Gadgets Tecnologia

Empresa pretende desenvolver software de condução autônoma no Brasil

volvo-drive-me-1

A empresa sueca Semcon anunciou que irá desenvolver a maior parte de um software de condução autônoma para veículos em sua filial brasileira, localizada em Piracicaba, interior de São Paulo.

A escolha da filial no país não é por acaso, já que o programa global de condução autônoma foi encomendado por uma montadora, que a empresa de tecnologia não revela qual é. No entanto, há interesse por parte da Semcon em créditos do Inovar-Auto para baixar os custos de desenvolvimento da tecnologia.

A empresa trabalha com 10 especialistas trabalhando no projeto no Brasil e mais quatro na Europa. Para a Semcon, espalhar o desenvolvimento de novas tecnologias permitirá a redução dos custos, já que é difícil obtê-la dessa forma na Europa.

Para a empresa, a globalização permite utilizar mão de obra capacitada e redução de custos. Como a condução autônoma necessita de uma boa infraestrutura, a Europa tem condições de iniciar o processo, mas de forma limitada, o Brasil também pode se beneficiar.

O software promete integrar câmeras, sensores, radar, dispositivos eletrônicos, módulos de controle, atuadores, entre outros dispositivos já existentes. Quanto à empresa, a Semcon não dá pistas, mas pelo menos uma marca presente no Brasil andou testando a condução autônoma por aqui, sendo esta a Volvo com o Drive Me.

[Fonte: Automotive Business]





  • Tiago GV

    No Circozil só imagino um assaltante entrando na frente de um carro autônomo e o carro freando e parando para evitar o atropelamento. Vai facilitar a vida da bandidagem.

    • invalid_pilot

      Naquele vídeo em que o cara quase atropela 2 vagabundos jamais rolaria se tivesse esse sistema

    • Mr. Car

      Devia é ter um dispositivo que reconhecesse malaco. Aí, ao invés de frear, acelerava para cima do vagabundo.

      • Rodrigo A.

        O pessoal (políticos) lá de brasília não vão aprovar não…

        • David Ferreira

          ia ser uma loucura os carros acelerando sem parar até não sobrar mais nenhum.. kkkkkkkkkkkk

  • Tosoobservando

    Deve ser pra por no novo Civic ae vai ser pika das galaxias mesmo!

  • Rude Voleur

    O triste é que uma empresa sueca precisa fazer isso, porque uma iniciativa brasileira ainda está longe

  • fbl

    Deus nos proteja

  • Mr. Car

    Se depender de mim, vai falir. Carro meu, quem dirige sou eu. Simples assim.

    • Rodrigo Alves Buriti

      Quero saber se o sistema vai reconhecer os asnos do nosso transito.
      Enquanto o país não tiver uma estrutura para receber esse sistema, não dá para confiar na tecnologia sigo o mesmo pensamento: carro meu, quem dirige sou eu.

      • Thales Sobral

        Pois eu tô doido pra que chegue. O que tem de gente despreparada dirigindo, troca por robô que melhora pra todo mundo. E boa parte desses não gosta de dirigir, então seria um ganha-ganha.

        • Rodrigo Alves Buriti

          Sem ser preconceituoso, mas uma coisa vai acontecer:
          A quantidade de pessoas despreparadas vai aumentar (e muito) com esse novo programa da CNH 0800 do governo.
          E pode ter certeza, elas não têm poder econômico para adquirir uma carteira, trocar uma lâmpada, realizar manutenção, imagina um carro autônomo.

          Claro que poder econômico não define de forma absoluta educação/preparo para dirigir um carro, mas no Brasil as coisas não são bem assim.

          • Thales Sobral

            Num primeiríssimo momento, realmente só vai estar disponível em carros mais caros, mas lembre da injeção eletrônica, abs, air bag, sensor de ré, turbo…. Tudo era luxo de carro caro. Hoje em dia tem até em carro de entrada.

            Que programa de CNH 0800 é esse? Não conhecia não.

  • DiMais

    achei que seria uma empresa brasileira, poxa :/

  • Fabiano Castagna

    Uma coisa que me intriga muito é saber como os sensores irão detectar lombadas, redutores e sobretudo os (inúmeros) buracos das nossas ruas e rodovias. Mais ainda: como será a “reação” do sistema autônomo de condução em uma circunstância de buraco.

  • Rodrigo A.

    Carro autônomo no Brasil tem que ser igual ao do James Bond, dá tiro e tudo.

  • Diogo Oliveira

    Pois essa empresa já pode se preparar para os 1.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de Reais de impostos que ela vai ter que pagar para desenvolver uma condução autônoma no Brasil.

  • afonso200

    como por aqui ???? se as estradas nao tem pintura nos asfaltos, só buracos, nao tem sinalização direito,,,,, as muretas de concreto que divide as pistas tudo quebrada,,,,,favelas ao lado de rodovias, carroças com cavalo, etc

    • Daniel

      vc não entendeu? vão desenvolver aqui pq, se funcionar aqui, funciona em qualquer lugar do universo!

  • Daniel

    Quem tem fabrica em Piracicaba é a Hyundai… pode não ser mera coincidência…

  • Bruce Wayne

    O Bug vai começar no natural desnivelamento das ruas e com a quantidade de buracos.
    É mais fácil criarem um sistema autônomo para andar na lua primeiro, só depois testar aqui.

  • J_Eduardo

    Se realmente desenvolverem tecnologias no país acho a ideia ótima, não que ache que teremos no curto prazo veículos autônomos, mas muitas desta tecnologias se desdobrarão em aplicações para casas, escritórios, hospitais e diversos outros setores. A tecnologia sendo desenvolvida aqui de verdade, como sensores, câmeras e softwares com certeza termos muitas vantagens. Não entendo nada do assunto, mas imagino que por exemplo, possa ser interessante para as pesquisas que o professor Nicollelis desenvolve em Natal em relação a motricidade humana de deficientes. Imagino que em diversas outras categorias e áreas do conhecimento surgiram novas oportunidades para pesquisadores… Ponto para o INOVAR AUTO….E pros críticos e os com complexo de vira-lata , se empresa deseja apostar aqui é pq tb sabe que existe mão de obra qualificada ( muitos ainda insistem em achar que só existe no exterior) e estes são abnegados pesquisadores que batalham em universidades públicas e no mercado privado ano após ano, sem quase nenhum reconhecimento…

    • Thales Sobral

      A empresa veio pra cá por causa do INOVAR-AUTO ou por causa do real baratíssimo? Difícil saber hein.

  • Gio

    Quero ver o carro autônomo dirigindo nas ruas estreitas com carro estacionado dos dois lados, onde vem um ônibus correndo da direção oposta e voce tem que embicar o carro pro lado pra não ser atingido..

    Ou nas curvas com caminhão estacionado, te forçando a ir pela contra-mão piscando o farol a noite..

    São inumeras as situações bizarras que encontramos aqui no Brasil.. Realmente, se o sistema consegue dirigir aqui, dirige em qualquer lugar.

    • Arthur Lima

      Queria ver o sistema funcionar na Av. Brasil.
      É mais provável que dê um tilt geral, sobrecarga e o carro entre em combustão espontânea.

  • Nós não temos a mínima infraestrutura nem motoristas e motociclistas bem formados para permitir que um sistema autônomo funcione de forma segura.

  • Sandro

    Não demoraria a acontecer isso afinal a esmagadora maioria das pessoas não tem competência mental para dirigir um carro e o fazem sem prestar atenção, sem distancia regulamentar,falando ao celular, mandando mensagem, acima da velocidade da via, etc e com isso colocando em risco a vida de pessoas que nada tem a ver com sua burrice e estupidez. Ao invés de fazerem carros autônomos deveriam impedir jumentos de dirigir.