal. Nesse ponto bmw e mercedes se destacam.

    • Gustavo73

      320i? A 120i já custa mais de 150mil a básica.

  • fbl

    Mesmo que o sedan venda bem, os concorrentes classe A e serie 1 seguem firme à disposição no nosso mercado. Deveriam reposicionar em versoes que se destacassem de fato das versoes do golf, incluindo repensando os preços.

  • PEDAORM

    A marca que criou os segmento dos hatchs medios premium tirando seu modelo do Brasil, parabéns aos envolvidos…

  • Alexandre

    Nossa, totalmente furado. O A3 hatch é tradição há anos. A Audi sempre vendeu. Fora que a marca vende todos os carros no Brasil, não tem porque não vender mais.

  • The Monster Man

    Que pena, o mais bonito.

  • pedro rt

    se continuar desse jeito so teremos sedan e suv nas ruas dentro de um prazo curto… ate os hatches estao sendo afetados na escolha do consumidor…

    • Luca Muzzy

      Mas é verdade.. Paciência né. Hatches e Peruas você vai ver apenas na Europa, pois lá, mesmo com o constante crescimento dos SUVS e a liderança dos sedans, pelo menos tem seus públicos Fiéis que jamais vão trocar um hatch ou perua por nada. Já aqui.. infelizmente acho que está afundando cada vez mais.. Vamos torcer para que isso seja uma “mera moda” e passageira. caso ao contrario, só nos resta o choro livre :(

      • PEDAORM

        Não existe liderança do Sedãs na Europa, os Hatchs dominam o mercado.

  • Denis

    Será que o Sedan foi o fogo inimigo do Hatch?????

    • Luca Muzzy

      Sobre o Audi A3 sedan? Acho que sim, pois vejo muito mais o Sedan nas ruas que o próprio hatch. Agora de uma coisa tenho certeza, De um modo geral, o que afundou o hatch, foi o SUV, que consequentemente afundou as peruas.

      • Denis

        Se for ver, a linha A3 está ficando cada vez maior: tirando o tradicional Hatch de 3 e 5 portas, temos o Sedan, o Cabriolet e o SUV (Q3). É triste ver o pioneiro ter que sair de cena, logo apos que o Sedan e o SUV conseguiram o passaporte nacional.

        • Luca Muzzy

          Sim, engraçado, olha como as coisas são, Esses dias estava pesquisando o preço do A3 2015 usado, e vi que tá saindo por 90 mil.. Eu achei estranho, a primeira coisa que me veio a cabeça foi pensar que a manutenção devia ser cara, pois estava com quilometragem muito baixa, (A maioria não passava dos 20K rodados). Agora está comprovado o porque dos preços baixos.. Não era a manutenção e sim a desvalorização porque retiraram de linha.

          • Denis

            Sim. Os primeiros Audi A3 fabricados aqui entre 1999 á 2006 sofriam com o agravamento da desvalorização, isso porque ele tinha a fama de ser um Audi caro, mas sobretudo sem o carisma popular de um VW Golf na qual o deriva. Na época, um Audi A3 1.6 2002 3 portas custava em torno de R$ 43.000. Claro, ele era mais caro que o Golf 1.6 5 portas “básico” que custava R$ 32.000. Mas para ter o nível do Audi, o Golf 1.6 completo beirava os R$ 40.000, mesmo devendo o status do Audi, na qual o A3 1.6 ainda tinha o privilégio do cambio tiptronic de 4 marchas, do teto solar elétrico, do sistema de som da Bose, dos bancos em couro e etc…..

            • Luca Muzzy

              Exatamente! Agora então pegou mais forte ainda a desvalorização. O engraçado é que o Golf já tem uma revenda considerável desde aa gerações passadas até ultima nova geração, ao contrario do seu derivado Premium que tem uma revenda absurdamente desvalorizada.

  • Ygor Soares

    Incrível com já mandei informações aqui que nunca foram postadas ou questionadas ao fabricante. Gostaria de entender qual o critério que o NA adota, visto que em outros sites elas foram postadas e confirmadas. Vai entender……

  • Paulo Estevinho

    Um vendedor que joga uma especulação dessa no mercado merecia ir pra rua.

    • Ygor Soares

      E quem publica uma matéria dessas sem ter alguma informação do fabricante é pior ainda!

  • EMJ

    Esse vendedor passou informação pela metade isso sim. O audi A3 esta para ganhar um face lift agora em 2016 quando deve ganhar até mesmo o painel do TT! É natural q ele como importado tenha temporariamente suspensa a importação pq o nacional ainda ta com a cara antiga e deve ficar assim até pelo menos o fim da linha 2016. Acredito que o novo A3 sportback retorne como linha 2017 quando o nacional deve receber os mesmos e leves retoques visuais. Agora tirar de linha esquece, pois é um carro muito importante para a Audi do Brasil…mais facil tirarem o A1 que o A3

    • Alexandre

      Se ele tivesse pra receber facelift pode ter certeza que as importações pra países como nosso estariam em mais alta do que nunca. É sempre assim, sempre lançam o carro lá fora e mandam o que sobrou pra cá pra zerar os estoques. Até chegar o novo modelo no Brasil vai no mínimo uns seis meses depois que o carro começa a ser vendido na Europa, e nem mesmo foi apresentado lá ainda…

  • shdn2010

    Sinceramente acho muito mais bonito o sedan

  • Victor Hugo

    Meu deus NA não tem uma notícia automotiva boa não? ! Redução de lucros, lançamento… pacote de segurança etc?