Freio ABS: como funciona, o que é, luz do painel acesa

freio-abs-diagrama

Freio ABS: o que é?

O freio ABS (Anti-lock Braking System) é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie e entre em derrapagem quando o pedal do freio é pisado fortemente, evitando a perda de controle do veículo. É importante que os pneus não derrapem, pois isso aumenta a distância de frenagem.

Freio ABS: como funciona?

O freio ABS funciona através de sensores que monitoram a rotação de cada roda e comparam essa informação com a velocidade do veículo. Esses sensores medem a rotação e passam essas informações para a unidade de controle do ABS.

Se essa unidade detectar que alguma das rodas está na eminência de travar, haverá a intervenção da central em milésimos de segundo, modulando a pressão de frenagem, garantindo assim que a roda não trave e proporcionando uma frenagem mais segura.

Pode parecer estranho, mas quando o freio ABS entra em funcionamento, os freios do carros fazem um barulho mais forte, mas isso é normal.

Diferenças com freio ABS e sem freio ABS

Durante o uso normal do freio (fora da eminência de travamento das rodas), o condutor não irá perceber nenhuma diferença na utilização do freio. Contudo, quando o ABS estiver em funcionamento em condições de frenagem de emergência, em que as rodas estão no limite de travarem, ocorrerá uma forte vibração e ruído no pedal de freio.

“Esta vibração é provocada pelo fluido no contrafluxo do sistema, causado pela bomba de recalque empurrando o fluido no sentido contrário, buscando a equalização da pressão hidráulica dos freios, a fim de evitar o travamento das rodas”, explica o engenheiro.

Este efeito é absolutamente normal e o condutor não deve, em hipótese alguma, aliviar a pressão ou a força sobre o pedal de freio para não causar a ineficiência do sistema de ABS e, consequentemente, o aumento da distância de frenagem.

Em caso de emergência, o motorista deve pressionar o pedal de freio e manter a pressão sobre ele com força máxima, pois o ABS não deixará as rodas travarem.

Luz do ABS no painel acesa, o que é?

Se a luz do sistema de freio ABS está acesa no painel do seu carro, isso indica que algum problema está acontecendo. Pode ser apenas algum mal contato em alguma parte do freio, mas também pode ser algum problema mais sério.

Algum sensor do ABS nas rodas pode estar com mal-funcionamento, pode ser que seu carro esteja com pouco fluído de freio, e também pode ser alguma pane elétrica.

Qualquer que seja o motivo, o melhor é levar o carro no seu mecânico de confiança para uma verificação.

A história do sistema de freio ABS

Os primitivos sistemas de ABS foram desenvolvidos por Dunlop para uso em aeronaves no início da década de 1950. Segundo Brezolin, o primeiro sistema de ABS utilizado em veículos de que se tem notícia data de 1969.

Foi usado somente no eixo traseiro do veículo Ford Thunderbird. Estes equipamentos utilizavam sistemas analógicos e sistemas de acumulação de energia.

Em 1978, a empresa alemã Bosch desenvolveu o ABS que utilizamos atualmente, que está associado ao uso extensivo de sistemas eletrônicos e válvulas eletromecânicas. Foi empregado inicialmente pelos veículos de passeio da Mercedes-Benz e, logo após, pelos veículos da BMW e pela indústria japonesa de automóveis.

Em 1984, a empresa ITT desenvolveu um projeto de ABS que combinava componentes do sistema de freio, como o atuador do ABS, servo-freio e cilindro mestre.

Alguns marcos na história do ABS:

1978:

– Início da produção em escala;

– Peso do sistema: 6,9 kg;

– Custo aproximado: US$ 1.500;

1983:

– Sistema ABS chamado 2S, com unidade hidráulica e UCE separadas;

1989:

– Sistema ABS chamado 2E, com unidade hidráulica e UCE em um único componente;

1992:

– Tornou-se item de série nos veículos Mercedes-Benz;

1993:

– Sistema 5.0, com redução significativa de peso e volume e maior precisão no sistema de controle;

1995:

– Sistema 5.3;

1998:

Sistema 5.7, associado ao uso do sistema  ESP;

2000:

– O uso do ABS atingiu o índice de 60% dos veículos produzidos  no mundo;

2001:

– Sistema 8.0;

2004:

– Torna-se item de série em toda a Europa;

– 2005:

– Sistema 8.1, com a integração dos sistemas ABS/ESP/TCS/EBD,  peso  de 1,4 kg, com menor ruído de funcionamento e melhor trepidação do pedal de freio , além de custo aproximado de US$ 350.

(veja também Radares: confira o que muda com a nova resolução do Contran)

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.