Home Marcas Fiat CrossFox, EcoSport, Idea Adventure e 206 Escapade: qual é o melhor??

ford ecosport 2008 oficial 1 CrossFox, EcoSport, Idea Adventure e 206 Escapade: qual é o melhor??




O segmento dos pseudo-off-road, ou dos chamados aventureiros urbanos, cresce a cada ano no Brasil, e parece que a sede de pseudo-aventura da parte do consumidor brasileiro continua crescente. O primeiro modelo a entrar nessa nova onda, e a praticamente criar o segmento, foi a Fiat Palio Weekend Adventure, de 1999. Depois disso, as outras montadoras viram que a idéia era boa e começaram a criar os seus respectivos.

Hoje temos Volkswagen CrossFox, Ford EcoSport, Idea Adventure e Peugeot 206 Escapade. Não podemos citar a Palio Weekend Adventure, pois ela está prestes a mudar totalmente de design, e comparar o modelo atual, que já está ficando para traz, não seria muito justo.

Neste segmento off-road, o modelo que mais chega perto de ser um verdadeiro fora-de-estrada é o crossover Ford EcoSport, que até mesmo têm uma versão 4×4, e aliás vende super bem, coisa de umas 35.000 unidades por ano, nada mal.

Vamos falar de cada um dos quatro modelos, pontos bons e ruins, e depois contamos com seu comentário e sua opinião.

A Peugeot 206 SW Escapade tentou entrar no ramo off-road, mas dentro dos termos da montadora francesa. Ela não permitiu que itens muito extravagantes fossem instalados, descaracterizando a linha de conduta de seus modelos, e por conta disso, a 206 Escapade é praticamente uma 206 SW normal, como qualquer outra. Ela apenas têm 2,5 centímetros a mais que a 206 SW, amortecedores diferentes e pneus mistos, nada mais.

Um lado bom é que ela é bem mais barata que sua concorrência, ficando na faixa dos 48.500 reais. Seu espaço interno é o pior dos quatro modelos, mas por outro lado seu consumo é o melhor, 7 km/l na cidade e 9,4 na estrada, ambos com álcool. A lista de equipamentos de série da 206 Escapade é bem completa, contando com ar, direção, rodas de liga leve e trio elétrico, itens que outros modelos ás vezes não tem, de série.

A Fiat Idea Adventure já optou por um visual altamente carregado, com todos os adornos possíveis para se caracterizar a versão diferente. Seu acabamento interno é bem feito, mas por outro lado ela é bem cara, 55.600 reais, uns 10.000 a mais que um CrossFox por exemplo.

São os seus equipamentos que elevam o preço, tem todos os equipamentos que citamos no caso da 206 Escapade, e também CD player. O seguro da Idea Adventure também é mais barato que o de um CrossFox. Já seu consumo é mais intenso: 6 km/l na cidade e 8 na estrada, sempre com álcool.

O Volkswagen CrossFox é uma presença garantida nas ruas de qualquer grande cidade brasileira, mostrando que o brasileiro gostou mesmo do pequeno grande carrinho “aventureiro”, fato acentuado também pelo seu preço, bem menor que o da concorrência, de em torno de 45.000 reais, mas não sei se isso é uma boa coisa. Você vai pagar 45.000 reais por um carro popular, com motor 1.6, e apenas equipado com direção hidráulica, nada mais. Isso mesmo! Não tem ar-condicionado e não tem trio elétrico. Cadê o nariz de palhaço??

Ele não traz muitas vantagens, mas não podemos deixar de citar seu ótimo espaço interno, sua boa posição de dirigir e também a qualidade razoável de acabamento. São seus pontos meio fortes.

Já a Ford EcoSport, mais especificamente em sua versão FreeStyle, é o modelo que traz mais vantagens nessa briga complicada. Não que seja o melhor modelo, mas sim o que engana menos o consumidor. Já é um modelo concebido para ser meio que off-road, com altura maior do solo, um desempenho até que razoável, saído de seu motor 1.6, e uma lista boa de equipamentos, completa, com tudo que citamos que a 206 Escapade e também a Idea Adventure tem.

Nem tudo são rosas, as reclamações com relação ao acabamento continuam, mesmo com a melhoria do modelo novo, 2008. O consumo é razoável, empatando com a 206 Escapade: 7 km/l na cidade e 9,4 na estrada, com álcool.

Mas mesmo assim, sinceramente, dou minha opinião pessoal aqui no final: pagar mais de 50.000 reais por um desses modelos é algo que me dá arrepios. Essa faixa de valor compra carros mais completos, desde que você não tiver a fixação por levar pra casa um modelo “aventureiro”.



Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.