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Dieselgate: Daimler nega acusação de manipulação de emissão – Tesla aponta carro limpo como solução

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A Daimler está negando acusação de manipulação de resultados de emissão de poluentes em seus carros, feita por um grupo ambientalista alemão chamado Deustche Umwelthilfe (DUH).

A montadora germânica diz que nunca utilizou e jamais usará um software para manipulação de dados de emissão de poluentes, afirmando que todos os seus carros a gasolina ou diesel atendem às normas de emissões de poluentes.

A Daimler reafirma que está trabalhando com autoridades da Alemanha, Europa e EUA para desenvolver novos métodos de ensaio para avaliação das emissões. Por fim, a empresa diz também não ter conhecimento de qualquer medida que indique que seus produtos foram adulterados. A montadora avalia acionar judicialmente a DUH.

Tesla Model S

Carros elétricos em evidência

Depois da Volkswagen, BMW e agora a Daimler começam a ter problemas com citações e acusações de fraude em emissão de poluentes. Além de terem suas ações arrastadas para baixo por causa do chamado “Dieselgate”, agora precisam provar que não agem da mesma forma, mesmo que de fato não tenham feito algo irregular.

O mesmo pode acontecer com outros fabricantes, pois a menor suspeita agora pode transformar-se em acusação e imediato abalo da confiança. Estamos assistindo a uma caça às bruxas automotiva? Nesse ambiente de suspeitas, há quem esteja ganhando pontos com isso e um deles é especialmente a Tesla Motors.

Elon Musk afirmou publicamente que o escândalo da Volkswagen prova que já atingimos um limite para emissão de poluentes em motores de combustíveis fósseis. Naturalmente, nesse caso, a saída seria a introdução de tecnologias alternativas e ecológicas, como o carro elétrico, por exemplo.

Musk também alfinetou a indústria alemã, dizendo que estava na vanguarda quando começou a introduzir a geração atual de carros elétricos, mas que mesmo os germânicos podem falhar no desenvolvimento de motores mais limpos. Para a Tesla, obviamente é uma chance de crescer em meio à polêmica sobre os reais limites de emissões dos motores convencionais.

volkswagen e-golf 1

Segundo estágio?

A crise econômica mundial de 2008 fez decolar o desenvolvimento de novas tecnologias limpas na indústria automotiva, estabelecendo metas impensáveis há uma década para carros elétricos, híbridos, híbridos plug-in e células de combustível. Hoje, investir nesse novo campo é obrigatório para todos.

Com o Dieselgate, as tecnologias limpas já desenvolvidas e outras que estão nas bancadas de ensaio poderão ganhar mais espaço nas garagens dos consumidores, fazendo com que os motores convencionais percam cada vez mais terreno.

Atualmente, já se começa a investigar também os carros a gasolina e em breve, no Brasil, os flexíveis (da Volkswagen, por enquanto…). O leitor acredita que este momento seja o segundo estágio de impulsão do futuro carro limpo de emissões?

[Com informações de Autoblog/Word Car Fans]





  • John

    Vira o disco e toca o mesmo né?

    Melhor melhor é inventarem um carro movido a hidrogenio!

    • Astron

      Já é existe e é da Toyota, o Mirai, eles já devem começar a vende no Japão em grande escala.

      • Pedro Henrique

        o único porém atualmente (além do preço do carro por causa da tecnologia) é a quantidade de postos de abastecimento… que devem ser bem poucos

        • Marcos Souza

          parece que o mirai tem fila de espera de 2 anos já!!!

      • V12 for life

        O projeto da BMW é melhor pois funciona como um motor a combustão, o problema é a produção do Hidrogênio.

        • Pedro Henrique

          acredito que o maior problema na produção do hidrogênio é a origem da energia utilizada pra produzi-lo…
          se for de fontes renováveis (eólica, solar, hidrelétrica) não vejo problemas na produção, agora utilizar carvão mineral, gás natural ou diesel pra produzir a energia que vai ser usada na fabricação do hidrogênio, fica 6 por meia duzia…
          quanto a energia nuclear, cada um tem uma opinião diferente, sou a favor dadas as devidas medidas de segurança (óbvio) e o bom é que não depende de fatores externos para se produzir (vento, sol ou água)

          • V12 for life

            Concordo, mas também não vejo problema na hidroelétrica, a formação do lago para formação do estoque causa um impacto ambiental bem menor que as outras fontes.

            • Pedro Henrique

              um belo exemplo é Itaipu que apesar de ter formado um lago bem grande e sido retiradas muitas famílias da região, é a maior usina hidroelétrica em produção de energia do mundo!
              E abastece nada mais nada menos que 75% do Paraguai e 17% de toda energia usada no Brasil.

              • Rafa Agrela

                o problema do carro eletrico no brasil e o preço absurdo da elericidade

                • Miguel

                  Mas a presidAnta não tinha baixado o preço da nossa energia? Kkkkkkk
                  Nós deveríamos ter a energia elétrica mais barata do mundo, por que vem de uma fonte mais abundante que na maioria dos outros países, mas como sempre tudo aqui é muito mal feito, e gerido de forma mais incompetente possível.
                  Nós avançamos 10 anos e regredimos 20!

            • RafaelC

              Muito pelo contrário, hidroelétricas são as que causam o maior impacto ambiental possível, ainda mais em uma usina como Itaipu, vários km de mata alagados, alteração de um ecossistema permanente, alteração do curso de um rio, sem falar que Itaipu foi instalada em uma das melhores regiões para cultivo do país.

              Hidroelétricas liberam metano, e não é pouco, ainda mais quando o nível está baixo(metano polui bem mais que o co2).

              Hoje em termos de capacidade de geração e “menor impacto” acho que só a nuclear

              • Pedro Henrique

                eis que fui pesquisar sobre isso que por sinal nem sabia desse fato do metano e descubro isso também… http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=reservatorios-hidreletricas-capturam-co2&id=010125101207#.VgdWtMtVhBc

                agora fica a incógnita…

                • RafaelC

                  Eu não li o estudo porque infelizmente não colocaram ali, . As pelo que percebi o próprio acabou provando mais fortemente oo fato do metano, os próprios fitoplâncton vão fazer o metano

              • V8

                Hidreletricas mudam o ambiente !

                Sai a terra e os animais… E entra a agua e seus peixes ! Nao me parece algo tao grave assim !

                Prefiro mil vezes esse tipo de impacto do que os riscos e lixos gerados por usina nuclear !

                • RafaelC

                  Pelo jeito não tem noção nenhuma de impacto ambiental.
                  Com um comentário desse não tenho nem o que dizer.
                  Não é grave, é gravíssimo.
                  Que risco? O lixo de uma usina dessas é armazenado(geralmente na própria usina que armazena o lixo de toda a operação dela) , e já existem até estudos para reutilizar os rejeitos (não lixo)

                  • V8

                    Eu cresci ao lado de usinas hidreletricas (Meu pai trabalhava na CESP) ! Inclusive na que causou o maior impacto ambiental da historia do Brasil ! Mas hoje lá… Tudo nos conformes ! Saiu uma boa parte do verde… Entrou o azul !

                    Disse bem… Ha um impacto ambiental… Nao uma ¨extinçao do ambiente¨ !

                    A proposito… Sem a menor duvida… Vc é que nao tem noção do que é uma usina nuclear ! Moro ao lado de uma… kkkk

                    • RafaelC

                      E isso te faz entender de impactos ambientais? Pra você ver que não entende, impacto envolve extinção, quando você alagou uma região você extinguiu por completo aquele ecossistema.

                      Não existe sai verde entra azul. Justamente porque esse é o grande problema .

                      Me conte então, que que Angra II tá te dando de dor de cabeça?( e olha que até eu teria, Angra i e II são antiguidades vindas da alemanha)

                      Se você tá preocupado com extinção do ambiente pode ficar tranquilo, prypiat tá lá interina com o ambiente, a única coisa que foi extinta de lá foi o ser humano

                      Se te faz feliz, Itaipu é minha vizinha, e isso não me faz o mestre do impacto ambiental

      • Murilo Soares de O. Filho

        Problema é ser feio de mais.

      • V8

        Existem varios… O Mirai é o 1o a ser produzido em serie !

  • Mr. Car

    Os eco-histéricos podem fazer o carnaval que quiserem: grosso modo, enquanto a última gota de combustível fóssil não for arrancada das entranhas da terra, não haverá prioridade para carros movidos por outras matrizes energéticas. Tem muito intere$$e em jogo.

    • Roberto Souza

      Isto não será possível. Se todo combustível fóssil for arrancado das entranhas da terra isto aqui vira vênus, temperatura sobe no mínimo 20 graus.

      • Mr. Car

        Então, supondo que isto seja verdade, vão tirar até quando isso seja possível. Não vão deixar uma gota lá além daquele limite abaixo do qual o planeta vai torrar. Só quando for impossível explorar o petróleo, vão mudar de matriz.

        • Thiago

          Isso é a mesma coisa que falar, há séculos atrás, que só vão parar de explorar o carvão quando ele acabar…

          Nenhuma fonte energética deixa de ser usada por acabar.

          • Mr. Car

            Isto é a mesma coisa que falar que se algo não aconteceu antes, não vai acontecer agora. Pode apostar que vai.

            • Thiago

              Você acha, sinceramente, que os motores a combustão vão ser maioria por ~200 anos ainda?

              As fontes alternativas para veículos são do interesse principalmente das petrolíferas de grande porte, que poderiam se dedicar a produtos de maior valor agregado do que os combustíveis se não fosse a necessidade de abastecer os mercados.

              No ano passado, os países com produção relevante de petróleo extraíram 30 bilhões de barris de óleo. Em contraste, só as reservas de areias betuminosas de Canadá e Venezuela, já rendem de 3.5 a 4 trilhões de barris – Suficiente para fornecer petróleo para o mundo por mais de século. Ao mesmo tempo, os campos de grandes profundidades no mundo todo sinalizam quantidade semelhante de petróleo convencional. Não há, no momento, preocupação com escassez de petróleo no futuro previsível.

              E o andamento atual dos carros elétricos mostram que eles estarão em grande circulação BEM, mas BEM antes disso.

              • Mr. Car

                Você que falou em duzentos anos. Vão ser a maioria até que o petróleo acabe, ou quase. Eu não disse que isto ia levar duzentos anos.

  • Pedro Henrique

    aproveitar pra fazer um merchan né? tolo é quem não faz nessas horas…

  • DevXav

    O documentário do History Channel – Power – manda abraços a esses “mimimis pseudo-sustentáveis”.

    Humanidade hipócrita.

  • V12 for life

    Tão tentando usar o escândalo para mudar a opinião pública contra os motores a combustão, ao invés de conquistar pela qualidade, enquanto um carro elétrico não carregar totalmente em no máximo 15 minutos e não tiver no mínimo 500km de autonomia, não interessa para a maioria, principalmente os que só tem um carro, e menos ainda para os que o carro é ferramenta de trabalho.

    • Marcos Souza

      eu ainda acredito nos híbridos estilo volt(motor de combustão só serve para carregar as baterias)
      No volt eles usam um motor 1.4 que liga só quando a bateria está com pouca carga, coloca um motor a etanol nele e tá resolvido, afinal o etanol é menos poluente e plantar a cana sequestra o carbono liberado na sua queima.

      • V12 for life

        Os híbridos são um paliativo, apenas fazem a transição, e veículos que são utilizados na produção de cana são a diesel oque acaba tornando o etanol não tão limpo assim, mas acho que com a produção nacional o hibrido flex tem boas chances.

        • Pedro Henrique

          e se os veículos utilizados na produção fossem híbridos movidos ao combustível vegetal? não seria uma opção interessante?
          falta muito de desenvolvimento de híbridos movidos á etanol…

          • V12 for life

            Realmente seria muito interessante, lembro de uma matéria da 4R sobre dois produtos chamados Syn Fuel e San ou Sun Fuel não me lembro direito dos nomes, que dos quais pode ser fazer qualquer derivado de petróleo, um deles não resolve nada pois é a base de petróleo, mas o outro é de origem vegetal tendo por exemplo os mesmos benefícios do etanol, na época era muito caro de se produzir 1L de ambos mas esse litro se não me engano dava para produzir entre 25 e 50L de gasolina ou diesel.

    • Derek

      Este motores à combustão estão acabando com o planeta e com a saúde das pessoas. Talvez nós tenhamos todos que fazer algum sacrifício em algum momento, abrir mão deles e buscar as alternativas.

      • V12 for life

        Este é um sacrifício que só farei se não tiver opção, a indústria química polui muito mais que a frota circulante no planeta com menos de 20 anos mais ninguém fala sobre isso por que é mais fácil jogar a culpa na população, os carros já foram sim os grandes vilões mas já deixaram de ser a muito tempo, um carro com tecnologia de ponta hoje(downsizing) polui 10x menos que um 2005 que por sua vez polui 10x menos que um de 95, só ai já foi uma redução 100x nos gases emitidos, imagina se a comparação continuar com outras décadas com carros a carburador, sem catalisador, sem filtros na linha de alimentação e sem a evolução nos combustíveis, ou seja um carro hoje emite no mínimo um milhão de vezes menos gases que a 50 anos. Já viu uma refinaria ou um laboratório de remédios, as chamas vão direito para a atmosfera, o que significa que a combustão ocorre ao ar livre sem a possibilidade de ter um catalisador no processo. Os dados são SAE.

        • Derek

          O que tem a ver a indústria química???? Esta linha de raciocínio “não abrirei mão disto pois tem coisa pior” não faz o menor sentido. TODOS os pontos que temos chances de melhorar temos que melhorar, esta cadeia de acontecimentos é complexa demais para colocarmos em uma fila de prioridade e ir atacando uma a uma, como se ela pudessem resolvidas em um curto espaço de tempo ou, mais irônico ainda, como se tivéssemos tempo para lidar com cada um deles separadamente. Não é possível, não faz sentido! Temos que atacar todas as frentes possíveis ao mesmo tempo. Esta forma de pensar sua é muito triste, sério mesmo.

          E carros ainda poluem muito e dão sua parcela de contribuição no efeito estufa, não são nada desprezíveis. E se poluem 10x menos do que 10 anos atrás, a frota de carros aumentou também mundialmente de 10 anos para cá.

          • V12 for life

            Eu só acho errado a população ser totalmente responsabilizada por isso, se até a criação de gado gera poluição do ar, como você disse tem que se atacar todas as frentes, se toda a sociedade fizer isso ótimo abro mão tranqüilamente, mas abrir mão do grande prazer fazer uma troca de marchas em alta rotação, enquanto varias empresas de diversos setores continuam a poluir não vou mesmo.

            • Rafa Agrela

              esses ecochatos daqui a pouco vão lutar pra serem criadas vacas hibridas…

              • V12 for life

                Kkkkkkkkk

        • Rafa Agrela

          sem contar as vacas…

      • V8

        É uma verdade… Mas seria necessario trocar pelo menos 1/3 da frota mundial por modelos eletricos… Para mudar algo no planeta !

        • Derek

          Não sei quantos precisam, mas em algum momento isto precisa começar a acontecer. Ao meu ver, é ridículo os incentivos dados pelos governos para os carros elétricos/híbridos. Se algum deles realmente tivesse vontade de mudar algo, daria incentivos gigantescos.

          E corrigindo eu mesmo, quem vai ser dar mal mesmo são os humanos. O planeta se vira muito melhor sem nós.

    • V8

      ¨Tão tentando usar o escândalo para mudar a opinião pública contra os motores a combustão¨

      Esta aí… Uma possibilidade com enormes chances de ser verdade !!!

  • Como se toda a eletricidade produzida viesse de fontes limpas de energia.

    • Marcos Souza

      E os ambientalistas falam: “usa energia eólica!, e nem sabem da quantidade de pássaros e a poluição sonora causada pelas turbinas.
      “usa energia solar!” que precisa de grandes lugares para se contruir uma usina de energia solar que subra pequenas cidades…
      E ainda ficam tendo calafrios quando falam de energia nuclear, que estão tão modernas hoje que é muito menos poluente e muito mais segura do que usinas térmicas….

      • V8

        Bom… O problema ambiental mais urgente do nosso planeta… É o aquecimento e a poluiçao do ar !

        Qquer solucao que priorize resolver isso… Acho muito valido !

        • Thales Sobral

          Vamos “pensar verde” sim, mas cuidado: Ambientalista não é ‘bicho bonzinho’. Tem como ganhar dinheiro de várias maneiras…

          • V8

            É uma verdade…

            Alias eu aposto que esse povo que reclama das usinas hidreletricas ou nucleares… Tbem reclamariam se ficassem no escuro ! kkk

            • Thales Sobral

              heheh pois é.. Se quiser dá uma lida sobre Luiz Carlos Molion…

    • Louis

      A tendência é o aumento de energia com fontes alternativas. Alguém tem que dar o “pontapé inicial”, não adianta ficar reclamando, dizendo que não vai melhorar nada. Países sérios estão investindo pesado em placas fotovoltaicas. A meu ver, o futuro será de carros elétricos, alimentados pela luz solar.

      • Novas fontes de energia devem ser procuradas, inclusive para que as fontes não-renováveis tenham duração maior para os casos que não sejam encontradas alternativas. Até países que não são “sérios” estão investindo em fontes “limpas”, pois no nordeste brasileiro cerca de 1/3 da energia elétrica consumida já vem de fontes eólicas e em alguns dias foi a fonte mais usada.

  • DiMais

    mais um momento para a tecnologia automotiva (mundial e Brasil não faz parte do mundo) avançar!
    Elon Musk já foi agraciado com a avaliação máxima do Model S P85D, depois pelo fato de as pessoas não terem ficado tão empolgadas com os novos Porsche e Audi elétricos, agora o dieselgate.
    Não defendo que os carros elétricos sejam a única solução para o mundo, mas já passou da hora de nos tornarmos independente dos combustíveis tradicionais e que as tecnologias que hoje são chamadas de alternativas passem a ser uma opção viável.

  • ricardo

    pra me o carro tem q ser movido a hidrogenio …

    • V8

      De longe… É o melhor sistema… heheh

  • Lucas

    Já está cansando o design desse Tesla.

  • Eduardo Campos

    Demorou.

  • Rodrigo

    Mais alguém tem dúvidas que todo esse alarde foi algo criado para promover a indústria americana de elétricos e híbridos ? Lembrando que em até 4 anos o Applemóvel e o Googlemóvel estarão pelas ruas.
    Lembrando também que os EUA é o segundo maior país em emissão de gases do efeito estufa e um dos poucos países que não são signatários de acordos de redução dos mesmos.
    Não estou defendendo a VW ou qualquer marca, só acho suspeito um país com a maior frota de caminhonetes e V6/ V8 do mundo fazer todo esse estardalhaço em cima de uma fraude, sendo que talvez não represente nem 1/10 dos índices de poluentes que eles, sozinhos, emitem.

    • Derek

      Se eu fosse escolher uma teoria conspiratória favorita, com certeza escolheria a dos elétricos/híbridos do que as das grandes indústrias de petróleo, que já estão dominando este cenário, poluindo o planeta e freando a tecnologia de combustíveis alternativos há décadas :).

      • Rodrigo

        A questão não é elétricos/híbridos versus diesel, a questão é indústria europeia versus americana.
        Ou vc acha que a EPA está preocupada com as milhões de RAM e F-150 poluindo indiscriminadamente a atmosfera?
        ;)

        • V8

          Mas é cada comentario…

          Ok.. Entao os VW tem que respeitar as leis… As camionetes nao… E principalmente por serem americanas…

          As montadoras europeis devem ser mazoquistas entao… Nem reclamam disto ! kkkkkkkkkk

    • Minerius Valioso

      É de se desconfiar, principalmente se tratando de um órgão governamental como o EPA.

  • CyberSilvio

    Ecochatos. Vão abraçar uma arvore bem grossa!

  • Wolfpack

    A eletromobilidade é uma balela que toda a imprensa e governos falam, e até algumas indústria respondem. A Tesla é uma farsa que empurra seus carros extremamente caros e limitados baseados na desoneração de impostos. Então o governo deve retirar impostos do cidadão e ao invés de investir em áreas mais nobres, deve entregar a montadora, em outras palavras! Isso é justo? O craqueamento do xisto americano, poluente tanto quanto os motores EA189 da Volks, colocou o preço do óleo a um patamar muito baixo o que inviabiliza a competitividade dos carros híbridos e elétricos. Outra coisa, nenhum estúpido, nem o EPA, CONAMA, pergunta de onde é produzida a energia que move estes carros, de varetas de plutônio, ou de carvão e óleo queimado? Energia eólica que não é, por sinal poluidora em escala menor que afeta fauna e meio ambiente onde se instala, sem contar aquele mar de cataventos que destroi uma paisagem. O que fazem com as baterias de litio depois de usadas? Não existe santo nesta história. Os grupos ambientalistas são em sua maioria um bando de acefalos fumadores de maconha que pensam que o mundo ideal é aquele que eles observam quando estão sob o efeito da canapis. Sou contra ao incentivo seja ele em que nível aos veículos eletricos. Se querem ser competitivos, que o façam com seus recursos. E é por isso que a grande industria não embarcou com tudo nesta viagem ambientalista. No Dieselgate, pode procurar que irá achar desvios em regimes de todos motores, absolutamente todos, que em um hora ou outra saem dos parâmetros de emissões. Se forem justos o mesmo EPA e seus estudantes juvenis apresentem o mesmo teste em regime de operação de todos os demais veículos a diesel e gasolina, comercial e particular, rodando nos Estados Unidos! Quero ver os resultados dos carros da GM e Ford. A Chrysler nem precisa tanto esforço para encontrar algo e nos caminhões, Peterbilt, Kenworth, Freightliner, Mack? Alguém arrisca? Isso é uma brincadeira de burocrata, que não sabe aonde está se metendo. Se for seguir a risca o que os livros dizem, eles param o país deles.

    • Louis

      “E é por isso que a grande industria não embarcou com tudo nesta viagem ambientalista” Toyota não conta ? Nissan ? Honda? Fusion Hybrid é de uma montadora fundo-de-quintal?

      • Wolfpack

        Compare o portfolio de veículos hibridos e elétricos com os de motores ciclo otto e diesel! Faça esta comparação! Me aponte um veículo comercial, pickup, hibrida, full electric! O que estamos vendo é um movimento forçado por governos e incentivos na direção da eletrificação, mas que não vê o mesmo esforço privado por parte da indústria. Retire os incentivos e verá o que acontece com os Teslas. Não são competitivos, seu balanço energético é questionável, fonte de geração de energia limpa? Na China vem do carvão, nos Estados Unidos, xisto e plutônio, na Alemanha vem do plutônio francés, pois importam sua energia da França e gás russo. Aonde está a vantagem deste sistema onde se polui no aracado e não mais no varejo? Pura estupidez e um engana que eu gosto. Prius, Leaf, Fusion, vc acredita que estas marcas conseguem sobreviver com estes modelos?

    • Minerius Valioso

      “Os grupos ambientalistas são em sua maioria um bando de acefalos fumadores de maconha que pensam que o mundo ideal é aquele que eles observam quando estão sob o efeito da canapis. Sou contra ao incentivo seja ele em que nível aos veículos eletricos. Se querem ser competitivos, que o façam com seus recursos.”

      Nessa parte eu concordo. Esses ambientalistas são burocratas chatos que querem mandar na nossa vida, com a desculpa de salvarem o planeta.

  • CanalhaRS

    Elon Musk pode até se aproveitar da situação e querer se sobressair. Mas não tem carros acessíveis para isso. Apenas dois modelos (um sendo lançado apenas agora) caros não lhe darão a visibilidade e lucratividade desejada no mercado global, mesmo com o escândalo a todo a vapor pela imprensa mundial.

  • Thales Sobral

    Bem oportuno em um momento que o preço do petróleo foi lá pra baixo… Hum… Prato cheio pra quem gosta de teorias da conspiração!

  • Minerius Valioso

    Agora a Tesla vai expandir ainda mais o seu mercado, e vai fazer as corporações mamadoras chorarem.

  • Yan b souza

    Não acredito que abolir os motores a combustão irá resolver o problema da poluição do ar e ambiental! Quem nos garante que no processo de produção de um carro elétrico não se tem algum tipo de impacto gerado ao meio ambiente( será que o tão maravilhoso tesla model s de Elon Musk não gera algum tipo de efeito ao meio ambiente?) ou que algumas das fontes de geração de energia elétrica geram efeitos negativos ao meio ambiente! Ou que as próprias baterias ao serem descartadas não produzem efeitos?! Hoje boa parte de tudo que é produzido pela industria gera algum tipo de impacto, acabar com eles de uma vez é difícil, mas deve haver a busca pela diminuição deles! Gosto da ideia do carro elétrico, mas tanto os elétricos quanto os a combustão, deve se pensar em tornar-los cada vez mais eficientes, pois em ambos os veículos estão envolvidos interesses e acima de tudo nós os consumidores e os trabalhadores por trás desses produtos!

    • Yan b souza

      ??

      • David

        A esquerda um carro a direita um Smartphone com rodas.

        • Yan b souza

          Boa ! kkkkkkkkkk

  • David

    Meu carro é “flex” e só abasteço com ÁLCOOL(palavra moderninha “Etanol”). Valeu Falou e Fui.

  • Senhora Liberdade

    isso e desculpa para intervencionismo estatal no mercado automotivo, principalmente na área de recursos naturais. O governo dos EUA esta se autodestruindo, cada ano ha mais poder nas maos dos burocratas de Washington, o problema nao e so la esta se alastrando nos principais países do mundo.



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