Avaliações Hatches Longform Populares Volkswagen

Depois de um ano com o up!, 15 dias com o up! TSI

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Aqui no NA nós avaliamos o up! por um ano, como você deve se lembrar. Compramos o carro em fevereiro de 2014, assim que ele foi lançado aqui no país. Neste período rodamos bastante com o carrinho e publicamos em nosso site que ele tem muitas qualidades, uma construção impecável e um consumo muito interessante.

Mas hoje queremos lhe dizer que se você pensa em comprar um up!, ou qualquer carro popular, que não considere a compra de um up! 1.0 e sim a compra de um up! TSI. A diferença entre os dois é gigantesca e muito superior aos pouco mais de R$ 3.000 que geralmente separam dois modelos idênticos mas apenas com os motores diferentes.

E isso é um bom sinal em nosso mercado. Se o up! já traz novidades interessantes ao segmento, a versão turbo tem muito a acrescentar. Mas vamos direto ao ponto: qual é a opinião de alguém que usou um up! 1.0 por um ano ao ficar com a versão TSI por 15 dias? É o que vamos explicar aqui.

O up! TSI foi avaliado pelo NA logo depois do evento de lançamento dessa variante no país. Saímos do evento, que aconteceu no final de julho, já com uma unidade para ser avaliada por uma semana. Mas o editor que fez as duas avaliações, as primeiras impressões no evento e depois a avaliação de uma semana não foi o mesmo que ficou com o up! 1.0 por um ano. Por isso achamos interessante pegar um segundo up! TSI agora para por 15 dias mostrar suas diferenças e qualidades.

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Desempenho

Este é o aspecto em que o up! TSI é realmente impressionante perante a versão 1.0. Muitos leitores chegaram a comentar em algumas reportagens nossas que o up! TSI não é voltado para a performance, que para isso o melhor é comprar um Sandero RS, e realmente concordamos, mas o desempenho dele não é simplesmente o mesmo que o de um HB20 1.6 ou um Gol 1.6. É mais interessante. Isso pode não ser notado tão claramente nos números de aceleração e velocidade, mas na vida real, o modelo empolga.

O desempenho dele em números pode ser similar ao de modelos 1.6 do mesmo porte ou um pouco maiores, mas o torque de uma turbina que entra em ação em rotações relativamente baixas (abaixo de 2.000 giros) é um diferencial e tanto perto de um motor 1.6 sem turbo. Trechos em subida onde você precisava usar uma segunda marcha são vencidos tranquilamente em terceira, mesmo com as marchas sendo mais longas – o diferencial tem relação mais longa no TSI.

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É necessário um pouco de prática para saber usar o up! TSI nos mesmos trechos, pois as marchas mais longas fazem com que você fique um pouco perdido no começo, colocando marchas altas demais, fazendo com que as rotações caiam e o carro fique fraco em giros onde o turbo ainda não está atuando. Mas sabendo cambiar no momento certo a aceleração é ótima. Quando arrancamos em primeira pisando fundo, os pneus cantam o tempo todo até entrar a segunda, e aí cantam mais um pouco.

O ganho de confiança em trechos urbanos é imediato, pois rápidas ultrapassagens e desvios são feitos tranquilamente. Na estrada, temos apenas 2.400 rotações a 100 km/h, ao contrário das quase 3.500 do up! 1.0. Para que o up! TSI atinja os mesmos giros é necessário alcançar 150 km/h. E com isso o consumo fica em níveis muito bons. Logo abordaremos o consumo.

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Suspensão

A suspensão do up! não é das mais confortáveis. Quem está acostumado com um Volkswagen pode jurar que ela é perfeita, mas quem usa modelos de outras marcas percebe como ela é mais dura. No uso normal isso não é tão notado, como por exemplo quando passamos por lombadas ou valetas, mas ao pegar aquele buraco enorme, a pancada é forte demais e dá aquela sensação de que algum componente foi pro brejo. Poderia ser mais suave quando isso acontece.

No caso do carro específico que avaliamos por 15 dias a suspensão parecia estar absorvendo melhor as imperfeições, e falaremos um pouco mais disso em uma seção específica abaixo abordando carros de frota de imprensa em geral.

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Consumo

Desempenho melhor que o up! comum e ainda por cima com consumo similar? Sim, essa é justamente a combinação que nos faz ver as versões TSI do up! como uma opção bem melhor que as versões sem turbo, mesmo com a diferença de preço.

Com nosso up! da avaliação de um ano, estávamos obtendo um consumo médio de 10,5 km/l com álcool em percursos urbanos semanais e rotineiros que sempre fazemos, o que dá mais confiabilidade a uma avaliação do que outra feita por apenas sete dias, que é o prazo padrão de empréstimo de carros de frota de imprensa. Já com gasolina conseguimos uma média entre 13,0 e 13,5 km/l nos mesmos percursos.

O up! TSI conseguiu números de 10,3 km/l com etanol e 13,8 km/l com gasolina nos mesmos percursos. Quer melhor motivo para comprar a versão turbo? Os consumos foram praticamente os mesmos e com gasolina até melhorou um pouco.

Na estrada testamos o up! TSI apenas com gasolina e neste tipo de situação o consumo ficou um pouco abaixo da versão 1.0, ao contrário do que afirmam a VW e o Inmetro. Aliás, a grande diferença de consumo a favor do up! TSI que o Inmetro publicou não apareceu em nossos testes.

Fizemos 16,8 km/l rodando a 110 km/h com A/C ligado, ao passo que nosso up! 1.0 da avaliação de um ano conseguia 17,3 e até 17,5 km/h na mesma situação. O carro estava sim pouco rodado, com pouco mais de 3.000 km, mas assim também estava o up! que avaliamos por um ano, fizemos os testes de consumo logo que o compramos. (Lembrando aqui que testes feitos em estradas de Minas Gerais sempre refletirão consumo maior do que testes feitos em regiões mais planas do país.)

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Sensação diferente de carro de frota de imprensa

Avaliamos carros de frotas de imprensa regularmente desde 2011. Já são vários anos fazendo isso e mais de 150 carros avaliados por pelo menos uma semana. Se avaliamos as diferenças de um carro de imprensa para outro, não se nota nada de diferente, mas esse teste foi muito frutífero no sentido de vermos como um carro de imprensa tem um tratamento especial da montadora. Já foi mostrado por outros veículos de imprensa no Brasil que esses carros são diferenciados.

Até mesmo plaquinha dentro do porta-luvas indicando se tratar de um carro especial de imprensa já apareceu. E isso não acontece apenas por aqui. Tem jornalista renomado lá fora que percebeu que as Ferrari de avaliação eram melhor calibradas (e por isso foi banido dos eventos da marca por um tempo).

Então, trocando em miúdos, o que queremos dizer é que vimos algumas diferenças entre o up! que testamos por um ano (que a propósito foi comprado por nós em uma concessionária como consumidor comum) e este da frota da marca. O red up! TSI tem uma suspensão mais firme, que absorve melhor buracos e outras imperfeições. Notamos também que o câmbio parece ter engates mais precisos. E o freio de estacionamento estava com uma regulagem melhor.

Tudo isso pode ser questão de um aperfeiçoamento feito com o passar do tempo, já que o carro que compramos tinha sido um dos primeiros da linha de montagem. Mas também pode ser uma calibragem melhor para impressionar jornalistas.

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Pontos negativos

O up! é caro, não importa a versão e não importa se é turbo ou não. E também tem um espaço interno que não satisfaz aqueles que acabam comprando um Onix ou um HB20. Por conta desses dois pontos negativos é que ele não vende mais em nosso mercado. E isso deverá continuar nos próximos meses, pois sabemos que a Volkswagen prefere vender menos do que reduzir os preços de seus modelos no Brasil. O que é uma pena.

Outro defeito é a suspensão, que apesar de bem adaptada às condições das vias brasileiras, poderia bater menos quando pegamos buracos por aí.

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Conclusão

O up! TSI não é aquele modelo que irá fazer com que milhares de pessoas deixem de comprar Onix e HB20, os dois queridinhos do mercado. Mas para quem não precisa de muito espaço interno e quer um carro que empolga muito mais ao volante do que um Onix 1.4 ou um HB20 1.6, é uma compra bem interessante.





  • Ramom Alencar

    agora deu saudades das avaliações em vídeo do N.A, foi assim que conheci o blog 😭

    • Mayck Colares

      Concordo Ramon, infelizmente perdeu muito da qualidade, mas isso o dono já sabe há muito tempo.

      • Pipo pipo

        Acho que a preocupação atual é com quantidade, são tantas matérias que eu já não consigo acompanhar. Nesse frenesi a qualidade acaba perdendo espaço.

    • BillyTheKid

      Pois é, eu também gostava bastante daqueles vídeos. Não que as avaliações atuais sejam ruins, até porque mostram dezenas de fotos (o que é bom), mas ainda assim eu preferia os vídeos na cidade e na estrada.

    • bow

      Mesma coisa comigo, conheci o NA através das avaliações feitas por videos e postadas no youtube…. saudades dos videos já que era um grande diferencial do NA para os outros sites….

    • Helder Fonseca

      Por que acabaram as avaliações em vídeo? Tb conheci o blog pelo Youtube.

      • Ramom Alencar

        Eber explicou que por conta de custos e logística acabava que não compensando o investimento…

        • Helder Fonseca

          Opa. obrigado pela resposta. Uma pena, pois eu gostava muito dos vídeos. Mas o blog continua excelente, acompanho todos os dias.

        • Marco Antônio

          Engraçado. A única coisa que eles faziam a mais era … filmar. Eles já testam os carros mesmo, já editam as noticias no site. Sem falar que se colocassem propaganda vlog daria uma grana extra, e ia bombar de views. Sei não em, não parece ser tão custoso a mais assim, (opinião minha claro)

    • Diego

      concordo!

    • automotivo

      realmente…era o diferencial. Também conheci o blog através dos videos… Nossa! Como passa rápido o tempo

    • Edson Fernandes

      E te digo mais: Eu como moderador, te diria que se eu pudesse e fosse vontade do NA, eu seria esse avaliador de carros. Não só pelo fato de avaliar, mas poder ser um usuario comum que está sempre rodando por aí (sou consultor) e isso faria uma enorme diferença pq testaria diferentes percursos.
      E como sou detalhista, seria interessante porque iria detalhar mais do que essas avaliações atuais que me parecem ser bem um resumo onde se aborda talvez a vontade do redator ou do publico nas perguntas que geralmente já foram respondidas (sobre desempenho por exemplo). Eu focaria muito em aspectos não muito comentados ainda que façam parte de acabamento, entre outros.

      • Derek

        Edson, tem gente que não gosta dos detalhes. Eu gosto. Um canal que faz isto muito bem é o Canal Top Speed no Youtube. Sei que tem muita gente que não gosta deles (os chamam falaciosamente de “moleques”), mas é um dos canais mais vistos de carros e onde só lá você consegue algumas informações.

        • Arthur Lima

          Eu gosto do Top Speed. Se, por um lado, eles não são profissionais, por outro eles mostram algo que nenhum outro canal mostra: detalhes de acabamento.
          E acabamento é um item fundamental para alguns, já que se trata do ambiente onde se passará horas dirigindo.

          • Derek

            Outra coisa legal que eles fazem é mostrar quase tudo dos computadores de bordo dos carros.

        • Leandro Balmant

          Acho um excelente canal. Acompanho desde o primeiro vídeo.

        • Ricardo

          Aguardando ansiosamente o teste no Acelerados!

        • João Cagnoni

          Eu gosto dos vídeos deles e vejo quem fala “moleques” como uma dorzinha de cotovelo. Eles são bons e testam ótimos carros, mas as avaliações do NA eram melhores.

      • Gustavo73

        Gostei da idéia.

    • Jeanphil

      Concordo! Eu gostava muito das avaliações em vídeo, as quais eram um diferencial do Blog…As avaliações atuais são mais impessoais, o que acaba ocorrendo quando o blog/site cresce muito!

    • Maikom AndRE

      Concordo 100%. Gostaria muito de ver aqueles vídeos de avaliação na cidade/estrada novamente.
      Apesar de acompanhar os do TopSpeed, também preferia os vídeos do NA.

  • Franco da Silva

    Quem trocou o aspirado pelo turbo diz que a suspensão é diferente mesmo.

  • fhf74

    Tenho um UP! (Take) e fico impressionado com o espaço interno. Já transportei 5 amigos do tamanho de gorilas e ouvi muito elogios em relação ao espaço interno comparado a outros populares que eles mesmos tem.

    • Tango

      Comparado ao Celta, Uno e Clio provavelmente. Mas 5 GG ficam justos até em um Classe C imagine em um subcompacto como o Up principalmente na largura.

      • fhf74

        Exato. Tive um Celta, um Clio, um deles tem um Uno, outro um Palio e Outro um Voyage (G5). Com frequência estamos os 5 no mesmo carro e todos se surpreenderam por não raspar a cabeça no teto e por ser mais confortável que as outras opções.

        • Tango

          Com desenho quadrado sobra mais espaço para a cabeça, mas na largura a coisa muda um pouco mas não muito.

          • Edson Fernandes

            Mas ainda assim transporta bem. Nesse aspecto o up manda bem. Qdo falam de espaço interno, ouso dizer que ele consegue adequar um espaço melhor qu eo Onix, mas ele perde e feio para o Onix em bagagem (em numeros a diferença é pequena, mas na pratica se coloca mais coisas na bagagem do Onix).

            • Tango

              Conheço pouco o Onix. Não me atrai em nada nem no desenho ou nos motores. Mais no caso da mala, provavelmente o formato dela explique. No Up ela é um pouco finda.

        • Pedro Rocha

          Pela lista, eles têm motivos para se impressionar com o up!.

      • Derek

        Tinha um novo Uno e, realmente, o espaço interno do Up! é bem melhor.

        • Tango

          Nesse caso ousaria dizer que o carro todo é bem melhor. O painel pode desagradar muitos, mas me parece bem funcional. O metal nas portas não me incomoda como não me incomodava no Ka original. O para-choque dianteiro é que podia ter um desenho melhor, fora alguns detalhes. Mas no geral funciona bem e atende a proposta. Agora ter 4 versões top é que não dá pra entender, algumas inclusive mantendo a opção de duas motorizações.

          • Derek

            Ah sim. O Up! me agrada por completo, gosto muito. Para mim, ele é melhor que o Uno em quase tudo.

          • Edson Fernandes

            E acrescento: Vc pode comprar um up de qualquer versão e escolher as cores que em teoria seriam a mesma das versões especiais.
            Isso é o mais estranho. Alguem pode me dizer que tem os detalhes do interior…. ainda assim não faz sentido. Pena o High up ser sempre o mais caro da gama sem adicionar grandes coisas perante um move up.

            • Gustavo73

              Isso é algo que poderia ser mudado. São uns 5 mil a mais por pouca coisa. Rodas maiores e algins detalhes, dava pra colocar aí um ar digital (acho que o E-Up tem) fora mais os Airbags laterais, vidros elétricos traseiros…

              • Edson Fernandes

                Isso só iria acontecer o dia que os compactos acima do up tivessem também. Ou seja, nõa será tão logo que isso vai acontecer.

            • Tango

              A começar justamente por essa versão colorida que ainda tem a roda mais feia da linha. E pelo valor deveria ter um lista de equipamentos maior e só com o Tsi na minha opinião.

    • Fabio Marquez

      Ta ficando louco, aqui em casa temos um Corolla e para transportar três adultos atrás eles precisam colocar o cinto antes de fechar as portas senão não conseguem, acho que o Up! transporta bem quatro pessoas, sendo que estas não podem ter pessoas de pernas grandes.

    • Júnior

      Um na mala, dois no teto…Kkkkk

  • Blessa

    Tenho um UP TSI , posso dizer que é um carro muito acima da média em termos de desempenho, de consumo e de prazer em dirigir, não é um carro bonito, não tem espaço interno, porem sem duvida pelo preço que paguei R$ 42.000,00 com desconto, foi a melhor compra que fiz, antes dele tinha um HB20 1.0 e antes um Gol G5 1.6, o Gol é um carro que anda muito mesmo motor 1.6 de cambio curto da muito trabalho para carro maiores, o UP TSI anda ainda mais, o HB 1.0 era um bom carro, porem o ladrão filho da mamãe me levou depois de 6 meses de uso, afinal vivemos no Brasil terra de ninguém.

    • André Maia

      Infelizmente o desenho do up! Não me desce. Também não gosto do tipo do FOX. Se fosse um novo GOL TSI eu estaria doido pra por as mãos

      • Davi Millan

        Esse motorzinho é fantástico. Ele pode equipar o Up! para queria mais desempenho e até um Golf (Por que não?) de entrada para quem quer consumo baixo (mais baixo ainda que o 1.4) e preço mais baixo também. Seria melhor que um Golf 1.6 MSI.

        • Gustavo73

          Um Golf com o 1.0 tsi seria ótimo assim como existe na Europa. Lá com 115cv na gasolina e 20 kgfm de torque bem melhor e mais econômico que um com o 1.6 16v MSI.

          • Davi Millan

            Eu teria tranquilamente um Golf 1.0. Já o 1.6 MSI não é primeira opção. Aliás, deixaria o 1.6 MSI só para ter uma opção automática mais barata, pois acho que o 1.0 TSI não se adequa ao cambio automático convencional que será usado no Golf nacional, mas ao DSG provavelmente sim.

            • Gustavo73

              Seria um sonho o Golf 1.6 16v por 65, com o Tiptronic por 69, o 1.0 Tsi por 70 mil com DSG por 75. Confortline 1.4 Tsi e Highline imcorporariam os dois primeiros pacotes de opcionais pelos mesmos valores de hoje e por aí vai.

              • Davi Millan

                Realmente seria um sonho e eu provavelmente teria um Golf. Espero que a VW faça exatamente o que tu escreveu. Agora com a nacionalização o pacote elegance poderia vir agregado de série. Em um carro acima de 80mil o que vem nesse pacote é quase necessário.

                • Gustavo73

                  Com o corte do dsg e suspensão multilink (ainda acho que o segundo virá pelo menos no Highline ar-condicionado digital dual zone no Confortline pacote Elegance nele e no Highline, rodas 17 bancos em couro e teto no Highline, e Xenôn no Gti.

      • Derek

        Mas acostuma, viu. Também achava o Up! feio, depois que comprei um, acho ele até bonito agora. Claro que não vai chegar nunca em um HB20 em termos de desenho…

        • Marco Schneider

          kkkkkk aqui aconteceu o mesmo. Nunca achei o up bonito, aí comprei um up TSI e agora até acho que o carro tem seu “charme” hahaha

          Design é muito relativo, claro que o senso comum acha o HB20 muito mais bonito, mas não é regra que todos achem.

        • Baralho

          Da linha up o único que me agrada é o cross-up

          • ALVIN_1982

            Não sendo o Amarelo, concordo…

            • Baralho

              Estes amarelos, desde da época do XR3 e Kadett GSI eu não curto.

              rsrsrsrsrs

      • Eng Turbo

        É melhor se programar…..será o Gol GTI com +-130cv (EA211 TSI GII)
        Esse motor vai ser aplicado em TUDO

        • Gustavo73

          Golf?!

          • Eng Turbo

            Sim, e o Jetta tb

            • Tango

              Olha se a VW realmente lançar Golf e até o Jetta volto e ter esperança que ela vai se redimir de algumas escolhas do passado. Apesar outras escolhas no presente serem muito ruins.

    • oscar.fr

      Fiz o test drive em um CrossUp TSI e fiquei muito impressionado pelo motor, ainda mais por ter um carro que não se destaca pelo motor, um 208 1.5. Mas acho que pelo valor de R$50 mil o mercado oferece um conjunto (motor, acabamento, equipamentos, espaço, design) mais interessante, ainda que em termos de motorização o Up não tenha concorrentes direto. Parabéns pela compra!

      • Derek

        Por 50 mil reais não escolheria o Up! TSI… Mas por menos de 43.000 (preço negociado de um Move Up! TSI), vale muito a pena.

        • Gustavo73

          Verdade a diferença se equipamentos é pouca pela distância dos valores. Move Up é a compra maos lógica da linha seja o Tsi ou o aspirado.

          • ALVIN_1982

            Só colocar as rodas do High Up! que fica perfeito…

        • Eng Turbo

          Black up TSI por R$37.500

          Preciso tomar coragem e escrever meu relato sobre meus up’s….falta é tempo.

          • Derek

            Ahn? Este preço aí não é nem o que chega para as concessionárias, rs.

            • Eng Turbo

              White com Maps&More – R$ 31.500
              Black iMotion – R$ 34.250
              Black TSI – R$ 37.500

          • Tango

            Leilão ou algum desconto por empresa.

      • Frederico Mendes

        Comprei um dia 9 deste mês. Prata, sem preparação para maps por 46.400.

        • oscar.fr

          Ótimo preço! Por 50 mil eu dificilmente compraria, mas neste valor que tu colocou eu reconsideraria. Essa preparação para mapas é totalmente desnecessária, não acrescenta quase nada além de um GPS normal e custa muito!

    • Gustavo Cruz

      Tenho exatamente a mesma impressão que você. Fui na VW e fiz um Test Drive num Cross-Up TSI. O desempenho desse motor é absurdo. Se não souber controlar o pé, o carro arrasta a primeira até você trocar de marcha.

      Arrisco a dizer que anda bem mais que a maioria dos 1.6 que já dirigi. Basta ver os vídeos que estão rolando no YouTube….

      • Tango

        O torque alto em baixa faz isso

  • DiegueteCG

    O negócio das Ferraris foi com o Chris Harris eu acho. Pra quem não conhece, é simplesmente o melhor canal de carros no yt.

    • Gustavo73

      O próprio. E tentaram proibir ele até de testar as Ferraris de clientes.

  • André Maia

    Eu jamais trocaria um Hb20 por um up!
    Na verdade se fosse um Gol TSI pelo preço de um 1.6 aí já valia a troca pra mim.
    Vamos ver o que a VW vai trazer até 2017.

    • Derek

      Andou em um Up! TSI? Ele pode fazer você mudar de ideia.

      • Jackson A

        Eu andei… não compro carros desses segmentos porem se fosse não compraria o up.
        Claro, o carrinho é excelente pra proposta, porem o exterior e interior é bem feinho, como o etios.

        • Derek

          Concordo que ele seja sem sal, mas comparar com o Etios… aí é sacanagem com o Up!, rs.

          • Gustavo73

            Quando vo o Etios Cross amarelo com aquele “bigode prateado” fiquei me perguntando porque?

            • ALVIN_1982

              Eu quase vomitei quando vi a primeira vez kkkk

              • Gustavo73

                Sem brincadeira é feio e pintar a parte da grade de cinza não ajuda.

  • HugoCT

    Galera, tenho que comprar um carro até 22.000 infelizmente. Qual vocês indicariam ? Tem que ser compacto e econômico. Pensei em Palio fire e Vlw

    • Fernando

      Dê uma olhada no clio.

    • Gustavo73

      Bom nesse valor será usado. Então acho que vai depender muito do que você vai achar no mundo real.

    • Bruno Brasil

      Fit, modelos antigos são muito bons, 2004, 2005 acha por esse preço, espaçoso e economico. Sem dizer q é um honda, não quebra.

      • dogmarley

        mas o air-bag takata mata! hahahaha

      • Thiago C

        Conversa fiada… um fit 2004 só vai estar bom se foi muito bem cuidado.

        • Gustavo73

          E com a possibilidade de peças mais caras estarem no fim da vida. É um carro de 11 anos que deve ter rodado uns 150 mil km.

      • Lobo

        O problema que só acha muito rodados.

    • Tony Coutinho

      Recentemente ajudei meu sogro a comprar Fiesta hatch 1.6 2013 por R$ 24 mil e com apenas 23 mil km rodados… ele, que saiu de um Focus 2008 1.6 gostou muito da agilidade e economia do carro (entre 10 e 11 km/l aqui em Salvador com o ar ligado, usando gasolina). Fica a dica. Achei que, pelo valor, foi uma boa compra. O clio também é um carro interessante nessa faixa de preço.

      • ALVIN_1982

        Sair de um médio pra um compacto deve ter sido triste…

        • Tony Coutinho

          Foi sim, mas, por outro lado, o carro já estava com uma km bastante alta e começou a dar muitas despesas com mecânico (falta de manutenção preventiva)… Então acho que foi uma boa saída, diante do valor que ele queria pagar (a vista). Um carro mais novo, pouco rodado e quitado. :)

    • Derek

      Depende muito do que você quer: faz questão de ar? som? direção?

      Se não fizer questão de nada disto, você compra Uno Vivace 1.0 pouco rodado e ainda sobra um troco.

    • fhf74

      Clio 2013 completo, carro mais econômico do Brasil até o lançamento do UP.

    • Alligator

      KIA Picanto um carro excelente, completo e muito econômico motorizção 3cilindros, com esse valor você pega até um 2011 com baixa kilometragem

      • Zé Miranda ∴

        kkk
        Quer fhuder o cara

    • Diego

      Renault Clio tem um consumo similar ao UP! e a manutenção é muito em conta, seguro idem , é possível comprar um ano 2013 com ar condicionado custando 22 mil Reais.

      Na cidade ele faz por volta de 11 km/l de álcool, na estrada ele faz por volta de 14km/l de álcool e 17km/l de gasolina.

    • Marcelo Amorim

      Depende…se um popular,ficaria com um Palio Celebration 2011 e com sorte até 2012.Se quiser partir pra algo melhor,um Honda Fit 2007 ou um Corolla 2006.

    • Leonardo Lima

      Corsa hatch 1.4. O carro tem excelente qualidade de construção, melhor que Agile e Onix. Custa o mesmo que um VW ou Fiat 1.0 do mesmo ano, só que anda muito mais.

      • Ricardo Rangel Lirio

        Concordo.

    • Arthur Lima

      Até 22k eu iria de Palio Fire 2010/11, é possível achar.
      Classic, Uno e Clio eu descartaria.

    • oscar.fr

      Eu recomendo um Clio, andei em um bem rodado e aparentemente pouco cuidado no passado que uma amiga comprou e o carro ainda está em ótimo estado. Sem contar que a mecânica Renault é extremamente confiável.

    • André

      Sugiro um Corsa C, aquele de segunda geração no Brasil, que o hatch tem as lanternas traseiras na vertical, ao lado do vidro traseiro.

    • Ricardo Rangel Lirio

      Procure por um “novo” Corsa Hatch ou Sedan 1.4.
      O carro é muito melhor que os seus pares 1.0 em conforto e desempenho. Geralmente bem equipado. Vendi o meu sedan 2012 por 20mil com ar/dh/teio/travas/ab2 etc… em questão de horas depois de tê-lo colocado no Bons Negócios e na OLX

      • ALVIN_1982

        Vendeu barato… vendi o meu 2009/2010 Sedan, 1.4 completo – airbag por R$ 24.000,00, em 3 semanas…

        • Ricardo Rangel Lirio

          Muito barato!
          Tinha urgência na venda (boletos já emitidos para um segundo negócio com vencimento em semanas).

          Mas acabei fazendo um bom dinheiro no negócio que fiz com o valor angareado. E só o fiz porque o Corsa é um ótimo produto e muito bom de mercado.

          Quem o comprou ficou super feliz (um carro completo com um bom motor pelo preço de um 1.0 pelado) e nós aqui em casa também pela nossa outra aquisição.

    • ALVIN_1982

      Novos Corsa Hatch ou Sedan 1.4 Econoflex acima de 2008. É potente, mais econômico que qualquer 1.0 e confortável. E manutenção das mais baratas do segmento. Dá pra achar um completo. E não são visados de roubo.

  • Louis

    Essas rodas retrô não deveriam estar no TSi. Mesmo sabendo que a proposta não é esportiva, acho que mereciam umas rodas mais ousadas.

    • Gustavo73

      Essa roda na medida 15 polegadas fica muito feia, com 16 como na Europa fica bem melhor.

    • Edson Fernandes

      Por isso sempre repito: As rodas do High up são bem mais simpaticas.

      • Gustavo73

        Parecem até maiores.

      • oscar.fr

        As do CrossUp no qual fiz o test drive eram muito bonitas!

        • Edson Fernandes

          É a mesma do high up…rs

          • cepereira2006

            Que eu saiba é muito parecida mas não é igual .

          • oscar.fr

            Bem bonitas, as calotas até que não são feias. O que detona são aquelas rodas do Up Red e similares

            • Edson Fernandes

              A roda opcional do up move tsi também é deveras feia…rs

              • oscar.fr

                Verdade, cheguei a trocar uma conversa com a vendedora depois do Test Drive e cheguei a conclusão que pra mim só o Speed Up ou o Cross TSI, do resto não levaria nenhum. Mas aí o preço é um empecilho. Ao mesmo valor do meu 208, eu renovo o ano e pego um Allure 2016.

                • Edson Fernandes

                  Isso é verdade. Eu facilmente deixaria de comprar um up TSI para ter um 208 allure automatico.

                  Melhor ainda se fosse um griffe. Mas no up, eu se fosse negociar, iria querer o move up TSI e ao pagar o adicional de R$1000 para ter itens sendo que um deles é muito importante: Farol de neblina.

                  Já na roda, eu negociaria para trocar a roda de liga que vem nele para por uma do High up. Geralmente a VW nesse aspecto é até flexivel e dão um jeito de negociar mesmo que não seja “da fabrica”.

  • Lucas Mendanha

    Acho que é sempre importante frisar, como feito na matéria, que não é porque ele é turbo que é esportivo. Apesar do comportamento parecer.

    é necessário que isso fique claro para os manos, nem que seja pelo cansaço, pra evitar má fama no futuro.

    kkkk

  • Cidadão

    Esse carrinho parece bom. Os defeitos dele (preço e espaço) estão bem claros e quem compra sabe disso. Resta saber os quesitos importantes a longo prazo como custo de manutenção, seguro e desvalorização.

    • Gustavo73

      Acho engraçado ler sobre o espaço do Up e ver que na categoria ele está na média, Uno e Palio Fire tem 5 cm a menos no entre-eixos e menos porta-malas. O valor então me parece estar na média.

      Fiat Uno Vivace (2 Portas) 1.0 = R$ 35.347,00
      Volkswagen up! (2 Portas) 1.0 = R$ 36.160,00*
      Fiat Palio Fire 1.0 = R$ 36.520,00
      • Fiat Uno Vivace 1.0 = R$ 37.547,00
      Volkswagen up! 1.0 = R$ 38.490,00*

      • Mr. On The Road 77

        É que o desenho do Up! o faz parecer menor do que é.

        • Gustavo73

          O balanço dianteirdianteiro muito curto. A primeira vez que vi um Upncom o capô aberto fiquei impressionado. São dois palmos de espaço ali.

          • Jayme

            Nem fala, quando o vendedor abriu o capô eu falei “cadê o resto do motor?” kkkkkk. O interior se equipara ao meu antigo peugeot 206, tem um bom aproveitamento de espaço.

  • Bittencourt

    Só reze à Deus para que o compressor do ar-condicionado não vá para o saco, especialmente quando a garantia acabar, pois são R$ 3.000,00, com espera de 20 a 30 dias.
    Minha mulher usa carro alugado, na Localiza do aeroporto de Salvador eram 4 na oficina, com problema no ar e superaquecimento. O ar do de minha mulher mesmo parou de funcionar, aí teve que pegar um Sandero e rezar pra fazer as utrapassagens com segurança nas estradas da vida.
    Mas tenho uma curiosidade enorme em dirigir esse TSI!

    • Tango

      Acho que você anda visitando muito um certo Blog, aquele que quando fala bem da VW é comprado. Mas quando relata alguma falha vira exemplo de jornalismo. Mas garanto que se for lá novamente estão falan6bem dele. Inclusive se saui muito bem no desmonte da 4R. Mas essa é outra que só vale quando interessa, se não também é comorada.

      • Bruno Brasil

        Li uma materia de uma locadora comentando sobre isso, 30% das frotas de UP! deu problema no ar, não é caô não…

        • Tango

          Não falei que era caô. Mas a notícia foi divulgada justamente pelo tal site. Inclusive com os valores fora da garantia, apesar de terem sido feitos na garantia e prazos citados por ele são os do site. E sim 30% no caso 10 carros. Apesar dele citar como algo que vivenciou os dados claramente vem desse site tão elogiado.

          • Alligator

            Aquela matéria me pareceu que o tal dono da locadora ofereceu uma graninha, para eles fazerem uma pressão na VW

            • Tango

              Pelo site em questão não seria uma surpresa. Mas claro que não deve ser ignorado. O desmonte da 4r que tenho em mãos foi bem elogiosa ao modelo, e crítica ao pós venda apesar de relatar uma melhora frente ao atendimento que tiveram no Golf. Quem diria que a VW seria criticada nesse ponto assim como a Ford np quesito acabamento. Só prova que nada é eterno, e que deitar nos louros normalmente faz um estrago. A VWB é uma que está pagando hojr por sua postura na última década pelo menos.

        • Derek

          Tem o link?

      • Bittencourt

        Sei “de quem” você está falando.
        Não sei se você leu todo meu post, pois deixei bem claro que, aquilo que foi escrito realmente aconteceu comigo e está acontecendo com as locadoras.
        Eles são realmente fanáticos com a VW, mas pelo menos relataram um problema crônico do modelo.
        Mas que dá nojo de ler, dá. Vou lá só para saber o “quão bom é o Up!”, pois no breve período que esteve conosco, eu gostei demais dele, e olhe que era um MPI!
        Um abraço.

        • Tango

          Os valores e tempo de reparo são dados diretos do post do tal blog. Afinal se o carro não é seu e está na garantia (3 anos) são dados que um cliente de locadora não teria acesso. Segundo o próprio post aconteceu com uma locadora. Não estou dizendo que não pode acontecer com o carro (Up). São fanáticos e as opiniões quando favoráveis são desconsideradas (e a grande parte deve). E meu comentário foi bem claro ao falar que os dados de valores e tempo são sim da reportagem. De resto não disse que você inventou o problema no carro.
          Abraços

    • tiago

      Essa de rezar para fazer ultrapassagem segura é um absurdo.
      Ultrapassagem segura e prudente depende do motorista respeitar as especificações e limites do carro. Conheça o carro que você está dirigindo, se adapte a ele, isso é muito BÁSICO.
      Entenda, você pode fazer uma ultrapassagem insegura até em um porsche.
      Prudência não está adstrita ao “0 a 100km/h” nem ao “80 a 120km/h” e sim ao motorista.

      • Edson Fernandes

        E muito menos na forma em que o carro retoma e sim como utilizar esse recurso. Sempre é assim.
        Andar de 1.0 é a morte garantida por muit agente. Só que essas pessoas já usaram e sabe que dá sim para rodar tranquilamente. Alias, não a toa, é só olhar a maioria dos carros que rodam em estradas e ter a certeza que não, não terá problemas de rodar com um carro 1.0 desde que saiba as limitações e saiba usa-lo.

        • Gustavo73

          Rodei um ttempo com o Mille EP da minha namorada inclusive umas duas viagens Rio-Paraty. Sabendo as limitações e não tendo medo de reduzir marchas vai tranquilo e sem sustos. Mas é o mesmo pessoal que reclama do Focus 1.6. Aí quem tem mais idade lembra como era nos anos noventa com um monte de médio com potência na faixa do 100cv é só olharem o 2.0 8v.

          • Edson Fernandes

            Hehehehehe….
            Eu tive um Mille ELX, eu sofria sim… pq aquele motor era terrivelmente fraco e qualquer inclinação de pista (mesmo que pequena) era suficiente para eu perder velocidade. Porém, me levava aos locais e sabendo das limitações, eu ficava a direita.
            Com aquele Uno, nem pensar em ultrapassar pista unica, porém como sempre dirigi numa boa com ele (no limite das vias porém com parcimonia) fui para qualquer lugar, perto ou longe.
            Mas não podia passar de 110km/h: Parecia existir um segundo buraco para saida de combustivel que fazia o ponteiro do marcador de combustivel mudar de posição como viramos um volante…rs

            • Gustavo73

              Mas anda, e não é inseguro como você disse tem que saber as limitações. E 100/110 tá bom né naquele bichinho. E sim de um carro super econômico na cidade podia virar um beberrão na estrada se forçado ao limite.

              • Edson Fernandes

                Sem duvidas. Mas quando a Fiat trouxe o motor Fire, aquela epoca era a melhor fase desse motor 1.0. Economico e que andava muito bem.

                O Siena do meu pai então que era 1.0 16v, melhor ainda. Eu até tentei comprar um Palio desses para mim (procurava igualmente a versão ELX por ter os itens de conforto), mas os preços eram abusivos a ponto de não valer a pena ter um Palio. E curiosamente era até mais caro que um Brava 1.6.

          • O meu é um 8V e ele tem um “limitador de velocidade natural”. E imagino quando lanço o que devem ter falado: “Não precisa de 16V. Esse motor 2.0 já andam bem pra carvalho”

        • Robson

          Rezar pra ultrapassar é o cumulo mesmo. Problema é que brasileiro dirige 1.0 sem querer cambiar, só no overdrive. Precisaria de um carro com no minimo o triplo de torque dos 1.0 pra dar conta do que querem fazer. E ainda ouve em certos programas de domingo, um dito ~piloto~ falar que não pode subir giro de motor (5.000 RPM no caso), que corre risco de quebrar.

          • Edson Fernandes

            Isso é um absurdo!
            Olha, é por isso que a GM nesse motor 1.0 VHC-E deixa o cambio como um trator: Em 120km/h esta em altos 4500rpm!!! Porque isso? Porque o cara quer ter um motor 1.0 agil! Vai acabar com o consumo, mas o que importa é a agilidade.
            Tanto que meu pai tem um Celta e vive saindo de segunda, pois a primeira marcha é extremamente curta. Eu já prefiro mudar de marchas mas rodar com folga e silencio… mas nem de longe se precisar, eu deixarei de mudar de marcha, se precisar de força, engato uma marcha ou duas a menos e bora para andar!

            • Nostress

              Aluguei um celta tempos atrás…. não conseguia sair de primeira, pois andava 5 metros já estava em 4.000 RPM. Resultado: só saia de segunda. E a relação é tão curta que não queimava nada de embreagem.

              • Edson Fernandes

                Exatamente. Mas meu pai faz isso até hoje. A primeira marcha serve para quando vc vai sair de aclives, caso contrário se sai de segunda. Eu por medo qdo utilizava, engatava a primeira, mas mal acelerava (e 3500rpm) já colocava a segunda marcha.

      • Jayme

        Exato! Fazer ultrapassagem e não jogar uma terceira, com giro alto, é não conseguir ultrapassar. Só saber o que a situação pede e adaptar a condição de uso. Viajo com o up! aspirado e faço tranquilamente ultrapassagens em subidas, só que nunca de 5a marcha, seja qual carro for.

      • Bittencourt

        É, eu realmente me expressei mal, você está correto quanto á ultrapassagens seguras.
        Não sei onde você mora, mas, infelizmente, para onde vamos, as estradas não permitem ultrapassagens tão planejadas em boa parte das vezes.
        Um abraço.

  • Diego

    Bem que esse up! TSI merecia um cambio automático/automatizado, afinal mesmo sendo mais esperto que sua versão convencional, ele ainda é um city car…

    • Edson Fernandes

      Ta aí algo que falta! Eu mesmo seria um forte interessado se houvesse.

    • Jayme

      E um controle de estabilidade até mesmo como opcional. As vendas subiriam mt rápido.

  • Gustavo75

    No momento não sei se o Up TSI é essa maravilha toda. Eu sou ou era um potencial comprador. Na semana que ia fechar o negócio em um exemplar, assisti no youtube 4 casos de Ups TSI com sérios problemas nos motores. O mais sensato a fazer é aguardar uns 6 meses para ver o que vai acontecer, ou partir para outro carro. Como não posso aguardar, provavelmente vou partir para um HB 20 1.6. Fiz este mesmo comentário no carblog, e eles não publicaram. É um blog completamente parcial.

    • zekinha71

      Eu já lí 2 relatos de vazamento de óleo na turbina, inclusive um já tinha reclamado junto a VW e ainda não tinha recebido qualquer resposta.

      • Mateus

        2300km no meu, e contando… No manual especifica pra não levar o carro acima de ¾ da rotação máxima antes dos 1000km. Isso pode explicar muita coisa…

        • Gustavo75

          Qual é a rotação máxima do Up TSI? 6000? caso sim, não pode passr dos 4.500 rpm até 1000 km? putz tem que ficar policiando isso o tempo todo…complicado

          • Mateus

            Gira até 6500 eu acho, não testei. Até que não, o carro tem muita força em baixa rotação, não precisa dar giro pra ele responder. Só passo dos 2500 RPM quando quero mesmo acelerar.

          • Edson Fernandes

            Cara…. quem usa ou precisa ficar levando até acima de 4500rpm para andar? O carro é girador e tem cmabio longo…. tem rotação de sobra ali.

            • Gustavo75

              Eu sei que não precisa de elevar muito a rotação para ele andar bem. Só estou questionando essa informação que ele diz que consta no manual. Carro girador pelo que eu sei, é o contrário do que você esta dizendo. O Up TSI não é um carro girador. Girador é quando são motores que respondem bem em altos giros. Um carro super girador por exemplo é o Honda Civic SI.

              • Edson Fernandes

                Para mim é um carro que vc tem como explorar um regime de rotação que o carro vai atende-lo. Não preciso de ter um motor que vá até 9000rpm para isso. O up tem um ajuste que propicia ser girador. Pois ele sobe de rotação “mais devagar”, ou seja, o cambio longo propicia um melhor aproveitamento no aumento das rotações…. ele não é como os 1.0 comuns que qualquer aceleração para obter agilidade, vc está em 5000rpm…. ele tem uma demora a mais por ter um cambio mais longo onde vc consegue explorar mais o motor…

                • PEDAORM

                  Isso, no meu entendimento, é um motor linear, girador eu concordo com gustavo, so atinge o torque máximo em altas rotações.

                  • Frederico Mendes

                    Concordo. E tb concordo com exemplo do Gustavo… Girador é o civic si

                    • PEDAORM

                      De fato, esse tipo de comportamento é clássico dos motores vtec da Honda.

          • Derek

            Vai até 6500 rpm. Mas não precisa se policiar muito, o carro responde muito bem abaixo de 4500/5000 rpm.

      • Derek

        Este problema é simples de resolver, pelo que sei.

    • Marco Schneider

      São casos pontuais, não é problema crônico. Pode reparar que todos esses casos deram problema no dia em que os proprietários pegaram o carro. Além disso, a VW está trocando os motores em garantia.

      O meu já está com mil km e não tem nenhum sinal de problema, pode comprar tranquilo e você terá mais desempenho e economia que um HB20 1.6

      • Gustavo75

        Que o seu carro continue assim Marco. Mas para quem ainda não comprou, independente do problema ser crônico ou não, o melhor é esperar. Depois de assistir os vídeos é impossível não ficar com receio. Se acontecesse comigo, ia querer um carro novo, não um motor novo. Acredito que a instalação do motor em uma concessionária dificilmente ficaria igual a de fábrica. Seria um desgosto. Poderia até aparecer outros problemas devido a instalação.

        • Derek

          A troca de motor eu até não ligaria. Acho que o problema maior é constar troca de motor no Detran e a desvalorização do carro por conta disto.

          Eu comprei um Up! TSI, adoro o carro e recomendo. Mas o sensato e racional mesmo é aguardar mais um pouco antes de tomar a mesma decisão de comprá-lo.

          • Gustavo75

            É verdade, não tinha pensando no Detran, mais essa. Felicidades com o carro. Estou com muita vontade de comprá-lo agora, mas o lado racional está me impedindo. Li em um comentário abaixo que consta no manual que não pode ultrapassar os 3/4 da rotação máxima até 1000 km. Você esta seguindo essa orientação? putz, deve ser difícil ficar o tempo todo se policiando.

            • Derek

              Eu fiz aquela leitura por cima do manual todo e não encontrei esta informação lá. Vou olhar novamente. Mas, de qualquer forma, tomei muito cuidado com o carro neste quesito até uns 1000 km (estou em 1500 km agora), e raramente fiz alguma esticada que chegasse perto disto. Inclusive, poucas vezes passei de 100 km/h antes dos 1000 km.

              Sei que parece difícil se segurar, mas adianto que em 5000 rotações o carro já anda muito. O corte limpo do giro ocorre em 6500, mas nunca testei isto.

              • Gustavo75

                O proprietário de um up Tsi com problema no motor acabou de publicar no youtube que o diagnóstico que a concessionária deu foi: Uma falha da lubrificação de um dos pistões que desencadeou todo o processo.

    • Charlis

      Seu comentário é sensato.
      Eu também tenho receio de comprar um carro com um motor (principalmente) inédito, literalmente feito do 0.
      Porém … comprando 0 km, existe a tal da garantia, que lhe assegura por 3 anos…. claro que se der uma m… dores de cabeça é inevitável, mas …
      Eu vou trocar o nosso carro de bate e bate do dia a dia (trabalho, mercado, e afins…), por um novo em breve, vou aguardar até ano que vem, mas provavelmente será o up! tsi.

      • Derek

        O motor não é tão inédito assim. É o mesmo motor que já roda na Europa, mas fabricado no Brasil.

        • Charlis

          Esse “mesmo” que não é bem assim na prática.
          Diferente o TSI 1.4 ou do TSI 2.0, que é apenas remapeado aqui no Br.
          O TSI 1.0 foi “re”projetado (eu até prefiro dizer que foi literalmente projetado) aqui, tem algumas diferenças do Europeu, até mesmo por ser flex aqui…
          De qualquer maneira, sempre há um receio comprando produtos inéditos no mercado, principalmente quando eles ultrapassam os 40 mil reais.

          • Derek

            A adaptação de motores estrangeiros pra tecnologia Flex já foi feita inúmeras vezes por inúmeros fabricantes aqui no Brasil. Não vejo com preocupação estas diferenças. No mais, até onde sei sobre o assunto, estas foram as únicas diferenças.

          • Gustavo75

            Concordo. Foram tantas mudanças que pode ser considerado um motor novo. Além de ser flex aqui, e por isso também, muitas peças são nacionais (talvez a maioria ou todas), e acho que quando falamos de montagem e peças nacionais a qualidade cai.

            • Gustavo73

              O 1.0 tsi é oferecido na Europa.

              • Gustavo75

                ok, não sei dizer a porcentagem, mas muitas peças do motor do Up são nacionais.

                • Gustavo73

                  Diria que a maioria, o bloco e peças móveis são. A VWB construiu uma fábrica para fazer os Tsi tanto o 1.0 quanto o 1.4 são feitos aqui, o 1.6 16v MSI é da mesma família EA211. A turbina também é feita no Brasil. Talvez a eletrônica ou parte dela seja importada.

            • Charlis

              Pois é Gustavo75… eu tenho conhecidos que trabalham lá na fábrica, e pelo pouco que eles me explicaram, dá para ter uma ideia do tamanho do projeto que foi esse motor ai.
              Por um outro lado, é tão interessante, bem feito, tantas peças forjadas, tantas horas de estudos e planejamento, que isso até esconde um pouco do medo.
              Mas como você disse, 6 meses já é um tempo suficiente, ainda mais sendo um carro popular, vai ter muitos nas ruas e estradas rodando bastante, carros de empresa, por tanto, jaja veremos Up!s perto tos 100 mil km…

              • Gustavo75

                É isso aí! Legal seu comentário. Confesso que o meu lado emocional está quase comprando o carro agora, mas a razão está impedindo.

                • Charlis

                  Mas a sua outra opção tambem é excelente … O HB20 1.6 é maravilhoso…
                  Já dirigi ele, acelera bem, e é extremamente lindo…
                  Essas 2 opções (que por coincidência tambem seria as minhas), você estará muito bem montado!

          • Gustavo73

            O motor é o mesmo do Polo/A1/A3/Golf europeus que tem potência entre 95 e 115cv na gasolina. Os ajustes foram relacionados a virar bebedor de suco de cana.

    • HugoCT

      kkkk lá e o Blog do UP. Viraram Fans boys da VW.

    • Stark

      Independente da marca, o ideal é esperar alguns meses depois do lançamento. Lógico que nem sempre é possível, às vezes se está precisando logo trocar de carro e é melhor pegar um lançamento do que um carro inferior consolidado.

      Sobre o tal blog, nem perco mais o meu tempo. Eles censuram mesmo se você comentar educadamente e usando bons argumentos. É cada opinião tosca que eles emitem, que só rindo mesmo. Pior que essa parcialidade só transmite arrogância, então o tiro sai pela culatra.

    • automotivo

      Cara, no o carblog, a faxina é feroz. Se entrar na madrugada tem um enorme número de posts, se tiver uns 100, no outro dia só ficam uns 20 a 30 posts. Carlos4carros, 1 fusca 1 Brasília 1 gol quadrado e 1 Santana, não tem seus posts apagados.

      • Derek

        O Carlos4carros chega a ser caricato, rs. Para quem gosta de VW tem algumas coisas interessantes por lá. Mas a área de comentários faz parte da minha experiência em sites automotivos e, infelizmente, lá é impossível ter uma conversa séria. E depois que soube desta censura que fazem por lá, parei de visitar.

        • Gustavo73

          Caricato é elogio. Ele é maluco mesmo. Mas me impressiona a disposição de alguns para discutir com ele. Inclusive suspeito que seja ele mesmo com outro nick. Assim acirra a discussão e aumenta o page view.

          • Derek

            Digo caricato porque aquilo só pode ser zueira, rs.

            • Gustavo73

              Olha eu também acho e desconfio que é o dono do site. Assim a polêmica aumenta a audiência e ele ganha mais com propaganda. Inclusive já fiz uma teoria que todos os lovers e haters são desvios de personalidade dele… Rsrsrs

          • Marco Schneider

            Não duvido que seja o dono do site também… Teve uma matéria sobre o novo March 1.6 que mais parecia ser uma comparação com o up, chegando ao absurdo de dizer que o up aspirado andava mais que o March 1.6 hahaha. Assim como o carlos, o dono do site dá umas viajadas bem sérias

            Eu posto beeeem de vez em quando lá só pra botar lenha na fogueira e dar umas risadas hehe

            • Gustavo73

              Um carro 1.0 aspirado com tamanho e peso parecido andar mais que um 1.6 moderno só sendo piada.

  • Gustavobrtt

    a diferença do consumo pode ser o aumento da % de etanol na gasolina.
    De qualquer forma, acho a diferença ainda pequena. Pode até ser diferença na calibragem dos pneus… sei lá
    A vantagem do TSI é o desempenho, com consumo de 1.0. Abcs

    • Gustavo73

      em lembrado, para manter a comparação o INMETRO ainda testa dos carros com menos etanol doq é vendido hoje.

  • Lucas Irrthum

    Fato é que a VW está lançando uma tendência no mercado, a qual será seguida pelas outras montadoras. Vamos esperar os concorrentes do Up! TSI e ver se algum deles será superior em design e espaço interno. Acredito que a Fiat será uma das primeiras montadoras a brigar com a VW neste seguimento. A montadora italiana carrega fama de inovadora, fora os vários modelos/versões que ela lança e pouco tempo depois retira do mercado.

    • Gustavo75

      Discordo completamente. Atualmente a Fiat e GM são as mais ultrapassadas em motores e carros.

      • Lucas Irrthum

        A GM sempre foi muito conservadora, poucos avanços em termos de motorização. A Fiat também está muito ultrapassada, inclusive comentei em outra matéria sobre o patético propulsor 1.4 de 86 cv da montadora italiana. Mas tenho alguns conhecidos que trabalharam com meu primo, na Fiat, e eles disseram que o setor de projetos está a todo vapor. Ainda mais depois que compraram um Up! TSI e colocaram para arrancar junto com o Punto T-jet. Um amigo meu, engenheiro na fábrica de Betim, disse que todos ficaram abismados, e iniciaram novos projetos imediatamente.

        • Gustavo73

          Mas projetos iniciados agora do zero demorarão alguns anos para chegar as ruas. Poderiam trazer o TwinAir e o comando Multiair para o Brasil.

          • Lucas Irrthum

            Em relação ao tempo de lançamento e aos propulsores que poderiam ser trazidos para o nosso mercado, não posso informar nada. Mas duvido que os concorrentes vão demorar muito tempo para entrar neste nicho.

            • Gustavo73

              Não estão parados até porque a Inovar-Auto exige a diminuição do consumo. E lá fora todos tem os seus “tsi”. Mas a Fiat já está pronto, não precisa criar um do zero.

              • cepereira2006

                Até porque sai caro criar um motor do zero

    • Derek

      A Hyundai já está preparando o motor 1.0 turbo até 2017. Há rumores que a Ford já se move para trazer o EcoBoost. Da Fiat e GM não escutei nada.

      • Gustavo73

        A questão é que não são exatamente da mesma categoria. O Fiesta pelo que li seria caro devendo equipar uma versão top de linha. Já se fal em um 1.0 T na GMB, mas por enquanto acho que só boatos. A Fiat vem com um novo 1.0 3 cilindros mas nada sobre um motor turbinado. Na verdade nem o Tjet oferecido aqui tem injeção direta.

      • Lucas Irrthum

        Pode ser mero achismo, mas acredito que a Fiat está correndo contra o relógio para lançar um motor turbo, antes dos demais concorrentes. Enfim, independentemente de quem for o primeiro a concorrer com Up! TSI, com certeza teremos diversos modelos de praticamente todas as montadoras. O mercado automotivo ficará muito interessante nos próximos 2 anos.

        • Ely Takeshita

          a fiat não tem na europa o TwinAir 0.9 de 105cv com turbo?

          • Gustavobrtt

            a FIAT tem um bom motor pronto, estão perdendo o bonde do mercado

          • Edson Fernandes

            tem. So que ele vai apostar em um motor 3 cilindros mesmo tendo o bicilindrico disponivel.

          • Gustavo73

            Que existe antes dos 3 cilindros turbo injetados 1.0. Mas não parece ser para o nosso bico.

  • Diogo Amorim

    Eu realmente fiquei interessado no desempenho e no consumo desse UP TSI, o design dele nunca foi problema para mim, achei que tem lá sua personalidade. Fui conhecê-lo na concessionária, mas definitivamente não é um carro para que utiliza para mais de duas pessoas ou em viagens. Eu nem sou tão alto, tenho 1,82, mas já tive certa dificuldade de me ajeitar na frente, embora após isso o espaço foi satisfatório, porém, não cabia ninguém atrás pela posição que o banco ficou. Também achei o carro estreito e o porta-malas minúsculo. Já tive um Onix 1.4, e com certeza é um carro muito mais versátil e com muito mais espaço. Pelos 43 mil que estão pedindo no Up! TSI, dificilmente deixaria de comprar um HB20 1.6 ou o onix 1.4 para ser o único carro da família.

    • Derek

      Tenho 1.86 e vou muito bem dentro dele! Lembrando que ele tem ajuste de altura do volante e do banco do motorista.

      • Diogo Amorim

        Mas qdo vc está na frente, alguém consegue sentar no banco de trás, no lado do motorista. Como eu disse, após me ajeitar no banco, o espaço dianteiro não é mais um problema, e sim, a dificuldade que será para utilizar com mais de duas pessoas a bordo.

        • Derek

          Atrás fica apertado, com certeza o HB20 tem mais espaço para os ocupantes de trás.

          Mas ao lado do motorista há muito espaço, mais do que o HB20 eu diria, até pela disposição do painel do Up!. Este final de semana mesmo andei em um HB20 e esta impressão me pareceu bem clara. Dirigi o HB20 também e a sensação de espaço no Up! foi melhor. O HB20 passa uma sensação um pouco esquisita para quem é mais alto nos bancos da frente, pois o teto caído dá a impressão que você está vestindo um boné, rs.

          • Diogo Amorim

            Entendo, só tava tentando explicar que, assim como eu, muitos deixam de considerar o UP! pelo seu espaço interno. Quando eu olhava na rua, achei até que fosse um pouco maior o entre-eixo. Se tivesse um outro carro na família para viajar, passear ou andar com mais pessoas, adoraria ter um carro economico e bacana de dirigir com UP!, mas essa realidade está longe da maioria dos brasileiros, por isso o compacto da volks não chega a ameaçar as vendas do HB20 e do Onix.

            • Derek

              Concordo. Mas além do espaço, o que acho que pega tanto quanto é o design! O Up!, convenhamos, é meio sem sal…

    • gustavo

      Onix 1.4 e HB 1.6 muito, muito mais carro que o Up, principalmente no pos venda !! claro não desmerecendo o carro da Volks !!

      • “Muito mais carro” , “principalmente no pós venda”.
        Você acha que pós venda é um critério para dizer que um carro é “muito mais carro” (Tal afirmação já merecia explicação) que outro?

        • gustavo

          Definitivamente o Up não decolou a Volks pode ate banhar o Up com ouro 18k com pedras de brilhantes !! a concorrência
          tem carros melhores com preços equiparados, e o pos venda muito melhor, testei esse UP, o carro e não me convenceu, parece carro de brinquedo, troço tosco !! uma piada pronta, claro não desmerecendo o carro da Volks, que tem suas qualidades, e por ultimo meu caro ja tem consumidor postando vídeo do Up tsi batendo motor (pode ate ser coisa simples, não vamos fazer julgamentos premeditados) mas ja mostra que a durabilidade desse motor esta em xeque ? abraço.

          • “…a concorrência tem carros melhores com preços equiparados…

            Melhores em que, cara-pálida? E como você testou o pós venda do up!? Nesse teste? huum… Ok..

            “..o carro e não me convenceu, parece carro de brinquedo, troço tosco !! uma piada pronta…”

            “..claro não desmerecendo o carro da Volks, que tem suas qualidades..”

            Eu ia escrever algumas palavras mas acho melhor deixar para lá…

            • gustavo

              rs rs rs ( cara-pálida) vc ja viu o motor UP TSI no video do youtube, trabalhando seco !! batendo igual a Walita, esses videos são sérios, a Volks ta brincando com fire !! Volks UP o melhor da categoria !!

              • Você não respondeu no que a concorrência é melhor e nem como testou o pós venda do up!
                E olha só Junoba, não está sozinho. Tem mais um especialista de automóvel formado no Youtube!

                • gustavo

                  Alessandro vc e o maior fa das galaxias desse Up !! basta vc comparar Hb 20 1.0, Citroen c4 uma Peugeot 208 1.5 um Etios 1.5,Ford ka 1.0,1.5 Fiesta, uma Onix 1,4 um Sandero 1.6 todos esses carros, muito melhores que UP !! eu tenho um Gm Onix 1.4 um Opala ss 6 cilindros, um fusca Itamar, não sou especialista mas levanto meus carros na garage de casa, e faço melhor que muito mexanico por ai !!

                  • Ah, sou fã do up!? Ache uma frase onde defendo o carro então.
                    E você comparou com todos esses carros? Legal… Mas escreve, escreve, escreve… E não consegue escrever no que eles são melhores. E não entendi onde os carros que você tem ou que você faz é relevante para essa discussão, já que além de não dar manutenção nesses carros que citou, nem explicou como conhece o pós venda do up! (Estou sentindo que entrará na conversa o já tão conhecido carro do primo ou do vizinho do condomínio).
                    Falar até papagaio fala…

                    • gustavo

                      Tem que rs rs rs !!

                    • gustavo

                      Que bla bla bla, rs rs rs !!!! Papagaio rei.

    • Gustavo73

      Ele é um subcompacto com tamanho de tal. Tem mais espaço que Uno, Celta, Clioe Palio Fire. Tem o mesmo entre-eixos do novo Palio 2,42 m e porta-malas do tamanho do Gol 285L. Ka e March tem 20L a menos.

  • zekinha71

    Uma coisa que acho ruim no up! é que se comprar sem farol de neblina e quiser colocar tem que trocar o para choque, são diferentes.
    E podiam colocar as DRLs iguais que tem na europa, muda totalmente a aparecia da frente, fica muito bonito.

    • Yuri Ravitz

      As DRLs são só do e-Up!, versão elétrica.. Mas realmente podiam ser de série, pois são muito bonitas.

    • Derek

      Por outro lado, para quem não tem farol de neblina, o para choque fica bem mais harmonioso. Sempre achei estranho para-choque “preparado” para receber farol de neblina, fica com cara de gambiarra.

    • Túlio Ribeiro

      Nao sei se é o que voce quis dizer, mas é necessário trocar apenas aquela peça pintada do para-choque onde a placa vai inserida (a parte é encaixada por presilhas na grade do para-choque). Mesmo assim concordo, é algo que foge da praticidade, além de elevar o custo do acessório.

      • zekinha71

        Um ano atras fui ver um up! pra comprar, eu queria com farol de neblina, SAVE e que não fosse preto ou prata.
        Sem ser preto ou prata, o que restou não tinha farol de neblina e perguntei por vendedor se tinha como colocar, e ele disse que não tinha como, só trocando o para choque.
        Ou esperar 3 (sim 3) meses pra vir do jeito que eu queria, detalhe o estoque da ccs praticamente só tinha up! e alguns Fox e não tinha nenhum Gol, além de não oferecer test drive, não fez nenhum esforço pra vender nem que fosse outro carro. Isso porque eu tinha 40k pra pagar a vista.

  • Roger Rosato

    A única coisa que impede o absoluto sucesso desse excelente motor é o fato de a VW limitá-lo apenas ao up!. Não adianta dizer que não, o up! tem um design duvidoso que não agrada a maioria. Se esse motor fosse disponibilizado no Fox, venderia horrores.

    • Edson Fernandes

      Se fosse no Gol tbm!
      Se a VW ofertar ao Gol, ele passa a ter publico. E digo mais: Pode ser até mais inseguro que o up, o Gol venderia muito mais.

      • Gustavo73

        Acho que o Fox seria a aposta certa.

    • V.mario

      Já há uns dois anos que o Fox bluemotion usa o motor 1.0 3c, e agora o “novo” Fox 2016 com motor 1.0 é 3c em qualquer versão, o motor 1.0 4c saiu da linha Fox, agora só falta Gol e Voyage trocarem o 4c pelo 3c.

    • oscar.fr

      Justamente! Quand fiz o test drive do CrossUp TSI disse para o rapaz da CSS que esse motor deveria estar no Gol e Fox, mas segundo ele não há previsão. Eu não entendo o porquê disso. Afinal de contas, o Fox 1.0 já está com preços próximos das versões de entrada de Fiesta, 208 e C3 1.5. Mesmo com o TSI eu ainda acharia o Fox ultrapassado para concorrer com estes compactos ditos premium (afinal o concorrente é o Polo), mas com o 1.0 TSI ele teria ao menos o argumento do desempenho.

    • Romulo Moreira

      Concordo 110%, no FOX iria acabar com os concorrentes…

      • Tango

        Faltou ao Fox ao assumir o lugar do Polo, justamente o que a Hyundai colocou no Hb20. Mais Airbags, mas deveriam ser 6 e não 4. Isofix Ar-condicionado digital o Climatronic o Polo tinha desde o lançamento. O Fox ganha na central multimidia e por ter a opção de teto solar. A questão é o preço que ele chega e por fim o câmbio automático de 6 marchas, a VW tem o tiptronic na prateleira e ele encaixa no Fox. Finalmente os motores estão atualizados, são aspirados mas no nível dos adversários. Mas falta justamente o que o Polo já tinha e algums coisas que modelos da categoria já tem. A VW ainda parece querer testar o quão pouco a mais do q6ela oferece hoje será o que fará suas vendas deslancharem como no passado. E isso dá tempo para a concorrência se mexer. Tinha que ter feito isso no facelift.

  • Alexandre Maciel

    Carro legal. Não fosse o preço abusivo para tão pouca conveniência no habitáculo, teria tranquilamente para ir trabalhar apesar de ter certeza de que essas médias de consumo, em Fortaleza, com certeza ficariam menores do que a metade conseguida pelo pessoal do NA.

  • Marcos Wild

    Na questão da suspensão, vale lembrar que o UP foi desenvolvido na Alemanha, onde as estradas não são lunares iguais as nossas aqui no BR

    • Derek

      Mas a suspensão é sempre adaptada para o Brasil. Isto ocorre com qualquer carro de qualquer marca.

  • oscar.fr

    Fiz o test drive do Cross Up TSI e fiquei muito impressionado pelo desempenho do motor, vale dizer que o meu carro é considerado de desempenho fraco, um 208 1.5, mas que atende perfeitamente às minhas necessidades em termos de performance. O motor TSI é, por si só, uma boa razão para levar o Up para casa, aliás, mais que o principal argumento de compra desse modelo, o motor parece ser o único argumento, pois fora disso o Up não é um carro muito interessante quando outros fatores entram em jogo na escolha de seu próximo carro. Ao preço de R$50.000, o CrossUp até disfarça o desenho apagado do Up normal, mas por esse valor existem outras escolhas no mercado (e aqui eu me refiro a Fiesta, 208, C3 e Ka, todos 1.5, além dos referidos Onix 1.4 e HB20 1.6, sobrando ainda outras tantas opções, como Sandero 1.6 e os próprios compactos da própria Volks, para não falar nada dos modelos Fiat). Pelo valor de R$50.000 estes outros modelos trazem acabamento melhor, um desenho mais interessante e mais equipamentos (como um 208 Active Pack ou um Allure com boa negociação). Não há dúvidas que o Up TSI tem um senhor motor, mas fico me perguntando quem é o público alvo desse modelo. Aqueles que só ligam para motor? Pode até ser, mas se realmente for, a VW precisa estar ciente que lançou um modelo com pequenas possibilidades de sucesso no mercado pois é sabido que a escolha de um carro vai além do motor. Frente a esse impasse eu penso que ou o Up TSI deveria ser mais barato (assim como toda a linha Up, que como mencionou o NA é bastante cara) ou o Up TSI deveria receber melhor acabamento e mais equipamentos, de modo a poder visar um mercado mais premium que hoje já é bem servido pela dupla da PSA ou pelo Fiesta (alguns colocariam até HB20 aqui na lista).

    • Derek

      Como disse no outro comentário, o Move Up! TSI você acha por menos de 43 mil reais!

      • oscar.fr

        O seu é sem o acabamento black piano no painel?
        Vi na CSS um sem este acabamento e até preferiria assim, acho que com o tempo o black piano ficaria todo riscado, sem contar que esta coisa de acabamento na mesma cor do carro não me agrada. Apenas as calotas da versão do TSI mais barato é que eu achei fora da proposta, já deveria vir de série com rodas de liga.

        • Derek

          O Move Up! não tem o acabamento black piano. Eu prefiro assim.

          As calotas já cogitei trocar pelas do Gol Power. Mas por enquanto não vou mexer nisto.

          • oscar.fr

            Também prefiro, o material desse Up lembrou um pouco o painel do meu 208 Allure. Acho de muito bom gosto, agora aquele Black Piano não desce! As calotas do Up não são feias. Idealmente, deveria ser roda de liga, até pelo preço, motor trubo sei lá. Mas não é algo que atrapalhe. Nesse preço o Up TSI é bem interessante mesmo, melhor que qualquer 1.0 da concorrência que fica neste mesmo preço (Ka, HB20).

    • gustavo

      Vc acha o desempenho do 208 1.5 fraco !!

      • oscar.fr

        Sinceramente não, mas é o que muita gente (que talvez nem tenha dirigido o carro) fala por aí. Em termos de número, em especial de potência, o carro pode parecer fraco, mas tem um bom torque. Enfim, me atende perfeitamente, em tempos de muitos radares nem dá para pisar mesmo.

    • TSI

      HB20 é um popular assim como o UP, Ka, March… Não tem como comparar ele com o Fiesta, né?

  • Mr. Car

    Estou querendo um Move up! TSI + pacote opcional. E vermelho, he, he!

  • kravmaga

    Não sei se é porque não tenho um carro pequeno há muitos anos mas eu entrei num Up! na concessionária enquanto estava vendo o Jetta para comprar e não achei o espaço interno tão pequeno como dizem. Diria que tem espaço praticamente igual ao de um Uno, Palio, Gol, Fox, HB20, etc, perdendo mais é no porta-malas.

    Enfim, achei o espaço muito bem aproveitado para o tamanho externo do carro, que é bem pequeno. Se estivesse procurando um compacto de entrada desses modelos que citei, não descartaria o Up! pelo espaço interno não.

    • Gustavo73

      Eletem mais espaço que Uno e Fire, o mesmo entre-eixos do Palio (novo) e o mesmo tamanho da mala que o Gol 285L.

      • SDS SP

        Já fui proprietário de Celta e atualmente tenho contato com Pálio, Gol e Uno aqui da frota da empresa. Sinceramente, o espaço interno do Up está na média para um carro de entrada, inclusive o porta malas. O problema é esse povo da Internet com seus clichês automotivos… Julgam o carro pelas dimensões externas.

        • Gustavo73

          Exatamente o cara vê o tamanho total e esquece que o espaço a frente da roda dianteira não serve pra nada além de caber o motor. O tamanho do entre-eixos importa mais.

    • PEDAORM

      O fox tem espaço interno como ponto forte.

      • kravmaga

        Outro dia peguei carona com um vizinho que tem um Fox 1.6 2013 e havia comigo 5 adultos no carro. Eu fiquei no banco de trás, no meio, e passei um bocado de aperto durante a viagem. Esse carro serve para no máximo 4 adultos, e não muito grandes.

        Todos esses compactos na prática servem apenas para 4 adultos andarem com algum conforto, coisa que o Up! também faz, e por isso não vejo nenhuma superioridade significativa em termos de espaço interno (fora o porta-malas) entre Fox. Gol, Up!, Celta, HB20, Novo Uno, Palio.

        Nesse segmento de hatches mais populares, só vejo alguma diferença mais significativa de espaço no Onix, Sandero (esse é bem maior), Etios hatch e, talvez, o novo Ka (nunca entrei dentro de um para comprovar)

        • PEDAORM

          Para o ocupante do meio o Fox é apertado mesmo, no caso de 4 ocupantes você tem espaço bom para um compacto. As pernas não encostam no banco (como no Fiesta ou 208 por exemplo) e o espaço para a cabeça também é exemplar.
          Já tive gol (Depois um Fox) e minha irmã Celta, esse ultimo considero a diferença gritante em relação ao Fox.
          Talvez por você ter viajado no meio ficou com má impressão do tamanho do carro. Concordo que todos permitem apenas 4 adultos com conforto.

  • Carioca

    Uma dúvida que me surgiu… Com um percentual de partes metálicas expostas internamente, o isolamento eletrostático fica comprometido em relação a outros modelos? Isso relativo a relâmpagos e etc.

    • O que determina a segurança de um carro durante uma tempestade de raios é seu contato com o solo. E nisso ele não é diferente de um Celta ou Rolls Royce. Os pneus são o ponto chave. Até porque se o fato da porta ter chapa aparente não é problema, já que não seria aquela parca peça de plástico que seguraria a descarga elétríca.

      • _oliveira

        Não sou especialista.. mas acho que dentro do carro está protegido por causa do efeito da Gaiola de Faraday e não por causa dos pneus..

        • Derek

          O que eu sempre escutei é que a segurança de um carro durante a tempestade é por causa dos pneus mesmo.

          A gaiola de faraday não protegeria no exemplo, pois se você encostasse na parte metálica interna do carro no momento do raio, você fritaria junto (supondo que há contato do metal da parte externa com o metal da parte interna do carro, e supondo que o pneu não protege).

          Enfim, eu sou leigo também, rs.

  • RyanSX

    Hoje não compraria um carro 1.4, 1.5, ou 1.6 com o Up! TSi nessa faixa de preço. Qualquer carro hoje acomoda bem 4 passageiros e o único que vi rodar bem com um 5 passageiros foi o Sandeiro nessa categoria, sinceramente.

    • gustavo

      Vc ja viu os videos no youtube do UP tsi com motor tec tec !!

  • André Castan

    Motor certo no carro errado.

  • Ricardo

    O Up! turbo é um carro quase perfeito, pequeno, econômico e anda bem, acho ele bonitinho, mas não gosto desses carros com cara de carro de mulher, por isso não compraria um. Agora se no próximo modelo do Gol a VW colocasse esse motor e melhorasse o acabamento interno, daí sim daria para pensar em pagar 45 mil, não é barato, mas para o Brasil é!

    • Zé Miranda ∴

      Mas o Gol seria mais caro.
      A VW posiciona o Gol como se fosse um produto superior ao up!
      Um Gol top de linha custa uns 60k
      Um Gol Rallye TSI custaria 60 sem sombra de dúvidas

  • Ricardo

    A VW poderia manter esse preço para o turbo, baixar o do sem turbo e colocar esse motor no Fox e Gol para quem quer mais espaço, assim dispararia nas vendas, mas cade os marqueteiros da VW para pensarem assim!

    • SDS SP

      Em breve o TSI será aplicado em outros carros da marca. O Up! é uma espécie de piloto para a introdução do motor.

  • Marco Antônio

    TSi no Gol, TSi no Fox, TSi no Golf. E é só correr pro abraço VW, pela escala de produção dos motores daria pra reduzir o custo por unidade tranquilamente. Mas, como não sou ninguém que manda e só um palpiteiro de Blog. Partiu pegar busão, se não me atraso.

    • Fabio

      No Voyage TB :)

      • Marco Antônio

        Aquele carro é tão surreal pra mim que nem lembrei. kkkkk No voyage tb. (y)

  • Zé Miranda ∴

    Ótimo city car.

    Interessante que esse motorzinho a jato não é oferecido na Europa, pois lá não se usa um carro desses para uma família inteira viajar (inclusive aqui serve como único carro do lar).

    E no Brasil esse negócio de potência de motor é supervalorizado, meio que copiando os EUA. Até porque, tanto aqui como lá nos EUA, o cara fica meio que depressivo quando é ultrapassado na estrada. Problema psicológico mesmo. Como se fosse uma provocação.

    Quer ver se uma bicicleta em SP flui mais rápido que o cara do carro… O bicho fica doente, capaz de até de tentar atropelar (e olha que não sou ciclista – não sou doido de me aventurar com tantos motoristas dementes à solta).

    Claro que um motor melhor traz mais segurança, mas o up! 1.0 normal já atende muito bem (pude verificar nos que aluguei e fiquei impressionado positivamente).

    Só que se for pensar bem, diante das carroças que há por aqui (Gol, Palio Fire, Uno, Siena EL, Sandero, Logan, Classic, Ka, os Made in RPC, etc) isso aí é um baita de um carrão pra família.

    • Derek

      Este motor já é oferecido na Europa, no Golf inclusive mas com um acerto para ter mais cavalos (120) e mais torque (20).

  • Ricardo

    “O desempenho dele em números pode ser similar ao de modelos 1.6 do mesmo porte ou um pouco maiores…” Não amigos, os números de teste desse carrinho estão mais para o melhor 2.0 16v do mercado. Aquele com injeção direta e 178cv!!! É só comparar o 0-100 (Focus 9,4s, UP 9,5s) e 0-400m (Focus 16,8s, UP 16,0s).

  • Zé Miranda ∴

    Com essa matéria sobre o Up! estou me sentindo no Blog do Carlos
    kkkkk

  • Rodrigo

    Rapaz, essa matéria virou fórum de fanboy!

  • Félix

    Tenho um Up MPI como segundo carro, mas achei o TSI mais bem acertado de freio e suspensão. E lógico, anda muuuuito mais… Tenho minhas dúvidas se anda mais que um HB20 1.6, mas que é muito mais divertido, disso não tenho dúvida nenhuma.

  • Magoo

    Prevejo alguns Up’s! TSI usados BEM moídos no mercado em breve, pelo visto.

  • Jansen Carlos

    tenho um cross up tsi e meu pai tem um move up tsi e estamos apaixonados pelo carro, não tem nada melhor nessa faixa de preço.

  • Joildo Dias

    Esse motor TSI do up! merece ser premiado, pois alia bom desempenho e economia de combustivo, acho o carro ideal para quem anda muito na cidade, espero que as demais coloquem turbo nesses motores para termos mais opções turbos e econômicos…..combustivo no braaasssiillliissss esta nas alturas…..

  • Fernando

    Frustrante esse consumo do tsi… Falaram tanto que o carro rodaria 800km com 1 tanque e isso e aquilo pra dps ele fazer 10km no etanol na cidade? Ou seja: nenhum milagre que era vendido como o futuro está no turbo para ter economia de combustível. Como diz a matéria a diferença do 1.0 tradicional para o turbo é mínima quando pensado na compra do carro por questões de economia de combustível por exemplo. Se antes tinha interesse no tsi ao invés do tradicional agora não vejo o menor sentido em pagar mais caro pois me interessa apenas economia e não motor para ultrapassagens.

    • Derek

      Com gasolina ele faz 800 km sim. E o consumo varia muito do trajeto e de quem conduz… nos meus trajetos para o trabalho eu faço 12 km/l. E há trechos de estrada, com mais de 30 km, que faço mais de 18 km/l no álcool com facilidade.

      Lembrando que ele é tão ou mais econômico que o 1.0 normal e muito mais potente. Para mim, isto já um pequeno milagre.

      • Fernando

        No caso de rodar apenas na cidade, vc usa alcool ou gasolina e quanto faz por litro? Valeu

  • Magno

    Eu não consigo achar esse carro bonito de nenhum angulo .. o perfil parece de um carro desenhado pela minha sobrinha de 6 anos .. não desce .. mas gostaria de dirigir um Tsi pra ver se eh bom msm .

  • ROMULO

    EU TENHO 2 UP NA FROTA DA MINHA EMPRESA E OS DOIS ESTÃO APRESENTANDO
    ESTE DEFEITO DE AQUECIMENTO. NEGUEM DA JEITO! QUEM PENSAR EM COMPAR
    MELHOR AVALIAR OUTRAS MARCAS…se ALGUÉM SOUBER COMO SOLUCIONAR O PROBLEMA POR FAVOR VAMOS DIVULGAR.

  • Luiz Paulo da Cunha

    Eu não consegui entrar no HB20 para fazer o test drive, menor que um kart de competição….no UP sobra espaço nos 3 eixos…a sensação de dirigir com a orelha colada na coluna B do HB20 é horrivel…..fora segurar o volante com os joelhos, carro para pessoas muito pequenas. O UP é Muito mais ergonomico e espaçoso que o Fox, que tem muita cosmética mas falta motor e tem suspensão de Landau. Refaçam os testes de consumo, pois em mais de 5 UP! que tive informações, estão todos bem longe dos dados por vcs publicados.