Home Antigos Entregador de tofu radicaliza com famoso derivado do Corolla (vídeo)

toyota sprinter trueno gt apex hatch 1 700x525 Entregador de tofu radicaliza com famoso derivado do Corolla (vídeo)




Takumi Fujiwara é um entregador de tofu e trabalha para seu pai, transportando as encomendas na região de Gunma, Japão. O destino geralmente é um hotel no topo do Monte Akina, cuja estrada de acesso é uma das mais sinuosas e desafiadoras do país.

Fujiwara tem 18 anos, mas desde os 13 faz o percurso utilizando um Toyota Corolla Sprinter Trueno GT-APEX. Como precisa realizar as viagens sem atrasos, o jovem entregador geralmente anda muito rápido, tendo assim adquirido uma grande habilidade de conduzir o carro – mesmo sem preparação – subindo e descendo a perigosa estrada.

toyota sprinter trueno gt apex hatch 2 700x525 Entregador de tofu radicaliza com famoso derivado do Corolla (vídeo)

No entanto, alguns corredores de rua da cidade estão de olho nas habilidades de Takumi e vão propor-lhe fazer um desafio. A partir daí, muita adrenalina vai rolar na descida do Monte Akina – com direito a performances de Mazda RX-7 e Nissan Skyline GT-R – em “Initial-D” (“Racha – Velocidade Sem Limites” no Brasil), uma produção japonesa baseada no mangá de mesmo nome, que também acabou virando anime.

Tanto subindo quanto descendo, Fujiwara utiliza as excelentes características de um carro cuja geração chamada AE86 se tornou emblemática no Japão. O cupê/hatch nipônico é geralmente conhecido como Toyota Corolla Levin ou Sprinter Trueno. A geração do carro de Takumi é a mais famosa, produzida entre 1983 e 1987, sendo baseado no Corolla E80 (quinta geração).

toyota sprinter trueno gt apex hatch 3 700x525 Entregador de tofu radicaliza com famoso derivado do Corolla (vídeo)

Mas que carro é esse? A diferença entre os modelos Levin e Trueno está nos faróis, normais no primeiro e retráteis no segundo. O termo “AE86” se refere ao conjunto fabricado pela Toyota, sendo “A” para o tipo de motor (3A e 4A nesse carro), “E8” para o modelo (no caso, o Corolla E80) e “6” para a atualização daquela geração.

Com 4,20 m de comprimento, 1,63 de largura, 1,34 de altura, o Toyota Corolla Levin/Sprinter Trueno estava disponível em carrocerias cupê duas portas ou hatch com três portas. O motor de quatro cilindros (Séries 3A e 4A) podia ser 1.5 (no começo) ou 1.6, que colocado em longitudinal, provia força apenas às rodas traseiras através de câmbio de cinco marchas manual ou com quatro marchas, mas automático.

Geralmente a potência do 1.6 era de 130 cv, mas devido à legislação ambiental – com uso de dispositivos para redução das emissões – a potência caiu para 120 cv. Nos EUA, chegou a ser vendida uma versão com 112 cv. Graças ao equilíbrio de peso 50/50 e ao bom comportamento em curvas, o Toyota Corolla Levin/Sprinter Trueno “AE86” se tornou um dos carros mais cultuados por pilotos de drift em todo o mundo, sendo utilizado em competições até hoje.





Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.