Home Mercado Confira a tabela comparativa com a desvalorização dos principais sedãs do mercado

civic-2007-usado

O leitor Magela criou uma tabela comparativa com a desvalorização média dos principais sedãs médios vendidos no mercado nacional nos últimos três anos.

Magela exclui o Linea por este ter mudado de motor. Ele utilizou dados da Tabela Fipe para montar este comparativo abaixo:

tabela-magela

Pelo que vemos na tabela, o Civic é o modelo menos desvalorizado entre os principais do mercado, perdendo 32% de seu valor. Realmente, hoje em dia é difícil encontrar um Civic 2007 por menos de R$43.000, por exemplo.

A tabela mostra que o mais desvalorizado é o Focus. Mas neste caso, o modelo da Ford perdeu valor em 2009 por causa da atualização visual, que fez despencar os preços do modelo 2008 e 2007.

Os demais modelos possuem desvalorização média muito próxima, sendo que o Vectra é quem menos perde e a dupla da Renault-Nissan a que mais se desvalorizou.

Aliás, hoje em dia, já se pode encontrar um Sentra 2.0S com preços na faixa dos R$32.000! Note a grande diferença entre o Civic e o Sentra. Embora sejam japoneses, o Honda feito no Brasil perde muito menos que o concorrente montado no México.

Só por ser importado? Não. Já que o Mégane era feito no Brasil e tem quase o mesmo índice de depreciação no mercado. Assim, com uma diferença na casa dos R$11.000, o Civic se torna muito bom para quem vende e o Sentra muito bom para quem quer comprar, pois a diferença é considerável.

Em relação ao Focus, não podemos fazer o mesmo comparativo, visto que a atual geração não tem nada a ver com o modelo até 2008. Por isso, a grande perda de 2009 não pode ser imputada ao modelo da mesma forma que os demais, que continuam os mesmos carros.

Agradecemos ao Magela pela colaboração.

[Foto: Veículo à venda no Classificados do Notícias Automotivas. Se você quiser comprar ou vender um automóvel ou motocicleta, acesse e faça um bom negócio!]



  • mjscaruaru

    O corola 2008 e 2007 são da outra geração.

  • arthurprs

    Minha mom tem um pallas, na hora da compra me pareceu a melhor escolha. Mas agora também fiquei contente sabendo que na revenda a situação não é fora da realidade dos concorrentes.

  • FabioEsp

    Nossa, o Vectra tem a menor desvalorização e o C4 Pallas uma das maiores.

    Brasileiro é muito tapado mesmo, viu.

    • Satanare

      Concordo

    • DCald

      Vai ver a manutenção de um Vectra e a de um C4 Pallas… quem sabe vc entenderá pq um Vectra usado desvalorizar menos que um C4…

      • FabioEsp

        Ah claro, com aquele motorzão velho de Monza 87, deve ser baratíssimo a manutenção, isso é verdade.

        Evolução tecnológica é para os fracos, bom mesmo é pagar pouco na hora da revisão…

        • DCald

          Cara, quem compra carro usado pensa muito mais em custo beneficio que o cara que compra 0km… quem compra carro usado olha muito mais para os custos de manutenção… até pq, carro novo tem menos manutenção que um mais rodado (que está no mercado de usados)… Logo, o cara prefere um Vectra que tem facil e barata manutenção do que um Citroen que muitas vezes vai faze-lo refem de uma rede de concessionarias despreparadas e exploratorias (mais do que as da GM)…

          Não estou dizendo que prefiro motor antigo… (Por outro lado, o motorzão jurassico tem 140cv contra 151 do pallas… o que não é tão mal… e tbm não bebe tanto quanto o motor psa… logo, essa "evolução tecnologica" não tem muita vantagem)

          Ah… e evolução tecnologica significativa seria um motor com injeção direta, que oferecesse maior desempenho e economia… que não é o caso do "modernissimo motor PSA" em relação ao "Jurassico familia II GM"

          • Duda1565

            Boa enquete…onde o "Jurássico Monzatech" perde para os concorrentes?
            Em desempenho? Não, comparativo com Astra e seus concorrentes.
            Em consumo? Também não, vide Astra mais uma vez. O meu faz 15 na estrada com média de 110 e ar ligado.
            Em manutenção? Sem comentários.
            Em durabilidade? Sem comentários (x2).
            Em aspereza? Sim, achamos um ponto ruim do Monzatech, mas é tão ruim assim? Não, não é…
            Ai vão dizer, ah mas brasileiro tem os carros que merecem e tal, a questão é, você comprar um Vectra com 100 mil km e mecânica conhecida, ou um Pallas com 100 mil km?

            • vinicarioca

              não sei vc…mas vou de Pallas…mtoo mais carro!
              a GM empurra esse astrazão e o pessoal ainda acredita que é um vectra…

            • douglasmartins1

              Detalhe: Meu Vectra Elegance 2006 faz 14km/l na Estrada@100km/h e não é do simples não. Tem muitas frescurinhas do Elite.

              E se alguem duvidar do consumo dele, que pegue um e dirija numa Dutra da vida que verá que faz 15km/l tranquilamente. Pode até ser antigo, mas depois que tá dentro de um, você esquece. Minha tia teve um Civic LXS 2007 e comprou faz 1 mês um Vectra Elite 2011 2.0. Imaginem a felicidade que ela ficou ao ver que ele tem 4 AirBags+ Piloto Automático+Retrovisor Fotocromico+Computador de Bordo+Sensor de Chuva, sendo que o Civic dela nem tinha essas coisas. Alias,,, não é o foco aki detonar o Civic, pq ele é um ótimo carro. Ganha em estilo do Vectra.

              Podem falar a vontade q Vectra é jurássico, mas ele me satisfaz tão bem! Temos que preocupar em nos satisfazer, e não satisfazer aos outros como é!

              T+

              • DCald

                Pois eh… já contei aqui de uma familia de um amigo meu que tinha Vectra e Corolla novinhos na garagem… todo mundo queria o Vectra… o Corolla tava tão largado que deram pra filha qdo fez 18 anos… hehehe

                • Kokokil

                  Família estranha…

                • FabioEsp

                  Típica família brasileira.

                  • DCald

                    Eles falavam que o Corolla era chocho e que bebia muito (e realmente bebe mais que o Vectra usando alcool). O Corolla deles era dos primeiros flex.

                • douglasmartins1

                  O Corolla tbm é um carrão, mas um Vectra Elite 2.0 com Teto Solar e Banco Elétrico acho mais bonito. Entre um Corolla xli 1.8 e um Vectra Elite 2.0, nem vou responder qual eu queria.

              • Satanare

                Então, já aluguei um quando fui a Brasilia e permaneci com ele por 3 dias e nem chegou perto de fazer 15Km/l. Já gostei demais da GM (tive um Omega CD 3.0 1993 maravilhoso, depois comprei um Vectra GSi 16V 1995 vermelho impecável (tão impecável que foi roubado em 3 semanas), fiquei até 2008 com um Astra GLS Belga 2.0 que meu pai tirou zero quilometro na Absoluta (nem existe mais) e foi um dos melhores carros que já tive e finalizei a minha experiencia com os GM em um Astra SS 2006 (não gostei muito, muito pobre nos materiais de acabamento, muito gastão e ultrapassado mas era lindo, andava bem e não tinha o seguro muito caro)), mas hoje ela é tão desprezível, tão odiável que nem dá gosto de elogiar alguma coisa dela feita no Brasil e feito no Mercosul e vendido no Brasil. Respeito a sua opinião e satisfação com o seu Vectra, acho muito bonito o carro e já fiquei tentado em comprar um mais de uma vez porém é só entrar nele e ver o acabamento, a tecnologia, o preço que fico muito feliz em ter escolhido outra marca.
                Não gostei do Honda Civic também, prefiro o meu Fusion, porém como ele custa um pouquinho (só um pouquinho mesmo diga-se de passagem, por um carro muito superior) e eu quisesse um médio-grande eu compraria um Focus Sedan Titanium ou um Toyota Corolla Auris, ou ainda um Fiat Linea T-Jet.
                Mas parabéns pela compra eu pela alegação final do seu post: "Temos que preocupar em nos satisfazer, e não satisfazer aos outros como é! "
                T+

            • DCald

              Exatamente…
              Certamente, se tiver que comprar um usado, vou de Vectra com certeza e sem arrependimentos… Com o valor da manutenção de um Pallas aos 100k km vc compra uns 2 vectras… ahuhauhau…

              É a mesma historia pra Mercedes e BMW… são carros excelentes acima de qualquer nacional… mas, quando começa a dar manutenção, tem que ser muito rico pra manter… só que quem é rico, compra as 0km mesmo que não dão manutenção…

            • WMitre

              É por causa dessa mentalidade que temos o mercado que temos.

          • EuMeSmObYmYsElF

            agora vai ver a emissão de poluentes…

            • DCald

              Uai, está dentro dos padroes… não tem ninguem reprovando nas inspeções… agora, vai ver o queridinho, amado e idolatrado Honda Fit… nem com o poderoso H estava passando no Controlar (sei que tem a falha da diferença entre os limites da epoca e os limites exigidos… mas, os "jurassicos GM" passam tranquilo…

              Ah, vai ver as emissões do "modernoso" Pallas (e seu consumo)…

      • Satanare

        Amigão quem paga mais de R$65.000,00 em um sedan médio-grande no brasil se preocupa mais com o status e conforto do carro do que exatamente com o custo de manutenção do mesmo. Se ele não gostar simplesmente o vende depois de pouco rodado e compra outro e se não gostar o vende também, simples assim. Agora, quem se preocupa bastante com o custo das peças são os que compram estes modelos de segunda-mão ai sim conta mais. Afinal se não contasse ele compraria um modelo zero quilômetro não é mesmo?
        Mais concordo contigo, é por este motivo que tu relatou que o Vectra desvalorizou menos do que o C4 Pallas, a manutenção é bem mais em conta do que o tecnológico C4 que é muuuuuuito mais carro também.

        • L.

          A questão não é apenas o custo de manutenção, mas também a confiabilidade. Esta sim, certamente é considerada pela maioria, em qualquer faixa de preços. Ninguem gosta de carro com fama de problemático.

        • DCald

          Bem isso… só tiraria uns "u" desse "muuuuuuito mais carro"….
          O Pallas tem muitos mimos… mas, na pratica, oferece praticamente o mesmo conforto e desempenho de um vectra…

      • Hodney

        Não sabia que um indivíduo que é considerado "rico" por comprar estes carros se preocupasse com custo de manutenção. Quem não tem condições vai de Mille, Gol, Celta, etc.
        Carro bom é caro para se manter.

        • DCald

          Cara, comprar carro de 60-70mil não é coisa de "rico" não… tá certo que está acima da media do povao que compra mille e gol… mas não chega a ser milionario (até pq, se fosse, tava andando de brinquedos de mais de 100mil…)
          E não é pq o cara é rico que vai rasgar dinheiro…
          Existem 2 tipos de rico: O que ganhou dinheiro ralando, e o que ganhou dinheiro no mole (seja atraves de herança ou atividades ilicitas)…
          O primeiro grupo se preocupa com manutenção sim… pq o cara dá valor pro dinheiro… o segundo grupo não está nem ai… (vem facil, vai facil)…

          Claro que isso é uma generalização e existem excessoes… mas, se vc parar e olhar pro lado, vai ver que é bem por ai…

    • allysson13

      Era pra ter colocado o Fiat Linea no comparativo, ele seria o campeão de desvalorização, comprei um T-jet em 2009, paguei 71k hoje vale 51k, percentual de – 28,17%.

  • Zenorev

    Focus não deveria ter entrado nessa tabela também, se o Línea não foi incluído só porque mudou o motor então o focus que mudou de geração tambem não deveria estar aí.

    • Dodos

      A tabela é dos principais sedans do mercado… Linea nunca teve vendas expressivas e deriva de um "compacto-premium" (o médio da Fiat chama-se Stilo e agora tem o Bravo).

      A única coisa dos principais sedans do mercado que ele tem é realmente o preço.

      Pra mim deveria se chamar Punto Sedan por que na verdade é isso que ele é, com um acabamento melhorado é claro…

    • Satanare

      Também acho! tenho um Focus 2010/2011 Ghia Hatchback e acredito que esta nova geração será bem valorizada pois o carro mudou muito e chega a ser superior a muitos modelos equivalentes no mercado. O Sedan é muito bonito e acredito que seja, juntamente com o Corolla e pouco acima ao Sentra e Civic e muito acima de "Vecastra" o melhor da categoria. Amo meu Ford Focus e adoro os carros da Ford em geral, já tive vários e nunca tive dores de cabeça com eles!

      • DCald

        Eu sempre achei o Focus (até mesmo na geração anterior) superior aos seus concorrentes (exceto aquela versão 1.6 pé de boi… – Focus tem que ser 2.0! A 1.8Zetec passava tbm) O problema é que a FORD tem o dom de matar os bons produtos e fazer milagre vendendo produtos ruins…
        Alias, todas as fabricantes conseguem isso… ou será culpa dos consumidores???

        • Satanare

          Consumidores

          • mundial1983

            Com certeza mais do que absoluta

    • pools

      Fora o fato que em 2008/2009 não era Flex.
      Realmente a desvalorização real dele passa a valer de 2010 em diante.

  • gmdacosta

    O Eber não comentou que o Civic novo custa quase R$ 7.000,00 a mais que o Sentra por exemplo. Não verifiquei os itens de série de cada modelo, mas acho que o Sentra deve ser muito mais completo que o Civic, custando muito menos. Tenho um C4 Pallas que me custou R$ 58.000 no ano passado. Tem regulador/limitador de velocidade, todos os vidros eletricos com 1 toque, volume do som adaptativo com a velocidade, motor 2.0 (Civic é 1.8), 18 comandos no voltante, computador de bordo com múltiplas funções (3 mostradores redundantes para, por exemplo, media de consumo diária, semanal e mensal); ABS com EBD e AFU (auxilio de frenagem de emergencia), alem dos triviais duplo airbag, ar condicionado, trio elétrico, outras bobagens (perfumador de ambiente!), etc. Quanto custa um Civic com todos estes itens de série? Hoje troquei nosso Sandero 2008 por uma Gran Tour, não ha nada tão bom no mercado por R$ 49.340. Prezo segurança e conforto para mim e minha familia!

    • Almeidaplx

      Esqueceu de outros itens do C4 Pallas; revisões caríssimas, alta depreciação e o câmbio duvidoso. Esses são de série também.
      Brincadeiras a parte, o C4 Pallas é um bom carro, mas quem compra o carro já pensando em vender (grande parte dos brasileiros), não arrisca no francês.

      • DCald

        Um amigo meu tinha um C4 pallas… nos primeiros 6 meses era só elogios… depois foi ficando quieto… depois começou a criticar as concessionárias… depois começou a criticar o carro… depois de 2 anos vendeu e comprou um Focus Sedan… disse que Frances ele não quer mais nem de graça (já tinha tido problemas com o 207passion da esposa dele)

    • Leosena

      Seja bem vindo como novo comentarista aqui do NA amigo.
      Eu acho também que você fez uma boa compra. Mas o povo acha que boa compra no segmento é somente Civic e Corolla, que na minha opinião são dois carros caríssimos pelo que oferecem, principalmente o Honda, que tem um pacote de equipamentos pobre, além de acanhado espaço interno e no porta malas.
      Abraço.

    • L.

      A matéria é sobre desvalorização, então vou comentar sobre isso. O Sentra e Pallas custam menos mas desvalorizam mais, logo, na hora de vender, valerão menos ainda… Quem compra Civic paga mais, mas perde proporcionalmente menos. Isso sem considerar seguro, revisões, eventual manutenção fora da garantia (se ficar mais de 3 anos com o carro)… Nas revisões, por exemplo, o Civic ganha de lavada (tem revisões mais baratas).

      • vinicarioca

        claro…o preço das revisões já são incluidos no momento da compra…

        • L.

          Pessoalmente acho melhor isso do que ter uma péssima surpresa depois.

          Esqueci de comentar, também, que comprar um carro bem visto pelo mercado implica em liquidez na hora da revenda, o que é bastante interessante. Anunciou, vendeu. Nada de carro encalhado. Meu carro anterior era desses e eu vendi na hora, por um preço que considerei bom. Já o atual… desconfio que vá encalhar.

          • Kokokil

            Qual era seu carro anterior, que vendeu rápido?
            E qual é o atual, que pode encalhar?

    • Satanare

      Parabéns pela compra da GranTour Costa! É uma belíssima "Sport Tourer" e agora que descobri que minha esposa está grávida de um guri, meu segundo bebê, estava pensando seriamente em comprar uma para casa! Tenho minha queridíssima Fiat Marea Turbo, vermelha, com 265cv e 7.000Km, foi meu primeiro carro zero e esta não posso considerar para levar cadeirinhas de bebê! Essa será o meu caixão! Mas a Mégane Gran tour me interessa muito! Me passe suas impressões sobre ela ok? Abraço!

      • vinicarioca

        como assim seu caixão? credo…

        • Satanare

          hahaha! Não pretendo "me matar" nela não Vini!
          Mas gostaria muito de ser enterrado com ela entendeu?
          É mais por um valor sentimental, até fico na garagem conversando com ela!
          Domingo foi um dia muito especial para mim e para ela (a Marea) porque foi o casamento da minha irmã em Mairiporã e a Weekend foi o carro da noiva; cheguei no sítio dando umas aceleradas nervosas nela avisando a chegada da noiva (e da Marea, é claro!) que dava para ouvir os espirros da válvula de alívio a distancia, foi lindo!
          Depois do casamento e na hora da festa a Marea fez mais sucesso do que os noivos, todos me perguntavam dela, do perfeito estado de convervação, das modificações que eu fiz no motor, da cor, etc, etc… O carro é demais!
          E a minha irmã adora a Marea, tenho um Fusion SEL V6 AWD 01/11 branco, com rodas 20, suspensão a ar, perfeito para casórios, mas minha irmã quis entra com a Marea e queria que eu desse para ela de presente de casamento… Amo demais a minha irmã, mas ai já era demais!

      • mmuniz75

        Olha eu tenho uma GT a mais de 1 ano e posso dizer que é um otimo carro. O rodar do carro é muito bom, muitos equipamentos , otimo espacp interno ,suspensão vem acertada , até aquela trava de seguranca traseria para criança é eletrica (até agora não achei outro carro que tenha isso), a direção eletrica e os freios a disco nas 4 contam bastante na dirigibilidade. Na estrada aro 16 e piloto automatico ajudam bem, o motor é razoavel , isso vc vai estranhar já que fosse tem a perua mais rapida já fabricado no Brasil. A mecanica da 1.6 é bem conhecida no Brasil é a mesma da Scenic que já está aqui desde 98. O cambio não chega a ser um VW mas acho melhor que o cambio da Fiat. Seguro é bem barato, e manutenção dento do esperado, as peças são meio caras, mas as do Corola e Civic tambem são. Agora com esse preço nao vai achar nada igual mesmo. Agora pergunto qual outro carro no Brasil tem : freios a disco nas 4 , direcao eletrica, pneus 205, 5 portas e flex ? Acho que só a GT mesmo.

        • Satanare

          Fala Muniz, obrigado pela sua opinião sobre a GranTour, foi muito válido para mim!
          É, realmente com o motor 1.6 16V eu deva estranhar um pouco (nem pela Marea Weekend Turbo pois ando muito, muito pouco com ela) mas tenho outros carros e a compra de uma Gran Tour terá um finalidade bem diferente aqui em casa que é a tranquilidade, o espaço, os equipamentos e a tecnologia em um belíssima familiar!
          Provavelmente nesta quarta-feira 24 eu irei dar uma passadinha em um concessionária Renault para tentar avaliar uma Mégane GranTour 2.0 16V (não sei se ainda vendem com esta motorização) e, se der tudo certo, eu serei mais um consumidor da GranTour!

    • Carlos.Machado

      Precisamos de mais pessoas com este pensamento!
      Tenho 1 sentra S CVT e ele nen se compara com o Civic.
      o C4 Pallas é um otimo custo/beneficio assim como o sentra.
      porem a mulekada de hoje em dia cada vez mais compram golf e civic e valorizam um trem que nao vale!
      a diferença do Civic para o Sentra em minha cidade, chega a dar quase 10mil reais a mais.

    • DCald

      Megane GT tá com um custo beneficio tentador…
      Ano que vem compro um hatch medio pra mim, e meu pai provavelmente trocaria de carro tbm (hj tem uma meriva premium… se não fosse pela falta do 2.0… indicaria a GT sem pensar duas vezes…)
      Na verdade to tentado a comprar a GT pra mim… mesmo que não precise de uma perua… hehehe…

  • MarcosMV

    Eu ainda não tenho nenhum desses mesmo, mas quase peguei um Pallas.

  • Eriesou

    Estou colocando a barba de molho!

  • Ike H.

    Tabela Patrocinada pela honda, he he… falcatrua com o focus, e nenhum vw???

    • duhehe

      Se colocar o bora ai ele ganha disparado !

      Eu usei por uns meses um Bora 09/09 , a mulher havia comprado zero por 62.000,00 em Maio de 2009, em abril de 2010 eu o comprei por 42.000,00 pq ninguem queria compra, e quem queria nen isso pagava !

      Pelo menos eu consegui vende ele por 50.000,00 agora em setembro.

    • L.

      Se você discorda dos números, consulte a FIPE e prove que a tabela está errada…

      • Tempero

        O problema não são os números da tabela e sim as conclusões que se tira de seus números. Interpretar números friamente você pode cair em um equívoco.

        1) Obvio que o Focus desvalorizou absurdamente: mudou de geração (e para melhor).

        2) Porque comparar o Megane GT 1.6 (que é a Gran Tour) com outros sedans? Todos sabem que vem o Fluence para substituir só o sedan e que a GT vai ficar na geração atual sem mudanças… Não vejo sentido na comparação.

        3) Vale pesar qual seria o efeito do Sentra ter virado flex recentemente (só 2009). Corolla e Civic se tornaram flex em 2007.

        4) Depois que a Honda lançou o City, o que aconteceu com os preços do Civic? Foram para o espaço, subiram muito. Logo, o que acontece com os Civic usados? Valorizam.

        5) Pallas (aí é opinião pura) desvaloriza tanto por causa dos brasileiros não gostarem de carro francês. É um bom carro, mas…

        • L.

          Se um carro mudou ou nao de geração, pouco importa. A tabela mostra o que aconteceu com o cara que comprou um Focus em 2007, um Civic em 2007, etc. O Civic já está sofrendo a desvalorização referente à próxima geração, pois já se sabe que chegará em um ou dois anos. Aliás, parece que o mesmo acontecerá com o Focus…

          Os preços do Civic não subiram muito de 08/09 pra cá, aliás, praticamente nada. Ele já era caro.

  • Pancous

    Eu fico chateado de ainda não estar nesse segmento de carros, mas, quando vejo a desvalorização desses modelos; sei que se tem de ficar com um modelo pelo menos por três anos, para valer o dinheiro; e que carro não é investimento; fico satisfeito de ter um pequeno, popular.

  • fudencio10

    Tenso isso,quem compra um sentra achando que fez bom negócio por ser mais barato,pois nem considero o mesmo superior,salvo o CVT,paga menos quando compra,mas no final pagou 5 mil a mais,pois fica por 10 mil a menos que o civic,e o engraçado é que o corolla perdeu bastante o valor,e o 2007 vale pouco a menos que o 2008,que já é o modelo atual,que também vai mudar,e nesse mesmo tempo o civic é o mesmo,o que ajuda muito ele.

  • PEREIRA_

    tirando o civic bom dos usados e o focus que mudou modelo e o antigo caiu demais de preço, os demais tem variação de 5% entre si, o que faz cair por terra aquela teoria que megane/sentra/pallas perdem muito valor em relação aos demais. Ate o corolla, queridinho de vendas cai o preço pacarai. Então, povo, parem de comprar carro pensando na revenda!!!

    • lucianorj

      Como disse abaixo, a tabela desmente os comentários do post….

  • marciors01

    O focus 2008 e 2007 são do modelo antigo que, quando novos, já custavam muito menos do que o atual.

  • lucianorj

    A tabela desmente os comentários. Na verdade me surpreendeu em saber como a desvalorização de todos os modelos é tão próxima. Ou cai o mito: não há razão para se preocupar com a desvalorização dos sedans na categoria já que todos perdem em média entre 32 e 40% (a diferença de 8% é desprezível se levarmos em conta que os carros que desvalorizam menos são mais caros – há que se lembrar que um sentra e um megane são facilmente encontrados com descontos de até 15% do valor de tabela); ou a tabela é uma mentira. ps: meu sentra S saiu em 2008 por 51000,00 não imagino encontrar ninguém que me dê 38000,00 por ele!

    • RBuriti

      é aquele negócio, essa pequena diferenças as vezes é "compensada" pela satisfação. Exemplo: to com um megane e se alguem disser que civic é mais negocio, eu já começo com o cambio 6 marchas e N itens a mais de série, fora porta malas e outros itens

      Se me satisfaz, tudo bem….nao comprei o carro pra vender, comprei pra aproveitar ;D

      • L.

        Os que defendem o Civic também terão N argumentos…

        Fato é que o mercado prefere Civic e Corolla, mas isso não implica dizer que os concorrentes são automáticamente ruins.

        • RBuriti

          eu nao digo que o civic é ruim, apenas acho que o povo valoriza mais o visual que os itens de série e outros. Ontem ou antes de ontem saiu aqui a reportagem da Honda-Japao acabar com as vendas do civic lá. (na terra natal!!)

          • L.

            Ou o povo valoriza mais a tecnologia aplicada na suspensão, no comando de válvulas, no câmbio automático, …

            Enfim, é questão de ponto de vista. Alguns preferem computador de bordo, perfumador de ambiente, vidros "one-touch", enquanto outros escolhem uma mecânica mais refinada em detrimento de certos itens…
            Ou ainda: Alguns escolhem pelo design, outros pelo preço… Resumindo, cada carro tem suas vantagens e desvantagens.

            Quanto ao Japão, é outro mercado, com outro gosto. Carros menores vendem mais lá, e a maioria prefere hatches. O Civic é um projeto destinado ao público americano.

      • Satanare

        Eu tive por 4 meses um Honda Civic em 2009 LXS Manual Flex para nunca mais! Gasta demais, poucos equipamentos, achei duro de suspensão e, apesar de achá-lo lindo e com um painel muito bacana, enjoei rápido do carro, deve ter sido pela cor do carro, preta. Quando peguei ele tinha 27.000km por 54K, tinha achado o preço bem legal pelo ano (2008) mas depois de um tempo o cambio manual, apesar de ser bem rápido e bem escaloneado não me convenceu a mantê-lo (muito anos de automáticos, só a querida Marea Turbo eu me dou o luxo de "cambiar" e mesmo assim de vez em quando) e aquele Ar Condicionado manual, a ausência de Computador de Bordo me chatearam com aquele Honda Civic… Um EXS talvez me interessaria mas não consigo me convencer em pagar tanto em um modelo bem menor e menos equipado do que um Ford Fusion ou um Hyundai Azera, não dá!

        Prefiro o Mégane: é muito bonito, tem belas rodas aro 17 opcionais, um ótimo acabamento e o Key card é estiloso, pouco prático mais estiloso! Fez uma boa compra, parabéns! Pretendo comprar um Gran Tour até meu Enzo nascer em Fevereiro!

    • Carlos.Machado

      Tenho 1 sentra 2.0S CVT 08 tbm amigo, e nao troco ele por nada! o carro nen se compara com Civic!
      hoje em dia ele esta valendo em torno de 38-40k ja consegui ofertas no valor de 37k, e outras de 40k mais tinha carro no meio.

  • alemaomoreira

    Eu penso o seguinte: Compro aquilo que eu gosto, independente de prós e contras. Tem nada que se preocupar com tabela de desvalorização ou coisa parecida, compre o carro em que você se sente bem.

    • L.

      Pra maioria da população desconsiderar a desvalorização não é uma hipótese válida.

      • marcospcl

        No entanto, como vimos, a desvalorização é muito pequena para justificar uma compra apenas por este critério, e mais, carros de mesma categoria preteridos pelos consumidores em função deste critério de desvalorização normalmente tem descontos expressivos na sua compra como é o caso do sentra s CVT por 57, 58k, comparando com civic e corolla automaticos que estão na faixa de 68, 70k. E mais, a medida q este mito for caindo, melhor será, pois diminuirá a diferença entre o carro queridinho e o carro mal visto (que como vemos não se justifica) no mercado de usados.

        O que as pessoas não percebem é que temos que acabar com essa preferencia em massa por carros ditos faceis de manutenção e etc… A medida q este pensamento for diminuindo, a distribuição de peças será mais popular para carros como subaru impreza por exemplo, consequentemente peças originais mais baratas , faceis de encontrar, as oficinas serão preparadas para dar manutenção em qualquer tipo de veiculos, pois a gama de veiculos será melhor equilibrada no mercado e consequentemente mecanicos mais preparados para todo tipo de carro, isso sem falar nos preços obviamente mais equilibrados e consequentemente concorrencia maior e preço menor!!! Vc imagina se fosse facil ter peças e serviços de qualquer mecanico de um impreza por exemplo ? Poderiamos ter facilmente modelos mais refinados sem ter estes nossos medos… GENTE, TEMOS QUE TER UMA MERCADO DE CARROS MAIS HOMOGENIO! Bom eu acho q fiz a minha parte, comprei um Sentra S CVT 2010 por 57k, e digo, é um baita carro! E olhe q testei corolla e civic ambos automaticos tb!

        Abraço a Todos!

        • L.

          A desvalorização é um dos critérios considerados. Certamente que o design, o preço das manutenções, o valor do seguro, a tecnologia embarcada, etc etc também são considerados, em maior ou menor escala, pelo comprador médio.

          O que ninguém (ou quase ninguém) deve fazer é comprar carro de manutenção cara pensando no "futuro do mercado" ou no "bem comum"… Quem tem de fazer o mercado mais homogêneo é o fabricante, que deve ofecerecer condições melhores para o consumidor, como manutenção mais barata e peças em estoque. O consumidor está certo de não comprar carros que não oferecem isso, e achar que o preço da manutenção vai cair porque as vendas aumentaram é um GRANDE ENGANO.

          Basta ver a Hyundai: Mais vendas, mais carros para fazer revisão, preços continuam altos, peças continuam faltando. Aliás, a coisa pode até piorar, com oficinas mais lotadas a qualidade no atendimento cai.

  • Cil

    O Civic até pode se desvalorizar menos, mas se tivesse que escolher entre Sentra e Civic, seria Sentra sem pensar duas vezes!

    • Carlos.Machado

      Falou e disse!

  • Alesr50

    Dá pra comprar um "carro" Okm…e um carro 2009 hein…

  • Diens_mg

    Depois eu concordo quando dizem que brasileiro não gosta de carro… afinal, todo mundo só compra pensando em vender… pq cada um não compra o modelo que curte e vai pensar na desvalorização depois? rs

    Bom, mas na verdade o melhor é conciliar as duas coisas, mercado com a preferência…

  • MarcLP

    Sentra usado negocião.
    Megane usado bom negócio.
    Não teve motivo pra não colocar o Linea se até o focus 100% diferente entrou.

  • DCald

    "Magela exclui o Linea por este ter mudado de motor. Ele utilizou dados da Tabela Fipe para montar este comparativo abaixo:"

    Eu excluiria o Linea pelo simples fato de ele ser um Sedan compacto e não medio…
    vou te falar, viu… essa turminha do marketing faz o povo de marionete mesmo, né?

  • http://www.metalomega.com Metal Ômega

    O quanto na prática essa desvalorização é verdade?

  • SeuCanalha

    RETIRADO DE UM FÓRUM AUTOMOTIVO:

    E quanto custavam quando 0 km ?
    Creio que tal fator tb deva ser considerado …
    Pra comparar, eu faria a conta da seguinte maneira …
    ….
    A fórmula é simples de entender, subtrai-se a diferença entre os preços 0 km (atual e na época) ao valor atual do veículo usado e divide-se pelo valor do 0km atual….

    Resultados:

    carro……………………………. fipe atual usado……………………….. 0km hj……….. 0km antes (na data da compra)…….. %
    Corolla SE-G 07…………………… 43470………………………………….. 81108 …………………….74122…………………… 0,492215537
    Civic EXS 07 …………………………50060 ………………………………….84500 ……………………..87653 …………………..0,607087036
    Sentra SL 07 ………………………..41469 ………………………………….71563 ……………………..80550 …………………..0,626393544
    Jetta 07……………………………….51263 …………………………………..83600 ……………………..88380 …………………..0,634114053

    O % seria o valor real do carro sobre o zero-km hj ….

    Pensem………………………………………..
    ATT

    • jogador

      Dá uma olhada nos cálculos, acho que há equívoco no resultado…
      O príncipio do cálculo que você mostrou leva em conta ou a inflação ou a deflação do modelo. Eu acho mais realista assim!

      • DCald

        Uma coisa é a desvalorização absoluta que é o valor do carro comprado 0km e o valor do carro hoje…
        Ex.
        Compro um carro por 50mil e 2 anos depois o carro vale 40mil… Desvalorização de 10mil reais em dois anos, media de ~10% ano

        Outra coisa é a desvalorização relativa, que é o valor necessário para trocar o carro por um modelo equivalentre 0km…
        Ex
        Tenho um carro X ano 2008 que vale hoje 40mil, pra comprar um equivalente (mesmo modelo e opcionais) 0km hoje vou pagar 60mil, desvalorização de 20mil reais media de ~16% ano…

  • http://www.TravelAndBeer.com Travel And Beer

    Eu tenho um Megane 2.0 completo, com couro, abs e air bag ano 2000. Quando comprei o valor de tabela era R$ 16.00, hoje o valor fipe é R$ 14.500 . Tenho ele a mais de 2 anos.
    To feliz a vida com ele, a única coisa cara que precisei fazer em 2 anos foi trocar o motor de arranque que foi un R$ 600,00.
    Ele está com 122.000 km(Peguei com 82.000), esses dias meu pai comprou uma Space Fox 0km, antes de pegar ele ficou 1 semana com meu carro, quando pegou o Fox ele disse: "Seu carro tem quase 11 anos e é bem melhor que o meu 0km"
    Sou 100% a favor de comprar carro de um nivel melhor usado, sem ligar pra desvalorização.

    • douglasmartins1

      Sou muito mais um Jetta 2.5 2008 por uns 55~60mil do que um Civic ou Corolla por 70mil. Preciso falar na diferença de motor/Cambio/Equipamentos??

      E ainda não preocupo com desvalorização. Carro Zero é pra quem compra sem pensar em Vender a Curto Prazo. Carro Semi-Novo/Usado é pra quem pensa em trocar.

  • Edrei_Costa

    Em 2008 troquei meu Corolla por um Sentra CVT. Não me arrependo, pois economizei R$ 15.000 e o Sentra CVT é muito superior!. Semana passada, depois de muito pesquisar, troquei meu Sentra S por um Sentra SL. Ainda é a melhor compra para quem gosta de carro. A desvalorização está na média no mercado e não tive nenhuma surpresa

  • Cintia_85

    Prefiro andar de Sentra "desvalorizado", que andar de civc "hipervalorizado".
    Não tenho um nem o outro, tenho um corolla, que acho um bom carro, mas penso em trocá-lo por um Kia Magentis, pois os usados estão com preços ótimos, ainda mais levando em conta o conforto que o carro oferece.
    Acho legal ter um carro bonito, mas entre escolher o bonito e confortável: sem dúvidas alguma, escolho o confortável.

    • DanielMorais

      Penso exatamente como vc, sem falar que a questão de ser valorizado ou não é muito específica. Vi um Magentis essa semana aqui em Goiânia 2009/2009 com 15.000 Km rodados por R$ 49.900 e o mais curioso: o carro está a venda numa concessionária Honda. O carro é de cair o queixo e só existe em versão única que é a completa.

  • luizphil

    Se for por isso, o Vectra também teve melhorias no motor e facelift, durante este período (2008 a 2010). Tenho um 2008 com motor 127cv ainda… e meu irmão um GT de 140cv. O dele além de mais forte, é mais econômico. Isso não conta como desvalorização do antigo? Acho q sim!
    E nem por isto, o vectra está sendo "discriminado" como o Linea, focus…
    Acho o vectra o melhor custo-beneficio, levando em consideração também a garantia da marca e custo de manutenção.

    • http://www.TravelAndBeer.com Travel And Beer

      Até acho o Vectra bacana, mas o interior eu acho fraco demais. Me pareçe plastico de muita má qualidade

    • L.

      O que seria a "garantia da marca"? O Vectra não tem garantia de 3 anos, como boa parte dos concorrentes? E quanto vc pagou nas revisões?

      • fernandodasilva

        Tem sim !

    • douglasmartins1

      Tenho um Vectra Elegance 2006 e não me arrependo. E tem todos os acessórios do Elite. Mais acessórios do que o Civic.
      E o consumo então? 14km/l na Rodovia, e se pegar só reta faz 15km/l tranquilamente. Quem duvidar, que peguem um.

  • mundial1983

    Eu juro que eu não sei porque desse preconceito todo com relação ao Sentra, é um ótimo carro, e a manutenção para um carro importado não é cara

  • jogador

    Melhor reportagem sobre depreciação e troca de veículos: http://www2.uol.com.br/bestcars/troca.htm

  • mmuniz75

    Só não entedi porque colocaram Megane GT, se o materia é compativos de Sedan, é pior que existe Megane sedan, o coitado mau saiu de linha e já estão o tirando dos comparativos

  • Marcio

    O vectra fica devendo em duas coisas, primeiro no acabamento e design do painel, não é bonito nem bem acabado.

    Segundo é um projeto ultrapassado, os novos sedãs são muito mais seguros estruturalmente, estamos falando da plataforam de um astra de 1998 esticada para ficar no tamanho atual, nem ao menos é possivel saber se com o aumento do comprimento o que já era ultrapassado ainda perdeu rigidez estrutural.

    Hoje eu compraria qualquer um dos sedãs médios menos bora, vectra, city (pseudo médio) e linea (outro pseudo médio), são carros antiquados e/ou compactos travestidos.

  • LevyOliveira

    Realmente…

  • Fla3D

    Essa frase foi de doer… mais uma pérola do Moriah…

    "Embora sejam japoneses, o Honda feito no Brasil perde muito menos que o concorrente montado no México. "

    Montado? Quer dizer que ele chega lá em CKD e é só montado? Ou ele é fabricado lá? Faça o favor…

  • kikofar

    Ótima reportagem. São iniciativas assim que começam a mudar a cabeça do brasileiro que acha que carro é só zero. Há 2 dias, fiquei com um Accord V6 "emprestado". O carro tem 35 mil km rodados apenas. É 2007, mas bastante completo e o dono (que é único) muito cuidadoso. O carro não tem absolutamente nada, nem batidinha de porta na lataria… chega a intrigar! O preço: 50 mil reais. Há 3 anos, custou 119 mil!!!!!!!!!!

    No mais, é bom uma reportagem assim para abrir a cabeça das pessoas. Tenho parentes que tem 2, 3 carros e todos importados, adquiridos usados, após 6, 7 anos, obviamente comprados de donos cuidadosos. Mas o que quero dizer é que uma revisão de 4, 5 mil reais é o fim do mundo pra muita gente. Mas tirar um carro da concessionária e vendê-lo no ano seguinte perdendo 10, 12 mil, é normal! Vejam como o típico comprador de carro no Brasil faz. Chega a ser engraçado e surreal ao mesmo tempo.

    • douglasmartins1

      Aí um exemplo. Honda Accord V6 por 50mil!!!

      Ótima compra. Carros Usados de Luxo que eu compraria:
      Jetta, Honda Accord