Em torno de 108 mil foram demitidos no setor automotivo, segundo Caged

29/02/2016

Fábrica-da-Volkswagen-em-Taubaté-SP

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgou que o setor automotivo demitiu 108 mil pessoas em 2015. O número envolve montadoras, autopeças, lojas de veículos, oficinas mecânicas, lojas de peças, postos de combustíveis, retíficas, entre outros envolvidos com o mercado e reparação.

Foram admitidas 589.499 pessoas, mas o setor demitiu 698.142 trabalhadores. Entre os estados, São Paulo foi o que mais demitir, fechando 45.370 vagas. Minas Gerais vem em seguida com 18.682 e o Rio Grande do Sul com menos 11.962. Paraná e Rio de Janeiro aparecem logo depois com 9.991 e 5.726 demitidos. O PPE ajudou a reduzir as demissões no período, quando o mercado interno encolheu 26,6%.

[Fonte: G1]

Agradecimentos ao Vitor Amaral.













  • ObservadorCWB

    13 13 13 13 13 13 13 13, mandioca, 13, 13, estocar ventos, 13, 13, atrás cça tinha um cachorro, 13, 13, eu não sei de nada, 13, 13,13, tripréxis, 13, 13 e por aí vai…..

    • !Marcelo Surf!

      PArabéns PT da moskitta predidAnta e do molusco mais honesto e pobre do mundo.

      Obrigado pela excelente competência em administrar esse país e após 13 anos, estamos realmente vendo os frutos desta perfeita administração.

      Obrigado por tirar o trabalhador do seu emprego e por deixar de produzir riqueza no país para virar um mendigo ou um novo sobrevivente do bolsa esmola. Agora este cidadão poderá ficar em casa sem trabalhar e terá todo o tempo para se divertir ficando 100% dependente do desgobierno, assim como no socialismo!

  • GABRIELCSFLORIPA

    Acredito que a grande maioria desses que foram demitidos, votaram na Dilma pois o sindicato disse que era necessário pára manter os empregos.

    • pedro rt

      seria bom dmais se fosse so isso… o problema nao e so o pt mas todos os partidos, sao tudo farinha do msm saco

      • !Marcelo Surf!

        Quando o pt queria entrar no governo eles eram diferenciados, eram os competentes, eram os que falavam que o Fernando Henrique só fez besteira em 8 anos, e agora é tudo farinha do mesmo saco?

        Mas, quem está governando esse país a 13 anos são todos os partidos do mesmo saco ou SÓ O PT?

        Infelizmente, para nós cidadão que votamos ou não na Anta, o PT está colhendo os frutos de sua péssima administração, principalmente na questão econômica que em 13 anos não fizeram nada para dar continuidade as necessidades do país, só gastança gastança… Isso não resolve amigo, aliás só abre mais o buraco do abismo o qual o país entrou.

        • Edson Fernandes

          Governando não é só presidente né?

          Quem está na bancada do congresso? Senados? deputados?

          Cara, a diferença é que agora a roubalheira fica mais escancarada e a internet permite um anonimato bem maior que antes. Assim quem faz falcatrua sofre bem mais. Antes grampear um telefone era bem mais dificil…. então imagine com o que podemos fazer?

          Sempre fomos roubados e isso é um fato…. se é menos ou mais não importa, somos roubados.

          A diferença é que cada vez mais as pessoas estão se ferrando com isso.

          • cyberwilly

            Perfeito, Edson! Basta uma breve pesquisa (pode ser na internet mesmo) para verificar a quantidade de políticos que ocupam a esfera Federal (Senado ou Câmara dos Deputados) há mais de 20 anos… Dos atuais senadores que estão no poder, temos nada menos que 3 com 4 mandatos, e outros 5 com 3 mandatos. Lembrando que cada mandato tem duração de 8 anos… Se formos verificar os Deputados, a revolta será ainda maior… Temos um número imenso deles com acúmulo de mandatos, estando em média entre 20 e 30 anos consecutivos no poder… Será mesmo que a culpa exclusiva é de apenas uma pessoa ou partido?

            • !Marcelo Surf!

              São esses deputados que estão lá que aumentaram o número de ministérios. São eles que aumentam ou baixam juros. São eles que criam as mps? São eles que tomam as decisões?
              Aliás, bons ou maus, são eles que estão impedindo que se crie a nova CPMF, que o governo irá criar de qualquer maneira, com aprovação ou não do congesso, através de mp ou algo parecido

            • Edson Fernandes

              Isso me incomoda. As pessoas comentam como se as atitudes da Dilma fossem relevantes perto do que realmente acontece por lá.

              Tem tanta “cadeira” existente, que isso eu considero o cancer do Brasil.

              Para que tanto politico?

              Isso sem contar os cabides de emprego (ou aqueles que sequer batem ponto em Brasilia).

          • !Marcelo Surf!

            Tudo bem que as propinas sempre existiram e sempre existirão, porém o pt elevou este nível para a estratosfera, pois antigamente era uma maleta de dinheiro e hoje eles precisam de carretas para transporte.

            Mas deixando um pouco essa questão de lado, acredito que hoje o maior problema é administrativo.

            Por exemplo, nestes 13 anos de governo federal, onde estão as reformas? Foi colocado em votação alguma?

            O que foi feito no Brasil quando a economia mundial e principalmente a china estava de vento em pompa? Ao invés de aumentar os juros para fazer reserva e ter uma carta na manga em caso de revés, eles baixaram ainda mais os juros e impostos, gerando a maior explosão de consumo jamais vista neste país, ou seja um consumo fora da realidade. E hoje com economia nacional em retração, o governo ainda e obrigado a criar novos impostos para cobrir o rombo de orçamento e aumentar taxas de juros de financiamento para conter a inflação, quando deveria agora utilizar as reservas para poder diminuir juros e equilibrar o consumo.

            E com relação aos gastos , aos aumentos de ministérios, as viagens a custo 780 mil reais para um tripulante, obras de copa, olimpíadas, etc etc

            Isso tudo mais um monte de grosserias e insanidades na gestão do pt, que se formos ficar discutindo, dá para escrever uma enciclopédia. E não tem nada a ver com corrupção ou com bancada pois são todos atos de má gestão administrativa do pt

            Tais insanidades são uma bola de neve pois é munição para uma bomba relógio onde a maior responsabilidade é do comandante. Não adianta você querer colocar a responsabilidade nos solados. Os petistas agora estão querendo mudar o foco querendo dizer que os políticos são tudo farinha do mesmo saco e que a corrupção envolve todos partidos etc etc, eles tem razão, porém esta crise que estamos passando, sem precedentes, saõ as consequências da gestão do próprio pt e não dos deputados que estão lá a mais de 13 anos.

            Agora está dando inveja dos argentinos que tem um presidente sério e que realmente quer melhorar o país e não está lá para brincadeira ou para enriquento próprio ou perpetuação do partido no poder, pois em apenas 2 meses ele está fazendo tudo que o brasil não fez em 13 e está colocando a Argentina nos eixos novamente, mesmo pegando um país em pedaços, como consequência também da péssima gestão anterior.

            • Edson Fernandes

              Mas no Brasil não é só um partido no poder. Esse é o problema. Cara… na operação Lava Jato por exemplo… a maioria dos acusados de construções super faturadas eram do PSDB.

              Você viu que o Maluf foi citado como culpado na França? Pois bem, ele está envolvido nesse mesmo esquema e não era do PT (e estamos falando de coisas que estão refletindo hoje de quantos anos atrás? 20 ?)

              Reforço o que eu penso: Se o problema fosse um partido, o Brasil estava resolvido. Infelizmente a roubalheira é antiga e a diferença é que hoje se pega com maior facilidade para divulgação.

              E não falo apenas de TV não, falo de canais de comunicação que passavam por muito tempo escondendo os fatos do publico para não saber.

              Vou dar um exemplo mais evidente: FHC. Apesar da nossa economia no ultimo periodo ter sido equilibrada, vc acha mesmo que o cara não se enriqueceu ?

              Ainda que o “salario” de um presidente seja bom, vc acha que esses caras teriam condiçoes de ter o que tem só sendo presidente? Olhe a condição de um deputado Estadual (o menos caro dos deputados) e veja o quanto o cara ganha…. o errado não está apenas em um partido.

              • !Marcelo Surf!

                É como eu te felei e reforço, a crise que estamos vivendo não tem a corrupção como fator relevante ou determinante.

                Não estou discutindo isso.

              • !Marcelo Surf!

                E também se formos ficar discutindo corrupção é tema para longo debate, e mesmo assim, considerando que todos partidos são corruptos, porque são comandados por homens falhos e imperfeitos, deveríamos comparar partidos corruptos com partidos corruptos e não os comparar com organizações criminosas.

                • Edson Fernandes

                  Esse é o problema….rs como diferenciar um partido de uma organização criminosa? Praticamente são coisas de “culpa” do partido e não unicamente da pessoa que fez.

  • zekinha71

    Agora pega os números dos outros setores e vejam o tamanho do estrago, deve ser umas 10 vezes maiores.
    Mas como não fazem doações para campanhas e nem tem sindicatos ligadíssimos no governo, então não importa.

  • Zé Mundico

    É o fim de ciclo e de um modelo que já perdeu a validade. É como o cara que recebeu pelo correio um cartão de crédito com limite ilimitado e foi “aconselhado” a gastar para “ser feliz’ , “entrar no primeiro mundo” , andar de avião e outras baboseiras de menino barrigudo. E quanto ao pagamento, “depois a gente conversa”, garantiu o coronel Lula.
    E o cara embarcou na conversa. Vendeu-se muito carro, muita casa, muita tv led, muito smartphone e nunca antes na história desse país se viu tanta gente andando de avião e fumando Carlton.
    Não importava se o cidadão tinha que madrugar na fila do hospital, se o filho não aprendia nada na escola e se o esgoto corria na frente da casa. “Isso é bobagem e invenção da mídia golpista’, latia o sábio coronel Lula.
    Hoje o coronel Lula tem sítio, triplex e o pai de família está amargando o pão que a tia Dilma está amassando.
    Engole o choro que passa.

    • cyberwilly

      Seguindo sua lógica, se hoje eu ganhar de presente dois metros de corda, amanhã irei fazer a forca e na quarta-feira pularei da cadeira… Não é assim que funciona, meu amigo! Toda generalização é burra… O buraco é bem mais embaixo! O Brasil não se encontra nesta situação devido à disponibilização de crédito em fartura, que foi praticada nos últimos anos. Me coloco como exemplo: pertenço orgulhosamente à classe média, e SIM, compro carro, SIM, compro equipamentos eletro-eletrônicos, SIM, vôo de avião, SIM, fumo Carlton, mas não devo um único centavo na praça… Pelo contrário, minha vida só prospera. Existem pessoas e pessoas. É fato que muita gente descabeçada se perdeu nas finanças, e gastou mais do que podia. Mas querer culpar estes infelïzes pelo atual cenário econômico do país é no mínimo ser leviano… Infelizmente a burguesia não aceita que os menos favorecidos tenham uma vida um pouco melhor, que possam comprar carro zero, viajar de avião, adquirir smartphones, etc… Daí a culpá-los por tudo o que acontece? Pensamento mesquinho e egoísta, como aliás é tudo o que se refere aos burgueses… “A burguesia fede”, já dizia Cazuza…
      Estamos pagando o preço de décadas e décadas de corrupção, impetrada em todas as camadas da política, bem como em TODOS os partidos políticos. Estamos pagando o preço das benesses que TODOS os políticos gozam, às custas de nossos suados tributos… Eu poderia ficar horas aqui relatando os milhares de fatos que nos levaram à atual situação que o país vive, mas ficaria muito extenso e massante… Só não enxerga quem não quer…

      • Zé Mundico

        Cara, na boa, esse papo de não querer ver pobre andando de avião já deu na canela….rsrsrs. E querer relativizar as coisas, “dividir a culpa” e jogar a responsabilidade no Sarney, no Collor, no Médici, no Vargas, No D. Pedro, é outra armação sem noção. Culpa tem dono,sim. É do PT, do coronel Lula e dessa tal de Dilma. Afinal, tem 13 anos que esse pessoal manda e desmanda nesse país.

      • Artur

        Concordo que toda generalização é burra, mas também concordo que o amigo Zé Mundico mencionou é a mais pura verdade e se aplica à grande maioria da população, infelizmente…

      • Edson Fernandes

        Vc acha mesmo que uma pessoa rica acha ruim uma pessoa “pobre” enriquecer?

        Cara… pense que essa pessoa “pobre” está enriquecendo mais o rico! Como pode ele achar ruim disso?

        • cyberwilly

          Não acho meu amigo, tenho CERTEZA! Senão vejamos o comentário acima, onde o colega atribuiu uma parte dos problemas do país ao fato dos menos afortunados terem “entrado no primeiro mundo”, andando de avião, comprando carros, casas, TV’s de LED, smartphones, etc… Quer dizer que tais “baboseiras de menino barrigudo” são exclusivas para a burguesia?

          • Tosoobservando

            Esse tipo de pensamento so existe em cabeça de esquerdista! Em uma economia real, quanto mais dinheiro se tem, mais se gasta, mais se vende, mais se produz! Então nao tem sentido os ricos acharem ruim outras pessoas enriquecerem. E para estas questões de pobre andando de avião, existe solução pra tudo, é so criar as classes, 1ª, 2ª etc.. com lobbys separados.

          • Lima Informática

            Cara na moral até concordo que deve existir alguns ricos idiotas que pensam assim, mas 90% de quem é rico hoje quer que o pobre seja rico o mais rápido possível, pois, quanto mais pessoas ricas melhor será o país maiores serão as oportunidade e mais o rico vai vender, ou acha que o rico é rico porque….

            Existe duas formas de acumular fortuna, ganhando um alto salário, ou empreendendo, para empreender alguém tem que comprar, para ganhar um alto salário alguém tem que comprar e gerar lucro para alguém te pagar bem!

            O amigo Zé foi muito feliz na sua visão, hoje temos tudo e não temos nada, me incluo nisso, pela ideologia do atual governo sou classe média, porém, tudo que tenho não é meu está financiado, logo se eu não pagar não tenho nada em resumo sou pobre e não classe média.

            Fazer com que as pessoas consumem além de sua capacidade fazendo as mesmas ficarem penduradas em dividas não necessariamente é uma forma de puxar as pessoas para uma classe a cima…

            Hoje um pobre compra um VW Fox de 50 mil financiado em 60 meses que vai sair 80 mil e o governo acha que fez um favor para o sujeito que em 5 anos perdeu 30 mil fora a desvalorização.. Na verdade ferrou o coitado isso sim!

          • Edson Fernandes

            Cara…. vamos colocar como se fossemos uma fabricante ok?

            Chevrolet…. digamos que hoje o “pobre” Edson tem um Onix. Amanhã ele fica “rico” e compra um Corvette. Esqueça aqui a questão de fialiais da marca, pense apenas como o Edson e a Chevrolet.

            Vc acha mesmo que a Chevrolet vai achar ruim eu ter ficado “rico” por ter comprado um Corvette e poder curtir coisas que então eu não poderia ter?

            Eu acho que essa visão de rico achar ruim só vale para quem é mesquinho (me refiro ao rico só que egoista mesmo). A grande parte dos ricos não são assim.

            E se vc está enriquecendo ainda mais eles, porque achariam ruim eu crescer financeiramente?

            Eu não sei para ti, mas minha situação financeira mesmo frente a essa crise melhorou. O fato de eu poder sair e passear em lugares que até então eu não fazia na mesma quantidade, para quem está melhor de vida que eu e que não me conheça isso vai se tornar totalmente indiferente e para quem me conhece e me acompanhou, ficará feliz por minha luta e crescimento. Sabe para quem isso vai ser ruim? Para o cara que talvez não quisesse que vc tivesse tido tal crescimento ou que ao ver meus feitos (não sou de postar feitos em redes sociais por exemplo) consideram ruim porque ele queria estar no meu lugar.

            Só que para chegar onde eu cheguei, eu ralei muito, portanto também não entendo me desejar mal sem me conhecer.

            O que eu quero dizer é… quem é rico vai sim continuar rico, mas está pouco se lixando se eu cresci ou não. quem me conhece poderá pensar assim ou então aquele que mal me conhece e acha que o que eu consegui foi “facil”.

  • pedro rt

    to exausto de falar isso mais vou falar mais uma vez… enquanto tiver eleiçoes de politicos e politicos no poder o brasil nao vai mudar, so uma intervencao militar pra acabar de uma vez com tudo de ruim q vemos diariamente

    • Artur

      Sei não hein, já teve ditadura aqui nesse país e nada de bom restou desse período…
      O que é preciso são mudanças profundas na nossa política e uma reforma tributária urgente.
      O sem número de tributos existentes nesse país é uma forma velada de possibilitar desvio de recursos, pois é muito mais difícil você fiscalizar a arrecadação e aplicação dos recursos originados de 100 tipos diferentes de tributos (chutando baixo) do que de uns 10.
      Até Paraguai já tem IVA, por exemplo (imposto sobre o valor agregado, que substitui vários outros, como IPI, ICMS etc., e incide uma vez só na cadeia tributária).
      Enquanto mantivermos esse modelo defasado e complicado, que só estimula a sonegação e o desvio, os caras vão continuar roubando nosso dinheiro…

      • Edson Fernandes

        Eu digo mais: O governo para as empresas estão praticando nesse momento outra forma inteligente de alienar os contribuintes (sejam eles fisicos ou juridicos): Lotar de obrigações para entregar.

        O cara se obriga a ter que entregar tudo de uma vez e direito, para não tomar multa. Dessa forma, evita-se o questionamento pela falta de tempo para questionar.

        E isso está ocorrendo, porque depois que entregar é porque vc “aderiu” a essa entrega. Absurdo isso.

  • Fabricio Conchon

    Lacra o 13 e cheira o dedo!

  • MIN💀S

    É 13 e confirma né cambada!!!!

  • Airplane

    Tecle 13 e confirme … sua estupidez !

  • Adriano

    Calma ae, não são os mesmo que saiam nas ruas batendo no peito e defendendo o sem dedo? Cada um tem o que merece!

  • Sílvia

    Hora de queima-total-de-estoque , ga le ráááááhhhhh . . . quem puder mais , que chore menos ! ! !

  • afonso200

    e em 2011 colocaram mais 35% de IPI para importados, para proteger a industria nacional, kkkkkk era o medo das 4gramdes pela JAC colocar carro completasso com ABS e airbag por 38,990……enquanto os outros pra ter airbag e abs custavam tranquilo 41mil reais (fiesta, voyage, )

  • CidFreitas Gurgel

    VENDAS FEVEREIRO 2016

    Automóveis

    1. Chevolet Onix 10.326

    2. Hyundai HB20 7.850

    3. Ford Ka 5.549

    4. Fiat Palio 5.503

    5. Toyota Corolla 4.997

    6. Honda HR-V 4.711

    7. Chevrolet Prisma 4.408

    8. VW Fox/CrossFox 4.234

    9. Jeep Renegade 3.964

    10. VW Gol 3.867

    11. Hyundai HB20S 3.692

    12. Renault Sandero 3.545

    13. Fiat Uno 3.279

    14. VW up! 3.190

    15. Fiat Siena 3.092

    16. Toyota Etios Hatch 2.779

    17. VW Voyage 2.201

    18. Honda Fit 2.038

    19. Ford Ecosport 1.997

    20. Renault Clio 1.823

    Comerciais Leves

    1. Fiat Strada 4.590

    2. VW Saveiro 2.927

    3. Toyota Hilux 2.249

    4. Ford Ranger 1.218

    5. Chevrolet S10 1.179

    6. Fiat Toro 1.117

    7. VW Amarok 948

    8. Renault Duster Oroch 821

    9. Fiat Fiorino 706

    10. Mitsubishi L200 613

    Fonte: Fenabrave

    • Sílvia

      Isso aí , digo , esse volume , é uma “crise” ? Só se for para os outros , meu amigo !