Preços Sedãs Toyota

Corolla 2017 aparece com aumento de preços

novo-toyota-corolla-gli-18-cvt-avaliacao-NA (54)

O Toyota Corolla 2017 já está sendo oferecido no site da marca japonesa sem alarde, mas com aumento de preços nas versões mais caras. As opções de entrada GLi 1.8 manual e automática CVT permaneceram inalteradas, enquanto as demais tiveram alta. Devemos lembrar que os valores anteriores foram reduzidos no começo de 2016.

Confira abaixo os novos preços do Toyota Corolla 2017:

GLi 1.8 M/T 6 velocidades: R$ 68.740 – Sem aumento
GLi 1.8 Multidrive: R$ 69.040 – Sem aumento
GLi 1.8 Upper 1.8 Multidrive: R$ 79.990 – R$ 81.270
XEi 2.0 Multidrive: R$ 89.990 – R$ 91.450
Altis 2.0 Multidrive: R$ 102.990 – R$ 104.650

Agradecimentos ao Eduardo.





  • afonso200

    e o dolar despencando

    • Maçaranduba o Porradeiro.

      E o país quebrando, dólar não é tudo na vida.

      • Cristiano_RJ

        É, mas bem que quando aumenta serve como desculpa das montadoras para aumentarem os preços também.

        • Maçaranduba o Porradeiro.

          Qualquer coisa serve de desculpa para aumentar os preços…
          Se vende pouco aumentam, se vendem muito aumentam, se dólar sobe aumentam, se o dólar cai aumentam…
          A verdade é que só vão abaixar o preço depois que o povo parar de comprar carro e quando digo parar é parar mesmo…

          • invalid_pilot

            Nem assim acho que resolve mano… tem jeito não

            • Maçaranduba o Porradeiro.

              Resolve mais ou menos, mesmo com a exportação para países vizinhos as montadoras ainda não recuperaram da queda nas vendas, e por isso estão parando de montar mais carros, ou seja, a oferta está se ajustando a demanda. Mas a crise vai se agravar mais, logo mesmo com a oferta baixa eles não vão conseguir segurar os preços, por que não vai ter mais dinheiro para comprar…

            • ViniciusVS

              Mercado de exploração é isso… Se vende com lucro alto ok, se não vende com lucro alto fecha e sai do país.

          • V12 for life

            Ou seja nunca terá redução.

            • Ricardo

              Somente quando os otários pararem de comprar!

          • The Monster Man

            Falou e disse.

          • Cristiano_RJ

            Ou seja, NUNCA! Porque o povo não vai parar de comprar carro. O mercado sobre, desce… ou DESPENCA, que é o que está acontecendo agora, e como bem você falou, isso é desculpa para aumentar preço também.

            Isso só vai acabar quando passarmos a funcionar como uma economia de mercado. Sem barreiras artificiais à livre concorrência. Sem super IPI para os importados. E, claro, sem esse comportamento estúpido do consumidor brasileiro extremamente conservador, preconceituoso e fiel às mesmas marcas de sempre. Depois que conseguirmos unir esses dois fatores, a lógica volta a funcionar no mercado automobilístico brasileiro.

            • Wellington Myph13

              Só de ter mais concorrência com preço melhor já vai melhorar muito… Até porque, se não tivesse Super IPI, você acha que todas as marcas que importam não iam querer aumentar a fatia no mercado? Iam baixar o preço dos carros perto da concorrência, e mesmo que as marcas tradicionais ainda tenham peso na cabeça do consumidor, alguns já vão começar a migrar, e é questão de tempo até todos baixarem mais o preço pra não continuar perdendo cliente aos poucos…

              • Guilherme Eduardo

                Exemplo prático do que você está falando é a Hyundai lá pelos anos 2008/2009, quando veio Tucson, i30 e Azera mais baratos que os concorrentes já estabelecidos aqui. Vários migraram de outras marcas e elas tiveram que melhorar seus carros ou ajustarem os preços.

                • ObservadorCWB

                  O Azera 2008 até 2010 acho que foi o único carro que já vimos com preço minimamente “justo”. V6 + uma penca de acessórios a preço de Corolla, civic e Vectra na época. Mas antes disso lembro da entrada do Fusion também. Balançou a hegemonia GM entre os sedãs. CONCORRÊNCIA !!!

          • leomix leo

            Minha irmã tem um ano com um C3, pagou 54 mil, hoje ela já estava falando que quer trocar de carro. Falei com ela que nem o cheiro de novo do carro saiu. O povo não se contenta, gosta de passar a impressão para os outros que está bem de vida, trocando de carro todo ano. Tenho um civic que comprei usado, ano 2012, e pretendo ficar com ele 8 anos.
            Muitos me falam que daqui pra lá ele não estará valendo nada, não estou preocupado com isso, minha mãe tem um fusion 201415, se eu já tiver concluído minha casa, posso pegar ele na mão dela, pois quem roda com ele sou eu, pq ela não dirige e sei a procedência, vou acabar trocando meu usado com 3 anos de antecedência, pq sei que é difícil achar um carro pouco utilizado como o dela.
            P.S.: Meu Civic peguei de um amigo da família, com apenas 23mil km rodados. O cara trocou pq enjoou da cor do carro.

            • Maçaranduba o Porradeiro.

              Pra tu ver como é fútil a prioridade das pessoas em relação a aquisição de bens…

        • Marco Antônio

          O aumento de preço de dá pela desvalorização do real. Dólar afeta isso em partes, uma vez que o governo é o maior culpado pela desvalorização do real.!

          • Maçaranduba o Porradeiro.

            O maior não, o único culpado já que esse desgoverno não sabe o que gerenciar gasto de forma sustentável, quem arrecada 30 e gasta 50 nunca vai consegui equilibar o orçamento.

            • Marco Antônio

              kkkk Quem dera eu pudesse gastar 10.000 ganhando 1000 sem dar nada pra mim. kkkkk

            • MauroRF

              Ah, para manter as esmolas sociais e se perpetuarem no poder, vão fazer de tudo. Uma hora quebra porque a conta nunca fecha. É como você se endividar e ficar pedindo empréstimo para cobrir rombo, uma hora não dá mais. Um absurdo este paisinho.

      • pedro rt

        nao? pois fique sabendo q ele e o principal influenciador de aumento da conta de luz, agua, gas, alimentos, combustiveis, salario minimo…

        • Maçaranduba o Porradeiro.

          Não, não é tudo na vida o peixe que eu compro na feira da minha cidade fica caro mesmo só na época da páscoa e piracema, o resto sempre tá a um preço bacana R$ 12,50/kg…
          Ou seja, dólar não é tudo.

          • Desapegando Silva

            Até nesse exemplo o dólar influencia, e muito! A ração para peixes contém grande porção de soja e a mesma tem seu valor estabelecido em dólares (bushell). O dólar sobe, a soja sobe, a ração sobe e… Seu peixe sobe. :(

            • Maçaranduba o Porradeiro.

              O peixe é pescado no rio ou em um represa, portanto, não come ração…
              Não tem aumento de preço faz uns 3 anos… Dólar não é um fator determinante em tudo… #lidecomisso

      • Adriano

        toyota nem sentiu a crise aqui, com a queda do dolar o reajuste deveria se para baixo, mas corolla vende bem, entao tem que subir mesmo

  • Pacheco

    E nada de equipamentos na XE-i e Altis.

    • V12 for life

      Pra que se assim é o mais vendido.

      • Pedro Rocha

        Tenho um Corolla GLI desde 2011 e durante as revisões comentava a defasagem dele perante os concorrentes com um vendedor na css. Ele me dizia que a Toyota avaliava esses comentários que os vendedores recebiam e ia fazendo melhorias pontuais de acordo com essas reclamações. A reclamação maior quanto à geração anterior era falta de central multimídia, que a Toyota consertaria apenas na atual geração mas colocou no XEI e Altis da geração anterior por pressão dos consumidores. Resolvida essa questão, a reclamação passou a ser o câmbio AT4 (o Corolla foi o último sedan médio a ter esse tipo de câmbio no Brasil), o que foi consertado na atual geração com o CVT.
        O Corolla atual resolveu seus principais problemas, que eram o câmbio obsoleto e o espaço para passageiros no banco traseiro. Como está vendendo bem do jeito que está, creio que eles não vão mexer muito no Corolla nem no face lift do ano que vem; talvez no máximo colocarão ESP por questões de pontuação no Latin NCAP. Nessas conversas com vendedores, a Hilux passou a ter ESP por exigência dos compradores, o que aparentemente não acontece com o Corolla.

        • V12 for life

          Um dos grandes inconvenientes da Toyota é exatamente essa demora pra reagir, mais isso se deve a burocracia interna pois tudo passa pelo Japão, mas de qualquer forma da certo, pois seus produtos sempre lideram suas respectivas categorias.

        • Lucas086

          Meu pai tinha uma s-10 lt diesel e trocou em um xei do novo com 12 mil rodados, obvio que teve volta, e ele tá gostando muito carro. Algumas reclamações são a central multimidia é muito lerda, aperta os comandos e ela demora a responder, muito ruim isso, falta iluminação dos botões dos vidros elétricos, até meu uno de metade do valor tem isso, espelho no para sol do motorista e iluminação para os 2. E o tapete que já tá rasgando, mas já foi feito pedido em garantia. Tirando isso, execelente carro, o cvt não mata o carro, até econômico, fazendo media de 9km/l e o trânsito daqui é pessimo. Agora, a falta dos itens de seguranças é imperdoável, apesar que vem 5 air bags, então o consumidor nem liga em não ter o esp e tsc. Muito caro o corolla, não justifica, um carro bom mas pagar o que pagam em zero, só sendo fã mesmo.

        • PEDAORM

          A Hilux e SW4 precisam muito mais do ESP, centro de gravidade alto os tornam mais propensos a acidentes em curvas, acredito que foi mais questão de necessidade, do que pressão do público.

          • Pedro Rocha

            Acho que ambas as questões. Quando fiz test drive em uma Hilux, a vendedora me disse que o ESP havia sido acrescentado por “pressão do mercado”, pois a picape já possuía um sistema eletrônico específico de estabilidade (não me lembro o nome agora) que funcionava apenas no eixo traseiro, visando estabilizar a picape quando sem carga na caçamba. Segundo ela, isso já seria suficiente, mas como a concorrência passou a oferecer ESP e outras coisas mais, a Toyota não pode arriscar-se em um mercado exigente e com concorrentes de peso.

        • Carlos Henrique Kroeber

          Em 2017 eles vão colocar o ESP por causa do Novo Civic,do Latin NCAP e por causa da lei que entra em vigor em 2020…e também pros antis e haters calarem a boca

    • Carlos Henrique Kroeber

      Só na versão 2017,quando ganha ESP

      • Pacheco

        Espero que venha mesmo.

  • Lucas086

    Os toyoteros vão ostentar dizendo que o corolla não precisa esp pq não derrapa nas curvas kkkkkkkkkk

    • Carlos Eduardo Barbosa

      Eu já ouvi isso de um proprietário de um civic: o vendedor falou que não precisava pq o carro era muito estável. Eu falei na cara dele que o vendedor enganou ele. Acho que ele ficou chateado….

    • Carlos Henrique Kroeber

      É…qualquer carro derrapa.
      O Que eles devem te falar,é que ninguém entra numa curva a 500 km/h pra precisar do ESP e ele tem um limite…e na época que eles aprenderam a dirigir,isso não existia

  • CharlesAle

    Fico imaginando o cliente sabendo que saiu a linha 2017, e vai correndo conhecer..Chega lá a única novidade é seu modelo preferido mais caro!! O cara sai da loja put* da vida ..rsrsrsrs

    • Lucas086

      Sai não, o vizinho vai ficar com mais inveja ainda. Kkkkkkkkk

    • invalid_pilot

      Grande parte nem sabe que teve aumento, acredite.

      Maioria das pessoas sao leigas e nao acompanham esse mercado

  • Kaian Reis

    foi só anunciar que o Etios vai “melhorar” um pouquinho que a Toyota já eleva os preços do Corolla

    • tjbuenf

      Questão de tempo até a Toyota tirar as duas versões GLi iniciais do mercado para colocar o Etios no lugar…

      • Paulo Rodrigues

        Vc está supondo ou existe informação verídica para esta sustentar esta tese?

        • tjbuenf

          É quase uma constatação. O que sabemos é:

          – Novo Civic virá na faixa de R$ 90 mil
          – Cobalt assumiu a faixa dos R$ 60 mil para empurrar o novo Cruze

          A versões abaixo de R$ 70 mil do Corolla são mantidas para PNE, mas com opção de automático no Etios certamente o Corolla vai acompanhar o preço de seus concorrentes.

      • Luciotzt

        Faz sentido!!
        Os modelos menos caros do Corolla são destinados principalmente para PNE, o Etios automático poderia substituir.

      • Navaman

        Eu discordo. Cada vez vejo mais a outrora rara GLi nas ruas. A tendência é ela vender mais com a alta dos preços.

        • pedro rt

          verdade, nao vejo mais nenhum altis nas ruas, so vejo essas 3 versoes GLI e o XEI

          • fbl

            É verdade. Tem vendido muito GLi e XEi como sempre. Deve ser a crise. Povo reduz o modelo mas nao sai da Toyota. Só o novo civic mesmo pra bater de frente.

          • Paulor1899

            Nunca vi gli calota….. Até HRV calota já vi, que achava que nem existia.

            • leomix leo

              Aqui em Fsa tem vários e muitos.

              • Paulor1899

                Aí tem concessionária? Caso sim, o de calota é só pra PNE ou vende pra geral?

                • leomix leo

                  Tem sim, já vi uns 3, acho que vende geral, mais tem que encomendar eu acho. Quando fui olhar a nova Hilux, entrei no pátio e não vi nenhuma unidade dele, somente gli com rodas, xei e altis.

    • Ernesto

      Engraçado que as versões do Corolla que supostamente seriam afetadas, as básicas, não sofreram reajuste. Bela análise a sua.

  • Gladston De Oliveira Reis

    102 mil reais num carro que não tem controle de estabilidade e tração! Pelo amor….

    • V12 for life

      102 era o preço antigo, agora é R$104.650,00

    • Janderson von Neumann

      Completando, também não tem suspensão traseira multilink, teto-solar elétrico, som premium, faróis direcionáveis, computador de bordo descente…

    • kravmaga

      Sejamos justos: até que o preço do Corolla GLi não está tão alto e essa versão até compensa por diversos motivos, já que, apesar de simples, pelo nível do preço concorre com carros igualmente simples.

      Mas do Corolla XEi para cima a maioria dos concorrentes são melhores em vários aspectos. O XEi que sempre foi a versão mais vendida tem uma relação custo-benefício hoje ruim e cada vez pior, à medida que os concorrentes aumentam em quantidade e qualidade.

      Quando o novo Cruze e o novo Civic forem lançados a Toyota vai ter bem mais dificuldades de vender o Corolla, mesmo que passe a colocar finalmente ESP no modelo.

  • Bruno Silva

    Ele baixou para aumentar. Não dá pra entender…

  • Fernando Kolba

    Excelente carro, mas 105 pilas no Corolla? Aí não né tio…

  • Leandro Santos

    Aí vc compra um corolla altis usado por 50 mil e tira mais onda que o cara que compra um zero manual.

    • Zoran Borut

      Altis por 50 mil? Só se for 2010/2011 com uns 150 mil km rodados e talvez sinistrado.

  • Leonardo M

    Tem que ter muita coragem de pagar 92 mil reais numa carroça dessa. Pelo amor, brasileiro não sabe comprar carro mesmo!

    • invalid_pilot

      Pior que quero ver a hora que o Eber postar a noticia do fechamento de Março… vai estar lá entre os top 5

      • Maycon Farias

        Ficou em 5º atrás do 4º com menos de 100 unidades de diferença.
        E em 1 de abril
        1/ONIX 451
        2/HB20 411
        3/COROLLA 313.
        Não devemos se espantar, esse carro é o mais vendido do planeta por 40 anos. Pode não ser perfeito, mas a Toyota tem uma caixinha de ovos de ouro nas mãos. Vale lembrar que ele custa caro aqui por ser um país ridículo, mas em outros lugares, assim como seus concorrentes diretos, ele custa barato e acessível para quem quiser.

        • invalid_pilot

          Nos EUA Corolla é um Cobalt da vida, aqui ganhou fama de indestrutível e todo aquele bla bla de carro japonês, que em certos pontos é verdadeiro mas discordo da visão dos mais fanáticos

          • Leonardo M

            Corolla nos EUA é carro de subúrbio, imigrantes latinos ilegais, subempregos, etc. Não entendo como conseguiu essa aura aqui…

            • Maycon Farias

              Consegui porque não somos o mercado americano, lá eles podem comprar BMW e Mercedes pelo preço de carro popular aqui. Como vc disse lá em cima, vc deve ser rico o bastante para optar por opções melhores além dos médios aqui, mas a grande maioria não pode, somos condicionados a comprar carros pelados, caros e sem segurança desde um carro de entrada. No EUA funciona da mesma forma, só que eles podem comprar coisas melhores em sua grande maioria porque os preços são condizentes com a realidade financeira. Se o cara deixa de comprar um Uno por 40 mil por X fatores e compra um Corolla por 80 por Y fatores, isso não significa que ele pode escolher comprar um carro X de 160 por ser melhor ainda. Nosso mercado não foi feito para comprar carros da mesma forma que países desenvolvidos.

              • Leonardo M

                Tá cheio de país subdesenvolvido andado de carro melhor que a gente. Veja o Chile por exemplo, carros lá são bem mais baratos que aqui, sendo que a maioria é importado.

                • Maycon Farias

                  Do jeito que estamos acho que nem subdesenvolvidos somos. Estamos mais para país escravo. Kkkkkkkk

            • kravmaga

              Sejamos justos: Civic, Sentra e outros da categoria também são carros de jovens e de minorias nos EUA, porque a classe média lá anda de, no mínimo, Accord, Camry, Altima, SUVs enormes e sofisticados da Chevrolet, Ford, etc.

              E os caipiras andam de picapes grandes da Ford, Chevrolet, etc.

      • Leonardo M

        Pior é você pagar 92k num carro, aí pega um trânsito e chega em casa todo quebrado por causa dos bancos tão finos e duros que parecem de ônibus. E pior é que o dono acha que tá comprando um carrão! Os padrões brasileiros do que é bom são muito baixos, qualquer porcaria por aqui vira “luxo”.
        As vezes não sei se sou eu que sou metido demais, ou as pessoas que são simples demais. Graças a Deus tenho condições de não ter que andar de Corolla.

    • Guilherme Eduardo

      Já ouvi falar na história de que em terra de cego caolho vira rei? Ele pode não ser o melhor da categoria, mas reune algumas características (algumas subjetivas) que o fazem ser querido e comprado. Temos que lembrar que os cocorrentes também subiram de preço recentemente, a maioria ficando com uma diferença de preço pequena em relação ao Corolla, aí o povo vai de Corolla.

  • Luciotzt

    Novidade seria se o Corolla tivesse aumento de equipamentos…

  • oloko

    Um amigo meu comprou um xei por 88 mil, sendo que estava sendo cobrado 93, imagina agora então o quanto vão cobrar

  • Maycon Farias

    Pelo menos as primeiras versões não alteram o preço a muito tempo, isso ninguém pode negar, alias nenhuma outra montadora manteve algum carro/versão sem aumento nos últimos tempos. Do Jetta e Cia pra baixo do Civic no ranking a Toyota já roubou os cliente que pode, agora quero ver o Novo Civic chegar a partir de 68 mil, caso contrario o Toyota vai continuar sucesso.

    • Davi Millan

      Não aumentou, mas retirou alguns itens. Tirou as rodas em liga-leve, rádio e volante em couro. Mas realmente, comparado as demais montadoras isso nunca aconteceu com as demais. Só acho que a Toyota poderia aproveitar o aumento na versão GIi Upper e colocar o controle de cruzeiro para “justificar” o aumento e colocar um item que faz bastante falta nele.

      • José Eduardo Borba

        O Gli pé de Boi hj é a melhor opção entre os médios. Ta mais barato que Linea e Cobalt que são compactos… Mas logo-logo sai de linha, a Toyota vai lançar o Etios 2017 para a faixa até 70.

        • Deivid

          Só o painel que é de doer !
          Painel do XEi é infinitamente mais bonito.. será que da pra trocar?

        • Davi Millan

          Não duvido, ainda mais que o Etios Sedan tem quase o mesmo tamanho (entre-eixos e porta-mala), pois pra ele só falta a beleza e alguns mimos a mais além de melhorar o interior. Mas o Corolla GLi só existe para PCD segundo a concessionária aqui, eu tenho um teto de 70mil para trocar de carro e até cogitei ele (mesmo não sendo muito fã de Corolla), mas como essa versão só tem para PCD e além de avaliarem meu carro muito abaixo das demais marcas.

    • leaozin

      Não aumentou para não perder o publico PCD devido ao teto de 70k. E para fazer isso depenou o carro, tirou rodas de liga, radio…

      • invalid_pilot

        Hora que chegar o Etios Sedan AT pode ter certeza que esse modelo some

        • Wellington Myph13

          Certeza… A Honda já fez isso com o City, pode olhar lá, o City LX CVT é 69.990,00 e não teve aumento 2x já… nem vai ter…
          Ou a Toyota faz isso com o Etios, ou traz logo o Vios que dizem estar cancelada a vinda dele pra cá… vamos esperar…

  • Ivan Almeida

    Ford Fusion nele!

  • shdn2010

    quando o corolllllla estiver custando 200 mil eu compro um, acho que até o fim do ano alcança isso.

    • Pedro Rocha

      Se não tiver impeachment, é possível.

  • gustavo

    Aumento de preço já era esperado .assim como o ESP,ASR como itens de série.

  • Leandro Balmant

    R$ 104.680 no Corolla Altis kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Deivid

    Lembro que ano passado quando fiz TD do Corolla, a proposta do XEi CVT era 82k.
    Praticamente o preço do GLi upper.

  • Wellington Myph13

    Toyota vai se mexer só na ultima hora mesmo, até porque o Civic pelo visto vai vir caro… deve começar a preço de XEi + vai ter ESP… Vai dividir o cliente, mas assim como o Design do Civic novo também vai dividir opiniões… Tinha quase certeza que em 2017 a Toyota ia colocar ESP nele, mas vai deixar pro modelo 2018 (Até porque, Civic chega em Novembro, e em Março a Toyota já lança o modelo 2018…)

    • Lucas086

      Aposto que o corolla xei com esp e tsc vai sair por 95 conto e o altis por 110. Ele e civic que vão ditar os valores do segmento.

  • Aristeu Junior

    É por isso que não desvaloriza, a própria montadora sobe o preço do carro todo ano, os usados sobem junto pq tem tonto que paga!

  • Alexandre Maciel

    Nunca me conformarei com essa história de modelo de determinado ano no começo do segundo trimestre do ano anterior.

  • Victor Hugo

    Só vai parar de aumentar quando o governo parar de proteger.

  • Cassio

    Corolla Altis, cada dia mais um carro de “luxo”.
    E para quem quiser mais equipamentos no carro, talvez aconteça quando (e se) o novo Civic chegar com os “dois pés na porta”.

  • Leonel

    Carro premium é assim mesmo. E outra, por que vou comprar um C4L THP Exclusive (topo de linha) por R$94 mil (teto solar e xenon) se posso pagar R$91 em um Corolla XEi ou, melhor ainda, mais de R$104 mil em um Altis…

    • Jurandir Filho

      Ah, 104 mil sem ESP, ou já colocaram?

      • Leonel

        Sem. Comentam que a próxima “geração” virá com…aguardemos.

  • Vitão

    Preços de carros subindo ao nível extratosféricos e sem noção… Preço de comida, medicamentos, etc… Tudo subindo, inflação corroendo o poder de compra da população…

    Desemprego recorde, salário médio do trabalhador caindo, pessoas altamente qualificadas sendo demitidas, sem emprego e aceitando receber 50% do que recebia anteriormente.

    Pessoas que estavam com empregos com baixo nível educacional não conseguindo empregos, tendo que ser autonomas, ou dono do próprio “negócio”…. Ou passando fome…

    Altos índices de endividamento e o engraçado é que o nível de crédito ou de crediário aumentou muito este ano. Então algo está muito errado, ou as pessoas estão realmente se enforcando de vez…

    Daqui a pouco só vai ter carro quem for multi-bilionário… Ou quase a 80% da população estará devedora….

  • Martins Junior

    Putz errei…tava comentando que o Altis iria pra 110 mil, mas até dezembro chega lá!
    A Toyota pode colocar até 115 mil que vão pagar, a turma compra.

  • Carolina V.

    E o mais importante, a alteração na lista de equipamentos?

  • Vitor

    É isso… vou parar de gostar de carro.

  • João Luiz

    OFF: Pessoal, bom dia.
    Não comento muito aqui, e qualquer coisa me desculpem a pergunta, mas: o que aconteceu com os ‘test drives’ que tinha no canal?
    Abs.