Consumidores vão às compras, com medo de restrições no crédito
Escrito por Eber em
25 de Marco de 2008
sob Comprando e Vendendo, Finanças, Governamental/Legal, Mercado
Todo mundo está de olho no que o governo vai fazer para eventualmente conter o crédito no país, que está se avançando até demais. E nas concessionárias, esse clima não poderia ser mais favorável. Muita gente não quis nem saber se o governo vai fazer alguma coisa ou não, e correu para comprar seu carro financiado.
O que estava acontecendo é que o governo estudava colocar um freio nos financiamentos de mais de 36 meses, quantidade de parcelas que iria afetar principalmente o setor de carros. Mas por enquanto, parece que não vai dar em nada. Mesmo assim, teve loja em São Paulo, capital, que vendeu o dobro do normal.
Os prazos de financiamento hoje em dia chegam a 100 meses, coisa de mais de 8 anos. Parece financiamento de casa própria. Se o governo limitasse os financiamentos, o preço das prestações poderia aumentar em mais de 40%. Mas, a longo prazo, o resultado para o consumidor seria que ele pagaria menos juro. Se um carro de 25.000 sai 38.000 em 36 vezes, em 72 vezes o seu preço salta para 54.000!! Mais do que o dobro do valor do carro!!
Para o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Sérgio Reze, a medida, se adotada, afetaria em até 50% a procura de veículos no mercado. “Esse impacto será um colapso para o setor que, apesar do aumento das vendas, está comercializando os veículos com promoções e redução de preço”, destaca em nota.Em nota, a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), afirmou que a sinalização do governo era preocupante. Para a entidade, a possibilidade de redução dos planos de financiamento, por meio de regulamentação, poderia causar uma forte retração no volume de negócios relacionados ao crédito de varejo para o setor.
As montadoras são um grupo de empresas que não gostaram nada dessas idéias do governo. Elas dizem que a medida inibiria os investimentos do setor. Já o presidente nacional da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), Rodolfo Montosa, diz que pretende levar ao governo propostas de flexibilização nas regras desse tipo de operação para impulsionar essa área.
O que você acha?? Essas medidas deveriam ser adotadas, visando o bem-estar da população, ou isso seria como tirar a liberdade das pessoas??
[Fonte: G1]
Consumidores vão às compras, com medo de restrições no crédito
Veja algumas notícias relacionadas
Clique aqui e veja os destaques atuais do NA
38 comentários
Comente a notícia aqui embaixo!
Volte para a página principal do Notícias Automotivas
Notícia anterior: Ford venderá nesta quarta-feira a Jaguar e a Land Rover, para a Tata
Fez um flagra? Nos mande as fotos no contato arroba noticiasautomotivas.com.br
Log-in ou registre-se para fazer um comentario.
Fique por dentro: Receba nosso resumo semanal de notícias













25/03/08 as 10:25 [ Citar este comentario ] 1
Eu acho que deveria haver mais transparência em relação ao juros e todas as taxas que são pagas na hora que se financia o carro. E também uma maior orientação ao consumidor. Apenas isso. Nada de controle. Quem quizer fazer a burrice de comprar um carro pra pagar em 8 anos, que faça. Sou a favor da liberdade de mercado.
25/03/08 as 10:32 [ Citar este comentario ] 2
Acho que não deveria proibir não, mas tem que regulamentar sim. Os juros cobrados são abusivos e “enganam” os consumidores menos avisados que se atolam em dívidas.
Os juros deveriam ser monitorados pelo governo.
Chega de dar dinheiro pra banco.
25/03/08 as 10:46 [ Citar este comentario ] 3
Realmente, o certo mesmo seria uma maior transparencia nos juros cobrados.
25/03/08 as 10:53 [ Citar este comentario ] 4
Acho que seria interessante uma limitação para até 60 meses visando proteger o consumidor dos juros embutidos, mas vivemos em uma economia de mercado e cada consumidor deve avaliar as propostas de maneira detalhada.
Quando comprei meu polo em 04 paguei 30 mil, se optasse pelo financiamento de 36 meses, pagaria cerca de 45 o que na época dava um corola…Absurdo.
25/03/08 as 11:07 [ Citar este comentario ] 5
COncordo com o sr. e com todos acima.
Deveria haver mais transparencia e nao contenção de prestações. Deveria haver menos juros, isso sim.
Cada deve ter a liberdade para escolher a quantidade de parcelas q vai pagar.
Esquecem q o carro chefe da economia americana foi por mto tempo a industria automobilistica.
25/03/08 as 11:27 [ Citar este comentario ] 6
Pessoal acho que tem que restringir mesmo o crédito porque senão daqui uns dias teremos o “sub-prime” brasileiro no mercado de crédito automotivo, levando bancos como o Bradesco,Itau e BV Financeira a problemas semelhantes aqueles que os americanos estão sofrendo e as consequencias para nossa economia serão desastrosas.
25/03/08 as 11:29 [ Citar este comentario ] 7
O lucro dos bancos no Brasil é imoral!
Se o governo quisesse realmente proteger o povo começcava daí.
O governo nao cuida e nunca cuidou realmente do consumidor, principalmente o de veiculos…
25/03/08 as 11:54 [ Citar este comentario ] 8
Seria uma boa se restringisse, pq hj vc vai na concessionaria tentar negociar desconto no valor do carro o vendedor que é te empurrar uma biblia pra vc pagar, e concordo com o pessoal mais transparência e menores taxas de juros!!! talvez o ideal seria em até 48x no máximo?!
25/03/08 as 12:35 [ Citar este comentario ] 9
Não é dever do governo interferir dessa maneira na economia… Se quer limitar a ação dos bancos com relação à juros absurdos, que contenha os juros! Simples assim. Diminuir a quantidade de prestações que o consumidor pode pagar não vai ajudar a melhorar o quadro não… Pelo contrário, pra recuperar as perdas com a restrição de financiamento, os bancos vão aumentar a taxa nos financiamentos perdidos, que vai levar à uma queda nas vendas de carros, uma redução de arrecadação pelo próprio governo, etc. Tão tentando acertar sim, mas tão fazendo pelo lado errado…
25/03/08 as 12:42 [ Citar este comentario ] 10
Ta certo, o governo deve reduzir sim os prazos, pois o mercado está MUITO aquecido, podemos estar cavando um buraco para nossa própria crise de crédito!
25/03/08 as 12:47 [ Citar este comentario ] 11
GOVERNO NÃO PENSA EM LIMITAR FINANCIAMENTOS
É a notícia dada pela Automotive Business
“O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou nesta segunda-feira, 24, que o governo esteja pensando em estipular um prazo máximo para a concessão de empréstimos para alguns setores que crescem muito rápido, como, por exemplo, a aquisição de automóveis pela população. “Só falei que 80 ou 90 prestações talvez seja um número grande. Expus a preocupação de que prazos muito longos poderiam ser evitados”, disse o ministro ao jornal Valor (25 de março).”
25/03/08 as 15:08 [ Citar este comentario ] 12
O governo quer dar uma diminuída no ritmo de crescimento do Brasil.
E a industria automobilistica é a que mais cresce.
O problema é que o Brasil não pode crescer mais de 5% ao ano. Pois não tem infra estrutura para isso. Caso o crescimento do país seje maior que isso corremos risco de apagão e a inflação perder o controle.
O aumento da IOF não foi por acaso.
Crise de crédito no brasil é impossivel pelo menos até medio prazo. Porque em se tratando de crédito ainda estamos engatinhando.
25/03/08 as 16:49 [ Citar este comentario ] 13
É SÓ PARAR DE INVESTIR NAS FARC E NOS MOVIMENTOS DE ANARQUISTAS QUE O BRASIL VAI CRESCER.
SE PENSAR ASSIM FOSSE O CORRETO, A CHINA NÃO INVESTIRIA EM ESTRUTURA PARA CONTINUAR CRESCENDO ACIMA DOS 10% BEM COMO OS EMIRADOS ÁRABES.
O QUE ESTÃO COM MEDO É QUE O POVO BRASILEIRO DEIXE DE SER POBRE PELAS PROPRIAS PERNAS, PORQUE DAÍ NÃO PODERÃO MAIS COMPRAR VOTOS COM 60 REAIS MENSAIS.
25/03/08 as 17:22 [ Citar este comentario ] 14
fo**u de vez, agora é que as montadoras(ou concessionárias) fazem o preço que quiserem e eu não troco de carro tão cedo ….
Tinam que limitar o financiamento de carros a no máximo 48x e pronto, acima disso o carro já esta velho e o cara nem terminou de pagar…
25/03/08 as 17:31 [ Citar este comentario ] 15
comprar um carro em mais de 36x é um pessimo negocio. pessoas que compram o carro em 60x ou mais não sabem mrda estão fazendo!!!(provavelmente sera a primera e ultima vez farão isso)mas não cabe ao governo inibir isso, cada um deve ter a liberdade de fazer o que quiser!!!!
25/03/08 as 17:35 [ Citar este comentario ] 16
alem de impostos altos, a margem de lucro aqui são muito maiores que em outros paises. com isso os carros custam uma fortuna e pra vender so em finaciamentos astronomicos.
e o burro do brasileiro ainda os compra!!!
25/03/08 as 20:10 [ Citar este comentario ] 17
Sim, deveria existir Leis que protegesse os consumidores, nem que fosse deles mesmos.
25/03/08 as 20:13 [ Citar este comentario ] 18
O investimento que as montadoras dizem por aí não tem nada a ver!
Elas só querem ganhar e ganhar! Nada mais!
Investir em segurança, nada!
Garatias grandes, quase não existem!
25/03/08 as 20:18 [ Citar este comentario ] 19
Agora o mais importante acho que seria LIMITAR OS JUROS das malditas financeiras, aí sim seria um grande feito pro povo BR.
25/03/08 as 20:22 [ Citar este comentario ] 20
Com certeza!
25/03/08 as 20:27 [ Citar este comentario ] 21
Desse jeito o BR vira bagunça.
As pessoas perdem emprego.
As pessoas tem outras coisas pra comprar.
Aconteçem coisas ruins em nossas vidas.
Prejuízos… e por aí vai.
Ficar, por exemplo, 8 anos pagando um carro é atormentador.
25/03/08 as 20:28 [ Citar este comentario ] 22
Isso é uma idiotisse, quando enfim o Brasil esta dando empregos o governo vem querer derrubar isso não pode acontecer…
25/03/08 as 20:40 [ Citar este comentario ] 23
Se o BR virar bagunça, todos vão acabar atolados em dívidas!
Sem ter como pagar, entraremos em crise financeira.
Todos sem dinheiro, afundados, prontos pra morrer.
Se tiver lugar pra onde cair duro! Hehehehe!
Vai ter gente dizendo que dinheiro não é tudo. Tá beleza.
Mas sem dinheiro, ninguém é feliz.
Quero ver essas pessoas doarem tudo que tem pra viver em casa de barraco, numa favela.
Resultado: dinheiro não é tudo, mas ajuda muito quando se tem SOBRANDO!
25/03/08 as 20:46 [ Citar este comentario ] 24
Liberdade pra mim é poder andar livremente na rua, sem se preocupar se vai ser assaltado!
Liberdade é andar por aí sem se preocupar se vai levar um bala perdida!
Aumentar o prazo não é liberdade!
25/03/08 as 20:53 [ Citar este comentario ] 25
Imagine o seguinte caso, que inclusive é muito comum:
Uma pessoa não tem plano de saúde, tem emprego, tem um filho e quer ter um carro pra chegar mais rápido no trabalho.
Daí “compra” um carro em 96 meses.
Perdeu o emprego porque a empresa tá com retenção de custos.
Pronto!
E agora!?
Emprego não tá fácil por aí.
Epa, tem o filho ainda néh! Como vai alimentá-lo?!
A financeira não quer o carro devolta nem a ***…
E casa é alugada…
E agora?!
Que liberdade foi essa?!?!?!?!
A de aumento de CDC?!?!?!?!?!
Aumento de prazos?!!??!
ESSA foi a “liberdade”?!?!?!?!
25/03/08 as 21:06 [ Citar este comentario ] 26
Liberdade é chegar num shopping e poder comprar uma roupa atraente que tenha lhe chamado a atenção!
Liberdade é poder chamar um taxicista sem ter medo do preço!
Liberdade é chegar numa barzinho com amigos e poder dizer: “É tudo por minha conta!”
Liberdade é ter onde morar com conforto!
Liberdade é comer o que quiser, quando quiser!
Liberdade é andar nas ruas sem medo!
Liberdade é fazer viagem pra onde quiser!
Liberdade é férias!
Aumento de prazo NÃO É LIBERDADE!
Liberdade é pagar realmente por aquilo que se está comprando! E não financiar o enriquecimento ILÍCITO das intituições financeiras, das massas já ricas e do governo!
25/03/08 as 21:17 [ Citar este comentario ] 27
É isso aí Cristiano.
Eu só não chamo o povo de burro.
As montadoras só querem lucrar injustamente!
Não vejo investimento nenhum nisso!
Ainda temos carros de série sendo fabricado sem direção hidráulica, uma coisa tão banal e barata de se fazer! Uma simples bombinha hidráulica!
Ainda temos carros feios sendo fabricado!
Ainda temos carros com o mesmo design a anos!
Cade o investimento desses anos todos?!?!?!?
Desde que venden-se carros aqui no BR, não se pode investir, só um pouquinho, em design se quer?!?!
Em segurança?!?!
Cadê o investimento?!?!?!?!?!?!?!?!!?!??!?
Que investimento é esse?!?!?!?!?!?
Inibir investimentos…. KKKKKKKK, só pode ser piada!
Eu pensei que já estivessem inibindo!
25/03/08 as 21:28 [ Citar este comentario ] 28
Pra mim por exemplo acho ridículo termos um carro tão pelado como o Uno, por exemplo, a quase 30 mil Reais.
Isso é investimento?!?!?!?!?
Quase 30 mil e nem tem direito a DH ?!?!?!?
Quase 40 mil e nem tem direito a ABS ?!?!?!?!?
Quase 50 mil e nem tem direito a Airbag ?!?!?!?
Quase 90 mil e nem tem direito a ESP ?!?!?!?!?!?!?
Pra ter carro completo mesmo precisamos passar dos 100 mil reais ?!?!?
Caramba!!! Que investimento viu!!!
E olhe que estou me referindo a preços de tabela, sem contar com o “ROUBINANCIAMENTO”!
25/03/08 as 21:47 [ Citar este comentario ] 29
Esses preços de tabela dos carros vendidos aqui no BR são como se fossem PMPO.
Os preços RMS, só existem na Europa, Japão, Corea e EUA.
Aí vem motadoras querendo dizer que fazem investimentos! É pro cara explodir de raiva!
O investimento delas é pagar contadores pra poder calcular o máximo que se possa custar um carro, até um certo valor que ainda dê pra enrolar!
Só que já não dá mais pra enrolar! O governo com seus altíssimos impostos denuncia tudo!
Daí as montadoras pagam também pessoas bem instruídas, pra dizer que a montadora está trabalhando ao máximo pra melhorar.
Mas isso tudo isso não justifica os altos preços. Duvido que nos EUA, por exemplo, não trabalhem do mesmo jeito que se trabalha aqui no BR.
25/03/08 as 22:29 [ Citar este comentario ] 30
Como saiu hj na tv: Um carro de 25 mil hj, parcelado em 36x, sairia no final por 38 mil. Se fosse por 72, sairia apenas…54 mil!!! Mais que o dobro!
25/03/08 as 22:36 [ Citar este comentario ] 31
Em 36x o carro teria que ter um preço menor, pois como no exemplo de 25 mil, cada parcela sairia por mais de 1.000 reais! E hj muita gente ainda não dispõe de um valor assim para dar num carro…Imóvel é que é investimento e não carro!
26/03/08 as 0:47 [ Citar este comentario ] 32
Os menos avisados que mereçam! Quem mandou nao estudar
26/03/08 as 9:27 [ Citar este comentario ] 33
O problema é pra quem compra carros a vista… Os preços já são abusivos, e vc não consegue desconto porque as revendas acabam preferindo vender em parelas pq os juros enxem o loló deles de grana =[
26/03/08 as 10:47 [ Citar este comentario ] 34
MAS… RESTRINGIR O FINANCIAMENTO OBRIGARIA AS MONTADORAS A BAIXAREM OS PREÇOS FINAIS DO VÉICULO, POIS DO JEITO QUE ESTAMOS DAQUI A ALGUNS ANOS UM POPULAR VAI CUSTAR R$ 40 MIL E UM MÉDIO R$ 70 MIL… A CULPA DOS CONSTANTES AUMENTOS É JUSTAMENTE ESSA FACILIDADE DE COMPRAR UM AUTOMÓVEL E PAGAR EM 5, 8 ANOS, COMO SE FOSSE UM APARTAMENTO… QUERIA VER SE OS CARROS ENCALHASSEM NO PÁTIO SE OS PREÇOS NÃO BAIXARIAM. TEM QUE COMPRAR CARRO ZERO QUEM TEM CONDIÇÕES E NÃO QUEM É LOUCO.
26/03/08 as 10:53 [ Citar este comentario ] 35
Porque vcs não andam a pé, de bicicleta, de metro ou de onibus????Vivem reclamando, e não resolvem nada.Bando de chatos!!!!!!
26/03/08 as 12:36 [ Citar este comentario ] 36
Vc é humorista, ou tá chapado???
27/03/08 as 21:48 [ Citar este comentario ] 37
Eu adoraria saber onde esse Sr Ricardo K tirou a informação de eu poderia mudar alguma coisa!
Primeiro eu não sou político, principalmente o presidente mane que tem poderes pra mudar e não faz nada!
Segundo, eu não ando de bicicleta ou busão porque já tenho carro. Em meus comentários eu não ofendi NINGUÉM, exceto o governo brasileiro! Não entendi seu aborrecimento.
Por acaso, você é um deles, do poder público, do PT, amigo de Lula, ou sei algo parecido??
27/03/08 as 21:53 [ Citar este comentario ] 38
E claro, falei mal também das montadoras.
O Sr Ricardo K pensou que eu fosse o presidente, kkkkk!
Sim Marco, Ricardo tá chapado de verdade!
Ele parece que não entende os comentários e se acha dono da verdade absoluta, kkkkkkkkk!