Contran proíbe olhos de gato (tartarugas) em transversal

olho de gato tartaruga rua estrada 5

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) acaba de proibir neste mês de novembro de 2009 o uso daqueles obstáculos que existem em ruas e avenidas do Brasil todo, conhecidos popularmente como “olhos de gato” e “tartarugas”.

A proibição de instalação destes itens é apenas em sentido transversal, ou seja, cortando a via como se vê na foto acima.

E isso em quaisquer vias públicas do Brasil, quer sejam ruas ou estradas. O sentido transversal quer dizer “de atravessado”. O nome correto dado pelo governo aos dois objetos usados para sinalização e redução de velocidade é “tachas e tachões”.

Mas essa decisão do governo não significa que eles, os olhos de gato e tartarugas, deixarão de existir nas ruas por completo tão cedo.

olho de gato tartaruga rua estrada 6

O uso proibido é em sentido transversal, ou seja, atravessando a via, como maneira de reduzir a velocidade. Finalmente o governo entendeu o que todo mundo reclamava: que a prática provoca danos extensos aos veículos e também ao asfalto.

Já o uso de olhos de gato e tartarugas apenas no sentido de fazer uma divisão de pistas existentes ou para sinalização de faixas, no outro sentido, continua permitido e valendo em todo o país.

Algumas mudanças feitas recentemente no Código de Trânsito Brasileiro também estão sendo preparadas em relação a isso. Como por exemplo a punição a quem se recusar a fazer o teste do bafômetro nas ruas.

olho de gato tartaruga rua estrada 2

Na verdade, o Contran até informa que essa resolução apenas formaliza uma proibição que já existia antes, pois pela norma anterior de 1998, esse tipo de objeto podia ser instalado na via apenas com devida autorização prévia e seguindo alguns critérios e padrões.

O que você acha do uso destes obstáculos nas ruas e estradas? Concorda que eles sejam usados ou prefere que sejam eliminados por completo? Detesta eles? Acha que trazem danos variados ao carro, principalmente ao sistema de suspensão?

Dê sua opinião para nós falando nos comentários!

olho de gato tartaruga rua estrada 3

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.