Home Etc Contran libera o uso de GPS

gps no painel do carro Contran libera o uso de GPS




Até que enfim. O Brasil consegue ser super hiper atrasado em algumas coisas. Mas pelo menos o uso do GPS em carros está sendo liberado. Antes ele era proibido pela Resolução 190.

Agora a nova resolução 242 que passou a vigorar ontem, dia 11, permitindo o uso de equipamentos geradores de imagens que usam mapas que orientem o condutor a trajetos e condições das vias por meios de símbolos.

A resolução diz que os aparelhos poderão vir instalados de fábrica ou ser comprados como acessório e fixados provisoriamente no carro, no painel ou no pára-brisa.

Já aquela grande questão, do aparelho de DVD, que todo mundo reclama, continua proibido enquanto o carro estiver andando. Quem for flagrado com um ligado vai ter de pagar multa de 127 reais e vai levar 5 pontos na carteira.

[Fonte: Agência Auto Informe]


  • Marcos

    tava na hora de liberar mesmo!
    mas o meu dvd mesmo sedo proibido vai continuar ligando haha

  • king diamond

    finalmente! apesar de que o aparelho é bem caro…

  • Nelson

    É mto bom pois facilita mto a vida do motorista que pode se beneficiar com o serviço!

  • Deicide

    bom, finalmente liberaram o gps, depois de terem proibido o tuning e as turbinas, se bem que ninguém vai deixar de turbinar seus carros por causa disso.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br GUSTAVO HENRIQUE

    DVD e GPS .bem apesar de ser muito bacana poder assistir um DVD no carro posso afirmar com certeza que atrapalha a conducao sim ja tive DVD em meu carro e tomei varios sustos sem querer voce si distrai. ate certo ponto concordo com o contran de so permitir o uso do DVD com o carro parado mas a questao e complicada .ja em relacao ao GPS duas semanas atras aqui em londres um motociclista brasileiro foi atropelado e morto por um motorista que confessou que na hora do “acidente” estava consultando o gps..!!! e estou falando de europa onde as leis sao durissimas e as pessoas sao esclarecidas culturalmente aqui para tirar habilitacao e uma batalha e no brasil do jeito que e nao sei o que pode acontecer e mesmo complicado .

  • carlos

    até q enfim.

  • LeO!

    [quote comment="28361"]bom, finalmente liberaram o gps, depois de terem proibido o tuning e as turbinas, se bem que ninguém vai deixar de turbinar seus carros por causa disso.[/quote]

    Pois é. Acho ridículas essas proibições. Vão afetar em nada a vida das pessoas, ora! (Digo das pessoas que têm nada a ver com as que vão tunar, etc).

    E GPS é um avanço… err… que bom! :laugh:

    :glass:

  • Matusalem

    Que atrapalha eu também não tenho dúvidas, mas se tiver alguém ao lado pode ser uma boa.

    Mas agora vamos ver qual vai ser o tamanho da cara de pau das montadoras, acho que vai sair muito, mas muito caro das concessionárias, só vai valer a pena comprar por fora mesmo.

    abraços.

  • Prof. José Eduardo

    O nosso maior problema não está nas leis, mas na postura dos cidadãos. Alguns amigos acima, fazem questão de afirmar que irão descumprir a LEI (no que diz respeito ao DVD)Dizem isso na maior, sem nenhuma preocupação, ou seja, a lei serve para enfeitar, não existe uma postura coletiva de respeito ao outro, apenas vale o próprio interesse. Infleizmente enquanto em nosso país imperar a lei do indivíduo (FFAÇO O QUE QUERO, COMO QUEREO E ONDE QUERO!)não teremos impostos mais baixos, juros menores, segurança nas estradas, melhores hospitais e escolas. Somente a partir do momento que os cidadãos se cosncientizarem e tiverem postura que respeitem o coletivo, com leis para o coletivo da sociedade (CONSTITUIÇÃO FEDERAL), aí sim, poderemos sonhar com mudanças. Muitas das proibições uqe os amigos repudiam, foram criadas para evitar que os amigos que comentaram antes de mim não se tornem criminosos por acidente. Perguntemos ao amigo Gustavo que vive na Europa,s e alterar um carro pro lá é fácil e simples como imaginam os tuneiros daqui. Quando o Contran proibiu o GPS, estava apenas tentando coibir a ação de pessoas, como as que citaram que continuam com seus DVD´s ligados.

  • Prof. José Eduardo

    Em nosso país as pessoas só aprendem depois que acontece algo de muito sério. Basta lenbrar dos malucos que usavam butijão de gás em vez do GNV.Fico imaginando quando os acidentes por desatenção a rua e a estrada, ganharam oficialmente mas este contribuinte (A tela do DVD)como que os amigos que descumprem a lei a fazem questão de frizar vão se explicar. Só faço uma pergunta: Quem, usa o DVD com o carro em movimento só vai parar de usá-lo quando, MATAR, ATROPELAR OU ALEJAR ALGUEM QUE NADA TEM HAVER COM SUA IMPRUDÊNCIAE FALTA RESPEITO AS LEIS?????????

  • Diogo

    Eu acho que o dvd atrapalha e muito a direção. Até o gps atrapalha tb…mas concordo com a ultilização desse ultimo.
    Po, dirigir é um parada que exige muita concentração. Canso de ver gente dirigindo no mundo da lua. Pensando na morte da bezerra.
    Hj mesmo na linha amarela, o cara da minha frente num celta, distraído, quase entrou na traseira do cara na frente dele, qdo o transito parou. Isso acontece mtooo aqui no RJ, na linha amarela, na av. brasil e na ponte rio-niteroi, que são locais que costumo passar.
    As pessoas se distraem e acabam batendo. Agora imagina com o dvd ligado…pioraria mais a situação. Deixa o dvd pra assistir em casa ou pro pessoal do banco d trás.
    Se vc sentou no banco d motorista, é pra dirigir, não pra ver filme ou clipe.

  • Anderson N.

    realmente o dvd distrai mais tenhamos o maximo de cuidado ao usa-lo e de preferencia usa-lo com o carro parado
    abraço……..