Veja como funciona o ar condicionado dual zone

ar condicionado carro 1

O que significa

O ar condicionado dual zone ou de duas zonas de temperatura é um sistema de ar condicionado que pode entregar temperaturas diferentes para os dois lados da cabine, ideal para, por exemplo, um casal, onde uma pessoa sente muito calor e a outra nem tanto.

O ar condicionado dual zone funciona exatamente igual ao modelo simples, que tem apenas uma única zona de temperatura para todos os ocupantes. O dispositivo é usado em vários modelos de automóveis, sendo alguns até mesmo no segmento de compactos.

O chamado HVAC é um dispositivo existente no ar condicionado dual zone que controla aquecimento, ventilação e ar condicionado dentro do veículo.

Quando uma temperatura é escolhida, o sistema determina a velocidade do ventilador, posição da válvula de temperaturas e as de distribuição.

Um ou dois sensores instalados no habitáculo determinam como está o ambiente naquele momento (em termos de temperatura interna e também luz solar), passando ao HVAC a informação rapidamente. Assim, o controlador determina a carga de calor ou frio para ser misturado ao ar para atingir a temperatura desejada.

Como funciona

No caso específico do ar condicionado dual zone, existe o controlador especial que calcula duas cargas de calor para entregar fluxos de ar de temperaturas diferentes no interior do veículo.

As válvulas de posição e distribuição passam a ser controladas de forma independente de um lado para outro ou de frente para trás.

O ar condicionado de três ou quatro zonas pode ter dois HVAC para multiplicar os controles de aquecimento, ventilação e ar condicionado.

O fluxo de ar constante prevalece sobre o ambiente e por isso, mesmo que uma das posições seja meramente uma extensão do motorista, as temperaturas serão diferentes.

E você, tem ar condicionado dual zone no seu carro? Como tem sido a sua experiência com ele?

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X