Mercado Montadoras/Fábricas

Cuidados com acessórios de concessionária

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Muitos modelos de automóvel apresentam acessórios extras disponibilizados pelos concessionários. No entanto, muitos itens nem são homologados pelo fabricante do veículo e podem dar dor de cabeça para quem deseja personalizar o carro novo.

Geralmente os vendedores oferecem outras opções de rádio, multimídia, alarmes com acionamentos dos vidros, vidros elétricos adicionais, controles na chave, entre outros. O principal argumento é que o cliente evitaria perder a garantia ao colocar itens similares em lojas independentes ou ter um mau serviço fora do concessionário.

Mas, em muitos casos, o cliente acaba percebendo que os acessórios e dispositivos instalados apresentam defeitos, decorrentes da instalação ou não homologação do equipamento. Em outros, o veículo acabou sendo levado à uma loja independente para a instalação do produto, tendo um custo menor para a revenda que, no entanto, mantém o preço oferecido ao consumidor.

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Alguns vendedores alegam que os itens instalados são opcionais, o que significa que vieram de fábrica, mas o cliente não sabe ao certo se foram instalados com o carro durante sua fabricação.

Uma observação comparativa entre o carro comprado e um similar completo pode revelar se houve má fé por parte do concessionário. Quando o representante de vendas deixa claro que o item é acessório, então este foi instalado pela revenda ou feito em uma loja à parte. O consumidor deve ser sempre informado se o item extra é ou não um opcional.

No caso de acessório, em tese, o equipamento deve ser homologado pelo fabricante, sendo assim sua instalação coberta pela garantia. Cada novo produto lançado pelas montadoras no país possui um catálogo de acessórios originais. Para não haver dúvidas, o consumidor pode consultar o site da marca desejada para saber o que o modelo pretendido oferece além dos opcionais. Fora disso, há risco de problemas adiante.

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Mesmo assim, em caso de problemas, as montadoras culpam os clientes, pois estes deveriam questionar o revendedor sobre a origem do acessório. Os concessionários não são obrigados a vender somente equipamentos homologados pelo fabricante, já que são estabelecimentos independentes.

Assim, estes acabam também por realizar outros serviços dentro ou fora de suas dependências, tais como de ar condicionado, por exemplo. Algumas empresas especializadas realizam o serviço para as revendas, algumas até dentro da própria autorizada. As montadoras dizem que dão treinamento e fiscalizam os serviços feitos pelos distribuidores.

De acordo com as montadoras, o campeão de incidência de problemas é o aparelho de som, já que a oferta no mercado é enorme. Um dispositivo não homologado causa desde consumo excessivo da bateria até defeitos na parte elétrica. Logo em seguida aparecem os alarmes, bem como vidros e travas elétricas. Kits de GNV e ar condicionado também na lista dos itens que mais geram defeitos.

[Imagens ilustrativas]

[Fonte: Revista Quatro Rodas]





  • invalid_pilot

    To fora de acessório instalado na concessionária sem ser opcional de fábrica.

    Já vi cada absurdo como frisos laterais por 200 contos,rádio simples com USB por 700 e por ai vai.
    Eles fazem terror psicológico com a garantia e muita gente acaba pagando.

    • Dafomg

      Eu acho que depende do risco que o consumidor tá disposto a correr. Se instalar acessórios fora da css, paga mais barato e corre o risco de perder garantia. Se instalar na css, paga mais caro mas não perde garantia. Se é a css ou o fabricante que vai consertar em garantia, não importa. O importante é resolver o problema do cliente.

      • invalid_pilot

        Sou mais ou pegar carro com opcional original de fabrica ou instalar por fora em lugar bom – pagando menos e com risco de m… quase nulo

        Css nem sempre faz bem feito ou manda fazer em lugar bom – prefiro eu fazer e ter consciência

  • Carlos Juan

    Respeito o artigo, mas discordo. Vários carros com acessórios originais ou mesmo com opcionais originais apresentam defeitos nesses equipamentos. Pessoalmente tive experiência com vários carros que apresentaram defeitos em acessórios e opcionais originais ou homologados, já fora da garantia, que foram substituídos por outros produtos que nunca mais apresentaram defeitos, como alarmes, vidros elétricos, travas e retrovisores elétricos. Os acessórios homologados ou de fábrica na verdade são fabricados pelos mesmos fabricantes que fornecem ao mercado geral. O que ocorre é que cobram muito mais para LUCRAR com essa homologação. Se o acessório é de uma marca idônea (geralmente as mesmas que fornecem para as montadoras) e a instalação foi feita por um especialista e de forma correta, principalmente na parte elétrica, respeitando a carga dos fusíveis e as características especifica do sistema elétrico do veículo, dificilmente haverá problemas e, se houver, esses acessórios também possuem garantia. Por isso, fica a dica de exigir sempre nota fiscal e adquirir e instalar produtos de marcas e revendedores idôneos. É ISSO.

    • Evandro

      Pra mim, uma boa parte desses problemas são causados por “profissionais” sabe, ultimamente tem muita “mulecada” trabalhando em lojas por ai, ai acabam por fazer uma instalação mal feita entende? abs

      • 0terceiro

        Mas se a “mulecada” estudou e aprendeu a fazer o serviço direito, qual o problema?
        O problema é se o cara nem lê os manuais de instalação do aparelho e sai instalando por aí…

        • Evandro

          Viu, não estou falando de empresas sérias, que empregam jovens com instrução, estou falando de lojinhas, que empregam qualquer muleque que saiba emendar um fio com fita isolante….

    • Via de regra qualquer produto, ainda mais se for eletrônico, pode dar defeito. Isso pode acontecer ao comprar uma TV de marca boa , smartphone de última geração e por aí vai. Não vai ser diferente com acessórios para carros. A maior questão aí é quem presta a garantia.

    • Edson Fernandes

      As vezes eles cobram mais no carro porque homologar isso gera custos para a fabricante. Ao contrário do acessorio na ccs que quase sempre se leva a um terceiro.

      Mas para mim, o importante é que muitos carros tem preços abusivos nos opcionais… isso deveria ser mudado.

  • Paulo Duarte

    Fora a balela das centrais multimídia! Muitos vendem centrais de marca xing ling dizendo ser original da montadora e quando chega o carro você se depara com uma tela “FOSTON” resistiva de péssima qualidade, gps instalado (iGO) e nem informações do veículo (consumo médio, temperatura, etc) a central fornece. E ainda vendem por um preço mais caro que nas lojas de acessórios (exatamente a mesma central).

    • Moreno Rocha

      Por isso que preferi instalar um DVD Pioneer no meu carro a uma central destas. O aparelho é excelente!

      • Paulo Duarte

        A única ressalva com relação às centrais da Pioneer é que elas são visadas. Por isso ainda prefiro as originais de fábrica! Mas com certeza são de excelente qualidade!

        • Moreno Rocha

          Eu gostava bastante do rádio que veio com o meu Fox. O único porém é que a qualidade de áudio do Bluetooth era bem ruim. Por isso acabei optando pelo Pioneer. Mas, se for bom, támbem prefiro os aparelhos de Fábrica.

      • Lucas de Paula

        Esse é o melhor….

      • Bruce Wayne

        Mas o importante da telinha bonitinha não é o GPS? não consigo ver sentido em CMMs sem gps.

        • Edson Fernandes

          Bem… se vamos dar o exemplo do pioneer citado….

          Geralmente ele possui entradas, saidas, já tem preparação para um som de melhor qualidade (as saidas de uma central Pioneer possuem 4 volts e isso quer dizer que ajuda a evitar ruidos ou interferencias, além de trazer qualidade), ajustes de equalização geralmente de 7 bandas, o chip para frequencia de radio é aprimorado de forma a ouvir com qualidade de DVD e por aí vai.

          Isso sem contar a tela que tem qualidade de tocar bem superior as originais de fabrica e também uma resolução superior. Lembrando que aparelho Pioneer é possível conjugar mais de um dispositivo a entrada… (como GPS, TV, Mirror link, etc)

          Entre uma “central multimidia” e um Receiver Pioneer, eu prefiro o segundo e instalo o GPS por fora. Ou até mesmo o espelhamento para usar Waze, here maps…

          • Bruce Wayne

            Obrigado pela explicação, eu realmente não sabia das capacidades do Receiver que é realmente superior se for de uma marca boa tal como Pionner.
            Eu nunca comprei nada sonoro para meus carros, meu interesse é mais no gps ,alguma conectividade com o celular e aplicativos, e um som original no mínimo justo.

            • Edson Fernandes

              Entendi.

              Vou te dar meu exemplo quando tinha o C3:
              Comprei o aparelho Sony CDX-707 (na verdade era do meu Uno)

              Esse aparelho possui: Saidas e entradas com 4 volts, ponta da saida/entrada banhada em ouro, 8 bandas de equalização, chip burrbrown de 128 bits para frequencias de radio, ajuste de altura do som (podendo fazer virtualmente também), ajuste de palco, ajuste de posição do som, ajuste por alto falante de equalização e som espacial e ainda tinha suporte a som 5.1. Esse aparelho é 1 din e mais antigo. Tem saida auxiliar P2 traseira e só toca CD-Mp3. Não tem bluetooth.

              Esse aparelho sempre teve muita qualidade, tanto que abri mão de comprar um receiver da Pioneer justamente pelos recursos que ele possui. Hoje eu te digo que apenas versões de topo das centrais (ou receiver) de marca boa que possuem recursos parecidos.

              Mas para o consumidor comum, iria achar ruim esse radio porque os ajustes são bem complexos perto de outros aparelho onde vc ajusta tudo para todos os altos falantes de uma vez so, além de controle de graves e agudos. E no final, as vezes um som completo não é o que vende… por isso um som com qualidade geralmente sendo mais simples é o que importa.

  • Robert Alex

    Quando o tal “profissional” abre seu painel, corta os fios com alicate errada e faca, enrola tudo com fita isolante (nunca ouviu falar em conector) e diz que fez um trabalho perfeito melhor que o fabricante… prepare-se para a dor de cabeça. Se vc tem no minimo um pouco de cuidado com seu carro… desiste. Bons profissionais? Existem e sao raros, 99% trabalham com os que se acham profissionais

    • Ygor Soares

      Por isso que eu mesmo instalo os meus aparelhos de som!
      No meu 308 comprei um aparelho da Pioneer TOP, Madura, a Interface do voltante, adaptador para antena e tudo mais! Sem cortes, sem gatilhos e tá show!

    • kravmaga

      A pior besteira que se pode fazer é cortar os chicotes elétricos originais do carro, seja fazendo na concessionária seja fora dela. É dor de cabeça na certa.

      Chega a ser pior que instalar acessórios não originais mas que possuem conectores que se encaixam perfeitamente nos conectores originais do carro, como é o caso de algumas centrais multimídia específicas para um certo modelo de carro.

  • Lucas de Lucca

    Não sofro desse mal. Não instalo nada em meus carros, que sempre vendo 100% originais.

  • zeh

    …ou seja ?..dormiu de touca…leva tranca…..

  • leitor

    Acessórios e similares devem ter certificação do INMETRO de forma que sejam compatíveis e padronizados. Se o cliente não pode trocar um rádio, instalar um kit multimédia, GNV, vidro elétrico, centralina, alarme, ou outros itens, ou o acessório está fora do padrão ou o carro que está fora e por isto é ruim. Todos deveriam ser compatíveis dentro de certas especificações padronizadas e sem muitos detalhes. A ou B no máximo e sempre.

  • Douglas Pontes Silva

    Comprei faróis de milha na volkswagen pro meu fox, teoricamente original, mas colocaram um paralelo com um fio tão fino que estava derretendo. Depois mandei fazer a fiação por conta, antes que eles fizessem algo pior no meu carro e desse um problema pior, que com certeza ia acabar sendo por ” mau uso”, isso num carro 0km!

  • Douglas

    Não instalo acessório algum no carro.
    Principalmente os sensores de estacionamento, que para instalar precisa fazer uma gambiarra no fio da luz de ré.

  • Louis

    Acessório em concessionária, no máximo película nos vidros e tapetes.

  • Fabricio Jacob

    Acessorio de concessionaria, só os que dao na negociacao.
    No meu carro atual, fui aos EUA e comprei a central multimidia propria do modelo (Versa), chegando no Brasil, paguei pro proprio mecanico da nissan por fora, para ele instalar pra mim durante a revisao.
    Custou 20% do que a concessionaria pedia pela central deles e nunca deu zica. Só alegria.

  • FocusMan

    Já me falaram o absurdo de que eu perderia a garantia dos vidros caso eu instalasse as películas dos vidros fora da concessionária…. vejam só…