Corolla se destaca no segmento médio em 2015

02/01/2016

novo-corolla-altis-3

O Toyota Corolla vendeu 66.946 exemplares em 2015 e por pouco não foi o sedã mais vendido do Brasil, título que ficou com o Chevrolet Prisma. Ainda assim, o médio nipônico feito em Indaiatuba/SP – e em breve também na fábrica de Sorocaba/SP – ficou bastante isolado no segmento.

Mesmo não superando o New Civic em 2008, que vendeu nada menos que 67.677 unidades, o Corolla vem mostrando que é de fato a preferência da maioria dos consumidores do segmento médio, tanto que obriga a Toyota a fabricá-lo em uma segunda planta de produção no país.

No rastro do sedã japonês, aparecem o Honda Civic em segundo com 31.305 vendidos. O Sentra ficou em terceiro com 12.498, enquanto o Cruze fechou em quarto com 11.515. O Focus com 9.285 na quinta posição e pouco à frente do Jetta com 9.241, em sexto.

Confira abaixo os sedãs do segmento médio mais vendidos em 2015:

1) Corolla – 66.946 unidades
2) Civic – 31.305
3) Sentra – 12.498
4) Cruze – 11.515
5) Focus – 9.285
6) Jetta – 9.241
7) Fluence – 7.725
8) C4 Lounge – 6.004
9) Lancer – 3.474
10) Elantra – 2.668
11) Cerato – 1.864
12) 408 – 1.427
13) EC7 – 364
14) Impreza – 361
15) J5 – 255

[Fonte: Renavam]









  • Junoba

    ´´O Toyota Corolla vendeu 66.946 exemplares em 2015 e por pouco não foi o sedã mais vendido do Prisma, título que ficou com o Chevrolet Prisma“… num seria Brasil no lugar de Prisma !?

    • Erlandio Ramos

      Com certeza, mas talvez o cidadão na pressa de querer logo terminar de escrever a matéria digitou errado e logo logo vai corrigir o erro.

    • ricmoriah

      já corrigido.

      • Erlandio Ramos

        Valeu.

      • Junoba

        Jae.

  • Ailton

    O estagiário nem para conferir o texto kkkk

  • Erlandio Ramos

    Toytoa Corolla o sedã médio mais vendido do Brasil e também foi o primeiro a passar a barreira dos R$ 100.000 e o único a não oferecer controles de tração e estabilidade. Ou seja, bateu todos os recordes, inclusive os negativos.

    • 14CATORZE

      É vero! Isso me fez lembrar que eu tenho pensado muito em trocar meu civic por um corolla, e realmente o corolla peca nesse aspecto.

      • 4lex5andro

        é importante salientar que o civic passou com aprovaçao no ultimo latincap, ao lado do hrv e do fit ..

        falta a toyota testar o novo corolla , que ja sai em desvantagem pelo preço maior e falta do esp ..

        • Junoba

          O Civic não foi testado, foi o City que o LatinNcap avaliou.

          • 4lex5andro

            beleza, de fato foi o city e nao o civic, o carro testado ao lado de hrv e fit ..

      • Lucas

        Tenho o mesmo problema! Quero trocar meu civic 13/14 num sedã médio, e um Corolla semi- novo (15/16) é a única opção viável até 80 mil. Pensar em pagar cerca de 20 mil reais de diferença pra comprar um carro que não oferece absolutamente NADA a mais que meu Honda, está me fazendo sentir um ignorante.

        • Junoba

          Olha o Fluence. Existem boas opções em relação ao preço, devido a maior desvalorização.

          • Lucas

            O problema do fluence é exatamente esse: Alta desvalorização. Não quero lutar pra vendê-lo por 40 mil reais depois de 2 anos.

            • HelderV6

              Vender depois de 2 anos soh ????
              Carro não eh descartável não. ..

              • Lucas

                Rodo mais de 60km por dia, então gosto de vender meu veículo antes que ele fique rodado a ponto de desvalorizar excessivamente.

                • 0terceiro

                  Eu rodo pouco mais que isso, mas de busão, hehe

                  Ficar com seu carro mais um ano não é uma opção a se considerar??

            • Junoba

              Então, eu quis dizer pra pegar um usado.

              Ps: Ou então continua com o seu Civic, já que ele está novo.

          • lucas

            Se é louco trocar um civic por um fluence. O carro feio viu. Não importa se é bom ou não. O importa que não tem aceitação.

            • Gran RS 78

              O Fluence depois do face lift ficou bem bonito. Depois que vc andar em um e ver o acabamento bem feito, vc irá mudar de idéia.

              • Kadu

                Pois é, vejo muita gente falar mal do Fluence e nunca dirigiu! Vai entender…
                Tenho um Fluence, um colega que tinha o Civic foi andar no carro e disse que a saida do Fluence é pouca coisa mais rápida que o Civic dele, se não me engano o dele era 12.
                O povo tem medo de pagar um carro mais barato com muuuuito mais recursos e segurança, principalmente em relação ao Civic, o dele nem PC de bordo tinha rs

                • Cláudio Moisés

                  Então o Civic do seu colega é o da oitava geração, que foi até 2011. O atual tem PC de bordo em todas as versões e isso nunca foi item de segurança! Itens de segurança é ter 6 airbags, ESP, sistema ISOFIX, etc, como tem no Civic EXR. Logo, o Civic não deve nada em termos de segurança ao Fluence. Pelo contrário, ele ainda tem um diferencial a mais que é a suspensão multilink e o Fluence usa eixo de torção e o Civic ainda oferece ESP já na versão intermediária (além de ser muito mais estável) e o Fluence só na top. O Fluence é uma boa opção de mercado, mas ainda sou mais o Civic! E o da décima geração que está por chegar então…

                  • Edson Fernandes

                    Só vamos colocar um parenteses em tudo.

                    Os atuais a partir do modelo 2015 ganharam ESP na versão LXR.

                    Só que em 2014 (modelos 2014/2014 em diante) o fluence também perdeu os air bags de cortina. Apenas o modelo de topo Privilege os possui hoje em dia. Só que se estamos falando de modelos 0km, temos que citar que, o Civic ganha na suspensão, consumo, segurança ativa e o Fluence no conforto, segurança passiva e itens de série, porque a lista é superior. Ainda mais considerando que quem disputa com a versão LXR é a Dynamique Plus que tem vários agregados.

                • Gran RS 78

                  O Fluence é um carro excelente. Meu pai comprou um Dynamic plus Okm, e eu já dirigi, inclusive viajei com ele. Um carro muito macio e que transmite muita segurança. Já tive um Civic que tirei Okm em 2009, e as diferenças em relação ao Fluence são: O acabamento do Fluence é melhor que o Civic e tbm o espaço interno, preço e itens de série. O Civic tem uma tocada mais esportiva, e um design mais bonito, especialmente o Civic 2009 até 2012, essa geração atual vendida no Brasil não me agradou, agora a nova geração que foi lançada nos Eua e que chega esse ano no Brasil, ficou fantástica, e resgatou aquele design futurista do Civic de 2006. O problema será o preço que a Honda irá cobrar por ele por aqui, que não será nada barato.

              • Edson Fernandes

                Pelos argumentos, isso não vai acontecer. O importante para muita gente ainda é a revenda.

                Não discordo, porém fica nessa de aceitação e o cara só compra carro caro. E olha que interessante: Ao invés de comprar um 0km do valor desse usado, vai no usado pela melhor revenda.

            • Junoba

              Não acho feio não. O modelo antes do facelift tem a dianteira sem sal, mas o modelo 2015 ficou bonito. É um bom carro, bem completo e o seguro é muito abaixo da média.

            • 0terceiro

              Nem carro tenho, mas minha opinião é oposta à sua:
              não importa se tem aceitação, importa se o carro é bom ou não pra mim

        • 14CATORZE

          Estamos exatamente com o mesmo “problema”.

        • leomix leo

          Tenho um 2012 e pretendo passar uns 8 anos com ele. Prefiro viajar e fazer trilhas aqui na chapada Diamantina. Não me satisfaz trocar de carro regularmente. Fico vendo a desvalorização e o dinheiro gasto na troca. Com 20 mil vc faz um belo tour pelo Brasil ou uma boa viagem ao exterior, é muito mais proveitoso.

        • Gran RS 78

          Mas porque trocar um carro tão novo como o seu 13/14? Eu esperaria os Novos Civic e Cruze, que irão sacudir o mercado dos sedans médios.

      • Lucas de Lucca

        Se puder esperar o Civic X que chega em breve será uma escolha mais sensata. Mais bonito, mais moderno, seguro e motor 1.5T. Fora a qualidade Honda que não deve nada a Toyota.

        • Clovislauro

          Conversei ontem com um gerente de ccs Chevrolet e ele me disse que o Cruze 2017 completo com motor turbo vai custar 115mil, imagino que o novo Civic circule na mesma faixa, o Jetta TSI voltará a ser um carro com ótimo custo beneficio. O C4 Lounge THP também será ótima compra na comparação.

          • Lucas de Lucca

            Já acho ele um bom CxB. Mas provavelmente irá subir também.

          • Fabio Marquez

            Não precisa nem trazer Cruze e Civic nesse preço. Corolla Altis não vende quase nada custando 102k. Corolla que vende de verdade é o XE-i 2.0, seguido do GL-i.

            • Ramom Alencar

              e o xei custa 95 mil, vendido sempre com ágio, também não é nada barato

              • Jackson A

                Não, vende por 89 certo, pois mês passado fui ver um para o meu avô na CSS de Teresina.

                • Thales Sobral

                  Conhecido meu comprou por 80 e pouco. Não sei se tá rolando esse ágio não…

                • MG

                  kkkk pra quem?

          • invalid_pilot

            115 k num Cruze vai ser tenso – mas a perspectiva do país é essa infelizmente

            Governo Federal lucra com IPI e impostos na cadeia produtiva e Estados e municipios no IPVA

          • Filipo

            R$ 115.000,00 não seria exagero da parte do vendedor? De qualquer modo, custar mais de R$ 105.000,00 vai beneficiar ainda mais o Corolla.
            Esta é minha opinião.

            • kravmaga

              Não acho exagero não. Até lá o dólar alto e a inflação alta vai fazer o carro chegar a esse preço, se não passar dele.

            • kikofar

              Como diz a minha sogra: JESUS, MARIA E JOSÉ!
              115 mil giulmas num sedã médio… é de cair o c. da bunda!!!

          • kravmaga

            O novo Civic com motor turbo que todo mundo tá falando também vai ser bem caro. Aposto que o preço será nessa faixa de 110 a 120 mil, se não for mais até lá por causa do dólar e inflação…

            O Jetta TSI para mim já tem uma boa relação custo-benefício. Se a pessoa estiver só interessada pelo motor forte, pode comprar um sem opcionais por menos do que um Corolla Altis ou Focus Titanium.

            O problema do Jetta e dos carros VW é o preço dos pacotes de opcionais. Se quiser tudo aí é mais caro do que um Corolla Altis ou Focus Titanium mesmo,

            • Deadlock

              E a manutenção, o que é um problemão da VW. Pode apostar que, mesmo mais caro, o novo Civic turbo vai vender muito mais que o Jetta Turbo.

              • kravmaga

                Mas o pessoal conservador que compra carro japonês por uma suposta robustez e facilidade de manutenção poderá achar que motor turbo é complicado demais, de manutenção cara e duração menor.

                Deve ser por isso que a Honda não colocou o motor turbo em todas as versões do Civic, só na mais cara e completa, destinada aos entusiastas.

              • Edson Fernandes

                Isso vai mesmo. Mas creio que a maior vendagem se concentrará na versão 2.0.

          • Filipe Augustus

            Preço de Malibu ou Insignia, não precisa nem trazer, e não vai vender, todo mundo vai continuar comprando Civic e Corolla!

          • José Eduardo Borba

            Será que a Toyota vai querer puxar o Altis aspirado para esses patamares, ou vai aproveitar a fama de ser o mais “barato”? Lembrando, que o de entrada custa 70 mil, e que apesar de pelado, prefiro ele a um new fiesta, cobalt ou hb20s.

          • Gran RS 78

            Se vier por esses preços, pode esquecer pois vai empoeirar nas concessionárias.

          • Leozeradf

            Por esse preço vai continuar vendendo pouco, apesar de ser novidade.

          • Edson Fernandes

            R$115000? Eu particularmente prefiro o Jetta TSI com opcionais nesse preço.

            • oscar.fr

              Eu ouvi algo parecido de uma amiga que trabalha em CSS, o Cruze vai cruzar (badutms hahaha) a faixa dos R$100 mil na versão turbinada e eles já trabalham o Cobalt como o carro na faixa dos R$70 mil.

              • Edson Fernandes

                Então, se fosse até uns R$105000 é compreensivel desde que ele receba muitos itens de série na versão de topo. Caso contrário além disso é muito abusivo.

                Quero só ver até quando o pessoal de sedan médio (que o adquire 0km) vai suportar trocar por outro nos preços que estão ficando. Eu mesmo abri mão de carro 0km e principalmnete sedan médio / médio-grande pelos aumentos abusivos e comprei um sedan médio usado.

                O maior problema é que amanhã poderemos volta a decada de 80 onde vc compra usado do usado e por aí vai.

            • SportGP

              115 mil é muito para dar num Jetta…
              É verdade que o Golf disparou em vendas e tomou a liderança dos hatches médios em Dezembro? O N.A fez alguma matéria sobre isso? Não achei

              • Edson Fernandes

                Sabe que eu não vi?

                Sobre os valores, eu só constatei que eu escolheria o Jetta…rs mas eu nunca pagaria R$115000 em um…

      • shdn2010

        acho que peca tbm por nao oferecer multilink, sendo que a honda oferece no civic, para alguns isso nao faz diferença mas para mim pessoalmente faz.

    • DTF

      Concordo plenamente….conforme o que eu escrevi, quando eu lembro de Toyota eu lembro do descaso dela com relação aos consumidores brasileiros….

      • 14CATORZE

        DTF, concordo plenamente. Dizem que o ESP custaria em torno de 50$ o que é uma merreca perto dos 100 mil que o carro custa. Mesmo que o comprador seja um desinformado, não há nada que justifique essa economia porca.

        • DTF

          Cara, nem se custasse $500….absurdo nao oferecer aqui um equipamento que equipa quase todos Corollas mundo afora, ou seja, é só instalar, nao tem que mudar nada no carro ja que foi projetado para ter…pelo menos nos países decentes onde os consumidores sao respeitados.

        • José Eduardo Borba

          Quando é que o LatinNcap vai exigir esp msm?

    • Moreno Rocha

      A Toyota já havia afirmado que o Corolla brasileiro não foi feito com esses controles em mente, que só trarão isso quando se aproximar da obrigatoriedade. Até porque como estão na liderança, certamente não se sentem obrigados a oferecer. A culpa, como quase sempre, recai sobre o consumidor, que aceita pagar mais caro por menos produto. A Toyota usa o argumento que o carro e tão bom, que não precisa desses controles, e o povo engole.

      • DTF

        Exato, culpa do consumidor…

        • rvmattos

          90% da população Aind nem sabe o que é esp, e se sabe, não entende pra q serve.

      • José Eduardo Borba

        É aquela questão, quando você é líder, os outros que corram atrás. As pessoas olham, um sentra e um corolla com praticamente o mesmo preço, todos sabem que o sentra tem mais equipamentos, mas abrem mão deles, por um maior valor de revenda, um melhor pós-venda e uma maior confiança que a marca conquistou.

        • automotivo

          Matou a charada….

        • Offspring

          A Molicar Exame colocou a depreciação dos carros. O Sentra desvaloriza apenas 1% a mais.

          Acho que um teto solar, uma central multimídia, um ESP para dar mais confiança na estrada e partida no botão (mimos) no dia a dia pagam este 1% com juros e correção…..

          • José Eduardo Borba

            Para você, mas estamos analisando o comportamento mercadológico, e pelas vendas, nota-se que isso não é suficiente para tirar vendas do Vovô!

  • Deivid

    Chupa HONDA!
    Continue vendendo Civic com 2 airbags só ..

    • 14CATORZE

      Pior é se o novo civic vier só com 2ab e beirando os 100 mil…

      • DTF

        Duvido….o top ja vem hj com 6 e o obrigatorio ESP..

        • Lucas de Lucca

          O Civic intermediário já tem ESP. Só deve o AB6.

    • Sorrindo_Pra_N_Chorar

      Mais vale segurança ativa do que passiva, e carro sem air bag, mas com ESP, que com 20 air bags, mas sem ESP…

      • ViniciusVS

        Para a maioria dos consumidores tanto faz. As vezes penso que os senhores que compram Corolla porque “não quebra” eram os Jovens da década de 90 que compravam VW pelo mesmo motivo. Não importa se a mecânica é velha, ou se o carro é pelado. se tem o emblema da Toyota na grade é bom.

        Sem contar a moda de 20 anos atrás com capas cromadas em espelhos e maçanetas chegando como acabamento de série em versões mais “completas”…

        Agora ausencia de banco bipartido, espelho, controle de som no volante nas versões de entrada é de lei afinal é o que da para capar de um carro já capado.

        • DTF

          Sinceramente? Talvez no inicio dos anos 2000 um Toyota ou mesmo Honda tivessem um diferencial de qualidade, muito mais pela defasagem dos concorrentes que qq outra coisa, mas hj essa diferença nao existe mais…mas pegou e a Toyota se aproveita disso ate hj…

          • ViniciusVS

            É isso mesmo. na prática não é muito superior a um Etorq.

            São carros bons mas longe de ser tudo isso.

            • Bruce Wayne

              Ai eu já discordo, acho infinitamente melhor que um Etorq.

              • ViniciusVS

                O que por exemplo?

                • Bruce Wayne

                  Em por exemplo ainda ser de ferro fundido.

          • Louis

            Às vezes penso que não é bem assim. Tem muito mecânico competente que diz que manutenção em Toyota/Honda é outro nível, muito mais fácil.
            Meu mecânico mesmo, outro dia estava dizendo que estava com dificuldade de encontrar peça para Grand Siena… e rasgou elogios para o setor de peças da Toyota.

      • DTF

        Concordo

      • Mauricio

        Idem

    • ViniciusVS

      Civic tem 6AB

      Frontal, lateral e cortina…. e Honda sempre fica atrás da Toyota aqui, ficando na frente somente quando entra o fator “novidade” como no caso onde existia um abismo entre o Corolla Brad e o New Civic. a prova é que o Civic é mais barato e mais completo porém vende menos, além claro de perder vendas para o próprio HR-V ( Que perdeu a liderança em sua categoria…)

      • DTF

        Mas o civic tem
        ESP…pra mim melhor que ter o 7o airbag de joelho…

      • Deivid

        Civic só tem AB6 na versão EXR.

    • Carolina Vieira

      Pelo menos o Civic oferece controle de tração e o controle de estabilidade até mesmo na versão intermediária.

  • DTF

    Realmente é um case e demonstra o absoluto desconhecimento do assunto entre a maioria de seus fiéis consumidores já que a Toyota cobra (muito) mais por (muito) menos…é cansativo falar disso mas não oferecer ESP em um carro de mais de $100mil é quase um crime contra o consumidor….lembrando que nem a RAV4, custando mais de $150mil, também não oferece esse importante e barato equipamento de segurança….acordem consumidores Toyota.

    • 4lex5andro

      em resumo, pelo dinheiro do corolla se compra um carro notadamente superior ao toyota em tudo, chamado civic ..

      • DTF

        Diria mais….pelo preço de um Altis vc consegue comprar um Fusion…infinitamente melhor que qq Corolla, Civic, etc…

  • Joildo Dias

    Mesmo defasado e com dois concorrentes diretos em casa até que o Civic não fez feio, mas esse ano a coisa não vai ser tão fácil para o Corolla, pois o Cruze e Civic renovados vão fazer um pouco de barulho no segmento médio…

  • Zé Mundico

    Analisando friamente , sem paixões de torcedor babão nem hater infantil de marca, as melhores opções nessa lista de sedãs seriam o C4 Lounge, Sentra e 408.
    Corolla é um carro ultrapassado, mas o brasileiro fica perdido quando se pega com uma coisa e não larga mais.

    • Jackson A

      C4 lounge não é uma boa opção (Pelo menos não ao meu ponto de vista), quando fui conhecer ele no aluguel em sp achei o carro bem ruim no CXB do dia-dia, o consumo é ridiculamente auto, o som é pior que o do UP, e vc ainda vai ter que casar com o carro por um bom tempo.

      Eu não compraria, iria ou de Civic ou Sentra.
      Já o 408… nunca testei, pq eu reprovei o visual interno dele.

      • tjbuenf

        Fora que o C4 tem o maior custo de revisão até 60mil km do mercado, chegando a custar o dobro do Corolla.

      • Alexandre

        Se for o THP eu acho que é uma boa opção. O meu faz 8-9 com gasolina na cidade. Se for o exclusive tem um som muito bom. Além disto, som é fácil de colocar um melhor, pior é não ter airbag/esp e motor com bom desempenho. Isto ai vc não coloca fora da CCS. Quanto a casamento minha opinião é que carro de 80k vc não troca todo o ano (não deveria), então talvez compense.

        • Radamanthy

          8~~9 andando na estrada né ?

          • Alexandre

            Circuito urbano. Máximo de estrada é 1 a 2 vezes por semana trajeto de 10km. Na estrada não sendo serra faz 13-14 tranquilo.

          • Daniel

            Eu faço 8km/l com um C4 hatch 2.0 automatico na cidade…
            Na estrada faço 10km/l (mas tenho o pé pesado… andando de boa já cheguei a 13km/l)
            Isso tudo com gasolina, no alcool o faz 5 na cidade e 8 na estrada

            o THP faz media um pouco melhor, alem de ser 1.6 Turbo, ainda tem o cambio de 6 marchas, muito melhor que o meu de 4 marchas

      • Cláudio Moisés

        Dirigi o C4 Lounge Exclusive THP e tive essa mesma impressão! O carro no geral é até muito bom, mas peca e muito no som! Parece som de rádio de pilha! Aliás, já tive um francês (Peugeot 307) e ele sofria desse mesmo mal! Quando é que os franceses vão colocar um sistema de som digno nos seus carros? Pequenos detalhes fazem muita diferença na hora da escolha. Eu mesmo deixei de pensar em comprar o C4 Lounge Exclusive só por causa desse som ridículo (instalar um superior pode dar problema na hora de você precisar usar a garantia do carro), farol é simples sem projetor, suspensão não é multilink e as revisões são bem caras! No mais é uma excelente escolha, mas preferi esperar pelo novo Civic turbo e, correndo por fora, o novo Cruze.

    • Deivid

      Chama o Corollão de ultrapassado mas diz que franceses são melhores opções ..
      É pra rir ou pra chorar?

      • Pedro Rocha

        Tem tanto hater aqui que nem estou perdendo meu tempo debatendo com essa turma. Deixe apenas os números de vendas falarem por si.

        • Deivid

          Corolla vende todo mês mais do que toda a linha PSA.
          Eu acho gozadíssimo os francelovers, tão utópicos quanto socialistas

      • EuMeSmObYmYsElF

        Altis x THP Exclusive

        2.0 aspirado, 153 cv, 20kg de torque x 1.6 turbo, 173cv, 24kg de torque
        injeção multiponto x injeção direta
        – x ESP
        – x Controle de tração
        – x sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
        – x alerta de ponto cego
        102 mil x 89 mil

        • Offspring

          THP é muito superior… Nem discuto. Os fãs de Corolla só têm dois argumentos bem impugnáveis: Pós venda e menor desvalorização.

          • Gabriel M. Vieira

            Eu tenho um THP Flex Exclusive e não tenho nada pra reclamar do carro. O pós venda é OK (revisões tabeladas), a desvalorização é alta, mas pretendo ficar com ele até 2010, no mínimo.

      • Offspring

        Tenho um GLi Upper. Admito que o C4 THP é muito superior. Custa os fanzinhos da Toyota admitirem o óbvio ululante?

        Engraçado que os argumentos dos Corolletes são péssimos e sempre levam uma aula de conhecimento em fóruns…….

      • Jose Silva

        THP com certeza chinela o Corolla. Não troco um carro que usa um motor 1.6 Turbo Origem BMW que é utilizado nos BMW premiado mundialmente 3 vezes consecutivas como o melhor motor 1.6 turbo do MUNDO por um carro que usa um motor 1.8 ultrapassado e um 2.0 de mesma concepção. Nada contra os motores, mas velharia tem que ter preço mais baixo, cobrar praticamente o mesmo preço por algo bem mais atual é loucura, só compra analfabeto por carros, quem entende o mínimo possível não compra corolla. Como o brasileiro é mal informado, não entende porra nenhuma mesmo, tem preguiça de pesquisar e aprender … continua achando que o corollão é o melhor do mundo.

    • José Eduardo Borba

      No Brasil, carro é patrimônio, Logo, ninguém gosta de ver seu “patrimonio” diminuir 25% em um ano. O corolla, vc compra por 89 mil, e vende depois de um ano por 80, se não mais. Nao adianta ficarmos com discursão infantil, carro no país do PT é um pacotão de dinheiro, cabe a vc, saber onde vai “investir” sua fortuna.

      • Daniel

        Vc compra o Corolla por 89 e vende por 80… Dai compra um concorrente por 77 e vende por 65…
        Ah, perdeu mais com o concorrente!!! (12mil no concorrente e 9mil no Corolla)

        Só que:
        – o Corolla pagou R$ 3560 de IPVA, o concorrente pagou 3080 (-480)
        – A diferença de 12mil aplicada em CDB durante um ano resultaria em R$13498,9 (-1498,9)

        Até agora, a diferença que era de 3mil a favor do corolla já caiu pra ~R$1000,00
        Bom, dai vc parte pra cotação do seguro….

        Sem contar que vc continuou com 12mil no banco desde o começo

        • José Eduardo Borba

          Hunrum pena que se tu for vender um C4, o povo não paga mais que 55. Então, tudo que vc escreveu, serve pra nada.

          • Daniel

            C4 THP com 1 ano de uso por 55mil? Aonde?

            • THE GUNSLINGER

              No “país das maravilhas”.

          • Offspring

            Traga um THP com 1 ano por 55 mil que compro amanhã… Tomou uma aula do Daniel, ein? rs

            • José Eduardo Borba

              Tomou uma aula? Kkkkkkk Ele não entendeu que os cálculos de padaria que ele fez, se aplicam ao seu Manoel no país das maravilhas. Pq ele não botou o seguro na conta? A depreciação de um C4 nunca que será só 12 mil. E não falei no preço de vc comprar um usado, mas no preço de vc vender o seu. Tem grande diferença! É bom interpretar o texto!

            • José Eduardo Borba

              Pena que as contas de padaria que ele fez, só funcionam para o Seu Manoel no país das maravilhas! Pq ele não colocou o seguro nas contas? E eu não falei o preço de aquisição de um usado, mas sim, o preço que vc venderia o seu! É bom interpretar o texto!

        • Louis

          Corolla vende em 1 semana, francês 6 meses depois….
          Ps. Tenho um francÊs.

          • Offspring

            Eu comprei um GLi Upper pois meu banco me deu juros 0,1% a.m para eu comprar um carro, e era exatamente o mais barato que achei (paguei 73K no meio do ano passado).

            O Corolla é muito sem sal. Não empolga. Mas é confortável e gostoso de guiar na cidade por conta disso. Não é tão econômico quanto imaginei. Mas fui ver esta tal fácil revenda. Incrível: O modelo novo é assim mesmo. Abriu a boca, vende!

            Veredito: Acredito que os outros carros são de revendas normais, e o Corolla de revenda atípica.

        • Jose Silva

          Esse papo de revenda assim é fake. Quem é doido de pagar 80 mil em um carro usado que zero custa 89 ? Isso No ecxiste. Aqui na minha cidade está cheio de corolla parado nas garagens, o carro realmente tem um alto valor de revenda mas não é bem assim comprar por 90 e vender por 81 em 1 ano… desvaloriza em média 12 a 15% ao ano. Por exemplo, um amigo meu pediu ajuda para vender um altis que pagou 93.000 em janeiro 2015, máximo que achou até agora foi 78.000 em troca por outro carro, ninguém tem dinheiro para comprar um usado por 85.000 que ele pediu, está anunciado a 2 meses pois ele comprou uma BMW, a bmw pegava o altis dele na troca por 70.000 e ele não quis. Agora está nessa de achar que corolla não perde valor… Que o povo escreve em internet e pede é uma coisa, na hora de vender é outra completamente diferente. Acredito que se ele achar 75.000 entrega na hora pela dificuldade de venda. Quanto mais caro um carro mais difícil é sua revenda. Quem tem 75.000 para comprar um carro dificilmente vai em um usado.

  • Bruce Wayne

    Nem acredito que estou vendo o Impreza em uma lista.

    • invalid_pilot

      Se analisar friamente é capaz de ser melhor compra que o Audi A3 capado HueHue Edition

      Tá saindo por 98k Cunhas

      • Bruce Wayne

        Concordo, seria uma compra bem mais sensata.

  • Doyle

    melhor compra é o Focus, é o que possui mais itens de série e só trabalha com pacote fechado de equipamentos, evitando aumento da desvalorização do modelo (não há opcionais).

    • Junoba

      Engraçado, o brasileiro se preocupa tanto com desvalorização, mas quando financia o carro, paga o dobro do valor só de juros…haha…

      • invalid_pilot

        True ! Já li em algum canto gente falando que pagar a vista não compensa pois o desconto é pequeno… Bom é dar 20% do carro pro banco fora a desvalorização que ocorre em qualquer modelo

        • Junoba

          Amigo, se tu financiar todo o carro em 60 vezes, vai pagar o dobro. Isso em alguns países é mais comum do que se imagina, mas devido aos juros baixos, compensa parcelar a perder de vista ( em nações sérias ). E ainda tem alumas promoções como nos EUA, de taxa 0% em 72 vezes e sem entrada !!! ( Mas precisa ter um bom crédito é claro ).

          • invalid_pilot

            Lá fora é comum o Leasing com opção de compra – diferente do nosso financiamento (onde o banco paga o carro pra css e depois te cobra) e diferente do Leasing daqui onde você é obrigado a quitar o carro pra somente depois ele ser seu

            Lá o Leasing pode ser trocado no meio do caminho ou após o termino começar tudo de novo em outro carro.

        • Derek

          Concessionária não dá mais desconto por você pagar a vista pois para ela tanto faz você pagar a vista ou financiar, ela recebe o valor negociado do mesmo jeito de você ou da financiadora. Muitas pessoas pagam à vista não por causa do desconto, mas para não pagar os juros. O melhor dos mundos é conseguir um financiamento com taxa zero no máximo de parcelas que conseguir, só assim é melhor que pagar à vista.

          • Jose Silva

            financiamento com taxa ZERO não existe. Nenhuma financiadora vai correr o risco de financiar algo em troca de nada. No Brasil Jamais… Isso é lenda. Caso exista essas taxas estão no preço do carro que você pagou mais caro e nem percebeu, e fazem isso com no máximo 12x, 24x quando sorte 36x

            • Derek

              Não existe, mas qualquer financiamento dito taxa zero costuma ser melhor do que pagar a vista.

      • automotivo

        Os juros são os mesmos. Imagine q o comprador paga o dobro em um carro q desvaloriza ”pouco”, imagina quanto não ficaria um carro q vc tenha q ”casar” com ele.

    • Alexandre

      Melhor compra é o Focus? Com câmbio Powershift???
      Amigo, pagar $ 70, 80, 90 k num Focus com esse câmbio e depois de 10, 20, 30 mil km começarem a surgir problemas nesse câmbio e ficar sem assistência da concessionária e da Ford, não dá…

      Críticas à parte, fico com a confiança e robustez do Corolla…

      • Offspring

        Focus 2.0 não tem problema algum no câmbio (tem um problema sério em um componente, mas não vou te contar qual é para provar que você é mais um papagaio de pirata que sai repetindo o que lê por ai de forma distorcida e sem embasamento algum). Eu tive um, faço parte de um fórum com donos e sou amigo do chefe de oficina da concessionária Superfor Itavema.

        Isto ai é mimimimi de gente desinformada que usa a famosa lente de aumento que proporciona a internet (frase Bob Sharp, em um tópico sobre Focus no A.E).

        • Lucas

          Tenho um Focus 2.0 e com 10 mil km tive que trocar a embreagem por conta das trepidações. Pode ser menos frequente, mas dá problema também

  • Mr. Car

    Uma tia está com um Corolla Altis novinho. Não estaria, se tivesse me chamado para orientar na compra, he, he! Não que o carro não seja bacana, mas por bem menos, levava um Honda Civic top, bem mais barato, e mais completo.

    • 4lex5andro

      fora o cambio cvt, o corolla nao é melhor em nada do que um civic ..

      informaçao sempre é bom na hora de fazer um investimento desse porte..

      • Offspring

        O CVT é bom, mas prefiro o câmbio do Civic. O CVT meio que mata o Corolla… O meu não tem borboletas, mas não gostei.

    • MG

      Quantos anos tem a véia? Tô fazendo uma pesquisa estatística…

      • Mr. Car

        Tem 74, se não me engano.

        • invalid_pilot

          Tá dentro do consumidor padrão Corolla kkkk

        • MG

          Tá na idade então… primeiro carro foi o Ford T

        • Junoba

          Meu avô tem mais ou menos essa idade, e eu sempre ajudei ele na escolha de um carro. Sou o guia dele…rsrs

          • THE GUNSLINGER

            Coitado do velho.

            • Junoba

              Ta chorando até agora !? kkkkkkkkkkk

              • THE GUNSLINGER

                Asneiras como essa é que ne fazem sentir pena do velho.

    • Junoba

      Ela poderia ter levado um Fusion, coitada.

      • Louis

        Consumidor de Fusion não é o mesmo do Corolla. Comprador de Corolla é conservador e discreto. Meu pai, por exemplo, quando foi trocar o Civic, nem quis saber de algo diferente de Honda / Toyota. Sugeri um alemão premium, ele quis distância.

    • Louis

      Mr.Car, pode apostar uma coisa, ela não vai se arrepender.

      • Mr. Car

        Nem eu disse que vai, mas com menos dinheiro, também não se arrependeria, he, he!

  • MauroRF

    Melhor um City EXL 2016, que virá sem ESP, mas com AB6, ou um Civic LXR com ESP/TCS, mas apenas 2AB? Em algumas CCS de SP, consegue-se achar o Civic LXR a 76, 77k. E o City 2016 EXL deverá vir por 75k, se não mais. Pergunto mais no quesito segurança. Sei que o Civic tem uma estrutura deformável ACE, algo assim.

    • Bruce Wayne

      Minha opinião: Eu iria de Civic com ESP/TCS sem duvida nenhuma.

    • gveralonso

      Civic LXR com ESP e ele tem 4 air bags se não me engano. É melhor o carro com ESP e menos air bag do que mais air bag e sem. O ESP te ajuda evitar acidentes, o air bag só age se houver. Fora que o Civic é maior, mais confortável, outro carro, carrão perto do City.

      • automotivo

        Como é q a maioria dos motoristas conseguem evitar acidentes nem sabendo q existe esse equipamento nos carros?

  • Filipo

    O Sentra poderia estar bem melhor em vendas se a Nissan não tivesse elevado tanto seu preço. Mas no Brasil, a lei da oferta e da procura extrapola os limites do razoável.
    Uma pena, pois para mim, o Sentra é um carro muito bom. Só peca pelo motor, que não é fraco como o do Cruze, mas não é páreo para os demais.

    • Thales Sobral

      Não rola uma negociação boa nele não? Carro que não vende muito bem normalmente tem desconto.

    • Louis

      Sentra vale a pena usado, cai bastante o preço.

      • Cesar Mora

        do 2008 ao 2015, Sentra usado sempre pode ser um ótimo negócio!

  • Evandro

    Mostra pra mim que o brasileiro continua gostando de pagar caro apenas pela marca, deixando carros melhores para pegar um toyota…..

    • invalid_pilot

      Amigo, pessoal paga 4k num celular que faz a mesma coisa que meu Windows Phone de 500 conto

      Então marca gera valor e brasileiro aceita pagar fortunas por esse valor, mesmo produto sendo igual ou inferior outro de marca sem valor

      • Evandro

        Pois é, resumindo, brasileiro vive de status, não importa se seja bom ou ruim, mas carregar uma marca vale mais que tudo, deveriam vender cordões com essas marcas, de uns 20cm para o pessoal pendurar no pescoço….

        • Junoba

          E eu que fico sabendo de histórias de gente que faz contas até o pescoço, paga 3x a mais do que deveria de juros, só pra ´´possuir“ um celular e outros.

          • Evandro

            rotina normal do povo brasileiro….

      • José Eduardo Borba

        O Status é realmente muito relevante para o brasileiro, mas pense bem, se vc for comprar uma coisa, digamos uma furadeira, ai consideremos que vc não entende de potencia, torque, ou outros parâmetros, vc escolheria uma Bosh ou uma “carrefour”? Kkkkk É mais ou menos isso, a maioria das pessoas não entendem de hardware de celulares, nem de mecânica automotiva, mas sabem quais marcas oferecem os melhores produtos e sabem pegar um celular ver se ele é bom pra ele, ou se um corolla o atende no que ele precisa. Ps. Tenho um Windows Phone, de 1200, mas ele não é tao bo quanto esse cel de 4k não! Kkkk

        • invalid_pilot

          Ai depende do cara pesquisar ou se ele achar que vale a pena pagar mais por menos, ok.
          Depende do uso tanto do carro quanto do telefone.

        • Cesar Mora

          Um comentário sensato! para muitas pessoas o carro só deve ir e voltar com conforto, não ficar na oficina ( e dane-se se ele está la por conta da Gasolina ruim, das ruas lunares ou do alinhamento dos planetas ) quando ir, não custar tão caro, ou ter peças difíceis de achar e na hora de vender não ouvir propostas 10mil reais abaixo do esperado.. por isso vende-se muito mais Corolla, ele é a sintese disso gostem ou não… para quem é entusiasta, ou ama tecnologia, enfim, quer algo além, temos todas as outras opções do mercado.. simples assim!

          Sobre os Celulares, gosto do Iphone, tenho um porque a operadora me deu um baita desconto, senão não teria nem a pau rs.. ele tem coisas bem legais, mas defeitos bobos como o cabo autoesfarelante rs…

      • Junoba

        Um dia desses falei isso pra uns parentes, e eles me disseram: ´´Você não entende de celular, um Hiphone é muito superior“… E eles ainda riram da minha cara.

        E o pior é o cara que recebe na casa de 2k por mês, compra um celular de 4 mil dilmas.

    • Alexandre

      Eu não consigo entender. Comprei meu C4 L THP Exclusive, completo (6AB, Turbo, ABS, EBD, etc) 78k em 2014 (e olha q não negociei muito). Dai tão falando de Cruze a 115k. Os caras tão loucos. Ok que estes carros desvalorizam mais, mas eu calculei ficar um bom tempo com o carro e não me preocupei com a revenda. Dai o corola tem quase nada de opcionais e custa mais que isto e vende 66mil (10 vezes a mais que o C4). Não pode ser tão bom assim a mais que o citroen para justificar.

      • Evandro

        pois é, acho sua compra mil vezes mais racional, por um carro mais potente, mais completo e pra mim, pra mim, bem mais bonito, o corolla nunca me agradou, e olha que já tive muitas oportunidades de compra-lo, mas sempre optei pelos concorrentes…..

      • José Eduardo Borba

        Amigo, já tive um Peugeot, carro muito bom, mas vc vai ver o trabalho que dar vender. É nesse ponto que a toyota sai na vantagem, se vc por um anuncio de vende-se do tamanho de uma “foto” 3×4 em um Corolla, vc vende antes do almoço.

        • Gabriel Oliveira

          se eu fosse revendedor poderia até ser, se bem que em qq revenda tem pelo menos 3 franceses aqui, mas como vou usar o carro por um bom tempo (4 anos pelo menos) pra mim o melhor custo x benefício é o que manda, depois vendo o carro com calma e sem pressa.

          • José Eduardo Borba

            Nesse caso, pode ser. No meu caso, não duro muito com carro, então não seria uma boa para meu caso, como não foi.

        • Alexandre

          Sim. Vou ver experimentar daqui a alguns anos. Acho que muito disto tem a ver exatamente pelos mesmos motivos da compra do zero – a fama da marca de durabilidade. De qualquer forma eu estava bem ciente quando comprei. Abraço

        • invalid_pilot

          Corolla e Honda Fit tem essa magia de valerem no mercado mais que tabela fipe, as vezes pra carro com mais de 100k km

          Tenho lá minhas dúvidas se são tão indestrutíveis como falam

          • Daniel

            Olha esse absurdo:
            Corolla com 50mil rodado (de locadora) com 2230 de desconto em relação a um 0km!

            • invalid_pilot

              Pois é – surreal e tem bobo que paga achando vantagem
              Fosse um Test Drive com no máximo 2k km talvez valesse a pena pq rodou pouco e não se gasta com documentos e etc – mesmo assim esse carro na Fipe tá por 62k

              Pior foi eu que vi um Fit 10/10 que na Fipe vale 35k e o cara anunciando por 38k como se fosse baita negócio – um achado/ pérola – carro com 50k km e preço acima de mercado

              • Daniel

                Pois mesmo o de Test Drive se tivesse apenas 300km rodados eu pagaria no maximo 65mil (e isso se viesse com IPVA 2016 quitado! hahah)
                Pensando bem, não compraria… muita grana pra um Corolla pelado.

                Mas, sobre o Fit… 50k km num carro de 5 anos tá levemente abaixo da média… o carro tem que estar impecável e mesmo assim tem a margem pra chorar.

                Final de 2009 vendi um Corsa Hatch Premium 07/08 com 60mil km por 30mil. Na Fipe dizia 28,5mil… O carro tinha 60mil km mas parecia 0km de tão bem conservado.
                Detalhe que nem chegou a ser anunciado! O cara olhou o carro, perguntou alguma coisa, e eu disse que ia vender. Ele perguntou quanto eu queria… disse que queria 30mil (já esperando uma choradeira pra sair por 28-27mil…) o cara falou: “É meu”… pagou e levou…
                Dois dias depois comprei outro Corsa Hatch Premium 09/10 0km por 32mil (a tabela do 0km era 36mil)

            • Junoba

              Consegue-se um desconto maior que esse na CSS da Toyota, dependendo da negociação.

              • Daniel

                [ironic]

                Mas, mas…. eu li numa reportagem que carro “seminovo” de locadora é bom negocio! E, muitos comentaristas do NA dizem que um “seminovo” é melhor que 0km!

                [/ironic]

        • Offspring

          As revendas do Corolla são atípicas. Simplesmente isto. Mexi com um lojista que iria vender meu GLi. O cara já tinha uns dois clientes NA LOJA querendo ver o carro.

          Os outros carros têm vendas normais. Com calma, vendem-se na hora certa.

      • THE GUNSLINGER

        Não pode e não é.

  • Gabriel Oliveira

    Algum dono de 408 aqui ou to solitário nessa? Andando na rua me sinto mais exclusivo que dono de BMW e Mercedes, kkkkkk

    • Junoba

      Sempre viajo de Fluence com alguns parentes, e na maioria das vezes não vejo mais nenhum na estrada…rsrs

      • Gabriel Oliveira

        eu ia comprando um fluence, mas qdo vi um 408 do lado dele sei lá, coração bateu mais forte, mas teria numa boa um… outro q teria tb era o focus

    • invalid_pilot

      Conheço gente que tinha o 408 e trocou num 3008, serve ? Kkkk

      • Gabriel Oliveira

        pode ser tb, kkkk, é raro ver, e pior q é uma nave.

    • Gabriel M. Vieira

      Idem com o C4L, é raro ver algum por aí kkkkk

      • Gabriel Oliveira

        c4L vende o dobro acho :o

    • Hw2

      Ando bem de boas com meu 408 THP 2014, só sinto falta de um controle de cruzeiro adaptativo, pq do resto tem tudo..:D

      • Gabriel Oliveira

        como ando qse sempre em cidade e na estrada sempre tem uma “emoção”, nem uso :p

        • Hw2

          na cidade acabo usando o limitador de velocidade que deixo em 60km/h, pq é facil passar de 60 heheh

  • Fábio Henrique

    Estou de ferias na bahia e me surpreendi com a quantidade de Corollas na rua, aqui em porto seguro esses dias tinha mais Corolla e S10 q qqr outro carro. A Toyota realmente sabe cativar seus bem seus clientes

    • Daniel

      Na verdade é só vc repetir que um carro tem manutenção barata e desvaloriza pouco que vende igual agua no Brasil. (mesmo sendo igual ou pior que os concorrentes)…
      Da mesma forma a VW vendeu Gol igual água por 27 anos!!!

      • Offspring

        Desvalorização e manutenção barata não colam. O outro lado da moeda é mais cruel: Carro de 90 mil com menos itens que carro de 60 mil. Tem que se sentir muito trouxa por pagar a mais estes 30 mil… Aplicados, dariam juros. No Corolla, voltam para teu bolso na “revenda”.

  • Vinicius

    Destaque do Corolla foi vender o dobro do Civic e ficar absolutamente mais caro $$$.

    • Daniel

      Se vc somar o 2º, 3º e 4º colocados, não chega na quantidade de Corolla…

      Mas, o pior de tudo é vc conhecer Civic, Sentra e Cruze e saber que nenhum deles deve nada pro corolla e ainda são mais baratos!!!

      Espero que mude com a chegada do “Novo novo new civic” com 1.5 Earth Dream e com o Novo Cruze 1.4 Turbo…

      • Marcelo Henrique

        Vai ser um confronto de idéias nunca antes visto no nosso mercado.
        Muitas pessoas que conheço não querem o tjet, thp e tsi por serem turbos, mas andam de Corolla, Civic e Cruze por serem confiáveis.

  • Marcelo Henrique

    Vendeu bem por “n” fatores: facilidade na hora da compra, manutenção simples e barata, o seguro não é caro, boa revenda pois tem nome já consagrado e etc.

    O Civic também é bom, mas baixa autonomia do Civic flex de 8ª geração junto com os probleminhas esquisitos que apareceram no nosso mercado apagaram um pouco a estrela do veículo.

    • Louis

      O único problema do Civic é porque ainda é muito parecido com o de 2007. Quem teve este Civic “enjoou” do desenho. Assim que for lançada a nova geração, o Honda assume a liderança.

    • Cláudio Moisés

      Nada a ver o que vc disse! Se a baixa autonomia da 8ª geração fosse empecilho, a atual jamais venderia bem e sabemos que essa atual geração vendeu bem por muito tempo, a ponto de ser líder em vendas entre 2012 e 2013. A queda em vendas nos últimos meses tem muito a ver com a proximidade do lançamento da nova geração do Civic. E a atual geração do Corolla ainda é vista como algo mais novo! Apesar de que novo mesmo nesse Corolla atual somente a carcaça e o câmbio! Ainda deve os controles de estabilidade e tração e uma suspensão multilink já presentes no Civic e um motor turbo, que virá no próximo Civic! Não tenho dúvida alguma do retorno do Civic às boas brigas em vendas com o Corolla com a chegada da nova geração! Acho até que voltará a ser líder!

  • Janderson von Neumann

    Eu estava com 3 Vectras em casa, vendi um, o mais velho (CD 2.2 16V 2004) e saí em busca de um sedan moderno e completíssimo, olhei todos, e o Corolla mesmo sendo o Altis não é equipado o suficiente, além de ser um pouco manco, não concordo pagar mais de 100 mil em um carro que não tem teto-solar, não tem controle de estabilidade e tração e nem mesmo suspensão traseira multilink, atendimento da concessionária aqui péssimo, prepotentes, debochados, etc…, além disso, essa história que Corolla não quebra, etc… é balela, já ví vários Corolla rodando em cima de plataforma, já ví vizinhos com Corolla e com problemas, então essa história pra mim não cola. Olhei Fluence, bom preço, bons opcionais, etc…mas não gosto do desenho dele, mesmo depois de reestilizado, ficou melhor, mas não gosto, Cruze é o pior sedan hoje do mercado, acabamento pobre, motor ruim, etc…Jetta achei um top que me fariam por 110 mil, mas o seguro é estratosférico e a desvalorização idem, Civic, gostei mesmo, bonito, bem equipado na versão EXS, bom de andar, mas vai mudar em breve, deixei de lado, os franceses não me chamam a atenção, acabei comprando um belo de um Focus Titanium Plus, completão, excelente carro, lindo, motor que é um canhão, câmbio maravilhoso, o melhor câmbio de todos que andei, confortável, bom preço, seguro bom também, um som Sony ótimo, e mais uma suspensão e um sistema de direção de BMW praticamente, concessionária com um ótimo atendimento e um padrão excelente de pós vendas, nunca tive Ford, mas agora não saio mais, passei a vida toda de GM, agora não quero mais ver GM na vida, vou vender os outros dois Vectras e partir para um Fusion, já olhei até um 2016 (única mudança é a nova disposição dos botões no console central e o Sync tem acesso a Internet Wi-fi no 2016) um Titanium AWD me faziam por 122 mil na semana passada, sem muito choro, talvez pegue até por menos, melhor que qualquer Corolla da vida…nem daqui a 3 gerações um Corolla vai ter o que um Fusion tem hoje.

    • Offspring

      Cruze não tem motor ruim nem aqui nem na China. Se é ruim, aplique esta frase a Fluence, Civic 1.8, i30 1.8 e Lancer CVT, que andam menos do que ele.

      • Martini Stripes

        Cara, vc só pode ser do Fã clube do cruze. Os GM de coração. Torcida e razão são coisas distintas.
        O carro é no máximo honesto. E beberrão.

      • Janderson von Neumann

        Talvez me excedi em falar que o motor do Cruze é ruim, mas é de concepção antiga, bloco de ferro fundido ainda enquanto o do Focus é bloco de alumínio e conta ainda com injeção direta, o pior ainda é que ele é 1.8, um desrespeito com quem tinha Vectra 2.0, imaginava quando o Vectra saiu de linha que pelo menos eu poderia ir na GM e trocar ele por um Cruze 2.0 16v (já tive um Astra Sedan 2.0 16V, então a GMB tinha condições de oferecer um motor desses passado para flex) , outra coisa, o motor não casa bem com o câmbio auto, o Cruze urra e berra em determinadas rotações deixando bem desagradável o ambiente interno com um alto nível de ruído, enfim, para eu que sempre fui fã da GM, que tive vários Vectras ver o Cruze sendo lançado aqui sem teto-solar, sem faróis biparabolas, sem TC, com um sonzinho fraco, com motor 1.8, sem piscas nos espelhos, sem amortecedor de capô, sem um computador de bordo descente (o do Vectra tem 8 funções, o do Cruze 4, sendo que contam odometro parcial como função de computador de bordo) painel sem ser emborrachado, e mais um monte de outros “retrocessos” em relação ao Vectra, resumindo, levei um balde de água fria, GM pra mim agora é difícil, a Ford pode ter seus pecados, mas tá muito superior em vários quesitos, e sim, eu ainda sou do tempo que dou bola para um carro ser 2.0, 2.2, etc…até a Honda que tinha o Civic 1.8 se mexeu para passar ele para 2.0, porque a GM não melhorou então a motorização do Cruze, se tinha tudo em casa nas suas prateleiras ?

  • Pedro Neto

    brasileiro tem mania de comprar a mesma coisa que os outros… foi assim com o Gol por 25 anos

  • FocusMan

    Bom pós venda anda valendo muito no mercado hein…

  • duhehe

    Não é o mais completo sedam, mas é o melhor (minha opinião).
    Mais que merecido atropelar os concorrentes.

  • Frederico

    Vejam como o mercado brasileiro de automóveis novos está um ”M………..”
    O Toyota Corolla é um bom carro, sem dúvida alguma, porém, peca em algumas coisas que são fundamentais nos dias atuais.
    1º) Não possui controles de tração e estabilidade
    2º) Deveria possuir 6 ou 7 airbags desde sua versão básica ou média
    3º) Deveria vir de série com sensores sonoros de estacionamento dianteiros e traseiros
    4º) Deveria desde já aventar a possibilidade de usar motores mais modernos, como os turbo downsizing
    E mesmo assim, ele ainda é muito superior aos seus rivais em linhas gerais.
    E o consumidor brasileiro provou isso de acordo com a matéria acima.