Home Crossovers EcoSport, um carro bem resolvido (você concorda??)

ford ecosport propaganda EcoSport, um carro bem resolvido (você concorda??)




Matéria feita pela Agência Auto Informe  -  Cada vez que eu ando no EcoSport reconheço a genialidade da sua criação e a oportunidade do seu lançamento, em 2003. A Ford conseguiu fazer de uma plataforma de um modelo pequeno (Fiesta), um carro realmente diferenciado. Alguns críticos dizem que se trata apenas de um Fiesta com carroceria de jipe. Pode ser, mas essa classificação não me parece negativa. O grande mérito da empresa foi exatamente esse: fazer de um hatch como tantos outros – uma “commodity” do mercado de automóveis – um carro especial, único, com uma posição de dirigir alta, privilegiada, passando uma boa sensação de segurança e controle do veículo; um dirigir macio na estrada e eficiente no trânsito em caminhos de terra.

Não, não é um destemido fora-de-estrada como tantos jipes e utilitários esportivos que o mercado oferece. É limitado nas andanças em terrenos irregulares, especialmente na versão 4 X 2 avaliada. Mas penso que o comprador do EcoSport não busca no carro o veículo para enfrentar pesados desafios em trilhas e matas, daí talvez a razão do seu sucesso no mercado. É um carro bem dimensionado para o tipo de comprador.

Outro aspecto que me surpreendeu positivamente foi o tamanho do porta-malas. Quem olha por fora e vê a acanhada terceira janela tem a impressão que o compartimento de bagagens é muito limitado. Não é. Acomoda bem malas de viagem de uma família e pequenos equipamentos.

Agora chegou a vez das críticas. Pequenas e grandes. A maior é o consumo de combustível. Estamos falando da versão avaliada, com motor 2.0 a gasolina e câmbio automático. O carro faz apenas seis quilômetros (cravados, em duas marcações) com um litro de gasolina. Quer dizer: a cada quilômetro você paga R$ 0,42 centavos só para movimentar o carro. É um exagero, num período em que a tecnologia desenvolve veículos cada vez mais econômicos e não poluentes. Na estrada o consumo não é diferente. Eu fiz uma viagem de 300 quilômetros, em velocidade mais ou menos constante, entre 100 e 120 km/h. O resultado foi o consumo de um litro da gasolina a cada 8,2 quilômetros.

É verdade que o câmbio automático aumenta o consumo, quer dizer, você paga pelo conforto, mas é um exagero. Embora a Ford tenha anunciado que a diferença de consumo entre o câmbio manual e o automático fosse em torno de 3%, no nosso teste foi bem maior. Carros maiores com o mesmo sistema de câmbio têm um gasto menor. Eu fiz a mesma medição com uma Zafira Elite, que pesa 1.405 kg, 136 kg a mais do que o EcoSport. A minivan da GM fez 8,6 km na estrada.

Outra crítica é em relação aos defletores de ar. Eles não se movem para cima, de forma que o ar fica eternamente direcionado a o motorista ou ao passageiro da frente.

O EcoSport avaliado está quase saindo de linha. A Ford não confirma mas a nova versão já está quase pronta e deve chegar ao mercado até o final do ano, um mês antes do novo carro que deverá substituir o Ka. Há comentários de que estes dois lançamentos estão atrasados e que o EcoSport já deveria estar pronto para o seu lançamento nos próximos sessenta dias. Mesmo com o atraso todos apostam que a nova versão chega ainda neste ano.

[Fonte: Agência Auto Informe]


  • Rodrigues

    Concondo com a comparação Fiesta x Ecosport! Bem diferente da comparaçao Fox x CrossFox !

    O acabamento é ruim mas deve melhorar "um pouco" em breve e o consumo é alto.

    A minha avaliação final é a seguinte:

    Tem tanto carro ruim que é bem avaliado por praticamente toda a mídia que eu não me acho no direito de falar da Ecosport!!!!!!!

  • Rodrigues

    Correção:
    Tem tanto carro ruim que é bem avaliado por praticamente toda a mídia que eu não me acho no direiro de falar “mal” da Ecosport!

  • MARAN CARNEIRO

    De 2003 para cá, o carro melhorou bastante, sendo essa a opinião unânime da imprensa especializada, muito embora haja espaço para maior evolução (melhor acabamento, notadamente portas, forrações, bancos), ar digital, melhor volante etc., o que espero aconteça logo pois, de fato, trata-se de produto com bastante potencial.

  • king diamond

    Se o acabamento interno da Ecosport fosse melhor, certamente faria bem mais sucesso…

  • brunno

    A nova Ecosport sera muito bonita…quem pode ver ela mesclada no salão de Sp no ano passado pode se dizer o mesmo que eu …e conserteza ira melhorar os materiais Interno dela…Agora penso o que amigo falou acima a ford ira sustituir o Ka a Fiat vem com a serie grande Punto…Sera que ira sobra espaço para o Longan rsrs creio eu que não…O Fly ele vira com desenho moderno e bonito e com apelo de ser o carro mais barato do Brasil,o Punto tem a Fiat que vende carros que nem água que sera a mesma faixa de preço do Logan …ai Reno. me desculpe e perca de tempo trazer carro com medelos antigos e nada barato.

  • Robinho

    eu concordo, se olharmos por exemplo para o Fox que é um carro horrivel e vende bem, porque não a Ecosport ??? alias, se melhorar o acabamento ai detona…

  • Nilson

    A eco não tão ruim mais nem tam boa assim, acho um carro de médio p/ ruim.

    Em relação ao novo Ka, algém sabe algumas coisa a mais? Não vejo niguém comentando mais nada sobre o Kasão…Tô achando q/ o carro vai ser podrinho de acabamento…….

  • Nilson

    Ou melhor o Kazão vai ficar na média de acabamento do Celta, Gol, e Mille…???

  • http://noticiasautomotivas.com.br TIAGO A.GONÇALVES

    O ECO AINDA É UM SUCESSO E COM AS MUDANÇAS GANHAR? MAIS MERCADO AINDA……
    QUANTO AO NEW KA PELO TEMPO QUE ESTAO TESTANDO DEVER? SAIR COISA BOA…O MOTOR E CAMBIO AGENTE JAH CONHECE ZETEC ROCAM 1.0 E 1.6 FLEX SAO ÓTIMOS

  • raimundo nonato

    A Agência Autoinforme é pró-VW, eles são tendenciosos demais, fazem coisas como somar a venda de caminhões à de carros de passeio e comerciais para dizer que a Volks ainda é líder, não dá para levar a sério.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    também acho que se melhorasse o acabamento seria um grande avanço

  • Alfredo

    Eu acho EcoSport bem meia boca. É mal acabado, consome muito e é muito caro.
    É pra aquelas pessoas que tem complexo de inferioridade e acham que comprando um carro desses vão se sentir superiores. Como que um jornalista pode escrever que a posição de dirigir elevada dá sensação de segurança?! Meu deus!
    Onde esse mundo vai parar…

    • Alfredo

      Vc é muito xarope hein!

  • Rodrigues

    Ela não dá a sensação de ser segura, ela é, em caso de uma colisão lateral o risco de você ser atingido é mínima, a não ser que seja com um caminhão!!!!!!!!!!!

  • Nelson

    O Ecosportão é um carro excelente e sim o carro de padrão nacional, e sem um concorrente direto a sua categoria, o acabamento interno é fraco, mais para o padrão nacional podemos dizer que é um carrinho interessante, e uma reestilização por dentro, ficaria uma excelente pedida para o mercado nacional

  • Alfredo

    Concordo, mas o jornalista escreveu isso. Se não foi essa a intenção, deu a entender isso e o texto ficou mal feito.

  • Juca-bala

    alguém sabe quando a Ford irá lançar a próxima geração do Focus?

  • ricardopbarros

    O EcoSport é, basicamente, um bom projeto. O design é cativante, e isso já atrai muitos consumidores. Como já foi dito, falta um acabamento melhor. Mas como a Quatro Rodas disse, “O Eco melhorou e o mercado piorou”.

  • beto

    Porque a ford não melhora o acabamento dele??a ford sempre foi referencia em acabamento,meu amigo tem 1 DEL REY GHIA axo que o ano é 86/86 o pai dele é o unico dono,meu!! o carro e muito macio, acabamento suprior ha muitos carros novos,anda bem.ford deveria olhar seu passado melhor,onde ela brigava pela liderança e melhor acabamento.

  • Antoniokings

    Onde posso encontrar esboço do novo Ecosport?

  • Letto

    A Eco naotemmais nenhum concorrente nacional no mesmo modelo, muito boa sacada da Ford, ninguém esperava por isso!
    É só melhorar o carro e tera mercado por muito tempo!
    Comprar uma Eco não é compléxo de inferioridade, mas sim comprar algo diferente e interessante em relação ao que ja estamos cansados de ver!!

    O Fly ja esta rodando dentro da Ford em amostra para os funcionários e começara a ser fabricado na versão duas portas, depois vindo o de quatro portas!

    Uma coisa é certa! Comparado o Fly com os seus concorrentes diretos que estão tão feinhos, quando chegar vai causar inveja nos concorrentes mas uma vez como aconteceu com a Eco!!

  • Robinho

    ter uma Eco é para pessoas com complexo de inferioridade ??? meus Deus !!! então acho que tenho esse complexo…

  • ford ka

    Vão trocar o Ka por outro!!!???

  • Letto

    Vão trocar o Ka por um maior!!

  • sidiney saraiva

    O ECO automático é um carro que responde quando se pisa, tem ótimo espaço interno, já o acabamento é médio, mas tem um grande diferencial, está mudando os conceitos do mercado. precisa melhorar : reforço da tampa traseira, pois o peso é grande com a roda, o que pode gerar barulho nos buracos. O consumo é equivalente e um pouco melhor que outros veículos com altura semelhante e rodas mistas. A posição de dirigir é fantástica, estou satisfeito e recomendo. Claro que carros com coeficientes aerodinâmicos menores produzirão consumo menor. Meus filhos estão adorando o carro, com ótimo espaço para a pernas e altura boa do teto. Passei 1 ano e 5 meses sofrendo com o gol GIV, problemático (motor balança e esquenta) e sem força na 2a. marcha.

  • MAURICIO MAYER

    DESDE 2003 A ECOSPORT MELHOROU BASTANTE COM A NOVA ECOSPORT 2008 RECEBERA UM ACABAMENTO BEM MELHOR ! INTERNAMENTE NOVO PAINEL FRENTE NOVA E SINALEIRAS TRASEIRAS ! EU ACHO A ECOSPORT UM CARRO BOM AGORA , COM LANCAMENTO NOS PROXIMOS DIAS DO NOVO MODELO FICARAM UM BOM JIPE TEM VERSAO 4X4 E CAMBIO AUTOMATICO MAS A FORD FICA DEVENDO UM TETO SOLAR OPCIONAL!

  • eu

    Gurgel eterno, EcoSport no inferno…

  • Rafael D´Avilla

    Prezados.
    Sempre tive audi. Com a saída da Audi do Brasil e temendo o preço das peças, no mês de junho troquei meu audo a3 180 CV Tiptronic por uma EcoSport Automática 0 Km. Posso lhes dizer uma coisa: virei sócio do posto de gasolina!!! Nunca vi coisa igual. Pensei que o Audi bebia até andar na EcoSport! Sem falar que falta inúmeros itens que sempre julguei essenciais como computador de bordo! O carro faz barulhos que nunca ouvi em qualquer outro veículo! Pensei que estava comprando um carro e comprei um tanque da primeira guerra mundial! Já estou vendendo a Eco! Vou comprar um carro de verdade!

  • Benedito

    Sempre acreditei que o conceito do carro depende do perfil do motorista, e após comprar o meu segundo carro, confirmei minha opinião, pois troquei um Corsa Sedan Classic 1.0, um carro que transmite segurança, economia e manutenção barata, por uma ecosport 1.6 Flex 4×2, não me arrependi, por que realizando a manutenção preventiva corretamente, é um carro que não quebra,e lhe dá conforto para viagens longas (já realizei 02 viagens com ele, cada uma com uma quilometragem total média de 5.000 Km).

    O consumo da versão 1.6 flex depende da velocidade imposta na viagem, com a velocidade média de 100 Km/h (velocidade máxima permitida na maioria das rodovias do Brasil, quando não superior), o carro faz uma média de 10 Km/l com o álcool e 13 Km/l com gasolina, com o ar-condicionado ligado.

    Em relação a estradas de terra, ele transmite segurança e possui altura para transpor obstáculos pequenos (que outros tipos de veículos não ultrapassam), ficando melhor ainda trocando os pneus originais por pneus mistos.

    Outro detalhe importante é a largura dos pneus, que enfrenta nossas estradas totalmente danificadas, principalmente na região nordeste, região na qual resido, evitando assim trocas de pneus em locais e horários inesperados.

    Não menos importante, o valor do seguro do Ecosport é um dos menores do mercado, comparando a outros carros de mesmo valor.

    Finalizando meu comentário ratifico o que falei anteriormente, a avaliação para um carro deve ser feita de acordo com o perfil do motorista, enquanto alguns motoristas não saem de um carro 1.0 de maneira alguma, eu trocarei o meu Ecosport por outro, estou apenas esperando sair o modelo 2008, que por sinal está muito bonito (vi através de sites da internet e confirmei que irá ocorrer uma mudança com vendedores de uma concessionária da FORD).

    Espero ter contribuido para essa enquete.

    Neto

  • Andre

    O CARRO É UM TESAO!!

  • Carlos Blazing

    Leio todos os comentários, mas continuo na duvida:
    vale a pena trocar meu focus 1.8 por uma ECO 1.6 Freestyle zero??

  • jjsouza

    Discordo com relação ao complexo de inferiodade, ficaria sim com complexo, se não pudesse adquirir uma. A eco, assim como os demais modelos de veículos, tem o seu público alvo.

  • Rodrigo Neto

    Comprei uma Ecosport em maio deste ano (2007) e estou adorando. O comprador de uma Ecosport é mais arrojado, um público que procura um carro mais seguro e rústico, sem frescuras. Não acho q deva melhorar em nada interiormente. Carros como a Meriva e Scenic que já tive antes apresnetam interiores mais sofisticados, mas na performance e robustes em relação a Eco deixam muito a desejar. É o preço das frescuras desnecessárias. São carros acredito que mais para um público feminino. Parabéns a Rcosport, o melhor carro q já tive.

    • leandro

      show de bola , gostei do seu comentario e vou comprar um

  • Daniel Freitas

    No Brasil temos de tudo…
    Aqui tem gente que paga 42 mil reasi em um cross fox, que sinceramente eh o pior acabamento que ja vi, chaga a ser ridiculo.
    A eco perto do cross eh uma BMW.

  • Celi

    [quote comment="21532"]Eu acho EcoSport bem meia boca. É mal acabado, consome muito e é muito caro.
    É pra aquelas pessoas que tem complexo de inferioridade e acham que comprando um carro desses vão se sentir superiores. Como que um jornalista pode escrever que a posição de dirigir elevada dá sensação de segurança?! Meu deus!
    Onde esse mundo vai parar…[/quote]

    Comentario sem sentido! Estamos falando tecnicamente do carro ou de complexos??? Cada um faz o que quer, não é? E DEus se escreve com letra maíscula, OK? Sem aspecto religoso só de portugues mesmo, tá?

  • Antonio Carlos

    Eu tenho um Eco desde 2004. Pretendo trocar agora e é provável que parta para outro Eco.
    Não entendo as críticas ao Eco. Quem diz que ele é ruim normalmente está comparando com carros muito mais caros. Preferiria uma Hilux SW ou um CRV, mas custa quase três vezes mais. Como posso dizer que estou insatisfeito com o Eco só porque não estou disposto a pagar a diferença entre ele e um outro que quero equivalente ao preço de um apartamento? O Tucson é quase o dobro do preço e após conhecer um conclui que é um belo carro, mas não tem tanto acréscimos em relação ao Eco para custar tanto a mais. E antes que alguém diga que não dá prá comparar eu retruco dizendo que, como as demais pessoas, escolho carros comparando. Posso comparar um Eco até com uma Ferrari, quem discorda deve está sacramentando “coisas”.
    Na faixa de preço do Eco, mas ainda comparável ao Eco top, temos o Tracker que apesar dos muitos recuros como 4X4 e teto solar, é um carro antigo. Você entra e já vê no painel que se trata de um carro velho, além disso o motor não é flex o que considero uma grande desvantagem nesse cenário de petróleo subindo demais.

  • VALTER PEREIRA

    COM TANTOS COMENTARIOS FAVORAVEIS, VOU ACABAR TROCANDO O MEU FIESTA SEDAN 1,6 FLEX (POR SINAL EXCELENTE CARRO, NO MEU ENTENDER DE LEIGO) POR UMA ECOSPORT. ANTES EU SO COMPRAVA CARROS DA FIAT, DEPOIS DESTE FIESTA FIQUEI MUITO SATISFEITO COM O DESEMPENHO DO VEICULO, ESPAÇO INTERNO, ESTABILIDADE, ETC.

  • OZIAS RODRIGUES

    ACABO DE COMPRAR UMA ECOSPORT XLT 1.6 FREESTYLE,ESTOU MUITO SATISFEITO,BOM PREÇO,ÓTIMO CONSUMO,CD PLAYER OTIMO,RODAS DE LIGA-LEVE LINDA,AR CONDICIONADO MUITO BOM,EXCELENTE NEGOCIO,PENA QUE NÃO TEM A PRONTA ENTREGA TIVE QUE ESPERAR 20 DIAS, SE PUDER COMPRE NÃO SE ARREPENDERÁ.

  • Claudio

    Complexo de inferioridade é prá quem gostaria de possuir e não consegue adquirir uma Ecosport. Comprei uma Ecosport 1.6 XLT Freestyle 2008, inclusive tive que esperar por 35 dias, devido tanta procura, simplesmente dispensa-se todos os comentários contrários relatados acima. Aqueles indecisos, recomendo a compra sem medo de ser FELIZ.

  • Debora Muniz

    Por favor, gostaria de uma informação idônes sobre o consumo, pois moro longe e não posso “sustentar” um carro caro.

  • Debora Muniz

    Eu disse informação idônea sobre o consumo.

  • Sebastião

    Complexo de inferioridade??? De onde ele tirou isto. Deve ser experiência própria. rsrsrs

  • Claudion

    Sebastião ! Relativo ao meu comentário "38", quis referir-me ao ítem "34"(favor consultá-lo), pois possuo uma Eco 2008 e estou mui satisfeito.

  • jorge luiz

    muito bla.bla bla mas nao tive a verdadeiro e real consumo na cidade e estrada, agradeço a quem souber

  • Helio

    Comprei um eco automático OK em setembro o carro faz 9,5 com A na estrada e na cidade 5 Km por litros, o pessoal tem que ver que o carro é 2.0 desta forma, consumo não pode ser comparado com 1.6 . Tenho amigos que tem Honda e Toyota o consumo na cidade com A fica em média 6 Km por litro.

  • Wagner da Silva

    A Eco Sport e um otimo carro, para pessoas sem frescuras, motor bom conforto não e tão ruim como dizem por ai , tem um visual bastante atraente!!! ( Como sou graças a Deus uma pessoa sem frescuras e um OTIMO CARRO !!!! )