Crise expõe delicada relação entre montadoras e concessionárias

08/01/2016

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A crise no mercado nacional é uma das mais graves enfrentadas em sua história e as vendas de 2015 são comparadas às de 2007, de acordo com a Anfavea. Com queda de 26,55%, o país perdeu quase um milhão de veículos em comparação com 2014.

Em 2015 foram 2,56 milhões vendidos e este ano a previsão é de 2,37 milhões. Além disso, o fechamento de concessionários deve somar 1.600 lojas a menos em relação ao começo do ano passado, gerando a demissão de 47 mil a 50 mil pessoas, de acordo com a Fenabrave. A expectativa é de queda de 5,8% para os lojistas e de 7,5% na visão dos fabricantes.

No cenário atual, a crise expõe a delicada relação entre montadoras e concessionárias. Um artigo publicado pelo Jornal do Brasil fala exatamente disso. Ele relata que as empresas de pequeno porte são “obrigadas a atingir metas de vendas muitas vezes incompatíveis com a realidade do mercado.

Além disso, o revendedor precisa seguir rígidos padrões de desempenho em venda e qualidade. Para isso, precisam investir milhões em unidades de padrão imposto pelo fabricante, assim como contratar e treinar funcionários.

Caso não atinjam as metas estipuladas, os contratos de concessão podem ser rescindidos pelas montadoras. O artigo também fala da desigualdade na relação comercial entre montadora e concessionário, imposta pela “Lei Ferrari” (Lei Federal nº 6.729/79). Uma lei especial foi criada na tentativa de equilibrar essa relação, mas não teria tido êxito.

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Neste cenário, as montadoras criam expectativas e assim exigem investimentos pesados por parte dos distribuidores como condição para manutenção dos contratos de concessão. No entanto, nem sempre o mercado responde da forma esperada pelos fabricantes ou estes muitas vezes nem conseguem fomentar suas próprias expectativas.

Assim, após o investimento feito, os concessionários acabam entrando em grave crise financeira por conta da estratégia mal sucedida por parte das montadoras. Além disso, existe a questão da margem de lucro, que os fabricantes se recusam a repassar um percentual maior ao revendedor em momentos de crise.

O aumento dos preços de tabela também exige esforço extra dos concessionários para desovar os estoques, diminuindo as margens de lucro para a revenda. Outro ponto abordado é o desempenho do distribuidor. Se a capacidade de investimento se esgotou ou há frequente instabilidade financeira por parte do revendedor, a montadora inicia um processo de “confecção de dossiê” com o objetivo de preparar uma futura rescisão contratual.

Nesse sentido, metas de vendas não atingidas e compras de peças não atingidas são consideradas no processo de rescisão contratual. Tais metas são estipuladas pelos próprios fabricantes.

Em alguns casos, as montadoras informam que o revendedor não está mais operando ou direcionam os clientes para lojas mais próximas, de acordo com o artigo. A rescisão contratual não inclui indenização pelos investimentos feitos pelo concessionário durante o período de “parceria comercial”.

[Fonte: Jornal do Brasil]

Agradecimentos ao André Gonçalves.









  • BorisAWD

    Muita regulamentação. E praticamente unilateral.
    O quebra quebra começou………. muita concessionária fechando. A corrente sempre estoura no elo mais fraco

    • E neste mês o governo vai anunciar mais um programa de ajuda às montadoras “amigas”, às nossas custas é claro.

      E aí, vamos deixar?

      • Pacheco

        O povo deixou aumentar a luz, aumentar o combustivel, aumentar os alimentos e até a condução, vc acha mesmo q vão tentar impedir algum auxilio as montadoras?

        Não duvido que as fabricas vão por o pé nas costas das concessionarias e forçar a ter resultados. Vamos ver muitas lojas quebrando.

      • Thiago Porto

        Aí vão reclamar que o Governo ajuda.
        Mas se não ajuda, reclamam tb.

        Tenso!!!!

      • Cebobina

        Se aumentou e luz e combustível consequentemente se aumenta toda cadeia produtiva, afinal nosso transportes são baseados nos jurássicos caminhões e a indústria depende diretamente do custo da luz. Resumo a inflação é reflexo direto das elevações da imposto do governo tentando sobreviver. Vamos celebrar o voto dos analfabetos!

      • FabioH

        Também estou apoiando o NOVO – 30 Sam86 !!! Por menos intervenção do Estado na economia, chega de ajuda a setores específicos !!!

  • Blessa

    A crise está geral em todos os setores, temos que ser otimistas pois o pessimismo só piora o país, o mais complicado é mudar essa política corrupta, isso sim é um baita desafio.

    • meneghelli1972

      O que dá mais raiva é que o país está em crise, empresas demitindo e os preços dos automóveis subindo toda semana, e esse governo corrupto vendo tudo e não fazendo nada e em 2018 LULADRÃO de novo… :P

      • E 2018 Luladrão já estará na cadeia há muito tempo.

        • meneghelli1972

          Aqui? Com essa justiça? O melhor lugar do mundo pra esse Sapo barbudo se esconder é aqui, pois a InterPol não vê a hora dele sair do país pra pegar ele, e ele sabe bem disso.

        • Dudu Gomes

          Minha esperança pra 2018 é que o câncer dele seja mais forte… senão vai Luladrão de novo, com a ajuda das Bolsas-Esmolas…

          • Ricardo

            Torço pelo mesmo fim do malfadado Sapo Barbudo…. todos os dias….

          • CabraSJC

            Fica difícil o câncer vencer quando se tem o Albert Einstein e Sírio Libanês ao seu dispor. Hospitais os quais eu tenho até medo de passar na frente pelo salário que eu ganho.

            • mjprio

              Vc que trabalha e chamado de elite golpista . E esses infelizes que roubaram,mataram sequestraram e hoje estão no poder quebrando o país são considerados por alguns como heróis… total inversão de valores

        • Gran RS 78

          Espero que ele esteja sentindo o tridente do capeta, e sem cuspo.

    • 4lex5andro

      o fato de as concessionarias no país terem por obrigaçao ser atreladas ao fabricante tambem nao ajuda muito..

      por exemplo, uma mesma loja poderia comercializar modelos de fabricantes diferentes, e estaria melhor protegida no caso de uma das ‘parceiras’ rescindir o contrato ..

      • Renato Texeira

        Pois é. E se fala tanto no fim da lei ferrari como forma de remediar isto, mas os nossos deputados e senadores ficam só no discurso e nada fazem.

  • moncorongo

    Os otimistas estão dizendo que vai dar merda, os pessimistas estão dizendo que a merda não vai dar pra todo mundo!

    • wagner

      kkkkkkkk

    • meneghelli1972

      Boa, kkkkkkkkkkkkkkk…

  • A crise tá tão feia que até as imagens não são das concessionárias do Brasil…kkkkkkkkkk

  • zeh

    …pra Anfavea ta tudo normal e o mercado vai se recuperar…

    • Castle_Bravo

      2017 tudo volta à normalidade, segundo eles!

  • Thiago Porto

    Engraçado, a Jeep planeja abrir mais de 100 CCS.!!!

    Empresariado safado, faz pressão quando as vendas não vão bem, paga repórter pra postar lamúrias nos Jornal e os bobos compram o cenário de catástrofe.

    Engraçado tb pq aquele pessoal que fica aqui dia e noite falando ” Não compra carro, que assim o preço abaixa”.

    Bem, as pessoas não estão comprando e…. os preços estão caindo?

    Ou aqueles fakes metidos a espertões ( ou mãe Dina não sei bem) que passam o dia se vangloriando de dizerem o obvio ( que o Governo é Horroroso e a Economia esta em recessão) só e tão somente pelo prazer de dizer ” Eu não votei nessa Presidente” ou “Eu avisei” ou “a culpa é de vocês”.

    Daqui a pouco o próprio vai ( se é que já não) estar desempregado, mas estará feliz, xingando o Governo e o País pq ele, só ele, tinha razão.

    Né?
    Exclusivão!!!
    Mestre do conhecimento!!!
    Nobel de Economia!!!
    Stephen Hawking da Ciência Política!!!
    Jedi das Previsões!!!

    • CharlesAle

      O caso da Jeep e seu grande sucesso, Renegade, é meio que um caso à parte..Como é uma novidade em um segmento que é uma novidade em si( SUVs compactos) a tendência é de forte aumento de demanda..Veja que a própria Fiat, da FCA, está na outra ponta e vai vendo seus modelos perderem fortemente as vendas de outrora. Ainda líder, sim, mas Palio, Uno estão em forte decadência..

      • Marco Antônio

        Sem contar que uma categoria teve que perder para a de SUV ganhar. Hatches médios, as SW, Sedãs médios.

        • Fabio Marquez

          A Fiat nunca foi boa nisso mesmo. Se Renegade terminou de enterrar Linea e Bravo, fez foi um grande favor a todos nós.

          • Marco Antônio

            kkkk Foi tarde.!

        • radiobrasil

          Os crossovers estão na moda… resta saber quando tempo vai durar. Eu ja tive crossover e voltei pra sedan e a única coisa que sinto falta é poder encher o porta-malas até o teto (coisa que num hatch tambem dá pra fazer)

          • Marco Antônio

            Isso mesmo. Na moda. é tendência.! kkkk

          • 4lex5andro

            os crossovers sao hatch que se passam por carros grandes .. e podem usar bagageiro maior como as peruas, mas sem raspar em lombadas quando carregados de um hiper, nem sofrer tanto com crateras na volta do shopping ..

            o ”suv de boutique, ou crossover”, já tornou-se uma caracteristica intrínseca do mercado brasileiro .. meritos a ford em detectar essa tendencia lá em 2004, e lançou a ecosport ..

      • Thiago Porto

        é pontual sim cara, mas é só um exemplo de que, trazendo produtos de interesse do consumidor e por um preço condizente, há e haverá potencial de vendas.

        Agora tu acha que a essa altura em 2016 a galera ainda vai entubar Palio, Uno, Gol????
        Só quem compra isso é frotista e como a queda econômica afeta mais o grandes compradores é normal que esse tipo de venda ( que é aquela que engrossa os números gerais) sofra as maiores baixas.

        E vou além cara, acredito que o tamanho do tombo só foi maior pq o Governo dificultou e encareceu o crédito para P.F.
        Não fosse isso a galera que não sofreu diretamente com a crise ia estar comprando do mesmo jeito.

        • Nelson Oliveira

          Não é a questão do crédito também, amigo. Já trabalhei em concessionária e o cliente, na maioria dos casos, não liga pelo quanto de juros paga e, sim, pelo valor da parcela, se cabe no bolso ou não. A questão é que o desemprego está muito alto, conta de luz aumentou 50% de um ano pro outro, inflação mascarada de 11%, isso que fez cair as vendas, de fato, não apenas nos carros. Os bens necessários ao dia à dia, aumentaram muito

          • Thiago Porto

            Aham… baseado na sua experiencia vc toma a realidade do todo o mercado!
            Para que servem os indicadores de mercado afinal???

            Ahh mais uma coisa, para a nossa realidade histórica e para a comparação com o resto do mundo ( pode consultar na internet), nosso indicie de desemprego ainda é razoável.

            Se fosse se basear na minha experiencia pessoal não tem crise e pelos dos meus vizinho tb não.
            No meu condomínio ( que é de classe média baixa) só esse mês 3 trocaram de carro.
            E não é baseado nisso q eu vou negar a crise!

          • SDS SP

            O problema é que aquele assalariado que ganha por volta de 1500 reais por mês ou até menos, não tem mais crédito concedido com a mesma facilidade de alguns anos atrás, que diga-se de passagem, foi uma festa com gente sem a mínima condição de assumir as parcelas, comprando carro 0km.

        • Só quem compra Palio, Uno e Gol são frotistas? E você ainda critica o comentarista aí em cima por não ler os “indicadores de mercado”?????

          • Thiago Porto

            E não é?
            Cara eu tenho dados de uma locadora de Pesados e Leves aqui de Curitiba, os caras são os maiores compradores de FIAT do Sul.
            Só eles sozinhos carregam boa parte da venda desses trambolhos.

            Nomes não possa dar, mas se tem duvida pode perguntar aí pro pessoal da administração do N.A, num passado não muito distante eu cheguei a divulgar pra eles em OFF que “tal modelo FIAT” ia ser recorde de venda num determinado mês “tal modelo Ford” ia ter um repique de alta as vendas por causa da quantidade de pedidos.

            • Eu acredito Thiago. Mas a FENABRAVE tem o ranking separado de vendas para PF e PJ. E fora o Fluence, não lembro de outro carro de passeio que mais da metade era para PJ.

              • Thiago Porto

                No acumulado de 2015 foram vendidos ( Venda Direta- Frotista) 36.831 FIAT Uno de um total de 42.630 unidades vendidas para o Varejo.

                Tá nos dados da FENABRAVE.

                Ou seja, só vende pra Frotista essa porcaria.

                Ps: Aqui a gente mostra o pau e mata a cobra! ;)

                • E contra fatos não há o que argumentar. Você está certo.

                  • Thiago Porto

                    Thanks Man!

      • DougSampaNA

        Este segmento vai saturar..estes fake-suvs não tem motores a contento dos preços cobrados, e quando algum deles tem o preço passa facil dos 100 mil; é surreal o caso dos preços no Brasil. Por mim que as montadoras morram de inanição de negócios.
        Lula em 2018? Duvido! O povo é burro mas quando bate no bolso o humor muda.

        • Marcelo Henrique

          Tudo é moda.
          Existiu a moda dos hatchs, 1.0, S.W., e agora estamos nos SUVs de pequeno porte.
          Mas o mercado de sedans sempre foi aquilo que todos os fabricantes tentam alcançar pois historicamente sempre teve boa aceitação.

        • CharlesAle

          Lula 2018!! Deus nos livre rsrsr..Espero que nesse ano ele já seja um ilustre cadeeiro da papuda ou Curitiba!!!

        • Concordo Doug, mas a cara de pau de PTista não tem limite. Lembra quando o Maluf falou que o padrinho do Pitta era o PT (Que mesmo com todos os defeitos, foi oposição a esse), dizendo que estava contra sua cria? Quer apostar quanto que quando o barco afundar Lula vai dizer que foi contra o governo Dilma e muita gente vai acreditar?

    • pgoytaca

      Acho que é bem por aí mesmo. Para quem vende bem tá tudo certo, quem vende mal diz que é crise e pede socorro ao governo. Querem vender carro caro e pelado?! Simples, invistam em novidades ou criem uma aura de superioridade (japoneses)! No mais, com esses preços ….. Tem que cair 50% ao mês, ou cobrem o que vale ou quebram!
      PS. Duvido deixarem quebrar, essa boquinha no Brasil é boa demais. Ao contrário da maior parte dos comentaristas assíduos daqui duvido das maiores montadoras instaladas aqui mão terem uma gordura de 100% de lucro.
      No mais espero que essa crise aproxime o valor cobrado pelas montadoras do valor REAL dos produtos oferecidos…

      • Marco Antônio

        Não vai. É pura ilusão esperar que a lei da oferta e demanda funcione se não existe “tudo mais constante”. Intervenção do governo vai continuar bugando a mente de muitos ainda, os que ainda acreditam que em um ambiente onde “tudo o mais é inconstante” a oferta e demanda vá funcionar…

        • Thiago Porto

          “Tudo mais constante” existe mas não nesse ambiente de altos interesses e dependência econômica.

          Agora experimenta fazer isso no mercado de ” Venda de Caldo-de-Cana” pra vc ver só!!!!! rs

          • Marco Antônio

            kkkk bom exemplo. Mas deixa algum deputado iluminado criar a PL da regulamentação do caldo de cana… Lei do alambique. Por ai vai. kkkkkk

            • Thiago Porto

              Aí aparece um representante do Sindicato dos Vendedores de Caldo-de-Cana e pede uma “audiência” com Vossa Excelência. kkk

              • Marco Antônio

                kkkkkkkkkk aham! kkk nóis viaja.!

    • Wolfpack

      Melhor pensar em pegar algumas da FIAT antes de começar a abrir novas revendas. Jeep = FIAT.

    • wagner

      Sou comerciante e trabalho no setor de confecções, minha loja está vendendo o mesmo que vendia em 2007, igual o setor automobilístico (kkkkkk), isso em valor nominal. Mas o meu grande problema é que os meus custos/despesas são de 2016, quase todos os meus gastos estão 300% mais caro em relação a 2007, ou seja, receita 2007; despesas 2016. Acho que quando chegarmos a 2003, vamos parar de cair. O PT vai zera a conta, ou seja, deixar o País do jeito que entrou em 2003, Brasil 2016 com PIB de 2003. kkkkkk

      • Thiago Porto

        Ahh sim, aí o PT saí e o País volta a ser a Maravilha que era antes!!!!

        • DougSampaNA

          Vai levar de 7 a 10 anos pra voltar ao que era quando o Lula pegou o Brasil no 1o Governo dele; o estrago Petista foi monumental e os impostos per capita da era FHC de 26% são de longe o ideal, mas muito melhores que os quase atuais 35% arrancados do povo que trabalha duro.O vagabas aproveitadores do bolsa familia, bolsa presídio, bolsa X, bolsa Y seguem parasitando o Governo populista, que infelizmente tais pessoas reforçaram seus desejos de parasitar eternamente. Há verdadeiros necessitados assitidos? Sim, mas são bandeira e manobra do Governo e dos parasitas. E seguimos pagando os impostos mais caros do mundo proporcionais a renda do brasileiro. Fogo em Brasília é pouco !

          • Thiago Porto

            26% quando ele assumiu, entregou com 35%.
            Mas nos últimos 4 anos, a maior variação se deve ao crescimento dos
            tributos estaduais, que tiveram variação de 1,03 ponto percentual. Os tributos
            federais tiveram aumento de 0,38 ponto percentual e os municipais 0,24
            ponto percentual.

            Mas isso ninguém reclama, aqui no Paraná por exemplo o maravilhoso gestor Beto Richa -PSDB aumentou só 50% o ICMS.

            Quanto ao seu comentário sobre as pessoas que recebem o Bolsa familia, vou te dar o crédito e fingir que você não disse isso.

            Não vejo a mesma indignação com o Bolsa Empresário ( Juros subsidiados do BNDES) ou o Bolsa Banqueiro ( Taxa Selic nas alturas).

            Esses dois encargos corroem infinitamente mais o orçamento da união, mas pelo visto não incomoda tanto quanto dar comida pra um miserável.
            Melhor deixar gente morrer de fome né, ou que no desespero comecem a roubar por aí, é mais ético.!!!

            • Marco Antônio

              kkkkkk os socialistas fabianos?! Idiotice esse negócio de modelo petista, modelo tucano. Tudo a mesma coisa.

              • Thiago Porto

                Pois é exatamente isso.

                • Claudio

                  Concordo com o Marco e com Thiago…muito pouco ou nada mudou neste país,qualquer um que estivesse no governo com um congresso deste nível,estaríamos perdidos do mesmo jeito..joguei a toalha,não acredito neste País,onde só temos deveres(altos impostos)e nada de contra partida(estradas privatizadas,saúde e educação idem.

            • Luis Eduardo Bueno

              Qual foi o total desviado no PTrolão? No Mensalão? já parou para mensurar isso?
              Já parou para pensar qto saiu da EletroBras? Petrobras? Todas as estatais da vida?

              Cara, FHC teve defeito, Lula teve defeito, o prox que entrar vai ter defeito. O problema maior nesse país é a corrupção.

              Se uma ponte custa X, aqui no Brasil custa 5x. A copa do mundo aí fizeram com dinheiro público, dinheiro que não tínhamos.
              Hospitais sucateados, educação sucateada, segurança sucateada.

              Amigo, você pode até falar que FHC foi ruim, governo militar foi ruim, ou qquer coisa foi ruim.
              Só não venha defender essa raça Petista que acabou com nosso país.

              Tudo que fizeram foi em prol deles, para se perpetuar no “poder”.

              • Thiago Porto

                O Brasil era a terra dos Pôneis coloridos e saltitantes até 2003, ai chegou o PT malvado e acabou com tudo!

                Ahhhhhhhhhh Ladainha sem fim!

                Meu amigo eu crítico e elogio quem e quando eu achar q merecem.
                Não coloco expectativas de que pessoas ( principalmente políticas) ou instituições na condição de Santos ou Demônios.
                Essa dicotomia absurda que prejudica o raciocínio de vocês.

            • Castle_Bravo

              A carga tributária era maquiada pela impressão de dinheiro, ao parar as “impressoras”, tanto FHC quanto os governos estaduais e municipais da época depararam-se com um orçamento mais próximo da realidade. Por isto houve aumento de impostos. Eles foram necessários para cobrir o que a inflação monetária cobria.

              • Thiago Porto

                É verdade, mas perderam uma grande oportunidade de reduzir o Estado na época.
                Preferiram, assim como hoje, o caminho fácil e conveniente.
                Venderam Estatais ( que mereciam ser vendidas ) a preço de banana a fim de compor reservas cambiais ( que não tínhamos antes do Real).
                Mas, por intenções eleitoreiras manteve artificialmente o Real valorizado por tempo demais, deu ao povo a falsa impressão de riqueza ( qualquer semelhança com o Governo atual não é mera coincidência).
                Com o Povo “Rico” , a Oferta sempre escassa e o País sem reservas, aceitou-se desde então pagar essa Taxa de Juros usando a política Monetária ao extremo como unica forma de administração de preços.
                Foi empurrando com a Barriga a valorização da moeda até queimar todas as Reservas.
                No fim, fomos ao FMI pedir dinheiro.

          • Andre

            Pô, a era FHC terminou com os impostos subindo em cascata, e achávamos que o PT reverteria ou então manteria os impostos em um nível estabilizado. Mas só continuou aumentando os impostos! Só sobe essa naba! Hoje está uma desgraça!

            • Thiago Porto

              e os serviços públicos cada vez piores.

      • Andre

        É por aí, hoje pagamos impostos demais. Eu tinha funcionários que fui obrigado a demitir no começo de 2014 porque não conseguia mais pagar salário + encargos. Hoje só tenho estagiários (estou pagando meus pecados) porque não tem como arcar com funcionários registrados. Perco em qualidade de atendimento e serviço, mas me mantenho vivo. E atualmente meu amigo, se bobear vou ter que começar a demitir os estagiários e ficar trabalhando sozinho. A que ponto chegamos!! PT aos poucos acabou com o Brasil. Haja imposto!

    • Martini Stripes

      Pois é, enquanto todos não pensarmos juntos, e termos orgulho de sermos brasileiros, vão deitar e rolar em cima dessa polarização que foi criada. Economicamente o governo Dilma não foi bom, mas contra corrupção, foi o melhor da história. Lei de autonomia da polícia federal, nunca se prendeu tanto político e empresário grande antes. O numero de investigações mais que dobrou. Na minha opinião o impeachment seria apenas para barrar as investigações.
      Enfim, todos queremos um Brasil melhor, mas ficar de mimimi na internet com postura de torcedor de futebol não nos levará a lugar algum.
      Minha opinião sobre o cenário atual.

      • Thiago Porto

        Mas convenhamos, em todo resto esse Governo é um total e completo desastre.
        Acho que pagamos por ser um Governo de Esquerda, não fosse isso boa parte dos nossos problemas atuais poderiam ser resolvidos com maior abertura do mercado.

        • Martini Stripes

          Estanos pegando pela imprevisibilidade do governo Dilma perante investidores estrangeiros. E a dependência da China.
          Enquanto a bancada agropecuária mandar no país. Seremos a fazenda do mundo.
          Temos mais cabeça de gado que pessoas!!!

          • Thiago Porto

            Não só isso, somos protecionistas demais.
            Se economia fosse mais aberta a inflação não teria galopado esse ano.

            Com esse tipo de Mercado que temos ficaremos eternamente reféns de estrangulamento de demanda e pressão inflacionária sempre que houver crescimento.
            Ou seja, só funcionamos com um Cambio depreciado e taxa de juros nas alturas.
            Chega disso né?

      • Tosoobservando

        Prender politico e empresario nao muda o cenario atual nem volta o
        dinheiro para os caixas do governo ou da Petrobras. Nao faz o BNDES
        parar de emprestar para o grande empresariado amigo do PT sem ninguem
        saber quanto. Nao faz o governo parar de dar contratos as construtoras
        que pagam propinas e estao envolvidas em escandalos, mas apenas pagam
        multa e fica por isso mesmo. Ou seja, nao basta so dar autonomia, tem de
        mudar todas as leis e punir realmente. O ironico é que mesmo com a
        policia federal com tanta autonomia o PT conseguiu ser o governo mais
        corrupto
        da historia, e mesmo assim blindaram o Lula e sua familia, que ninguem
        entende porque ainda nao estao presos. E cade a responsibilização a
        Dilma pela epoca que era ministra e aprovou a compra fraudulenta de
        Pasadena?? Entao esse papinho do governo que nunca antes na historia
        deste país se investigou tanto é apenas balela pra idiota achar que fala
        bem internet, mas na vdd é outro trouxa enganado. pela maquina do
        estado

        • Martini Stripes

          Cara, tente ser imparcial. Sem torcer.
          O que digo é um fato, o número de investigações mais que dobrou. A corrupção não aumentou, sempre existiu, e sabemos disso. Achar que não existia pq não saia na mídia ou não era investigado seria muita inocência.
          Pq a globo não fala da Zelotes? Será que é pq ela deve bilhões? Ou será que bate pra tentar barrar? As brigas lá em cima são muito pesadas. Não tenho nem ideia do nível. Só acho que ficar PT pra lá, PSDB pra cá não resolve. Torcedores como em estádios.
          Pare e pense, acho, tanto quanto vc, que políticos enriquecem de maneira estranha, família Temer, Cunha, Neves, Lula, ACM… São tantas que querer culpar uma só por toda corrupção do país é errado. Engavetaram a investigação dos aeroportos em minas, e tantas outras que já foram engavetadas antes.
          Eleição por cadeiras e partidos é errada. Tinha que dar uma reformulada no jogo. Pq com essas regras, é difícil. Tem muito que poderíamos discutir, de maneira peodutiva, se for ficar com torcida esquece.

          • Thiago Porto

            Ta dificil cara, pessoal não se liberta desse ranço futebolístico.

          • Tosoobservando

            Quer resolver o problema? Pena de morte pra corrupto, e libera as armas.

            • Martini Stripes

              Não precisa de pena de morte. Bastaria se cumprir a justiça.
              Armas não resolveriam nada, acredito que com nossa impunidade, apenas aumentaria a quantidade de assassinatos de inocentes mortos por inocentes querendo se defender.
              Mas sou a favor de regular drogas e aborto.

              • Tosoobservando

                ahaha qual justiça? Vc acha a pena pra corrupto boa? Eu nao. Uma pessoa que rouba o erario e prejudica nao so uma mas milhoes de pessoas merece uma vala bem grande.
                E pera la na sua fala tem inconsistencia, inocentes mortos por inocentes querendo se defender? Primeiro que se vc tem de se defender de alguem, essa pessoa esta te atacando, entao nao é inocente em nada. Nao iria aumentar nada, apenas nos daria mais liberdade e inibiria a ação dos bandidos que nao querem morrer (alguns nao se importam com isso).

                • Martini Stripes

                  Concordo, corrupto merece sim uma pena dura. Mas bastava que se cumprisse a lei. Sou contra a pena de morte em si. Mas aí eu outra história.
                  Quis dizer que iam começar a matar sem pudor, discussões no trânsito, uma briga de machões babados na balada, coisas que sempre acontecem mas que perderiam o controle. Exatamente pela falta de educação e preparo da população brasileira como um todo, não temos preparo para liberar o porte de armas. A única intenção de uma arma é matar. Enfim, seria uma outra discussão longa. Ahahah
                  Abraço

                  • Tosoobservando

                    E qual é a lei atual? Pelo que eu saiba nao passou a proposta de tornar corrupção crime hediondo, que daria a eles penas acima de 12 anos.

        • Martini Stripes

          E perder político e empresário é um ótimo sinal sim.

    • Luiz G. P. Kenappe

      Comentário bom, meio que cago só no final com essas modinhas de Facebook de exclusivão(ona) tem que desestimular isso porque não tem sentido e parece criancice.

      • Thiago Porto

        Modinha serve pra isso, pra cagar em tudo!!! rs

    • Tosoobservando

      Prender politico e empresario nao muda o cenario atual nem volta o dinheiro para os caixas do governo ou da Petrobras. Nao faz o BNDES parar de emprestar para o grande empresariado amigo do PT sem ninguem saber quanto. Nao faz o governo parar de dar contratos as construtoras que pagam propinas e estao envolvidas em escandalos, mas apenas pagam multa e fica por isso mesmo. Ou seja, nao basta so dar autonomia, tem de mudar todas as leis e punir realmente. O ironico é que mesmo com a policia federal com tanta autonomia o PT conseguiu ser o governo mais
      corrupto da historia, e mesmo assim blindaram o Lula e sua familia, que ninguem entende porque ainda nao estao presos. E cade a responsibilização a Dilma pela epoca que era ministra e aprovou a compra fraudulenta de Pasadena?? Entao esse papinho do governo que nunca antes na historia deste país se investigou tanto é apenas balela pra idiota achar que fala bem internet, mas na vdd é outro trouxa enganado. pela maquina do estado kkk

      • Thiago Porto

        cara, vc respondeu na postagem errada e para o cara errado.

        Eu não vou debater política pura e simples com vc num espaço dedicado à automóveis.

        Até pq eu não debato Política baseado em suposições e preconceitos.

        • Tosoobservando

          E pra vc mesmo ze roela.

        • Marco Antônio

          Vc debate academicamente sobre política? Só perguntando blz?!

          • Thiago Porto

            Não, academicamente só sobre Economia.

            • Marco Antônio

              É economista?

              • Thiago Porto

                Yap!

                • Marco Antônio

                  Que escola define sua preferência econômica? Keynesiano ? Chicago ?

                  • Thiago Porto

                    The Wall!

                    hauhauahua

                    Odeio ideologias rígidas cara, ou ter a necessidade de se enquadrar em “algum time”, a complexidade do mundo e a velocidade dos acontecimentos dos fatos não permite mais estar agarrado e engessado a técnicas de um mundo que não existe mais.

                    Longe de mim dizer que o conhecimento de ambos não seja fundamental e me colocar assim numa posição de arrogante.
                    È que acredito que devemos refletir sobre tudo e adotar aquilo que melhor se enquadra a nossa realidade.

                    Assim, acredito que para o Brasil atual eu recomendaria uma boa dose de “Chicago” principalmente no que se refere a livre mercado.
                    Segundo a minha analise, um dos agravantes do momento atual ou da falta de folego para retomar crescimento é o nível de protecionismo do nosso mercado e a dependência de setores e empresas especificas.
                    Mas também acredito que o uso exclusivo de política monetária ( Tx de Juros) para segurar inflação é totalmente falho.
                    Nossa inflação se deve muito mais a Cambio e Preços Administrados, aumentar Juros em nada resolve esse problema e só agrava o desequilíbrio de contas do Governo e o cenário de recessão.
                    É fato que muitos países Desenvolvidos perceberam isso desde 2009 e vem adotando Taxas de Juros nominais Negativas. ( EUA por exemplo só agora aumentou para 0,5% a.a sua SELIC, que ainda é nominalmente Negativa).

                    Acho que faltou ao Governo ( e aí ele paga preço da Ideologia que defende e dos conchavos fisiológicos que fez) culhões para peitar os Partidários e Empresários e Privatizar algumas empresas e abrir outros setores da economia.
                    Se isso tivesse sido feito até 2013, hoje não estaríamos vivendo um cenário dessa magnitude.

                    Mas falar do passado depois que aconteceu é facil né?
                    Ainda dá tempo, mas esse caminho, esse Governo não vai escolher.

                    • Marco Antônio

                      No seu caso você prefere analisar a situação do que escolher um time! Interessante sua análise. Parece regra entre os economistas não escolherem um lado. kkkkk O único que ainda lembro de ser abertamente monetarista foi um professor de economia internacional. kkkkk

                    • Thiago Porto

                      É muita ingenuidade vestir camisa de Teorias que já foram demonstradas imperfeitas.

                      Portando como vc deve ter percebido, é muito complicado ser Ortodoxo desde 2008, pior ainda o q cara querer ser Ortodoxo no Brasil.
                      Teria que catalogar quase todos os eventos Macroeconomicos como Falha de Mercado ou Falha de Governo para explicar eventos.

    • Marcelo Henrique

      Quando o pessoal falava que o preço iria diminuir para vender achei estranho, embora seja isso é o que ensinando nas aulas de geografia.
      No primeiro momento sim, as concessionárias iriam dar descontos para poder desovar o que tem mas depois iriam fazer algum estudo para diminuir a quantidade de veículos que ficariam no estoque.
      Com a baixa demanda no geral, os fabricantes estão se virando: mataram aqueles veículos ou versões com baixa venda para empurrar outras versões dos que continuam em linha, criaram novos veículos e etc.

    • Vangelis Matos Medina

      Renegade, o simbolo da crise de 2015.

  • Murilo Rodrigues

    Sem contar também com a delicada relação entre concessionária e consumidor,as CSS que estão ficando sem caixa vão empurrar até pretinho do pneu da lavagem na conta da revisão”empurroterapia”. A ordem é uma só TRAZER DINHEIRO nem que se venda 1 corolla a preço de 2,3,4,5……….

  • Daniel dos Santos

    A solucao é simples….deu prejuiso, fecha o negocio e parte pra outra

  • _William

    É muito comum ver gente comentando de vendedor que não quer negociar, dizendo que não precisa baixar preço porque o carro “se vende sozinho”, fazendo pouco caso de clientes que entram na loja, discriminando quem entra na loja pela roupa, escolhendo “a dedo” quem vai atender, alguns praticamente mandam o clientes embora dizendo que se ele não quer outro compra, falta de conhecimento do produto que esta tentando vender e um monte de outras coisas (olha que nem inclui o pós venda, ágio…)… coisas que os gerentes dessas lojas não parecem dar a mínima (e consequentemente o dono). Aí fica bem curioso ler que eles precisam investir milhões em treinamento para um padrão alto de atendimento (só que não!), de metas absurdas de vendas (pelo pouco caso que fazem dos clientes, não parece) e essa reclamação toda que sempre fazem, a culpa de nada é deles… é só da crise e das montadoras.
    Experimenta alguém ir amanha em uma dessas concessionárias tentar negociar…

  • Vattt

    Pra montadora é fácil, é demitir e aumentar o lucro e fica tudo certo. Pra lojista fica mais complicado repassar pra o consumidor tendo o risco de perder a venda!

  • Ailton

    Não tenho pena de concessionárias! É uma relação comercial. Tem que ser bem administradas e tratar bem o cliente (o que muitas não fazem). Tenho empresa também e eu que não faço isso, pra ver onde eu vou parar…

  • Wolfpack

    Sinceramente eu não tenho dó de nenhum dos lados. Os donos de concessionária sabem onde estão se metendo e as montadoras também sabem que corroerem sua cadeia de distribuição irá impactar no seu market share. Se sou cliente de uma concessionária de uma marca e não gosto da alternativa me dada pela montadora, simplesmente eu mudo de marca. O mesmo deve fazer o cliente corporativo, aonde estão os maiores lucros destes caras. Em épocas de crise o valor do dinheiro aumenta muito e o podef do consumidor fica maior. Se não me atenderem bem, procuro alternativa, sempre existirão. Por exemplo, a Audi deve tirar aquelas mulheres lindas e burras de suas concessionarias e colocar gente que queira atender melhor seus clientes. Na BMW sempre o atendimento é melhor, procure alternativa.

    • radiobrasil

      Tive a impressão que a matéria aqui tendeu a “vitimizar” as concessionárias. Também não tenho dó delas não.

  • Wolfpack

    Dê muito valor ao seu salário e economias e pronto. O resto, o mercado regula. Não tenha dó destes caras, ganharam muito dinheiro nos últimos anos. Para mim pode fechar metada das concessionárias do país e se alguma montadora deseja fechar as portas, esteja livre para seguir a Chrysler que já fechou duas vezes no Brasil.

    • Hélio

      Isso é fato, ganharam muita grana. Nesse jogo não tem coitadinhos não

    • Concordo contigo, mas cabe uma observação para seu comentário:

      O mercado se regula desde que o governo não fique interferindo na dinâmica do mesmo. E isso é algo que o governo brasileiro sempre fez: hiper-regular o mercado.

      No Brasil nunca existiu capitalismo de verdade, já que o governo não permite a livre iniciativa e o livre mercado, que resultam em concorrência genuína. O mercado automotivo brasileiro é o exemplo máximo disso. Desde o início até hoje, montadoras e governo vivem uma relação promíscua altamente desfavorável ao consumidor

      Espero que tenha chegado a hora do basta.

      • Thiago Porto

        Vc esta certissimo, só vale a reflexão: Ao Mercado automotivo interessa a livre concorrência?

        • Nenhuma empresa quer livre concorrência, nem aqui nem em país nenhum do mundo.

          O sonho de todo empresário é ter um governo amigo que utilize o Estado para beneficiá-lo.

          É isso o que acontece no Brasil. Por isso que aqui não existe concorrência de verdade. Sempre que um novo mercado surge (UBER, por exemplo) o governo parte pra cima pra proibir ou regulamentar e assim poder começar uma nova relação promíscua com os empresários do setor.

          O maior inimigo do povo brasileiro é o Estado. Quando o povão vai perceber isso?

          • CorsarioViajante

            Ótimos comentários. O povão já percebeu isso faz tempo, mas esta é justamente a mentalidade do povão, que sonha em “ser amigo del rey”.

            • Você está desatualizado Corsário. Hoje os brasileiros sonham em “ser amigo Fusion”.

              • Thiago Porto

                Corsario é “Old School”!

                • CorsarioViajante

                  Vão todos andar na prancha!

                  • Thiago Porto

                    aye aye my captain!!!

                • Hahaha… Boa!

              • CorsarioViajante

                Desatualizado mesmo, naõ entendi até agora! rs

                • Amigo Del Rey é o amigo que sucedeu o amigo Maverick e foi sucedido pelo amigo Versalhes.

                  • CorsarioViajante

                    Agooooooooooooooooooooora entendi!!! rs Boa!!!

          • Wolfpack

            Assino embaixo, existem neste país muita gente que sem cargo no estado, se beneficiou e adora os financiamentos da Caixa, BNDES e incluo até os agricultores. Quando abrirem a caixa de pandora dos financiamentos agrícolas a juros ultra baixos veremos o que realmente acontece aqui. O mercado automotivo emprega muita gente e por isso barganha sempre com o Governo para conseguirem incentivos e nem se importam em pagarem tantos impostos, pois repassam com juros ao consumidor. Vivemos um mundo de faz de conta, e sempre quem paga a conta é o consumidor, alguns pagam a vida em carros e estradas inseguras.

          • Thiago Porto

            Mas o Empresário não é parte do Povo?
            E o Povo Pobre não adora ter um Estado Mãe que lhe dê tudo?

            Não adianta colocar Estado, empresáriado ou Povo na terceira pessoa.

            “O Maior inimigo do homem é o homem.” – Robert Burton

  • leandro

    Gostaria de um levantamento de quais marcas vao perder distribuidores. Tenho ideia que Toyota e Honda nao vai fechar nenhuma.

    • Robert Alex

      Em ctba ja fechou uma honda..

    • CorsarioViajante

      Aqui em Campinas já fechou Honda… E das grandes.

      • Rodrigo

        No caso da Honda, acho que foi mais mudança de ponto devido aos custos. Ao mesmo tempo em que aquela Beni Car da Lagoa do Taquaral fechou, o grupo abriu uma unidade na Avenida das Amoreiras. Mas, em outros grupos, notei redes fortes fechando a porta também, como a Germânica.

        • CorsarioViajante

          Bem observado, não sabia desta transferência para as Amoreiras, com certeza o terreno por lá é bem mais barato.
          E também fiquei impressionado quando fecharam a Germânica da Imperatriz, mas verdade seja dito, já tinha ido lá algumas vezes e de longe foi o lugar onde pior fui atendido em minha vida. Parecia filme de pastelão.

          • A de Barão é boa… Onde meu Gol foi criado… heheh

            • CorsarioViajante

              De fato, costumo comprar peças na Germânica de Barão e o pessoal é bem atencioso, mesmo quando precisei de alguns serviços pequenos fui bem atendido. Mas de forma geral a “filosofia de serviço” da VW é dureza, eu nunca consegui obter um orçamento claro para serviços lá.

      • Wolfpack

        Muitas destas são de grandes grupos que detém várias marcas. Normal fecharem algumas.

  • zekinha71

    A VW da Zaki Narchi já era, hj não tinha nada lá, só a paredes de vidro que não vão durar muito, a maloquerada que frequenta o Parque da Juventude vai adora dar tijolada nos vidros.

  • Marco Bonato

    já disse e repito, to cagando e andando pra indústria automotiva e pra mafia das concessionarias, fica a dica: acabou a festa galera sentem o chorem buuuuuááááááá

  • No_Name

    Jeep planeja abrir concessionárias mas depois que começar a pipocar Renegade cheios de problemas no E-Porq as vendas cairão bastante. Esse motor sofre com vazamentos de água e vazamentos de óleo. O público desses carros preza pela confiabilidade… A única que pode oferecer isso no momento é a Honda e seu HRV.

    • Daniel Galvão

      Nunca se esqueça do que você disse porque tu vai quebrar a cara nesse seu achismo

      • No_Name

        O mercado não perdoa carros com motores pouco fiáveis, não tem nada de achismo. E quanto mais caro for o carro maior é a exigência pela confiabilidade mecânica. E tem o agravante que o motor é da FIAT, já marcada pelo histórico de motores problemáticos. Ou seja, a Jeep corre um risco seríssimo de micar o Renegade. E dizem que a transmissão ZF9 tem apresentado alguns problemas lá no exterior, mais um item que pode vir a prejudicar o carro.

        • Thiago Porto

          Cara, isso não é uma verdade absoluta não.
          As pessoas compram paradigmas.

          O Gol vendeu por décadas baseado em um Mito de carro confiável, precisou ter geração de Gol com motor fundindo antes dos 10 mil km pra ficha do pessoal cair, o Corolla vai pelo mesmo caminho.

          Nós, Brasileiros, adoramos mitos.

    • Junior

      Não entendo esse país, juro que não entendo, como pode vender tanto um carro com motor defasado por esse preço elevado, tanto ele como HRV, nenhum deles eu teria coragem de comprar….

      • No_Name

        Nem eu compraria nenhum crossover compacto. Penso que no futuro as vendas do Renegade cairão na hora que “chegar a conta” do E-Torq, enquanto as do HRV devem se manter ou até subir um pouco se os competidores da Toyota e Hyundai levar tempo para chegar.

        • radiobrasil

          Lembrando que se pode comprar um bom hatch ou sedan médio, com mais motorização e outros itens pelo preço de um crossover compacto.

      • Marcelo Henrique

        São compras mais emocionais do que racionais.

    • Zé Mundico

      Legal saber que agora temos um profeta vendo o futuro aqui no NA.

      • Thiago Porto

        há varios!

  • Alexandre

    Moro numa cidade de 80mil hab. Nunca teve concessionária, até pelo tamanho da cidade. Em meados de 2012 abriram 2. GM e Fiat. Ontem passei pela da Fiat e já estava fechada. Durou só alguns meses mais após a da GM ter fechado.
    O sonho da ascensão para a classe média que foi gerado pelo governo acabou. O dinheiro acabou. Voltamos para a realidade que nunca deveríamos ter saído. Crescimento só se for real, traduzido em políticas de educação, tecnologia e indústria forte.

    • radiobrasil

      O dinheiro na verdade não “existia” ha uns 2,3,4 anos… o que existia pro “povão” era CRÉDITO.
      Facilitaram MUUUUUUUUUITO o crédito, povão comprou em massa carro zero. Só que ta muita gente endividada que não vai poder comprar outro zero tão cedo.
      Tudo falso, maquiado, com fins eleitorais. Beneficiaram-se aí o governo (pra perpetuar-se no poder) bancos/financeiras e montadoras/concessionárias. Conheço donos de CSS’s que ganharam MUUUUUUUUUUUUUUUUUITO, que hoje choram migalhas pois estavam acostumados a dinheiro rapido e fácil. Quem não se lembra também das “taxas de retorno” dos financiamentos? Em cada carro vendido era até 2k fácil na conta da css.

      • Thiago Porto

        facilitaram muito?
        Sim, bom mesmo é ser extorquido pelo Governo e pelos Bancos!
        O que o povo viveu por um período curto foi uma situação de crédito normal em comparação ao resto do mundo, agora voltamos a ser Brasil.

        • Louis

          Crédito farto e barato é para país com alta produtividade.
          Aqui nada funciona, burocracia, custo-Brasil, violência, calotes, desvios de dinheiro, oba-oba…
          Se você acha que juros devem ser baratos, empreste seu $$$ com juros baixos…. Porque o meu, exijo juros compativeis com os riscos envolvidos.
          A conta chegou. Paguem meus juros!

          • Thiago Porto

            Cara, faça um favor para você mesmo então, vá embora do Brasil.

            • Louis

              Essa é minha intenção e meu sonho. Estou tentando acumular um bom patrimônio para isso mesmo.

              • Thiago Porto

                Vc quis dizer acumular reservar né?

              • Daniel

                Mas se lá fora é tudo mais fácil, pq não vai acumular patrimônio lá?

                Eu já morei lá fora… no final das contas dá na mesma… com a diferença que lá vc ainda é discriminado por ser estrangeiro.

                • Louis

                  Realmente a questão da discriminação pesa. Principalmente quando se tem filhos em idade escolar.
                  Sobre acumular patrimônio lá, é mais difícil para um estrangeiro que chega sem conhecer a fundo o país, cultura, legislação, etc etc. E por aqui, já tenho empresa, investimentos, imóvel, etc. Pretendo ir quando me aposentar, só pra curtir em um lugar civilizado.

  • Pedro Cunha

    No fim, adivinhem quem de fato sai perdendo e muito lesado nessa história?
    Sim, ele mesmo de novo!! O CONSUMIDOR BRASILEIRO!

  • Airplane

    Chorei aos prantos ao ler a reportagem. Pobres donos de concessionárias.
    Deveríamos fazer uma vaquinha para ajudá-los!

  • Zé Mundico

    Eu acho que o futuro está nas revendas multimarcas, que vendem conforme a necessidade do cliente e independente de marca. Na Europa e EUA já existem muitas assim e como trabalham com poucos estoques, sempre conseguem um preço ou condição diferenciada para o cliente. E tem garantia de fábrica e tudo mais.

    • Thiago Porto

      O Futuro é venda online cara.
      Para que intermediário?
      Deveriam aprender com a Tesla.

      Põe o carro para exposição e test-drive em Shopping ou eventos e vende pela internet.
      Cria sistemas de oficinas com certificação para Marca e pronto.

      • A Hyundai já começou essa idéia também.

  • johnnyburanelo

    As montadoras fazem o que querem no brasil, sempre fizeram, sambam na cara do consumidor, na cara do empregado, pq pagam dirigentes de sindicatos, e sambam na cara das revendas….
    mercado está ruim, solução, aumentar preços, e explorar ainda mais o povo e as revendas…

  • Stalin Hidrófobo

    Só compro carro seminovo. Adeus carro 0km.

  • Bruno Brasil

    Nossa que dó das concessionárias, acho q vou começar a separar parte do meu salário e dar para eles!!!

    A Anfavea, como as montadoras e concessionárias reclamam demais e o governo cai direitinho na conversa fiada deles, se o mercado fosse tão ruim assim, não existiriam as lojas e várias concessionárias se engalfinhando pelo seu território!

    Balela esse treinamento e exigencia de qualidade, é de conhecimento de todos os abusos na cobrança de M.O. e péssimos serviços prestados.

  • Jose Silva

    o preço do carro no Brasil disparou quando essa turma do PT assumiu o poder. Na verdade os preços de tudo.

  • Bruno Medina

    Montadora de carro tem que parar de mandar no Brasil!

  • Castle_Bravo

    Quase senti pena dos concessionários. Quase. Não foi desta vez que conseguiram.

  • mjprio

    Cara não tenho pena não. Sei que tem gente que depende das vendas pra sustentar a família, mas por diversas vezes , em algumas delas por estar vestido de forma simples fui ignorado e até maltratado em algumas revendedoras. Isso sem falar no pós venda. Dessa forma falta a muitos exercer o dom da EMPATIA. Os proprietários, gerentes e vendedores das csstambém são consumidores e acredito eu gostam de ser bem recebidos e atendidos. Mas em muitas vezes não é que acontece. Portanto, cansado da falta de cortesia e até da arrogância de algumas marcas desejo que mofem com seus estoques se humilhem pra vender. Assim entender ao que o atendimento ao cidadão deve ser premissa. Quanto a esse governo bandido que está ai, prefiro nem comentar