Home Marcas Fiat CrossFox, EcoSport, Idea Adventure e 206 Escapade: qual é o melhor??

ford ecosport 2008 oficial 1 CrossFox, EcoSport, Idea Adventure e 206 Escapade: qual é o melhor??




O segmento dos pseudo-off-road, ou dos chamados aventureiros urbanos, cresce a cada ano no Brasil, e parece que a sede de pseudo-aventura da parte do consumidor brasileiro continua crescente. O primeiro modelo a entrar nessa nova onda, e a praticamente criar o segmento, foi a Fiat Palio Weekend Adventure, de 1999. Depois disso, as outras montadoras viram que a idéia era boa e começaram a criar os seus respectivos.

Hoje temos Volkswagen CrossFox, Ford EcoSport, Idea Adventure e Peugeot 206 Escapade. Não podemos citar a Palio Weekend Adventure, pois ela está prestes a mudar totalmente de design, e comparar o modelo atual, que já está ficando para traz, não seria muito justo.

Neste segmento off-road, o modelo que mais chega perto de ser um verdadeiro fora-de-estrada é o crossover Ford EcoSport, que até mesmo têm uma versão 4×4, e aliás vende super bem, coisa de umas 35.000 unidades por ano, nada mal.

Vamos falar de cada um dos quatro modelos, pontos bons e ruins, e depois contamos com seu comentário e sua opinião.

A Peugeot 206 SW Escapade tentou entrar no ramo off-road, mas dentro dos termos da montadora francesa. Ela não permitiu que itens muito extravagantes fossem instalados, descaracterizando a linha de conduta de seus modelos, e por conta disso, a 206 Escapade é praticamente uma 206 SW normal, como qualquer outra. Ela apenas têm 2,5 centímetros a mais que a 206 SW, amortecedores diferentes e pneus mistos, nada mais.

Um lado bom é que ela é bem mais barata que sua concorrência, ficando na faixa dos 48.500 reais. Seu espaço interno é o pior dos quatro modelos, mas por outro lado seu consumo é o melhor, 7 km/l na cidade e 9,4 na estrada, ambos com álcool. A lista de equipamentos de série da 206 Escapade é bem completa, contando com ar, direção, rodas de liga leve e trio elétrico, itens que outros modelos ás vezes não tem, de série.

A Fiat Idea Adventure já optou por um visual altamente carregado, com todos os adornos possíveis para se caracterizar a versão diferente. Seu acabamento interno é bem feito, mas por outro lado ela é bem cara, 55.600 reais, uns 10.000 a mais que um CrossFox por exemplo.

São os seus equipamentos que elevam o preço, tem todos os equipamentos que citamos no caso da 206 Escapade, e também CD player. O seguro da Idea Adventure também é mais barato que o de um CrossFox. Já seu consumo é mais intenso: 6 km/l na cidade e 8 na estrada, sempre com álcool.

O Volkswagen CrossFox é uma presença garantida nas ruas de qualquer grande cidade brasileira, mostrando que o brasileiro gostou mesmo do pequeno grande carrinho “aventureiro”, fato acentuado também pelo seu preço, bem menor que o da concorrência, de em torno de 45.000 reais, mas não sei se isso é uma boa coisa. Você vai pagar 45.000 reais por um carro popular, com motor 1.6, e apenas equipado com direção hidráulica, nada mais. Isso mesmo! Não tem ar-condicionado e não tem trio elétrico. Cadê o nariz de palhaço??

Ele não traz muitas vantagens, mas não podemos deixar de citar seu ótimo espaço interno, sua boa posição de dirigir e também a qualidade razoável de acabamento. São seus pontos meio fortes.

Já a Ford EcoSport, mais especificamente em sua versão FreeStyle, é o modelo que traz mais vantagens nessa briga complicada. Não que seja o melhor modelo, mas sim o que engana menos o consumidor. Já é um modelo concebido para ser meio que off-road, com altura maior do solo, um desempenho até que razoável, saído de seu motor 1.6, e uma lista boa de equipamentos, completa, com tudo que citamos que a 206 Escapade e também a Idea Adventure tem.

Nem tudo são rosas, as reclamações com relação ao acabamento continuam, mesmo com a melhoria do modelo novo, 2008. O consumo é razoável, empatando com a 206 Escapade: 7 km/l na cidade e 9,4 na estrada, com álcool.

Mas mesmo assim, sinceramente, dou minha opinião pessoal aqui no final: pagar mais de 50.000 reais por um desses modelos é algo que me dá arrepios. Essa faixa de valor compra carros mais completos, desde que você não tiver a fixação por levar pra casa um modelo “aventureiro”.


  • miguel angelo de bastiani

    Entre todos prefiro a ECO depois o idea…

  • runner

    POSSO DAR OPINIÃO SOBRE 3 CARROS ACIMA, POIS JÁ ANDEI (NÃO SOU BABA-OVO COMO OUTROS):
    ECOSPORT: UM CARRO BONITO E ROBUSTO, ERGONOMIA RUIM, MECANICA PÉSSIMA E MUITO CARA.
    PALIO ADVENTURE: UM BOM CARRO, PORÉM COM ESPAÇO INTERNO MUITO RUIM (TIRANDO A MALA É UM PALIO, E UM BEBERRÃO.
    CROSSFOX: UM BOM CARRO, ÓTIMO ESPAÇO INTERNO, O QUE MATA É A MALA MUITO PEQUENA.

    COM RELAÇÃO A PREÇO, O CROSSFOX AO CONTRARIO DO QUE DISSE O ÉBER, É POSSÍVEL COMPRAR POR 48.000 COMPLETO, E COM UM DETALHE IMPORTANTE EM RELAÇÃO AO ECO, É QUE TODOS VEM COM RODA DE LIGA.
    O CROSS É O QUE TEM MELHOR PREÇO.

    DE TODOS, NÃO COMPRARIA NENHUM.

    • luiz claudio

      ta louco falar que o idea n tem espaço interno, vc é o falecido maior homem do mundo que mediu 2,70, bricadeira…………

  • ricardopbarros

    O EcoSport não vende 35 mil carros/ano. As vendas foram:
    2003 – 27.214 unidades
    2004 – 38.695
    2005 – 45.449
    2006 – 44.777
    2007 (até agora) – 46.119

    O EcoSport Freestyle é lindo e interessante, pena que não tem air-bag: isso mata o carro, porque senão seria excelente.

  • Guilherme

    ECO > Idea > Weekend > Escapade >>>>>>> CrossLixo!!

    Sério, o CrossFox é uma b***a! Se diz aventureiro mas vem com pneus de perfil razoável e de uso em asfalto! O famoso painel de mobilete me dá nauseas também…

    Como já foi dito, o Eco é o que engana menos, já que é um modelo que nasceu assim, e não um modelo modificado e cheio de fru-frus.

  • LuiZ

    Não compraria nenhum dos modelos citados…
    Prefiro as versões “convencionais”…

  • Luis.R.J.

    Preferia mesmo comprar uma blazer usada 4×4,ou uma tr4.Mais dos 4 eu acho que vou de ecosport.

  • Juca Chaves

    prefiro um focus

  • theo

    briga complicada em :?:c o quesito for off-road o eco vence so por causa da versao 4wd mas eu recomendo o idea adventure pde c caro pacas mas vale a pena confiem em mim q o unico problema e q ele bebe mto

  • matheus

    [Comentario #61892 sera citado aqui]

    não é por nada não… mas o crossfox agra vem com rodas de aço… roda de liga virou opcional… diz a vw que dá um ar de carro robusto… aiai, dá vontade de chorar…

  • Lucas Mendonça

    Matéria bem parecida com a publicada na quatrorodas edicao 13 (dezembro 2007)…. foi inspirada nela? Eu ate gosto de acessar o NA, mas ultimamente ele esta devendo em qualidade e agilidade com as noticias. Gostava quando via novidades legais que nao se via em outros sites e revistas, mas isto nao esta ocorrendo mais…

  • evandro

    todos esses carros não tem nada de aventureiros além do visual. pois quem compra um carro desses só quer visual e nada mais. e sinceramente, o crossfox é muito caro pelo que cobram. e o ecosport não deixa de ser feito sobre a plataforma do fiesta, ou seja, um popular com preço de sedan médio. o 206 escapade é derivado daquele mesmo 206 de 1998. desses o mais atual e o que mais tem atributos para sarisfazer o consumidor é o idea adventure. ao menos isso é o que eu penso.

  • Ricardo

    Nenhum destes, prefiro mesmo é a RANGER SPORT.

  • Lennon

    [Comentario #61917 sera citado aqui]

    Não concordo!
    O site é excelente!
    Bem elaborado, de linguagem própria e clara, organizado!
    Nos proporciona notícias atualizadas, e promove debates entre os leitores, através de enquetes e matérias polêmicas. Vc é livre p dar sua opinião!
    De todos que visito, me identifico mais com este.Os outros, pra mim, são “opcionais”!
    No mais, coincidências existem! Sempre haverão comparações entre modelos recém lançados, tanto em sites como em revistas!

  • Lennon

    [Comentario #61917 sera citado aqui]

    No NA encontramos matérias exclusivas, sim, e em quantidade, diariamente. Cita as matérias mais interessantes de outros sites tbm! E isso nos polpa trabalho.
    Os debates são livres. O que torna nossa participação mais interessante. Somos “ouvidos”!
    Não é privilégio da 4 Rodas promover este comparativo entre os “Off-Road light”. Outras publicações o fizeram ao longo do ano. E como temos novidades no seguimento agora, veremos este tema novamente, tanto em revistas como em sites!

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    [Comentario #61917 sera citado aqui]

    devendo em qualidade e agilidade?? estamos aqui postando notícias todos os dias, inclusive no dia de natal, e você vêm dizer isso??

    e com relação á matéria da 4R, sim, pegamos informações ali, mas também em outros meios, pois não queremos ter o mesmo ponto de vista de algum outro meio, e sim o nosso próprio.

  • ALE

    Ranger esporte na cabeça…

  • Sabatino

    eu prefiro Idea.
    O Fiat Sedici seria o melhor de todos.
    Tomara que chege logo no Brasil:

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/segredo-fiat-sedici-flagrado-em-belo-horizonte/

  • FORD ESCORT

    QUE QUE ISSO QUERER COMPARAR UM HATCHBACH MASCARADO DE OFF-ROAD (CROSSFOX ,UM FOX BAIANADO ,IDEA E 206 ) COM UM VERDADEIRO SUV O ECOSPORT ,QUE PALHYAÇADA AS MARCAS DIZEREM QUE PODEM COMPETIR COM O ECO ,ESTES NÃO CHEGAM NEM AOS PÉS DA ECO ,A ECO É MUITO ,MUITO ROBUSTA ,ACESSÍVEL ,CONFORTAVEL ,ALTA , UM CARRO COM RAÇA FORTE .QUER COMPARAR CROSSFOX ,IDEA COM ALGUÉM DE MESMO NÍVEL PEGA O FIESTA TRAIL ,ASSIM QUEM SABE ELES CONSEGUEM GANHAR.A ecosport para brigar com alguém do porte só se for com a Tracker ,gm.A qual ,né fpi copiada da Hyundai ,nem comprada foi.FORD É CARRO ,É QUALIDADE INCOMPARAVEL

  • Marcop

    Ecolixo e Ecoplástico TÔ FORA!!! “Escapei” de todos esses engodos e tive uma “Idéia” iluminada de experimentar e me surpreeder com os carros coreanos!!! Quem ainda não experimentou tá por FORA!!!
    Ainda bem que a Hyundai e a KIA deram um upgrade no mercado com a chegada da Tucson e da nova Sportage!!! :laugh:

  • Ricadu

    A Tracker não é copiada da Hyundai, pois ela é feita sobre a plataforma do Suzuki Vitara, marca do qual a Gm é dona. Só que a comparação aqui é com os pseudo-Suvs brasileiros, na faixa dos 50 mil, Tracker alem de ser argentino, começa nos 60 mil. Claro que na realidade Suv mesmo só começa nesta base pois o proprio Ecosport, considerado o que mais tem um tipo off-road, só as versões mais caras é que tem caracteristicas mesmo de fora-de-estrada.

  • ricardopbarros

    [Comentario #61907 sera citado aqui]

    Eu de certa forma também. Por 54.000 você leva um 2.0.

  • Ali

    Esqueceram da S10 Cabine Dupla Advantage, 2.4 flexpower, DH e AR por 55.000…
    deixa qualquer um aí no chinelo…

  • Roger

    De uma coia eu posso falar:

    O pior de todos, de longe, é o CrossFox.

    Pode ser o mais barato de todos, mas é o que menos vale o que custa. Feio por fora e pior ainda por dentro.

  • Leonardo

    Compraria o crossfox.

  • Cleyton

    Eu não escolheria nenhum destes carros.

  • HOMEOVER

    :glass:TODOS SÃO CARROS DE PERFUMARIA,NÃO ENCARAM DIREITO NEM OS BURACOS DE NOSSAS RODOVIAS.TALVEZ O MENOS RUIM NO CONJUNTO PARA OS PSEUDO AVENTUREIROS DE FIM DE SEMANA,FOSSE O ECOSPORT,APESAR DA ERGONOMIA RUIM DE DA SEDE IMPALCÁVEL,PRINCIPALMENTE COM ÁLCOOL.

  • Luky

    Que lixo esses enfeites, além de inúteis!!!

    Prefiro as versões “normais” desses carros.

  • ~ Márcio!

    Com toda a certeza, o Idea Adventure é melhor carro, apresenta otimo espaço interno, já que é um modelo descendente de uma ‘mini-van’(Idea), ao contrario de Crossfox, que descende de um compacto (fox) e 206 scarpage, de outro compacto (206). O espaço do EcoSport tambem é bom, mais o preço, manutenção, posição de dirigir, equipamentos off-roads e acessorios em geral perdem feio para o Idea Adventure.
    O IdeaAdventure vale cada centavo investido.
    Anda muito bem em asfalto, e eu, que vou muito ao interior, posso dizer com toda certeza que ele é realmente otimo para trilhas e terra, um off-road de verdade, ao contrario de muitos outros que se denominam off-road mais que na hora do vamo ver, se comportam como carros de asfalto comuns.

    ~Não quero deixar de comentar a otima qualidade do site e das informações, é o melhor site de “noticias automotivas” do país, parabens a todos!

  • Cleyton

    Gostaria de ver o ranking de vendas de dezembro,pois estou prestes a trocar o meu 307 por um vectra gtx.

  • Guilherme

    [Comentario #62001 sera citado aqui]

    Não faça isso por favor!!!!
    307 é muito mais carro do que o “Astrão” GTliXo!!! ;[

  • RUNNER

    [Comentario #61937 sera citado aqui]

    ECOSPORT QUALIDADE INCOMPARÁVEL???? PQP FALA SÉRIO……DIGO ISSO PQ MEU PAI TEM UM, E JÁ TROCOU COM 60.000 KM O JOGO D EMBREAGEM 2 VEZES, O CARRO NÃO TEM ESTABILIDADE NENHUMA (É UM PERIGO NA CURVA) ALÉM DE TUDO ISSO A MECÂNICA É A MESMA DO FIESTA E MUITO CARA……SÓ P TER IDÉIA, O RESERVATÓRIO DE PARTIDA A FRIO CUSTA NADA MENOS QUE 350,00…..NÃO É A TOA QUE A FORD SÓ TEM 10% DO MERCADO BRASILEIRO…..

  • RUNNER

    …..SEM FALAR DA ERGONOMIA, UM HORROR, PORTAS BARRIGUDAS, QUEM ANDA NA FRETE METE O JOELHO NO PAINEL, ALÉM DO PESO DA RODA NA TAMPA TRASEIRA CAUSAR UM BARULHO MUITO ENJOADO COM POUCO TEMPO DE USO…..

  • erom

    [Comentario #61917 sera citado aqui]

    Não concordo. Acho NA excelente! E de GRAÇA!
    Quanto aos carros o Ecosport é de outra categoria. porém falta ABS, airbag e computador de bordo. O resto é lixo.
    Observação: não tenho nenhum dos modelos e jamais terei nada escrito adventure ou semelhante. Acho coisa de pobre metido a besta.

  • Leonardo

    Nenhum desses carros vale o que custa,porque o preço destes modelos com ar,direção,trio e rodas chegam facilmente aos 55.000 ou 60.000 e o acabamento interno só acrescenta algumas perfumarias as vezes inuteis para o dia a dia ou pior não acrescenta mais nada de diferente das versões inferiores com os mesmos conteudos de equipamentos,eu compraria por esse valor um fit 1.5 cvt,ou poderia comprar tb um tracker com tração nas 4 rodas,este sim pode ser considerado um carro para fora de estrada,agora voltando a esses modelos do comparativo o que adianta pagar tão caro num carro desses sendo que eles não são capazes nem de enfrentar um simples alagamento,eu to fora.

  • HugoVictor

    Nada a ver… Sim,o comparativo desse mês são os mesmos carros… sim,mas quem não tem acesso a quatro rodas? Vai ficar sem informação? É só acabar minha assinatura que caio fora da 4R, tudo o que leio na revista,tem aki, Antes e de graça! Estou muito desconfiado da quatro rodas dar todos os meritos,ultimamente,pros carros da renault… é muita coincidencia… pelo que li,o Logan é um carro PERFEITO (segundo ela), agora em dezembro o Sandero bateu todos os carros nacionais da sua faixa!!! (fiesta,fox,corsa & palio!), não desmerecendo o sandero,mas disseram que o design do corsa estava velho… e do sandero…? Não? Ja nasceu velho!!! E o logan? Foi desenhado por pinifarina por acaso? Sei não… tô desconfiado de uma aliança Renault/QuatroRodas…

  • helmyjoan

    O Ecosport não é um aventureiro urbano como os concorrentes citados na matéria. Ele ja se enconta no patamar de Jipe de Entrada. Categoria onde ele reina absoluto.

    Quero ver como vai ser o duelo entre a SuperII e ele… a Fiatzinha vem com tudo e mais um pouco pra virar jipe de entrada e brigar de frente com o Freelander Cover da Ford. Se ela mantiver a exelente dirigibilidade da Palio Adventure e corrigir alguns defeitos como os bancos traseiros fixos e consumo exagerado. Tem tudo pra ser um sucesso não só por aqui, mas como no mundo todo como a Strada. Imagina se ela ganhar um teto Skydome… ficaria mais que perfeita!

  • LexusLS

    [Comentario #61894 sera citado aqui]

    Vc compra carro pra bater?

  • BrunO

    Idea Adventure..
    é o melhor.
    e o eco sport :OO:

  • Joe Schultz

    Sobre os carros: eu comprei a Escapade. 44.300 agora na promocao segura noel e fui ver todos os modelos acima… Ganhei as capas dos bancos de neoprene (780,00), controle eletrico dos vidros dianteiros e traseiros. coloquei alarme por 500,00 a +.
    Escolhi o peugeot por causa do ABS, o EBD e por causa das 16V. Poderia ser também pela vendedora que era mto gata e simpatica também…
    Deu prazer em comprar com ela… haha

    jah fui de ctba pra porto alegre e pra assuncao no paraguay e nesses 50 dias d carro novo ja rodei 5.000km. conforto 10 na fte e pessimo se alguem precisasse ir no banco de tras. estabilidade 10, rodas e pneus 10. dirigibilidade 10, soh nao gostei do lugar do controle dos vidros.
    Consumo na rodovia 11km/l alcool e d 13,5 na gasolina. eh a maior diferenca q sinto, tinha um astra 2.0 com GNV :(

    Uta a todos do NA

  • pete

    concordo com quem optou por um focus. os pseudos nao valem nada. comprei um astra 2.0 2007 que é muitissimo melhor que os pseudos, 6.5 e 9.8 a alcool e 130 cavalos. porém comprei por acaso, pois minha intencao era comprar um focus. Os minis de 55mil completos deveriam custar no maximo 30 mil e nao 55mil

  • Tassio Bahia

    Boa tarde, antes de postar minha opnião, quero parabenisar este wesite por ele nus oferecer esta maravilhosa enquete onde podemos postar nosso livre manifestação de idéias e opniões,

    Sim de todos os modelos citados eu ficaria com o CROSSFOX, um excelente carro com plataforma do fox, ele noss oferece boa dirigibilidade,um bom espaço inter e um visual que chama atenção onde ele passa !!! Alem de ter o valor mais acessivo, o crossfox é tabem um otimo carro pra reevenda alias entre 10 crossfox vendidos 8 são comprados por mulheres , otio negocio,pois nos dias atuais a população feminina estão se interessando cada vez mais por esse expanssivel mercado automotivo,! Se vc está em buca de um automovel cuja ele seja aventureiro,roubusto,bom espaço interno,boa dirigibilidade,conforto,econômico e que chame atenção por onde passa, Compre o CROSSFOX !!! dispensa Ford,Fiat,Peugeot!!e Compre VOLKSWAGEN CROSSFOX !!!!!

  • Ivani Souza

    Seja educado nos seus comentarios.
    Viajei 6.800 Km nas férias num EcoSport 2007, me surpreendi com os 12,5km p/l em média com ar ligado. Faço as revisões direitinho e dou mta atenção às trocas de óleo, o que ocasiona uma mecânica perfeita. O carro está todo original com 50.000km rodados. O segredo é viajar mantendo a veloc de 100/110km p/hora, é super seguro, confortável e nas chuvas é show. Só duas coisas que não gostei: São pequenos, o porta malas e o tanque de combustível.

  • Viriado

    De todos citados e pela experiencia q tenho compraria sempre o CROSS FOX, apesar de n ter o preço barato quanto dizem ja q comprei o meu por 53 mil sendo q a ECO SPORT estava por 49 mil, mas os comentarios de quem tem um ECO SPORT n sao dos melhores ja do CROSS FOX so escuto elogios as poucas reclamações sao q ele consome muita gasolina!

  • Leandro (mecânico)

    Eu conheço muito de carro. Vou me formar esse ano de 2009 em engenharia mecanica..
    Tive oportunidade de trabalhar com todas essas marcas e o q mais me surpreendeu foram os motores da Volkswagen. São desparadamente mais confiáveis, alem de guentarem mais o tranco.
    O crossfox citado acima pode ate não ser um carrão…mas dentre todos eles é o q vai te dar menos dor de cabeça a longo prazo…peças baratas e uma revisão mais acessível. COMPRARIA o CROSSFOx sem dúvidas! :clapp:

  • Boypretty

    Não gosto de nenhum desses sou maiis meu suv Veracruz e minha toyota Hilux SW4

  • juliano

    tem muita gente que só fala merda primeiro para dizer algo sobre os carros citado tem que ter andado em todos para começar a falar já andei em todos e posso dizer que o ideia e muito melhor que todos e sobre consumo depende muito do pé de que dirigi

    http://www.carrosnaweb.com.br/opiniaoLista.asp?fa

  • rosivan

    vou me arriscar num idea sera que tou fazendo um bom negocio…..

  • Mônia Carvalho

    Eu tenho um EcoSport e não trocaria por outro apesar de ter tido uma tara pelo Cross Fox. Mas prefiro o meu, por que desde a adolecência gostava de carros esportivos, C10 F100, Caminhonet etc.