Home Marcas Ford Conheça mais detalhes da Nova Ranger 2.2 4×4 para frotistas

Olá Eber e leitores do NA, tive a oportunidade de conhecer em detalhes a Nova Ranger CD 2.2 4X4 que será destinada principalmente a frotistas e compartilho com vocês algumas informações.

Como podem ver, o modelo apresentado foi modificado pela Rontan (www.rontan.com.br) para uso policial e estava equipado com uma moderna iluminação que utiliza LEDs e luzes de alerta, sirene, rádio para comunicação, suporte para armas, santantônio e capas para os bancos em neoprene e é destinada a apresentação para autoridades e outros interessados.

Diferente da versão topo de linha, a 3.2 com 200 cavalos, câmbio automático, diversas bolsas de ar e outros acessórios que a tornam a melhor caminhonete média do mercado, conforme todas as avaliações de revistas especializadas, a versão mais simples tem o essencial.

Vale registrar que na Ranger o pacote básico inclui bolsas de ar dianteiras, ABS, além da tração 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro através de botão no painel.

Tive experiências com todas as versões da Ranger movidas a diesel desde o início da fabricação na Argentina, passando pelo fraco 2.5, o durável 2.8 e o 3.0 International, que foi utilizado até a mudança do modelo. A Nova Ranger chegou completamente reformulada e apresenta um salto de qualidade, que não é refletido nos preços.

De cara, percebemos a diferença de tamanho entre as cabines da geração anterior e da geração atual, bem como a facilidade de acesso. O espaço traseiro é generoso e o embarque é feito com facilidade.

Este era um dos maiores pontos de queixa dos policiais que fazem uso do modelo anterior, que segundo eles, é inadequada para a aplicação, pois, de tão apertada, dificulta as operações que requerem um desembarque rápido portando armas, por vezes de grosso calibre, que exigem atenção redobrada.

Como se já não fosse suficiente, o ângulo de abertura da porta era pequeno, mais um complicador para a situação. Na Nova Ranger o problema foi solucionado e a entrada e saída é feita com facilidade, melhor do que na Amarok, antiga referência do mercado.

O banco traseiro pode ter o encosto rebatido e o assento levantado, revelando dois vãos que podem ser utilizados para guardar ferramentas, cordas e outras tralhas que ficarão em contato direto com a chapa já que não possuem revestimento.

O vidro traseiro abaixa quase que completamente e a operação, manual nesta versão, é suave. As rodas de aço calçam pneus Bridgestone Dueler 255/70 R16. O painel integra um computador de bordo que, como qualquer equipamento do tipo, ajuda a educar os condutores para que a direção seja mais eficiente.

Neste ponto, vale o registro que a Ford teve o cuidado de converter as medições para o padrão nacional km/l, o que não aconteceu com a Amarok, que tornou o equipamento um inútil acessório. O carpete foi substituído por um revestimento impermeável, fácil de limpar e muito útil para o uso severo.

O motor 2.2 Duratorq de 130 cavalos de potência e 34,26 kgfm, acoplado a uma caixa de transmissão de 6 marchas, possui válvula recirculadora de gases (EGR) refrigerada por água, sistema de distribuição movido por corrente, bomba de óleo de pressão variável com trocador de calor, sensor que mede a qualidade, temperatura e nível do óleo do motor.

Tive o cuidado de tirar fotos da parte de baixo da caminhonete que mostram a quantidade de válvulas e sensores ligados ao sistema de escape para que o motor atenda as mais recentes normas de emissões. Todo cuidado com o motor é refletido num funcionamento suave e silencioso, interna e externamente, bem como economia de combustível.

A eficiência energética do modelo será de grande valia para o uso policial, visto que o modelo poderá oferecer o menor custo operacional do mercado, além de ser mais amigável com o meio ambiente por ser menos poluente.
Nas fotos citadas podemos visualizar também a posição do motor que aciona a tração dianteira e a reduzida, posicionamento e proteção do tanque, dimensão do chassi, robustez dos pontos de ancoragem da suspensão, diferencial, cardã e estepe.

A carroceria, que antes era presa por seis parafusos pela parte superior, agora é fixado pela parte de baixo do carro e oferece um bom volume para carga com pouca interferência das caixas de roda, porém, não permite fácil remoção da porta traseira nem trava com chave.

O tanque de combustível continua sem acesso pela parte superior e para eventuais reparos é necessária a remoção do componente, operação que é facilitada neste projeto, pois o tanque não encontra obstáculos conhecidos na geração anterior. O diferencial não é mais fornecido pela Dana, tomara que não deixe saudades.

Espero ter em breve a Nova Ranger para testes mais completos, que compartilharei com os leitores do NA. Entre outras coisas, pretendemos prepará-las para uso do B100 durante a Copa de 2014, em algumas capitais, trabalho que será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Bahia – UFBA, através do Laboratório de Energia e Gás da Escola Politécnica.

Abraços

Fabrizzio Cedraz

Galeria de fotos da Nova Ranger 2.2 4×4 Policial:



  • AndredeAzambuja

    Não fiz test-drive em nenhuma das duas, nem li comparativos entre ambas também, mas só de olhar dá pra ver que a Ford foi muito mais competente com a nova Ranger do que a Chevrolet com a nova S10.

    • diegolouro

      Ela é melhor sim,mas não muito. A S10 evolui muito,e está melhor que a Hilux.

  • GuiBashop

    Penso que a Ford também esperou a Chevrolet lançar a S10, para depois analisar se era necessário melhorar a Ranger.
    Foi uma estratégia boa lançar depois.

    • Dolggan

      Cara, essa Ranger já estava pronta há quase 2 anos, e vinha sendo exaustivamente testada na Ásia e na Austrália…

      Ela foi apresentada à imprensa em Outubro de 2010.

      Aqui que demorou pra começar a vender mesmo.

  • adrisev

    A Ford não sabe a razão de hoje não ser mais considerada uma grande montadora no Brasil…antes era, junto com a Fiat, GM e VW….A resposta é fácil…é muito lerda, demora a reagir e tá sempre na lanterna…Essa ranger já nasceu velha…faz tempo que existe no exterior…E agora que lançaram a flex….esqueceram de lançar a versão com câmbio automático…cada vez mais apreciado pelos brasileiros….E dá-lhe Toyota….que já lançou de série o versão flex com câmbio automático…É isso.

  • rogerw31

    O Torque deve ser 24,x, né ? Porque não airbags ? nossos policiais não merecem segurança ?

    • fredklamt

      Se não recebem um salário digno, por que o governo iria se preocupar com um item supérfluo? Triste realidade…

    • Lucascorreajf

      mas na matéria fala que os airbags frontais são de serie no modelo p/ frotas

      • rogerw31

        Só frontais, falta laterais, controle de establidade, rodam no limite quando estão em alguma operação ou indo à uma ocorrência.

    • nightwishjp

      Tem sim, viu as fotos não?

    • obomevelhomax

      Os policiais costumam andar sem cinto de segurança para sair mais rápido do veículo no momento das operações. Não sei se os airbags ajudariam tanto nesse caso.

  • MM_

    " medições para o padrão nacional km/l, o que não aconteceu com a Amarok, que tornou o equipamento um inútil acessório"

    Inútil acessório? Só pra quem não sabe fazer uma conta básica.

    • guga10x

      poxa cumpadi, qualquer ser letrado sabe fazer uma conta basica, mas quando vc tah na rodovia, as vezes a 160km por hora, tendo que prestar atencao em tudo ao seu redor, jah eh dificil ler os numeros pequenos no computador de bordo, fazer contas entao é sinistro.

      Concordo com o autor em genero, numero e grau, usar a metrica nacional, aquela que todos estamos habituados, é suave e natural. coisa que a amarok nao faz, coisa que os (credo) Peugeot nao fazem.

      • MM_

        Concordo que seria o mais normal, mas não conherço ninguém que iria checar consumo médio de um carro dirigindo a 160 por hora.

        De qqr maneira, acho estranho a Amarok só ter uma unidade de medida. Meus últimos carros (C4 e Cruze) vieram com outras medidas, mas na configuração inicial você escolhe que unidade quer usar. Será que isso não existe na Amarok também?

        • sabbathbh

          Alguns modelos do Citroen C3 só possuem l/100km, alguns possuem configuração para essa unidade outros não. O meu 2011 não possui a configuração.

    • Castle_Bravo

      É uma alteração simples, que não tem razão de não ter sido feita pelo fabricante, mesmo sabendo fazer contas, é ruim e desconfortável fugir do sistema nacional de medição. =/

      Fizessem o contrário, pusessem nosso sistema na Europa ou nos EUA, seria um fiasco para o fabricante e irritaria muito os consumidores, aqui não, nós é que "somos pouco inteligentes". :(

      • MM_

        Eu não disse isso, Castle. Não acho que isso seja bom, mas tbm não acho que torne o cb um acessório inútil.

        De qqr maneira, ainda acho estranha essa informação. No "impressoes" do NA tem uma foto que me parece estar em km/l. Dá uma olhada na foto 40. http://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-

    • sabbathbh

      Tenho um Citroen C3 2010/2011 que só exibe l/100km e não possui configuração para mudar essa unidade, o que é um absurdo. Mas na verdade, depois de pouco tempo com o carro você passa simplesmente a interpretar o consumo em l/100km sem nem precisar converter o valor para km/l.
      Só é necessário mesmo fazer a conta para km/l quando você que comparar com outro veículo e tal.

  • Vinicius Felix

    A Ford realmente fez um bom trabalho na nova Ranger, resolveram todos os problemas da antiga, como a simples mudança no tanque, que era uma dor de cabeça se tivesse que limpar os filtros ou trocar a mangueira de combustível.
    Mas o que precisa melhorar realmente é no pós-venda, revisões de 6 em 6 meses são desnecessárias, as concessionárias são pessímas. Tanto que isso reflete na desvalorização do carro, Focus, Ranger, Fusion tem desvalorização mais alta do que os concorrentes.

  • rcm88

    E minha antiga SW4 3.0 com incríveis116 cv!

  • Jason

    A Ranger foi um belo acerto da Ford, esse motor 2.2 parece bem convidativo também… Atualmente vejo a PM utilizando Hilux e S10 de 2007, 2008… Seria interessante darem uma renovada na frota com Rangers.

  • Monty0112

    Tem até espaço embaixo do banco para guardar a fria kkkkkk

  • fse

    Muito boa essa avialição. Vamos ver as primeiras unidades, essas sim são as cobaia das montadoras.

  • gontarski

    Estou querendo comprar uma mas qual a capacidade de carga dela? Cabine dupla e da cabine simples com motor 2.2 diesel? E da gasolina?

  • KzR

    Realmente, A Ford Ranger dá um show mesmo nas versões especiais mais simples. Mas fiquei incomodado com esse câmbio de 6 marchas. Por que não é oferecido às versões normais do carro?

  • Teresinha

    acho que a ford pecou em vários itens na Ranger, por exemplo:O MOTOR ta pior que carro mil, porque o carro mil vc sabe que não anda; cãmbio de 5 marchas, isso é coisa do passado, e coitado de quem tem que andar atrás tá morto as pernas se acabam. Ela só tem aparência mas nada. consumo nota zero.

  • arilson

    o momento se supera a amtiga desainer mcanica tecnologia , o tempo comquistar comfiabilidade . ranger e picap do momento.