Finanças Governamental/Legal Segurança Trânsito

DNIT vai desligar radares de rodovias federais por falta de verba

minas-tera-radar-que-identifica-veiculo-roubado-em-tempo-real

O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – vai desligar todos os 6 mil radares de fiscalização eletrônica nas rodovias federais até o final de junho. O motivo é a falta de verba para manter os contratos.

Ao todo são 6.600 pontos de fiscalização em oito rodovias federais, que cortam os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais e o Distrito Federal.

A fiscalização eletrônica é de responsabilidade das concessionárias das estradas federais, mas elas não possuem poder de aplicação de multas. Por isso, o serviço estava sendo operado pelo DNIT. Mas, com os cortes promovidos pelo governo federal, o orçamento de R$ 120 milhões só é suficiente para manter os contratos até este mês.

O DNIT aguarda também a autorização para um empréstimo de R$ 74 milhões, que será aplicado somente nas estradas administradas pelo órgão. Nos demais casos, onde a gestão é da ANTT, a fiscalização eletrônica de velocidade terá de aguardar mais verbas.

[Fonte: Paraná Online]

Agradecimentos ao Sérgio Quintela.





  • kravmaga

    Até que enfim uma boa notícia !

    Esses radares nas estradas federais são uma arapuca para arrecadar dinheiro.

    Querem promover segurança nas estradas ?! Então dupliquem todas elas, coloquem uma divisória entre os dois sentidos nos trechos de mão-dupla e removam todas as curvas perigosas das estradas fazendo túneis e/ou mudando o traçado !

    • Tosca16

      Já não acho assim, acho que sou um dos únicos favoráveis aos radares nas estradas; primeiro que todo mundo sabe onde estão, segundo que estão bem sinalizados (ao menos na minha região); tem radares mesmo que não sei como uma pessoa consegue ser multada, tem que se esforçar as vezes kkkkkkkk.

    • invalid_pilot

      Infelizmente mudar traçado é algo utópico.
      Mas duplicação é algo que deveria ser feito urgentemente em vários trechos.

      Depois de uns 30 anos estão terminando a duplicação da Regis Bittencourt, tiveram que matar muita gente pra tomarem essa atitude

      • Deadlock

        Aquele trecho pequeno da Regis Bittencourt já recebe $ há 30 anos e não termina antes de 2020, na melhor das hipóteses. Nunca se gastou
        ( e ainda vão gastar) tanto num trecho tão pequeno.

        • CharlesAle

          A lava jato nos mostrou claramente a espuria ligação empreiteiras/politicos. E po que essas obras não saiam nunca. Pois viraram fontes dedinheiro sujo…

          • Deadlock

            A coisa funciona assim: eles fingem que fazem estradas, isso foi confessado por um diretor de empreiteira, e o povo paga. Depois, como as estradas se deterioram rapidamente, gastam mais dinheiro para repará-las e a sangria não termina nunca.

        • PrGirafales

          A duplicação da BR 116 Ctba/SP esta quase no fim, ano que vem deve terminar finalmente, eu passo todo mes por ela e estou vendo o progresso da obra e é a parte mais complicada de todo trecho, sao tuneis e viadutos, e as obras nao pararam pq nao é uma obra do governo, pois com o governo quebrado agora ja teriam largado a conclusao dela faz tempo, quem esta duplicando é a css que administra a regis, quando colocaram os pedagios no contrato a css ficou obrigada a terminar toda a duplicação em troca da exploração da cobrança dos pedagios, e digo, acho que foi um contrato bem feito pelo governo por incrivel que pareça, exigiu toda duplicação pela css e o valor do pedagio relativamente baixo, R$ 2,50, o preço chega a ser ate bizarro no bom sentido logico, comparando com pedagios de rodovias estaduais do parana e sao paulo por exemplo,uma viagem de ida e volta da R$ 30

          • !Marcelo Surf!

            o trecho da serra do cafezal?

      • !Marcelo Surf!

        Estão terminando o trecho da serra do cafezal?

        • invalid_pilot

          Pelo que li na internet, sim

    • Deadlock

      Concordo. Jeremy Clark diz que o radar é stalinista, definição perfeita.

      • João do Cão

        Certo, um garoto-propaganda de marcas de luxo dando pitaco político.

        Ele quer é vender Porsche, BMW, AMG, e outros carros potentes, pois ele ganha pra isso

    • João do Cão

      Concordo com o “dupliquem todas elas”

      Mas vamos falar de realidade?

      Lutar por melhora é uma coisa…. Mas alimentar-se de utopias não leva a nada.

    • Jose Silva

      Pior que concordo, quer evitar acidentes ? Faça pistas sem curvas, quando necessário curvas faça em uma angulação correta e etc. Você pega essas rodovias no primeiro mundo as curvas são em angulação para deixar o carro dentro da pista, no Brasil fazem a curva em uma angulação que joga o carro para fora da pista, fora pista simples na maior parte das rodovias do Brasil. No primeiro mundo são poucas pistas simples, só existem quando o transito tem fluxo muito baixo, qualquer fluxo que tenha certo movimento é no mínimo duplicado, triplicado e certas partes quadruplicado. Estamos anos de luz atrás do primeiro mundo graças a estes políticos e o sistema que favorece a corrupção e bandidagem. Observe que quem esta envolvido em corrupção tem casa no primeiro mundo, inclusive na Florida, passam temporadas no Brasil ganhando dinheiro na corrupção e esquemas com os políticos mas moram mesmo no primeiro mundo desfrutando o dinheiro da corrupção lá.

      • Palavra de engenheiro: o problema está no preço. Fazer rodovias com características técnicas mais adequadas, custa, muito, mas muito dinheiro mesmo.

      • Eduardo Gregório

        Na verdade os manuais atuais de engenharia de tráfego recomendam curvas leves pois estradas retas geram sonolência no condutor.

    • Louis

      Radares: ruins com eles, pior sem eles.

      • Não sei Louis. Ao contrário da maioria daqui, não acho que radar seja o mal absoluto. Mas acho mais eficiente a fiscalização presencial e/ou por câmeras.

        • Louis

          Eu sou a favor de radares, só sou contra aquelas “pegadinhas” que sabemos que realmente existem para arrecadação.
          Tomo em média 1 multa a cada 2 anos por causa de radar, mas prefiro pagar isso do que dividir estrada com inconsequentes a 150, 180 km/h

          • O problema é que muitos inconsequentes não estão a 150. Estão a 120, 80, 60… Dentro do limite de velocidade. E o radar serviria como “desculpa” para dizer “Oh, estamos fazendo alguma coisa”, “Colocamos o radar lá, o que mais você quer que eu faça?”…
            Fui jogado duas vezes seguida na volta de Campos do Jordão, por uma Silverado e Pajero, se não me engano. Nenhuma delas acima da velocidade. Fui ultrapassado tantas vezes pelo acostamento. E acho que as pessoas não estavam acima da velocidade. Tenho certeza absoluta que uma tarde parada em um acostamento de uma rodovia na entrada da cidade pagaria salário mensal do agente e a gasolina do carro. Mas colocar um radar é melhor. E o mais estranho dessa notícia é que sempre tive impressão que um radar “se paga”. Será que o dinheiro das multas não está indo para outro lugar?

            • Louis

              Bom, aí é outro tipo de infração, radar é para coibir apenas 1 tipo. Se formos parar para pensar, as principais causas de todos os problemas do país são falta de educação, falta de respeito, falta de vergonha na cara, falta de responsabilidade, falta de honestidade, etc.

              • Louis, aí que está, essa infração também poderia ser coibida com a fiscalização. Como já foi dito, não é a alta velocidade que mata, mas sua interrupção brusca. Longe de ser um ode ao abuso de velocidade, mas eu a vejo como um fator agravante de outras infrações. O problema é que mais uma vez o Estado tem que agir porque estamos perdendo a capacidade de pensar por si só. Cito alguns exemplos: Em um determinado trecho da Rodovia Dom Pedro em São Paulo, o limite é 110, mas eu como os meus carros jamais passei de 90. Porque acho que para as condições dos meus veículos e minha habilidade, o limite é alto naquele trecho. Porque eu sigo um preceito que embora esteja no CBT, é algo dependente de bom senso: VELOCIDADE COMPATÍVEL COM A VIA. Esse mesmo limite de 110 tenderia a zero caso tivesse animais na pista. E na Bandeirantes por exemplo, um carro a 80 na pista da direita é tão perigoso quanto um a 140 nessa pista.
                Esse final de semana fui fechado por um motorista em um Classic. Aquele cheiro de lona queimada. Parei do lado para tentar falar com ele que provavelmente o freio de mão estava puxado. Vi que estava claramente bêbado. Deixei seguir na minha frente, longe de mim e dos meus filhos. A dificuldade de andar em linha reta, quase jogando o carro na calçada… Mas razoavelmente devagar…

          • DougSampaNA

            Sou a favor de radares tambem, mas os pegadinhas, eu gostaria de vê-los viram palito de fósforo em microondas de pneus.
            Mas o que piorou muito alem dos motoristas e das autoridades de transito foi o “inocente” do pedestre, aquele que segundo as novas leis do Radard podem tudo; e se for jovem então, fingem de surdo com aquelas porras de fones de ouvidos e andam como lesmas nas faixas de pedestres de propósito só pra te provocar no melhor estilo..”espera aí otário que eu mando na bagaça”…ódio disso…eu toco a buzina no maldito que faz isso de sacanagem..não dá! Não tenho mais saco pra isso. Quando eu estou pedestre eu me preocupo em dar passage pro motorista mesmo que a Lei esteja a meu favor, o que vale é o bom senso de permanecer vivo e não arriscar a vida em forçar o cumprimento da lei me expondo a ser atropelado.
            Os motocas eu nem vou comentar, só vai morrer mais a cada dia, pois estão cada vez piores.

    • Thales Sobral

      Tava pensando na mesma coisa. Alguma coisa de boa tinha de vir no meio de tanta notícia ruim! rsrsrs

  • Existem radares que são ridículos, mas todos ou quase todos tem função de dar um pouco de limite aos diversos irresponsáveis que fazem condução de veículos nas estradas brasileiras.

    • !Marcelo Surf!

      Ou seja, ao invés dos radares serem educativos para promoverem a segurança dos usuários, eles acabam sendo instalados em pontos cegos, escondidos, forçando a frenagem brusca em uma curva de um motorista distraído, resultando em mais acidentes e insegurança para todos. Infelizmente este é o nosso país, chacota do mundo.

  • Mr.FND

    Peguem a verba dos radares e invistam na PRF. E que os policiais circulem pelas rodovias fiscalizando velocidade, ultrapassagens, os esquerdinhas, os veículos que não tem a menor condição de segurança para rodar, os caminhoneiros irresponsáveis, enfim todo tipo de coisas erradas que acontecem em nossas rodovias. Viajar de carro, como tudo neste país, tornou-se uma roleta russa.

    • invalid_pilot

      O que mais tem é nego com farol desregulado ou simplesmente apagado (ou com led vagabundo que não se enxerga nada) – isso deveria ser fiscalizado

      Certa vez quase me envolvi em acidente mudando de faixa pois um mané tava com a luz de seta queimada e entrando na mesma faixa que eu iria entrar

    • João do Cão

      Pois é, sou muito mais a PRF fiscalizando ultrapassagens proibidas e tudo mais que vc disse do que manter os radares fixos.

      Os radares fixos são brincadeira de guri, todo mundo tem Waze e sabe onde ficam.

      Fiscalizar velocidade tem que ser com o guardinha atrás da moita… Caso contrário ninguém respeita.
      Mas pega no bolso pra ver?

      • Mr.FND

        Eu nunca entendi essa tática da polícia no Brasil de ficar fixa em um lugar. A polícia tem que ser móvel. Do contrário o Waze, o Twitter, o Facebook e milhares de outros aplicativos avisam aonde ela está. Blitz da lei seca?!? imaginem se a polícia ficar circulando e ao notar um comportamento estranho de um motorista mandar parar e fazer soprar o bafômetro? Não tem aplicativo que avise aonde ela está! E por aí vai…

  • Diogo Oliveira

    NA não quero ofender mas, tá faltando verba pra velocidade do Site? Puts as propagandas tão pesando mais que Gran Turismo 5 em um PC Branco da Positivo.

    • CignusRJ

      gostei da comparação :)

    • T1000

      com certeza, tá f o d a. No meu celular, esquece, impossível acessar. No notebook, ele trava uns 2s, só depois consigo tirar aquele anúncio da Duster. E a rolagem lenta, de tanto anúncio. NA, melhora pra gente aí, senão não dá.

  • Mr. Car

    “Não basta ser pai: tem que participar”. “Não basta ser remédio: tem que ser Gelol”. “Não basta desligar: tem que destruir”. Armadilhas com objetivo puramente arrecadatório, sob a desculpa de “aumentar a segurança”.

    • CharlesAle

      Politicos se preocupam com a manutenção dos seus jatinhos esua segurança. Dane-se as estradas que o povo usa ….

  • vicegag

    Que contradição, o governo federal desativa radares por falta de verba, e o prefeito Malddad de São Paulo ativa radares para ter mais verba.

  • Mumm Rá

    Multaddad não aprova o desligamento de radares ( nível municipal, estadual, nacional, continental, global etc… )

    • vicegag

      Realmente ele nunca aprova desligamentos de radares, ele só aprova ligamentos de radares, e de preferência junto com uma redução de velocidade para acelerar o incremento da verba.

      • CignusRJ

        É verdade. Isso eu vi em SP, quase ao lado da placa informando a nova velocidade(menor) da via estava um radar para te multar.

  • Tiago GV

    Alguém avisa pra Renault que eu não tenho dinheiro pra comprar um Duster e mesmo que tivesse não compraria um.

    • Leonardo

      Acho q a Renault é a menos culpada, talvez só por estar insistindo tanto, mas o site é quem está possibilitando essa forma de anúncio esdruxula.

      • Tiago GV

        O site precisa de $$$$$ pra ficar no ar, mas propagandas desse tipo acabam atrapalhando a navegação e a leitura.

    • Fanjos

      kkkkk
      True….eu já não gostava da Renault, mas agora estou começando a odiar

    • FearWRX

      Já chegou a aparecer um pra mim que cobria, literalmente, 75% da tela do celular… Aqui e no Carplace essas pragas estão infectando, sei que é necessário mas que sejam pequenos.

      • Ramon Grigio

        No meu notebook com tela 1366*768 o botão de fechar ficou fora da tela. É mole?

      • Edson Fernandes

        Cara… aqui no meu que é tela 1920×1080 (notebook) ocupa praticamente 90% da tela. Não sei explicar porque mas eu tenho até que rolar a barra de rolagem pq de lateral ele ocupa mais que a tela!

        • FearWRX

          Foi o que falei, se é dos pequenos, não vejo problema e entendo a função deles, mas esses que cobrem a tela inteira fica difícil de defender.

        • T1000

          no celular, não consigo mais acessar. Trava o aparelho.

  • Marcus Vinicius

    Pensava que com o dinheiro das multas aplicadas aos motoristas financiava os radares das rodovias federais de todo o Brasil !

    • th!nk.t4nk

      Sim, mas quem aplica o serviço não é exatamente quem recebe, e como a administraçao federal é super incompetente pra coordenar isso…

  • Rbs

    Uma mina de ouro eles não tem competência para fazer funcionar . . .Imagine saúde, educação, segurança etc etc etc

  • animefriendsSP

    ruas esburacadas não consertam

  • Felipe S. Rangel

    O pior desse sistema é a velocidade limite permitida absurdamente impraticável!! Ande a 40 km/h como muitos radares obrigam e vejam que será impossível qualquer tipo de tráfego! Fábrica de multas. P.S.: Nunca fui multado e dificilmente ando acima dos limites de rodovias que são a 80 km/h.

  • Caio

    FALTA DE VERBA

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    E falta verba no brasil? O correto nao seria ” Desvio de verba? ”

    É um tapa na cara do brasileiro de bem, meu Deus, todo dia um 7 a 1 diferente

  • saulo

    Pô NA, ta de brincadeira com essa propaganda de Renault do tamanho da página hein, mal dá pra fechar……acho que tem que fazer propaganda sim, isso é o que sustenta o site, mas precisava ser tao grande??

  • Deivid

    Essa propaganda da renô brocha os leitores, muito incômoda!

  • Luccas Villela

    Que maravilha! Isso sim é boa notícia… Será mesmo?

  • João do Cão

    Dá-lhe retardados achando que estão em pista dicurrida, colocando os outros em risco…

    Gosto de pagar multa? Não, detesto, mas no Brasil as pessoas não pensam, só funcionam sob pressão, sob assalto ao bolso…

    Se não colocar um medidor de velocidade arrancando dinheiro do infeliz, não para de correr, de dirigir feito louco, de gerar riscos de acidentes para famílias, idosos, trabalhadores, crianças que trafegam na mesma estrada.

    Quer tirar corrida? Vai pro autódromo, kartódromo, viaja pra Alemanha e aluga uma M5… Ah, não tem dinheiro? Lamento pela sua desgraça, mas a estrada não é só sua…

  • EuMeSmObYmYsElF

    Brasil, cada dia uma piada diferente kkkk

  • Vattt

    Além do Governo faturar alto com as multas, as empresas recebiam verba extra pra funcionar, e até nisso o Governo quer passar a perna, já não basta os condutores brasileiros não terem retorno nehum da fortuna arrecadada ainda querem deixar de repassar o lucro para os prestadores de serviço. Essa classe política atual precisa ser extinta! Lixo, lixo humano.

  • FocusMan

    O DNIT está aplicando um golpe nos motoristas.

    Recebi duas multas que foram aplicadas ha 3 anos em duas rodovias no nordeste, sendo que as mesmas poderiam apenas serem emitidas até 30 dias após o ocorrido. Ambas as multas são de velocidade, em trechos onde tenho certeza onde eu trafegava dentro da lei, já que eram regiões urbanas.

    Pesquisei no google e vi diversos casos com o mesmo problema.

  • Gustavo Miranda

    Eu estou começando a ficar com raiva da Renault por causa desse popup…

  • zekinha71

    É nas horas que vemos o quanto que estamos quebrados e o fundo do poço está bem longe.
    Vão desligar o que é uma fábrica de dinheiro fácil.
    Imagina como está o resto da estrutura do governo.
    E agora começaram a mexer nos fundos de pensões das estatais, e pelo jeito os aposentados logo deixarão de receber as aposentadorias, pois o dinheiro sumiu e sobraram apenas bilhões em dívidas.
    Quero ver o que os sindicalistas e os vermelhinhos vão fazer e culpar.

  • pedro rt

    so em pais de 3° mundo q se ve radar a cada esquina de rua e em rodovias… ainda mais nesse absurdo de limite a 40, 50 ou 60km/h…

    • Em país de segundo mundo não tem?

      • Edson Fernandes

        Europa. Lá os limites dentro do centro expandido são 30km/h….rs

        • Sim, mas o que seria terceiro mundo?

          • Edson Fernandes

            Bem, aí deixa para o amigo acima explicar…rs

  • Freaky Boss

    Eu que procuro andar no limite (porque é o correto) e principalmente que tenho crianças pequenas agradeço a existência dos radares. Agora, tem uma série de questões aí que tem que ser arrumadas rápido:
    1. o limite de velocidade é adequado para a via ??
    2. o que fazem com o $ das multas? Nâo dá para ser transparente???
    3. E ônibus e carretas que recebem multa, pagam também ou para variar é só classe média que paga????

  • Duro é você saber que esses radares são amplamente superavitários, arrecadando muito mais que custam, e ainda sim serem desativados por falta de verbas…
    Em termos técnicos, sempre achei que os radares em rodovias deveriam ser instalados com fins unicamente de segurança. A maioria que vemos estão exatamente em pontos em que não se vê risco iminente no excesso de velocidade (grandes retas), mas que garantem arrecadação mais farta por se tratar de trechos onde a facilidade de se desenvolver velocidade impele ao seu excesso.

  • Sandro

    Agora as pessoas burras que amam correr nas estradas e postar suas asneiras no youtube vão ficar super felizes.



Send this to friend