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Dual zone: como funciona o ar condicionado com duas temperaturas

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O ar condicionado dual zone ou de duas zonas de temperatura funciona igual ao modelo simples, que tem apenas uma única zona de temperatura. O dispositivo é usado em vários modelos de automóveis, sendo alguns até mesmo no segmento de compactos.

O chamado HVAC é um dispositivo que controla aquecimento, ventilação e ar condicionado dentro do veículo. Quando uma temperatura é escolhida, o sistema determina a velocidade do ventilador, posição da válvula de temperaturas e as de distribuição.

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Um ou dois sensores instalados no habitáculo determinam como está o ambiente naquele momento (temperatura e luz solar), passando ao HVAC a informação rapidamente. Assim, o controlador determina a carga de calor para ser misturado ao ar.

No caso do dual zone, existe o controlador calcula duas cargas de calor para entregar fluxos de ar de temperaturas diferentes no interior do veículo. As válvulas de posição e distribuição passam a ser controladas de forma independente de um lado para outro ou de frente para trás.

O ar condicionado de três ou quatro zonas pode ter dois HVAC para multiplicar os controles de aquecimento, ventilação e ar condicionado. O fluxo de ar constante prevalece sobre o ambiente e por isso, mesmo que uma das posições seja meramente uma extensão do motorista, as temperaturas serão diferentes.





  • Franco da Silva

    É uma frescura!
    (quero ver quem vai entender)

    • Rude Voleur

      Coisa de fresco mesmo hahaha

    • Freitas

      Uma frescura nada, duas frescuras! É dual zone kkkkkk

    • André Maia

      Entendi tudinho! :p SQN
      KKKKK

    • Arcade

      Então não sei se é piada interna rsrsrs.
      Agora ao assunto sinceramente acho que uma das coisas que melhor me surpreenderam positivamente (no meu caso no 208) foi o ar dessa forma… Minha mulher é cheia de coisa com temperatura e no Astra quando tinha sempre rolava briga para decidir a temperatura do ar… para ela estava frio pra mim quente. Agora meio que não tem mais esse problema, então quando comprei o carro achava besteira mas no dia a dia você acaba se acostumando com a “frescura” e não se mais com um carro sem a mesma ;)

  • Fernando Rodriguez

    Nao entendi nada kkkkkk

    • Freitas

      Também não entendi nadica de nada rsrsrs. Mas tb, acho que isso é o tipo de coisa que nós, consumidores comuns, não precisamos saber como funciona. Só precisamos que funcione. É o mesmo que querer saber como uma câmera consegue guardar minha imagem dentro dela. Poxa, eu só quero mesmo é tirar a foto! Kkkkk

      • Fernando Rodriguez

        Eu acho legal esses tipos de informações, o problema é meu Qí de lagartixa kkkk eu teria que ler umas 30 vezes pra entender algo

        • Freitas

          Pra ser sincero, relendo, me pareceu que a redação ficou meio confusa tb, com umas frases meio estranhas. Mas enfim… Eu tb não vou me esforçar não, o Tico e o Teco estão de férias.

          • Fernando Rodriguez

            Kkkkk

        • xyzR2

          Talvez um diagrama tivesse sido mais didático…

          • Pedro Rocha

            porisso preferi mais esse desenho que Ficou mas melhor que o texto

            =D

          • Desse é a famosa aplicação do vou desenhar para você… Kkkk

        • celso

          Acho que nem os responsáveis por desenvolver esse sistema entenderiam o texto da matéria, se a lessem.

    • Rodrigo

      Só sei que HVAC é a sigla para Heat, Ventilation and Air Conditioning.

    • Rafael Henrique Arruda

      Parece que ele refrigera o ar na menor temperatura escolhida pelos ocupantes, depois ele aquece parte do ar para estabilizar na outra temperatura desejada. O HVAC monitora e atua no processo. A velocidade do ar é a mesma no dois, muda somente a temperatura no outro ambiente no caso. Conhecendo-se as propriedades do ar de entrada e de saída, o controlador pode calcular a carga térmica a ser transferida para o ar. Ex: O motorista escolhe 20°c e o passageiro 23°C. O ar é ajustado para 20°C e a outra parte é aquecida até os 23°C para o ocupante.

      • Fernando Rodriguez

        Obrigado pela explicação

    • Custa mais caro.
      Pra ostentar e impressionar a gatinha do lado.

      • Carlos H. Ferreira

        Cara , eu tbm achava , mas minha esposa tem aflição com ar muito gelado e eu ando com ar ligado até nevando , tive um 307 com esta função e era a maior maravilha, se pudesse comprar algo hoje é tivesse dentro do meu orçamento este opcional , com certeza eu levaria para casa, é aquele tipo de coisa que quando vc tem e usa fica se perguntando Pq viveu tanto tempo sem ele!

        • radiobrasil

          Quem tem patroa em casa sabe da vantagem em ter um bi-zone kkkk
          Mulher sente mais frio que homem.

      • João Cagnoni

        Vai explicar a frescura pra mulher do lado que sempre fica reclamando que o ar ta gelado.

  • Alvaro Guatura

    Nunca tive um carro com dual zone, mas eu que gosto de a/c no máximo, é útil quando o passageiro fica com frescura de que está frio

    • Darwin Luis Hardt

      só vira os ventiladores pro teu lado ou pra cima, haha

      eu penso que o dual zone deve ser até ruim, um vai querer 18 ou 16 graus e o outro us 23, aí fica aquele negocio que nao é nem 18 nem 23 dentro do carro, entao seria mais facil uma zona e deixar nuns 20 graus

  • Yuri Ravitz

    Pra quem não entendeu: um ar condicionado “comum” funciona -basicamente- retirando calor do ar ambiente e jogando o ar mais frio pra dentro do veículo. Um ar condicionado de duas ou mais zonas trabalha da mesmíssima forma: a diferença é que ele possui mais dutos, mais sensores, uma unidade de controle HVAC mais sofisticada com mais comandos ou mesmo mais de uma unidade HVAC (HVAC – Heating, Ventilation and Air Conditioning ou AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado). Esses pormenores variam de cada fabricante, pois cada uma adota um método particular; o que não muda é o princípio básico do funcionamento de um sistema de ar condicionado.

  • Antonio Carneiro

    ?????

  • Claudio

    Nem uso o AC do meu carro. Mesmo no calor intenso daqui da cidade. Só ligo pq não é bom o AC ficar muito tempo sem ser utilizado.

    • afonso200

      uso 100% do tempo o dual zone do azera.

      • Edson Fernandes

        Eu faço o mesmo com o dual zone do Fluence.

        • radiobrasil

          E eu faço o mesmo do Fusion kkkk

          • Roger Bersch

            Eu faço o mesmo no fusca, se eu to com calor, abro o vidro, se ela não, deixa fechado ou pela metade.

          • Edson Fernandes

            E olha que meu carro tem teto solar. O dual zone eu só percebi algo que talvez seja da minha cabeça: Se deixo em 20 graus o do passageiro e o meu 17 graus, sinto que se está em um dia bem quente e o carro já tenha alcançado a temperatura do passageiro, sinto não ter a mesma eficiencia para me refrigerar. Quero dizer, parece que tenho que ficar mais tempo para sentir o frescor do que se tivesse ajustado apenas para mim.

            Mas isso é uma mão na roda já que minha mulher usa temperaturas mais altas que a minha.

            Te respondendo a sua pergunta: Temos dois tipos de saidas de ar traseiras para carros sem ajuste traseiro:
            – As que saem apenas o ar do ventilador (tem um ventilador proprio que fica ativo o tempo todo e muda de velocidade conforme a velocidade ajustada no painel digital). Exemplo de carro: Jetta TSI.
            – As que saem o ar condicionado misto entre o passageiro e condutor. Nessas (como é o caso do Fluence e Fusion) se vc está com 16 graus condutor e 20 graus passageiro, quem vai receber o ar atrás terá uma mistura deles.

            Porque na segunda situação é misto? Porque o controle de abertura do ar que libera para as saidas dianteiras, gera um fluxo adicional para a saida traseira que não possui o HVAC. Logo, recebe o que chega até a traseira sem distinção entre motorista e passageiro. Isso foi desenhado dessa forma apenas para server de complemento para os passageiros de trás que de qualquer forma irão receber o resfriamento das saidas frontais.

            • radiobrasil

              É.. tem lógica… fazer a “soma” dos 2…
              Vou testar no Fusion qualquer dia desses, apesar de que na cidade só uso temperatura única mesmo

              • Edson Fernandes

                Então, é como vc disse “soma”…rs

                Ele só pega o que circula após as saidas e manda para trás. Em um dia de calor com certeza o pessoal vai deixar no minimo acreditando eu que só vai aumentar em dias que não esteja esse calor de ultimamente.

                Mas minha mulher hoje qdo já começa a sentir frio muda o lado dela… e eu fico na boa…rsrss

                Eu antes tinha que inicialmente fechar o lado dela. Se mesmo assim não bastasse, tinha que mexer no controle para misturar ar quente (mas eu faço por mim tbm). É que as vezes ficava bem ruim porque já beirava o calor e para ela a temperatura estava ok. E nessas condições, o dual zone é um espetaculo, porque vc não sente o reflexo da temperatura dela.

                Eu mostrei ao meu pai isso e enquanot ele passava calor, eu deixei frio…. ele achou que eu estivesse doido, mas foi se tocar que só para ele estava quente…rsrsrsr

                Mas ainda não fiz uma viagem com a familia, coisa que quero testar para ver como o carro vai se comportar (já andei com ele cheio de pessoas, mas viajando não que é algo que falta eu testar, mas tenho certeza que terá sobras de conforto e motor).

                • radiobrasil

                  É aquela história… é um “mimo” que hoje sentiria falta num carro…Ar bi-zone! E como você, ainda não testei na estrada pra ver rss
                  Teto solar é outro item que considerava inútil, mas devido as circunstâncias comprei um carro com e uso MUITO.

                  • Edson Fernandes

                    Eu particularmente peguei em um momento de SP que tem sido muito calor. Então tenho ficado sem usar mesmo…rs

                    Mas qdo vou ao sitio do meu tio que é no interior, onde a temperatura é mais amena, eu uso pra valer, porque é uma delicia olhar o céu estrelado pelo teto solar. Claro que faço isso na hora da condução com cautela, além de receber a ventilação externa.

                    Mas em SP mesmo, com a poluição e barulho, eu prefiro o silencio do carro mesmo…rs

    • PEDAORM

      Porque não usar AC no calor intenso? Nenhuma economia de gasolina vale isso.

      • Claudio

        Pq AC faz meus olhos lacrimejarem e também porque o meu carro é um Ka 2007 1.0, daí já viu a m#rda que vira né kkkkk Meu trajeto também é bem curto.

        • th!nk.t4nk

          Tenho muita inveja de quem nao sente calor. A vida seria muito mais facil assim!

        • radiobrasil

          Possivelmente seus olhos lacrimegem por ressecamento. Se tem a sindrome do olho seco, usar o ar condicionado vai deixar o ar ambiente menos úmido. Usa lentes de contato?

          • Claudio

            Não uso lentes.

          • Fernando S.

            Eu acho que os olhos deles lacrimejam porque carro 1.0 já se arrasta, quando liga o ar então, o choro é inevitável kkkkkk

      • Gustavo Cruz

        Vale lembrar que nem todo mundo usa o AC só quando está fazendo calor. Eu particularmente odeio o som externo dentro da cabine (pra que já sofreu de stress sabe do que estou falando) e gosto do máximo de silêncio possível.
        Neste caso, eu uso o AC para manter o ambiente climatizado e não necessariamente “gelado”.

    • Eu tb raramente uso, simplesmente porque não gosto.

      • th!nk.t4nk

        Mas tu nao é daqueles que quando tá fazendo 30 graus anda com o vidro aberto né? Até uns 25 graus vai, mas acima disso molha toda a roupa de suor, fora a irritacao.

        • Bruno Wendel Marcolino

          aham, odeio passar por isso, qualquer calorzinho já ligo o ar, isso se já não estiver ligado.

        • Cada um é cada um. Eu não gosto de ar condicionado. Prefiro andar com o vidro aberto. Quando ligo ar, já começo a sentir os olhos ardendo e garganta seca. Ligo se estiver muito calor e minha nenezinha estiver no carro.

  • Renan21

    É últil quando se tem alguém friorento no lado e quer aumentar a temperatura.
    Eu prefiro ar manual do que automático, pois no automático nunca consigo deixar uma temperatura ideal, além de que ao ligar o carro, normalmente o ventilador vai ao máximo para atingir a temperatura adequada, fazendo um barulho que eu acho horrível (Pelo menos no fusion, jetta e captiva é assim)

    • afonso200

      no azera 2011 não é, pode botar em LOW (17c°) e deixar no minimo de vento que ele nao aumenta o vento

    • Edson Fernandes

      Depende Renan. Você deixava a função “auto” ativa?

      Para esses modelos, se vc deixar, ele irá colocar no limite da ventilação (com o compressor do ar ativo) para gelar e atingir aquela temperatura.

      Agora, se vc selecionar a intensidade e sem o auto ligado, ele fica. Pelo menos em diversos carros com o Fluence é assim que funciona. Um recurso especifico do Fluence que eu particularmente acho bacana é usar em conjunto a função “Auto” com os botões “slow” e “fast”.

      No slow (devagar) realmente o ar vai ser ajustado para resfriar bem devagar. No fast irá deixar o ventilador no maximo. Outro recurso especifico é do desembaçamento de vidros. Se vc clicar no icone no formato de desembaçador + max, ele não só deixa o ventilador no máximo, como também liga o desembaçador (obvio) e deixa a temperatura no low.

    • saosao

      No meu Civic antigo também é assim, então nunca deixo no auto. Sempre deixo no mais frio e regulo pela velocidade mesmo, que, aliás, no Civic é bem legal, pois tem um monte de nível de velocidade do ventilador, e não só 4 como na maioria dos carros.

      • Gustavo Cruz

        Eu nunca vi um “auto” funcionar direito. Sempre que aperto esse botão, ele joga o ventilador no máximo. Fora que no Cerato, ele troca a recirculação pelo ar de fora. Ou seja, se tiver passando no meio de uma fumaça lascou….

        • saosao

          No Fit 2012 também é assim, mas ele tem um recurso muito legal que faz pouco tempo que descobri: num dia frio, vc coloca lá 22º e o mínimo de vento. Como o ambiente está frio, ele solta ar quente até esquentar até os 22º, mantendo a velocidade que vc escolheu.
          Se o dia está quente, ele solta ar bem gelado para resfriar mais rápido, mas mantendo a velocidade.
          No final das contas, nem precisa ter o botão Auto do Fit.

  • Zé Mundico

    Na boa, mas qual a importancia e utilidade prática dessa buginganga? Dentro de um carro médio (um fox, por exemplo) faz alguma diferença 2 graus a mais ou a menos?

    • Yuri Ravitz

      Quando a ventilação está direto em cima da pessoa faz sim. Eu como motorista “calorento” que sou posso deixar o ar em 16, 17 graus enquanto um passageiro “friorento” deixaria em 23, recebendo um ar que não o incomodaria.

      • André Maia

        No meu que é tudo manual, a minha esposa simplesmente fecha as saídas do lado dela.

    • afonso200

      eu só uso em 24,5c° dias frios em 25,5c°

      • Zé Mundico

        Ah, bom.. agora está explicado.

      • th!nk.t4nk

        Essa temperatura nao é real. É só pra ter uma ideia (um mero termopar grosseiramente calibrado na saida do evaporador). Dentro do carro tem muito gradiente termico, e geralmente a temperatura interna fica até acima do que mostra no visor.

    • PEDAORM

      Fox não é carro médio, é compacto, médio seria Golf, Focus, Cruze, Corolla…

      • Zé Mundico

        Realmente vai fazer uma enorme e monstruosa diferença….

        • PEDAORM

          A ideia das dicursoes deveria ser enriquecer o conhecimento, se não lhe faz diferença meu comentário, continue erroneamente chamando Fox de carro médio.

          • Zé Mundico

            Desculpe,doutor.

    • João Cagnoni

      Demorei pra engolir quando chamam o Golf de médio, agora vc me diz que o Fox é médio tbm?

      • Bruno Wendel Marcolino

        up! também é, não sabia?

        • João Cagnoni

          Sim… Daqui a pouco lançam um triciclo de bebê motorizado e o up vira médio.

          • Bruno Wendel Marcolino

            huasuhahusa

      • Zé Mundico

        Na boa, mas se não é médio então é o que? Quer dizer que Fox é compacto só porque o Golf é médio? E o que seriam Gol e Up?

  • sigma7777777

    É bonitinho, kkk. Serve para se gabar. Mas falando sério, se eu estiver sozinho posso desligar a zona do passageiro e concentrar toda a potência na minha?

    • Yuri Ravitz

      O que você chama de potência nesse caso?

      • sigma7777777

        “Intensidade” talvez seja o termo mais adequado.

        • Leonardo M

          O dual zone não consegue modificar a velocidade do ventilador separadamente, só a temperatura que sai de cada lado. A ventilação independente é coisa de carro MUUUITO caro(porsche panamera, S class ou bentley tem isso) , até onde eu saiba.
          Na prática o Dual zone se usa com ventilador numa velocidade mais alta, e o friorento deixa saindo uma temperatura não muito longe da ambiente e o calorento deixa bem gelado.

        • Yuri Ravitz

          Ah entendi! Depende do carro.. A grande maioria dos sistemas usa um ventilador só pros passageiros da frente, apesar de permitir duas temperaturas. Nesse caso a única opção é fechar os difusores de ar do passageiro, o que vai direcionar todo o ar pro motorista. O único carro que eu conheci de perto/experimentei e que permitia duas velocidades de ventilação diferentes pra motorista e passageiro foi o Kia Mohave.

    • radiobrasil

      Tem carros que você seleciona se quer bi-zone ou não. No Fusion por exemplo, vc pode selecionar no touch se deseja temperaturas separadas ou uma unica qdo for regular a temperatura pelo volante ou touch mesmo.

  • Meus carros sempre foram bizone: A/C ventilando normalmente do meu lado, o lado da minha esposa com as saídas de A/C todas fechadas.

  • afonso200

    melhor coisa , ta reclamando que ta muito frio ou muito quente do teu lado, eu falo, entao é só ligar aqui DUAL, e selecionar a temperatura, usso 100% do tempo o AC no azera aqui no RS

  • Ramom Alencar

    super importante
    quem tem mulher sabe
    kkkkkk

    • RafaCtba

      Bem lembrado…rs

  • konnyaro

    Deveriam em vez de dual zone, colocar um ar condicionado puramente elétrico e=onde a regulagem de temperatura se daria pela variação na rotação do compressor, como nos ar condicionador split inverter residenciais.
    Pegar o ar gelado e misturar ar quente do aquecedor para deixar na temperatura ideal é simplesmente desperdício de combustível.
    Como sugestão barata, poderiam colocar um sistema temporizador no ar condicionado, ligando e desligando de tempos em tempos, pois ficaria muito útil para desembaçar vidros quando chove.

    • Edson Fernandes

      Nao precisa. Pelo menos nos ar condicionado dual zone que eu conheço, se vc mantiver uma temperatura que o sistema atinja, ele desarma sim. O Fluence faz isso (na parte da manha onde nõa há tanta exigencia).

    • Louis

      Essa era exatamente minha dúvida. Eu achava que esses ar-condicionados mais modernos economizassem recursos com temperaturas mais amenas.
      No meu carro, às vezes dá dó ligar o ar quando não está muito quente, porque sei que o ar frio se mistura com ar quente, desperdiçando energia.
      O ideal seria mesmo como nos inverter residenciais.

      • th!nk.t4nk

        Mas existe compressor progressivo pra carro tambem. Só nao equipa todos os modelos, por uma questao de custo.

    • V12 for life

      É só fechar a entrada de ar usando a recirculação interna.

  • DiegueteCG

    Isso me lembrou uma cena dos simspsons https://youtu.be/ccdfxs5fluk

  • Luciano Luiz

    Muito bom carro duas zonas, pq você come duas put… rsrsr

  • Mayck Colares

    Lendo essa matéria me veio à cabeça como as pessoas não sabem usar o ar automático digital, pq ninguém deixa o botão AUTO pressionado. Sempre escolhem a temperatura e a ventilação. Quando deveriam apenas apertar auto e escolher a temperatura o resto é com o carro.

    • th!nk.t4nk

      Nao vai mudar tanta coisa assim, exceto pela velocidade do ventilador (e nao vai aquecer sozinho se necessario). Acho a funcao AUTO mais util aqui na Europa, onde em uma viagem relativamente curta voce vai de 30 pra 0 graus em poucas horas.

      • THE GUNSLINGER

        Exato, é só a velocidade do ventilador que muda.

  • ARENANB

    Só acha ruim quem nunca teve ou porque não consegue comprar um carro que possua. Sinto muito mas é verdade, porque é sim extremamente útil.

  • Freaky Boss

    Eu já tive carro com isso aí. EU não achei muita utilidade não. Pra começar como não existe segregação física entre o piloto e o passageiro, o negócio acaba harmonizando e chegando numa média. Bom, isso não conta ponto para eu comprar um carro. Sorry.

    • V12 for life

      Nunca tive carro com ar duplo ou digital, informação interessante.

      • th!nk.t4nk

        O aparelho é um só… O misturador é que é duplicado. Mesmo sem uma barreira física ajuda bem, já que o ar vai sair menos gelado de um dos lados. Mas perfeito nao é, logico.

    • THE GUNSLINGER

      Faz bastante diferença na temperatura do fluxo de ar. Geralmente mulher sente mais frio, no meu caso a patroa regula o do passageiro para alguns graus a mais do que a do motorista, e funciona bem.

  • João Cagnoni

    Entretanto, alguns carros recomendam no manual um certo limite na diferença entre as temperaturas. No caso da Peugeot/Citroen, as temperaturas não devem exceder 3 graus de diferença, embora o carro permita isso.

    • THE GUNSLINGER

      5 graus, no caso da Peugeot. Citroen deve ser a mesma coisa.

      • João Cagnoni

        Na Citroen são 3 graus.

  • Bruno Wendel Marcolino

    Fiquei com uma dúvida, lendo matéria e comentários pois nunca tive veículo com esse item.

    Dual Zone não são saidas de Ar para o motorista e passageiro dos bancos da frente e uma saída de ar para os bancos traseiros onde se regula a temperatura individualmente?

    Outra coisa, quais compactos oferecem isso? Lembrei do 208, mas não tive certeza, já que ainda é um item bem raro.

    • THE GUNSLINGER

      Não necessariamente. Pode ser a saída de ar com controle independente de temperatura para motorista e passageiro da frente, mesmo (como no 2008 da primeira foto). A recomendação é de não extrapolar uma diferença de 5 graus entre as duas regulagens. Não sei dizer se o 208 top possui ar dual zone (até o active pack tenho certeza que não).

      • Bruno Wendel Marcolino

        eu acho mais útil uma saída independente para os bancos traseiros….acho que a Xsara Picasso era assim, mas ai já não tenho certeza.

      • ARENANB

        208 Griffe tem ar digital dual zone. É o único dos compactos.

  • Guilherme

    Nunca na minha vida regulei ou deixei alguém regular para uma temperatura diferente, geralmente demonstro só a possibilidade de regular diferente, porém nunca deixo hahahahaha
    É o tipo de coisa legal só para dizer que tem…

  • radiobrasil

    Dúvida… No Fusion é bi-zone e tem saída para bancos traseiros. A saída traseira terá temperatura de qual zona? Ou é separado por lado, como na frente?

    • johnny

      o 408 tambem, tenho a mesma dúvida, talvez tenha no manual essa informação, mas a preguiça é grande… hehehehe

      • Leandro

        A saída traseira segue a mesma temperatura definida para o motorista

    • Mateus

      Creio eu que a mínima selecionada, de acordo com o explicado no diagrama postado acima.

  • Janduir

    Vi alguns amigos comentando que colocam o vento do ar gelado pra cima da pessoa. Na minha opinião, o melhor jeito de se usar o ar é jogar todas as saídas para cima e regular a temperatura ambiente pra não gelar. Tenho um cunhado que não sabia usar o ar corretamente. Ele achava que era ventilador. Esse ar dual zone entendo que funciona bem quando realmente a pessoa joga o ar pra cima dela, ai vc consegue regular a temperatura do vento. Pra mim, sempre usaria os 2 juntos na mesma temperatura…já que consigo regular a temperatura para que fique agradável para todos no carro…

  • Agnaldo Gastaldi

    Não é útil para um carro ter isso… nem faz sentido ter mais de uma temperatura em um ambiente tão pequeno



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