Crise na Petrobrás faz brasileiro pagar mais caro por gasolina

11/02/2016

gasolina-preco-rio

No mundo todo, a gasolina está cada vez mais barata. No entanto, o Brasil registra cada vez mais alta nos preços do derivado de petróleo e seu companheiro, o óleo diesel. O motivo para isso, de acordo com especialistas da área, é a Petrobrás.

Em crise, a petrolífera brasileira decidiu manter uma política de reajuste de preços para cima, a fim de equilibrar suas finanças. Dessa forma, há sete anos a empresa eleva os preços dos combustíveis no país, enquanto o mercado internacional registra queda no mesmo período.

O barril de petróleo era cotado em US$ 110 por volta de 2014, mas no mês passado, não passou de US$ 30. Nos EUA, o galão de gasolina (3,78 litros) custa em média US$ 2,05, por exemplo, o menor preço em sete anos.

Nos países vizinhos ao Brasil, os preços foram reajustados para baixo várias vezes. Só o Paraguai baixou os valores mais de três vezes no começo de 2015. Aqui, a Petrobrás elevou os preços quatro vezes desde 2013, sendo 10,6% naquele ano, 3% em 2014 e 6% no ano passado. O diesel acumula alta de 27,4% no mesmo período. Mas, sabemos que esses aumentos foram nas refinarias, não refletindo o percentual cobrado a mais pelos postos de combustíveis.

gasolina_adulterada

A crise da Petrobrás teve participação direta do governo, que reduziu os preços por conta da campanha política de reeleição, quando os preços no exterior estavam em alta. Agora, que a balança inverteu, quem ganha são os exportadores, pois com o dólar em mais de 4 reais, o combustível brasileiro ficou atraente no mercado internacional.

Mas outros analistas dizem que o repasse da redução internacional não é necessariamente uma saída para a queda de preços no Brasil, já que a desvalorização do real ajuda a diminuir o preço da commodity em dólar.

Ainda assim, para alguns, parte do repasse da cotação internacional ajudaria a reduzir os preços, a fim de ajudar na recuperação da economia e redução da inflação, que em 2015 foi de 10,67%, sendo 4% acima do projetado pelo BC. Mas essa saída também não é unanime entre os analistas de mercado.

Com dívidas que somam R$ 500 bilhões, a Petrobrás não teria como repassar nem parte da cotação internacional para os preços domésticos. Sem poder obter empréstimos no exterior, por conta da Operação Lava Jato, só resta para a companhia manter os preços lá em cima. A necessidade de recomposição do caixa da empresa não deve favorecer uma redução nos valores dos combustíveis em curto prazo.

Ou seja, até lá, essa conta terá de ser paga pelos consumidores. Com maior preço na bomba, clientes particulares e empresariais terão maior custo em transporte, gerando resultados negativos que encarecem produtos e serviços, contribuindo para mais inflação e economia em crise.

[Fonte: DW]

Agradecimentos ao André Kohls.









  • BlueGopher

    É uma pena ver esta antigamente tão bem conceituada empresa numa situação destas, praticamente em situação pré falimentar.
    Uma salva de palmas ao bando de corruptos que a espoliaram de uma maneira tão vergonhosa.
    E agora é o povo brasileiro quem vai ter que pagar por toda esta roubalheira.

    • Gustavo73

      Se fosse uma empresa privada já tinha credores pedindo intervenção.

      • Deadlock

        Deviam privatizar. Mas, quem vai comprar e empresa mais endividada do mundo?

        • Gustavo73

          Pois é. Ou vão querer oagar preço de banana.

          • CharlesAle

            Pois é. Em alguns lugares, dá para “fugir” do alto preço da gasolina abastecendo com álcool, só que é uma situação também bem instável, pois o mesmo pode disparar de preço a qualquer momento.O certo é que a corrupção passou dos limites e hoje afeta gravemente o bolso do Brasileiro…

            • radiobrasil

              Meu carro faz 4 na cidade no alcool e 5 na gasosa… pelo preco que pago aqui, o alcool gera uma economia de no maximo 4,00 por tanque… mas o carro anda mais…. O problema é que o alcool subiu junto aqui em SC, quando aumentaram a gasolina

              • Willian

                Pois é, moro em Florianópolis e o etanol simplesmente não compensa. Tem posto aqui vendendo etanol por 3,30. Como diabos eles querem que alguém compre? Resposta: Eles não querem, te obrigam a encher o tanque de gasolina pra arrancar um centavos a mais.

            • Gustavo73

              No Rio o etanol não vale a pena. Tenho um flex desde 2011, nunca sentiu o gosto do E100 no tanque, talvez na CSS aqueles parcos 5 litros. O resto é o qur você falou. Eles conseguiram…

            • Adolfo Frota

              mas o álcool, pelo menos em goiania, está seguindo a alta da gasolina (média de 3,79 gasolina comum e 2,79 álcool) fazendo com que o etanol não compense de forma alguma.

          • Fanjos

            Acho que hoje em dia teria que pagar para alguem querer ficar com a PTroubras

            Essa empresa já esta no lixo faz tempo. Mas a culpa não é dos petralhas, a culpa é dos neoliberais malvados e da crise internacional.
            Que nem o Maduro que insiste em falar que o país dele só esta em crise por culpa dos imperialistas americanos.
            É nojento ver como esquerdista nunca assume culpa de nada, é que nem bandido que é pego em flagrante e mesmo assim nega até a morte kkkkk

            • Gustavo73

              Isso porque os EUA compra muito petróleo venezuelano na época doa preços altos. Agira com preços baixos e o Iran podendo voltar a vender seu petróleo quero ver…

              • Fora que Tio Maduro já ouviu um sonoro Não! Da OPEP que não vai reduzir a produção de petróleo para provocar o aumento nos preços.

              • CignusRJ

                Gustavo73:
                Os EUA compram combustível da Venezuela mas só um tipo específico e bem pouco perto do que era nso anos 2000.
                Hoje em dia é a Venezuela que compra combustível dos EUA. A produção da PDVSA esta um terço do que foi no auge dela quando, depois de uma greve, o Chavez demitiu quase 60% dos funcionários e colocou os apadrinhados lá.

                Fanjos:
                Aumentando a lista de ridiculosidades dos esquerdiotas o problema dos altos índices de violência na Venezuela já tem um culpado. O Maduro em rede nacional disse que a culpa é do Homem-Aranha.

                Nada a ver com a crise econômica, inflação, desabastecimento, intolerância política, burradas na economia e sobre tudo nada a ver com as políticas bolivarianas. O Homem-Aranha é o responsável pela violência na Venezuela.
                .

                • Gustavo73

                  Kkkkkkkkk Homem-Aranha?!

                  Sabia que a situação lá era ruim, mas tá aí, mais um “companheiro” que sdestruiu uma petrolífera. C governantes assim quem precisa de inimigos externos.

        • João Cagnoni

          Não tem essa de privatizar… É uma empresa de monopólio, ela deveria continuar sendo uma estatal enquanto permitissem que outras pessoas concorressem com a mesma.

          • Deadlock

            Já tem mais de 60 anos e não conseguimos a autossuficiência. Chega, disso aí não sai coelho…

        • Jose Silva

          u$50 barril do pré-sal ? Você está enganado moço, o custo é na casa dos U$80. Ou seja, desde 2012 os especialistas já diziam que o pré-sal é inviável, mas lula e dilma defendiam com unhas e dentes juntamente em não privatizar a petrobras alegando que era do povo brasileiro…. Está ai a explicação para tudo isso, meteram a mão na petrobras de tudo que é jeito.

      • CharlesAle

        SIm…Aliás, foi um erro não te-lá privatizado antes, quando ela valia muito mais que a mixaria que vale hoje..

        • JonathamRJ

          Aí…. se achar um doido interessado em comprar… SE privatiza…. levando em conta o tamanho da dívida, da estrutura inchada (mais de 100 mil funcionários)… vão dizer que foi privataria… que entregaram o tesouro da nação. Tinha que vender quando era umas das maiores empresas do mundo.

        • Louis

          Estou em dúvida, compro 1 litro de gasolina ou 1 ação PETR4….
          kkkk
          To zuando, lógico que 1 litro de gasolina vale mais!

    • !Marcelo Surf!

      Estas consequências já estavam previstas, afinal alguma vez o povo não pagou pelos erros dos governantes?
      Desta vez não será diferente, nós estamos pagando cada vez mais caro pelos erros de administração pública, lambanças e desvios de dinheiro público promovidos pelo do PT.
      Aumento da gasolina, reforma tributária, inflação, taxa selic, desemprego, etc etc etc.
      A deuma do Bleff em campanha afirmou que o país iria avançar na mão dela, só esqueceu de dizer que era pro buraco.

    • LSM300C

      Como diria um famoso político, nunca antes na história deste país… fomos tão roubados…

      • Jose Silva

        não somente pelos governantes, agora somos roubados em todos os lugares, nunca antes na história deste país existiu tanto bandido, bandido solto com 500 passagens pela polícia…

  • Ricardo

    Até final do ano o litro estará R$ 4,00. O pior é saber que quando a crise passar o preço não vai baixar!

    • Gustavo73

      Final do ano? Aqui no Rio já tem posto com a gasolina nesse valor.

      • Luís Paulo

        Estive em Porto Seguro em janeiro e vi postos cobrando R$ 4,25 o litro de gasolina.
        Claro que eles aproveitam por ser alta temporada de turismo mas isso já chega a ser um absurdo.

        • Gustavo73

          No Rio temos um dos senão for o maior ICMS sibre.combustíveis no Brasil. Hoje coloco gasolina por 3,70/3,75 posto Shell. Mas é porque só abasteço no suburbio. Na ZS e Barra não é difícil achar por 3,80/90. Isso em fevereiro, imagine no final do ano. A última vez que estive em Porto Seguro 1997 se não me.engano só tinha um ou dois postos de gasolina.

          • Luís Paulo

            Gustavo, pelo que vi em Porto Seguro, a quantidade de postos é bem grande e os preço não variam em quase nada de um para outro.

            • Gustavo73

              Cidades pequenas são assim mesmo. Se em Brasília pegaram um grupo combinando preços imagine em Porto Seguro cheia de turisitas.

              • Luís Paulo

                Com toda certeza!!

          • Marco Antônio Feltrin Brasil

            Gustavo73, no RS em Porto Alegre a gasolina comum está 4,07 nos postos mais baratos….infelizmente é o estado (talvez) com mais impostos sobre o combustível…:/

            • Gustavo73

              Estamos bem hein!

          • HenriqueHJ

            Hua Hua Hua, onde tem 3,90 na zona sul? botei na Ipiranga o preço já estava a 4.05 o comum!!! tem posto de bandeira branca na estrada dos bandeirantes a 3,89. mas não arrisco muito nesses posto não.

            • Gustavo73

              Botafogo 3,89. Mas como sisse WallMart linha Amarela 3,75 posto Shell. Lá é meu ponto de abastecimento hoje.

              • HenriqueHJ

                putz pra mim só pegando a linha amarela para walmart (sams clube). ai não compensa. e ir pela suburbana num rola.

            • Brasileiro

              Estrada dos Bandeirantes – Jacarepagua – RJ
              R$ 4.09

    • William

      Aqui em Floripa já se vê postos da Petrobras mesmo vendendo a gasolina por 3,70. Antes do final do ano certamente já chegou a 4,00 dilmas

      • Tudo em Lugar Nenhum

        Posto bandeiras Shell e BR em Floripa estão comercializando a gasosa a R$3,29!

    • Vinicius Luz

      Ricardo, sinto informar, mas já está R$ 4,00 no RJ. procuro abastecer em postos de bandeira (BR, Shell, Ipiranga…) e tá difícil encontrar posto abaixo de R$ 3,90 a gasolina Comum. Em diversos, já está acima de R$ 4,00. A Aditivada está a R$ 3,95 A Podium então…..xiiiii, já passou dos R$ 5,00 faz tempo.

      • Ricardo

        No Rio! Ao lado das refinarias! PQP! E eu achava 3,7 aqui na minha região caro.

    • João Cagnoni

      Tudo vai virar desculpa… Esperem só até o preço do barril subir, vão querer aumentar em dobro falando que o barril subiu, que o dólar caiu, etc etc. Em 2018 provavelmente vamos nos livrar desse governo do PT, e quer saber? Não vai mudar nada. Veja o caso das prefeituras, são mais de 40 partidos diferentes roubando da mesma maneira.

      • Kaian Reis

        Isso se o povo que não sabe votar eleger o 9 dedos do inferno de novo

        • João Cagnoni

          Kaian, em menos de 10 anos o 9 dedos será a figura que o FHC representa hoje. Já fez muita besteira, mas é idolatrado, o povo sofre e depois sempre esquece.

    • dielveio

      Estará? Na minha cidade já está acima disso.
      Expectativa daqui é gasolina a 5 no final do ano.

    • Luiz

      Já passou de 4 reais há tempos amigo..

    • Diego

      Aqui no Rj a gasolina comum custa 4 reais na maioria dos postos da Barra e Zona Sul.

    • DRezende

      Já chegou nisso, a meta é dobrar a meta e chegar nos R$ 8,00 até 2017!

      Pouso Alegre-MG
      Gasolina comum: R$ 3,99
      Gasolina aditivada: R$ 4,13
      Álcool: R$ 2,99

    • Marcelo Amorim

      Amigo,aqui em Natal o etanol ta 3.30 e a mijolina 3.97 desde a semana passada.

  • Privatiza logo essa merda !!!!

    • Matafuego

      Privatiza e desregulamenta o setor, senão não adianta nada.

    • Deadlock

      O problema de privatizar é: quem vai comprar a empresa mais endividada do mundo, cujo maior ativo é o pré-sal, que custa US$ 50 o barril para extrair, com o barril valendo US$ 30? Estamos fritos…

      • Petrobras tem enorme capacidade de gerar lucro, o que falta lá, é gestão atualizada e origanizada.

        • Ernesto

          Infelizmente, essa questão de gestão atualizada e organizada, não existe no vocabulário das estatais. Estatal significa, para o Governo, cabide!

      • Alberto Prado

        Tá doido cara. Olha, tá certo que você, eu e todo mundo tá com raiva por isso tudo. Mas não precisa espalha inverdades.
        O custo de extração no pré-sal no início era de menos de USD$ 20. Hoje a Petrobras já conseguiu diminuir para 8 dólares. Na Arábia é de 4 dólares.
        O grande problema dela é custear abertura de poços e novas plataforma que são bem caros, podendo chegar a 1 Bilhão ou mais em custo total.
        O preço ideal para ela seria de 40 a 50 dólares no mínimo para se auto financiar.
        Como não tá nesse patamar, quem vai financiar somos nós.

        • Tosoobservando

          Ninguem ira financiar pq simplesmente nao saira do papel e das apresentações do power point deles pra enganar trouxa kkk

      • Louis

        A empresa mais endividada do mundo! (e não é Hyundai rsrsrsrs)
        Dívida de meio TRILHÃO de R$!!!

      • Luiz

        Estamos fudidos.. =(

      • Jose Silva

        privatiza ou fecha e abre livre comércio de combustíveis….

    • Eduardo

      Privatiza ou deixa falir duma vez!

    • João Cagnoni

      A privatização serve para aumentar a qualidade, mas normalmente aumenta o seu preço também. Provavelmente teremos gasolina pura, a empresa funcionando e tudo mais caro, assim como aconteceu com a Eletropaulo aqui em SP. A solução é deixar a Petrobrás como está e permitir que outras empresas cresçam no setor.

      • Nesse caso nao necessariamente João, imagino que com a desregulamentação novas empresas iriam concorrer. Outro ponto seria que com a empresa inflada de funcionarios, o provavel corte reduziria gastos absurdos que é hoje em dia. E em treceiro acredito que assim como o governo faz hoje em dia em licitações, a empresa com o menor preço da gasolina a ser vendida “levaria” a Petrobras.

      • Matafuego

        Por isso que eu disse sobre desregulamentar o setor em um post acima. A setor elétrico é regulamentado e sequer existe a opção de escolher uma empresa para me fornecer o serviço.

        O Paraguai não possui o setor de petróleo na mão do governo. Lá a Petrobrás é obrigada a baixar o preço por causa da concorrência.

        • Jose Silva

          por isso além de privatizar você tem que tirar do governo a regulamentação do combustível de fornecimento, qualquer fornecedor poderia se instalar aqui e fornecer, e a regulamentação do governo seria somente fornecer gasolina com x% de álcool ou pura a critério do fornecedor como no EUA. No EUA o governo regulamenta que a gasolina pode ter no máximo 10% de álcool e a maioria dos fornecedores trabalham com 3 a 7% de álcool, não mais do que isso.

          Governo só tem que regulamentar as coisas, o resto os fornecedores e distribuidores que se virem e façam a sua competição. Quando o governo controla tudo ele faz o que quer, manda subir o preço, subir, subir subir independente do valor do barril do petróleo.

          Em 2011 o preço o galão de combustível no EUA passou de U$3, como o barril começou a cair em 2015 o preço do combustível também caiu, hoje está valendo uma média de U$1,50 barril. Aqui no Brasil não existe isso porque o governo que controla tudo. Aqui não tem livre comércio, só concorrência entre postos, é ditadura pura e ninguém percebe.

  • Léo Faria

    O problema é que ninguém reclamou quando os preços não foram reajustados para cima. Agora chegou a hora de pagar a diferença.

    • CharlesAle

      Ninguém reclamou porquê já estava alto, simples assim…

    • Tosoobservando

      Concordo, e ainda por cima votaram na jabiraca, ela fez questão em seu primeiro dia do novo governo liberar todos os aumentos possíveis e os impossiveis kkk

    • Fanjos

      Como se a gasolina fosse sempre barata no Brasil, sempre custou o dobro ou até mesmo o triplo que lá fora mesmo na epoca do “barriu caro”, por causa dos impostos

  • Tosoobservando

    Daqui a pouco vao hipotecar o Brasil pra pagar o rombo da Petrobras kkk os investidores internacionais vao qurerer a Amazonia, o Pantanal, as bacias hidrograficas etc…

    • Ricardo

      Por mim que privatizem, garanto que cuidarão melhor!

      • Tosoobservando

        Quem vai querer uma empresa com um rombo de 500 bi?

      • JonathamRJ

        tem que privatizar e abrir o mercado. Aí paramos de pagar a conta da incompetência e ainda nos beneficiamos da concorrência no setor.

  • Miguel

    Falar sobre isso já dá até preguiça, é como chover no molhado. Uma empresa típica desse governo, a mais incompetente da história!
    Como podemos esquecer esse dado? 500 BILHÕES EM DÍVIDA!!!!!
    Em que mundo ideal esses diretores e conselho de administração não estariam na cadeia????

  • V.mario

    Monopólio estatal, corrupção desenfreada e falta de responsabilização, dá nisso.

    • CharlesAle

      É a prova que o estatismo é uma instituição falida no Brasil…NADA na mão de politicos vai à frente..

      • Marcelo Alves

        Já é difícil de dar certo em países organizados, imagine nessa bagunça generalizada que é o Brasil, e o pior é que o brasileiro ainda insiste em querer regulamentação do governo em tudo.

      • JonathamRJ

        Falida em qualquer lugar. Aliás o socialismo idem. Toda vez dá merda é sempre o discurso da esquerda de que não era verdadeiro socialismo, que foi deturpado. “insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”.

  • Ricardo

    E o Etanol vai na onda, já vi em postos por mais de R$ 3.

    • Gustavo73

      Vem pro Rio o padrão já é acima disso.

      • o RJ tá surreal o preço: Álcool a desculpa é o transporte. Gasolina ( que produzimos, somos o maior produtor), a desculpa é o ICMS.
        Alcool mais barato no RJ de posto com bandeira é 3.19. Gasolina, cerca de 3.79.

        • Gustavo73

          3,75 gasolina no Shell do WalMart da linha Amarela etanol e diesel 3,19.

        • Gustavo73

          Nada mai surreal que vindo de São Paulo para o Rio e ver as propagandas dos postos de gasolina ainda em SP. Último posto com preço de São Paulo. Abasteça aqui antes de chegar no Rio…

          • Thiago Porto

            Fui todo feliz pro Rio mês passado achando que ia pegar Etanol barato no Estado de SP.
            Parei no Graal de Registro e o precinho. R$3,00 o Litro.

            hashtag Chatiado! kkkkk

          • HenriqueHJ

            faço sempre isso quando volto de SP. encho o tanque na capital, e perto da divisa um posto shell. que fica beira de um rio. mando encher de novo.

    • GABRIELCSFLORIPA

      Em Floripa tem posto cobrando 3,29 pelo Etanol e 3,39 pela Gasolina.

    • Kaian Reis

      Aqui onde eu moro está R$3,80 o litro no etanol, isso porque é na bomba de desconto em pagamento em dinheiro

  • Ricardo

    Mesmo assim, grande parte desse valor é do superlucro.

    • Gustavo73

      De impostos, mais da metade é CIDE, ICMS e afins.

  • Charlis

    “A solução é alugar o Brasil” Raul

  • William

    LACRA 13 ATÉ ESTOURAR!!!!

    • Thiago Cesar

      brrrrraaaaaaa!!

  • Mumm Rá

    Isso que acontece quando empossam uma presidanta que nem uma loja de 1,99 consegue administar

    Lacremos 13

  • Guilherme

    uhuuuul

  • Tosoobservando

    Na cabeça de um MAV petista funciona assim: “vcs tem de agradecer que tem carros pra abastecer, pq nem isso tinha antes do PT” ou “o escandalo da Petrobras nao é nada perto do da merenda em sp”.

  • iamdix

    Ja que o Brasil é a eterna colonia porque não temos um governo estrangeiro pra dirigir essa josta…….

  • Mr. Car

    Tecle 1, tecle 3, confirme, e…Afunda Mais!

  • Martini Stripes

    Que matéria mais sensacionalista!!
    Coloca aí também o período em que o brasileiro tinha um dos combustíveis mais caros do mundo, enquanto a Petrobras levava prejuízo!
    A politica de preços de combustíveis no Brasil não é regulada pelo mercado e todos sabem disso. A Petrobras sempre funcionou como controle de inflação.

    Quanto a corrupção, tem que prender todo mundo mesmo, mas uma coisa é a empresa e outra é o governo (separação esta que o PT não fez). Precisamos saber separar as duas coisas.

  • Autofahrer!

    Enfim, mais uma vez o povo pagando pela péssima e corrupta administração do país. Isto que é só um “setor” do governo, fora os outros todos contaminados. Limpo da corrupção, sobraria tanto dinheiro que logo o Brasil teria niveis de primeiro mundo em desenvolvimento. Mas para que pensar em coletivo se o importante é EU ter a minha vantagem pessoal.

  • Martini Stripes

    Matéria sensacionalista aqui também!? Achei que não estava no site da Globo…

    • Tosoobservando

      kkk ela nao deve nada e esta tudo maravilhoso ne MAV, e o Lula nao tem triplex e nem chacara, é tudo intriga.

      • Martini Stripes

        Leia o que respondi pro outro colega.
        Bjomeliga

    • Zé Mundico

      Pois é,rapaz…..tá chegando o dia em que você vai terminar lendo revistinha de mulher pelada sozinho no quarto.

  • Rbs

    Precisou a Petrobras entrar em coma para essa palavra aparecer. Nunca tinha ouvido antes. Falimentar.

  • JonathamRJ

    E ainda tem retardados que defendem que a Petrobrás siga estatal. Que o setor petrolífero seja controlado e monopolizado pelo Estado.

  • E a crise na Petrobras ainda há de se agravar. Haja vista a retração de 4% prevista para este ano.

  • Eduardo

    Que bom se a Podium tivesse 3,89 aqui em Curitiba heheh. Paguei 4,89 semana passada :(

  • Fábio

    Petrobrás é o IMPOSTO OCULTO. Assim como a inflação que corrói nosso patrimônio, é outro IMPOSTO OCULTO. Daqui a pouco teremos saudades de Portugual por eles nos extorquirem apenas em um quinto.

  • Zé Mundico

    O petróleo é nosso!

  • Thiago Porto

    Presumindo a inteligencia alheia, cada um que tire suas conclusões:

  • Thiago Porto

    Presumindo a inteligencia alheia, cada um que tire suas conclusões.

  • Leandro

    Em 2014 o preço do barril do petróleo atingia recordes. Para segurar a inflação e não queimar o governo em época de eleição, a Petrobrás vendia internamente mais barato que o preço mundial… importava mais caro e vendia mais barato, ajudando a quebrar a empresa (e com ela, toda a indústria do etanol). Agora estão vendendo mais caro para tentar compensar isso…. infelizmente, só pensam nisso quando o preço do barril está baixo e aqui não baixa o preço da gasolina. Mas e quando é o contrário? Ficam quietos deixando tudo quebrar…

    • tjbuenf

      O Fanjos disse que você está numa listinha de observação dele. Não vou curtir seu post pq posso fazer parte da lista negra dele haha
      As pessoas não querem saber o que aconteceu, querem saber de falar a versão que reforça a visão política deles… Ai mds… entrei nessa tal lista do Fanjos agora haha… mas se for para ganhar presente no final do ano, está bom…

    • Jose Silva

      Por isso que estatais de governo não presta, se fosse privado seguindo o preço internacional do Barril do petróleo e a empresa visando lucro para sobreviver não estaria hoje sendo saqueada pelos políticos, sendo a empresa que mais deve no mundo e cobrando absurdamente caro do seu povo o preço dos combustíveis que deveria ser no mínimo 3x mais barato. Um erro não justifica o outro, umas vez errado, sempre será errado e na merda.

  • Guerreiro

    Não sei vcs. Mas na próxima manifestação contra o governo do PT eu estarei lá. Nos temos que tomar uma atitude como cidadão que quer mudança vamos todos pra rua

    • Thiago Porto

      existe uma atitude e um momento próprio para mudar isso, se chama Voto e Eleição !

      • Luiz

        E pensar que eu acreditei que nessas eleições passadas o povo brasileiro tiraria o 13 do poder..

      • Tosoobservando

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkK HHAAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHHAHHAHAHAHAHHAHAHHA LOLOLOLOLOL
        A pessoa acredita em eleição e voto kkk é de rir mesmo (todos os partidos tem os mesmos compromissos com as mesmas pessoas, bancos, multinacionais) So uma revolução, golpe, intervenção como queiram chamar pra resolver e mudar as cartas do baralho.

        • Thiago Porto

          Democracia tem dado certo no resto do mundo.
          Já essa sua estratégia….

          • Tosoobservando

            Serio? ONde? Nos Eua onde o governo espiona sua propria população? Ou na europa?

            • Mumm Rá

              Eu acho incrível como ainda existe gente que acredita que existe democracia de verdade no mundo e principalmente nos Estados Unidos ( cuja influência de lobistas é enorme )

              Como diria Aldous Huxley:

              A ditadura perfeita terá as aparências da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão com a fuga.

              Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão”

              E ainda dizem que capítalismo é somente um sistema econômico ( algo que já deixou de ser há muito tempo desde que o conceito de consumismo como indicativo de padrão de vida e felicidade foi inserido no mundo )

              Não estou defendendo o Comunismo/Socialismo apenas acho que embora o Capitalismo seja menos pior ainda assim ele não é perfeito

              • Jose Silva

                tudo muito lindo e maravilhoso seu discurso, SQN ! Vai morar lá legalmente, com um estudo você terá uma vida digna e acesso a tudo que quiser com preços justos. Já no Brasil para conseguir um emprego de merda vai suar bastante… E depois ser explorado pelos governos em todos produtos e serviços que consome, não vai ter acesso fácil as coisas que sonha em ter como uma casa, carro, viagens, lazer porque custa tudo pelo triplo do preço destes países que vocês dizem…. Democracia no EUA e Europa está 500 anos luz a frente do Brasil. No Brasil para começar a eleição é fraudada pelo governo que está no poder.

                • Mumm Rá

                  Se tivesse lido direito meu texto ( sem a mera e exclusiva intenção de me criticar ) teria entendido meu texto pois não estou defendendo o governo atual ( já leu o tópico inteiro ? ) porque tudo que voce escreveu não desqualifica em nada o que eu disse

                  ” acesso a tudo que quiser com preços justos ”

                  Mais ou menos pois você nunca paga o preço justo em certos produtos ( como carros Ferrari entre outros até mesmo nos EUA pois este tipo de carro ou produto seu preço não é medido meramente por questão financeira e sim uma questão de
                  exclusividade )

                  ” Já no Brasil para conseguir um emprego de merda vai suar bastante… E depois ser explorado pelos governos em todos produtos e serviços que consome, não vai ter acesso fácil as coisas que sonha em ter como uma casa, carro, viagens, lazer
                  porque custa tudo pelo triplo do preço destes países que vocês dizem ”

                  E porventura eu disse que o nosso governo não é explorador ? ( se tivesse lido o tópico com atenção saberia que sou contra esse governo ) e o tal ” acesso fácil á coisas que sonha ” dito por você é justamente isso: Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão”

                  Além disso este acesso fácil apregoado por você infelizmente ocorre ( muitas vezes ) em detrimento dos outros ou você acha que o preço acessível dos chocolates na Suiça não é ( mesmo que em parte ) em função da exploração ( para barateamento final do produto ) ocorrida em plantações de cacau no continente africano ? ( pesquise sobre isso )

                  Observação: não sou contra o consumo apenas contra o consumo desenfreado ( como ocorre principalmente na Europa e EUA que você tanto defende ) ou ás custas dos seres humanos ou do meio ambiente

                  ” Democracia no EUA e Europa está 500 anos luz a frente do Brasil. No Brasil para começar a eleição é fraudada pelo governo que está no poder. ”

                  George W Bush manda lembranças

                  José Silva eu apenas critico a credulidade ingênua das pessoas neste sistema político ( democracia ) pois você pode até votar para prefeito ( importância meramente local ) mas você acha mesmo que elege alguém á nível de presidente ? ( ainda mais no EUA e Europa que possuem enorme influência econômica e
                  capitalista global )

                  Vou explicar novamente: Você somente vota em quem não atrapalha substancialmente o sistema já estabelecido e mesmo que vote em alguém que atrapalhe o sistema dificilmente ele será eleito

                  Além disso embora eu prefira o Capitalismo face ao Comunismo/Socialismo isso não me impede de possuir críticas á esse sistema ( até porque ele é falho pois uma vez que seu cerne é lucro máximo questões humanas e ambientais são atropeladas e
                  somente com freios humanos como cultura e governos ele consegue ter longo prazo pois esse sistema é em sua essência egoista e suicida )

                  ” tudo muito lindo e maravilhoso seu discurso, SQN ! ”

                  Desnecessária ironização de sua parte e em função da primeira frase escrita por você ( ataque contra minha pessoa ) é perceptível que está querendo trolar ou iniciar uma discussão desnecessária portanto irei encerrar por aqui

                  Passar bem

    • Fanjos

      Vamos anotando os MAVs que ultimamente tem aparecido, fazer tipo uma listinha negra:

      Thiago Porto

      Eduardo Avila

      Leandro

      PerobaC

      Martini Stripes

      • Luiz

        O que é MAV?

        • Thiago Porto

          Musculosos Aventureiros e Viad0s!
          hauahuhauahuaa

          • Autofahrer!

            Hahaha…

        • tjbuenf

          Malformação ArterioVenosa

          pelo menos foi a primeira coisa que apareceu no google o.O

        • Tosoobservando

          O nome foi o proprio PT que deu para seus militantes, militancia em ambientes virtuais – MAV

      • Thiago Porto

        tô na sua listinha é???? huahuahauhau

        • Fanjos

          Por enquanto estará de observação, vou acompanhar seus posts.
          Porque realmente vc tira o presidente por voto, mas se retira por crimes no caso a batata da Dilma esta assando, mas como todo mundo é companheiro no planalto é capaz que termine em pizza de batata.
          Para mim só o estelionato eleitoral que ela fez já era motivo para ela ser espirrada, só serviu para mostrar como o presidencialismo não serve para o Brasil. Se a Dilma fosse primeiro ministro já teria caindo com 2 meses depois da posse.

          • Thiago Porto

            Seria o ideal para quando estamos insatisfeitos.
            O problema é que nós Brasileiros, adoramos adorar ( no sentido divino mesmo) uma pessoa.
            E nada melhor que a figura de um Presidente onipotente, onisciente e onipresente para simbolizar isso.

            É por isso que culpam a figura do Presidente por tudo e ignoram qualquer outro cargo do Excecutivo, Legislativo ou Judiciário.

            Para 99% da população, um Presidente faz até Nevar se quiser, e aí de você que tente explicar que não é bem assim.

            • Tosoobservando

              Quem criou esse mito do presidencialismo e a figura central dos presidentes nao foi a a população me desculpa, mas foram eles proprios. Veja propragandas desde a epoca do Brizola, do Tancredo Neves, como depositavam todas as fichas nele pra recuperar o Brasil do estrago que os militares fizeram, depois Collor que foi praticamente o primeiro presidente realmente midiatico que tivemos, e nem preciso falar da mitologia que os petistas e as agencias de publicidade contratadas criam com a figura do Lula, vc vai ver em 2018, capaz que irao sujerir ate canonizar ele como santo salvador padin Lulinha.

              • Thiago Porto

                Políticos usam das peculiaridades dos povos para se beneficiar.
                E não são os únicos.
                Ou você acha que essas “Igrejas” dão tão certo por que?
                È muito mais “fácil” esperar que um Presidente, ou Deus, resolva seus problemas do que se esforçar ou procurar compreende-los.

                • Tosoobservando

                  Entao nao é culpa do povo por endeusar o presidente e nao explicar como é um regime onde se tem o parlamento tambem atuando, e o judiciario. Eles vendem o presidente como um Deus que resolve todos os problemas e depois vem com desculpinha que o congresso que impede. Entao parem de enganar a população!

                  • Thiago Porto

                    Tadinhos de nós, pobres e iludidos.
                    Outra característica bem nossa.
                    O “Coitadismo”, o “Vitimismo”!
                    É culpa dos Navegantes e Colonizadores Portugueses, é Culpa da nossa Familia Real, é culpa da Ditadura do Getúlio, é culpa dos Milicos, é culpa do FHC, é culpa do Lula.
                    Nunca nossa.

      • Kaian Reis

        O que é MAV?

  • Zé Mundico

    Preparem-se. Agora que o Irã voltou ao cenário de grande exportador de petróleo, a tendencia é baixar ainda mais o preço do barril, tornado praticamente inviável a exploração do petróleo do pré-sal, o mais caro do mundo. A Petrobrás terá que vender patrimônio na bacia das almas se não quiser ir para o buraco. Acabou a farsa,companheiros!

  • PerobaC

    Acho que até agora o brasileiro não entendeu o contexto de manobra que a Petrobras significa para a economia do país.

    E, mais uma vez, deparamos com uma matéria sensacionalista que mostra apenas o supérfluo da mesquinharia do brasileiro, que sabe muito bem cobrar, mas pouco a fazer e se responsabilizar.
    Brasileiros de memórias curtas também não recordam que a gasolina chegou a bater R$ 1,72 o litro no mercado internacional, que somados à carga tributária de 58% bateria os R$ 5,50 nos postos, ante os R$ 2,90~3,00 daquele momento.
    Hoje, aos R$ 1,12 o litro da gasolina no mercado internacional, a Petrobras ainda está longe de suprir o rombo de anos onerosos que o governo, ELEITO PELO POVO – inclusive por mim, você, equipe NA, André Kohls – causou no caixa da empresa.

    A responsabilidade pela situação entristecedora do BR é única e exclusiva do brasileiro, porque quando é necessário se interessar por política, responsabilidade social, senso de patriotismo, respeito às leis e disciplina, não vemos senão 1/2 dúzia de gatos pingados que agem no apagar das luzes, como trabalhadores de última hora.

    Quando leio uma matéria com um conteúdo recheado de dados equivocados e uma revolta enrustida do editor – que passa dali alguns minutos, porque é da índole do brasileiro – é apenas para reunir opiniões alheias de pessoas ou grupos afins sem concretização de algo realmente construtivo, além de disseminar o preconceito – porque certamente muitos sequer se deram ao trabalho de acessar o site da Petrobras para entender a composição de custos do combustível que adentra o tanque de seu carro; ou da ANP, alguns dos poucos sites que mostram dados concretos.

    Se alguém aqui ainda acha que o problema do BR são seus líderes políticos é bom repensar a afirmativa, e conscientizar que eles estão lá porque fomos nós quem elegemos e apoiamos.
    As benfeitorias não surtem efeitos grandiosos da noite para o dia, afinal, “a Natureza não dá saltos”, mas como toda grande caminhada começa sempre com 1 primeiro passo, em Out/2016, está aí para que possamos exercer um pouco mais de nossa responsabilidade como cidadão brasileiro, para que um pouco mais adiante, em 2018, então, possamos concretizar um acerto mais coerente.

    Mãos a obra porque há muito o que fazero ao invés de choramingar pelo trabalho que deixou de ser feito! …

    • Zé Mundico

      Impressionante. Agora aparece um dizendo que a culpa pelo desmonte, rapinagem e saque da Petrobrás é o cidadão. Quer dizer que o governo, que detem o controle acionário, administrativo e estratégico da Petrobrás NÃO TEM CULPA DE NADA? Rapaz, deixe de ser inescrupuloso e tão tapado! Procure se tratar dessa microcefalia que ainda pode dar tempo!!

      • PerobaC

        Bom, pelo que eu saiba o “desmonte, rapinagem e saque da Petrobras” não foram feitos pelas paredes, computadores, equipamentos, destiladores, motores, dutos.
        Foram feitos por pessoas, por BRASILEIROS.
        E o “governo” – ou “liderança” – é representado por um indivíduo, um brasileiro, eleito por BRASILEIROS.

        É muito característico do brasileiro apontar o dedo das responsabilidades não cumpridas ou das merd. generalizadas, e não ter a humilde consciência que fomos NÓS quem os elegemos previamente para executar algo que não temos condições e nem capacidade de fazê-lo.

        Como diz o sábio ditado: “Não se presenteia um ogro com anel de brilhantes”.
        Não adianta pedir por uma liderança ética e de conduta moral se a sociedade para a qual governa não está preparada para tal.
        Os governadores são apenas fantoches das vontades e caprichos de suas respectivas sociedades …

        • Tosoobservando

          Vc sabe muito bem como funciona o sistema eleitoreiro brasileiro pra ser tao superficial assim num comentario, vc sabe que o povo nao elege quem quer e sim mediante as opções elege o que acha menos pior. E sempre tem a questão midiatica, quem tem mais grana geralmente vence pq tem mais exposição na midia e no imaginario popular. LUla criticava os neoliberais mas so ganhou eleição quando virou um.

    • Tosoobservando

      Pera la, a Dilma nao teve 100% dos votos pelo que me lembro foram 52 milhões (menos da metade dos eleitores que sao 110 milhões). Não venha por a culpa em quem nao tem! E outra se o combustivel na epoca era barato foi estrategia da empresa e do governo, pra continuar no poder, e nao do povo.

      • Thiago Porto

        Acho q ele quis dizer que enquanto a Gasolina estava artificialmente barata, ninguém reclamou do Governo ou se preocupou com a Petrobrás.

        • JonathamRJ

          Errado. Muita gente reclamou e avisou que ia dar merda. Que os preços estavam represados, que estavam sendo pedaladas as contas. Se 51% não deu a menor importância e reelegeu esse governo, não pode vir agora querer empacar essa de que a responsabilidade é de todo mundo. Essa a razão de ser da expressão (lacra mais). Ora, quem entendeu o que estava acontecendo acaba sofrendo as conseguencias também, mas aí responsabilizar é demais. Curioso é que justamente o lacrador é quem mais vai sofrer / esta sofrendo com tudo isso, muito por sua completa cegueira política e econômica. Quem antes avisava que a coisa ia dar ruim tomou mais ou menos certas precauções e tem todo direito de se deliciar vendo essa merda toda ruir!

          • Thiago Porto

            Calma Jovem!!!
            Só tentei decifrar a bíblia do coleguinha.
            Compartilho do entendimento que foi um erro horroroso segurar preço dos combustíveis e da energia elétrica.
            Pior ainda.
            Eu fui um dos que avisou que ia dar m$rda!

            • JonathamRJ

              Opa Thiago. O comentário era complementar ao seu. Desculpa se soou como crítica.

        • Fanjos

          Canal do Otário fez um vídeo falando sobre isso no passado, que a gasolina estava artificialmente mais barata para não explodir a inflação.
          Inflação que era culpa de um governo que abandonou o “tripé econômico” para cair de boca no desenvolvimentismo insustentável que só foi possível pelo boom das commodities.
          Muitos economistas falaram lá atras que isso com o tempo iria acabar na ruína do país, mas desde quando esquerdista sabe fazer continha de mais e menos não é….bom mesmo é fumar maconha e filosofar sobre o bem da humanidade e ajudar o pobre para “andar de avião” e xingar de reaça e coxinha que falasse a verdade ou mostrasse que tudo iria para o lixo, como aquela economista do Santander que o Lula pediu para que mandassem embora por ter dito a verdade, e agora ela esta dando risada e saiu de “vilã malvada que odeia pobre” para heroína porque tudo que ela falou se concretizou e ainda saiu com uma baita bolada de indenização que o TJ concedeu, e vagas se abriram para ela para trabalho em varias agencias.

          Bom o resultado esta ai, de uma forma ou de outra, tudo foi consequência da irresponsabilidade desse governo lixo, corrupto e populista que vive da miséria alheia, faz papel de santo, prega o socialismo para a população, mas quando viaja,se hospeda no hotel mais luxuoso e caro de Paris.

          • Thiago Porto

            Então Fanjos, eu como Economista discordo um pouco desse discurso que o Governo abandonou o Tripé Econômico.
            Isso é um discurso bem Político e que na real, só beneficia banqueiro.

            Agora, qual foi a grande cafagestagem do Governo.
            Em 2009 os Empresários começaram a sinalizar que o Cambio estava valorizando demais.
            A Entrada de Dólares via exportações + Valorização de Commodities + Casa da Moeda Americana imprimindo moeda a Deus dará no pós crise de 2008.
            Governo Lula vem e diz : Comprem, consumam pra não paralisar o País.
            Ok!
            Se, e somente “se” isso tivesse sido política de 1 ano, dois no máximo.
            Pq isso sozinho já gera pressão inflacionaria.
            Só lembrando que o Empresariado no Brasil não é famoso por aumentar sua produção e ganhar mais no volume então não preciso explicar muito qual seria a causa da inflação.

            Então “Deus viu que era bom” e que o povo era feliz consumindo.
            Aí começa os erros.

            A Crise arrefece, Dilma é eleita num País que o povo tava rico e consumindo.
            O que ela faz?

            Nada!!!!
            ( exatamente como ela tem feito até hoje)
            Vem a política econômica setorial e de desoneração do Mantega para tentar impulsionar aumento de produção.
            Fracassa e põe as contas publicas em situação delicada.

            Aí vem o reequilibrio Cambial.
            O Dolar dispara.

            Deveria ser uma Boa Noticia.
            Bastava que o Governo tivesse tido C*lhões de tomar duas medidas.

            1- Expor de forma clara a população que, com forte apreciação do Dolar, a inflação ficaria fora da meta.
            Não há politica de Monetária ( Taxa Selic) que segure isso, é simplesmente enxugar gelo, ou como disse o Stiglitz, o BACEN está matando a economia e não produz efeito na inflação.
            Simplesmente pq a inflação é de Custos, não é de Demanda.

            2- Abrir a economia naquilo que fosse viável.
            A unica forma minimamente possível de segurar preços é um choque de Oferta.
            Sem aumento de Oferta de Produtos ou Serviços, os preços não caem.

            Também ajudaria o Governo a recompor suas perdas se vendesse por exemplo algumas estatais que não servem pra nada.
            Correios por exemplo.

            • Fanjos

              Agora vc deixou mais clara a situação.

              É exatamente isso que o governo Dilma fez….. Nada, simplesmente deixou o barco a deriva para seguir conforme o vento soprasse sem ninguém no timão para controlar para lugar nenhum.

              Sobre o estimulo ao consumo já pensando no aumento dos empregos/produção, já era obvio que o empresario daqui não iria aplicar, ampliar, produzir nada a mais por aqui, salvando-se raríssimas exceções, basicamente por alguns poucos motivos que já são extremamente conhecidos:

              1- Empresários (principalmente os grandes) do Brasil são acomodados (alguns safados mesmo), nunca tiveram que enfrear concorrência acirrada ou mesmo um consumidor extremamente exigente e muito menos concorrência global de maneira livre, sempre tiveram um governo mãe para passar a mão na cabeça e isso é desde sempre.

              2 – Empresários sempre tem um pé atras para investir aqui, pois as leis mudam do dia para noite não dando garantias para investimentos de longo prazo, salvo para pouquíssimas empresas que são tratadas a “pão de ló” pelo governo e tem leis que sempre a beneficiam (oi montadoras!)

              3 – a Infraestrutura básica como transporte, estradas, portos, ferrovias para escoamento da produção e facilitação da distribuição e comercio é da época do guarana com rolha e parece que ninguém se importa muito com isso.

              4 – E por ultimo mas não menos importante, aumentar a produção alem do risco da instabilidade esquizofrênica legal do governo, falta de infraestrutura ainda tem o problema para contratar.
              Contratar mais com os custos de se manter/demitir um funcionário é ridiculamente grande, o que gera mais um risco, e se a situação piora como faz para mandar embora aquele funcionário quando não for mais necessário?Ai dependendo da empresa e do sindicato o empresario se lasca pagando mundos e fundos simplesmente porque precisa desligar o funcionário para não começar a tomar prejuízo.

              Por essas e mais algumas coisas que o empresario no Brasil simplesmente aumenta o preço em vez de produzir mais, mas isso vc já deve saber também, basicamente todo mundo já sabe disso.

              • Thiago Porto

                Não se iluda comigo, eventualmente eu vou defender o Governo.!!! kkkkk
                Quando eu achar achar que devo.
                Mas ultimamente isso tá mais raro que Mico-Leão-Dourado.

        • Tosoobservando

          Em 2013 o pessoal protestou entao a toa? kkkk

          • Thiago Porto

            Não vi nenhuma plaquinha dizendo “Aumenta a Gasosa”!

            • Tosoobservando

              Mas era barata? Que eu saiba aqui a vida inteira foi cara, nunca chegamos nos patamares americanos de pagar centavos por uma gasolina pura.

              • Thiago Porto

                Pede pro Fanjos te explicar, estou com preguiça.

                • Tosoobservando

                  Eu conheço esse papo, que nao teriamos nem vamos ter gasolina barata pq nao somos auto-suficientes e tb tem os altos impostos etc… Mesmo assim nao é desculpa, e outra, o governo gastou muito dinheiro a toa, em vez de investir no necessario (tirar o pre-sal no momento certo).

                  • Thiago Porto

                    Papo? Que papo? Não falei nada.
                    Eu enh…
                    Mãe Diná agora é…

      • Luiz

        EU não votei na Dilma. o/

        • Thiago Porto

          tá comemorando pq?
          Tá levando ferro do mesmo jeito!

          • Luiz

            To comemorando que a culpa não é minha.

            • Thiago Porto

              Não vejo nada pra comemorar.
              Tb não votei nela e estou pagando o pato do mesmo jeito.
              Enfim.

              • Tosoobservando

                Eu comemoro o fato do PT ser ripado das eleições, agora nas municipais, e em 2018 dos estados e do país. Nao falemos desse mal jamais retornaremos, mas um bom tempo o povo nao cai.

    • Fanjos

      O PT NÃO TEM CULPA NENHUMA, A CULPA É DA BURGUESIA APROVEITADORA GANANCIOSA QUE NÃO QUER AJUDAR E DOS ABUTRES IMPERIALISTAS

      LACRA 13 E MUDA MAIS E CHORA MAIS REAÇA, COXINHA, NÃO VAI TER GOLPE.

      Resumo do texto acima

      • JonathamRJ

        O zé ruela depois que lacra o 13 vem querer dividir a culpa com todo mundo. Esse governo foi eleito por você PerobaC, e por 51% dos idiotas que gostam de um governo inchado, patriarcal, intervencionista e autoritário. O problema não são TODOS os brasileiros e sim brasileiros como você que depois de cagar na urna vem com essa de todos somos culpados.

        • Fanjos

          Alias ultimamente o que mais aparece é “isentão” querendo dividir a culpa de toda a bos#@ que os petralhas causaram no qual lacraram fortíssimo no 13 e agora querem distribuir os problemas com quem não tem nada haver com a historia.
          É aquela sujeira básica que os esquerdistas sempre fazem: Quando alguém fez algo certo( geralmente alguém não ligado a esquerda)….é mérito da esquerda iluminada! Depois que a esquerda causa um monte de mer@# como sempre..a culpa é dos neoliberais da direita malvada.
          Só rindo mesmo

          • JonathamRJ

            Sempre Fanjos. Já tem esquerdopata dizendo que o Zica vírus é coisa dos países que perderam a disputa das olimpíadas e não se conformaram….. SEMPRE querem atribuir o fracasso a terceiros!

  • Paulo

    E recuperar o dinheiro desviado, nem pensar né? gasolina já passou de R$4,00 faz tempo em Porto Alegre, Álcool a 3,50…. E o pior que nem dá pra chamar de gasolina, essa mijolina braba…

  • zekinha71

    Deixa começar a rolar os processos por causa da bolsa de NY, vão ter que entrar essa empresa e mão beijada e ainda vai sobrar muitas dívidas pra serem pagas.
    Realmente eles não vão privatizar a PTbras, simplesmente darão e nós receberemos os restos dos boletos para serem pagos.

    • JonathamRJ

      Já há processos na Holanda e na Espanha de investidores lesados…. esqueçam… a Petrobrás acabou. A esquerda brigou tanto para não privatizar.. não vender… não abrir o mercado que acabou, em razão da sua extrema incompetência em administrar qualquer coisa, quebrando completamente e de maneira permanente a Petrobrás.

      • Fanjos

        Esperar o que de uma “administradora” que conseguiu falir até uma lojinha de 1,99?

  • mariostefa

    A Petrobras não produz Etanol. Compra de usineiros, pagando entre R$ 0.70 e 0.80 por litro , deve por um pouquinho de agua pra render mais $$$$ , e é vendido nos postos + – R$ 2,70, aqui em SP. Essa é a função da Petrobrás. Pq as usinas não podem vender direto aos postos ?

    • João Cagnoni

      No caso do etanol, os impostos são baixos (15%) em comparação com a gasolina (36%). Não dá nem pra culpar os impostos, isso é safadeza mesmo.

    • Rodrigo

      Se não estou equivocado, para o caso do etanol existe uma “justificativa oficial” para os aumentos. Segundo o Governo (usineiros, na vdd) o preço do litro do etanol aumenta em concordância com o da gasolina para que o consumidor não migre imediatamente para o derivado da cana. Isso é para adequar a oferta à demanda. Do contrário, as usinas não teriam capacidade produtiva para suprir essa nova demanda e o preço aumentaria de qualquer modo.
      Explica, mas não justifica. Com uma frota de veículos flex tão alta (da última vez que li pouco mais de 50% da frota era flex), não deveríamos ter uma dependência tão alta do petróleo. Senão, pra que carros flex se em muitas regiões do Brasil o etanol é inviável?

      • Thiago Porto

        Etanol é combustível limpo pra inglês ver.
        Só vale a pena para quem vive em Estado produtor e as vezes, nem nesses.

        • Rodrigo

          No atual nível tecnológico brasileiro, é o que tem pra hoje, hehehe.
          Não espero ver híbridos e elétricos rodando no BR em larga escala enquanto eu estiver vivo. Talvez a próxima geração testemunhe essa mudança de paradigmas.

    • awatenor

      Vcs estão com sorte. Aqui no Norte (não é Nordeste, é Norte), o álcool está por uns 3, 40 a 3,50, quase o mesmo do gasálcool.

  • PedroHMC

    Deixa falir logo essa m*rda e abram o mercado para as empresas de petróleo estrangeiras, precisamos de concorrência para termos preços e gasolina melhores

    • Fanjos

      mas mas mas mas….e os cabides de emprego para “cupanheiros” como fica?

  • Luiz

    É isso aí. Dívida de mais de 500 bilhões e quem vai pagar somos nós. Desgraça de (des)governo.

  • Fabão Rocky

    O governo sabe q o brasileiro é um povo acomodado e não tá nem aí p/ nada. Enquanto tiver carnaval e futebol, tá tudo maravilhoso. É por isso q o governo “mete a faca” mesmo.

  • Kaian Reis

    Aqui onde eu moro o preço do álcool está R$3,80 e a Gasolina comum R$4,05 isso porque é na bomba de desconto em dinheiro

  • Gran RS 78

    Infelizmente são sempre os consumidores que pagam pelos roubos e erros dos politicos, nesse caso da Dilma e do PT. O certo seria ter o mesmo sistema que existe em países sérios que é o preço do dia do barril. Se os preços sobem automaticamente é repassado na bomba o mesmo vale para as reduções de preços, mas como estamos no Brasil, aqui é tudo ao contrário. E viva o Carnaval, BBB e futebol. Triste de mais isso.

  • Felipe S. Rangel

    Aqui na minha cidade é R$ 3,80 a gasolina e R$ 3,30 o álcool.

  • DRezende

    Vamos deixar a meta aberta e, quando atingirmos a meta, dobramos a meta!

    Próximas metas: R$ 5, R$ 6, R$ 7 o litro da gasolina!

  • Brasileiro

    PTBRAS!

  • Airplane

    Quem mandou votar na presid.Anta!

  • Thiago Cesar

    Status:

  • tjbuenf

    Não me recordo que os impostos da gasolina foram reduzidos próximos a eleição. O que me lembro é do preço ter sido congelado para não pressionar a inflação. Congelar e reduzir são coisas diferentes. Independente disso, congelar é uma péssima opção por privar os consumidores de udufruirem de situações como essa.

    Vejo muita gente falando no preço alto do combustível, o que é verdade. No final do ano passado tirei essa foto em um posto no RJ e dá para ter uma noção de quem são os maiores responsáveis pelo pelo alto dos combustíveis. Acredito que muitos que reclamam se quer sabe a taxação que os combustíveis sofrem em seu estado.

    • FabioH

      Não reduziu efetivamente, mas utilizou manobras para segurar o preço na bomba e consequentemente a inflação q sempre esteve pressionada, através da Cide por exemplo, que voltou começo do ano passado após periodo eleitoral.

      • tjbuenf

        Não deixa de ser o que eu falei…

  • FabioH

    Quem é contra privatização precisa entender que não é apenas a questão de incompetência gerencial do governo, mas uma estatal enorme como a Petrobrás sempre vai atrair o olho gordo de políticos em busca de uma boquinha. Sei que a janela de oportunidade já pode ter passado, mas o ideal seria o gov não se meter a administrar empresas, deixar o mercado atuar livremente, o gov tem outros assuntos muito importantes para se preocupar, questões básicas como educação e segurança por exemplo. Não tem essa de “antes ninguém reclamava”, MUITA gente já alertava sobre o controle de preços praticados pelo gov, não apenas na Petro, mas no setor de energia e em outros também.

    • Vinicius Luz

      Fabio. Concordo plenamente!!!! Governo não tem que ser dono de empresa. Empresa é com empresário! Governo tem é que criar agencias reguladoras para fiscalizar o setor. Perderam a chance de privatizar a Petrobras, quando esta era valorizada. Coitado do fulano que tirou seu suado $$ do FGTS e aplicou numa empresa administrada pelo governo !!!!! Taí a situação. A empresa tá falida devendo MEIO TRILHÃO, o dinheiro dos investidores viraram poeira, o setor de OIL&Gas (que eu trabalhei por mais de 10 anos) está quebrado pois dependia exclusivamente de um único cliente, O governo usava a Petrobras para fazer superávit, e agora a fonte secou, sem contar a lotação de cumpanheiros dentro da estatal. Esse é o cenário atual. Triste fim de uma empresa que já foi considerada a 8ª maior do mundo!!!!!

      • FabioH

        Pois é Vinicius, mas o que o governo “do povo” fez foi exatamente o contrário, tirou o poder das agências reguladoras, quem trabalha nelas sabe que elas estão esvaziadas, acho que dessa forma o gov tem condições maiores de manipular os setores.

  • Evandro Vieira Teko

    nessa placa ta baratoooooo….aqui em Brusque sc minimo 3.69 podium 4.88 comum 3.63

    • rodrigomalc

      Aí ainda está bom então.. RJ = 3,89 a comum em posto de bandeira

  • zeh

    …querem tirar a diferença do mercado externo no bolso do dono de carro…..aumentando os preços…chega ser ridiculo…..uma hora a bolha estoura…

  • Leonardo Teixeira

    Minha saída foi instalar um gnv, alem de 75% de desconto no ipva, rodo 220km com o cilindro cheio

  • Daniel dos Santos

    Os Ptralhas seguraram os precos nos periodos pre eleitorais, endividando mais e mais a compania…agora estamos pagando a conta.

    O povo merece o governo que tem.

    É só chegar o carnaval que o povao esquece a crise.

  • Jackson

    Brasil sempre indo contra a corrente.

  • Nando380

    Só pra piorar outros dois países estão ameaçando processar a Petrobras por prejuízo da corrupção, então se acontecer vai ter mais um leve aumento na gasolina para o brasileiro nada que uns 6,50 o litro para cobrir o valor do processo que vai levar sem dúvidas.

  • Ernesto

    Estou escrevendo agora, mas antes de mim já foram 185 comentários. Li alguns, mas destes, nenhum comentou sobre o processo que a Petrobrás está sofrendo nos EUA devido à corrupção e consequentemente a perda de valor das ações e prejuízo dos acionistas. Lá nos EUA, eles estimam que a corrupção provocou perdas de 28 bilhões de dólares! E quem irá pagar a indenização pela corrupção deste Governo? Nós, cidadãos brasileiros! Parabéns aos que ainda acreditam no PT!

    • Vinicius Luz

      Ernesto, Não só os EUA, que lá a justiça funciona, agora também a Holanda e Espanha estão preparando ação contra a Petrobras. Nada é tão ruim que não possa piorar!!!!

      • Ernesto

        Verdade, Vinicius. Após postar meu comentário li que na Europa também haverá ação contra a Petrobrás. Fora toda a dívida que já beira os 600 bilhões de reais, a Petrobrás ainda terá mais uns processos para bancar. O PT realmente conseguiu destruir esta Estatal!

  • PrGirafales

    se esses fdp nao tivesse destruido a petrobras, hj poderia baixar o valor do combustivel e segurar a inflação… mas nao, aqui é o inverso do resto do mundo, brasileiro, o povo mais explorado do mundo por impostos

  • Wesley Souza

    Melhor coisa que nosso governo faria era vender 49% da Petrobras, e deixasse a direção na iniciativa privada para que ela pudesse a voltar a dar lucro.

    • Vinicius Luz

      Wesley. Isso precisava ter sido feito antes, quando a empresa estava sendo considerada a 8ª maior do mundo. Agora…… Vai ser difícil vender, pois com as dívidas que tem, os candidatos estão correndo. Ainda mais apoiada em grande parte na exploração do pré-sal, com o preço do barril atualmente, fica inviável. ……

      • Wesley Souza

        Você tem razão, mas quando era 8 no mundo, os brasileiros iam falar que não podia vender o patrimônio do povo, e mal sabia o povo que ela era só dos políticos em geral, Brasil está em uma incógnita, Deus abençoe o Brasil!

  • Adriano Lius II

    Esse país é uma vergonha, por isso comprei uma biz e deixo meu sport6 só para fds, malditos políticos, roubam tanto que nem devem saber o quanto pesa o valor dos combustíveis no bolso de quem trabalha.

  • rodrigomalc

    “A Petrobras é nossa” dizia o Lula.. Alguem vai dizer que ele estava errado?? O eleitorado dele (vulgo povinho mortadela) é que entendeu errado o que ele quis dizer com é “nossa”….

  • Retrato do Papai

    estoura mais esse 13! 2018 é lula lá com a força do povo! e se chiar vai ter inflação de três dígitos, mensalão 2 e mais! passar bem!

  • Jose Silva

    Além da roubalheira você percebe que o Brasil não é de jeito nenhum e nunca será um pais sério quando o preço do álcool fica na casa de 70% mais barato que a gasolina. Gasolina a gente entende, roubo na petrobras, alguém tem que pagar a conta do desgoverno, do roubo na petrobras e etc… Mas e o álcool, qual a justificativa para ser tão caro ? 1 litro de álcool aqui no interior de MG já bate R$3,00. Não poderia custar mais de R$1,50 nas bombas. Tem que privatizar todas estatais deste governo e comércio livre de combustíveis no pais. Tem gente que anda importando combustível de outros países e mesmo pagando taxas de importação consegue quase a metade que é vendido aqui.

  • Jose Silva

    Brasil precisa de políticos sérios, acabar com essas verbas de parlamentares, altos salários e números estratosféricos de políticos, tem cidade no Brasil com 100 mil habitantes que tem mais vereadores do que New York com 8,5 milhões de habitantes apenas de exemplo básico, pra que isso ? Tem cidade que não tem verba para tampar buraco nas ruas mas vai milhões de reais para os parlamentos do governo. Tem cidade que nem tem dinheiro para pagar salários dos servidores que estão com salários atrasados mas os políticos recebem em dia. Pais precisa urgente de uma reforma geral em todos os setores, acabar com altos salários de políticos, diminuir em 80% cargos políticos apenas para iniciar… O povo não suporta mais pagar pelo sistema que não devolve quase nada em troca. Tanto não suporta que já tem 3 anos que as contas do governo federal não fecha, agora chegou a vez das contas do governo estadual e municipal. Não fecha, não tem verba, o povo não consome mais, não aguenta mais pagar tantos impostos. O pais quebrou e os políticos insistem com a gastança do dinheiro que não mais existe. Game Over Brasil. Até quando o sistema vai aguentar tirar dinheiro da reserva para sustentar tudo isso ? A bomba ainda está por vim.

  • Jose Silva

    Brasil precisa de uma reforma geral, primeiro acabar com esse número absurdo de políticos e altos salários, depois uma reforma em todos os setores começando com a tributária.

    Todo trabalhador deve pagar imposto de renda seja ele mínimo, não pode existir isenção de imposto de renda. Deveria ser 5% até 1000 reais, 10% até 2000, 15% até 3000, 20% até 4000, 25% até 5000, 30% acima de 7000 e 35% acima de 10000. Sim, imposto de renda é a única fonte de renda que o governo federal deve ter, você vai me xingar, mas em pais sério é assim. O governo estadual deve arrecadar com 1 imposto único para todos produtos e serviços, no máximo 10% para os maiores estados e 5% para os menores. os produtos e serviços que você consome não podem ter impostos federais já que ele tem que ser arrecadado do imposto de renda. Sendo assim todos produtos e serviços teriam imposto único estadual. A Gasolina por exemplo teria somente o imposto estadual, nada dessa ladainha toda de imposto federal mais um monte de impostos que fazem um efeito cascata.

    Hoje um trabalhador que ganha 3000 por mês paga imposto de renda em do seu salário, paga imposto federal e estadual em cima dos produtos e serviços, por isso os preços são absurdos… Para o comerciante sobreviver o mesmo tem que jogar o preço lá em cima por causa dos impostos. Tudo é descontado no povo. Onde já se viu pagar imposto de renda e imposto federal em cima dos produtos novamente ? Isso só existe aqui mesmo, temos que mudar a realidade. Imposto em cima de arroz e feijão passam de 50% em cima do produto, fora o estadual… É um absurdo o tanto que o governo federal arrecada e não reverte para população em infraestrutura, educação, segurança, qualidade de vida…

    Se não conseguem fazer isso, que copiem o modelo americano já que na natureza nada se cria e tudo se copia mesmo… Povo não aguenta mais pagar tantos impostos. Reforma urgente já !

  • Tudo em Lugar Nenhum

    Em Floripa a mijolina comum pode ser encontrada a R$3,29 em postos de bandeira Sheel e BR! Já o etanol passa dos R$3,00 frouxo!

  • Rafael Trindade

    Aqui em Porto Alegre, a gasolina varia de R$ 3,90 até R$ 4,29. No interior do Estado, pelo noroeste, varia de R$ 4,04 até R$ 4,39

    Isto para gasolina Aditivada sempre, no caso da comum, basta tirar de R$ 0,10 até R$ 0,15.
    Ou seja, ao final de 2016, a gasolina vai estar custando R$ 5,00

  • JoãoAVR

    O preço da gasolina vai baixar. Mas será próximo das eleições para presidente, até lá tudo vai subir de preço e o que der para aumentar de imposto vão aumentar.

    O governo vai fazer de tudo para arrecadar o quanto puder, assim quando estiver próximo da eleição começará as reduções para mostrar um Brasil que está voltando a crescer.

  • Andre Henrique Melo

    A gasolina pode custar R$10.00 o Litro. o Etanol tivesse um preço baixo. No Brasil a gasolina aumenta o preço do Etanol dispara também estranho isto? Tira o subsidio da gasolina que financia o Diesel. Privatiza esse cabide de empregos como toda estatal nesta Republica de bananas.Engraçado que a dois meses atrás a Revista Exame afirmava que tínhamos a gasolina mais barata.Mandei um questionamento sobre barata a onde?Não me responderem ate hoje. Em janeiro a mesma revista com reportagem contraria. Ai fica difícil. Felizes são que moram fronteiras pagam em alguns lugares míseros R$ 0,50 o Litro de uma gasolina pura.

  • Thiago Porto

    Bem, eu não pedi nenhum detalhe da sua vida, muito menos a sua opinião.
    Mas já que vc ofereceu esses detalhes eu perguntou como eu explicaria seu caso:

    1) O seu caso não reflete a realidade geral da população, desculpe se nunca te disseram que vc não era o centro do universo.
    É para isso que existem Institutos de pesquisa e em qualquer analise de poder de compra ou usa-se a renda média do assalariado ou o salário minimo.
    2) É uma escolha sua ( comoda diga-se de passagem) permanecer num emprego de concursado mesmo que seu aumento não tenha acompanhado a inflação do período.
    3) A realidade do mundo funciona assim? Tá insatisfeito, acha que ganha pouco? Troca de emprego.

    4) no seu nivel de argumentação que despreza a comparação entre renda média e poder de compra, é bastante dificil crer que alguém como vc passou em concurso publico.
    Suponho eu seja mais um fake teenager.