Home Etc Cuidado com o som: carros com som muito alto poderão ser multados!

Para aqueles que costumam a ligar o som do carro no volume máximo, o hábito pode custar caro a partir de agora. De acordo com a resolução 204, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a partir da última sexta-feira (10), os motoristas cujos veículos que forem flagrados emitindo nível de som superior a 104 decibéis serão penalizados com o pagamento de multa no valor de R$127,69. A infração é considerada grave e prevê a perda de cinco pontos na carteira de habilitação.

Para que a infração seja constatada, um agente de trânsito terá que colher uma amostra do ruído utilizando um decibelímetro, instrumento que mede a intensidade sonora. O aparelho deverá estar a 0,5 metro de distância do veículo em questão. Sons de buzinas, sinalizadores de marcha ré, motor e sirenes estão isentos de multa.

Carros de divulgação publicitária, como caminhões de venda de botijões de gás, por exemplo, também estão livres da fiscalização, desde que estejam devidamente regulamentados.

[Fonte: Carsale]



  • streetsom

    assim como os instaladores som automotivo trabalhar com este tipo de lei k o governo cria

  • Márcio

    Acho que isso tem que ser revisto pois nem todas os agentes de trânsito tem o decibelímetro, e outra se eu tiver com som do meu carro ligado e estiver vindo um agente de trânsito e eu abaixar ou desligar o som ele pode me obrigar a aumentar o som para ele medir???? se não é só prestar a atenção que fica tudo certo né. um abraço a todos.

  • Danilo Fernandes

    Acho muito bom esta lei, porque muita gente diverge sobre o melhor tipo de música, e ninguém é obrigado a ouvir o que não quer.

    Mas geralmente quem coloca o som no último volume, está preocupado apenas em mostrar a todos a potência de seu som, e não com a música.

    è tipo asssim: Olha aí galera, eu possuo um som muito bom, confiram! ou : engulam, gastei muito dinheiro nisso e preciso mostrar a todos.

    Analizem que é isso mesmo!

    abraço a todfos.

    danilo fernandes

  • Naves

    Bom ninguem tem dúvida que esta atitude de deixar o som alto em seus veículos parados, perturbe e encomoda muita gente, e isto oculpa a polícia que poderia esta dando segurança em nosso bairro ou até mesmo prestando socorro a vítimas. por isto penso que a lei teria que ser mais rigida contra estes infratores, que de imediato ter seu veiculo apreendido e ter uma multa e perda de ponto, sem que a polícia precisasse de aparelhos e outra formas para comprovar a infração. Ja foi feito uma pesquisa policial em minha cidade e este tipo de infração tem oculpado muito os policias e não tem o que fazer, pois não possui tal aparelho. Melhor as autoridades pensar o mais rápido neste assunto de que ficar pensando em engates paraq veículos.

  • Magela Toledo

    Acho que estamos na contra-mão da educação, tem gente grilando direitos. O DETRAN devia montar um curso de cidadania juntamente com o Judiciário e antes de multar por pena judicial faze-los frequentar o curso ensinando que o Direito de um termina onde começa o do outro e que o gosto é pessoal e ninguém tem o direito de grilar direto de ninguém e se for pego em nova ocorrencia aí sim, multa e penalidade.

  • Luan

    Acho essa lei uma coisa absurda!!!
    poxa… q nem o kra ai em cima falo,em vez de ta prendendo ladrao,prestando socorro a vitimas entre outras coisas,eles vem enxe o saco primero cm o engate dos carros e agora com o som!!
    axo q eles nao tem o q fazer nao…tb com a nova lei do som o carro n pode ter spoiler traseiro,saia e nem turbo sem c o d fabrica!!!
    o q eles kerem??Ferrar com as pessoas q trabalham com isso??
    tao conseguindo mais essa historia do som ja eh muito.em vez d fazer leis pra ajudar a populaçao eles so tao ferrando com nos…
    pra min esses dheputhados sao um bando d imbecis q n sabem como lidar com a crimilnalidade e vem enxer o saco d quem esta quieto ¬¬

  • Anderson

    É mais ninguem é obrigado a ouvir oq a pessoa ta ouvindo!!E ainda se as pessoas quiserem, trabalhem com outra coisa. E ainda “enxer o saco d quem esta quieto” acho q não é isso não, quito os carros não estão, tão mais barulhento do q deviam!!
    Ainda mais meu vizinho tem um desses carros com o som altissimo, as vezes ele chega aqui +- 11 da noite e fica até as 6 da manhã com o som na quela altura!!
    Ainda bem q fizeram essa lei!!!

  • rodrigo

    para essa lei é uma forma de ditadura

    nao é td mundo que temq ficar em casa tb vendo televisao

    tds tem direito ao lazer mas td ao seu tempo no horario certo

    afinal trabalho a semana td quando acho um tempo pa me divertir vem

    essa lei idiota!!!

    vamos impor condiçoes e nao cortar o som!!!

    • Paulo

      vamos ter que respeitar sim, compre fone de ouvidos,ou o estresses que estamos vivendo vai destruir o som e os donos tb,isso é uma gde guerra.Sejamos inteligentes,pois quem tem casa no interior está espantando os pássaros e prejudicando a todos.
      Se isso fosse bom
      para o ser humanos ,nasceriam com isso nas costas.Paulo

  • Vagner (jabo)

    Sou contra essa lei, mas tambem entedo q o som altomotivo incomoda muita gente. Acredito q ela deveria regulamentar apenas o horario de 22:00 as 06:00. E quanto ao comentario de “”……..”” que disse que o direito de um começa onde termina o do outro deveria ser pensado melhor, que não é uma consepção minha mas da Constituiçao de 88 que dis em suas leis fundamentais, “Todos tem direitos iguais”

  • CRISTIAN

    BOM GALERA

    EU TBM ACREDITO QUE TODOS TEMOS DIREITOS IGUAIS
    BOM SOU APAIXONADO POR SOM AUTOMOTIVO, MINHA VIZINHA POR SOM MIC OU SEJA SOM CASEIRO TODOS TEMOS NOSSOS GOSTOS.

    MAS OQUE EU GOSTARIA DE DIZER É QUE SE AS PREFEITURAS DESSE UM LUGAR UM ESPAÇO PRA QUEM GOSTA DO SOM TUDO SERIA MELHOR
    NOS FINS DE SEMANA TRER UM PONTO DE ENCONTRO PODR CURTIR NOSSOS SOMS ATE MAIS TARDE
    EM UM LUGAR PROPRIO POXA ISSO SERIA O MAXIMO, E TBM PODE SURGIR SERVIÇO PRA TODOS COMO VENDEDORES DE BEBIDAS.

    BOM EU GOSTO DE SOM E SOU APAIXONADO POR CARROS TUNADOS,
    AI UM GRANDE ABRAÇO A TODOS

  • José B.

    Em minha cidade a polícia tem atuado rigorosamente contra esses abusados. Não respeitam os timpanos dos cidadãos. pq eles não estacionam seus carros na porta da casa da mães deles, e detonam toda a potência do seu som?. Não importa o horário: som alto em veiculos (tanto faz párados ou em movimento) tais veiculos são conduzidos à delegacia de Polícia e tomam as providencias cabíveis.

    • igor ferreira

      vc com certeza é mais 1 daqueles desligados do mundo q nem fode e nem sai de cima ou seja nem curti e nem deixa os outros curtirem nao sabendo vc q cada 1 tem seu modo de laser e agente tem q fazer o q gosta mesmo se a galera gosta de som vamos curti o som eu mesmo tenho 1 montaninha socada de som quem nao gostar compra 1 protetor auricular e bem baratinho…e de uma coisa eu sei trabalho nao roubo e nem mato mas as pessoas vem o som automotivo como o pior crime do mundo e a policia principalmente…

  • Bodao

    Acho isso uma sacanagem total deveria ter um horario para curtir som alto tipo 10:00 ate 22:00hs. Tenho som no meu carro e coloco alto pra caramba na rua quando os policias chegam eu abaixo eles passam e eu aumento de novo, enfim essa lei nao adianta nada.

  • TOAD

    :laugh: :S: :glass: :cry: :blink: :evil2: :!: :lamp: :lips: :angry: :green: :|: :?: :tongue: :blush: :rolleyes: :sad: :)) :OO: :evil: :ok2: :) :( :ok: :D :girl: :>:

  • Ronaldo

    Como faço para regulamentar o som de meu veiculo, pois preciso dele para meu sustento.
    Aguardo ajuda

  • Luiz

    Sou totalmente contra o abuso de som
    tanto faz a fonte de origem (carros ou residencias)
    todos tem o direito de usufruir de suas músicas
    mas penso que dentro do limite respeitando o direito do próximo,senão vira bagunça.
    Podendo dar origem a um boletim de ocorrencia,por pertubação do sossego público e muitas das vezes e motivo de encrencas graves…

  • Lui Leal

    Pelo teor dos comentários resta aferir que, de fato, somos um povo que desconhece as coisas elementares do convívio social.
    Não há qualquer problema em ouvir som alto. O problema é impor aos outros os seus desejos, seus gostos e suas aptidões.
    Portanto, mais do que discutir sobre se som alto é gostoso ou não, a questão que gera leis dessa natureza é: como o Estado deve interferir para que todos entendam que vivem em conjunto e que isto implica em ônus e bônus (em perdas e ganhos).
    Submeter as pessoas q estão ao seu alcance aos seus caprichos é um ato criminoso (crime, sim!), que denota falta de consciência e educação.
    E palmas para a pessoa que sugeriu um espaço exclusivo para esta atividade.
    Educação e civilidade só contribuem, em larga escala, para que todos ganhem quando convivem em uma pretensa sociedade.
    Abs

  • Helcio

    [Comentario #66600 sera citado aqui]

    Olhá Pessoal! Acredito que ninguém pode pertubar ninguém – Mas quem não gosta de um som legal? Gosto muito de ouvir música, é uma terapia para a alma. No meu carro eu tenho um som legal, na rua não consigo andar com ele desligado. O problema é que nós temos que entender que não podemos pertubar a ordem pública, inclusive gerando graves conflitos. Agora é muito chato chegar em casa depois de uma semana de muito trabalho e encontrar aquele vizinho barunhento, me desculpe para aqueles que gostam de som alto e não são assim, geralmente quem gosta de incomodar não trabalha, ou é filho de papai ou/e mamae ou um atoa mesmo, as músicas não terrivelmente brega – som sem qualidade ou cultura – Que só incomoda. Todos nós temos o direito de ouvir som – mas não podemos incomodar os outros e isso é sério, procure um local adequado – afastado de residências – Você deixa de ganhar inimigos e evita multas.

  • lucas_mustang

    iradoooooooooooooooo
    hehe essa lei será muito boa pois assim as pessoas de bem
    naum será incomodada com esses barulhos

  • Paulo

    Nao sei como é que tem gente que acha que tem o direito de ouvir o som altíssimo e incomodar todo mundo e está certo. Não se enxerga nem tem consideração pelos outros. Falta de civilidade. Quer dizer que eu não tenho o diretio de ver TV, conversar e dormir na minha própria casa porque um imbecil qualquer resolve ouvir “música” (porque normalmente são pseudo-músicas cheias de tum tum tum) a alturas absurdas na rua em frente?
    A lei é bem vinda, porém de nada adianta sem regulamentação e sem que se dê meios de fiscalização e de poder coibir os abusos. Se querem ouvi som alto o façam sem incomodar a vizinhança ou usem fones de ouvido. Bando de ignorantes mal-educados!

  • kel

    Tenho muito som no meu carro.. E acho um absurdo essa lei ..

    Olha a barulheira q rola nesses desfiles de carnaval e eu nao curto ir nesses desfiles.,.. entao vao multar todo mundo q ta la…

    e nos outros desfiles q rolam durante o ano……..?????????????????

    Isso é coisa de governo q so quer ganhar mais dinheiro nas custas do povo…..

    Junto com essa lei vem junto a lei q nao pode xenon…

    por q ? Para ganharem dinheiro ……..

  • Felipe Rezende

    Pois e..
    quando colocamos o som de nosssos carros..
    acontece aquela aglomeração de pessoas.. dançando se divertindo ..
    quando 2 .. ou 3 não gostam e ligam pra policia .. e aquela motidão de pessoas que estavam lá se divertindo as vezes as pessoas que nem tem dinheiro pra ir ao um baile.. quando escuta um carro de som .. e fica doida pra dançar !
    Vai lá
    mas logo acaba !
    Alegria de pobre dura pouco ex o ditado ne!

  • Pablo

    Só tem um jeito: Descarregar 15 ou 17 balas, metade no som e a outra metade no dono do carro. Só o som da cineta do cemitério avisando a descida do filho da mãe pra cova.

  • Gilberto barbosa

    É brincadeira saber que em ambiente residencial existem pessoais colonaca como aqui na frente da minha casa, um nobre vizinha usa e abusa do som do seu carro.
    Assim como ter um extintor, pneus, farois, e todo equipamento de segurança do carro, a Lei deveri tambem proibir o uso do equipamento de som em gande volume em carros passeios evitando e controlando um possivel uso indevido pelo motarista…evitaria em estivesse bebado colocar e aumentar seu som alé do limiti..
    abraço a todos..Gilberto

  • MARIA ERICELIA L C GOMES

    MARIA ERICELIA
    É incrível que em pleno ano de 2009 ainda tenhamos que nos deparar com este tipo de problema. Aonde está a evolução do ser humano. O Sr. kel acha-se no direito de comparar o som automotivo agredindo em área residencial com o carnaval; o Sr. Bodão acha-se o cara porém não o é pois como ele mesmo disse quando a polícia se aproxima ele abaixa, se é o cara e acha que está agindo certo porque não encara?!, o Sr. Felipe Rezende é praticamente um defensor de causas sociais inócuas porém deveria dispor de sua prórpia casa enche-la com os necessitados de divertimento colocando um fone de ouvido para cada um e estourando-os com o som alto. Enfim a lei é correta, e também podem os interessados em utilizar som alto em veículos reunírem-se e prepararem um ofício direcionado aos órgãos do governo solicitando um espaço para colorarem seus carros e respectrivos sons, MAS ATÉ QUE CONSIGAM A SUA REINVIDICAÇÃO RESPEITEM AS PESSOAS, RESPEITEM A LEI, UTILIZEM FONES DE OUVIDO E ESTOUREM SEUS TÍMPANOS. A ética e o bom senso é tudo nunca podemos imputar a quem quer que seja as nossas vontades, isso é desrespeito.
    melcgomes@ig.com.br

  • José Roberto Gomes

    Uma pessoa que coloca o som alto no veículo, certamente sofre de algum recalque e está tentando chamar a atenção porem precisa entender que seja qual for o seu problema ( falta de ereção , penis pequeno, fantasias homossexuais inrustidas …) as outras pessoas não tem culpa e não têm que ser punidas por isso, um Psicólolo pode ajudá-lo . Se não for esta situação, se acha que é o cara e que está disposto a proporcionar divertimento , aluga o OLIMPIA, contrata artistas e libera entrada gratis para os amigos.

  • FATIMA

    ESTOU COM UM PROBLEMA SÉRIO NA MINHA CIDADE, POIS VIROU UMA CIDADE SEM LEI, AQUI TUDO O QUE ACONTECE A POLÍCIA DIZ QUE NÃO PODE RESOLVER, ESSE NEGÓCIO DE SOM ALTO É UM DELES,
    SO PENSO O SEGUINTE, SOM COM MÚSICA BOA NÃO É RUIM, MAS EM HORÁRIO QUE PODE, E QUE NÃO ENCOMODE NINGUÉM, QUE QUER DESCANSAR PARA PODER TRABALHAR NO OUTRO DIA, AQUI NA MINHA CIDADE SO QUERIA QUE A POLÍCIA FIZESSE ALGO COM ESSES INDIVIDUOS.

  • luan

    Pow mais que nada aver essa lei ai!
    Acho que esses caras ai que estão a favor dessa lei são uma cambada de invejosos que nao tem oque fazer final de semana!Chamam a policia só pra ver os vizinhos se fuder “/!
    e nao adianta o “poder” ter feito essa lei como é que eles vão cuidar de todos que tem som alto?é ficar dando soco na parede,nao vai adiantar de nada porque se a policia chegar é só diminuir o som e dai como é que a policia vai provar que o cara tava escutando musica além do nivel permitido? pow e 104 decibés equivale a quanto?como vamos poder medir a altura do som?todos vamos ter que comprar um decibelímetro? fala sério né meo!

  • Beveka

    Eu acho isso um absurdo uma coisa que é paga com o suar do nosso trabalho não pode ser esufruida da maneira que o dono deseja essa proibição e coisa de INVEJOSO QUE NÃO TEM CONDIÇOES DE TER UM SOM DE VERDADE NO CARRO, por isso que eu estrondo e PERTUBO TODO OS ENCOMODADOS MESMOOooOoO

  • marcio

    A lei deixa livres de fiscalização carros de publicidades!!!
    Então quer dizer q aquele trio eletrico da casas bahia pode passar em frente de casa e tremer tudo? E aquele caminhão… para deputado estudal , federal, vereador….. com as mesmas mentiras de sempre estão livres de fiscalização?
    Se é lei e para todos…

  • Paulo

    Tudo bem o som alto prejudica, gostaria de saber se o agente policial q ñ tem o decibéis ele pode multa. Ou se ele tem altoridade para mandar desligar o som "isto ñ e abuso de poder".

  • Luiz

    Essa LEI só foi necessária porque muitos abusam do 'poder' que o som do carro lhes dá. Não tem outro jeito de aparecer ficam estragando os próprios ouvidos e dos outros também.

    Então não reclamem agora, vocês são os maiores culpados por isso tudo.

    Se tivessem respeito e um pouco de educação saberiam que ninguém se 'diverte' incomodando os outros.

    eu também trabalho todo dia, acordo cedo e já perdi a conta de quantas noites não dormi por causa de pessoas que estão se "divertindo" na frente da minha casa.

    isso tá afetando a saúde de toda minha família! por causa de gente que se acha no DIREITO de fazer os outros ouvirem sua barderna.

    quer som alto? enfie um fone no ouvido e estrague sua audição sozinho!

    e lei tem que ser pra todos mesmo, carro de propaganda, politicos, tudo.

    vão procurar um trabalho melhor pra fazer!!

    CHEGA DE POLUIÇÃO SONORA!!

  • FARRADOR

    Som e otimo mas acho que tem que ter o local e

    o horário, mas tem jeite que ja ver esso de uma forma com si

    fosi um crime, sei que e dependedo do horario e do lugar,

    mas acho que fica mas complicado ainda si a galera xingar, por som

    e vicio e a mesma coisa do que vcs gostam… Uns gostam de tomar umas

    outros gostam de cigarros outro gostam de drogas e outro de da o cu,

    entam galera si ligar ai a coisa nao fuciona assim nao!!!!

    E quem nao gosta de som automotivo vam si fuder!

    • Jonas Parreira

      olá, que feio seu linguajar.
      faça um bom curso da lingua portuguesa e aprenda no minimo escrever.
      quem sabe seu transporte seja ainda financiado e vcé o tipo que nem ganha para isso, que é muito comum no sujeito que fala que é brasileiro.
      vc nem sabe o que é civismo. Então é nóis.
      Abraços,pense nisso,qdo ficar mais velhinho, será mais ridiculo ainda.

  • Paulo Ed

    o Brasileiro só sabe copiar e mostrar o que nem tem.
    sevcs nem sabem votar, querem dar opiniões.
    carro é para ir e vir.
    um carro que tem um custo baixo, tem som que o suposto dono ainda está devendo.
    nem tem seguro.
    usem o carro como é o certo, levar, servir e voltar.
    e não causando situações desagradaveis e até consequencias trágicas
    sejam sensatos, usem fone de ouvidos.
    sejam civilizados.
    abraços, sejam homens e não meninos exibidos
    È educado falar baixo.
    abraço a todos e pensemos nisso.