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 Contran   nova alteração na lei de obrigatoriedade da placa refletiva




O Contran divulgou hoje pelo Diário Oficial da União que a lei de obrigatoriedade de placa refletiva para veículos terá uma mudança em sua composição.

A partir de agora, quem transferir o veículo de cidade, terá que refazer o emplacamento no cronograma estabelecido pela Resolução 231, que prevê a mudança de placa a partir de 01 de janeiro de 2012.

A regra era apenas para novos emplacamentos a partir de 2012, mas quem emplacar antes de 2012 com placa comum e não mudar de cidade, não precisará refazer o emplacamento.

A resolução 231 prevê que todos os veículos automotores substituam as placas comuns pelo tipo refletivo. A seqüência de trocas começa em 2012 a partir do final 1 e daí por diante.

O objetivo é aumentar a fiscalização da frota, combater o roubo de veículos, coibir a evasão fiscal, etc. As placas também terão tamanho maior, inclusive para motos.

[Fonte: G1]


  • Castle_Bravo

    Por que diabos não esperar pela "Nova Placa do Mercosul" para evitar o retrabalho?

    Ah, já sei… para inventarem uma nova taxa para os otários motoristas pagarem, e pagarem de novo depois.

    • netto

      Exato, quanto mais pagamos, mais felizes eles ficam!

      • Diggo

        Aqui custa em torno de 100 reais o par…

        • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

          Em SBC 160 o par….

    • Gustavo

      Fora as taxas a mais, até lá tb ganharão muito mais dinheiro com multas, já que a reflexiva é mais fácil de ser identificada por radares e guardas de transito.

      Lamentável.

      • epicentro01

        Concordo que a falta de planejamento nas mudanças é lamentável (Ou planejamento, para visar lucros). Mas quanto a facilitar a fiscalização é uma boa. Só leva multa quem faz m…. e nesse ponto, tem que multar mesmo, e tem que ser caro, para doer no bolso. Cito mais uma vez que o valor da multa deveria ser proporcional ao valor do carro, pois daí o impacto seria mais condizente com a discrepância social do nosso país.

        • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

          Ta… mas então vc é a favor de onerar o dono de um carro ao inves do governo por medidas de segurança para identificação ser dele? Quer dizer que a gente sempre tem que pagar e aceitar pagar uma medida de controle do governo? Eu nao concordo!!!

        • André Ricardo

          Isso é totalmente incoerente, quer dizer então que o dono de uma Lamborghini pagaria, por exemplo, R$ 5000 de multa caso não estivesse usando cinto de segurança, mas o dono de um Opala pagaria R$500 caso estivesse mais de 50% acima da velocidade permitida ?

          De quem é a infração mais grave ?

          O que temos que fazer não é onerar quem comete a infração, temos sim é que EDUCAR o motorista, quem tira CNH hoje não tem a menor noção de transito, não sabe dirigir, os exames são ridiculos e a industria da multa não ajuda, a lei deveria ser semelhante a americana, aplica-se a advertencia verbal e depois sim aplica-se a multa em caso de reincidencia e depois de uma quantidade de multas (o que seria a nossa pontuação) teria o carro retido ate a regularização das multas e ainda teria que passar por um novo exame de transito.

          • epicentro01

            Exatamente isso! Cobra R$ 500,00 de multa de um proprietário de um Lamborghini e ele vai sair dando risada, pois gasta muito mais do que isso em uma noite de festa se bobear, e vai continuar pensando, vale à pena eu pisar fundo no meu carro, pois uma multinha dessas não é nada pra mim. Quanto a advertência, ela já existe, se você se informar, vai descobrir que você pode solicitar a conversão da multa em notificação caso não tenha cometido nenhuma multa igual no período de um ano. Fora isso, tem que punir mesmo, mas a punição tem que ser forte. Ou você acha que na europa por exemplo o povo é mais educado no trânsito porque simplesmente é mais educado. Não, eles respeitam porque as leis são severas e as multas são altas. É como uma colega minha que foi morar um tempo na China, chegando lá compraram um carro e foram fazer seguro. Ao ver que na apólice não constava seguro contra roubo, ela foi questionar o cara da seguradora. Então ele disse que não costumam fazer seguro contra roubo, pois não ocorrem muitos roubos de veículos, porque se o cara for pego roubando ele é morto.

    • Duda_li

      "Contran" todos nós… Nós vamos pagar a festa.

    • LucasHaughton_

      Também pensei nisso, por que não esperam a placa do Mercosul era muito mais fácil, mais a ganancia do governo é demais.

    • bandaxadibar

      Brasil, pais de políticos idiotas que brincam com o povo…..de tempos em tempos, ficam trocando leis…..quem não lembra do kit primeiros socorros? lei inventada por um político que tinha a intenção de vender os kits…..tenho vergonha deste pais, somente por causa da política podre…

      • FFFuel

        É nada "bandaxadibar".
        O Brasil é o país dos políticos espertalhões que deitam e rolam em cima do povo, esse sim IDIOTA.
        Tem um monte de gente defendendo a fiscalização e as novas placas aqui.

  • rpasini1

    O objetivo é aumentar a fiscalização da frota, combater o roubo de veículos, coibir a evasão fiscal, etc. As placas também terão tamanho maior, inclusive para motos.

    O que uma porcaria de placa maior e reflexiva vai combater o roubo de veículos? Evasão fiscal? Fala sério, só mais um motivo pro cara gastar.

    • Castle_Bravo

      O ladrão ficará intimidado com o tamanho da placa e não roubará o carro… =/

      • rpasini1

        Ele ficará com vergonha de andar com aquilo.

    • O_Corsario

      Em teoria, ajudaria pois os radares "dedo-duros" lerias as placas e bateriam a informação com um banco de dados da polícia, que acusaria por onde o carro roubado passou, permitindo que ela interceptasse o veículo.
      Na prática, porém, facilita o roubo: o roubo ao contribuinte.

      • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

        Eu quero ver quem possui o Malibu para fazer o milagre na placa traseira.

  • SAPULHAUM

    o objetivo e multar ainda mais o contribuinte. Por que ao invez disso os caras não fazem mais blitz, para pegar essa galera que anda com esses xenons totalmente desregulados que incomodam um monte, documentação em atraso e esse monte de cuzido que tem no transito brasileiro, a pessoa dificilmente cai numa blitz por isso bebem e dirigem sabem que dificilmente serão parados

    • ACR

      Verdade, hoje em dia dificilmente eu vejo as tais Blitz

  • Micheski

    Os caras inventam muito. Podiam unificar todas essas ladainhas para um tipo de arrecadação só: Arrecadação obrigatória para campanha eleitoral. Pronto.
    Controlar, IPVA e licenciamento não é suficiente.

  • Jr_Jr

    Eu curtia aquelas placas menores, mais cumpridas e sem borda. Essas placas novas são muito feias!

  • http://www.historias-de-minha-vida.blogspot.com/ olhandoalua

    Pior é que vamos ter que pagar por essa mudança, pagamos o IPVA por pagar mesmo…

  • AF1979

    Parece que no Brasil toda lei tem alguma burrice embutida para que se possibilite uma cafajestagem futura. Placas de três letras estão entre nós desde os anos 1990. Poderiam ter seguido amarelas como as de duas letras, mas preferiram deixá-las cinzas, que qualquer um sabe que é péssimo para visualizar por conta do pouco contraste com as letras pretas.
    O que resolveram fazer mais de uma década depois? Tornar obrigatória a troca por placas reflexivas, o que quase nos faz pensar que de propósito pediram que as placas originais não tivessem qualquer reflexão para que alguém ganhasse grana no futuro em cima da lomba do cidadão, obviamente.

    Em tempos, quando é que adotarão as placas Mercosul?

    • O_Corsario

      Até entendo o fim das medonhas placas amarelas… É muito feio!

      • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

        Ser feio nao significa que não era funcional. Porém os cidadãos que tiveram que pagar essa troca… e agora vão fazer isso denovo por uma determinação deobrigatoriedade onde só serve de onerar o consumidor. Oras, se é para facilitar a vida do governo, eles que paguem essa conta! Não venham querer me encher de contas que já tenho várias por culpa de um governo ineficaz e cafajeste.

  • Doidim2011

    As placas dos carros devem ser reflexivas, mas as placas de trânsito, não…
    As placas de curva perigosa, velocidade máxima, escola, travessia de vias férreas, lombadas, animais na pista, todas podem não ter qualquer reflexibilidade, OU SEREM MANTIDAS SUJAS, afinal, segundo o Contran elas não representam qualquer risco

    • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

      De acordo com o CONTRAN, como a maioria da população tem colocado xenon nas neblinas e não enxerga assim a sinalização, para que colocar placas reflexivas? Isso tem que partir do povo… pq ele tem que pagar tudo!!!! (fui ironico mas ao mesmo tempo verdadeiro)

  • RBuriti

    O jeito é comprar carro apenas quando vier a placa do mercosul. Deixa o carro atual cair em pedaços até chegar lá.

    Se precisar trocar o carro ano que vem, troque esse ano e aproveite para emplacar com a placa cinza fosca mesmo, ao menos sabes que não estará dando dinheiro a esses FDP

  • rafthehay

    Placas maiores? Isso é pior ainda para os carros importados dos Estados Unidos. Tanto alguns antigos quanto modelos como o Malibu tem o espaço bem pequeno, só o bastante pra uma placa americana, aí rola altas gambiarras pra placa ficar decente naquele espaço: tem placa dobrada, placa com letra menor, é uma pior que a outra.

  • EEQ1100

    Engraçado é que quando essas películas refletivas sugiram, chegaram a ser proibidas sob o argumento que refletiam o flash do radar, impossibilitando sua leitura… Brasil é um país de muitas oportunidades mesmo!

    • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

      Tanto que no Rio de Janeiro, a maioria dos radares fotograficos ainda são do comum!!! Ou seja, quando essa lei estiver válida, eles terão que atualizar os radares para infravermelhos!!! (que além de detectar motos e veiculso em alta velocidade ainda tem zoom para ler placas, já que o atual realmente cria brilho e impede a leitura da placa).

      O jeito na verdade para mim, cada vez cresce esse desejo é sacanear indo contra a lei. Mas a minha honestidade esta me pedndo para que eu faça isso fora do pais. Pelo menos pagarei honestamente para viver em prol da minha necessidade (e da população ao meu redor) mas, de algo que faça a população crescel culturalmente e não dentro deu um pais onde o umbigo é o mais importante.

  • Phanton

    Ano passado eu troquei de carro, bem na epoca em que deu problema com a empresa que fabricava placas, fiquei sem placa um mes.

    Uma das maneiras de vir mais rapido, foi pedindo a "Placa Especial", no valor adicional de R$50.00. Como precisava viajar com o carro, paguei e logo chegou a minha, que no caso já tem essa película da 3M.

    No interior de SP onde tenho residencia e comprei meu carro, vários já tem essa placa com película desde o ano passado, eu gosto muito pq não tem desgaste na placa, está como nova, dado que rodo muito em diversos terrenos.

  • CarrosOrientais

    Isso não está me cheirando bem…

  • Diggo

    Não é a hora de mudar as placas, pois depois vem aquelas do Mercosul… porque não prevê logo as novas?

    • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

      Para arrancar dinheiro dos trouxas dos brasileiros novamente.

  • FFFuel

    Uma pergunta!
    Se eu transferir meu carro de cidade hoje, para uma cidade do interior de São Paulo.
    A minha nova placa vai ser refelxiva ou não?

  • lndnfsu2

    tudo isso so pra dar mais multas…

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

    Movimento senta e chora Brasil kkkkkkkkkkk
    Cada dia mais, me animo menos.

  • Renato_Dantas

    Todo animal age por instinto, já os homens do contran agem por necessidade de engordar os cofres de poucas fábricas de placas no Brasil, e por tabela o deles alguém lembra do kit primeiros socorros?, em BH só conheço duas fábricas de placas que estão autorizadas a engordar seus cofres.

  • jrcwb

    As placas reduzidas foram proibidas, acho que em 2008, agora pergunto, como emplacar uma Cayenne, um Malibu, um Defender ou ainda uma Ranger, onde a placa atual já não cabe? Vai ser assim para a maioria e dá grande, mas sempre tem exceção, então porque não é para todos ? Quanto maior a placa, mais feio fica o carro!

  • adrisev

    Que maravilha… Quero logo colocar essa placa, pois vou estar mais seguro, nenhum ladra vai querer furtar ou roubar meu carro. Como não pensaram nisso antes… Vergonha… Cadê o Minstério Público, onde estão os políticos honestos… Essa lei serve apenas para beneficiar a indústria de placas… e aumentar comissões desses pilantras do Contran, que precisam repassar comissão a tal partido… Aguém lembra do recente caso do DNIT… Imprensa, vocês precisam investigar essa máfia das placas também….

  • zambarigood

    No Rio: Duda emplacamento normal: R$68
    Duda emplacamento refletiva: R$142

    Realmente é uma máfia

  • mateuswp

    Mais uma medida do Rei Timóteo..