Home Marcas Citroen Desmistificando o Citroen C4 Pallas com câmbio automático de quatro marchas




Possuo um Pallas AT 2008/2009 desde junho de 2010. Comprei-o do primeiro dono com 19.000km e atualmente está com 57.000 km. A sua versão é Exclusive BVA, ou seja, é a versão top e automática, com a tão difamada caixa AL4. No negócio dei em troca um Xsara Picasso GLX 2004, também AT e com a mesma caixa. Sempre compro carros com 1 a 2 anos de uso e fico com eles no mínimo 3 anos, assim, a desvalorização do carro zero não me afeta e uso um carro quase igual ao novo.

Vamos aos fatos sobre o modelo:

CONSUMO

Para um sedá médio-grande e pesado, acho o seu consumo aceitável. Ele já é Flex, o que piora as condições de consumo. Não uso álcool a quase dois anos por ser inviável aqui em Florianópolis. Na gasolina e em trajeto misto, rodo em trajeto de cidade mesclado com alguns trechos de estrada (BR101) ainda que muito congestionada, e faço de 8 a 9 km/l. Acho aceitável pelo porte do carro e os trechos utilizados. Em estrada, sempre ando pisando forte (110 – 120 km/h constante) e faço de 11 a 12 km/l sempre na gasolina.

MANUTENÇÃO

Até o 3º ano do carro, que é o período de garantia, efetuei as revisões de manutenção na concessionária Le Monde. Os preços cobrados foram os tabelados pela Citroen, em torno de R$510,00 por revisão dividido em 3 parcelas no cartão.

Logo após a aquisição, efetuei a revisão de 20.000 km, reclamei de um barulho na traseira que parecia ser algo solto no banco traseiro ou atrás do banco traseiro. A concessionária constatou que o suporte de um amortecedor traseiro estava partido, o que comprometeu também o amortecedor do outro lado, provavelmente algum impacto sofrido ainda com o proprietário anterior. Trocaram o par de amortecedores e suporte em garantia.

Após a revisão de 30.000km, feita na metade de 2011, não efetuei revisões na concessionária. As trocas de óleo e filtros foram efetuadas em loja de óleo de um amigo, utilizando óleo sintético original Total Quartz 7000 e filtros originais ao custo aproximado de R$200,00 a cada 10.000km.

Em relação a manutenção corretiva, precisei somente de troca de pastilhas de freio dianteiras em função do tempo e quilometragem(+-45.000km), a troca foi feita em oficina qualificada e especializada em linha francesa (Citroen, Peugeot e Renault) ao custo aproximado de R$250,00 colocado.

CAIXA AUTOMÁTICA AL4

Uns 2 meses após a revisão de 30.000km, e faltando um mês para vencer a garantia (outubro de 2011), o carro acusou a mensagem de alerta “Defeito Caixa Automática”. Parei, desliguei o carro e liguei de novo e estava tudo normal. Olhei o manual e falava para procurar a concessionária.

Na Le Monde, o consultor fez algumas perguntas sobre o que aconteceu, as condições de uso e diagnosticou 2 possibilidades: nível de óleo baixo decorrente de algum vazamento ou as eletroválvulas, que são solenóides de pressão.

Agendado o serviço, foi constatado que o defeito estava nas eletroválvulas e o reparo foi efetuado em garantia. Por curiosidade, verifiquei o valor do serviço no mercado paralelo (oficina especializada), o orçamento foi de aproximadamente R$800,00.

No mais a caixa não incomodou nada, assim como no Xsara Picasso que eu tinha anteriormente e não efetuei nenhum reparo ou manutenção. É importante destacar que rodei 50.000km com o Picasso e pouco mais de 40.000 km com o Pallas com essa caixa.

Sobre o comportamento dinâmico da caixa, acho a relação de marchas e a transição adequadas a uma condução tranqüila. Pelo perfil destes veículos familiares, acho adequado. Em estrada, o kick down sempre se mostrou eficiente e seguro para ultrapassagens. Provavelmente, num 307 ou 308 que são mais leves e com perfil mais esportivo se espere um comportamento mais ágil da transmissão o que não é correspondido.

Em suma, a caixa não é terrível e problemática como muitos afirmam sem experiência própria. Já dirigi Focus e Corolla automáticos, também 4 marchas, e senti as mesmas características do meu carro, não deixando nada a desejar. Hoje ela está defasada frente a evolução da concorrência e a própria PSA sabe disso.

Se eu fosse trocar de carro hoje, e por um carro com 1 ano de uso como sempre faço, provavelmente iria optar por outra caixa mais moderna. Já se você deseja comprar um carro automático de 3 ou 4 anos de uso, pode comprar um com AL4 sem medo.

ACABAMENTO E BARULHOS

O acabamento da Citroen, em especial o do Pallas, é bem refinado e com materiais de qualidade compatíveis ou superiores na respectiva categoria. Boa montagem, fixação dos componentes, inexistência de rebarbas, são características que sempre são respeitadas. Gosto muito do acabamento do meu carro.

Em relação aos barulhos, agora perto dos 60.000km, o carro começou com alguns pequenos barulhos no painel e, às vezes, uns grilos na porta do motorista. Tenho que levar na oficina para verificar, talvez algum reaperto seja necessário em função do tempo. No mais não tenho nada a relatar. Acho que para quase 60.000 km e quase 4 anos de uso, em vias deploráveis que trafego na Grande Fpolis, está ótimo! Em relação à suspensão, não há nenhum barulho presente. E olhe que é comum eu voar em lombadas.

Acho que é isso!. Não me ative a questões como torque e potência, capacidades de tanque, porta-malas, etc., os opcionais. Todos aqui já sabem a eficiência do motor em relação à potência e torque, o alto nível de equipamentos embarcado no carro, e o porte avantajado que traz bastante conforto aos ocupantes assim como grande capacidade de carga.

Estou satisfeito com o carro nesses pouco mais de dois anos e pretendo ficar com ele mais um bom tempo. Sobre uma futura troca, tenho somente algumas ideias, talvez um Grand C4 Picasso, Azera, Fusion, ainda não sei, mas não é nada para agora mesmo!

Abraço a todos e espero que a leitura sirva para desmistificar um pouco o preconceito que existe com o C4 Pallas e, principalmente com a caixa automática AL4.

Texto enviado por um leitor que pediu para não ser identificado.



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