_Destaque Governamental/Legal Segurança

Em quatro dias, PRF multa 12 mil motoristas por faróis apagados em estradas

S10 2017

A lei que obriga o uso de farol baixo durante o dia em rodovias, que entrou em vigor na última sexta-feira (8), já rendeu boas multas para os motoristas “esquecidinhos”. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgados nesta terça-feira, 12, de sexta à segunda-feira foram aproximadamente 12 mil condutores multados por rodarem com os faróis baixos apagados durante o dia nas estradas, o que dá uma média de cerca de 3 mil por dia.

De acordo com a PRF, o número médio é preliminar, já que as infrações levam até 5 dias para serem lançadas no sistema e são fechadas após 30 dias. “Esse número tende a cair com o passar dos dias já que temos dado ênfase ao trabalho educativo e os condutores irem se acostumando com o cumprimento desta nova lei, ao perceberem que a visibilidade aumenta sua própria segurança”, afirmou a polícia em nota.

A nova norma, caso haja o descumprimento, prevê perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 85,13 – a partir de novembro, a multa será de R$ 130,16.





  • João Cagnoni

    Nada contra as multas de farol, mas fui viajar final de semana e vi vários motoristas trafegando em trecho de acostamento para furar o trânsito. Estão se preocupando com a cereja do bolo enquanto não fiscalizam o básico ou aquilo que é realmente importante.

    • Louis

      Sou a favor da lei dos faróis, mas está claro que estão se aproveitando para passar a canetada e arrecadar. Azar de quem não acendeu…

      • Lucas Moretto

        Exatamente, estão aproveitando o momento para “faturar”

      • João Cagnoni

        Sim, mas as pessoas não estão respeitando o trânsito. Podem arrecadar multando o óbvio, como trafegar na contra-mão/acostamento, costurar no trânsito, ultrapassar pela direta, etc, acho que nem precisariam criar essa lei dos faróis para enxer os bolsos.

        • Daniel

          Só com o art 198 (Não dar passagem pela esquerda quando solicitado) eu já teria arrecadado uns 12874494348 milhões em 2 ou 3 viagens.

          Alguns dá vontade de bater e jogar pra fora da pista! Pior ainda que uns 80% desses tranca-esquerda ainda estavam com os farois apagados… dava pra bancar todo o deficit do orçamento pelos proximos 20 anos! hahaha

      • leandro

        Eu sou extremamente contra, gostaria que qualquer pessoa me mostrasse um único estudo onde haja SIGNIFICÂNCIA ESTATÍSTICA de que os benefícios foram maiores que os malefícios de acender o farol.
        Todos os estudos existentes mostram uma redução não significativa no número de MORTES e não no número de ACIDENTES, ora bolas as mortes sempre tendem a diminuir com carros mais modernos e seguros.
        Além disso todos os estudos mostraram um aumento SIGNIFICATIVO de acidentes envolvendo pedestres, ciclistas e motocicletas, fato esse que levou o governo dos EUA a, além de não obrigar o uso de faróis, limitar a intensidade luminosa dos DRL a algo em torno de 8000 lumens (não tenho certeza do valor exato de lúmens)

        • Pacheco

          Relato de quem usa rodovia semanalmente e rodovias simples com uma faixa que vai e uma que volta: melhora muito a visibilidade, porem os faróis precisam estar ajustados para não ofuscar.

          • leandro

            Pacheco vc é um cara bem sensato, te respeito muito aqui no NA, mas na base do eu acho não existe mais.. não achei um único estudo científico que provasse de forma ESTATÍSTICA que houve redução SIGNIFICATIVA.

            Da mesma forma que vc acha que melhora, então eu acho que deveriam proibir dirigir de óculos escuros, afinal de contas o óculos diminuiria a visibilidade que foi aumentada pelo farol…

            • Tirei do site “âmbito jurídico”:

              Enquanto se discute no Brasil o uso ou não dos faróis durante o dia, na Europa e nos EUA a medida é, comprovadamente, uma importante redutora de acidentes de trânsito. Nos Estados Unidos, o uso do farol durante o dia reduziu em 5% as colisões entre carros e em 12% os acidentes envolvendo pedestres e ciclistas, segundo números da NHTSA, associação norte-americana de segurança rodoviária.

              Em alguns países da Europa, estados americanos, além do Canadá, os faróis dos carros acendem automaticamente, assim que se liga o motor, ou seja, os veículos já saem de fábrica com um circuito elétrico que realiza essa operação. Esse dispositivo – denominado de Daytime Running Lights (DRL) – é uma luz de intensidade menor que o farol baixo. Trata-se de uma luz adicional ao sistema de faróis principais, que permanece acesa durante todo o tempo em que o veículo estiver ligado. São projetadas para serem de baixa intensidade, minimizando o consumo de energia e preservando o balanceamento energético do veículo.

              Mundialmente, a obrigatoriedade do uso dos faróis acesos durante o dia surgiu nos países escandinavos, onde a luminosidade natural é precária. No entanto, o facho de luz diurno tornou-se um importante dispositivo de segurança, independente das questões climáticas, espalhando-se para outros países como Estados Unidos, Canadá, e os que compõem o Mercosul. Estudos revelam que essa prática reduziu consideravelmente o número de acidentes no trânsito. Vários relatórios publicados nesses países indicam uma redução de 21% nas estradas rurais. A Suécia mostrou uma baixa de 11% nas colisões. A Dinamarca e a Hungria registraram reduções de até 8% em colisões frontais e transversais, sendo que na Dinamarca, só nos primeiros 15 meses, houve uma diminuição de 7%. No Canadá e Estados Unidos, foram constatados respectivamente 11% e 7% menos acidentes.”

              • leandro

                Já te respondi, porém como tinha o link do estudo ele aguarda aprovação para ser publicado.

                Inclusive o estudo é da própria NHTSA que vc citou e o link retirado do site deles, são 120 páginas, leia todas elas e venha discutir questões técnicas comigo, não achismos copiados da internet

                • Ah, você me passou um link, e critica que copiei algo da internet? Hehehe.. O seu link veio de onde? Por SMS?
                  Mas espera aí, não eram “todos os estudos”?
                  Será que se não dá para ser inteligente, dá para ser coerente com os PRÓPRIOS COMENTÁRIOS?

                  • leandro

                    Já mandei o americano da NHTSA que achei indo na página que você citou mas nunca foi, assim que você ler te mando o europeu…
                    não te mando todos de uma vez pra vc ter o sabor de ler as 120 páginas em inglês desse primeiro e poder vir discutir comigo em igualdade

                    • Nossa, um especialista de trânsito aqui! Heheeh… Pena que vai continuar na irrelevância de suas opiniões… Não bato palma para maluco dançar. Abraços.

                    • leandro

                      Na verdade vc fala sem embasamento técnico e quer defender seu ponto de vista mesmo estando errado.
                      Apesar de opinião irrelevante o mandado de segurança está prontinho pra tentar derrubar essa bomba.
                      Já leu o estudo que te mandei?

                    • Daniel

                      Leandro, qual sua formação? E aonde?

                    • leandro

                      Ensino fundamental incompleto

                    • Edson Fernandes

                      Então foi aquele mesmo link que te passei um tempo atrás onde vc iria me analisar e responder a respeito?

                    • leandro

                      Exato. Ele é categórico em dizer que os resultados não são estatisticamente significativos, ele só é significativo no cenário onde apenas vans e trucks usam a luz.
                      Existem cenários onde há inclusive aumento no número de acidentes, como no caso de atropelamentos e acidentes com motociclistas

                  • marcelo

                    Alessandro, não perca seu tempo. É um net chato q não tem o q fazer. Veja q nem coerência tem.

                    • Pior foi ele mandar um link de um documento que prova que está errado! Basta ler a conclusão! Ele acha que o documento vai dizer ao contrário da conclusão? Hehehehehe… Não existe a figura de permanecer calado para não produzir provas contra si mesmo? A pessoa abre mão desse direito e mostra toda sua inteligência! Hehehehehe… E tem aquela outra que diz que é melhor permanecer calado para deixarem na dúvida se é idiota ou abrir a boca e dar certeza para os outros.

                    • Daniel

                      É que tá em ingreis, e em ingreis é tudo o contrario, umderistendi? hauahuahua

                      Minha experiencia pessoal: Quando fui tirar habilitação, estudei bastante, e todos os manuais de direção defensiva orientam a usar o farol baixo também durante o dia. Eu usava mas não estava muito convencido.
                      Quando fiz faculdade, durante a especialização em transportes, li muitos estudos sobre isso: 100% recomendando o uso dos farois baixos o tempo todo. Dai passei a usar com mais convicção.
                      Depois, em duas oportunidades presenciei o grande risco do farol apagado, numa delas um carro com farol apagado gerou uma colisão e no meio dos carros ricocheteando eu tive que passar desviando com meus poderes ninja (já que estava com um Corsinha sedan 1.0 que nem sonhava em ter abs ou esp). Na outra oportunidade, uma carreta toda apagada qse me atropelou na 277. Nenhuma das 5 pessoas no carro viu a carreta até ele piscar o farol. Novamente, Deus me deu reflexos ninja e o bi-trem que estava sendo ultrapassado abriu um pouco para o acostamento (o idiota do farol apagado não tirou 1mm!)

                    • Cuidado, vão dizer que sua experiência não é real e se for não é válida. Mas eu não só acredito como acho uma questão de lógica os faróis ligados. Acho que seria melhor ainda se viesse acompanhada da obrigado dos novos modelos serem equipados com DRL (Se a diminuição da vida útil das lâmpadas e o aumento de consumo é irrelevante individualmente, no macro a coisa já muda de figura. DRL seria mais inteligente). Mas a falta de regulamentação não evita que você faça da melhor forma para evitar acidentes.

                    • leandro

                      Acende o farol e depois coloca óculos escuros pra dirigir?

                    • Daniel

                      ? Quem disse que eu uso oculos escuros pra dirigir?

                    • leandro

                      O link ta quebrado? Como então vc conseguiu tirar trechos dele pra colocar no seu comentário??
                      Era só tirar os espaços, aqui não pode colocar links

                    • Edson Fernandes

                      E ainda, foi um link que eu passei pedindo para ele ler justamente os beneficios ou não das DRL que de quebra tinham um estudo bem embasado dos diferentes tipos de iluminação.

                      Ficou na analise. Enfim…

                    • Hahaha… Pior foi ele sabendo que estava errado querendo que eu lesse um documento de mais de 100 páginas, sendo que a conclusão já estava clara. Acho que o documento ia falar que o DRL aumentou os acidentes, é perigoso e no final a conclusão do documento seria diferente. Muito “ixperto” nosso colega..

                    • Edson Fernandes

                      Na verdade esse documento com muitas paginas fui eu quem passei. Porque essa pergunta de analises sobre o assunto não é nova.

                      E eu já havia dito que o orgão não teve como analisar como ele gostaria: Botar inumeros carros numa via e testar com as luzes diurnas e depois sem elas.

                      Nesse caso fica claro não perante ele, mas mesmo na pratica que fica facil enxergar o veiculo que vem no sentido oposto qdo há uma iluminação. No meu caso que ando 100% com farois ligados, é nitida a diferença da pessoa ao me enxergar. Mas enfim…

                    • Isso é desprezar o método científico… Até mesmo porque se fizesse como ele quer, ele falaria que não valeria porque os horários foram diferentes etc e tal. Não adianta tentar ensinar quem não quer aprender.

                • marcelo

                  Leandro, o material q vc quer usar p discutir vem da internet, mas quem quiser discutir com vc não pode usa— la? Quanta coerência kkkkkkkkkkkkkkkk

                  • leandro

                    A questão é que eu apresentei estudos, as pessoas mostram notícias. Só procurar no dicionário que vc verá a diferença

              • Martini Stripes

                Por isso acredito que deveria ter uma lei que obrigasse todos os carros a ter DRL, como acontece na Europa, assim progressivamente todos teriam, e não aumentar o consumo de combustível de todo mundo em 2%, aumentando emissões, e arrecadando com multas.

                • Aliás, estou com uma dúvida: Qual o carro mais barato com DRL de série vendido no Brasil?

                  • Martini Stripes

                    Como DRL é diferente de desenho no farol, não sei dizer não, mas chutaria HB20, C3 ou 208.

                    • Edson Fernandes

                      C3. O HB20 só tem farol em led na de topo. (58000)

                • Daniel

                  Caramba, 2% de aumento no consumo? daonde saiu isso? Usa farol ou refletor de estadio de futebol?

                  • Martini Stripes

                    Cara, eu não lembro onde tinha visto, mas era algo do tipo.
                    Nunca parei pra ver se era correto. Alguém fez as contas um tempo atrás.

                    • Daniel

                      Só vi dados desse tipo em comentários de pessoas que gostam das trevas e são contra acender os farois! hahaha
                      No link que vc mandou abaixo, o cara viaja nas contas. É mais ou menos como se o cara deixasse o motor ligado apenas para deixar o farol aceso! hahaha. Esqueceu de considerar que, quando em cut-off, sem uso de combustivel, o alternador tbm funciona, ou seja, o ideal mesmo era fazer um teste pratico em condições controladas.
                      Mas, considerando as contas malucas do cara que chega ao valor de 7,6 Litros a mais POR ANO, e considerando que a média de rodagem dos americanos em 2011 foi de pouco mais de 20mil km (cerca de 12,5mil milhas) temos um aumento de incriveis 0,00038km/l no consumo. O que é bem menor do que os 2%.
                      Só lembrando que, pneu descalibrado (ou fora da medida correta – lembra do teu vizinho que colocou roda 16 com pneu 205 num celta?) pode aumentar mais de 10% o consumo! Excesso de peso, vidros abertos, etc.

                      Pra mim, aquelas bizarras calhas de chuva já fazem consumir muito mais que os farois ligados!

                    • Edson Fernandes

                      E pensar que essas calhas já me ajudaram tanto em um Uno 1995 sem ar….

                      Hoje em dia nem pensar em carros com ar! Quer dizer… eu não coloco! Quando tinh o C3 que alguem vinha me dizer para colocar…. qual era o sentido?

                  • Martini Stripes

                    Se sabe o correto, por favor.

                  • Edson Fernandes

                    E isso que o aumento de consumo já no estudo é de até 1% (considerando o tamanho do motor e energia dali usada/dissipada).

            • Pacheco

              Leandro, obg pela parte que me cabe… kkkkk.

              Então, eu estou dando simplesmente minha opinião como usuário. E ainda uso óculos escuros em tempo integral por que tenho uma hipersensibilidade ocular que me faz sentir muita dor em claridade (uso até dentro de shopping).

              Nas rodovias que frequento, vejo uma melhora no uso dos faróis. Vc tem uma noção melhor de distancia do veiculo e também do seu posicionamento.

              Da mesma forma que posso dizer com experiencia própria que sou contra o Xenon instalado posteriormente pois ele não se adapta ao farol e fica péssimo para quem vai no sentido contrario.

            • Mas como se faria um estudo científico desse tipo de situação? Você obrigaria todos os motoristas a apagar os faróis por um mês em determinado trecho de estrada e no mês seguinte faria o contrário? Então contabilizaria os acidentes nas duas situações? Mas como você controlaria as outras variáveis do trânsito, como clima. E mais , se num mês tem mais motoristas sonolentos ou andando mais rápido? Não existe a menor possibilidade de um estudo científico desse tipo de situação. É simplesmente um grupo de motoristas na prática concluir que um carro com farol ligado é mais visível.

        • Vamos lá, tenho algumas dúvidas: Quais são os “malefícios” de ligar o farol?
          Você diz que “todos os estudos”. Não está sendo muito genérico não? Aliás, esse estudo que liga farol aceso com aumento de acidentes com pedestres, ciclistas e motocicletas você não tem não, não é?

          • leandro

            https:// crashstats .nhtsa. dot. gov/ Api/ Public/ ViewPublication/ 811029
            (Só copiar e colar, retirando os espaços)

            • Summary of Results
              Two sets of effectiveness are presented here. Each corresponds to a daytime classification based
              on the light conditions during which crashes occurred. The first set of effectiveness corresponds
              to daytime defined as a condition that included daylight, dawn, and dusk. The second set of
              results is for daytime excluding dawn and dusk. Presenting these two sets of results addresses
              the concern that headlamp effects might be mixed with the DRL effects. During dawn and dusk
              conditions, headlamps might be turned on and they could contribute to crash reductions along
              with DRLs. However, real-world crash data did not report headlamp on/off status. As a result,
              the analysis is unable to directly isolate the headlamp effects. Instead, the analysis provides
              these two sets of effectiveness rates and examines the impacts of DRL when dawn and dusk
              conditions are included and when they are excluded.
              For each of the target crashes, effectiveness is derived for three crash severity levels: fatal,
              injury, and all crashes. Injury crashes included fatal crashes. All crashes included fatal, injury,
              and property-damage-only crashes. A positive effectiveness suggests that DRLs would reduce
              target crashes. A negative effectiveness suggests that DRLs might have unintended adverse
              effects. The DRLs effects for injury crashes and all crashes were the combined effects of nine
              States. Boldfaced numbers are statistically significant estimates at the 0.05 level.
              Including Dawn and Dusk
              Two-Passenger-Vehicle Crashes Excluding Rear-End Crashes (Target Two-PV Crashes)
              • The following shows the effectiveness of DRLs against the daytime target Two-PV
              crashes:
              Crash Severity Effectiveness of DRL (%)
              Passenger Cars Light Trucks/Vans Combined
              Fatal Crashes -8.9 13.8 0.7
              Injury Crashes 2.3 8.2 3.9
              All Crashes -2.0 5.7 0.3
              v
              • DRLs significantly reduced the LTVs’ involvement in daytime target Two-PV crashes by
              5.7 percent at the 0.05 level.
              • The remaining results were not statistically significant at the 0.05 level.
              • For PCs, there was no consistent pattern indicating whether DRLs would reduce PCs’
              involvement in daytime target Two-PV crashes. As shown, DRLs seemed to reduce PCs’
              involvement in target Two-PV injury crashes but increase its involvements in target TwoPV
              fatal and all crashes.
              • For LTVs, DRL effects were progressively higher with crash severity and the effects
              were all positive. It seems that DRLs were more likely to reduce LTV involvements in
              daytime target Two-PV crashes.
              • For PCs and LTVs combined, DRLs would reduce the target Two-PV injury crashes by
              3.9 percent. DRLs had almost no effect on daytime target Two-PV f

              Sem mais, subscrevo-me.

              • leandro

                Só leu as figuras né???? nunca vi alguem ler 120 paginas em 5 minutos…

                mas resumindo… vc pode ir em resultados e ler:

                “Based on this measurement, a majority of the derived effects were not statistically significant”

                pesquisa sobre significancia estatistica no google e aprende um pouco, vai demorar mais que 5 minutos

                • MarcioMaster

                  De fato, pelo que sei não existem estudos que comprovem mesmo, na minha humilde opinião e pelo apelo imediatismo das multas, não me resta pensar que a finalidade é apenas arrecadatória. La fora não é obrigatório como muitos dizem, como Alemanha, UK, etc

                  • Guilherme Batista

                    Cite um carro atualmente a venda nesses países que não tenha DRL.

                    • MarcioMaster

                      Devem ter varios, teria que fazer uma pesquisa, mas rapidamente lembrando o dodge challenger, o camaro até alguns meses atras assim como o mustang.

                    • Guilherme Batista

                      Modelos americanos, onde não é obrigado a ter DRL, mesmo assim, todos esses tem DRL em LED ainda

                    • MarcioMaster

                      Como disse, veiculos que vieram em mente, são americanos mas são vendidos por lá. O nosso camaro atual, vendido até poucos meses na Eupora não tem DRL, mas lembrei do Dacia Sandero que tambem não tem.

                    • Rafael Sumiya Tavares

                      MarcioMaster, alguns carros possuem o DRL desativado fora dos EUA, lá se usa o esquema de ligar os faróis baixos em 10 volts como luz diurna. Isso seria de fácil instalação se alguém se propusesse aqui!

                  • Jackson

                    Israel que é um país muito mais ensolarado que o Brasil, os motoristas ligam os faróis baixos. Questão de cultura de segurança.

                    • MarcioMaster

                      Sim, concordo, porem não se tem ideia da eficácia, senão a Inglaterra, pais mais sombrio impossivel, tambem seria obrigatório.

                • Martini Stripes

                  Qualquer vida é significante. Mesmo que seja 0,5%.
                  Sempre trafeguei com o farol aceso por acreditar que facilitava, e via muitos colegas que pegam bastante pista concordarem.
                  Concordo que a obrigatoriedade é exagero, como disse acima, deveria obrigar o carro a vir com DRL, como na Europa, e com o tempo todos teriam.
                  Qualquer vida é significante.
                  Mais alguma dúvida senhor?

                  Qualquer vida é significante.

                  • leandro

                    Qualquer vida é muito significante, principalmente as dos pedestres, ciclistas e motociclistas que tiveram índice de acidentes maiores após implementação da luz diurna.

                    Qualquer dúvida é só ler O ESTUDO nos vários links que deixei aqui

                    • Martini Stripes

                      É claro que teriam mais mortes, as pessoas começaram a usar este tipo de meio, sendo que há alguns anos ninguém usava.
                      Igual dizer que aumentou o número por atropelamento devido à Smatphone. Claro, nem existia antes, mas smartphone é celular, então dependendo da sua estatística vc vai estar completamente errado.

                • CharlesAle

                  Bom ver essa discussão..Eu acho positivio..Na minha opinião, não haverá melhora nenhuma nos índices de acidentes..Pois para diminuir de verdade os acidentes nas estradas tem de ter leis mais rígidas contra irresponsáveis..Vide o youtube e o número enorme de irresponsabilidades, de carros pequenos a caminhões( sim, a tal de quebrada de asa). Enquanto os acidentes e suas responsabilidades não forem levado bem a sério neste país..A matança continua…..A minha máxima é o seguinte: se o governo realmente estivesse preocupado com a segurança nas estradas, não as deixaria em estado tão lastimável…

            • mks44

              Esse estudo compara a eficiência dos carros com DRL e não DRL. Apenas diz que não está claro a vantagem do DRL em relação aos carros sem o DRL.

              • leandro

                Exato, DRL como próprio nome diz é luz adequada ao uso diurno, ao contrário do farol que é pra uso noturno

        • Daniel

          Tem varios estudos sobre isso. Procure na internet. Se 25% de redução no numero de acidentes é pouco pra vc, então só proibindo os carros de circular!

          E nunca vi estudo dizendo que tenha desvantagem (só uns mimimi que agora vai ter que trocar mais lampada, vai gastar mais 0,0000005ml de gasolina a cada 38740928km, etc)

          P.S. o DRL tem entre 300 e 700 lumens… o farol baixo normal tem 1500lumens pelo menos. Aumento de acidentes? não tem logica!

          • leandro

            Consegue provar tudo que vc vc disse??
            Me mostra um único estudo mostrando 25% de redução número de acidentes

            • Daniel

              Dai eu teria que ir até a biblioteca da Universidade Federal de São Carlos e procurar o livro sobre isso. Banca o combustivel e umas diarias de hotel que vou lá procurar pra vc.
              Ou vc pode procurar na internet e achar, como diversos colegas já mandaram link por aqui.
              Sobre os dados do DRL, só procurar no site dos fabricantes.
              Mas, se vc quiser que eu prove pra vc, eu faço o estudo, só que vou cobrar pelo trabalho, OK?

              • leandro

                Se não consegue provar, nem precisa comentar…

                Redução de 25% no número de acidentes é muuuuuuita coisa, vc não sabe do que está falando.

                Naquele link do estudo europeu fala que um valor próximo a esse foi obtido quando só as motocicletas estavam com farol aceso, tanto que deu origem a primeira lei onde só as motos acendiam faróis, porém no estudo americano da NHTSA mostrava que quando quando os carros passaram a acender os faróis esse benefício invertia em um aumento no número de acidentes com motos, pedestres e ciclistas.

                Esse estudo europeu é uma piada, além de velho sua metodologia usava fotografias de carro com farol aceso ou apagado…

    • Mr. Car

      Esta coisa do retardadozinho de pai e mãe metido a “ixperto” usar o acostamento como pista, está no “top five” das coisas que mais me irritam ver no trânsito.

      • João Cagnoni

        Concordo. Eu pagaria do meu bolso pra ver eles sendo multados. Seria suborno pagar um marromzinho pra isso?

        • Mr. Car

          Não sei. Uma coisa legal seria anotar as placas e entregar para a Polícia Rodoviária, mas creio que não podem emitir multas baseados numa lista assim, he, he!

          • João Cagnoni

            Eles não aceitam nem vídeos, imagina uma lista de placas… rsrs…

          • Edson Fernandes

            Podem se tiverem como provar (através de cameras deles)

        • CharlesAle

          Odeio pegar a estrada velha de Santos no domingo a tarde por isso..É lotada de “espertos” sabichões q se acham melhor q os outros e passam até rindo pelo acostamento…

          • Pacheco

            Tem pontos que já é conhecimento da PMR e ninguém faz nada. A Rodovia Ayrton Senna sentido SP no trecho do Parque Ecologico do Tiete é usado diariamente o Acostamento e nem blitz tem.

            A ponte estaiada, na saida da Marginal para a Roberto Marinho e a CET/Policia de Transito não faz nada.

        • Edson Fernandes

          Claro que seria! Mas não seria mais inteligente solicitar a averiguação para uma futura multa?

          Hoje foi engraçado… fui tomar um café. Aí avisto em plena Vila Olimpia em uma rua bem conhecida… um caminhão descaradamente parado a esquerda da via com um cone e um triangulo que estava parado.

          Beleza, achei aquilo um apelo da “folgadice” e tomei meu café. Na hora que estava voltando para a empresa… Vejo a CET tirando uma CORRENTE que segurava o cone a um poste da via que tinha qual sinal? “Proibido estacionar”.

          Nem precisa dizer que além de tirarem o cara ja´estava tomanod uma multa né? E nesse caso nem adiantaria avisar que foi rapido… ali ele já estava há um bom tempo.

      • Khusller

        Multa pra esses é pouco, bom é quando o caminhoneiro coloca pra comer terra.

    • Fabio Marquez

      Espero o dia que os espertinhos estiverem dentro de uma ambulância e ela tentar passar pelo acostamento para conseguir chegar a tempo na unidade de saúde e não conseguir passar…

    • Rodrigo

      Pessoal acho que essa pressão inicial é porque no Brasil temos LEIS QUE NÃO PEGAM.

      Agora é uma burrice não torna obrigatório a fabricação de carros no Brasil já com DRL em LED. Assim em 5 ou 10 anos o consumo de corrente pela luz diurna será desprezível para o sistema elétrico do carro

      Pelo visto teremos milhares e milhares de carros trafegando com lampadas encandecestes por muitos anos.

      Outra coisa inteligente que o governo poderia ter feito era, estimular as montadoras a fabricar FARÓIS DE REPOSIÇÃO COM DRL.

      • Pacheco

        Concordo… sou a favor da obrigatoriedade para os DRL e acendimento automático dos faróis.

      • Edson Fernandes

        Cara… eu compraria para meu carro na mesma hora se tivesse. E olha que eu estou estudando a possibilidade de colocar uma adaptada mesmo. Sei que não é a mlhor saida, mas acho que minha segurança vale o custo.

    • Eu nunca vi ngm tomar multa por trafegar em acostamento.. é das infrações mais comuns e irritantes nas voltas de feriado, mas a PRF nunca faz nada.

      • Pacheco

        Eu já vi… na Rodovia Rio-Santos no trecho entre Guarujá e Bertioga, a PMR costuma montar umas blitz e ficar observando o pessoal. Já vi muita gente levar multa e ainda tomar uma chá de cadeira.

      • João Cagnoni

        E também tem as conversões proibidas, quando estamos andando em uma avenida e quase batemos em um carro que não deveria estar alí.

        • Marcelo Alves

          Eu moro num cruzamento de uma avenida onde a ilha tem 1 metro de largura apenas e é proibido fazer retorno, é necessário dar a volta no quarteirão pra isso.

          E o que o pessoal faz? Retorna com tudo, sem olhar direito, ou PARAM no meio da ilha travando o trânsito que vem atrás… Isso é direto, várias vezes por dia. Já aconteceram acidentes aqui assim de moto que fez o retorno e bateu de frente com carro, de carro que fez o retorno e bateu de frente com moto… Sério, esse tipo de coisa tinha que dar cadeia e perda permanente do direito de conduzir qualquer veículo, mesmo quando o acidente não desse em morte.

      • CharlesAle

        Acredito que nessas rodovias concedidas, onde há câmeras por todo o lado.O pessoal tome multas por trafegar no acostamento..Mas não sei se ocorre…

        • Pacheco

          Se ocorresse, não teriam tantos motoristas fazendo isso na Ayrton Senna, Imigrantes, Anchieta, Bandeirantes, etc.

          Na Imigrantes tivemos um acidente com vitima fatal a menos de 2 semanas e as câmeras que eles tanto dizem que tem, não conseguiu nem identificar o carro do maldito que cortou pelo acostamento acima da velocidade.

          Quem conseguiu localizar o veiculo foi o trabalho da pericia com as peças que ficaram pela pista e o pedido da Policia para câmera de estabelecimentos comerciais da região onde o Motorista parou para remover o braço do vidro e trocar o pneu.

          Quer dizer, a Imigrantes não tem um monitoramento correto.

      • Edson Fernandes

        Prazer! Me chamo Edson e tomei uma multa de andar no acostamento! Tomei 505,00 de multa! Nunca mais andei na mesma!

        • Putz, primeiro que vejo!
          PS: me dá um raiva tremenda ver gente fazendo isso kkkkk

          • Edson Fernandes

            Então, eu estava indo ao trabalho e para variar estava muito atrasado. Aí o “esperto” aqui quis fazer isso… só não esperava uma “noticia” vinda antes do fim do mês. (e nessa epoca morava com meus pais… e meu pai curioso que só ele… abriu a correspondencia)

          • Edson Fernandes

            Mas além de eu aprender a lição eu nunca mais fiz. Mas sempre fiquei ferrado tbm de fazerem isso …rs (contradição por eu ter feito né?)

    • Mas a PRF estava no local? No geral esse tipo de comportamento leva multa também, só que quando a polícia está no local ninguém anda no acostamento. E outra , se 12 mil foram multados tenha certeza que 100 mil trafegaram de farol apagado e não foram multados. Via de regra quando a PRF está presente qualquer tipo de infração é multado.

    • Fernando S.

      Eu não consigo desassociar essas multas com as multas dos tempos do kit de primeiros socorros nos carros ou, mais recentemente, a dos extintores ABC. Começaram a parar vários carros exatamente nos dias seguintes a validação dessas leis. E ignoram as outras 200 leis de trânsitos que são muito mais perigosas.

      • Pacheco

        Tem muita multa, por que o pessoal está autuando pelas câmeras das Rodovias. Passa o dia preenchendo talão e enviando.

        Eu tenho certeza que o Governo oferece uma comissão.

  • Gustavo73

    Como sempre no Brasil se finge preocupação com alguma coisas como se o básico já fosse feito de.modo correto. Enquanto isso carros trafegando a noite só com lanternas ou só com os faróis auxiliares (nesse caso não raro a lanterna traseira de neblina junto) faróis desregulados, ou rota apagados existem e um quantidade considerável. Mas aqui como sempre se.pulo para a próxima etapa antes.

    • Davi Millan

      Chega a dar raiva. Muitas vezes (até carros da polícia) andando com os faróis de posição ou posição+neblina a noite e se quer multar eles multam. Mais importante do que os faróis baixos acesso nas rodovias são os faróis baixos acesso durante a noite.

      • CharlesAle

        O que? Aqui no ABC as viaturas andam é toda apagada à noite…

        • Pacheco

          Em SP também. As viaturas da Rota e Força Tática adoram andar apagadas para surpreender os meliantes.

          Uma vez eu quase bati pois não vi a Hilux da Rota vindo de frente e quando se aproximou, o 3º Homem colocou aquele farolete bem na minha cara… ainda ficou bravo que eu cobri meu rosto.

          Tenho hipersensibilidade ocular e qualquer luz mais forte me deixa com muita dor e até tira minha visão. Isso é chato. E olha que eu sou um grande apoiador da Policia Ostensiva.

          • CharlesAle

            Putz. Rsrs.. Mas esse pessoal da Rota são 10 ..É a melhor policia para se tomar um enquadro.Pois o negócio dos caras é prgar bandidos.. Então.conversando de boa..eles não embassam como outros fazem..Já me liberaram até com o doc do carro atrasado, mas viram meu crachá e ficou tudo certo..

            • Pacheco

              Você acha que os Policiais da Rota quer perder tempo com Documento Atrasado ou Falta de Habilitação?

              Eles querem é Traficante, Veiculo Roubado, Bandido grande. Olha… eu prefiro levar enquadro da Rota e Força Tática do que Radio Patrulha na SpaceFox.

  • Pacheco

    Eu avisei que esse fds iria ter todos os Policiais na písta.

    Nem quero pensar o qnto aqueles errados arrecadaram.

    • Davi Millan

      Ué! tinha que zerar o estoque dos talões de multas…

      • Pacheco

        Duvido que zerou… kkkkk

    • Mas a multa não vai pro policial. vai pro governo. E se a polícia multa é porque o chefe (governo) manda multar. E adivinha quem elege os que fazem a lei.

      • Pacheco

        A multa não, e espero que não tenha ido a gorjeta.

  • Wesley Souza

    Governo brasileiro veio pra matar todos de raiva e roubar o pouco que temos, porque não disponibilizou kits de LED aos motoristas e tornou obrigatorio o LED de fabrica? MULTA MULTA MULTA IMPOSTOS IMPOSTOS IMPOSTOS BURACOS BURACOS BURACOS

    • Christian Balzano

      Coloca sempre nas costas do cidadão, pois…

      Se obrigar a montadora instalar LED de fábrica vão ter complicações com os fornecedores de led, que por sua vez vai onerar ainda mais o preço do veículo, sendo assim, prejudicando as vendas que já estão ruins. As montadoras lobistas do governo jamais vão permitir tal evolução, caso contrário o financiamento de campanha estarão comprometidos. Um círculo vicioso, então, sobrou para o cidadão não esquecer de ligar o farol. Dessa forma o estado arrecada com multas, as montadoras não precisam se preocupar a curto prazo com estes leds, a indústria de lâmpadas, baterias e componentes elétricos agradecem a gentileza.

    • MarcioMaster

      Kits de Led??? Nada, porque não deixou o assunto quieto, tem tanta coisa mais importante para resolver… só nesse país mesmo.

  • Peuooo

    Eu não vi até hoje, nenhum tipo de propaganda, outdoor, banners em sites, enfim, NADA do governo falando sobre isso. Enfim. Uma sacanagem sem fim esse governo. Ainda bem que leio muito sobre noticias automotivas. por que se não, seria um desses 12 mil multados.

    • G.Alonso

      Foi anunciado sim, passou nos principais telejornais da TV, em rádios, aqui nos sites, nos painéis de LED que tem em rodovias. Foi divulgado quando o projeto entrou em votação, foi divulgado quando o projeto foi votado, foi divulgado quando foi sancionado, foi divulgado que a partir do dia 1º ia ser obrigatório 45 dias antes do dia 1º. As pessoas precisam buscar informação em algum lugar, até no dia-a-dia conversando ela pode saber, ouvir outra pessoa falar. O que falta é boa vontade, para tudo existe o “jeitinho brasileiro”.

      • Peuooo

        Sim, eu estou por dentro, pois como eu disse, soube, por causa daqui! Pego estrada (Anhanguera do início ao km 29) e não tem nada falando sobre isso. Na TV assisto netflix, jornal, só uol e só vi isso um dia antes de valer a lei. Não estou procurando jeitinho brasileiro para nada. Mas acho que assim como eu q não “soube” da validade desta lei, outros 13000 também. Ou por falta de costume ou por não saber mesmo. Enfim, mais fácil multar do que ensinar.

  • Diego

    colei um lembrete no meu carro para não esquecer, inclusive tenho utilizado dentro da cidade em avenidas municipais e estaduais, sou a favor da lei dos faróis, sempre noto o outro condutor bem longe, foi um importante avanço na segurança das nossas estradas.

  • Ricardo

    Agora queria saber quem vai multar o Governo por deixar pistas em péssimas condições e sem sinalização….a esqueci, a culpa é sempre do condutor.

    • Pacheco

      Na vdd é facil, só começar a exigir do órgão que fiscaliza os resultados sobre isso.
      O problema é que não ficamos em cima de quem tem que ficar.

      Outro dia estavam falando sobre o recapeamento em SP. O problema é gestão. Pagam para tapar os buracos e o repasse é feito por tonelada. Então para as empresas, a vantagem é que tenha mais buracos. Até onde não precisa eles cortam e fazem aquele remendo horrivel. Isso para que de problema e em breve ela retorne e ganhe novamente.

      • Redpeak77

        Exatamente. Só reclamamos entre nós mesmos, mas dificilmente reclamamos para quem é responsável pelos problemas.
        Não só sobre as estradas, mas em tudo nesse país, especialmente política.
        Infelizmente, no final somos cúmplices de tudo, porque vemos e deixamos passar tudo do jeito que está.

        • Pacheco

          Pois é. Duvido que tds saibam em qm votou pra deputado estadual nas ultimas eleições.

    • Pedro Rocha

      “Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado.” (ditado fascista)

    • Gustavo73

      Pintura reflexiva na pista(antiderrapante para as motos, placas em tamanho adequado e também reflexivas, tudo isso é irrelevante já que é obrigação (ou deveria ser do Estado) então fica para um dia quem sabe(e o empreiteiro quiser).

  • Alexandre Maciel

    Acredito que com tanta eficiência os acidentes nas estradas simplesmente deixaram de acontecer.

    Segurança dos condutores? Tsc… estão fazendo caixa. PRF agora não faz mais nada a não ser ficar olhando para farol de carro.

    NÃO CUSTA COLOCAR UMA PLACA NO PONTO INICIAL DA OBRIGATORIEDADE. Se fizessem isso, aí sim eu acreditaria na ideia de preservar vidas.

    O fato é que o Brasil, em termos administrativos, é um esgoto. E só.

  • ACELERANDO

    E o motorista da S10 da foto acima vai ser multado por usar também os faróis de neblina. rsrsrsrs

    • Mr. Car

      Usar “também” os de neblina, segundo eu li, não tem problema. Não pode é usar “só” os de neblina, tem que usar os baixos.

      • ACELERANDO

        Pois eu li que farol de neblina somente deve ser usado quando tiver neblina porque ofusca a visão do motorista que vem no sentido contrário mesmo de dia.

        • Paulo Ricardo

          sem contar, que parece que ele ta mexendo no celular ein kkkkk

          • Zé Mundico

            Tá mexendo sim, tanto que está na contramão…..kkkkkkkkkkkkkk

        • Mr. Car

          Você deve ter lido sobre os de milha, os de neblina sempre cruzo com carros que estão com eles ligados e não me ofusca em nada, embora eu mesmo não use.

          • Usar de neblina também não pode, só se tiver neblina.

            • Mr. Car

              Então as próprias polícias rodoviárias não devem saber disto, he, he! É o que mais se vê (usar faróis baixos + neblina), e ninguém é multado por isto.

          • Guilherme Batista

            A lei brasileira é uma bagunça, ela fala explicitamente sobre os farois de neblina e por ela é proibido. Só que o negócio é tão bagunçado, que a lei fala explicitamente a quantidade de faróis de neblina(2) e também a altura máxima deles. Coisas que as montadoras ignoram e não estão nem aí, a FIAT por exemplo coloca 4 em vários modelos.
            É tão bagunçado que na altura descrita pela lei, o farol de neblina não ofusca os motoristas por estar apontado pra baixo, mas vá entender como as coisas funcionam aqui né

          • MarcioMaster

            O de neblina, de fato não ofusca mas é passivel de multa e para mim deveria valer como DLR. E se não estou enganado o Fiat 500 Abarth não desliga os farois de neblina,aí ferrou.

        • Marcus

          Farol de neblina tem foco baixo. Não ofusca a visão.

      • De neblina, só com neblina. Se não tiver neblina, multa.

        • Pacheco

          O problema é fiscalizar isso dai… kkkkk

      • Jackson

        Farol de neblina é para ser usado quando há.

        • Mr. Car

          Pode ser o certo, mas que não ofusca, não ofusca, he, he!

      • G.Alonso

        Os neblina tem intensidade maior, ofusca a visão do motorista que vem em sentido contrário, é proibido utilizar eles fora da situação para qual eles foram desenvolvidos.

        • Mr. Car

          Está falando dos de milha.

  • Eng Turbo

    O numero de carros que estou vendo com a LANTERNA e MILHA acesos durante o dia é inacreditável. Aparentemente muita gente não entendeu que isso não evita multas.

    • e tenho visto mta gente andando com farol ligado dentro da cidade, neuróticos! rsrsr

      • Pacheco

        Povo já sai de casa e liga. Por ex: Você mora em Guarulhos e vai pra SP pela Dultra: Rodovia e precisa do farol aceso.

        Você mora no Alphaville e vai para Osasco e pega um trecho da Castelo: Farol acesso.
        Mora na Granja Viana e vai pra SP: Pega rodovia, farol acesso.
        Quer evitar o farol ligado na Raposo, vai pela Eliseu de Almeida… kkkkkk

        Na boa… deveria exigir as luzes diurnas como obg e tbm o acendimento automatico dos farois.

      • Guilherme Batista

        Eu uso farol dentro da cidade, se a medida ajuda na estrada, também ajuda na cidade e no meu dia-a-dia não pego estrada

  • Alex

    Lá se vai mais de R$ 1 milhão em multas….

    • Pacheco

      Acho que deveriam aproveitar e aumentar o preço dos carros para compensar.

  • tiago

    Alguém muito bom de física poderia calcular quanto pesa no motor, em termos energéticos, o uso de duas luzes de posição mais as duas do farol baixo, considerando que todas somadas tenham um potência de 120w.

    • Guilherme Batista

      Nem é preciso ser bom em física, é só fazer uma conversão direta, 120w equivale a 0.16cv, ou seja, um valor completamente irrisório diante do benefício.

      • Henrique12

        Que benefício?

        • Guilherme Batista

          Evitar acidentes né

    • leandro

      O consumo elétrico para manter aceso o farol baixo: 2 faróis dianteiros de 55w cada + 2 lanternas traseiras de 5w cada e todas as minúsculas lâmpadas do painel, quadro de instrumentos e luzes guias internas do automóvel que ligam juntas seriam algo em torno de uns 20w. No total temos um consumo de aproximadamente 140w
      – O Poder Calorífico de 1 litro de Gasolina é de 7488 kcal
      -a eficiência energética de um bom motor a gasolina é de 30%, então um litro de gasolina iria gerar 2246 kcal e convertendo em kwh daria um total de 2,6 kWh
      – Então com os faróis acesos durante 1h eu iria consumir 0,14 kWh o que significaria 53,8 ml de gasolina gastos

      • tiago

        Muito obrigado!
        Logo, em 20 horas de direção, mais de um litro de gasolina…
        Fora a vida útil das lâmpadas.
        Enfim, é bom que essa medida seja, comprovadamente, eficaz, porque o ônus é evidente.

        • invalid_pilot

          Se for pensar assim se tranque numa bolha e preserve tudo ao seu redor

        • Guilherme Batista

          Digamos que essa medida te salve de um acidente por ano, compare em qual cenário você gastaria mais

          • leandro

            Digamos então que essa medida cause um atropelamento a mais por ano ao ofuscar pedestres e ciclistas

            • Guilherme Batista

              Ta forçando demais hein.

      • Marcelo Alves

        No meu carro em cada lanterna são duas lâmpadas de 5W, mais duas lâmpadas de 10W na luz da placa, mais uma lâmpada de 5W em cada farol, só aí são 50W, mais os LEDs internos do painel e portas que não deve chegar a 10W de consumo… Arredondando tudo e somando com as lâmpadas de 55W dá um consumo total de 170W

        • leandro

          Sim, fiz as contas jogando pra baixo pra não dar brecha pros sabichões aqui do NA

  • Marco Antônio

    O estado quer mesmo é $$$$.

  • CanalhaRS

    O plano foi bem sucedido. Um milhão de reais roubados em 4 dias…

  • thi

    sou a favor. só isso tenho a dizer

  • PH Sacchi

    ênfase ao trabalho educativo com 12 mil multas hahaha , piada ainda hoje trafeguei em rodovia com o sol brilhando forte e não vi toda essa diferença na visualização dos carros ,mas com esse número de multas devo reconhecer que o verdadeiro objetivo dessa lei ridícula está sendo alcançado

  • Rodrigo

    Trabalho educativo é meuzovo!

  • Fernando S.

    “Estamos dando ênfase ao trabalho educativo”… sim, passando o lápis em todo mundo.

    Hoje mesmo no SPTV mostrou um radar subindo da Imigrantes que fica escondido debaixo de um viaduto. A subida da Imigrantes é 110 km/h, ao chegar nesse túnel, há uma placa 50 metros antes dizendo que o limite ali é 70 km/h com 4 radares (um pra cada faixa). ISSO FOI MOSTRADO NO SPTV DE HOJE.

    Mas pra muitos, isso não é indústria de multas, basta apenas carcar o pé no freio pois vc tem 50 metros para reduzir dos 110 para 70, se não ocorrer, terá o trabalho educativo citado pelo policial chegando na sua casa.

  • Henrique12

    A única indústria que cresce no país, a das multas.

  • paulo sergio berezovski

    E lá se vão mais 85 reais pro lixo,lei idiota

  • JoãoAVR

    Por aqui dá para saber que veio da estrada e quem não veio. Pessoal esquece de apagar o farol quando chega na cidade.

  • Darwin Luis Hardt

    “Em quatro dias, PRF multa 12 mil motoristas por faróis apagados em estradas”

    Tem mais é que tomar mesmo. Não custa nada ligar o farol, não sei como ainda insistem em andar sem ele ligado sabendo que podem perder 85 reais por teimosia.

    • Deviam atualizar o valor, essa e outras multas tem valores totalmente desatualizados.

  • Felipe

    Festa da arrecadação!
    Mas também fala sério… Se a lei fala claramente em farol baixo por que é que o sujeito liga lanternas, faróis de neblina/milha, faroletes, DLR, etc… então? Farol baixo é farol baixo e se o cidadão que está atrás de um volante guiando um veículo numa rodovia não sabe diferenciar uma coisa da outra, tá pedindo pra tomar multa mesmo! Ah vá…
    Pedras!

    • Gustavo Miranda

      E como tem gente que confunde, mas o pior são aqueles motoristas que sabem qual é o farol baixo, mas usam o farol alto na cidade pensando ser a luz adequada…

      • Felipe

        Pois é, cara… O curioso é que ligar farol alto nas cidades, não é coisa que se aprente em auto-escola.
        Ok, alguns pontos importantes sobre o trânsito, as vias, etc… as auto-escolas abordam de maneira bem superficial, mas já dão uma noção pro futuro motorista.

  • Fabricio Conchon

    Alguém sabe informar se o entendimento das DRL´s está “igualitário” entre todos os Estados? E outra coisa que me deixa cabreiro, é quanto às DRLs do 500, que não são de led, e sim lâmpada comum… A chance de algum Policial Rodoviário ter o “entendimento” que aquilo ali não se enquadra na lei parece ser grande né…. na dúvida, a patroa tá andando com o conjunto todo aceso…..

  • V12aero

    A pergunta é:
    Alguém tem alguma duvida de isso iria ocorrer??

    • Pacheco

      Eu ainda achei que foi pouco. O balanço de hoje cedo no jornal já informou 15 mil multas.

  • Rodrigo

    Esse fez um bom TCC.

  • leandro

    Vc leu o estudo? Viu a metodologia dele?
    Foi feito com análise de FOTOGRAFIAS coloridas de cruzamentos durante o dia…

    Viu as recomendações de que em alguns países bastava o farol aceso durante o INVERNO e na EUROPA?

    Leu esse trecho do estudo: “The main result of the experimental study is that no evidence was found of a reduced
    conspicuity of road users in the vicinity of a DRL-vehicle.” ?

  • leandro

    Vc leu o estudo? Viu a metodologia dele?
    Foi feito com análise de FOTOGRAFIAS coloridas de cruzamentos durante o dia…

    Viu as recomendações de que em alguns países bastava o farol aceso durante o INVERNO e na EUROPA?

    Leu esse trecho do estudo: “The main result of the experimental study is that no evidence was found of a reduced
    conspicuity of road users in the vicinity of a DRL-vehicle.” ?

    Ele tem ainda recomendações de diminuir o brilho do DRL pra solucionar os problemas dele

  • André

    Agora que tem dinheiro de sobra eles podem arrumas as rodovias tbém.