Elétricos Manutenção Tecnologia

Destino das baterias esgotadas de carros elétricos

volt-bateria

O que acontece quando as baterias de carros elétricos se esgotam? No caso de veículos elétricos mais antigos ou com preços mais baixos, modelos mais simples e usados de forma mais limitada, as baterias geralmente são de chumbo-ácido.

Nesse caso, após o fim da vida útil, ela é totalmente reciclável. O polipropileno da caixa é moído e reaproveitado para fazer uma caixa nova. Já o chumbo é fundido e usado para fazer grelhas de suporte de eletrodos de chumbo-antimônio e de dióxido de chumbo em baterias novas.

nissan fabrica inglaterra bateria eletricos 9

No caso do eletrólito, este é em parte enviado para a indústria têxtil e química, enquanto o ácido restante é recomposto e reaproveitado. Nas baterias de íons de lítio, apenas 50% do conteúdo metálico é reciclável. Estima-se a vida útil dessas baterias entre 160.000 e 240.000 km ou dez anos.

No entanto, tecnologias mais recentes – tais como a de fosfato de ferro-lítio ou níquel-hidreto-metálico, por exemplo – apresentam vida útil bem maior. A BYD, empresa chinesa especialista no primeiro tipo de bateria citado, fala em vida útil de 30 anos. Após esse ciclo, as células são utilizadas em contêineres de armazenamento de energia.

[Fonte: Revista Quatro Rodas/BYD]





  • Ricardo

    O problema é saber se futuramente os mexanicos por aí não as jogarão nos rios!

    • leandro

      No caso dos elétricos mexânico só vai ter brecha na suspensão… O resto fica com eletricista e especificamente na bateria só tem a opção de trocar ou não trocar, não há conserto

      • Ricardo

        Hoje em dia já é assim, ninguém conserta peças, só trocam!

  • Ricardo Rangel Lirio

    Isso em países sérios…
    Prevejo lixões cheios de baterias em alguns anos…

    • G.Alonso

      Alguns? No Brasil pode ser que lixões veja alguma bateria em pelo menos 50 anos… Oh lugar atrasado.

      • Ricardo Rangel Lirio

        Ia escrever sobre as pilhas “domésticas” que se acumulam neles, mas não o fiz…
        Infelizmente estamos uns dois séculos atrasados, no mínimo.

    • Paulo Henrique

      Baterias em lixões só se for dessas pequenas q usamos em casa, pq são pequenas, tem poucos metais, mas essas baterias de carro, sao enormes, tem muitos metais de alto valor, ninguém vai jogar fora, todo mundo vai vender, elas vao valer muito pra pessoa simplesmente jogar fora por ai essa quantia de dinheiro

      • Edson Fernandes

        Além do que existe coleta desse tipo de produto. Mesmo das pilhas comuns.

  • Ricardo Blume

    Imaginem no Brasil. O que mais vemos em beira de estradas são pneus. Descartamos tudo em qualquer lugar.

  • Se bateria simples já não achamos jogadas por ai. Imagina uma desta com alto valor. Duvido que vai ser achada em rio ou lixões. Vai valer $$ da mesma forma que latas de alumínio onde somos referência de reciclagem por conta de uma população pobre que tem que se virar para sobreviver.

  • Louis

    E o “grafeno”, que prometia revolucionar a tecnologia de baterias, será que vinga ?

  • Luis Burro

    Pq só 50 %,o q elas tem de diferente q não consigam recilca-las?