Coréia Ecologia Volkswagen

Coreia do Sul suspende a venda de 32 modelos diesel do grupo Volkswagen

touareg-2015-4

Autoridades ambientais sul-coreanas proibiram o grupo Volkswagen de vender 32 modelos com versões diesel no mercado local. A montadora germânica ainda foi condenada a pagar multa de 17,8 bilhões de wons ou equivalente a R$ 51.620.000. O país é a quarta economia da Ásia e um dos maiores mercados para Audi e Bentley.

O valor da multa é bem parecido com o aplicado pelo Ibama, que é de R$ 50 milhões por conta de pouco mais de 17 mil unidades da picape Amarok, que utiliza o motor diesel 2.0 TDI. Aqui, o Procon ainda adicionou outra multa, no valor de R$ 8,3 milhões. A VW entrou na justiça para não pagar.

Já na Coreia, a acusação é de falsificação de documentos sobre testes de emissão de poluentes, tendo sido preso um executivo da empresa durante o processo. A Volkswagen já está sendo processada nos EUA por conta do software fraudulento e tem 11 milhões de carros diesel envolvidos com o dispositivo. Por este mesmo motivo, ela já havia recebido outra multa naquele país, que foi de 14,1 bilhões de wons ou R$ 40.890.000.

Na Coreia do Sul, a Volkswagen viu as vendas em 2015 triplicarem, mas antes da divulgação do escândalo. O Ministério do Meio Ambiente da Coreia do Sul agora lista 209 mil veículos afetados, sendo 83 mil adicionados nesta segunda acusação, incluindo modelos a gasolina. O total representa 68% dos carros vendidos pelo grupo alemão desde 2007 no país.

[Fonte: Automotive News]





  • thi

    Estou só assistindo de camarote ..te vira vw

    • Pacheco

      Pra mim ela deveria parar a produção dos veiculos a Diesel e encerrar. Começar a desenvolver nova tecnologia e ainda descer o pau em quem manter.

      Já que com o Diabo não deu, vira opositor.

    • Doccar

      A resposta disso esta no proprio texto: Na Coreia do Sul a VW viu suas vendas triplicarem em 2015. O mesmo aconteceu nos EUA, a VW aumentando suas vendas e os Governos tomando medidas de segura-la…pois essa questao de emissoes alem do permitido ta mt mal contada..me parece que o mundo quer segurar o crescimento exponencial da VW.

  • CanalhaRS

    Se fosse uma montadora menor que tivesse que passar por isso quebraria.
    Mas a VW é uma máquina de fazer dinheiro e, mesmo sem focar mais nisso, está no topo das vendas mundiais.

    • Pacheco

      Ela vai aumentar os preços aqui pra pagar as multas no mundo todo.

      Ta vendo, é o que eu falo a anos: Pra mim não existe motor Diesel limpo.

      • thi

        nao existe mesmo,se a vw nao conseguiu , pode martelar o ultimo prego do caixao e pronto.

  • ObservadorCWB

    Acho que pagarão mais em multas do que se desenvolvessem um sistema mais eficiente. O velho ditado: “o crime não compensa”, continua valendo……talvez, com exceção no Brasil, onde o pequeno crime não compensa…rsrsrsrs

    • Pacheco

      Ah amigo… aqui compensa viu. To até pensando em sair de Deputado em 2018 pra mudar minha vida. KKKKK

      Agora a VW entrou num mar gelado e ardido. O melhor seria largar o motor a Diesel e desenvolver carros híbridos.

      • thi

        tb acho . vw revoluciona em outras coisas o diesel ja foi

        • Pacheco

          Abandona… vira Opositora. Sai metendo o pau no motor, fala que todo mundo é fraudulento tbm e vira inimigo.

  • Christian Balzano

    Cada país com seu lobby. Ferraram a Kia e a Hyundai no Brasil com o Innovar-Auto graças a panelinha Volkswagen, Fiat, Chevrolet e Ford e o lobby com o Governo Federal. Por sua vez, quem manda na Coreia do Sul é o grupo Hyundai-Kia. Não duvido nada que o lobby pesou a favor das coreanas para sacanear o grupo Volkswagen. Não defendo ninguém, acho que a VW merece punições, em alguns mercados teve multas milionárias, no Brasil praticamente nada aconteceu. A punição vai depender da relação que a marca tem com o governo. Na China por exemplo, VW manda.

    • Tosoobservando

      Mas nao foi so os coreanos que prejudicou, na vdd a industria inteira, inclusive franceses, iam trazer modelos importados, japoneses, e os outros países que tem montadoras como India, a Lada da Russia que ia voltar, os chineses que varias marcas iriam desembarcar e nao vieram, pois agora pra valer a pena so com fabrica aqui.