América Latina Marcas Segurança

Confira as marcas com melhor pontuação em segurança no Latin NCAP

rene-ncap

Após a divulgação dos seis últimos resultados, o Latin NCAP anunciou uma lista com o ranking das marcas mais bem pontuadas em segurança na avaliação do instituto.

Depois de cinco anos, o Latin NCAP já acumula 60 modelos testados e agora lança uma classificação de acordo com os resultados obtidos ao longo desse tempo.

De um total de 17 marcas, pelo menos 6 conseguiram conquistar cinco estrelas no teste de segurança em alguns de seus carros.

Apesar da perceptível evolução da segurança veicular na América Latina, o Latin NCAP critica duramente as marcas que ainda vendem carros sem airbag ou qualquer proteção adicional.

O instituto ressalta que muitas marcas reavaliaram suas políticas de segurança para a região, tornando assim os carros mais seguros para seus clientes.

Confira abaixo o ranking de segurança das marcas avaliadas pelo Latin NCAP:

1. Jeep, Seat (5.0 estrelas)
2. Honda (4.8 estrelas)
3. Toyota (4.5 estrelas)
4. Citroen, VW (4.0 estrelas)
5. Ford (3.8 estrelas)
6. Hyundai, Peugeot, Renault, Suzuki (2.3 estrelas)
7. Nissan (2.2 estrelas)
8. Fiat (2.0 estrelas)
9. Chevrolet (1.8 estrelas)
10. JAC (1.0 estrelas)
11. Chery, Geely, Lifan (0.0 estrelas)

Agradecimentos ao Elio Cristi Silva Santos.





  • Clovislauro

    Essa lista por marcas não reflete a realidade, está considerando carros que já saíram de linha e carros que nem foram testados. Explico: A Ford tem hoje todos os carros com 4 ou 5 estrelas. Já a VW tem muitos ainda em produção com apenas 3 estrelas, como o Gol e seus derivados e mesmo assim a VW está na frente.

    • Rodrigo

      O conceito adotado foi uma média simples (quantidade de estrelas dividido por carros testados da mesma marca), então obviamente é algo distorcido. Jeep e Seat são bons exemplos (estão em primeiro, ainda que tendo apenas um modelo testado.
      Mas não deixa de ser uma medida. Tomara que isso force as empresas que estão mais abaixo nesse ranking a valorizarem um pouquinho mais a segurança de seus veículos…

    • CorsarioViajante

      Como sempre, é importante ver a metodologia utilizada, neste caso algumas marcas “pagam por seu passado”, outras podem se favorecer por ceder poucos carros, mas toda metodologia sempre deixará alguma lacuna.

      • MarcelloHSouza

        Acho que as marcas não cedem os carros, eles são comprados pela NCap

        • Gustavo73

          Assim como na Europa e EUA a grande maioria dos testes é patrocinada. Isso é a empresa paga os custos dos testes. Mas os carros continuam a ser escolhidos pale Ncap.

        • CorsarioViajante

          Em alguns casos é comprado anonimamente, em outros a fábrica libera a grana para o instituto comprar anonimamente, no site tem tudo explicado.

          • carnero

            Procedimento normal: NCAP vai na concessionária X da marca X+1 e compra o carro como pessoa física.

            Patrocínio: NCAP compra o carro e manda a nota fiscal para a fábrica reembolsar

            • CorsarioViajante

              obrigado, explicou melhor!

    • Gustavo73

      Só o Gol e derivados tem 3 estrelas. E são 3 com 5 estrelas considerando os modelos há venda no Brasil. Inclusive na média da VW também existem modelos fora de linha como o Bora de 3 estrelas.

      • Clovislauro

        A média da VW está acima porque testaram o Kazinho antigo sem airbag, mas nunca testaram Gol G4 nem Kombi nem nenhum outro que não tivesse airbag anterior a 2014, quando a lei do mesmo entrou em vigor.

        • Gustavo73

          Negativo foi testado o Gol G5 sem Airbags. E teve 1 estrela como o Ka Fly. Mas vamos lá modelos em produção hoje a VW tem 4 com 5 (contando o Vento) estrelas e o Gol com 3. A Ford tem 2 com 5 estrelas e 2 com 4(contando o Fiesta mexicano). A média da VW sobe para 4,6, a a da Ford para 4,5. Então ainda assim a VW estaria acima da Ford se esse é o problema.

          • Clovislauro

            Sua análise está destorcida.
            – O Vento não é vendido no Brasil, então não conta.
            – Os derivados do Gol e o Fox e seus derivados não foram testados e supostamente não tirariam mais que 3 estrelas.
            – Em nenhum carro da Ford corre-se o risco de vida como nos modelos mais vendidos pela VW no Brasil (Gol, Fox, Saveiro). A Ford oferece Ka e Fiesta com 4 estrelas.
            – Tiro o chapeú para o up!, mas infelizmente o brasileiro custa em entender a importância da segurança.
            – Ecosport tem 5 estrelas , a Spacecross deve ter 3, nem cinto de 3 pontos no meio atrás tem
            – Focus e Fusion se equivalem com Golf e Passat, apesar dos modelos da Ford terem maior volume vendas.
            Ou seja,é mais provável um acidente fatal com um VW no Brasil que com um Ford.

            • Gustavo73

              O Fiesta nacional não foi testado então não podemos contar com ele não é mesmo? Fox não foi testado então porque tiraria 3 estrelas. O Polo do qual ele deriva testado no Brasil tirou 4 estrelas adultos e 3 estrelas crianças (o isofix não foi testado na época) o Fox feito no Brasil e vendido na Europa teve a mesma pontuação do Polo europeu 4/4 estrelas. Será que a minha análise é que está distorcida. A Latin fala dos produtos que ela testou e isso está nas contas. Fiesta e Ka também não tem 3 cinto retrátil. Golf é muito mais equipado que o Focus desde de o modelo de entrada. A sua análise é que me parece distorcida.

              • Clovislauro

                Como o Ka tirou 4 estrelas e o Eco 5, acho difícil o Fiesta tirar 3. Bem mais provável o Fox tirar 3 uma vez que compartilha a mesma plataforma com o Gol. Tenho certeza que voce concorda comigo. E nós sabemos que se o Fox fosse seguro, a VW já teria patrocinado um teste há muito tempo, está aí desde 2001, como vez com o up!. Então, na hora de um acidente, melhor estar dentro de Ka que dentro de um Gol, de Ka+ do que de um Voyage, de um Fiesta que de um Fox e de um Eco que de um Spacefox ou Spacecross que seja. Nas categorias acima, os carros se equivalem, pelo preço que cobram parece o mínimo dos mínimos. Me desculpe, mas continuo achando a linha da Ford mais segura que a da VW. O único popular que realmente é sensacional em termos de segurança é o up!, mas que lamentavelmente é uma caixinha e fósforo e não atende a todo mundo. Eu mesmo adoraria ter um TSI, mas não dá por falta de espaço.

                • Gustavo73

                  Quando te interessa você se “esquece” dos dados né. Como disse o Fox usa a mesma plataforma do Polo com 4 estrelas, então seguindo a sua linha ele teria 4 estrelas. Sim. O Gol isa a mesma plataforma dos dpos mais no Fox a VWB sempre disse ter as mesmas características do Polo. A Ecosport tem 5 estrelas então porque o Ka não as tem? E novamente seguindo a sua linha de a Ford não testou o Fiesta…
                  É justamente por isso que só comento segundo os testes. E novamente Golf e Focus hoje são estão no mesmo nível seguindo a sua linha. Fovus tem mais versões com 2(mínimo ou 4 Airbags que 6) todos os Golf hoje tem 7 fora outros recursos de série, então seguindo novamente sua forma de análise é mais seguro dentro de um Golf que um Focus. Sima VWB deveria testar o Fox, mas não se pode tirar nenhuma conclusão sem os dados isso é chute. O Gol sim tem 3 estrelas comprovado isso é um fato. Mas usando a contagem de estrelas que você sugeriu só com modelos em produção e testados aqueles são os números da Latin que não testa e nem divulga nada exclusivamente para o Brasil.

                  • Clovislauro

                    Beleza, voce acha a linha VW mais segura e eu acho a linha Ford. Considerando que voce sempre fez comentários ressaltando a importância de se observar a segurança dos modelos e elogiou os carros mais seguros, fico surpreso ao te ver agora defendendo quem produz carros com apenas 3 estrelas, mas enfim, espero que retome sua atitude de sempre.

                    • Gustavo73

                      Não mudei a minha postura em momento algum. A discussão foi com relação a matéria sobre a segurança segundo a Latin Ncap e os testes feitos. Você dibergiu dizendo que não eatab certo a pontuação por ter modelos fira de produção na conta, e depois falou que nenhum VW teria sido testado sem Airbags e um Ford teria. Mostrei que não era verdade e que no caso do teste do Gol. E tirando os modelos fora de linha que a pontuação da Ford subiria mas que a da VW subiria também. Foi só isso. E não há nada diferente. Você é que tentou fazendo comentários fora do contexto da matéria mostrar uma superioridade maior da Ford. Inclusive tirando conclusões de que notas alguns carros teriam. Eu não posso fazer isso, justamente por defender os testes. Eles afirmam isso. Sou um crítico da VWB sobre como ela agiu ao lançar o Gol G5, afinal usando a mesma plataforma do Polo lançado quase 10 anos antes ele poderia ter nota melhor. Mesmo que na época do lançamento ainda não houvesse os testes 2008. Mas em 1999 também não havia e ela lançou o Polo igual ao europeu. Mas assim como ela não testou o Fox(apesar desse ter sido testado pela Euro, o que não garante mas mostra o que pode o Fox nacional) a. Ford não testou o Fiesta nacional. Mas como você mesmo disse o modelo mais barato da VWB tem 5 estrelas. E eu não vejo motivos hoje para ter um Gol.

            • Marcos Pastori

              Vento é o Jetta!

              • Gustavo73

                Não esse é o sedan do Polo europeu.

                • Marcos Pastori

                  Estão certos é isto mesmo. Como é o nome dado ao Jetta no Mercosul ? Existia outro nome, tenho quase certeza

                  • Gustavo73

                    Em alguns mercados foi Vento mesmo em outros Bora, deve ter mais algum por aí. Fica confuso isso, principalmente em carros mundiais. Mas às vezes fazem isso pois a pronúncia não é agradável rm algumas regiões. Pajero se chama Montero em algumas regiões.

              • Paulo_Lustosa

                Nesse caso não, é o Polo Sedan

            • Aldo Raine

              Brasileiro prefere que a Midia conecta ao Iphone do que 5 estrelas em segurança

    • Aldo Raine

      Golf e Up! são os carros mais seguros de seus segmentos

    • Robinho

      exatamente

  • Alexandre

    Conclusão: brasileiro não dá bola para segurança. As marcas mais vendidas são as piores.

    • Aldo Raine

      Brasileiro curte mídia que conecta ao iphone, e carro que você ganha dinheiro na revenda, o resto pra eles não importa

  • celso

    A Honda conseguiu a média de 4,8.
    Qual veículo dela não conseguiu 5 estrelas ?

    • Rodrigo

      Acho que o primeiro City testado em 2010 (acho) teve 4 estrelas… Preciso checar.
      Edit: sim, foi isso. O primeiro City foi testado em 2012 e tirou 4 estrelas.

      • Rodrigo

        Ranking Honda

      • celso

        A Honda está de parabéns, porque o novo City acabou de tirar 5 estrelas, a mesma pontuação do HR-V. Ou seja, toda a linha atual dela é 5 estrelas.

    • Diego

      O modelo anterior do City era 4 estrelas acho que foi testado em 2012…

  • Marcos Lopes

    Essa media TEM que ser ponderada pelo numero de carros por montadora.
    Media (burra) do jeito que esta SÓ CONFUNDE quem já não tem o minimo de conhecimento matemático …

    como a marca que testou 1 carro pode concorrer com a que testou 5 ?
    – 2 pesos 2 medidas !

    • CorsarioViajante

      Pelo que entendi, eles somam as notas e dividem pelo número de modelos.

      • duduEAS

        Isso, essa é a media burra que o amigo se referiu.

        • CorsarioViajante

          Não vejo porque seria “burra”, foi um recorte escolhido, todo recorte vai ter suas limitações.

    • Pedro Rocha

      Existe um cálculo ainda mais burro: “Não vamos colocar uma meta, deixaremos em aberto e, quando atingirmos ela, nós dobraremos a meta”.

    • Alexandre

      Veja pelo outro lado: A marca vai pensar em melhorar TODOS os carros que tem. O problema não é a Jeep tem dois ou três carros. É a GM que tem quinze e tem uma média pessima. Sob a ótica de um matemático, que vai no detalhe ok: tá ruim. Sob a ótica dos leigos que querem ver a reputação da marca, não. Vc tá pensando como um vendedor e não como comprador.

      • Marcos Lopes

        Na verdade to pensando como leitor do blog que esta divulgando uma informação errada. Só isso !
        abrçs

        • Errada seria se eles errassem a conta.

        • Alexandre

          Entendi Marcos. Sim, concordo que a matéria tá bem sucinta mesmo.
          Abraço 😋

  • dogmarley

    VW não existe ?
    Achei esses dados bem controversos, de pouco fundamento.
    faltaram umas tabelas ai…vídeos…
    matéria muio rasa, morna

    • CorsarioViajante

      Está ao lado Citroen em 4. Também demorei para ver… rs

      • dogmarley

        hahaha cacetada, se fosse uma cobra me picava!!
        ligando pro oculista no já kkkkkkkk
        valeu!

        • CorsarioViajante

          hahaha abs!

  • Gambaleão O Camaleão Daltônico

    Tomara que no Latin NCAP a qualidade dos testes não siga a qualidade da área de estatística deles…

    • Tenho impressão, e é só impressão que essa estatística não é do instituto.

  • CorsarioViajante

    MUito interessante este ranking. Quanto mais divulgado e discutido este assunto, melhor.

  • Hugo Henrique Silva Lange

    e a fiat so teve 2 estrelas de media por conta das do Freemont.

    • Diego

      Freemont nunca foi testado no Latin NCAP, mas o Palio pegou 4 estrelas (3 e depois atualizado pra 4)

      • Hugo Henrique Silva Lange

        vdd! somente pelo Euro… o que tira minha conclusão precipitada do ar! Obrigado Diego! :)

  • Diego

    Acho que a média deveria ser ponderada dando menor peso pra carros já fora de linha, impactando a nota final, mas nem tanto.
    Por exemplo, a Fiat começou testando carro sem airbag, já nos últimos testes obteve 4(3) estrelas, acho que quando uma montadora melhora, ela deveria ser premiada de alguma forma.
    Dando mais peso para os carros mais novos geraria esse efeito.

    • Mas aí seria premiar quem só passou a pensar em segurança quando isso significou publicidade negativa. Sem querer defender fabricante, mas porque não testaram Honda e Toyota sem airbag?

    • Gustavo73

      Todas as 4 grandes tiveram modelos sem Airbags testados. Afinal os testes começaram em 2010.

      • Diego

        Sim, mas a ideia é que se a montadora é segura hoje, precisa de uma nota que melhor reflita isso.
        Era só dar menos peso pros testes de 2010 do que para os de 2015 …

        • Gustavo73

          Olha acho que estão dando muita importância a essa classificação. Para mim é só o apanhando dos últimos 5 anos antes de termos mudanças importantes nos testes. Agora finalmente teremos 2 colisões laterais (simulando outro veículo e um poste) teremos o teste do Alce para o esp e pontuação extra para itens como frenagem automática de emergência. Acho também que faz uma pressão em alguns fabricantes que dão menos atenção aos itens de segurança. A Latin não é só Brasil e vemos carros no México e Chile sem Airbags e tal. A mesma pressão é feita na Europa e EUA. O Small overlap foi um auênos EUA e na Europa agora precisa ter de série frenagem automática. O TT novo tirpu 4 estrelas por não oferecer o item de série. Se tirarmos os modelos fora de linha (no Brasil não sei lá fora) alguns terão uma média maior por exemplo a PSA seria 4(único teste 208)a VW subiria para 4,6 e a Ford para 4,5. Fiat e GM ficaram pouco melhores maos ainda assim abaixo da média da oiyras grandes. Nenhuma delas tem um produto 5 estrelas testado na região.

  • SDS SP

    Não gostei desse ranking.
    Amostragem por montadora não está uniforme.
    É como se pegasse a renda per capita do Brasil que é por volta de 10k USD e dizer que todo brasileiro ganha isso.

  • Ricardo

    Q buraco entre o 5º e 6º!

  • zekinha71

    Que papelão da GM e FIAT quase iguais a JACa, e olha a diferença de porte das 3.

  • HENRY ME

    A lista tem carros que já sairam de linha,ok.
    So que temos considerar este carros,estão no mercado de usados e rodando por ai.Logo considero correto a media para os testes.

  • xyzR2

    Kia não existe? Crash test deveriam ser obrigatórios…

  • GPE

    Quero ver como será o resultado quando o ESP for obrigatório para obter a pontuação máxima… Hyundai, Citroen e Toyota despencando… GM sendo enterrada

    • Gustavo73

      O pessoal tá focando muito no esp, mas o bicho vai pegar nas colisões laterais que agora contarão pontos. E o esp será testado não é só ter o equipamento. Pelo menos agora espero que no mínimo acima fos compactos de entrada tenhamos esp e Airbags laterais de série (e não adianta ser só no Brasil).

      • GPE

        Com certeza. Vai demorar um bom tempo até termos os airbags extras de série pelo menos nas versões intermediárias

  • Aldo Raine

    OU SEJA, do 5 lugar pra baixo o condutor ja corre um serio risco de vida em um acidente.

    • Aldo Raine

      Passageiro tbm heheh

  • Aldo Raine

    2 Fiat não valem 1 Seat kkkkkkk

  • Guilherme Batista

    Alguém sabe quais carros da VW foram testados para ter uma média tão alta?
    Sinceramente esse ranking não tem muita serventia já que tem carros fora de linha e quantidade diferentes para cada montadora



Send this to friend