
O ministro Guido Mantega anunciou que analisará as condições da demissão de 250 funcionários da PSA Peugeot Citroen no Brasil. Segundo o ministro, o contrato de extensão da redução do IPI exigia que não houvesse demissões para que as empresas fossem beneficiadas pela alíquota mais baixa do IPI.
Segundo Mantega, caso as demissões inflijam diretamente o acordo a montadora não receberá os incentivos fiscais acordados.
[Fonte: Folha Online]
Notícias Automotivas Ainda vai acontecer, e você já leu aqui


washington
1/04/2009 as 18:45
Fumo neles!!!! :green:
zotzrs
1/04/2009 as 18:50
eu falei que pra min eles estao usando essa desculpa da crise pra fazer o povo comprar e mandar embora uns empregados eheh toma peugeot! isso que eu gosto de peugeot :eyess:
jjj
1/04/2009 as 18:58
bem feito!
Gustavo Souza
1/04/2009 as 19:07
Esse Brasil é uma piada!
Uma empresa em tempo de crise tem que demitir mesmo! Pra um mercado dinamico, cujas vendas não dependem apenas do aquecimento do mercado interno, em uma empresa capitalista, não existe margem pra caridade, e não tem como manter emprego de cargos dispensaveis ou redundantes!
Mas o governo Lula não entende isso… ele gosta de fazer caridade e ajudar o povo com o dinheiro dos outros!
A reduçao do IPI é algo necessario pro governo continuar arrecadando com outros tributos com o mercado interno aquecido. Mas vestiram a açao com ar populista, com esse suposto acordo pra impedir demissões! Isso é papo furado!As empresas tão vendendo menos, e vão precisar de demitir pra se manter viaveis! E o mesmo papo do que aconteceu com a Embraer a pouco tempo. Cabe ao governo criar as condiçoes pra empresa não ter que demitir, e não interferir em demissoes depois que acontecem. Ou seja, como se dois dias depois do assalto ai sim chega a policia, batendo em todo mundo, ao inves de prevenir o crime com policiamento.
No Brasil atualmente ser honesto, trabalhador, ter uma empresa, querer lucro e não querer quebrar é errado. As empresas, grandes agricultores, e industrias, que são o que mantem esse Estado INCHADO funcionando com seus impostos, são os bandidos.
É um estado que desconhece função. Acha que baixar imposto durante crise é fazer caridade, e não sua obrigaçao!
Henrique Alves
1/04/2009 as 19:13
Não pode ser! impossivel!
A regra entrou em vigor hoje, e as demissões foram anunciadas ontem.
E no tratado, a regra das demissões valem apenas como cavalheirismo, só sendo tomado medidas drásticas se várias, a partir de hoje, a infringirem, podendo até ser cancelada a redução o ipi
Luciano.MS
1/04/2009 as 19:18
Se quem forem demitidos foram os 150 engenheiros que fizeram o 207 brasil, eu aplaudo!! :clapp: :clapp: :clapp:
Luis.J.R.
1/04/2009 as 20:01
Meio equisito isso ai!Sei não.
lucianorj
1/04/2009 as 21:02
Isto se resolve fácil: não compre mais Peugeot e dê-lhes a justificativa que eles não tem! :banana: :banana: :banana:
Renan Negreiros
1/04/2009 as 22:27
[Comentario #155888 sera citado aqui]
2
rodrigues
1/04/2009 as 22:53
[Comentario #155888 sera citado aqui]
Concordo, mandem embora quem criou aquele baiacú medonho :bate: :censor:
Ronald
2/04/2009 as 10:38
Continuo dizendo:
O problema não é a Peugeot! O problema é a Peugeot no Brasil!
superleo
2/04/2009 as 12:12
Não é de hoje que a subsidiária brasileira da Peugeot/Citroën descumpre acordos e fere as leis. Não se esqueçam dos Peugeot 407 vendidos mais baratos devido a sonegação de impostos. Foi postado aqui, inclusive.
Miguel
2/04/2009 as 12:32
Tenho uma opinião um pouco diversa da sua (comentário 3, o qual não vou citar devido ao tamanho).
Parafraseando alguém (q agora não lembro) quando falou da democracia, quero dizer que acho q o capitalismo é o pior de todos os sistemas de governo/economia – mas ainda assim é melhor que qualquer um dos outros que já surgirarm.
Digo isso porque os capitalistas sempre querem a menor intervenção/regulação do governo na economia. Mas quando ocorre uma crise, o governo (do qual todos nós fizemos parte, uma vez que é o representante do Estado) é chamado a socorrer os setores econômicos. Isso se dá não só no Brasil, mas em todos os países, vide as seguradoras americanas.
Assim, enquanto tudo está bem na agricultura, na indústria e no comércio, esses setores apenas pensam em distribuir seus lucros aos acionistas (muitas vezes também demitindo trabalhadores – lembrem q muito antes da crise a indústria internacional de veículos vinha demitindo pessoas para melhorar o lucro dos acionistas), em comprar uma camionete ultramoderna para usar no campo ou adquirir um imóvel de 500m² cheio de firulas. Mas quando chega a crise, esses “mesmos setores” vão ao governo (representados pelos seus órgãos de classe) chorar suas mágoas, alegando que são empregadores de uma massa de trabalhadores e precisam de ajuda.
A Agricultura sempre foi o setor econômico de mais importância no país, o que só começou a mudar nos últimos anos. E há muito tempo “subsidiada” (não é o melhor termo, mas) pelo governo. Se vai bem, ninguém guarda; se vai mal, o governo pelos seus bancos oficiais deve emprestar dinheiro a juros módicos, com moratória para iniciar o pagamento, etc. Isso agora está ocorrendo também na indústria.
Portanto, esses setores contribuem para arrecadação do estado sim, mas também usufruem em muito do estado.
No caso da Peugeot, acredito que, sem qualquer existência de acordo, ela teria sim o direito de demitir. No entanto, o órgão representativo da indústria automotiva (da qual ela faz parte), fez um acordo (chamado de cavalheiros, verbal – nada escrito) no qual o governo reduziria o IPI e a indústria não demitiria por determinado período. Assim, as demissões anunciadas descumprem o acordo.
E porque ela está demitindo no Brasil? Simples, pq ela não pode demitir na França em virtude de acordos também!
Por fim, repito o que disse anteriormente. Ela está demitindo hoje para “limpar sua base de empregados” e, possivelmente, recontratar daqui a algum tempo outro (quem sabe os mesmos demitidos) por salários menores.
Bom, peço desculpas pelo longo tópico. – Se não for excluído pela moderação.
Adenilson
2/04/2009 as 18:44
[Comentario #155973 sera citado aqui]
Somos 3
se forem eles,a Peugeot fez um bem a humanidade :clapp: :drinkk: :smile: :laugh: :glass: :cool: :teeth: :green: :lips: :lamp: