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Diferenças entre tração integral e 4×4

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Algumas pessoas questionam a diferença entre tração integral e 4×4. Em alguns modelos, existem designações da própria marca para cada sistema, enquanto outras simplesmente batizam ambos com o mesmo nome, confundindo ainda mais quem quer saber como funciona a tração nas quatro rodas.

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Basicamente, a tração integral é a permanente, onde as rodas possuem tração o tempo todo, enquanto o 4×4 é apenas temporário. Neste último caso, geralmente a tração é traseira e o eixo dianteiro pode ser acionado para transpor terrenos difíceis, o que também pode incluir uma redução. Uma Chevrolet Trailblazer, por exemplo, é assim.

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O 4×4 ainda pode ser do tipo sob demanda, quando a força pode ser distribuída de forma eletrônica entre os eixos, por meio de acoplamento viscoso, variando assim a tração, que em alguns casos pode ser 100% frontal ou 100% traseira. Apesar de o projeto ser de tração dianteira, o Suzuki S-Cross realiza a operação descrita acima, por exemplo, embora possa manter também um modo 4×2.

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Já no caso da tração integral, os eixos recebem força o tempo todo, variando a distribuição de torque de acordo com as características do piso, através de um diferencial central com embreagem de torque, que também compensa as rotações diferentes entre os eixos. O Ford Edge, por exemplo, usa esse sistema, que é batizado de AWD na marca americana.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]





  • Luis LC

    Que explicação sem sentido. A rigor Tração Integral e 4X4 são a mesma coisa, ou seja a viatura tem habilidade em tracionar as 4 rodas ao mesmo tempo. O que muda são os sistemas de tracionamento que podem ser:
    1) Permanente (Full time)
    2) Sob demanda (On demand)
    3) Por seleção (Part time)
    Normalmente os offroads utilizam permanente ou part time enquanto sob demanda é mais utilizado em crossovers e carros de passeio, são sistemas mais leves e que permitem que a escolha de tração seja feita pelo próprio veiculo, economizam combustível e pneus. A tração permanente exige um diferencial tipo torsen que permite o 4×4 andar em pisos de grande aderência, tipo asfalto o tempo todo, o que torna o carro mais pesado.
    As montadoras usam a denominação que querem, simples assim, por exemplo a Honda chama o CRV (On demand) de 4WD e a Suzuki também chama o Grand Vitara (Full time) de 4WD, o Fusion (On demand) da Ford usa a nomenclatura AWD e os Subarus (Full time) também.
    Em tempo, tenho um S-cross e nas versões 4×4 (Allgrip) não existe a opção de condução em modo 4X2, a não ser que o carro queira, é um on demand associado ao controle de estabilidade que permite muitas combinações de trações (a exemplo do Renegade) mas sempre no 4×4, 4×2 só no asfalto, e na reta, a mercê do carro

    • Ainnem Agon

      Então, pra resumir, temos:
      – 4×4 ou Permanente de fábrica
      – 4×2 que vira 4×4 automaticamente, quando o carro precisa
      – 4×2 que vira 4×4 manualmente, quando o motorista seleciona

      • GPE

        Isso

      • Edson Fernandes

        E ainda o 4×4 com bloqueio de diferencial que tal recurso é usado para enfrentar situações pesadas de uso. Exemplo de carro: TR4.

    • Victor Hugo

      E seria interessante a matéria falar sobre o bloqueio de diferencial. Por que não é por que você tem um carro AWD, que ele será bom para a terra. Como no caso de um atolamento, se não existir o bloqueio do diferencial, você vai estar prejudicado do mesmo jeito. Recurso este, disponível para os 4×4 voltados ao Off Road.

      • Luis LC

        Sim, a tração será jogada pra frente e pra trás o tempo todo, se não bloquear e dividir a tração entre os eixos dificilmente sairá de situações simples de baixa aderância

      • Efulefante

        Só para acrescentar, existem outros recursos para simular um bloqueio de diferencial. O Toro, por exemplo, ao invés de bloquear o diferencial, simplesmente freia a roda que gira em falso e transfere o torque para a outra.

      • Daniel Bezerra

        Para atoleiros, um simples diferencial de escorregamento limitado ou um controle de tração resolvem na maioria dos casos. Bloqueio é mais para erosão. Situações onde pelo menos uma roda sai do chão, ou pior ainda, quando duas rodas perdem a tração e a grande maioria dos controles de tração não conseguem contornar.

    • Alvaro Augusto Rocha

      Gostaria de saber como é o sistema 4wd do EcoSport, pois diz que ele fica tracionado todo o tempo, mas há um botão no painel que “liga” a tração quando o terreno é ruim mesmo.

      • Luis LC

        O Ecosport não sei ao certo mas provavelmente deve ser sob demanda e esse botão deve ser o lock que bloqueia o deslizamento multiviscoso entre os eixos dianteiro e traseiro quando se entra na terra, os crossovers sob demanda possuem esse controle senão quando entra na terra fica pior que um 4×2, rs

  • Franco da Silva

    Lembrei de um amigo que comprou uma Toyota com tração integral e depois não encontrou onde “desligar” a tração. Voltou no vendedor e descobriu que não havia essa opção. Em 6 meses, vendeu o negócio.

    • Luis LC

      Fala pra ele comprar a nova SW4,rs. Tiraram o diferencial torsen, agora a nova SW4 não roda mais em 4×4 no asfalto, tem que acionar quando entra na terra.

      • Darwin Luis Hardt

        pergunta: o carro com traçao integral vai automaticamente sempre beber mais do que se fosse 4×2 quando EU quisesse que fosse?

        • Luis LC

          Vai, o gasto de energia é maior pra tracionar as quatro rodas ao mesmo tempo, sem contar o aumento de atrito entre peças que distribuem essa tração entre as 4 rodas, mas o aumento não é nada assustador, acho que
          os ganhos em segurança podem compensar.

          • Darwin Luis Hardt

            dentre os SUVs de ano 2010 por aí eu sei que o CR-V, RAV4 e Subaru Forester são de tração integral. Saberia me dizer algum que pode ser ativado manualmente? Talvez o Grand Vitara?

            • Luis LC

              TR4, Pajero em geral, com exceção de Outlander e ASX. O Grand Vitara é permanente, anda sempre em 4X4, o que dá pra fazer é bloquear o diferencial e acionar a caixa reduzida. Mas esses que vc falou quando não for necessário eles andarão em 4×2 e sempre que o carro precisar aciona o 4×4 rapidamente.

              • Darwin Luis Hardt

                entendi, muito obrigado!

  • afonso200

    a CR-V 2011/11 4WD é o que o tempo todo usa o 4WD, ou só quando ele sente que esta sem aderencia.

  • Marcelo Ceno Dutra

    A pajero Full 2008 pra frente correto ?

  • Thiago Garcia de Lima

    Pra mim todo 4×4 deveria ser full time. Quem compra um Suv de +100.000 temer´s e se preocupa com consumo de pneus e 10%+de combustivel merece andar de 4×2.