EUA Finanças Governamental/Legal Montadoras/Fábricas Volkswagen

Dieselgate: Advogados dos proprietários acusam Bosch de participação na fraude

vw-12-tdi

Para os advogados dos proprietários americanos de veículos Volkswagen, envolvidos no caso Dieselgate, a empresa alemã Robert Bosch GmbH sabia da fraude. E mais, teria participado junto com a montadora no desenvolvimento do software de manipulação de dados de emissão.

A defesa dos clientes, cuja ação contra a Volkswagen está sendo julgada em um tribunal federal distrital de San Francisco, alega que a Bosch não teria como não saber da definição, desenvolvimento, teste, finalização e entrega do dispositivo com um software ilegal.

Os documentos que incluem a Bosch no caso foram entregues pela Volkswagen, mas estão sob segredo de justiça. A montadora não quis comentar sobre a acusação contra a Bosch, dizendo apenas que a ação não afeta a liquidação bilionária já acertada com o tribunal federal.

Os documentos estão sob sigilo, mas conversas entre VW, Bosch e CARB estão registradas, comprovando que a empresa alemã tinha conhecimento do caso, de acordo com os advogados. Os defensores dos clientes americanos dizem que as duas empresas colaboraram durante anos no desenvolvimento do software.

A Bosch diz que levou as alegações a sério e que está cooperando com as investigações. Além disso, a fabricante de componentes automotivos já teria separado € 650 milhões para eventuais ações judiciais.

No entanto, até o momento a companhia não foi acusada de qualquer delito. Isso porque o dispositivo e seu software, se usados ilegalmente, passariam a ser de responsabilidade da montadora que os utiliza e não do fornecedor.

Ainda assim, executivos da Bosch estariam sendo investigados desde dezembro. A própria empresa teria aberto um inquérito interno para apurar eventual participação da companhia na fraude promovida pela Volkswagen.

Assim como faz para outros clientes, a Bosch fabrica o módulo de controle do motor, que varia de acordo com a versão de cada modelo, gerenciando todo o funcionamento do propulsor, inclusive do sistema de controle de emissão. Para os advogados americanos, a empresa ajudou a Volks na manipulação, cujo objetivo era enganar as autoridades ambientais dos EUA.

Por enquanto, a conta está em US$ 15,3 bilhões para a Volkswagen pagar. Mas, ainda assim, casos como este – envolvendo a Bosch – podem acabar atrasando o processo de recompra de veículos, que começa em outubro.

Um cliente da VW em Virginia, por exemplo, entrou com um pedido de intervenção no processo de ação coletiva, mas este foi negado por um juiz federal. Se tivesse conseguido, as compensações dos clientes afetados atrasariam.

[Fonte: Reuters]





  • Rmx

    Foi sem querer querendo, todo mundo é inocente. Ninguém sabia de nada!
    Affff daqui a pouco vai sobrar até pra tia Angela Merkel.

  • Alligator

    Daqui a pouco eles vão transformar isso como meio de vida, estou achando que eu já vi esse filme, e o vilão era o mesmo do outro filme só a mocinha indefesa que deu uma mudada

    • Zoran Borut

      Aqui no Brasil mesmo tivemos algo do Tipo, unos filmes nesse stilo.

  • zekinha71

    Estão querendo dividir o preju, e se for comprovado que a Bosch sabia e fez, pode ter passado para as outras.

  • Mumm Rá

    Outra empresa alemã envolvida ??????????? Daquei á pouco podem culpar a Alemanha inteira

    • Diogo Oliveira

      Acho que os Americanos estão tentando se vingar do Hitler falindo a VW…

      • Zoran Borut

        Não têm muito do que se vingar, foi em grande parte graças ao Hitler que eles conseguiram a posição confortável que ocupam até hoje.

      • Rmx

        Cuidado rapaz sem os milhares de cientistas e técnicos alemães naturalizados depois da guerra eles não saberiam nem como construir uma turbina um foguete um reator nuclear etc etc etc …..

  • thi

    e mais uma noticia da vw … todo dia tem uma com relaçao a isso..que novela mano kkkk

  • CanalhaRS

    Já houve uma abordagem anterior sobre o envolvimento da Bosch no esquema, mas ela alegou que avisou a VW sobre a existência do software nos módulos, que ele servia para testes e deveria ser desativado pela marca. Até onde isso é verdade, só Deus sabe.

    • JAC

      A justiça EUA,está montando um processo criminal,acho que vai rolar uma delação.

  • PCPartsFan

    Na terra do dinheiro fácil todo mundo quer um troco.
    Vamos abrir a caixa preta também das montadoras americanas, laboratórios farmacêuticos, máfia dos transgênicos, Federal Reserve…….

  • JAC

    Acho que já vi isso!
    Bosch disse na quinta-feira que não poderia comentar sobre processos legais pendentes. “Bosch está cooperando com as investigações em várias jurisdições, e está a defender os seus interesses no litígio”, disse a empresa em um comunicado, recusando-se a comentar mais.
    The New York Times

  • Airplane

    A VW não teria como desenvolver o dispositivo pois o software todo e a própria ECU ( Electronic Control Unit) são patenteadas e de propriedade da sistemista alemã, que apenas as licencia para diversas montadoras, dentre elas a VW.

    • JAC

      Bosch faz uma unidade de controle do motor, muitas vezes referida como o “cérebro” do motor, utilizado por vários fabricantes de automóveis de topo, incluindo VW. Esse sistema controla a aceleração e potência de um veículo e é amplamente personalizado para dar a cada modelo de carro a sua própria sensação única.

      Bosch forneceu software e componentes para VW, mas disse responsabilidade pela forma como o software é usado para regular as emissões de escape ou o consumo de combustível encontra-se com as montadoras.

      Nos documentos judiciais, os advogados disse que Bosch tinha trabalhado lado a lado com a Volkswagen para desenvolver um chamado dispositivo de fraude para contornar testes de emissões.

      O sistema de controle do motor para motor diesel limpo da VW foi personalizado através de anos de estreita colaboração entre a montadora VW e Bosch, disseram os advogados.
      (Reuters)

      • Airplane

        O envolvimento é claríssimo !