Diferenças: gasolina podium, premium, comum, aditivada

gasolina adulterada

É comum ouvir um amigo dizer que abasteceu o carro com combustível aditivado, qualquer modelo que seja, e que ele ficou “muito mais forte”. E também que a gasolina comum “é suja”, que a aditivada “é besteira”, que a gasolina Podium ou Premium é “jogar dinheiro fora”.

Essas, entre outras lendas e mitos, acabam deturpando a verdade sobre os inúmeros combustíveis disponíveis no mercado. A verdade é que o consumo, independentemente do tipo de combustível, não tem razão físico-química nenhuma que justifique diferenças gritantes.

A diferença entre gasolina podium, comum, aditivada e premium é bastante simples: a gasolina comum não contém aditivos de limpeza e dispersantes, ocorrendo, ao longo do tempo, acúmulo de detritos no motor e sistema de combustão.

A gasolina aditivada traz uma série de “detergentes” especiais misturados ao combustível, sendo que cada bandeira faz o próprio coquetel e a sua eficiência varia de acordo com a qualidade deles.

Por último, há a gasolina Podium ou Premium. Assim como o combustível aditivado, a gasolina podium também traz componentes de limpeza especiais, porém tem mais octanas (fato que é aproveitado por veículos com alta taxa de compressão, permitindo um total aproveitamento do potencial do motor), emite menos enxofre durante a queima e, assim, causa menos impacto ambiental, já que polui menos.

Ao contrário do que diz o mito popular, qualquer veiculo à gasolina pode usar a gasolina Podium da BR ou a Premium da Shell, sem quaisquer problemas ao carro. Ele não é mais “forte”, portanto não estraga o motor, e também não é “mais puro”, corroendo tubulações.

Esses são mitos populares sem fundamentação alguma. O preço mais alto dos combustíveis ditos “especiais” podem se justificar, a longo prazo, já que seu carro continuará limpo e saudável.

A Petrobrás recomenda que usuários não troquem de combustível subitamente: se você for usuário de combustível comum, deverá adicionar 10% de aditivada ou gasolina Podium a cada abastecimento até completar 100%.

Gasolina comum

Como mencionado acima, a gasolina comum é a mais simples em sua composição e não possui detergentes ou dispersantes, itens fundamentais para proteger o motor de impurezas.

Esse tipo de combustível possui adição de 27% de etanol anidro, algo que o governo quer aumentar para 30% até 2023 e até 40% em 2030.

Além disso, em sua composição, a gasolina comum possui 87 octanas ou 87 unidades pelo índice antidetonante (IAD) e 50 ppm de enxofre ou 50 partes por milhão, o que dá 50 mg/kg. Porém, existe a gasolina formulada que pode acabar sendo vendida como comum, o que requer atenção.

Este combustível mais barato tem sua comercialização autorizada pela ANP, mas se trata de uma gasolina feita com sobras de outros combustíveis e adição de produtos químicos para enriquecer sua composição.

Ainda assim, a gasolina formulada rende menos energicamente que a gasolina comum, por utilizar componentes mais leves na mistura. Por conta disso, ela precisa ser identificada como tal.

Gasolina aditivada

Na gasolina aditivada, que pode receber outros nomes dependendo da rede de distribuição de combustíveis, a octanagem é a mesma da comum, ou seja, 87 unidades.

O diferencial, conforme observado mais acima, é o uso de aditivos detergentes e dispersantes químicos que ajudam a limpar bicos injetores e outros componentes que estão em contato com o combustível, ajudando ainda na redução de atrito. Ela também tem 50 ppm de enxofre.

Esse combustível geralmente é vendido com um preço maior nas bombas, mas não é obrigatório. Então, frequentemente os postos oferecem a gasolina aditivada pelo mesmo valor do litro da gasolina comum.

O uso desse combustível é melhor, pois ajuda a prevenir o acúmulo de sujeira e detritos nas partes do motor em contato com o combustível ou combustão, além de ajudar a ampliar a vida útil do propulsor.

Gasolina premium

Acima das outras duas, existe uma gasolina de melhor qualidade e poder energético, a gasolina premium, altamente difundida nos países vizinhos ao Brasil, mas que também é comercializada por aqui.

Assim como a aditivada, a gasolina premium traz aditivos para limpeza e dispersão de sujeira e detritos que possam estar misturados ao combustível, quando de seu armazenamento no veículo.

Mas, diferente da aditivada, a premium tem um nível de octanagem maior, que é de 91 unidades no IAD. No entanto, preserva-se o nível de enxofre em 50 ppm.

É um combustível com maior poder calorífico e por isso faz o motor render mais que nos outros dois tipos de gasolina. Como é uma opção mais forte, ela geralmente é associada com os países do Mercosul, pois no Brasil se dá muita ênfase às duas mais baratas, que possuem 87 octanas.

Por conta da alta taxa de compressão em motores flex, ela é indicada para realçar a performance do carro com mais energia e menos consumo de combustível. O rendimento energético é compensador com sua utilização.

Porém, somente algumas bandeiras de distribuição de derivados de petróleo possuem gasolina premium. O preço é naturalmente maior devido a sua natureza.

Gasolina podium

Se a gasolina premium já traz um poder maior, a podium supera de longe. Também com aditivos detergentes e dispersantes, o combustível é o de maior octanagem no mercado brasileiro e no mundo, pois supera as gasolinas “super premium” europeias.

Aqui estamos falando de um combustível com nada menos que 97 unidades no índice antidetonante (IAD), mas que difere da premium também por ter somente 30 ppm de enxofre, sendo ainda a mais limpa de todas.

Com ultra baixo teor de enxofre, a gasolina podium surgiu em 2002 já atendendo a legislação que seria imposta aos carros nacionais a partir de 2014. Ou seja, ela já era limpa para os padrões atuais há 16 anos.

Por ter sido avançada em relação ao seu tempo, a podium desde sempre é indicada para uso em motores de alta performance, tais como carros esportivos importados, que possuem um regime de trabalho elevado.

Uma das atribuições é reduzir o consumo de combustível com a eliminação de depósitos de carbono e ampliação da vida útil do lubrificante.

Por ser adequada em motores de alta taxa de compressão, a gasolina podium permite melhor performance do motor com tempos de retomada menores e mantém suas propriedades originais por mais tempo quando está a bordo do reservatório interno de combustível do veículo.

A gasolina podium não é indicada para motores mais antigos ou de taxa de compressão baixa. Nos atuais, pode ser usada em motores flex ou abastecidos apenas por gasolina.

Seu preço é elevado, chegando a custar mais que o dobro da gasolina comum. Nem todos os postos da Petrobrás possuem o produto, por isso é preciso rodar um pouco mais para se achar.

Por Orlando Ortiz

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.